Ver Versão Completa : Projeto de reforma Bandeirante 91 curta
PedroCosta
21/03/2015, 20:55
Boa noite!
Me chamo Pedro Costa e herdei uma Bandeirante 1991 de cabine curta que pertencia ao meu pai, falecido em 2009. Após tantos anos, tomei a decisão de reformá-la para manter na família.
Comecei a minha pesquisa por este fórum. Achei muita informação, parabéns pelo site. Após pensar sobre o que fazer e trocar algumas mensagens no grupos dos toyoteiros, decidi começar pela mecânica; instalar sistemas anti furto; consertar itens de segurança; consertar coisas como manivela do vidro, borracha das portas e afins; funilaria; refazer as instalações elétricas e estofado.
As últimas manutenções foram feitas na oficina do Chapéu, em Itaipú, Niterói/RJ. As molas, amortecedores, pneus e embreagem são novos. O único problema que encontrei foi uma folga na direção.
Gostaria que dessem dicas do que fazer, pois estou começando a me aprofundar neste mundo e não tenho muito conhecimento.
Seguem as fotos do carro. Incluí de quebra as fotos do meu March 1.6 e do Duster 4x4 da minha mãe =D
Fotos: https://drive.google.com/open?id=0B1rtq0UbDg5DfmpEOWFKMDhIN3V3YzM4YmpoODh6R UxRZWZ0SjZtaEpNWms5dGlwQUJGd0E&authuser=0
Obrigado a todos!
hercilio.neto
22/03/2015, 00:10
Olá PedroCosta,
Que bom que você decidiu por a Band para rodar.
Será uma bela homenagem ao seu pai, além do prazer de rodar a bordo de uma lenda.
Pelas fotos, a lataria apresenta ferrugens e isso é um problemão. Faça um serviço bem feito ou a ferrugem vai voltar.
Sua Band tem uma boa configuração mecânica e tem ar-condicionado, freio a disco e direção hidráulica originais.
A folga na direção é um item de fábrica, hehe, mas pode ser agravada por terminais desgastados, pino central desajustado (prefira o roletado ao de bucha cônica) ou folga no setor. Faça a verificação nessa ordem.
PedroCosta
22/03/2015, 00:32
Fora o freio a disco, tenho certeza de que meu pai não instalou estes itens após a compra, mas não tenho informações sobre o que o dono anterior fez. Fico feliz em saber que são originais =D
Lembro do meu pai me falando que os freios a disco eram de Kombi, mas também lembro de cada disco ter dois pares de pinça. Acho que ele trocou o conjunto então.
A folga na direção é perceptível até quando se anda em linha reta, do nada o carro desvia um pouco para o lado ao passar em algum desnível no asfalto, mesmo que o volante fique parado. Acredito que esteja acima do normal.
Obrigado pelos conselhos.
Abraço!
A impresao que tenho é que foi feita uma reforma meio mal feita, apenas jogaram tinta por cima, o carro tem bastante detalhes a serem feitos mas no geral ta bom ja tem varios acessorios originais, o que vai sair um pouco caro sera uma funilaria profunda, pelo jeito vai aparecer muito podre escondido...
PedroCosta
22/03/2015, 01:06
Meu pai era médico e meu avô era serralheiro. Como meu pai aprendeu algo sobre funilaria, resolveu fazer estas reformas em casa junto com o meu avô (também ajudei um pouco, mas era bem novo na época). Sei que fez o melhor que pôde, mas não ficou tão bom quanto poderia. Meu objetivo é deixar a lataria como nova. Me lembro que ele mexeu bastante na parte sobre as rodas traseiras, para-lama dianteiro e assoalho no porta malas. Este estribo feito com chapa de alumínio foi ele mesmo quem fez pra substituir o original que estava muito ruim de tanto enferrujar. Este eu vou querer manter.
Abraço!
Posso estar enganado, mas o Bandeirante 91 não saía com freio a disco de fábrica. Acho que foi adaptado. Parece que é sólido. Não deveria ser duplo? Talvez o antigo dono tenha instalado o kit SBD ou outro similar. Se estiver freiando bem, ótimo, estará no lucro. Pelas fotos acho que dá pra recuperar a lataria sim. Vai dar um pouco de trabalho. Por ser 91 e já possuir vários equipamentos instalados (DH, A/C, freio a disco), vale a pena investir numa boa reforma.
Abrass.
