PDA

Ver Versão Completa : Mola da Suspensão dianteira com barriga



Cabelo F1
01/02/2006, 14:01
OLA GALERA ENGESEIROS!!!

Tenho um Engesa F1 87 motor Diesel.
Por um bom tempo eu vinho percebendo que a mola da suspensão dianteira do meu Engesa F1 forma uma barriga acima do normal (Acho eu), pois comparando com outras viaturas ñ acontece o mesmo bem acentuada,

vejam as fotos como estavam entes:

Gostaria de saber se alguém deparou com este acontecido e como reseolveu?

hugo.morais
02/02/2006, 15:51
Cabelo,

AS molas são originais? O engesa/camper tem um problema que os pratos das molas não são alinhados fazendo que a mola sempre tenha essa "barriga" se a mola for maior do que a original essa barriga fica mais saliente :mrgreen:

[ ]s,

Eriksom Teixeira Lima
02/02/2006, 18:17
Em adição ao Hugo, pergunto: você depois que você colocou essa mola, seu engesa não subiu pelo menos uns 5 cm?

Se sim, é o que o Hugo explicou, mola maior que o normal.

Resultados = "barriga" na mola e uma instabilidade na direção em pistas asfaltadas, devido à alteração no ângulo do cáster.

Eriksom

Cabelo F1
03/02/2006, 08:52
Em adição ao Hugo, pergunto: você depois que você colocou essa mola, seu engesa não subiu pelo menos uns 5 cm?

Se sim, é o que o Hugo explicou, mola maior que o normal.

Resultados = "barriga" na mola e uma instabilidade na direção em pistas asfaltadas, devido à alteração no ângulo do cáster.

Eriksom


Oi colega!

Já fiz esta pesquisa, a mola é original bate o diametro do fio e o comprimento, ate mesmo a carga foi medida e ñ cosnta que a mola esteja cansada, o que o nosso amigo Hugo colocou sobre os desniveis das bases de alojamento da mola e importante, pois elas estão bem inclinadas, neste ponto ele tem razão esta muito negativa, Ex. tirei as duas molas e levantei o as bases inferior ate encostar na superior, o resultado ñ foi muito agradavel, pois quando encostei as bases ficaram paralelas, eu achei isto é errado pois na quela posição ja mais as bases irão trabalhar.
Olhando outros carros com a mesma configuração do meu não encontro esta barraga, o que eu acho mas não tenho certeza é que a base inferior esta solda fora de lugar . ( ai e fria!!!)
O que vce acha?

Desde ja agradeço pela sua participação
sds
Cabelo f1

hugo.morais
03/02/2006, 10:09
Cabelo,

Lembrei de alguns pontos que merecem atenção, são eles:

- Qual é o seu motor?

- O eixo dianteiro é original?

Lembre-se que essa mola do engesa diesel foi projetada para o motor Q20B e Maxion que são bem pesados, se por acaso seu motor for um MWM 2.8 pode estar ai o problema.

Se o eixo dianteiro não for original o problema pode ter sido ocasionado na hora do "transplante" dos suportes do eixo.

Mas se tudo no seu carro for original... Esse problema ainda assim existe, só que era pra ser menos acentuado, e a solução é aquela que eu já te falei, cortar ofra a base inferior e reposicioná-la de acordo com o tamamho da mola com carga e pela base superior , entendeu? :shock: :mrgreen:

[ ]s,

Cabelo F1
03/02/2006, 10:28
Cabelo,

Lembrei de alguns pontos que merecem atenção, são eles:

- Qual é o seu motor?

- O eixo dianteiro é original?

Lembre-se que essa mola do engesa diesel foi projetada para o motor Q20B e Maxion que são bem pesados, se por acaso seu motor for um MWM 2.8 pode estar ai o problema.

Se o eixo dianteiro não for original o problema pode ter sido ocasionado na hora do "transplante" dos suportes do eixo.

Mas se tudo no seu carro for original... Esse problema ainda assim existe, só que era pra ser menos acentuado, e a solução é aquela que eu já te falei, cortar ofra a base inferior e reposicioná-la de acordo com o tamamho da mola com carga e pela base superior , entendeu?

Em primeiro lugar quero parabenizar pela belissima cidade que vce mora (Recife) que saldade eu sinto dai!!!!!!!

agora vamos lá para o forum:
-O motor do meu Engesa e Maxon ST4
- o eixo dianteiro e original
-entendi bem sua colocação.


sds
cabelo f1


Ok. Entendi sua mensagem?

