Ver Versão Completa : Blazer 2.8 4x4 - A BARCA
Salve galera!
Surgiu a necessidade de um 4x4 para utilizar no sítio no sul de Minas e após muito procurar simplesmente caiu no meu colo essa Blazer. O orçamento era reduzido e também seria meu carro de uso diário.
Então vendi meu Polo 1.6 e agora ando de BARCA 2.8 soltando fumaça por aí!
Fiquei pensando num nome legal, cogitei até Blazer Bayley em homenagem ao ex-vocalista do Iron Maiden, mas meu pai matou a dúvida ao simplesmente não conseguir (ou não gostar) falar BLAZER. Ele se refere a ela apenas como "BARCA".
O carro está bem cuidado, interior impecável pelo ano do carro (2000) e exterior muito bem cuidado também. Provavelmente foi utilizada grande parte em estrada. O motor está com pouco mais de 200 mil kms e roda liso.
Não será carro de trilha, até pq pra isso eu teria que alterar muita coisa nela. Mas a idéia, além de ir para o sítio, é fazer alguns leves passeios pra curtir por aí.
De cara já troquei todos os óleos e filtros, o mais sensato ao se fazer logo adquirir um carro.
A suspensão dianteira está ruim. Vou ter que fazê-la por completo.
Não conheço nada do 2.8 mecânico, mas já gostei bastante. A bomba está aberta e a barca está andando bem! Mas solta bastante fumaça preta se não cuidar do giro...
Peço ajuda aos amigos para os próximos upgrades da viatura, que serão poucos por enquanto.
JÁ FEITO
- Troca de óleos e filtros;
- Troca dos amortecedores do porta-malas;
UPGRADES FUTUROS (não necessariamente nesta ordem)
- Colocar o som do meu antigo carro nela (kit duas vias, cd pioneer 2din, potências e caixa dutada com sub de 12);
- Dar um trato na lente do farol, que está opaca e queimada pelo sol;
- Instalar kit xenon 4300k no farol baixo;
- Instalar kit xenon (intensidade a definir) nos faróis de neblina;
- Provavelmente irei trocar o insulfilme dela, pois está antigo. Penso em colocar um mais escuro.;
- Pneus novos - 31 polegadas é a ideia;
- Body Lift e/ou Suspension Lift - estou pesquisando bastante mas ainda tenho dúvidas no que fazer;
- Espaçadores de roda;
- Pintar as rodas originais de grafite;
- Desenvolver um bagageiro de teto para ela;
- Escape direto com abafador de 3 polegadas;
- Instalar o kit Super LDA para ver se melhora a fumaça;
Minha maior dúvida é a suspensão. Quero erguer umas 3 polegadas para colocar MUDS de 31". Muitos erguem direto na barra de torção e colocam um calço ou arqueiam mais o feixe atrás. Outros colocam calços na carroceria (BL).
Eu queria trabalhar a suspensão para ganhar um pouco de vão-livre também.
O que me dizem de mexer apenas na barra de torção? Quais os riscos? Vi em tópicos gringos que com apenas 2 polegadas já dá pra colocar os 31, mas precisa rebater bastante coisa e fazer alguns cortes no parachoque.
Há também kits gringos com a barra superior prolongada. Será que é um caminho?
Enquanto isso continuo gastando os pneus que estão nela e fazendo a turbina assoprar!
Obrigado!
Parabéns pela barca! Quanto as mudanças na suspensão, se não quiseres gastar faça somente a regulagem na barra de torção e aumenta o jumelo do feixe traseiro, vai caber tranquilo os pneus 31x10,5x15, não se esqueça de colocar amortecedores de maior curso, com o tempo vai deixá-la ao seu gosto, um forte abraço.
Parabéns pela barca! Quanto as mudanças na suspensão, se não quiseres gastar faça somente a regulagem na barra de torção e aumenta o jumelo do feixe traseiro, vai caber tranquilo os pneus 31x10,5x15, não se esqueça de colocar amortecedores de maior curso, com o tempo vai deixá-la ao seu gosto, um forte abraço.
