PDA

Ver Versão Completa : Jimny: Amortecedor de Direção - Impressões

Ogg
20/03/2015, 08:46
Tenho visto várias postagens sobre trepidação no volante (shimmy), suas causas e soluções e dentre essas, a colocação de amortecedor de direção.

Pois bem, já passei por estes problemas (shimmy e death wobble) e, por causa disso, acabei colocando amortecedor de direção.

Resultado: O amortecedor de direção não acaba com o shimmy, só o disfarça um pouco (e o problema, se existir, vai continuar lá). Para mim, essas são as vantagens e desvantagens:

1. O shimmy não acaba, só diminui um pouco.

2. Grande vantagem em pisos aderentes e desvantagem em não-aderentes - O volante para de dar "socos", principalmente quando caímos em buracos ou passamos por desvios de calçamento. Isso para mim foi ótimo, pois o braço fica muito menos cansado. Em compensação em baixa velocidade no fora de estrada, principalmente em terreno pedregoso ou com muitas valas, o volante fica muito menos sensível e "copia" menos as imperfeições do terreno, o que às vezes atrapalha um pouco, ao tentarmos colocar o pneu no lugar certo para passar.

3. Vantagem: Os pneus dianteiros "abanam" menos quando o carro pula e eles saem do chão (quanto maiores os pneus mais faz diferença).

4. Atenção: Em estradas de asfalto e com maiores velocidades, senti mais segurança (eu diria mais uma falsa sensação de segurança) na direção e acabei dirigindo bem mais rápido do que antes.

Bem, acho que é isso, espero ter ajudado

J Carlos
20/03/2015, 14:14
OsmanGioia, poderia informar onde comprou e o valor ?

Ogg
20/03/2015, 21:53
OsmanGioia, poderia informar onde comprou e o valor ?Eu comprei pela Internet de uma loja em SP mas a fabricação é da RC4X4.Tive alguns problemas para colocá-lo, pois a furação de um dos adptadores veio errada (Veja em outro tópico sobre problemas com os produtos da RC4X4), mas consegui resolver tudo eu mesmo, refazendo os furos no lugar correto. O amortecedor de direção que veio com o kit é de Opala.O preço exato, não me lembro agora, mas foi por volta de R$ 300,00.

J Carlos
21/03/2015, 09:45
Pelos comentários a RC4x4 não oferece a atenção devida ao cliente.

Obrigado OsmanGioia

MATOSWR
24/03/2015, 13:52
Estou no meu segundo Jimny e posso dizer que manutenção (lubrificação) dos munhões e uso do pneu original reduzem muito esse efeito. Na verdade acontece duas coisas: Redução da intensidade das vibrações e redução no intervalo de velocidade que elas acontecem. Geralmente é entre 70km e 80km. Com uma manutenção reduz isso.

Falando no amorteceder de direção: Também tenho um Suzuki Samurai e o sistema de eixo dele é bem parecido com o Jimny, só que eles tem amortecedor de direção de fabrica e não tem direção hidráulica. Mas ele não tem "shimmy" em velocidade nenhuma. Será devido ao amortecer de direção que eles tem de fabrica?

Be Trindade
26/03/2015, 13:46
De olho no tópico tb... vou dar uma verificada nos munhões e vou ver esse amortecedor de direção, assim que me reerguer financeiramente dps de preparar o carro todo...

MATOSWR
27/03/2015, 20:52
Logo vou criar um tópico sobre a manutenção dos munhões. Por experiencia tenho visto que os rolamentos superiores se oxidam e desgastam por falta de lubrificação, visto que por gravidade com o tempo a graxa desce e deixa ele sem lubrificação.

Ogg
27/03/2015, 21:17
Não são somente os rolamentos dos munhões que causam o shimmy e o Death Wooble. O problema pode estar também nas buchas do trilink, e há até kits de buchas de poliuretano mais duras à venda (o meu mecânico colocou 2 "arruelas"de borracha em cada bucha para diminuir a folga), entre outros fatores. Além disso podem ser tambem os discos de freio empenados e no caso dos rolamentos dos munhões pode ser preciso colocar arruelas de espessuras diferentes para diminuir a folga (A Suzuki tem até um shim kit para isso) Segue abaixo o Service Bulletin da Suzuki com os passos necessários de verificação e resolução do problema de shimmy:

497255

Ogg
27/03/2015, 21:18
Pagina 2

497256

Ogg
27/03/2015, 21:19
Pagina 3

497257

Ogg
27/03/2015, 21:19
Pagina 4

497258

Ogg
27/03/2015, 21:20
Pagina 5

497259

dersonpg
07/08/2015, 13:30
Logo vou criar um tópico sobre a manutenção dos munhões. Por experiencia tenho visto que os rolamentos superiores se oxidam e desgastam por falta de lubrificação, visto que por gravidade com o tempo a graxa desce e deixa ele sem lubrificação.

