Conectar

Ver Versão Completa : Turbo no 2.8 ou troca motor por um 3.0 turbo ???

voleiam
20/03/2015, 00:50
Caros colegas

Axo que chegou a hora de dar um UP na minha hilux 94 com motor 2.8 aspirado.

Minha duvida....

1 - turbinar esse motor, que não foi preparado para isso e correr o risco ??? 50% indica turbinar e os outros 50% não.
ou
2 - trocar o motor por um 3.0 turbinado ??? Caso trocar o motor, esse 3.0 irá se acoplar na caixa de cambio original ? Ou terei que fazer uma flange ???

Pelos relatos anteriores, o 3.0 aspirado é o 2.8 melhorado e o 3.0 turbo é o da Prado ???

Enfim....se for a troca do motor a melhor opção....gostaria de um motor Plug-in-play.

Abs
Nestor

HERICK
20/03/2015, 05:43
Já turbinei uma Sr5 CD que tive com kit da SPA Turbo, desde que não faça a VTR girar muito, ou seja, manter rpm alto, vai ter motor mais aliviado e com melhores retomadas, velocidade máxima inalterada, outro detalhe, não aumente o débito da BI, a VTR vai andar mais, mas em compensação o prejuízo $$$$ pode ser grande, pra concluir coloque somente o kit e deixe tudo original, minha opinião e experiência ok!

guilhermeabreu
20/03/2015, 11:47
Já turbinei uma Sr5 CD que tive com kit da SPA Turbo, desde que não faça a VTR girar muito, ou seja, manter rpm alto, vai ter motor mais aliviado e com melhores retomadas, velocidade máxima inalterada, outro detalhe, não aumente o débito da BI, a VTR vai andar mais, mas em compensação o prejuízo $$$$ pode ser grande, pra concluir coloque somente o kit e deixe tudo original, minha opinião e experiência ok!

X2 as palavras do HERICK

voleiam
20/03/2015, 12:24
Valeu Herick e Guilherme.

Estou consultando valores para turbinar.

Mas tbém gostaria de ouvir colegas que já trocaram o motor 2.8 pelos 3.0.

Será que consigo manter o cambio para colocar um 3.0 ?

Valeu pessoal

guilhermeabreu
20/03/2015, 14:06

Valeu pessoal

VOLEIAM

Minha opinião :
1- Se o seu motor esta bom , turbina que este motor , ele é forte e aguenta turbo nas condições já citadas .

2- S o seu motor esta ruim e precisando de fazer , sugiro a possibilidade de trocar por um 3.0 DESDE QUE SEJA PLUG&PLAY , se precisar de adaptação vc ficará refém de peças feitas e se um dia der problema com vc fora de casa , ficará emnrolado , MAS SE FOR RETIRAR UM E COLOCAR O OUTRO , VAI DE 3.0 JÁ TURBINADO DE FÁBRICA , não necessita de mais nada a caixa e diferenciais aguentam .

sandro_ventania
20/03/2015, 21:19
Basicamente existem dois kits no mercado.
Kit da SpaTurbo
Kit Turbo Anhanguera.
Alguém sabe dizer qual é o melhor e por que?

Mantiqueira
20/03/2015, 22:53
Olha minha opnião,
Turbine, intercoole e seja feliz.
Fiz o meu motor, turbinei e intercoolei já deve estar com uns 30k km e não baixa uma gota de óleo. Uso pneus R16 265/75, viajo a 3000 RPM 3500 nas ultrapassagens e agora, recentemente adotei a medida de trocar o óleo Top turbo a cada 3000 km.

voleiam
21/03/2015, 00:52
Guilherme, Sandro, Mantiqueira

Obrigado pelos relatos....como sempre de grande importância.

Sim....turbo na SPA ou Anhanguera....bom que a Anhanguera faz as instalações....já a SPA não.

Gostei mto da idéia do motor 3.0 já com turbo...mas minha duvida é sobre o câmbio...conversando com um amigo esse disse que tenho que trocar o câmbio tbém....utilizar o original do motor 3.0 turbo....é isso ?

Já a reduzida original minha hj se adapta tranquilo nesse câmbio do 3.0 ? Plug-in-play ?

Mais uma vez valeu pelos relatos colegas.

Abs
Nestor

Mantiqueira
21/03/2015, 17:53
Cara sinceramente,
Se seu 2.8 estiver bom turbine-o. Cabeçote de ferro fundido é menos sensível as mudanças bruscas de temperatura. Agora nas férias fui e voltei p BSB, fui a Valença rodei mais de 3000 km em menos de 2 semanas. O carro não baixou uma gota de óleo. Esse motor fica bom turbinado. Teve momentos na viagem que exigi muito P ultrapassar essas carretas. Tem outra , esse motor se for bem feito, fica bom sim. O problema é que cada vez mais faltam mecânicos, que saibam fazer motor no mercado.

voleiam
21/03/2015, 19:33
Boa Mantiqueira

Conversei na Turbos Anhanguera e deve gastar em média 3.500,00 pra turbinar o 2.8.