:shock: :mrgreen:

[ ]s

Eriksom Teixeira Lima
03/02/2006, 11:16
Olhando outros carros com a mesma configuração do meu não encontro esta barraga, o que eu acho mas não tenho certeza é que a base inferior esta solda fora de lugar . ( ai e fria!!!)
O que vce acha?



Eu sei lá porque a Engesa/Envemo fez o projeto assim: o original é não paralelo. Pela foto não fica claro se as bases inferiores estão mais inclinadas para a frente ou se é o ângulo. O padrão é que as bases inferiores de ambos os eixos estejam paralelas ao chão, e as superiores dianteiras/traseiras deslocadas em diagonais para atrás/frente e inclinadas para a frente/trás do veículo.

Se o cáster do seu eixo estiver correto, uma solução pode ser colocar calços em cunha. Se não, ... melhor torcer que seja só isso.

Ah, sim! na minha Camper que está em reformas, descravei os suportes superiores e desoquei-os para frente paralelos aos inferiores, mas não recomendo fazer isso pois é trabalho delicadíssimo e pode por a perder um chassis.

Eriksom

CARLOS MOREIRA
05/04/2006, 15:33
Dúvida: tem algum problema a mola ficar assim com a tal barriguinha de cerveja????
Pode acorrer algo mais sério????

[]´s

Cabelo F1
05/04/2006, 16:04
Dúvida: tem algum problema a mola ficar assim com a tal barriguinha de cerveja????
Pode acorrer algo mais sério????

[]´s

Caro colega Carlos, teoricamente esta barriga ñ implica no curso da suspensão, o que ocorre é que a mola ñ trabalhará 100%, haverá uma pequena queda em seu trabalho por trabalhar em curva sendo que foi projetada para trabalhar reta, eu acredito que em muitas Engesas com este problema e de fabrica, (algumas série) sairam com as bases das molas fixada errada, fiz esta comparação com varias engesas e no visual confirmei esta diferença.
No meu caso como segue a foto assima eu fiz um palhativo que ficou 100%( coloquei uma arruela de aço cônica com alojamento p/ mola.

Caso vce queira ver como eu fiz, passe mais informações sobre seu carro
motor, a mola que se encontra nela para que eu posso tentar ajuda-lo



sds
Cabelo F1

CARLOS MOREIRA
05/04/2006, 16:49
Amigo, tenho um fase 2 92 com motor perkins. Fiz o transparaná este ano, e no final do raid, as molas estavam literalmente arriadas (cansadas). Comprei as molas novas na rota 4x4 e troquei essa semana e deu o mesmo problema que o seu, barriga. Eu particularmente, não vejo que possa ocorrer algum problema grave por cauda da famigerada barriga :pensativo:


No meu caso como segue a foto assima eu fiz um palhativo que ficou 100%( coloquei uma arruela de aço cônica com alojamento p/ mola.

Cara, não vi foto :shock: :shock: :shock:
Esqueceu de anexar :?: :?:

[]´s

Flavio Miranda
07/04/2006, 17:43
All,

Estou precisando das medidas da molas Originais e da Rota4x4 :
- comprimento total (fora do jipe)
- largura
- expessura do fio
- passo (espaço entre os elos)
- qtde de elos
- resistencia.

Desde já, agradeço muito....!!! :concordo:

[ ] s

NeRo
07/04/2006, 21:28
Nós temos essas medidas para o Engesa, estão nos manuais técnicos na área de dowloads.
Eu acho que não deve ter diferença... acho. :pensativo:

Flavio Miranda
08/04/2006, 13:39
Nero,

Lá tem comprimento e diametro externo somente... :cry:

Falta :
- expessura do fio
- passo (espaço entre os elos)
- qtde de elos
- resistencia.

Fora as medidas do Kit Rota4x4... :?

[ ] s

Eriksom Teixeira Lima
08/04/2006, 22:03
Flavio

Só de curiosidade, para que você quer tantos detalhes? Você não poderia simplesmente pegar uma Camper e tirar essas medidas?

Eriksom

CARLOS MOREIRA
10/04/2006, 11:00
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14671&highlight=mola

Flávio, nesse debate tem algumas especificações. Dê uma olhada.

