Ver Versão Completa : Chiming: Problema ou característica?
Roberto FL
17/03/2015, 15:08
Caros Jipeiros.
Comprei meu primeiro Willys depois de muita pesquisa, mas ele não quer parar de me presentear problemas. Agora tem o Chiming que não deixa, não vai embora. Parece praga.
Sei que tem muito sobre Chiming no forum, mas acho que tem muita novidade sobre o tema, pois as últimas postagens tem alguns anos.
no meu caso fiz o seguinte:
troqueis os terminais;
ajustei a direção hidráulica;
regulei os munhoes;
alinhei/balanceei;
mandei apertar as molas e jumelos;
o Chiming parece que piorou. Estava na Raposo Tavares e tive que parar de tanto Chiming que dava! O busão quase me atropelou...
Ok, tem ainda um folguinha, mas cansei e mandei botar o amortecedor de direção da Toyota lá no Josewal...
Não tinha feito isso porque o tal amortecedor dizem camuflar outros problemas etc e tal... Será que esta mascara resolve mesmo?
Abraços a todos!
Willian Del Piero Rocha
17/03/2015, 21:04
Qual a configuração de suspensão do jeep?? Original , ou adaptou a de Toyota ? Alinhamento do Jeep não é exatamente alinhado,,, se colocarem as rodas com Ângulo de 0° , bem alinhadinhas ,,está errado.
marciorank@gmail.com
17/03/2015, 22:49
Qual a configuração de suspensão do jeep?? Original , ou adaptou a de Toyota ? Alinhamento do Jeep não é exatamente alinhado,,, se colocarem as rodas com Ângulo de 0° , bem alinhadinhas ,,está errado.
isto tudo depende de como esta a sua barra de direção, se tiver as barras todas originais voce deve deixar o alinhamento um pouco fechado, caso voce deixar ele 100% alinhado, quando voce entrar em um solavanco parece que as rodas vão sair voando do seu jeep, melhor seria tirar umas fotos para que todos podem dar uma olhada e opinar com mais confiança.
Troller-a-vista
17/03/2015, 22:53
balanceamento local, procure e faca num lugar bom.
verifique se algum pneu nao esta desagregado.
eliasFerreira
18/03/2015, 09:04
Certa vez eu fui de zequinha com um amigo pra fazer uma trilha, e saindo da cidade, ainda no asfalto, o jeep dele começou a dar um chiming violento, a menos de 60 km/h. Parecia que a frente do jeep iria desmontar.
O cara tinha colocado bem mais que 30 libras nos pneus. Coisa de 36 lbs, não me lembro exatamente.
Voltamos no posto e ele baixou a calibragem pra perto de 25, e o jeep ficou normal.
Roberto FL
18/03/2015, 23:02
Verificou o cáster?
Caster??? Vish
Roberto FL
18/03/2015, 23:06
Vou tirar umas fotos no sábado quando pegar o chico. Alinhei tipo 0 mesmo. Não da???? Calibrei c 24 libras tbm...
O jipe está com um jumelo de uns 10 cm e molas originais c amortecedores rancho c regulagem macia.... Problemas???
Roberto FL
18/03/2015, 23:11
496071496071Não da p ver a suspensão mas da pra ter a noção da altura lift
Roberto FL
18/03/2015, 23:14
isto tudo depende de como esta a sua barra de direção, se tiver as barras todas originais voce deve deixar o alinhamento um pouco fechado, caso voce deixar ele 100% alinhado, quando voce entrar em um solavanco parece que as rodas vão sair voando do seu jeep, melhor seria tirar umas fotos para que todos podem dar uma olhada e opinar com mais confiança.
bem isso mesmo Márcio, pegou uma ondulacazinha e é o suficiente para chacoalhar tudo. Chega a cantar pneu!
marciorank@gmail.com
19/03/2015, 22:21
bem isso mesmo Márcio, pegou uma ondulacazinha e é o suficiente para chacoalhar tudo. Chega a cantar pneu!
coloca uma foto do eixo dianteiro com e que pegue os feixes de molas junto pra nois ver.
Roberto FL
22/03/2015, 17:15
496527496527496527
Roberto FL
22/03/2015, 17:32
496529 Segue foto por baixo
Roberto FL
22/03/2015, 17:34
496530Molas dianteiras
Pode ser impressão minha, o angulo das fotos não ajudou muito, mas a posição que está a bola do diferencial, continuo acreditando se tratar de cáster, isso é claro se todo o resto está Ok, como o amigo já falou. A saída do diferencial para o cardan está levemente apontando para cima, ao que me parece, caster negativo então... Isso pode ser "o" motivo ou "um dos" motivos...
Roberto FL
23/03/2015, 14:34
Rapaz, coloquei o amortecedor e o chiming agora sumiu. Aliás recomendo! A direção ficou firme e o jipe estável. Peguei 90 sem medo!
Quanto ao caster que devo fazer se estiver negativo? Acabei de trocar as duas coroas e pinhão...
Fica c$ro mexer ai?