Obrigado pela dica Herick! A regulagem na barra de torção não afeta outros componentes da suspensão? Li relatos de que ela vai "abaixando" aos poucos e sempre precisa ficar regulando...
Vi alguns kits de BL e achei BEM caro. Se erguer na barra de torção não trouxer muitos problemas vou nessa até juntar uma grana e importar um kit de qualidade. 31 já tá ótimo pra mim. E dá outra cara pra viatura!
Valeu!
F. Oliveira
22/03/2015, 15:29
Parabéns pela barca! Ta inteiraça!
se levantar, vai ficar Animal! Sempre me amarrei nessas blazer 2.8! Confortável que só ela!
Amigo, já tive 2 S10s (1998 e 2005) e hoje tenho uma Blazer 99 em estado excelente de conservação, porém à gasolina. Já posso te adiantar que é um veículo de manutenção relativamente barata, porém seu ponto fraco é a suspensão dianteira. Dependendo do seu uso, terá de mexer a cada ano ou no máximo ano e meio. Quando for mexer, troque logo tudo pois o sistema é mal projetado e se desgasta precocemente - ainda mais a versão diesel, que o motor é bem mais pesado que o à gasolina. Por ora reserve uns 3 a 4 mil reais para deixá-la zero bala e pronta para qualquer parada.
SUSPENSÃO DIANTEIRA E DIREÇÃO
- pivôs (aconselho a trocar tudo caso tenha de mexer em algo)
- braço pitman e auxiliar (aconselho a trocar tudo caso tenha de mexer em algo)
- terminais (aconselho a trocar tudo caso tenha de mexer em algo)
- buchas (se precisar, essa gasta menos)
- fluído direção hidráulica (esgotar todo o sistema, limpar o reservatório e trocar)
- calibrar, alinhar e balancear pneus (inclusive estepe)
CÂMBIO, CAIXA DE TRAÇÃO E DIFERENCIAIS
- óleos (sangre todos e troque completo)
- retentores, caso esteja vazando
- verificar embreagem (se necessário já descer a caixa e trocar a embreagem completa)
FREIOS
- fluídos (esgotar todo o velho e trocar por novo)
- pastilhas (verificar desgaste e trocar)
- disco (verificar desgaste e trocar)
- lonas (verificar desgaste e trocar)
- tambor (verificar desgaste e trocar)
- regular freio de mão
AR-CONDICIONADO
- verificar gás (trocar se necessário)
- higienizar o sistema
- trocar filtro
PARTE ELÉTRICA
- verificar durante à noite o funcionamento das lanternas, faróis, piscas, iluminação interna, etc
MOTOR
- trocar óleos e filtros
- sangrar água do sistema de refrigeração, limpar o sistema e colocar água nova com aditivo
- verificar válvula termostática e bomba d´água (quando compro um carro, sempre troco de cara independente do estado)
- trocar filtro de ar
- trocar filtro de combustível
Enfim, essas são as medidas que tomo sempre que compro um carro. Como só compro carro usado, sempre guardo uma grana para fazer isso. A Blazer paguei 17 conto, gastei mais 3. Mas pode rodar para qualquer lugar do mundo que está pronta!!
Quanto a colocar pneus grandes, o sistema irá sofrer um pouco mais,ainda mais a embreagem e a suspensão dianteira e sistema de direção. Mas nada alarmante. Eu não levantaria na barra de torção. Já fiz isso e não gostei. Melhor usar um body lift ou quem sabe um kit próprio de suspensão.
Este motor é excelente. Para mim este modelo da Blazer é o melhor deles, primeira geração (que acho mais bonita, até por isso optei por comprar uma Blazer até 2000) e motor 2.8 MWM. Econômico, baixa manutenção e bastante durável.
Sucesso com ela. Qualquer novidade, nos relate. Um abraço
titanium
23/03/2015, 08:44
Ao Xédão, parabéns pela Barca!!! :concordo:
Ao Rapha, parabéns pelo parecer técnico! :computador:
hehehehe
Abraços!
Ao Xédão, parabéns pela Barca!!! :concordo:
Ao Rapha, parabéns pelo parecer técnico! :computador:
hehehehe
Abraços!