[]´s

Flavio Miranda
10/04/2006, 12:17
Eriksom,

1- a minha Camper está com molas de Pampa na frente e Land atrás;
2- nenhum colega Campeiro se dispôs a fornecer as medidas...
3- a idéia é manter o projeto original e aumentar o tamanho das molas com 1 ou 2 elos a mais. Para isso preciso das especificações originais para repassar as empresas que fazem as molas.
4- o kit da Rota4x4 parece uma boa solução para uns e não boa para outros...
5- talvez, o valor das 4 molas sendo encomendadas diretamente no moleiro sai mais em conta;
6- vc pode montar o kit com o material e resistencia que desejar, inclusive (não é o meu caso...) pode até pedir molas em material inoxidavel !!

[ ] s

alfreis
10/04/2006, 13:02
Fala Flavio!!!

Tudo blz???

Acho que já passei pelo que vc está passando!!!...A saga das molas!!!...Rs

Para mim a história foi a seguinte: Pesquisei alguns lugares que faziam molas para a camper, mas no final das contas ninguém batia o preço da Rota...Isso sem falar do risco de ter que ficar nas idas e vindas, pois como era por encomenda iam ficar testando no meu carro!!!

Acabei comprando as molas na rota mesmo, cheguei a ter problema com uma delas, mas o Igor trocou sem maiores problemas...Essa seria a minha indicação!!!

Se mesmo assim você quiser pesquisar, tente como molas Tigre (RJ) ou entao ligue para o Gil (Auto Mecanica Baruel - 3965-1011) que se eu não me engano ele ficou com o telefone desse moleiro...

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Troller (Clips)

Eriksom Teixeira Lima
10/04/2006, 14:35
Flavio,

O que eu falo é sempre direto, sem pestanejar, daí algumas pessoas ficam chateadas.

Eu sei que as molas da sua Camper são da Pampa e da Land. Eu escrevi na lista da Envemo_Camper que essa era uma péssima opção, a pior que já vi.

As molas da Land são reaproveitadas e CORTADAS. Ou seja, você não conseguirá substituir facilmente. As da Pampa são de um dos tipo de Pampa, há vários, e com diferentes marcas. O "ex-dono" fica putinho que eu falo que essa é uma péssima solução, mas é isso mesmo.

Sempre disse quando alguém escrevia: cortar molas de Land é burrice, pois o engenheiro que a projetou, projetou com uma funcionalidade que, se cortar a mola, pode se perder. Usar molas de Pampa é outra, afinal são dois carros com peso e uso completamente diferentes.

Não há nada melhor do que uma coisa bem simples de achar, sem cortes, sem adaptações, que você não possa substituir facilmente.

Realmente, se for para manter o sistema original, a melhor coisa a fazer é comprar as molas da Rota 4x4, como disse o Alexandre. Ou adapte uma mola de outro veículo tão pesado quanto, sem cortar, sem torcer, sem inventar na mola, apenas fazendo as correções nos suportes para que você possa simplesmente tirar e colocar uma mola nova que seja fácil comprar.

Um bom mecânico adapta uma peça padrão de boa procedência e fácil encontrar refazendo os suportes, calços o que for. Um porqueira, corta e solda peças, e você nunca mais saí da mão dele. Essa é minha opinião, graças a ela nunca tive problemas de manutenção com peças misteriosas.

Desculpe a franqueza.

Eriksom

Flavio Miranda
10/04/2006, 18:50
Eriksom,

Compartilho bastante da opinião direta, apesar de nem sempre o Forum ser um bom lugar para isso...

Aos colegas, estou pontuando a minha pesquisa pois "fiz a lição de casa" no botão Pesquisa, site da Camper, baixei todos os manuais disponíveis, etc... E não tem nada conclusivo...

Fora que o trabalho está uma loucura e tive que pontuar as respostas como agora...

Tb tenho a intenção de, após pesquisar se esta alternativa de fabricar molas maiores com a especificação original, disponibilizar uma receita de uma alternativa de baixo risco.

É provavel que acabe comprando as molas da Rota4x4, mas quero estar convencido disto.

Por exemplo, se vc quiser colocar pneus 35" quais as molas da Rota são adequadas !?

Preciso apenas, das especificações das originais e do kit da Rota para comparar. O resto eu corro atrás e me prontifico a ser cobaia.