Matos,

Meu Jimny 4Sport é zero e não tem nem um mês de uso (tirei da concessionária dia 19 julho) e já apresenta shimmy. Acho que esse problema é característico dos Jimny pois pesquisei muito na internet sobre o problema, inclusive a recomendação de balancear as rodas no local. Ficaria muito grato se pudesse disponibilizar esse tutorial o quanto antes. Não sou mecânico e nem sei onde fica o tal dos "munhões"...Fora isso o jipinho é só alegria!! Fico aguardando seu tutorial!

Abraço

rfsilva
07/08/2015, 14:51
Matos,

Meu Jimny 4Sport é zero e não tem nem um mês de uso (tirei da concessionária dia 19 julho) e já apresenta shimmy. Acho que esse problema é característico dos Jimny pois pesquisei muito na internet sobre o problema, inclusive a recomendação de balancear as rodas no local. Ficaria muito grato se pudesse disponibilizar esse tutorial o quanto antes. Não sou mecânico e nem sei onde fica o tal dos "munhões"...Fora isso o jipinho é só alegria!! Fico aguardando seu tutorial!

Abraço

O meu apresentava shimmy, porém levei na concessionária (na garantia) e foi solucionado. Instalaram umas espécies de arruelas.

MFUJIKAWA
08/08/2015, 23:02
Matos,

Abraço

Rapaziada...quando peguei o meu, enquanto ia para casa já senti o shimmy...kkkk...ainda sinto e entre 70 a 80 e sem uma regra para acontecer. Até agora não foi algo que me fez pensar em instalar o amortecedor de direção, mas é bom saber que não é algo complexo e nem caro.

dersonpg
13/08/2015, 20:39
Alguém pode fazer a gentileza de informar onde fica o tal dos "munhões" (com foto) para que eu possa verificar? Além disso, essa lubrificação tem de ser feita de quanto em quanto tempo?

É meu primeiro jipe e não tenho experiência alguma na manutenção preventiva nesse tipo de veículo. Aliás, gostaria da ajuda dos veteranos aqui do fórum no sentido de disponibilizar algum link (aqui do fórum mesmo ou de outro) com dicas de manutenção preventiva além daquelas já previstas no manual. Fico no aguardo...

Abraço a todos os "jimneiros"!!

mairo
14/08/2015, 08:08
na minha humilde opinião a tal vibração acontece devido ao ângulo errado do caster, aqui na região montamos com de -3º a - 5º!
coloquei eixo dianteiro de samurai no vitara, a instalei amortecedor de direção da kombi (cofap) R$70,00, mudou a dirigibilidade da água pro vinho!

jjayme santangelo
16/11/2015, 10:31
ola

no meu jimny fiz a colocação de calços ( arruelas ) na dianteira, recomendado e vendidas na autorizada Suzuki

Carlosufpb
29/02/2016, 20:59
Sou novo no fórum mas antigo no off road. Já conheço o shimmy a muuito tempo, meu pai chamava de "abano".

O ajuste dos munhões (com arruelas) melhora, mas essas arruelas pelo que entendi são formas erradas de tentar resolver o problema, elas terminam sobrecarregado os rolamentos pelo aumento da carga, também não é uma solução definitiva pois com o desgaste dos rolamentos a carga extra termina se perdendo e o problema voltando.

Pesquisei bastante os amortecedores de direção, e vi alguns kits com amortecedores de carros de passeio nacionais, que ne minha opinião são fracos.

Optei por comprar um amortecedor de F4000, o curso é suficiente e a carga muito boa, fiz eu mesmo a adaptação, ainda coloquei uma borracha contra poeira para diminuir as impurezas na haste.

Impressão final: Tive medo inicialmente de afetar o retorno do volante e de deixa-lo mais pesado, quero externar a maravilha deste amortecedor, meu carro está perfeito, sem shimmy e muito gostoso de dirigir, fiz uma viajem e me maravilhei com o resultado, por isso fiz questão de participas deste post.

Segue as fotos da adaptação.

Deus abençoe a todos.

