Ver Versão Completa : Roadtrip - Paraguai, Argentina, Chile e Bolívia - 12600 km sozinho de Bandeirante
GuilhermeAdolf
17/03/2015, 00:37
Bem, vou relatar agora como foi essa roadtrip de 20 dias a bordo de um Toyota Bandeirante. Foram 12600 km, saindo de Cariacica-ES e passando pelo Paraguai, Argentina, Chile e Bolívia.
Começo dizendo que fui muito desencorajado por uns e extremamente motivado por outros. Como fiz a viagem sozinho, muitos se preocupavam com a segurança, quebras no veículo, comunicação e etc.. mas graças ao bom Deus, nada de pior me aconteceu.
Não fiz a viagem sozinho por opção, e sim por falta de pessoas com tempo/dinheiro/disposição para rodar tudo isso de carro. Acredito que se fosse depender dos ‘outros’, nunca iria sair do Brasil.
Para uma viagem desse porte, é extremamente necessário um planejamento prévio muito bom. Conheça as estradas, as rotas alternativas, os locais, os atrativos, as dificuldades, suas limitações e as do seu carro. Adquira um bom GPS e coloque nele todos os mapas necessários, além de mapas off-line no celular e mapas impressos, coordenadas e todo tipo de referência para não se perder nos piores lugares.
Tenha em mente que 12600km é quase a média anual de um veículo pequeno, e que para rodar isso em 20 dias, é necessário um veículo extremamente robusto e confiável.
Por isso minha opção foi a Bandeirante. Veículo diesel, com tração 4x4 e sem eletrônica alguma.
De itens, levei jogo de chaves, alicates, correias, lâmpadas, fusíveis, filtros de óleo e diesel, porcas e parafusos diversos, desengripante, cruzeta, líquido de arrefecimento, óleo de motor, dois estepes, pranchas de desatolamento e outras miudezas.
De itens obrigatórios, levei cambão, dois triângulos, seguro carta verde e seguro soapex.
A ideia inicial era gastar em torno de 6000 reais e viajar por 25 dias, tendo como principais pontos a travessia da cordilheira pelo Paso San Francisco, o litoral do chile, praias, o parque pan de azucar, monumento la portada, monumento la mano del desierto, atacama e suas redondezas, a entrada na Bolívia pela reserva Eduardo Avaroa e a chegada ao Salar de Uyuni, retornando até o atacama, atravessando o Paso Jama e aí retornando pro Brasil.
Acabou que fiz a viagem em 20 dias e gastando 6500 reais. Saindo de Uyuni, fui direto em direção ao Brasil, entrando em Corumbá-MS.
Dormi todos os dias no carro, exceto um, em que dormi no alojamento da polícia fronteiriça chilena.
Levei um pouco de reais, usei cartão de crédito e fiz saques em moeda local, conforme achava melhor.
GuilhermeAdolf
17/03/2015, 00:38
Ok, vamos começar.
Saí de Cariacica-ES por volta das 4h da manhã e a intenção era passar de São Paulo. Já pro fim do dia meu escapamento caiu no chão. Ele tinha sido feito todo de inox no dia anterior da viagem, e o rapaz esqueceu de soldar uma união. Parei o carro, amarrei ele e segui viagem até conseguir informação de uma oficina pra dar uns pontos de solda. Estava uma chuva terrível e encontrei uma oficina de 4x4 em Cachoeira Paulista, onde o dono, Eder, gentilmente fez o serviço sem me cobrar nada. Além de bater um bom papo sobre Toyota e outros veículos.
Segui viagem e dormi em algum posto na BR-116, próximo de São Lourenço da Serra, lá pras 11h da noite. Peguei muito trânsito no RJ e me perdi umas 3 vezes dentro de SP.