[ ] s agradecidos a todos que puderem ajudar... :concordo:

Flavio Miranda
10/04/2006, 19:08
All,

deixa eu retificar a seguinte frase de uma msg minha, logo acima....

"2- nenhum colega Campeiro se dispôs a fornecer as medidas... "

O melhor seria :

"2- os colegas Campeiros/Engeseiros ainda não puderam me passar as medidas..."

É claro que o cara teria um put@ trabalho para me passar esta informação se estiver montada no jipe... minha esperança é que alguém tivesse as medidas anotadas ou umas molas novas sem instalar...

[ ] s desculpativos... :oops: :mrgreen:

CARLOS MOREIRA
11/04/2006, 09:30
Aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14671&highlight=mola

tem as seguintes informações:

"Estas são as molas da Rota4x4 que coloquei no Predator e tem as seguintes especificações:

Dianteira - Mola do Engesa Diesel
Comprimento a Vazio: 425mm
Diâmetro do Fio: 15mm (eu não tinha paquímetro para medir... foi na trena messss)
Diâmetro Externo: 135mm
10 voltas

Traseira
Comprimento a Vazio: 435mm
Diâmetro do Fio: 16mm
Diâmetro Externo: 145mm
08 voltas"

E conforme o NeRo cita:

"Nós temos essas medidas para o Engesa, estão nos manuais técnicos na área de dowloads.
Eu acho que não deve ter diferença... acho.
_________________
NeRo
Ford Rural 75 : VaCa : "

Se não tiver diferença, taí.

[]´s

Eriksom Teixeira Lima
11/04/2006, 10:22
Flavio

Passos para definir a mola certa.

1) defina a Mola Dianteira

a) qual é a abertura (distância entre o prato superior e o inferior) da suspensão da sua camper em que o cáster fica zerado?
Esse é o ponto fundamental, pois se o cáster ficar inclinado "para baixo/frente" o veículo ficará "passarinhando"; se ficar inclinado para cima, ficará estável, porém a direção pesada (cada eixo tem o seu próprio valor, qual é o do seu?)

b) você deverá medir qual a abertura máxima da suspensão de sua Camper. Para isso, coloque um macaco jacaré e suba a camper até que a roda do outro lado saia do chão. Cuidado ao fazer isso, pois muitas molas saltam fora antes.

c) sabedor dessas distâncias, você deve procurar uma mola que quando esteja em trabalho (na posição/tamanho comprimida e estabiizada para rodar no asfalto plano) seja no máximo igual a essa distância. E quando totalmente distendida, ela não salte para fora (existem molas como as da F-1000 que tem travas para ficarem presas, e elas estica mais do que quando em repouso, mas tem limite = veja manual técnico da mola)

d) amortecedor não é batente. Se sua suspensão abrir mais que seu amortecedor, ele vai quebrar mais cedo ou mais tarde. QUem deve dar batente são as buchas, molas, cintas limitadoras (tudo junto ou uma delas antes)

Ou seja, você terá de conferir em outros veículos de série qual é esse tamanho, e LEMBRAR que como os pratos da Engesa/Camper NÃO são paralelos provavelmente a mola que você escolher cederá um pouco mais quando estiver em regime de trabalho (= andar no asfalto)

Se a mola for menor, você poderá colocar calços preferencialmente de nylon (mais fácil) ou em metal (mais dificil). Se for muito menor, verifique qual a abertura máxima dela, pois a suspensão da Camper abre muito.

Se a mola for maior, procure outra, pois cortar elos da mola é burrice.

2) Defina a Mola Traseira

Como você não quer um carro "tunado" com traseira levantada (muito menos rebaixada), a mola que você irá colocar deverá deixar a traseira levemente mais alta quando o carro estiver vazio, coisa de 3 ou 4 cm.

O ideal é você fazer o teste da resistência da mola colocando pelo menos uns 600 kg dentro, distribuídos com 4 a 5 pessoas, mais bagagem, mais um estepe. Se você não anda sempre assim tão carregado, regule o peso para o padrão que você anda.

Da mesma forma que a anterior, o amortecedor não é batente, e a mola deve ser no máximo igual a abertura desejada (corrijindo-se as menores com calços, se for o caso)

3) Para usar Pneus 35" não há outra opção, você terá de levantar a cabine.

Se você tentar abrir a suspensão mais, você afetará o cáster. Se abrir demais o diferencial traseiro, ele ficará inclinado para trás e prejudicará a lubrificação.