ABÇ
Esse amortecedor aí está mascarando algum problema... :roll:
para saber se o cáster está errado (negativo) verifique se não há dificuldade do volante voltar a posição inicial após uma curva, e outro jeito é medir o ângulo mesmo (considere os toquinhos superior e inferior do munhão).
[]'s
Quanto ao caster que devo fazer se estiver negativo?
Fica c$ro mexer ai?
ABÇ
Se o cáster estiver errado, pode resolver de duas formas:
- colocando cunha nas molas - mais barato e dependendo da tua vontade, você mesmo pode fazer;
- girando os munhões - mais cara e deve ser feito por quem entende do assunto e com ferramentas para tal.
Se tiver smartphone, existem app´s específicos que fazem as vezes de um transferidor. Caso não tenha, procure um desses aqui que o pessoal usa na instalação de antenas parabólicas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-635538393-nivel-inclinometro-com-base-magnetica-pantena-parabolica-_JM
Como o tuna disse, pode usar os toquinhos como base, ou a base plana atrás deles.
Abraço.
Renato S. Lima
É o contrário, tem que abrir um pouco o alinhamento. Se fechar, o shimmy piora. Abrindo ele melhora. Ajuda também diminuir um pouco a pressão dos pneus da frente. Geralmente, quando se põe mais peso no eixo da frente, pneus maiores que os originais, discos de freio, etc, o shimmy aparece. Dar um pouco de divergência no alinhamento resolve nesses casos.
Roberto FL
24/03/2015, 10:34
Se o cáster estiver errado, pode resolver de duas formas:
- colocando cunha nas molas - mais barato e dependendo da tua vontade, você mesmo pode fazer;
- girando os munhões - mais cara e deve ser feito por quem entende do assunto e com ferramentas para tal.
Se tiver smartphone, existem app´s específicos que fazem as vezes de um transferidor. Caso não tenha, procure um desses aqui que o pessoal usa na instalação de antenas parabólicas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-635538393-nivel-inclinometro-com-base-magnetica-pantena-parabolica-_JM
Como o tuna disse, pode usar os toquinhos como base, ou a base plana atrás deles.
Abraço.
Renato S. Lima
toquinhos nas molas? Alguém tem fotos da alta tecnologia? Curioso o caster negativo ou positivo dar estes problema, mas entendi que deve estar negativo (de forma geral) para qualquer carro... vou pesquisar mais mas me parece algo um pouco complicado já que tem que mexer nas molas...
CUNHAS nas molas, não é toquinho nas molas. Os toquinhos são aquelas peças retangulares com 4 parafusos em cima dos munhões. O que falei é que o cáster pode ser "O" problema ou "UM DOS" problemas. Pode acreditar que o cáster fora pode causar sim o efeito de shimmy. E não, o cáster dos CJ´s é de 3º, não é negativo. Já tive problemas de shimmy quando alterei a suspensão de um CJ que tinha e não percebi que o cáster tinha sido afetado, só resolvi quando corrigi o cáster, já que o resto estava tudo ajustado e sem amortecedor de direção. Vou te dar uma sugestão, procure alguém especializado para verificar e se for o caso, corrigir, pois com essas coisas não da pra ficar experimentando e arriscando. De qualquer forma, abaixo seguem duas imagens do que é a alta tecnologia da cunha nas molas. Abraço. Boa sorte.
496781 496782
Roberto FL
24/03/2015, 15:40
CUNHAS nas molas, não é toquinho nas molas. Os toquinhos são aquelas peças retangulares com 4 parafusos em cima dos munhões. O que falei é que o cáster pode ser "O" problema ou "UM DOS" problemas. Pode acreditar que o cáster fora pode causar sim o efeito de shimmy. E não, o cáster dos CJ´s é de 3º, não é negativo. Já tive problemas de shimmy quando alterei a suspensão de um CJ que tinha e não percebi que o cáster tinha sido afetado, só resolvi quando corrigi o cáster, já que o resto estava tudo ajustado e sem amortecedor de direção. Vou te dar uma sugestão, procure alguém especializado para verificar e se for o caso, corrigir, pois com essas coisas não da pra ficar experimentando e arriscando. De qualquer forma, abaixo seguem duas imagens do que é a alta tecnologia da cunha nas molas. Abraço. Boa sorte.
496781 496782
Obrigado Renato, agora entendi o sentido do toquinho e cunha, pois achei dentro da minha ignorancia em molas que seria uma especie de deslocador de eixo feito de madeira! Que coisa..... quanto ao caster vc tem razão. Estabilidade é com caster positivo.
Sydney66
30/03/2015, 21:37
Amigo, boa noite.
Vá no site da Jipebras, na aba suspensão, e procure "cunha da mola". Custa 15 reais. Vai resolver seu problema.
Abraços
Roberto FL
31/03/2015, 17:12
Amigo, boa noite.
Vá no site da Jipebras, na aba suspensão, e procure "cunha da mola". Custa 15 reais. Vai resolver seu problema.
Abraços
voce ou alguém teria uma foto para termos uma idéia de como fica nas molas?