Saí de São Lourenço umas 5h da manhã, peguei muita cerração até umas 7h da manhã, o que me atrasou um pouco. Segui viagem e quando parei pra comer alguma coisa, vi que o escapamento tinha encostado no tanque traseiro, chegando a derreter uma parte. Como precaução, tirei um pouco do isolante térmico do capô e revesti o escapamento. Seguindo, peguei uma chuva braba de granizo entre Guarapuava e Laranjeiras do Sul e depois disso chuva torrencial até chegar em Foz do Iguaçu.
Dormi em um posto de Foz, e logo pela manhã fui procurar a ANVISA para poder tirar a carteira internacional de vacinação, que disseram ser exigida na Bolívia. Dei umas 20 voltas até achar a bendita e depois segui para a ponte da amizade. Mil paraguaios vieram me oferecer ‘estacionamento’ para poder parar e carimbar o passaporte, alegando que não havia onde estacionar. Neguei todos e confirmei depois que havia como estacionar na frente da aduana paraguaia.
Ali foi rápido, levei os documentos, carimbaram e nem olharam o carro. Logo em seguida troquei 50 reais pra poder pagar os pedágios da ruta 7, que liga Ciudad del Este até Assunção.
495784
GuilhermeAdolf
17/03/2015, 00:41
A ruta 7 é excelente, e foram uns 3 pedágios de uns 8000 guaranis. Nesse trecho haviam muitas barreiras policiais. Em uma delas fui parado e o guarda pediu os documentos, perguntou onde ia, de onde vinha e etc.. quando ia me liberar pediu dinheiro para alguma coisa que não entendi, na cara dura, pediu propina na cara dura o safado, mas realmente não entendia o que ele dizia, aí acabou mandando ‘adelante, adelante!’.
Atravessar o Paraguai era coisa rápida, cerca de 5h. Fácil. Mas quando estava quase chegando em Assunção, o GPS recalculou a rota, fazendo com que eu desviasse o caminho e tomasse rumo para a fronteira Argentina, entrando pela cidade de Formosa. ‘Tudo bem’, pensei, ‘bom que evito a aduana de Assunção, que deve ser mais cheia’. Fui descendo por uma estrada até boa, e que depois virou terra com placa de ‘obras’. Segui, esperando o asfalto recomeçar, e o que começou foi o chaco. O chaco paraguaio é um grande enlameado que adere firmemente ao carro, secando e virando quase que pedra.
A estrada era ótima! Para nós que gostamos de lama. Fui aproveitando de começo, mas depois piorou. Grandes buracos, costelas de vaca.. comecei a ficar preocupado com o horário de fechamento da aduana. Faltavam ainda uns 80km de chaco e já estava de tarde. Precisei dar uma esticada onde dava, e assim foi. Quando cheguei na bendita cidade de Alberdi, que faz divisa com a Argentina, fui informado que não havia como atravessar o rio Paraguai de carro, que não haviam balsas, apenas uma ponte para pedestres... Não me restava outra opção, tinha que voltar tuuudo e passar pela aduana de Assunção..
Ok, já estava escurecendo, estava com fome, pouco combustível e uma raiva danada do GPS. Voltei pelo mesmo caminho, um pouco mais embalado e em certo momento me deparei com uns 8 caras no meio do caminho, mandando parar o carro, de noite. Obviamente parei, vai saber né, no Paraguai, você imagina de tudo. Quando se aproximaram do carro, veio aquela catinga de cachaça.. eram pescadores que estavam com o carro quebrado. Eram 8, sendo um idoso e uma criança. Queriam carona até a próxima cidade, que ficava pelo menos 2horas de carro.
O paraguaio, principalmente os do meio rural falam um espanhol muito difícil de se compreender, mesclado com guarani. Somado ao tanto de cachaça que tinham tomado, ficava quase impossível entender e falar.