PedroCosta
23/03/2015, 17:10
Realmente não tenho informações sobre o freio dianteiro, mas essa memória de dois pares de pastilhas é bem forte e achei estranho encontrar só um. O cara que fez as últimas manutenções dela disse que já a conhecia desde o dono anterior, talvez ele saiba de algo.
Pedro, o "duplo" a que me referí é o disco (duplo e ventilado). Não tenho certeza se saíram Bandeirante com disco sólido (acho que não). A minha é 91 e, originalmente, era tambor. O antigo dono instalou o kit SBD, com disco sólido e pinça de Kombi. A uns anos atrás, instalei os originais Varga e o SBD foi para o eixo traseiro. Ficou muito bom.
Abrass.
hercilio.neto
23/03/2015, 23:08
Se os freios utilizados são os SBD, temos relatos de que não funcionam bem na Band.
Neles são usadas pastilhas de Kombi, que tem área de atrito bem menor do que a original da Band, que é a mesma da S-10.
Não tinha visto a foto detalhando o disco. Com certeza não é original.
PedroCosta
24/03/2015, 01:41
Então vou pedir pra avaliar isto também. Seria indicado fazer igual ao Nirlei e passar estes para o eixo traseiro quando instalar os originais?
Sim. Esse kit SBD dá conta tranquilamente do eixo traseiro.
Fica perfeito no eixo traseiro. Se colocar o original, ele ficará super dimensionado. Aí tem que ir colocando redutor de pressão até parar de travar com facilidade.
Abrass.
Denise Ávila
24/03/2015, 07:49
Opa, sobre isto preciso saber mais.
A LOBA tem freio a disco original de fábrica na dianteira e, posteriormente, pretendo também colocar na traseira e sempre tinha em mente o original. Então não o original não é a melhor opção?
Peço desculpas ao Pedro por atropelar seu tópico.
Sergio c
24/03/2015, 08:46
Na traseira recomendo a pinça do opala dos últimos fabricados, o qual tem espaço para o disco ventilado e a pastilha é bem menor que a original.
Oi Denise
Um amigo acabou de instalar um kit original na traseira, no marquinho em Friburgo. Ficou perfeito, mas teve que colocar um redutor de pressão. Utilizando um kit genérico com pastilha menor geralmente não precisa do redutor, e o kit é mais barato.
Mas nada impede de usar o original com um redutor, geralmente o do Monza que custa uns 30 Reais.
PedroCosta
24/03/2015, 11:47
Bom saber que não precisarei comprar o freio pras 4 rodas =D
Vi que a minha tem eixo semi-flutuante. Sabe se vale trocar pelo flutuante ou se tem algum jeito de adaptar no já existente? E como ficaria a situação do remanejamento do freio a disco existente?
Abraço!
LEONELO FORTINI
24/03/2015, 12:00
Oi Denise
Um amigo acabou de instalar um kit original na traseira, no marquinho em Friburgo. Ficou perfeito, mas teve que colocar um redutor de pressão. Utilizando um kit genérico com pastilha menor geralmente não precisa do redutor, e o kit é mais barato.
Mas nada impede de usar o original com um redutor, geralmente o do Monza que custa uns 30 Reais.
Bom dia Dimasi,
Acompanho os relatos da instalação do freio a disco originais nas rodas traseiras das Bands com muita atenção. Assim que estiver resolvida a questão do arrasto das rodas traseiras primeiro em freadas bruscas, vou instalar em minha Band. Falo com relação com relação ao redutor de pressão ou válvula equalizadora. Questão ainda desafiadora conforme depoimentos.
Sergioporto
24/03/2015, 12:46
Bom dia Dimasi,
Acompanho os relatos da instalação do freio a disco originais nas rodas traseiras das Bands com muita atenção. Assim que estiver resolvida a questão do arrasto das rodas traseiras primeiro em freadas bruscas, vou instalar em minha Band. Falo com relação com relação ao redutor de pressão ou válvula equalizadora. Questão ainda desafiadora conforme depoimentos.
Leonelo .tenho na minha toy as pinças originais nas quatro rodas ,não nego ,foi um desafio acertar com válvulas equalizadoras para não frear a traseira antes .Coloquei quatro válvulas da toy mesmo,acredito que seja da camionete,frio excelente ,acabou aquela encheçao de saco para regular patins depois duma trilha,encravava regulagens,era difícil acertar as regulagens por igual.
Denise Ávila
24/03/2015, 13:26
Oi Fabiano!
Na prática o que faz exatamente este redutor/válvula equalizadora? É a mesma que vem na traseira na instalação original?