Nesse sabado....um colega perguntou pq não colocar um Pawertrain da Hilux moderna....indicou de 2008 a 2011....motor, cambio/tração, diferenciais, tanque, cardan, caixa de direção, modulos e etc.

Claro um investimento bem maior....LOUCURA ???

O que vcs acham ???

Abs

guilhermeabreu
21/03/2015, 19:47
Boa Mantiqueira

Conversei na Turbos Anhanguera e deve gastar em média 3.500,00 pra turbinar o 2.8.

Nesse sabado....um colega perguntou pq não colocar um Pawertrain da Hilux moderna....indicou de 2008 a 2011....motor, cambio/tração, diferenciais, tanque, cardan, caixa de direção, modulos e etc.

Claro um investimento bem maior....LOUCURA ???

O que vcs acham ???

Abs

VOLEIAM

Ainda bem que vc falou : UM COLEGA , aí vc acertou em cheio pq se ele fosse seu amigo não falaria isto .

Esta ideia que ele deu fica muito bom , daí te pergunto se vc tem grana para comprar um powertrain deste ???? Pq vc não vende seu carro e compra uma deste ano ??? Talvez vc gaste menos do que fazer isto que ele te falou além de ficar com uma adaptação e tem é eletrônica neste conjunto novo e se der um VACILINHO na instalação vc terá uma bosta de carro que não vai funcionar direito nunca .

Minha modesta opinião , não procure sarna pra se coçar .

Vai pelo mais fácil e mais barato , SE SEU MOTOR ESTIVER BOM TURBINE ELE .

E se não tiver bom PROCURE SABER ANTES se o motor 3.0 é PLUG&PLAY no seu carro , caso não seja troque de carro , vende o seu como esta e compra uma 3.0 boa , MENOS APORRINHAÇÃO E DOR DE CABEÇA na sua vida .

Mantiqueira
21/03/2015, 20:03
O problema grande Guilherme, sem querer desmerecer as outras caminhonetes é que..
As nossas japas tem eixo rígido, isso é pura exclusividade. Essas novas não são fracas, mas perto das nossas SAS são carros de madame ir ao shops. Uma pena não terem evoluído esse projeto. Essas Hilux são tão robustas quanto um troller.
Acho que sei o que passa na cabeça do Voleiam..
No entanto, como disse o mestre Guilherme fica quase inviável .

guilhermeabreu
21/03/2015, 21:27
O problema grande Guilherme, sem querer desmerecer as outras caminhonetes é que..
As nossas japas tem eixo rígido, isso é pura exclusividade. Essas novas não são fracas, mas perto das nossas SAS são carros de madame ir ao shops. Uma pena não terem evoluído esse projeto. Essas Hilux são tão robustas quanto um troller.
Acho que sei o que passa na cabeça do Voleiam..
No entanto, como disse o mestre Guilherme fica quase inviável .

GRANDE MANTIQUEIRA

A minha fala foi exclusivamente pq este projeto de powertrain das novas fica inviável economicamente .

E sei que as japinhas com eixo rígido na frente são verdadeiros tanques de guerra .

Mantiqueira
22/03/2015, 11:49
GRANDE MANTIQUEIRA

A minha fala foi exclusivamente pq este projeto de powertrain das novas fica inviável economicamente .

E sei que as japinhas com eixo rígido na frente são verdadeiros tanques de guerra .

Estou de acordo.:concordo:

voleiam
23/03/2015, 12:11
Boa pessoal

Obrigado pelas dicas e detalhes que mtas vezes passam despercebidos.

A intenção da mudança do Powertrain, é um gasto alto, ai teria que ficar com ela pra "SEMPRE"....mas como já não paga mais IPVA e nem seguro, ficaria com tecnologia atual com modelo "antigo" que me agrada mto.

Mas tudo que coloquei aki foi para aprender e trocar informações sobre futuras possibilidades.

Ainda não tenho uma definição fechada....até pq hj ainda tenho interesse em negocia-la tbém, mas o coração não ker kkk.

Fica o agradecimento e quem tiver interesse em relatar seus conhecimentos e histórias fiquem a vontade.