523815523818523820523823523825523827

Roger_RJ
29/02/2016, 21:29
Comprei um kit desses que o colega acima mencionou, na Oficina Morumbi, e realmente veio com um amortecedor Cofap de Gol. Estou meio preocupado em instalá-lo. Será que esse amortecedor aguenta o tranco?

manepipoca
25/09/2016, 09:38
Comprei esse kit e é só alegria!
Amortecedor de Direção Suzuki Jimny (acompanha o kit de instalação ou fixação) R$ 244 - sigma4x4 (http://www.sigma4x4.com.br/details/DIRECAOJIMNY/amortecedor-de-direcao-suzuki-jimny-acompanha-o-kit-de-instalacao-ou-fixacao-r-244-deposito)

DOUTOR
12/12/2016, 22:10
Comprei esse kit e é só alegria!
Amortecedor de Direção Suzuki Jimny (acompanha o kit de instalação ou fixação) R$ 244 - sigma4x4 (http://www.sigma4x4.com.br/details/DIRECAOJIMNY/amortecedor-de-direcao-suzuki-jimny-acompanha-o-kit-de-instalacao-ou-fixacao-r-244-deposito)

Camarada, você teria como colocar fotos, no site não tem! Entrei em contato com a Sigma e a resposta da falta de fotos é que é de propósito, pro cliente não reclamar se receber e não for igual a da foto! Rsrsr

Roots_Rider
06/03/2017, 11:56
Comprei um kit desses que o colega acima mencionou, na Oficina Morumbi, e realmente veio com um amortecedor Cofap de Gol. Estou meio preocupado em instalá-lo. Será que esse amortecedor aguenta o tranco?
E ai, conseguiu instalar? Deu certo?

Marcelo de Azevedo Ayres
04/04/2017, 20:25
Boa noite pessoal,
acabei de comprar um jimny 2009/10 e não tem o amortecedor de direção. Como trabalho tambem com o carro (sou biologo) e faço deslocamentos diários com ele (1000km/semana em média), quero logo instalar o acessório, pois boa parte é em asfalto (40 a 50% dos trechos).
Alguém conhece esse modelo? SJ-19 Kit De Amortecedor De Direção Para Suzuki JimnyTem até vídeos no youtube, mas a questão é....aguenta mesmo, ou é melhor ficar no bom e velho amortecedor de kombi soldado??
desde já agradeço a ajuda dos amigos.

Erickazuba
21/10/2017, 15:25
553070
Essa foto eu tirei do manual de manutenção do Jimny. O munhão é o sistema de articulação das rodas... as arruelas que a Suzuki recomenda instalar vão ali nos rolamentos do munhão, indicados pelo número 4. Essas arruelas aumentam a carga nos rolamentos e por consequência altera a frequência natural do sistema. Provavelmente o shimmy passará a ocorrer em velocidades mais elevadas, que esse carro nem é capaz de atingir. O amortecedor de direção não vai eliminar o problema, só vai fazer com que ele não seja transmitido para o volante... ele é quem irá "segurar um pouco da onda".

leonardowind
13/02/2018, 21:11
Pessoal, depois que eu levantei 2" e coloquei um BF mud 235/75 o shimmy não veio mais me visitar. coincidência? ja tentei provocar ele insistentemente, mas ainda nada. :)
Uma vez, ainda original, tive que parar, tamanha trepidação.
hoje tenho medo disso acontecer numa BR e/ou curva

Laranjinha
15/02/2018, 11:35
Bom dia pessoal.

Eu passei por esse problema também e tenho o relato no outro tópico do forum sobre o assunto.
Faz um mês que instalei o amortecedor de direção no meu Jimny, mas acredito que o que resolveu o problema foi o ajuste na pressão dos pneus.
Eu costumava rodar com a pressão acima dos 28psi, pressão que veio da loja quando comprei e quando voltava da revisão. Um mecânico aqui de BH me disse que se eu reduzisse a pressão para 20 psi a trepidação diminuiria significativamente. Foi dito e feito. Com a pressão mais baixa nos pneus a trepidação do volante quando passava pelos 70km/h reduziu drasticamente. Coloquei o amortecedor de direção como garantia, agora não sinto mais a trepidação.

Abraço a todos os colegas.

