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Ver Versão Completa : Como fazer meu jeep willy ter mais velocidade



Lucasmachado0610
18/03/2015, 22:39
Boa noite a todos, gostaria muito que me tirassem uma grande dúvida, tenho um Jeep 76 4cc motor ford 4 machas a ré puchando pra cima é jogando como se desse uma quinta macha, acho q é original, as relações da caixa satélite é original, gostaria de saber o q devo fazer pra ele ficar melhor, troca a caixa e coloco do chavette 4 marchas ou troco a relação da caixa satélite ?

Tenho essa dúvida pois não manjo nada do Willys, sou novo no fórum

Agradeço a todos

Roberto FL
18/03/2015, 23:18
Boa noite a todos, gostaria muito que me tirassem uma grande dúvida, tenho um Jeep 76 4cc motor ford 4 machas a ré puchando pra cima é jogando como se desse uma quinta macha, acho q é original, as relações da caixa satélite é original, gostaria de saber o q devo fazer pra ele ficar melhor, troca a caixa e coloco do chavette 4 marchas ou troco a relação da caixa satélite ?

Tenho essa dúvida pois não manjo nada do Willys, sou novo no fórum

Agradeço a todos
Já tentou rever a relação de coroa e pinhão?

Lucasmachado0610
19/03/2015, 00:40
Mais como assim rever a relação coroa e pinhão ? Isso é da caixa satélite ? O Mecanico me disse q original dele, tem força mais não tem velocidade, meu medo é mexer e ele ficar fraco entende, a relação q estar no seu Jeep qual é ?

georgevalle
19/03/2015, 07:37
Caixa de marchas não muda velocidade final (salvo as que tem 5ª marcha que geralmente são over drive), vai precisar trocar a relação coroa x pinhão, mas muito estranho você reclamar de velocidade do jeep o meu estava com motor de opala 4 e diferenciais originais e andava bem no asfalto algo em torno dos 90 km/h mais que isso considero muito arriscado para um veiculo muito velho e sem estabilidade.

Lucasmachado0610
19/03/2015, 07:54
Pois é amigo, meu Jeep pra dar 70 km hora tem q afundar o pé, a única coisa q eu queria nele é q ele estivesse mais arrancada tipo comer pneus na saída, mais acho meio difícil isso, mais qual coroa e pinhão eu devo colocar ?

Christen Eagle
19/03/2015, 08:46
Não adianta só olhar coroa/pinhão, o diâmetro do pneu também interfere!
Se alongar relação, ganha velocidade final e perde desempenho nas arrancadas.

xibiu!!!
19/03/2015, 10:21
Não adianta só olhar coroa/pinhão, o diâmetro do pneu também interfere!
Se alongar relação, ganha velocidade final e perde desempenho nas arrancadas.

Ganhar velocidade final e perder desempenho nas arrancadas também acontece aumentando o diâmetro dos pneus.
O meu Jipe está com pneus Pirelli modelo militares 6.50-16 e está igual ao do Lucas Machado.Para conseguir velocidade de 70 , 80 km/h chega dar dó...!
Também já pensei em ver a questão da relação dos diferenciais pois essa "lerdeza" não pode ser normal em configurações originais de transmissão.

Christen Eagle
19/03/2015, 10:59
Devem estar com coroa/pinhão 43x8
Eu uso 44x9 com pneu 31, e chega de boa a 70-80km/h de quarta,
Como uso cx de chevette tenho a 5ª e consigo viajar a 90 com giro baixo, mas falta força em qualquer subidinha...

Lucasmachado0610
19/03/2015, 13:25
Christen Eagle, uma dúvida, vc disse q perde força na subida, mais quando usa o 4x4 com reduzido ligado, da pra passar na área normal fazer uma trilha leve que água e morros de área ? To com medo de mexer e acabar tendo q voltar ao original, entende ?

Christen Eagle
19/03/2015, 13:48
Na reduzida quase não sente diferença... Vou para trilha na boa!
Tem q trocar dos dois eixos e não sai barato...

Lucasmachado0610
19/03/2015, 14:57
Christen, vc sabe certinho o custo das duas ? tipo é dianteira e traseira q tem q trocar ? minha caixa de macha é original teria q mexer tb ? colocar a do chevette

Roberto FL
20/03/2015, 15:21
Christen, vc sabe certinho o custo das duas ? tipo é dianteira e traseira q tem q trocar ? minha caixa de macha é original teria q mexer tb ? colocar a do chevette
estou ajustando os meus para 44x9 e vai sair 1800. Isso porque a loja pegou na troca o meu velho e peguei um usado. Coroa e pinhao novos custa 800 + 300 de mão de obra e outras pecinhas (retentor etc). Trocando os dois...

lmadeir
23/03/2015, 18:36
Ganhar velocidade final e perder desempenho nas arrancadas também acontece aumentando o diâmetro dos pneus.
O meu Jipe está com pneus Pirelli modelo militares 6.50-16 e está igual ao do Lucas Machado.Para conseguir velocidade de 70 , 80 km/h chega dar dó...!
Também já pensei em ver a questão da relação dos diferenciais pois essa "lerdeza" não pode ser normal em configurações originais de transmissão.

É perfeitamente normal. Com relação de diferencial de 5,38/1(43/8), pneus de 29 polegadas e caixa de 3 marchas original, o meu jeep chega, no máximo, a 70 e isso quase estourando o velho hurricane. Nos eua até vendem uma overdrive para colocar na parte de trás da caixa de transferência e "soltar" um pouco mais o jeep sem ter que alterar tanto a transmissão original. Aí estão alguns links: http://www.cj3apage.com/index/My_1950/installing_an_overdrive.htm http://www.public.asu.edu/~grover/willys/od.html, http://www.kaiserwillys.com/product/2650/willys-jeep-overdrive, só por curiosidade.