Obrigado
Nestor

Macbsenior
23/03/2015, 13:53
Então Voleiam,

Eu há algum tempo atrás estava nesta. Turbino ou não? Tem bastante informação aqui no link abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/145817-2-8-3l-onde-turbinar.html

Meu resumo foi assim, o uso que eu faço da pick-up, além de minhas idas a chácara 2 ou 3 vezes ao mês totalizando uns 800km rodo uns 1.500km/mês no total. (Tenho outro carro) Uma vez por ano saio de férias, e aí sim, chegou a hora da necessidade de um carro mais ágil em subidas. Ano passado fomos até o nordeste a partir aqui de São Paulo. Foram 20 dias na estrada e neste ano pretendemos ir a Ushuaia voltando pela Cordilheira dos Andes, cerca de 15 ou 16 mil km planejamos 30 dias de estrada desta vez.

Respeitando a opinião de todos os colegas aqui do fórum vou dar o meu palpite.

Pensei em tudo que ia gastar, para turbinar e de repente não atender as minhas expectativas no quesito desempenho/durabilidade/estourar alguma coisa longe de tudo e resolvi trocar a minha Japa por uma mais moderna. É claro que eu tive que desembolsar uma grana firme nesta parada. Ela é bem mais silenciosa, confortável, automática e naturalmente o motor D4D não te deixa na mão na hora que você precisa de um pouquinho mais de força.

Indo direto ao assunto, se você não anda tanto assim ou não esta querendo comprar uma pick-up mais nova, mantenha original e vá observando a paisagem como diz o Marvila. Guarde este dinheiro para uma futura troca ou até mesmo para a manutenção da sua por muitos anos. Não estou arrependido, mas como a minha estava maravilhosa e com IPVA baratinho além do visual retrô que chamava a atenção em qualquer lugar que fosse, não fosse meus projetos de viagens não tinha trocado não.

496614

Minha pick-up atual é maravilhosa e com procedência. Mas bateu um saudade da minha Machona, só que para achar outra igual demora.

[]s

guilhermeabreu
23/03/2015, 16:17
MACBSENHIOR

Um comentário pra lá de sensato , MUITO BOM MESMO , é por aí sim ,com certeza absoluta de quem já tem experiência , qualquer adaptação por melhor que seja nunca fica igual a um carro totalmente original , vc fica sempre com uma pulga atrás da orelha e de uma hora para outra pode te deixar na mão .

X2 as suas palavras .

E o carro novo que vc comprou eu conheço muito bem rsrsrsrsrsrsrsrs .

sandro_ventania
23/03/2015, 18:02
Então Voleiam,

Eu há algum tempo atrás estava nesta. Turbino ou não? Tem bastante informação aqui no link abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/145817-2-8-3l-onde-turbinar.html

Meu resumo foi assim, o uso que eu faço da pick-up, além de minhas idas a chácara 2 ou 3 vezes ao mês totalizando uns 800km rodo uns 1.500km/mês no total. (Tenho outro carro) Uma vez por ano saio de férias, e aí sim, chegou a hora da necessidade de um carro mais ágil em subidas. Ano passado fomos até o nordeste a partir aqui de São Paulo. Foram 20 dias na estrada e neste ano pretendemos ir a Ushuaia voltando pela Cordilheira dos Andes, cerca de 15 ou 16 mil km planejamos 30 dias de estrada desta vez.

Respeitando a opinião de todos os colegas aqui do fórum vou dar o meu palpite.

Pensei em tudo que ia gastar, para turbinar e de repente não atender as minhas expectativas no quesito desempenho/durabilidade/estourar alguma coisa longe de tudo e resolvi trocar a minha Japa por uma mais moderna. É claro que eu tive que desembolsar uma grana firme nesta parada. Ela é bem mais silenciosa, confortável, automática e naturalmente o motor D4D não te deixa na mão na hora que você precisa de um pouquinho mais de força.

Indo direto ao assunto, se você não anda tanto assim ou não esta querendo comprar uma pick-up mais nova, mantenha original e vá observando a paisagem como diz o Marvila. Guarde este dinheiro para uma futura troca ou até mesmo para a manutenção da sua por muitos anos. Não estou arrependido, mas como a minha estava maravilhosa e com IPVA baratinho além do visual retrô que chamava a atenção em qualquer lugar que fosse, não fosse meus projetos de viagens não tinha trocado não.

496614

Minha pick-up atual é maravilhosa e com procedência. Mas bateu um saudade da minha Machona, só que para achar outra igual demora.

[]s

É...concordo com voce. Eu vivo sempre ponderando esse dilema...eu gosto muito do meu carro, mecânica que eu mesmo faço de tão simples, mas uma lataria forte, muito boa! Mas eu fico pensando até quando vai ser possivel mante-la...uma hora as peças ficaram escassas ou proibitivas.
Aí vem a vontade de trocar por uma mais moderna, mas bate o medo de se arrepender, ficar na mão de mexãnico...e o pior de tudo, dar aquela batidinha nela e sentir que tem mais plástico que voce gostaria!