Essa válvula reduz a pressão enviada ao freio traseiro. O segredo é acertar o quanto de redução é preciso. Como cada Band é única, tem que ser meio na tentativa e erro. A minha ainda arrasta a traseira em frenagens mais fortes. Existe uma válvula gringa regulável da marca Summit bem carinha. O que ninguém ainda explicou e se ela tem uma trava para segurar a regulagem.
Denise Ávila
24/03/2015, 21:19
Então o ideal é a dianteira frear mais forte que a traseira. É isso?
Quando você diz arrastar é travar as rodas? Esta válvula faz o mesmo que o ABS?
LEONELO FORTINI
24/03/2015, 23:02
As Bands com freio a disco nas rodas dianteiras de fabrica ou adaptadas, são eficazes. São caros os burrinhos de freio nas rodas traseiras, tendo em vista que o valor que cada um, que são dois em cada roda, na época eu paguei um preço muito elevado. Tinha um com problema e resolvi trocar todos.
Muito bem, tirando o valor elevado dos burrinhos de freios, no caso de substituição dos discos dianteiro, pastilhas, tambores de freio, flexíveis e lonas, posso dizer que os valores são bem acessíveis.
Porém, continuo com o firme propósito em colocar freios a disco nas rodas traseiras, desde que este problema de frenagem primeiro das rodas traseiras (arrasto), seja superada. É muito perigoso estas mudanças, diria até risco de morte em caso de acidente.
Aqui em minha cidade tem duas oficinas que os camaradas manjam de freios, SALVADOR e o FERNANDO PARAÍSO. Irei consulta-los. Abraço a todos.
Denise,
Quando se freia, o peso vai para a dianteira. O freio deve ficar uns 70% na dianteira e 30% na traseira. Essa válvula nada tem haver com o ABS. Nas picapes antigas tem um sistema mecânico de compensação de carga. Esse sim um ABS rudimentar.
Denise Ávila
25/03/2015, 08:25
Ai ai...
E eu pensando que era apenas trocar um pelo outro.
Também foi acompanhar as discussões para saber o que fazer quando for a hora.
Brigadão!
Edson Ferian
25/03/2015, 10:23
Opa,
Instalei freio a disco original na traseira e dianteira. Tive que colocar 3 válvulas equalizadoras no circuito do freio traseiro para reduzir o travamento. Agora, com o chão seco, reduziu bastante o travamento das rodas traseiras. Com o chão molhado, ainda preciso ter cuidado na hora da frenagem. Conheço outras pessoas que tem freio a disco traseiro com dimensionamento menor, e funciona muito bem, sem travamentos. Ao que parece, a melhor configuração seria freio a disco original na dianteira e outro kit menor (SBD com pinça de kombi, por exemplo) na traseira.
A substituição do freio a tambor por disco melhora principalmente a manutenção, que se resume a troca das pastilhas, não sendo mais necessárias frequentes regulagens. Se o carro for usado em estradas com barro ou trilhas, a manutenção no sistema a tambor é constante, sem contar que o excesso de barro reduz a eficiência da frenagem, que só volta a ficar bom após limpeza e regulagem.
Se algum tiver a válvula reguladora importada (com regulagem) poderia nos passar informações.
Acabamos por tomar conta do tópico do Pedro :offtopic: Para continuarmos essa discussão melhor abrirmos um novo tópico, ou melhor, procurar um já existente.
Pedro, pode continuar com a sua saga.
Abs
LEONELO FORTINI
25/03/2015, 11:44
Opa,
Instalei freio a disco original na traseira e dianteira. Tive que colocar 3 válvulas equalizadoras no circuito do freio traseiro para reduzir o travamento. Agora, com o chão seco, reduziu bastante o travamento das rodas traseiras. Com o chão molhado, ainda preciso ter cuidado na hora da frenagem. Conheço outras pessoas que tem freio a disco traseiro com dimensionamento menor, e funciona muito bem, sem travamentos. Ao que parece, a melhor configuração seria freio a disco original na dianteira e outro kit menor (SBD com pinça de kombi, por exemplo) na traseira.
A substituição do freio a tambor por disco melhora principalmente a manutenção, que se resume a troca das pastilhas, não sendo mais necessárias frequentes regulagens. Se o carro for usado em estradas com barro ou trilhas, a manutenção no sistema a tambor é constante, sem contar que o excesso de barro reduz a eficiência da frenagem, que só volta a ficar bom após limpeza e regulagem.