Roberto FL
14/04/2015, 15:45
É perfeitamente normal. Com relação de diferencial de 5,38/1(43/8), pneus de 29 polegadas e caixa de 3 marchas original, o meu jeep chega, no máximo, a 70 e isso quase estourando o velho hurricane. Nos eua até vendem uma overdrive para colocar na parte de trás da caixa de transferência e "soltar" um pouco mais o jeep sem ter que alterar tanto a transmissão original. Aí estão alguns links: http://www.cj3apage.com/index/My_1950/installing_an_overdrive.htm http://www.public.asu.edu/~grover/willys/od.html, http://www.kaiserwillys.com/product/2650/willys-jeep-overdrive, só por curiosidade.


Alguem prefere mudar o cambio em vez de alterar a relação coroa e pinhao? 4 para 5 marchas?

Christen Eagle
14/04/2015, 16:17
Alguem prefere mudar o cambio em vez de alterar a relação coroa e pinhao? 4 para 5 marchas?

Eu prefiro, mas o investimento é maior, cambio em bom estado + flanges + cardã + Mo.
Alongar a relação perde a vigorozidade do motor, tem que usar mais a embragem nas arrancadas, reduzir marchas onde não precisava...

Roberto FL
15/04/2015, 15:58
Eu prefiro, mas o investimento é maior, cambio em bom estado + flanges + cardã + Mo.
Alongar a relação perde a vigorozidade do motor, tem que usar mais a embragem nas arrancadas, reduzir marchas onde não precisava...

Qual a velocidade que você atinge sem forçar o GM151? Seu cambio é do chevette? coroa e pinhão 44/9?
ABÇ

Mauro-F75
16/04/2015, 16:23
Roberto,
Minha F-75 foi feita pra estrada, bem alongada, nunca ando em trilhas, relação 11/45, motor e cambio de opala 5 marchas, minha velocidade de cruzeiro é 90km/h a 3.000 RPM. Claro que conforme a subida ela pode pedir marcha, e daí? é só engatar a 4ª, o pior é ao contrário, muito curta, o motor gritando e não tem mais marcha. Se precisar de força é só engatar a reduzida.
abraço
Mauro

Lisandro Melo
07/05/2020, 14:09
Boa tarde amigos. Sou novo neste Forum e gostaria de tirar algumas duvidas, meu jeep é100% origunal,3 marchas,motor 6 cilindros,1969 é muito curto pra estrada,ja pensei em trocar a caixa mas acho que mexer no diferencial e mais simples. a pergunta é para andar de boa a 80km/h qual relação devo usar? um abraço a todos e muito obrigado.

Sydney66
07/05/2020, 22:05
Lisandro, boa noite;

Olha, pelo ano de seu jeep, seu diferencial deve ser o de relação 5,38:1 (43-8), para ficar um pouco mais rápido temos a relação 4,89:1 (44-9) que foi usada nas Rural e Jeep 4cc.
Agora andar "de boa" 80 km/h sei não, ainda vai ficar a uns 3000 rpm. O meu é um 4cc com essa relação menos curta, e mudei porque o que quero em um jeep é força, velocidade é para outros veículos.
Na minha humilde opinião, se quer andar rápido na estrada use um carro de passeio, o bom de um jeep é curtir a paisagem, andar por estradas ruins ou não pavimentadas, mas gosto não se discute, para mais que isso vai ter que mexer em câmbio também (o câmbio do chevette que tem 5 marchas) e tem flanges no mercado para não perder a CT e continuar sendo um "jeep".

Abraços

Aristides Jr
08/05/2020, 18:11
Lisandro Melo, boa tarde!

Bem vindo ao forum!

Parabéns pela originalidade do seu Jeep!

Quando puder poste fotos!

Sobre andar na estrada, nenhum Jeep é muito bom neste quesito!

Minha opinião de $2 cents:- Original funciona muito bem, tanto na cidade, campo e também estradas (melhor nas estradas com pouco transito e sem asfalto).

Concordo que existem raras exceções em que as adaptações trazem boas melhorias, exemplo freio a disco e conversão para 12 volts, até mesmo Santo Antônio...

Na grande maioria das vezes adaptações melhoram em alguma coisa e pioram em muitas outras!

Substituir o cambio original por um de Chevette, diga adeus a facilidade de substituir peças de embreagem, exemplo, garfo e cabos de acionamento, todo o conjunto fica mais longo e as alavancas de tração e reduzida mudam de lugar, terá que cortar o assoalho....
Ganha na vantagem da quinta marcha mais longa do que a terceira do seu jeep, mas geralmente quebra fácil pois não aguenta a força e o torque do motor 6cc.

Funciona bem numa situação de reconstrução, reconfiguração mecânica é uma opção bastante comum, mas apenas substituir pelo original não fica tão bom assim.

A opção de substituir a relação é a mais simples e não deve trazer grande problemas de adaptação.
Aqui no forum voce encontra como medir sua relação de diferencial.

Aconselho voce experimentar aumentando o tamanho dos pneus, tente emprestar de algum amigo, em primeiro meça com a trena o comprimento da volta completa e faça uma proporção. Vá para estrada e confira a velocidade com GPS (o velocimetro não acompanha a mudança de pneu), Veja se gosta do resultado!

Recentemente um colega aqui do forum estava em dificuldades com seu Jeep equipado com Pneus 750-16, o resultado era bem longo, mas faltava força na saída.

Enfim pense muito! não modifique nada sem pensar um milhão de vezes!

Abraço
Aristides Júnior