Godoy63
16/04/2015, 22:29

Valeu pessoal

Voleiam vai aí meu relato de minha dura decisão:

Adoro uma trilha, apesar de já ter uma Engesa preparada para este fim, porém se não bastasse um problema, resolvi arrumar mais pra cabeça KKKKKKK, a 1 ano adquiri uma japa 95 CD, apelidada de "JAJÁ" afim de prepara-la para trilhas, busquei o modelo pelo famoso eixo rígido, onde a mesma veio com um conjunto original 2.8 porém já adaptada com turbina. Em função do motor estar no fim da vida fiquei em dúvida, se fazia a retifica ou trocava o conjunto por um motor 3.0 bomba mecânica. Consultando alguns conhecidos que conhecem bem os dois motores, me deram as seguintes dicas: O motor 2.8 aspirado, na forma original e um excelente motor de boa durabilidade, porém com limitações de força e desempenho, e quando turbinado, além de não haver uma melhora significativa, por não ter sido dimensionado para trabalhar turbinado, sua durabilidade ficava comprometida.
Diante destas opiniões e desgastado pelo motor que tinha na viatura já no final da vida, fechei os olhos e resolvi arriscar na dúvida, sai em busca de um conjunto raro que seria um 3.0 turbinado com bomba mecânica e o mais difícil, o cambio " Mosca branca de olhos azuis" que e um modelo que não sei te dizer a especificação, sei que equipa um modelo específico de hilux 3.0, não sei te precisar mais me disseram na época que este cambio equipa as SW4 mais antigas, o qual permite a adaptação no diferencial dianteiro rígido como e o caso das nossas Japas.
Em resumo, foi a melhor coisa que fiz, a viatura ficou excepcional, anda muito e muito forte. A sensação de vc dar partida e sentir o barulho característico do motor 3.0 funcionando e muito agradável, não me arrependi em nada na decisão.
Reconheço que dei maior sorte em conseguir o conjunto em relação ao motor com bomba mecânica e o cambio 3.0 compatível.
A única coisa que pode ser um problema para alguns, que no meu caso fiquei mais contente ainda, em função do cambio ser de uma relação de um modelo 3.0 possivelmente de uma SW4, e a CD ter uma relação mais curta e q o caro ficou um pouco mais reduzido, ou seja com muita força, para as trilhas tudo de bom, porém na estrada apesar de estar com pneus 33 mantenho os 120km/h a 2.800giros, um pouco alto em minha opinião mais de forma confortável, porém se pisar chega fácil a 140km/h ou mais, mais aí e judiar sem necessidade.
Observo que vc terá q arrumar um bom profissional com capricho, para adaptar o conjunto, pois não e uma operação tão simples, vc terá que mexer em itens como por exemplo, nos suportes dos coxinhos do motor, cardãns, e mais uma coisa importante, pelo motor ser um pouco maior e não ter espaço para o radiador com a hélice fixa original, a solução do mecânico que fez para mim foi tirar a hélice fixa do motor e colocar uma ventoinha elétrica, muito bem adaptada, a temperatura fica precisa, mesmo em situações extremas, ficou show.
Outra dúvida sua quanto a manter o cambio 2.8, na época me disseram que não agüentaria o motor 3.0, resolvi não arriscar.
Como disse anteriormente, apesar das dificuldades fiquei muito contente, isto por ser uma JAPA, coisa rara pelas qualidades e com um coração um pouco mais moderno com mais potência, um trator.
Bem espero ter te ajudado em alguma coisa com meu relato.

Boa sorte na decisão, Um forte abraço.

chbeckel
16/04/2015, 23:20
Godoy63, posta aí umas fotos do cofre do motor para vermos como ficou. Abç

Glaicon
17/04/2015, 06:30
porém na estrada apesar de estar com pneus 33 mantenho os 120km/h a 2.800giros, um pouco alto em minha opinião.