Grande Daniel !!! Quero tentar ir ao encontro na ponte qualquer dia. Abraço
titanium
23/03/2015, 19:16
Grande Daniel !!! Quero tentar ir ao encontro na ponte qualquer dia. Abraço
Positivo e operante meu amigo Rafa! Estamos analisando a possibilidade de mudar o encontro para quarta-feira.
Nada decidido ainda, mas qq coisa só me ligar!
Ah! E quero conhecer sua viatura!!
Abração!
hercilio.neto
23/03/2015, 22:58
Parabéns pela VTR.
Tive uma Blazer há muuuiiito tempo atras (na época era o "patroamóvel"). É um ótimo carro.
Mas fique atento que algumas peças são caras.
Lembro-me que alavanca do limpador com temporizador me custou bem caro. O vidro da tampa do porta-malas também.
Obrigado pela dica Herick! A regulagem na barra de torção não afeta outros componentes da suspensão? Li relatos de que ela vai "abaixando" aos poucos e sempre precisa ficar regulando...
Vi alguns kits de BL e achei BEM caro. Se erguer na barra de torção não trouxer muitos problemas vou nessa até juntar uma grana e importar um kit de qualidade. 31 já tá ótimo pra mim. E dá outra cara pra viatura!
Valeu!
É uma opção de menor custo não tenha dúvida, mas o BL ou SL é sempre a melhor opção, porém mais dispendiosa, um forte abraço.
Parabéns pela barca! Ta inteiraça!
se levantar, vai ficar Animal! Sempre me amarrei nessas blazer 2.8! Confortável que só ela!
Ela levantada com os 31 deve ficar linda mesmo! Tô gostando bastante do conforto da barca!
Valeu Oliveira!
Amigo, já tive 2 S10s (1998 e 2005) e hoje tenho uma Blazer 99 em estado excelente de conservação, porém à gasolina. Já posso te adiantar que é um veículo de manutenção relativamente barata, porém seu ponto fraco é a suspensão dianteira. Dependendo do seu uso, terá de mexer a cada ano ou no máximo ano e meio. Quando for mexer, troque logo tudo pois o sistema é mal projetado e se desgasta precocemente - ainda mais a versão diesel, que o motor é bem mais pesado que o à gasolina. Por ora reserve uns 3 a 4 mil reais para deixá-la zero bala e pronta para qualquer parada.
SUSPENSÃO DIANTEIRA E DIREÇÃO
- pivôs (aconselho a trocar tudo caso tenha de mexer em algo)
- braço pitman e auxiliar (aconselho a trocar tudo caso tenha de mexer em algo)
- terminais (aconselho a trocar tudo caso tenha de mexer em algo)
- buchas (se precisar, essa gasta menos)
- fluído direção hidráulica (esgotar todo o sistema, limpar o reservatório e trocar)
- calibrar, alinhar e balancear pneus (inclusive estepe)
CÂMBIO, CAIXA DE TRAÇÃO E DIFERENCIAIS
- óleos (sangre todos e troque completo)
- retentores, caso esteja vazando
- verificar embreagem (se necessário já descer a caixa e trocar a embreagem completa)
FREIOS
- fluídos (esgotar todo o velho e trocar por novo)
- pastilhas (verificar desgaste e trocar)
- disco (verificar desgaste e trocar)
- lonas (verificar desgaste e trocar)
- tambor (verificar desgaste e trocar)
- regular freio de mão
AR-CONDICIONADO
- verificar gás (trocar se necessário)
- higienizar o sistema
- trocar filtro
PARTE ELÉTRICA
- verificar durante à noite o funcionamento das lanternas, faróis, piscas, iluminação interna, etc
MOTOR
- trocar óleos e filtros
- sangrar água do sistema de refrigeração, limpar o sistema e colocar água nova com aditivo
- verificar válvula termostática e bomba d´água (quando compro um carro, sempre troco de cara independente do estado)
- trocar filtro de ar
- trocar filtro de combustível
Enfim, essas são as medidas que tomo sempre que compro um carro. Como só compro carro usado, sempre guardo uma grana para fazer isso. A Blazer paguei 17 conto, gastei mais 3. Mas pode rodar para qualquer lugar do mundo que está pronta!!