Outro ponto importante nesse caso. Tire as molas e amortecedores, usando macaco jacaré levante a suspensão roda por roda e verifique ONDE os pneus pegam nas caixas de rodas. PROVAVELMENTE você terá de fazer alguns cortes nos paralamas para que um 35 caiba sem arrancar pedaços.

Eu disse tirar as molas e amortecedores por que assim fica mais fácil você erguer a roda para encontrar o batente mínimo. Note que isso não vale para a abertura máxima, pois as molas exercem papel fundamental na definição (o sistema panhard funciona com se fosse uma alavanca)

Finalmente, após tudo isso você descubrirá o que é ideal para SUA camper, mas, PELAMORDEDEUS, não transforme o resultado que você achou em receita para outros. A única coisa que serve como receita é o método de descobrir

Putz, escrevi demais. Espero não ter sido obscuro (e, por isso, errado) em alguma passagem. Desculpem-me pelo exagero.

Eriksom

Flavio Miranda
11/04/2006, 11:29
Carlão,

Essas medidas eu tb tinha visto e é um bom começo ! 8)
Mas tem outras da Rota que são maiores e que poderiam complementar a análise... :pensativo:
Quanto aos manuais disponiveis para obter as medidas das molas originais, não tem informamoes de expessura do fio, numero de elos, etc... :(

Parece..... que as molas do Engesa tem uma diferença de comprimento na frente e atrás. :roll: O que não acontece na Camper... :putz: Isso tb terei de confirmar.... :roll:

Eriksom,

Que beleza de instrução vc passou, :palmas: vou imprimir e seguir a risca assim que puder... :mrgreen:

------------

O Farias (Clube da Camper) descolou 2 exemplares das molas e amanhã vou passar na Bat Caverna para tirar as medidas e analisar melhor a situação...

Obrigado aos colegas pela disposição em ajudar :concordo:

haundrich
20/04/2006, 02:00
Eriksom,


É provavel que acabe comprando as molas da Rota4x4, mas quero estar convencido disto.

Por exemplo, se vc quiser colocar pneus 35" quais as molas da Rota são adequadas !?

Preciso apenas, das especificações das originais e do kit da Rota para comparar. O resto eu corro atrás e me prontifico a ser cobaia.

[ ] s agradecidos a todos que puderem ajudar... :concordo:

Eu acredito que se você pedir molas 2,5 pols maiores que as originais, deverá comportar os pneus 35 pols, se você partir para essa receita. Depois disso terá que usinar o eixo dianteiro e soldar, para ajustar o novo caster, para a direção não ficar boba na estrada. Depois terá que realinhar todo o veículo, podendo ter que ajustar as panhards, para que os eixos fiquem devidamente paralelos. E por fim, poderá ter que reajustar os suportes e talvez até os amortecedores terão de ser mexidos (mandar fazer sob medida). E por fim fim, além da base das molas tender a imprimir uma barriga na mola, a barra longitudinal trabalhará muito inclinada, de modo a forçar um pouco o pino longitudinal link ao chassi. E ainda observar como ficam os cardans.

outra receita é apenas subir os calços da carroceria. Pelo que tenho notícia, implica em subir também 2.5" pols(talvez nem tanto), pronlongar um pouco a barra de direção entre o volante e a DH, reajustar as pedaleiras. Não sei bem como fica a questão da alvanca de cambio. Espero não ter esquecido mais nada.

Em resumo, hoje eu não mexeria mais nas molas, mesmo com a tentação de aumentar o curso e obtendo resultado bom ou simplesmente para caber pneus 35.

O projeto da engesa é bom para aquilo que foi feito e não pode ser mexido no quesito suspensão. O máximo que se pode fazer é colocar amortecedor de ultima geração nesta viatura.

Tudo isso para caber os cobiçados 35 pols que ornam bem com a máquina engesa.

Agora meu palpite é apenas cortar (arrrgh) a caixa de rodas para caber os pneus. E olhe lá ainda.

Flávio

Flavio Miranda
20/04/2006, 09:49
Flavio,

Fiquei cansado e com dor no bolso só de ler seu relato para instalar os 35".... :? :(

Na prática, eu estou bem satisfeito com os 33". :wink: Acredito que assim que colocar umas molas e amortecedores mais rigidos e com curso adequado, já vai resolver para o meu uso que será trilhas leves e no máximo médias e estrada. 8)

Mesmo assim, acho que a contribuição de vcs neste tópico está sendo muito válida, orientando o povo no que se deve ou não fazer nestas belas viaturas. :concordo:

Grande [ ]. :D

Eriksom Teixeira Lima
21/04/2006, 10:11
outra receita é apenas subir os calços da carroceria.