Godoy, a média de velocidade e giro do motor é esse mesmo para as SW´s antigas.
Tenho uma ano 98.
Quando estava com pneus 255X75X15 dava essa marcação na estrada.
Veja a foto abaixo.
A velocidade real aferida no GPS dava uns 3 Km/h à mais que o velocímetro, pois a medida de fábrica era 225X75X15.
Se você está com pneus 33, a velocidade real deve ser maior que a marcada no painel.
Por isso, posso concluir que sua adaptação de motor ficou boa.
Pode rodar a 120 Km/h sem se preocupar, pois não estará forçando o motor.

voleiam
20/04/2015, 20:48
Voleiam vai aí meu relato de minha dura decisão:

Adoro uma trilha, apesar de já ter uma Engesa preparada para este fim, porém se não bastasse um problema, resolvi arrumar mais pra cabeça KKKKKKK, a 1 ano adquiri uma japa 95 CD, apelidada de "JAJÁ" afim de prepara-la para trilhas, busquei o modelo pelo famoso eixo rígido, onde a mesma veio com um conjunto original 2.8 porém já adaptada com turbina. Em função do motor estar no fim da vida fiquei em dúvida, se fazia a retifica ou trocava o conjunto por um motor 3.0 bomba mecânica. Consultando alguns conhecidos que conhecem bem os dois motores, me deram as seguintes dicas: O motor 2.8 aspirado, na forma original e um excelente motor de boa durabilidade, porém com limitações de força e desempenho, e quando turbinado, além de não haver uma melhora significativa, por não ter sido dimensionado para trabalhar turbinado, sua durabilidade ficava comprometida.
Diante destas opiniões e desgastado pelo motor que tinha na viatura já no final da vida, fechei os olhos e resolvi arriscar na dúvida, sai em busca de um conjunto raro que seria um 3.0 turbinado com bomba mecânica e o mais difícil, o cambio " Mosca branca de olhos azuis" que e um modelo que não sei te dizer a especificação, sei que equipa um modelo específico de hilux 3.0, não sei te precisar mais me disseram na época que este cambio equipa as SW4 mais antigas, o qual permite a adaptação no diferencial dianteiro rígido como e o caso das nossas Japas.
Em resumo, foi a melhor coisa que fiz, a viatura ficou excepcional, anda muito e muito forte. A sensação de vc dar partida e sentir o barulho característico do motor 3.0 funcionando e muito agradável, não me arrependi em nada na decisão.
Reconheço que dei maior sorte em conseguir o conjunto em relação ao motor com bomba mecânica e o cambio 3.0 compatível.
A única coisa que pode ser um problema para alguns, que no meu caso fiquei mais contente ainda, em função do cambio ser de uma relação de um modelo 3.0 possivelmente de uma SW4, e a CD ter uma relação mais curta e q o caro ficou um pouco mais reduzido, ou seja com muita força, para as trilhas tudo de bom, porém na estrada apesar de estar com pneus 33 mantenho os 120km/h a 2.800giros, um pouco alto em minha opinião mais de forma confortável, porém se pisar chega fácil a 140km/h ou mais, mais aí e judiar sem necessidade.
Observo que vc terá q arrumar um bom profissional com capricho, para adaptar o conjunto, pois não e uma operação tão simples, vc terá que mexer em itens como por exemplo, nos suportes dos coxinhos do motor, cardãns, e mais uma coisa importante, pelo motor ser um pouco maior e não ter espaço para o radiador com a hélice fixa original, a solução do mecânico que fez para mim foi tirar a hélice fixa do motor e colocar uma ventoinha elétrica, muito bem adaptada, a temperatura fica precisa, mesmo em situações extremas, ficou show.
Outra dúvida sua quanto a manter o cambio 2.8, na época me disseram que não agüentaria o motor 3.0, resolvi não arriscar.
Como disse anteriormente, apesar das dificuldades fiquei muito contente, isto por ser uma JAPA, coisa rara pelas qualidades e com um coração um pouco mais moderno com mais potência, um trator.
Bem espero ter te ajudado em alguma coisa com meu relato.

Boa sorte na decisão, Um forte abraço.

Olá Godoy
Poxa, mto obrigado pela sua atenção e todo relato e tempo em responder e passar suas experiencias.
Percebi que vc teve um pouco de dificuldade e mta sorte em achar o conjunto Motor/Cambio, como vc é de São Paulo e caso tenha tempo, gostaria que vc indicasse alguns lugares ai em Sampa onde posso tentar achar esse conjunto.
Uma Pergunta....vc manteve a reduzida original ?
Sei que colegas devem ler aki tbém....outra pergunta....é impossivel manter meu cambio original ? Pq ?
Esse seu motor GODOY é o 1KZT ? Tem cabeçote de aluminio ou Aço ?
Desculpa tantas perguntas....mas a cabeça não para....kkkk
Obrigado aos colegas pelas atenções.
Abraços

Mantiqueira
20/04/2015, 22:58
Galera desculpa off, mas aproveitando que o Voleiam tem os dois. Qual é mais resistente a Japa ou o Troller?
Abç.