Quanto a colocar pneus grandes, o sistema irá sofrer um pouco mais,ainda mais a embreagem e a suspensão dianteira e sistema de direção. Mas nada alarmante. Eu não levantaria na barra de torção. Já fiz isso e não gostei. Melhor usar um body lift ou quem sabe um kit próprio de suspensão.
Este motor é excelente. Para mim este modelo da Blazer é o melhor deles, primeira geração (que acho mais bonita, até por isso optei por comprar uma Blazer até 2000) e motor 2.8 MWM. Econômico, baixa manutenção e bastante durável.
Sucesso com ela. Qualquer novidade, nos relate. Um abraço
Valeu pelas dicas Raphael! Na parte de motor já fiz tudo, agora vou fazer a suspensão e depois ir fazendo o que precisar com calma. O restante está ok, só a pastilha que acho que tá indo pro saco.
Realmente percebi que a suspensão dianteira é fraca pro peso do carro... Quem sabe trago algum kit mais parrudo da gringa em breve.
Eu também acho esse modelo mais bonito, o motor nem se fala. Foi um achado.
Quando você ergueu na barra de torção ficou ruim? Pq não gostou?
Valeu pela força! Abraço!
Ao Xédão, parabéns pela Barca!!! :concordo:
Ao Rapha, parabéns pelo parecer técnico! :computador:
hehehehe
Abraços!
Valeu Titanium! Tô acompanhando sua Disco hein?! Sucesso!
Abraço!
Parabéns pela VTR.
Tive uma Blazer há muuuiiito tempo atras (na época era o "patroamóvel"). É um ótimo carro.
Mas fique atento que algumas peças são caras.
Lembro-me que alavanca do limpador com temporizador me custou bem caro. O vidro da tampa do porta-malas também.
Obrigado Hercilio, caro conterraneo!
Por enquanto de maior gasto só a suspensão mesmo, vamos torcer pra que continue assim! hahah
Abraço!
XEDAO,
não gostei porque ela ficou mais dura, quicando mais. E acho que meu inconsciente sabendo que o dispositivo estava trabalhando fora do padrão também contribuiu para a minha rejeição... enfim, o melhor é um body lift. Abraço
XEDAO,
não gostei porque ela ficou mais dura, quicando mais. E acho que meu inconsciente sabendo que o dispositivo estava trabalhando fora do padrão também contribuiu para a minha rejeição... enfim, o melhor é um body lift. Abraço
Deve ter sido o amortecedor fora de curso também. O ideal meeesmo seria um kit gringo que reposiciona a bandeja, amortecedores maiores e outras coisas mais. Mas falta tempo $$$ pra importar. Hehe...
Updates!
A Barca ficou parada um bom tempo. Estava vazando MUITO óleo e fiquei preocupado que fosse algo mais sério no motor. A idéia era levar para o mecânico que intermediou a venda e que cuidava dela antes, mas o bicho deu umas mancadas e deixei pra lá.
Acabou que não era nada grave. Era um "parafuso" atrás do cabeçote que estava espanado. Resolvido! UFA!
Essa semana encomendei o kit xenon pra ela. 6000K nos faróis baixos e 3000K (amarelo ouro) nos faróis de neblina. Vai ficar bonitona e iluminar beeem mais!
Tentei dar uma polida nas lentes do farol dela, mas ainda não ficou 100%. Vou arrumar uma politriz pra dar uma ajudinha!
O único UP de fato foram os borrachudos. Consegui um preço muito bom nos Scorpior MTR 30x9,5 e mandei ver!
Queria colocar 31, mas o valor e o medo de mexer na suspensão e me arrepender falaram mais alto.
Por enquanto ela ficará na altura original. Com os pneus já deu uma outra cara e ganhou um pouquinho de altura. E o mais importante: não raspa em NADA!
Na próxima semana devo instalar os kits Xenon e posto aqui!
Abraços!
Show. É o modelo mais bacana da Blazer (primeira geração com motor MWM). Cuida dela!
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