Se algum tiver a válvula reguladora importada (com regulagem) poderia nos passar informações.
Bom dia Edson,
Este Kit menor SBD com pinça de Kombi pelo que parece, alguns tem optado por esta configuração. A minha Band já é com o freio a disco de fábrica e será que este kit ora mencionado atuaria na casa dos 30% na rodas traseiras nas frenagens, já que os freios a disco nas rodas dianteiras atuam em 70%?
A pergunta se justifica tendo em vista que com este kit poderá ter uma atuação inferior a 30%, onde se criaria um déficit nas frenagens.
Esta adaptação de freio a disco nas rodas traseiras, acredito que ainda será muito debatido.
Abraços.
Denise Ávila
25/03/2015, 12:00
Bem observado Fabiano.
Desculpa aí Pedro.
Sergioporto
25/03/2015, 12:03
Bom dia Edson,
Este Kit menor SBD com pinça de Kombi pelo que parece, alguns tem optado por esta configuração. A minha Band já é com o freio a disco de fábrica e será que este kit ora mencionado atuaria na casa dos 30% na rodas traseiras nas frenagens, já que os freios a disco nas rodas dianteiras atuam em 70%?
A pergunta se justifica tendo em vista que com este kit poderá ter uma atuação inferior a 30%, onde se criaria um déficit nas frenagens.
Esta adaptação de freio a disco nas rodas traseiras, acredito que ainda será muito debatido.
Abraços.
Freio traseiro serve para manter o veículo na trajetória .Usei uma vez as pinças da Kombi na dianteira e não seguravam a toy ,freio duro ,coloquei originais e ficou bom.Como havia comprado um flutuante e as pinças originais vieram junto ,coloquei mas tive que colocar válvulas equalizadoras.Hoje está ótimo,nao arrasta a traseira.Nao vejo razão para debater mais ,está mais que comprovado que com pinças originais na traseira é necessário válvulas de no mínimo 15 Bar cada.Nao encontrei menos que isso.
Acredito que kit com pastilhas menores não é necessário válvulas.
Abs
LEONELO FORTINI
25/03/2015, 12:36
Freio traseiro serve para manter o veículo na trajetória .Usei uma vez as pinças da Kombi na dianteira e não seguravam a toy ,freio duro ,coloquei originais e ficou bom.Como havia comprado um flutuante e as pinças originais vieram junto ,coloquei mas tive que colocar válvulas equalizadoras.Hoje está ótimo,nao arrasta a traseira.Nao vejo razão para debater mais ,está mais que comprovado que com pinças originais na traseira é necessário válvulas de no mínimo 15 Bar cada.Nao encontrei menos que isso.
Acredito que kit com pastilhas menores não é necessário válvulas.
Abs
Desculpe-me Sérgio, não me convenci ainda, pois no meu entendimento uma adaptação de freio tem que ficar 100%, ou deixa como está, que é o meu caso.
Sergioporto
25/03/2015, 13:03
Desculpe-me Sérgio, não me convenci ainda, pois no meu entendimento uma adaptação de freio tem que ficar 100%, ou deixa como está, que é o meu caso.
Quem sou para te contrariar. Eu coloquei e ficou excelente ,ficou um freio 100%.Quando era com lonas,depois de cada trilha era uma briga ,quando não estavam encravadas as regulagens,panela estava cheia de barro e é difícil igualar as regulagens entre rodas ,acabou meu problema.
LEONELO FORTINI
25/03/2015, 13:22
Quem sou para te contrariar. Eu coloquei e ficou excelente ,ficou um freio 100%.Quando era com lonas,depois de cada trilha era uma briga ,quando não estavam encravadas as regulagens,panela estava cheia de barro e é difícil igualar as regulagens entre rodas ,acabou meu problema.
Absolutamente, vc não me contrariou. Fico feliz em ler os seus relatos, experiências com 100% de sucesso, enriquecendo assim os meus conhecimentos. Estou convencido agora, que este assunto está por demais debatido. Abraços.
João Eduardo
25/03/2015, 18:43
Prezado Leonelo,
Faz 2 anos que instalei freio a disco na traseira de minha Band, seguindo a receita do colega Sérgio, deu certo. Frenagem perfeita.
Fiz em casa e sem conhecimento nenhum de mecânica.
Abç
João Eduardo
25/03/2015, 19:02
Só completando informações:
A especificação da válvula equalizadora é a ATE 5707, 15/3 BAR, do carro Parati 2.0 motor 16V.