Elias_qf
20/04/2015, 23:00
Tenho uma ano 98.
Veja a foto abaixo.
A velocidade real aferida no GPS dava uns 3 Km/h à mais que o velocímetro, pois a medida de fábrica era 225X75X15.
Se você está com pneus 33, a velocidade real deve ser maior que a marcada no painel.

boa noite glaicon

tenho vontade de trocar meu painel e colocar esse igual ao seu acho o meu muito feio kkk
se não for te incomodar teria como colocar uma foto mais de longe para eu ver se o modelo do painel é igual

eu acho que vale o investimento para turbinar esse motor...

se vc fizer na sua casa td o serviço vai ficar bem em conta... kit turbo uns R$1200 + turbina RS1200 mais uns 300 de escapamento esse pode mandar fazer na casa de escapamento mais simples kkkk e seu tempo td muito simples de fazer regulagem facil de acertar o carro não tem segredo

para instalar e regular o kit turbo num fds o sr. faz na sua casa...

o maior detalhe seria os prisioneiros do coletor tem que ser maior e não vem no kit... e muito dificil encontrar solução

compra uma barra parafuso "estirante" se achar de inox melhor se não pode ser de aço nada de ferro corta no tamanho 8 parafusos e utiliza eles como prisioneiro suave rs

de resto so tirar umas peças e instalar outra muito simples

voleiam
20/04/2015, 23:11
Galera desculpa off, mas aproveitando que o Voleiam tem os dois. Qual é mais resistente a Japa ou o Troller?
Abç.

Mantiqueira

Hilux....como já falaram acima....um tratorzinho...mas realmente a falta de um turbo é o que mais me incomoda hj.
Troller....bem mais moderno, motor excelente, o meu ainda é o 2.8, sem comentario.

Eu acho os dois mto parecidos, falando em resistencia, mas ainda acho o troller mais bruto, pegada forte, mas carro pra 2 pessoas, ja a hilux carro mais familia e com uma caracteristica peculiar só dela.

Fica ai meus pensamentos.

Abs

Mantiqueira
21/04/2015, 01:03
Mantiqueira

Hilux....como já falaram acima....um tratorzinho...mas realmente a falta de um turbo é o que mais me incomoda hj.
Troller....bem mais moderno, motor excelente, o meu ainda é o 2.8, sem comentario.

Eu acho os dois mto parecidos, falando em resistencia, mas ainda acho o troller mais bruto, pegada forte, mas carro pra 2 pessoas, ja a hilux carro mais familia e com uma caracteristica peculiar só dela.

Fica ai meus pensamentos.

Abs
Digo em relação a suspensão. :concordo:

Glaicon
21/04/2015, 08:15
boa noite glaicon

tenho vontade de trocar meu painel e colocar esse igual ao seu acho o meu muito feio kkk
se não for te incomodar teria como colocar uma foto mais de longe para eu ver se o modelo do painel é igual
Baterei a foto e colocarei aqui.
Mas se fizer a troca não terá diferença de cabos e conectores?:pipoca:

voleiam
21/04/2015, 14:27
Digo em relação a suspensão. :concordo:

Mantiqueira
A suspensão da hilux ela é mais seca, e claro, por ser feixe na dianteira, mais dura do que o troller.
Fico sem uma definição mto claro, pois meu troller coloquei amortecedores Rancho e muda da agua pro vinho e tbem acho que o troller tem uma movimentação melhor da suspensão, angulo maior, apesar que nunca fiz trilha com a Hilux, apenas expedições mesmo.
Abs

Mantiqueira
21/04/2015, 16:25
Mantiqueira
A suspensão da hilux ela é mais seca, e claro, por ser feixe na dianteira, mais dura do que o troller.
Fico sem uma definição mto claro, pois meu troller coloquei amortecedores Rancho e muda da agua pro vinho e tbem acho que o troller tem uma movimentação melhor da suspensão, angulo maior, apesar que nunca fiz trilha com a Hilux, apenas expedições mesmo.
Abs
Valeu.:concordo:

Glaicon
22/04/2015, 08:16
boa noite glaicon

Seguem as fotos; mais distante e mais próxima.:concordo:

Elias_qf
22/04/2015, 18:44
Seguem as fotos; mais distante e mais próxima.:concordo:

o problema maior seria saber se cabe o painel de instrumento no lugar do meu o resto é so alterar alguns fios rsrsr e instalar o sensor de velocidade de resto é simples.... td igual

quanto a suspenção eu acho que da hilux seja melhor que do troller no ponto de vista trilha e manutenção... tem relatos de um outro forista que trocou a suspenção da hilux e instalou a de um troller relatos dele ficou muito mais confortável porem perdeu curso...

quanto a manutenção eu troquei tds as buchas da minha hilux gastei 160,00 reais com bucha de pu se fosse bucha de borracha seria uns 90 reais das molas e jumelo

barra estabilizadora com bieletas estão em algum lugar do sótão :) ai não troquei os amortecedores utilizo os da blazer