Laranjinha
15/02/2018, 16:03
Seguem os links para dois tópicos aqui no forum que tratam do assunto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/111384-problemas-com-balanceamento-rodas-jimny.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/105946-problemas-jimny-2010-ajuda-urgente-direcao-vibra-de-70-80km-h-e-outros-problemas-ur-5.html

Abraço

Atibaia
02/05/2018, 08:40
Pessoal, depois que eu levantei 2" e coloquei um BF mud 235/75 o shimmy não veio mais me visitar. coincidência? ja tentei provocar ele insistentemente, mas ainda nada. :)
Uma vez, ainda original, tive que parar, tamanha trepidação.
hoje tenho medo disso acontecer numa BR e/ou curva

Leonardo, teu Jimny é qual modelo? O que diz do pneu? Com 2 de lift está sossegado ou ainda raspa?

MinoruSaiki
03/05/2018, 16:21
558090
Traduzindo fluxograma do manual de serviço - Vibração da direção

DOUTOR
11/05/2018, 21:17
Bom dia pessoal.

Eu passei por esse problema também e tenho o relato no outro tópico do forum sobre o assunto.
Faz um mês que instalei o amortecedor de direção no meu Jimny, mas acredito que o que resolveu o problema foi o ajuste na pressão dos pneus.
Eu costumava rodar com a pressão acima dos 28psi, pressão que veio da loja quando comprei e quando voltava da revisão. Um mecânico aqui de BH me disse que se eu reduzisse a pressão para 20 psi a trepidação diminuiria significativamente. Foi dito e feito. Com a pressão mais baixa nos pneus a trepidação do volante quando passava pelos 70km/h reduziu drasticamente. Coloquei o amortecedor de direção como garantia, agora não sinto mais a trepidação.

Abraço a todos os colegas.

Haja pneu e combustível!
1/3 a menos de pressão!

Hellba
12/05/2018, 19:17
Você chegou a fazer esse tópico sobre os munhões, MATOSWR?
Abs.

Lúcio Vieira
13/05/2018, 15:36
Tinha um HR 2011 e coloquei um amortecedor de direção nele. Além de parar com a vibração melhorou muito a dirigibilidade. Semana passada tirei um 4all zero e já coloquei o amortecedor. Faço viagens longas em asfalto para chegar ao destino. Por exemplo, ida as chapadas. O conforto que dá na direção é absurda. Até acho que deveria vir de fábrica no 4all. Já no Sport talvez não, para trilhas pesadas é importante uma leitura direta do solo.

TCHEIGOR
13/05/2018, 16:01
Tinha um HR 2011 e coloquei um amortecedor de direção nele. Além de parar com a vibração melhorou muito a dirigibilidade. Semana passada tirei um 4all zero e já coloquei o amortecedor. Faço viagens longas em asfalto para chegar ao destino. Por exemplo, ida as chapadas. O conforto que dá na direção é absurda. Até acho que deveria vir de fábrica no 4all. Já no Sport talvez não, para trilhas pesadas é importante uma leitura direta do solo.

tem alguma foto pra mostrar como é feita a adaptação?
Talvez já tenha até no fórum alguma mas não achei ainda.
valeu, abraço!!

Lúcio Vieira
14/05/2018, 11:06
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692243021-kit-amortecedor-de-direco-suzuki-jimny-13-todos-mn-_JM
O que eu comprei e instalei foi este deste link. Não tem muita complexidade para instalar. Não precisa mas deveria vir com orientações de como instalar. Fiz esta reclamação para o vendedor

MinoruSaiki
21/07/2018, 12:02
Bom dia Senhores.
Vi na concessionaria ontem, versão Desert, Jimny 2019. E vem de fabrica com o amortecedor na barra de direção.560143
560144
560145
560146

fclavery
03/01/2019, 12:01
Ótimas fotos hein! Será que já vende o Kit de amortecedor de direção do Desert nas Css pra gente instalar nos demais Jimnys? deve ser carinho né? rsrsrs

Bom dia Senhores.
Vi na concessionaria ontem, versão Desert, Jimny 2019. E vem de fabrica com o amortecedor na barra de direção.560143
560144
560145
560146

Dumaluf
09/01/2019, 22:33
Instalei no meu um kit generico mesmo e mudou da água p vinho a direção, estou até correndo demais com o bicho pois da mais segurança na estrada. Deveria vir em todos, item basico.

Bell_Bsb
24/07/2019, 09:47
Boa pergunta! Deveria ter preço razoável já que é problema comum entre os usuários...

Dumaluf
03/08/2019, 21:10
O kit genérico resolve efica perfeito a dirigibilidade na estrada, todos deveriam sair de fábrica com isso.