.....

Flávio


Não é outra opção, é A opção!

Se tentar apenas mexer nos calços de mola e/ou nas próprias será obrigatório mexer em toda a suspensão, nos dois diferenciais etc. Simplesmente, o chassis da Engesa não foi fabricado para aguentar modificações.

Logo, levanta-se a cabine que é muito mais simples!

Eriksom

haundrich
21/04/2006, 15:48
Meu objetivo foi aumentar o curso da suspensão ( o meu eixo dianteiro tinha que usinar o alinhamento, tinha que acabar mexendo nisso mesmo, então o bixo do já-quê..), então esse foi o meu caminho, colocar molas maiores....etc etc etc..

Se o objetivo for somente para caber os 35 pols, então Erickson, você está enlameado de razão, é a opção!

Estou estudando rebaixar os pontos de ancoragem dos tirantes longitudinais e também das panhards, para se aproximar do angulo original novamente. E também modificar o braço pitman, para a devida compensação.
Não vi ninguém fazer isso ainda. Com a exceção das juntas dos cardans, que irão trabalhar forçado (encontrei uma solução para isso) não será mais necessário usinar o eixo dianteiro mestre para corrigir o caster. E deverá eliminar as possíveis "barriguinhas".

Flávio - "Quando iremos ficar contentes?"

Eriksom Teixeira Lima
23/04/2006, 14:41
Estou estudando rebaixar os pontos de ancoragem dos tirantes longitudinais e também das panhards, para se aproximar do angulo original novamente. E também modificar o braço pitman, para a devida compensação.
Não vi ninguém fazer isso ainda. Com a exceção das juntas dos cardans, que irão trabalhar forçado (encontrei uma solução para isso) não será mais necessário usinar o eixo dianteiro mestre para corrigir o caster. E deverá eliminar as possíveis "barriguinhas".



Raundrichy :D

O melhor seria você alterar os pontos de ancoragens (estamos falando dos olhais no chassis, certo :pensativo: ) de modo que eles ficassem voltados para baixo = o parafuso do tirante cruzasse o olhal tranversalmente.

Olhe e tente imaginar. Como você aumentou a abertura da suspensão com mola maior (ou calço ou sei lá se ambos) o parafuso do tirante fica forçando a bucha e, portanto, limitado por ela. Se você alterar a inclinação do olhal para baixo, o tensor poderá se movimentar mais, abrir mais, pois a bucha na posição de "descanso" estará sem pressão (pino a cruzará tranversalmente) e ela terá mais ângulo para torcer. Uma bucha de F-1000, similar a que usamos, "torce" até uns 30º. Se ela já estiver trabalhando com 15º por causa da maior abertura, ela abrirá apenas + 15º. Se ela estiver a 0º, ela abrirá 30º :concordo:

Quanto a panhard, em algum lugar aqui do Fórum tem uma excelente mensagem do Bill sobre esse tipo de suspensão. Em síntese, a panhard deve ficar o mais paralelo possível do diferencial, mas PARALELA a barra de direção. OU seja, você tem de abaixar as duas, panhard e direção.

No caso da direção, avalie trocar a caixa inteira por uma original do Opala, o que te permitirá usar os pitman da D-20, que é imenso e bem baixo. Depois de instalá-lo, aí você poderá definir o novo ângulo da panhard dianteira, aumentando o tamanho do suporte cravado no chassis (baixando ele em diração ao chão). Depois de acertada a dianteira, acerte a panhard traseira.

Na minha Camper, fiz isso anos atrás, e a estabilidade ficou muito melhor.

Na reforma atual (quase pronta), mudei o sistema de suspensão para o 3-link similar ao das traseira do jpx e da land, só que com material mais resistente e de mais fácil manutenção :D Daqui a umas 3 semanas postarei as fotos (só farei quando tudo estiver pronto para evitar olho gordo de alguns amigos :mrgreen: ).

Eriksom

haundrich
23/04/2006, 20:24
Eriksom

Aguardo com interesse as fotos da sua nova suspa 3link.
Vc fez 3-link no eixo dianteiro também?