Mas para ser sincero nunca vai existir algo perfeito nem que agrade tds rs tem pessoas que acha que feixe de mola não foi feito para trilha... ja fiz algumas com a minha não passei sufoco não muito kkkkkk

Godoy63
24/04/2015, 22:13
Olá Godoy
Poxa, mto obrigado pela sua atenção e todo relato e tempo em responder e passar suas experiencias.
Percebi que vc teve um pouco de dificuldade e mta sorte em achar o conjunto Motor/Cambio, como vc é de São Paulo e caso tenha tempo, gostaria que vc indicasse alguns lugares ai em Sampa onde posso tentar achar esse conjunto.
Uma Pergunta....vc manteve a reduzida original ?
Sei que colegas devem ler aki tbém....outra pergunta....é impossivel manter meu cambio original ? Pq ?
Esse seu motor GODOY é o 1KZT ? Tem cabeçote de aluminio ou Aço ?
Desculpa tantas perguntas....mas a cabeça não para....kkkk
Obrigado aos colegas pelas atençõe
Abraços

Voleiam, realmente reconheço que foi um pouco de sorte, sugiro vc ir buscando no google como "sucata de hilux"coloque em imagens que facilita a busca, quem sabe vc da tb uma sorte e encontra alguma coisa, no sul do pais tem muita coisa por ali, em Curitiba na época tinha achado alguma coisa na empresa Platina, www.platinaimports.com.br.

Quanto a reduzida veio completa com o cambio, foi trocado todo o conjunto, quanto a manter o cambio original pensei muito no assunto, segundo informações e possível, porém não souberam me informar com detalhes mais me falaram que não agüenta o troque do 3.0, realmente o cara tem uma pegada diferente, porém como falei anteriormente resolvi não arriscar e troquei todo o conjunto.
O motor e o 1KTZ cabeçote de alumínio, aliás este motor que comprei foi feito e o cabeçote foi colocado novo. Como solicitado por outro colega vou tirar uma foto do motor e posto para vcs terem uma idéia como ficou, como falei fiz algumas alterações tipo posição do filtro de ar, ventoinha do radiador, posição de caixa de fusíveis, mais ao meu ver ficou muito bom e ajustado. Fique a vontade se tiver mais alguma pergunta, se puder ajudar será um prazer. Abç

Godoy63
24/04/2015, 22:24
Tenho uma ano 98.
Veja a foto abaixo.

Glaicon, fico mais tranquilo quanto ao giro estar dentro do esperado, quanto a velocidade no velocímetro marca 20km a mais exatos aferido pelo GPS.
Creio que talvez se mudasse a relação por uma mais longa como e o caso das SW4, ficaria com mais conforto em altas velocidades, porém creio que teria dificuldades em conseguir uma relação mais longas em função do meu eixo ser rígido e talvez não existir uma relação compatível a exemplo do eixo traseiro que e comum entre os modelos, acredito que não vala a pena o sacrifício, como diz o ditado, time qu está ganhando não se mexe, quem sabe no futuro. Agradeço as informações. Abç

Glaicon
25/04/2015, 08:32
Glaicon, fico mais tranquilo quanto ao giro estar dentro do esperado, quanto a velocidade no velocímetro marca 20km a mais exatos aferido pelo GPS.
Creio que talvez se mudasse a relação por uma mais longa como e o caso das SW4, ficaria com mais conforto em altas velocidades, porém creio que teria dificuldades em conseguir uma relação mais longas em função do meu eixo ser rígido e talvez não existir uma relação compatível a exemplo do eixo traseiro que e comum entre os modelos, acredito que não vala a pena o sacrifício, como diz o ditado, time qu está ganhando não se mexe, quem sabe no futuro. Agradeço as informações. Abç
Caramba! 20 Km/h à mais que o marcado?:shock:

Godoy63
26/04/2015, 22:39
500116500117500118

Pessoal segue algumas imagens de como ficou depois de adaptado o 3.0 na Japa, desculpem a sugeria mais foi um pequeno passeio leve que fiz com a família, e em função da falta d'água, lavar carro por aqui e coisa do passado!!! KKKKK, Abc

Elias_qf
27/04/2015, 13:31
E quando a passar o motor de 2.8 para 3.0

seria apenas abrir a camisa tem pessoas que fez porem não colocou relatos de como ficou...

pois o pistão do 2.8 tem 96mm de diametro ja o 3.0 tem 99mm de diametro o curso é o mesmo 96mm

entao vc deixa de ter um 3l e passa para 5l e mantem td original... depois uma troca de relação c&p ajuda a alongar o carro com um turbina fica show se puder ja redimencionar radiador passar de uma colmeia de 3 fileiras para uma de 5 ou 6 ai diminui drasticamente o risco de esquentar o carro....

sobre o radiador informções de um amigo que trabalha com radiadores aumentar o tamanho do radiador para maior troca de calor...

sandro_ventania
04/05/2015, 23:01
diferença de somente 3mm? Deve ser fácil essa transformação.
Será que tem algum efeito colateral indesejavel?
Isso dá um upgrade no motor e sai mais barato que turbinar...além de renovar o motor!