A embalagem desta peça indica os veículos que podem utilizà-la, nela contém a descrição: Toyota Bandeirante ....93.
LEONELO FORTINI
25/03/2015, 20:49
Prezado Leonelo,
Faz 2 anos que instalei freio a disco na traseira de minha Band, seguindo a receita do colega Sérgio, deu certo. Frenagem perfeita.
Fiz em casa e sem conhecimento nenhum de mecânica.
Abç
Boa noite João Eduardo,
Muitíssimo obrigado pela sua atenção e lhe pediria se possível e por gentileza que vc enviasse para o meu endereço de e-mail escjuri@yahoo.com.br o seu telefone de contato para que eu possa tirar algumas dúvidas entre outras coisas no tocante a melhorias e horário que eu possa falar com vc. Novamente obrigado. Forte abraço.
PedroCosta
26/03/2015, 01:57
Sem problemas! Também estou aprendendo com essa discussão, mas acho que um tópico específico ficaria melhor para a organização do fórum. O pessoal que teve experiência com os sistemas descritos aqui pode fazer um relato com os detalhes das suas adaptações, seria muito útil.
Pedro, vá se acostumando! Gostamos tanto de Bandeirante que qualquer pequeno questionamento vira assunto pra um tópico inteiro.
Só não pergunte qual motor é melhor, senão corre o risco de sair morte.:-)
Abrass.
PedroCosta
26/03/2015, 16:54
E é assim que o conhecimento é passado =D
O melhor motor é o que já está na sua Bandeirante hehehe
LEONELO FORTINI
30/03/2015, 15:46
Só completando informações:
A especificação da válvula equalizadora é a ATE 5707, 15/3 BAR, do carro Parati 2.0 motor 16V.
A embalagem desta peça indica os veículos que podem utilizà-la, nela contém a descrição: Toyota Bandeirante ....93.
Boa tarde João Eduardo,
Por gentileza, vc poderia informar quantas válvulas equalizadoras são necessárias para o freio a disco original instalado nas rodas traseiras?
Antecipadamente agradeço.
Leonelo
Não existe uma fórmula pronta. Cada band é única. vários fatores interferem. Longa ou curta, tipo de pneu, situação de molas e jumelos etc... etc... o negócio é meio na tentativa. Coloca uma, testa, coloca duas, testa. Uma hora vc acerta kkkk
Sergioporto
30/03/2015, 19:11
Boa tarde João Eduardo,
Por gentileza, vc poderia informar quantas válvulas equalizadoras são necessárias para o freio a disco original instalado nas rodas traseiras?
Antecipadamente agradeço.
Na minha coloquei quatro com aquela referencia que Joao postou.
Sergioporto
30/03/2015, 19:15
Na minha coloquei quatro com aquela referencia que Joao postou.
Mais um detalhe !! Não coloque válvula com mais de 15 Bar pois quanto mais Bar menos restringe passagem de óleo para traseira.Testei desde 40 Bar até chegar em 15 Bar. Não consegui com menos.
LEONELO FORTINI
30/03/2015, 20:04
Leonelo
Não existe uma fórmula pronta. Cada band é única. vários fatores interferem. Longa ou curta, tipo de pneu, situação de molas e jumelos etc... etc... o negócio é meio na tentativa. Coloca uma, testa, coloca duas, testa. Uma hora vc acerta kkkk
Dimasi,
O negócio então é bater cabeça, até acertar. Sei não, estou lendo muito as experiência por aí, e tb dos Jeeps Engesa, tem Jipeiro tendo quase um filho, utilizando a configuração dos freios a disco da Band, frente e traseira .Rsrs....
Nas Bands não deve ser diferente, porém o Sérgio utilizou 4 unidades de válvulas equalizadoras de 15 bar. Resolveu o problema do travamento. A minha é uma Band longa.
Acompanhei também relatos daqueles que compraram a tal válvula importada com regulagem SUMMIT e também bateram cabeça com ela, onde a fecharam ela toda e reduziu o fluxo de óleo em 57% e tiveram que usar válvula equalizadora de 45 bar, a do opala.
É muita confusão.
Eu queria aproveitar o serviço que farei daqui alguns dias em instalar o flutuante e aproveitar colocar freio a disco na traseira.
Estou pensando, o freio da minha Band está muito bom, disco dianteira e tambor traseira. Vou decidir ainda, pois não quero muita dor de cabeça de uma só vez (eixo flutuante e freio a disco nas traseiras). Valeu.