Flávio

Eriksom Teixeira Lima
24/04/2006, 05:38
Flávio

Sim, nos dois eixos. Creio que na frente só foii possível pois uso o motor 14B da Toyota Band (e também os eixos) e ele é um pouco mais baixo e com o cárter diferente do S4T.

Eu acho que o que move a humanidade é a preguiça e a inveja :twisted:

Somente um preguiçoso poderia ter inventado a roda (ou domado os cavalos). A inveja que tive da suspensão da Camper do Caio foi demais 8) (veja na sessão frota a Camper do SJKaio).

A diferença é que decidimos radicalizar e trocar os tirantes originais da Envemo por tubulares qui-nem-qui os da Land. Por causa disso, a torre foi reforçada e o terminal usado nelas é o das carretas Scania, bem mais reforçado que o das MB usado nos jpx, e muito mais fácil de substituir do que o sistema das land (nos novos tirantes, são todos da F-4000) Nesta semana será tudo ponteado, recolocado o chassis debaixo da cabine para conferir a posição do motor, que pretendemos deslocar uns 10 cm para a frente (o proprietário anterior o tinha colocado muito atrás).

Ah, sim, esqueci de falar. Se você for realmente descravar/recravar os olhais dos tensores, tenha muito cuidado, pois as paredes do chassis engesa/envemo são finas demais. Palavra de quem jogou o chassis original fora :evil: Terás de cortar, reforçar a parede e recravar com extremo cuidado. Se seu mecânico for hábil para tanto, pense a respeito de fazer a mesma coisa com os suportes de molas, deslocando-os mais para a frente, para torná-los paralelos a base inferior, única forma de eliminar a barriga das molas.

+1 dica = se você for fazer tudo isso, aproveite e modifique os olhais inferiores dos amortecedores, girando-os 90º (paralelo a roda). Na posição atual, eles são bastante forçados quando a suspensão abre muito, e podem quebrar. Dá trabalho acertar a posição correta, pois você terá de fazer isso em cima do macaco, içando o carro de um lado e acertando a posição da roda do outro, assim que ela descolar do chão.

Mas como eu escrevi, não recomendo buscar a perfeição pois o chassis é frágil e dá trabalho fazer outro :putz:

Eriksom

billj
24/04/2006, 10:59
Se não fizer algo para resolver o travamento que se dá entre as quatro buchas no eixo, pode ficar mexendo a vontade com tudo o resto que não vai adiantar nada para melhora o curso..............

Abraços,

SJKCaio
24/04/2006, 11:39
Susp.

haundrich
19/05/2006, 01:55
Caro colega Carlos, teoricamente esta barriga ñ implica no curso da suspensão, o que ocorre é que a mola ñ trabalhará 100%, haverá uma pequena queda em seu trabalho por trabalhar em curva sendo que foi projetada para trabalhar reta, eu acredito que em muitas Engesas com este problema e de fabrica, (algumas série) sairam com as bases das molas fixada errada, fiz esta comparação com varias engesas e no visual confirmei esta diferença.
No meu caso como segue a foto assima eu fiz um palhativo que ficou 100%( coloquei uma arruela de aço cônica com alojamento p/ mola.

sds
Cabelo F1

Cabelo

Isso é muito importante. Vi uma vez na estrada, cujo suporte da mola (no chassi) ficava em posição diferente, e até mais alta.

Sabe como posso descobrir que série tem esse defeito?

Flávio

Cabelo F1
19/05/2006, 13:35
Caro colega, cheguei a este conclusão após várias comparação de meu de eixos dianteiro (ORIGINAL) com eixos novos e usadasos, dimensionei o meu eixo e achei esta diferença, conversando com o meu grande amigo falecido (João Rota4x4) onde o mesmo me ajudou bastente e confirmou esta diferença em algumas series de Enegesa, ele mesmo ja confrontará com este problema.
A respeito da série das Engesas que sairão com este problema é complicado pois ñ houve nenhum comunicado (RECALL)na época por parte da fabrica, sendo assim fica muito dificil identificar qual é os carros que sairão com este problemas.
No meu caso como vce pode ver na foto de pagina de abertura e bem grande esta barriga, consegui zerar esta barriga com calço cônico de arruela, caso vce precisar eu mando pra vce um desenho com as dimensão.


sds
Cabelo F1