Elias_qf
05/05/2015, 21:58
verdade, no forum tem varios relatos de pessoas que como teria de fazer retifica iria instalar s novos pistoes maiores ou que conhece quem fez mas ninguem colocou relatos de como ficou... e ficando bom teria mais algumas retificas para nossos motores rs

aqui tem o tópico que o pessoal falava sobre isso

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/80733-preparacao-de-motor-hilux-2-8-d-3l.html

shuther4x4
11/05/2015, 00:39
Boa noite a todos.
1.Sobre turbinar a toy japa: Eu turbinei a minha. O carro muda bastante, principalmente em subidas, onde não precisa trocar tanto de marchas. Sinceramente teria feito antes se soubesse.
2. Kit: utilizei o da SPA, eu mesmo instalei, mas tem muitas peças não compatíveis, que a meu ver são inadmissíveis (prisioneiro do coletor maior que o que deveria, wastgate da turbina fora de angulo, assim como a angulação da cx quente e entrada do ar do filtro - tive de rotacionar ela. Alguns conectores que não serviram - oleo, e outros detalhes que não indico a compra deste KIT SPA)
3. Se o motor dela vier a dar problema, sinceramente penso em partir para um mwm 2.8 mecanico, devido a ser simples, e forte. Retificar esse motor 2.8 toyota me dá calafrios, devido aos que conheço pessoalmente que precisaram retificar.
Pq não compraria uma mais nova inves de investir numa troca de motor? Eu gosto da Japa para trilha.

No mais, turbine e seja feliz.

sandro_ventania
11/05/2015, 09:54
Shuther4x4...eu só conheço dois kits...o da SPA e o da Anhanguera.
Sinceramente conheço poucos que usaram da Anhanguera, talvez por ser um pouquinho mais caro.
Mas queria saber se é um kit melhor...pois o da SPA é sempre a mesma estoria...é um kit, mas não plug and play.

Elias_qf
18/05/2015, 18:01
No meu caso so comprei o coletor, turbina utilizo uma da ducato 2.8 tive de fazer uma flange pois o coletor tem um bocal maior e a da ducato é menor, comprei td por fora saio mais barato que o kit deles...

jipinhotoyota
18/05/2015, 20:37
Toda vez que vejo um tópico desse dá vontade de tacar a turbina na minha viatura!
Discussão boa!

Elias_qf
18/05/2015, 20:45
cara não pense instala... vc vai se arrepender de não ter feito isso no primeiro dia que comprou a vtr...

eu me arrependi muito por não ter feito antes kkkk vale cada centavo gasto...

jipinhotoyota
19/05/2015, 07:52
O que desanima são os relatos de problemas com o motor após a instalação do kit. Vejo pessoal tendo que trocar cabeçote, etc. Além de falarem que reduz a vida útil do 3L.
Mas também tem a questão de que estou levantando outros pontos mais importantes na viatura primeiro. Depois que terminar de deixar o Tiranossauro no esquema vai ser difícil não cair na tentação! Imagino que deva melhorar muito mesmo.

cara não pense instala... vc vai se arrepender de não ter feito isso no primeiro dia que comprou a vtr...

eu me arrependi muito por não ter feito antes kkkk vale cada centavo gasto...

Elias_qf
19/05/2015, 19:14
trocar cabeçote so se vc deixar ferver o carro mas dessa forma sendo ou nao turbo esquentou complica td...

pelo ano da sua ela tem cabeçote de ferro fundido mais resistente que as mais modernas que o cabeçote é de aluminio...

e o que vai estragar esse motor seria o excesso de pressão a minha eu regulei com 0,8kg/cm² porem muito dificil chegar a essa pressão em condições normais de uso no dia a dia em subidas vc chega a 0,6kg/cm² e nada de fumaça...

vc fazendo as manutenções em dia vai longe com o turbo, e vc vai longe com mais prazer e segurança nas ultrapassagem

Mantiqueira
19/05/2015, 23:12
Outra coisa que adotei como pratica depois de turbinar foi adiantar as trocas de óleo para a cada 3.000 KM.