Como fiquei sensibilizado com o idoso e a criança, disse que poderia dar carona para até 3 pessoas, pois dentro do carro estavam minhas tralhas. Beleza, pediram pra levar algumas caixas em cima do carro.. amarramos as caixas.. e ok, aí entrou o muleque, um outro cara, e outro, e outro, e outro... entraram 5 atrás! Onde mal cabem 2! E aí o velhinho ficou na frente. Não sabia o que fazer, não conseguia conversa no dialeto deles! Hahahaha
Tava uma catinga de peixe e cachaça dentro do carro. Sentaram em cima do meu travesseiro, cobertos, malas.... enfim... pensei ‘tô fazendo a boa ação do dia’. Os outros dois conseguiram uma carona com um outro carro que passou depois.
Beleza, seguimos e o carro estava bem carregado, e pegando uns buracos brabos, naquela escuridão, acabei quebrando um amortecedor dianteiro. Na verdade, quebrou o pino do olhal superior.
Ok, segui mais devagar ainda. Depois que entramos no asfalto, fui parado por 4 policiais paraguaios. Quando viram a placa de fora já vieram com sangue nos zói. Quando viram então aquele monte de gente no carro, sem cinto.. puts, pensei ‘tô fudid, vão é me prender nessa merda’. Me pediu os documentos e já questionando o que era aquilo tudo, e eu não entendendo o guarani dele, não conseguindo explicar a situação, foi que um dos pescadores começou a conversar com ele e não faço ideia do que conversaram, mas o guarda meio irritado disse ‘adelante! Adelante!’ .. saí voado hehehehe
Acho que se estivesse sozinho, iria me dar mal ali.. depois fiquei pensando na ‘sorte’ de ter arranjado aqueles pescadores.
495785
GuilhermeAdolf
17/03/2015, 00:44
Deixei eles em uma cidade e aí segui rumo a Assunção.. já eram umas 11h da noite.. fui direto pra aduana argentina em Clorinda. Cheguei lá, e fizeram uma geral no carro, olharam cada bolsa, cada porta treco, cada forro de porta.. colocaram o cachorro pra farejar, entraram debaixo do carro, olharam por cima, motor.. enfim, tudo. Demorei quase 1 hora ali. Segui e achei um posto logo em seguida. Parei pois precisava tomar banho, comer, abastecer, dormir..
Nessa hora aprendi a primeira lição de espanhol. Perguntei se havia ‘banheiro’, a moça prontamente disse que sim e apontou numa direção e saiu. Enquanto pegava as coisas pra tomar banho, ela me apareceu com um saco de gelo. ???????????
Comecei a rir e ela disse ‘hielo’ ‘hielo?’, foi então que descobri que banheiro é baño e chuveiro é ducha... Tomei minha ducha, abasteci o carro pagando 12,34 pesos argentinos no litro de ‘gasoil’. Dormi por ali.
No outro dia, saí cedo e segui viagem, com direção à Catamarca. Fiquei impressionado com a quantidade de barreiras policiais. Em cada entrada e saída de cidade, cruzamento de rutas e outros pontos, havia barreiras, algumas da gendarmeria e outros da caminera. A gendarmeria segundo relatos, é honesta, já a caminera.. bem, tem fama de corruptos. Fui parado em todas as barreiras. Mas não só eu, carros argentinos também. Em alguns casos, TODOS os carros eram parados, fazendo até algumas filas.
Quando era parado, não pensava duas vezes, já entregava aquele monte de documento e papel, seguro e tudo mais, pra ser liberado o mais rápido possível. Em nenhum momento pediram pra olhar o cambão e os triângulos, mas conferiram o extintor uma vez.
Almocei um matambre com papas fritas e cocacola, deu uns 90 pesos. Troquei mais uns pesos com o dono do restaurante e segui viagem. De tarde, um guarda me parou, pediu os documentos e disse que estava irregular por estar com quebra-mato no carro. Disse que era ilegal na Argentina e tal. Já sabia dessa artimanha deles e argumentei que apenas é ilegal quando ultrapassa os limites do carro, e que além disso, era um equipamento de fábrica(mentira) do carro. Ele foi ao superior dele, cochichou algo, voltou e disse meio nervoso ‘adelante, adelante!!’
Segui viagem pelas infinitas retas dos chacos argentinos até chegar de noite em algum lugar próximo de Aimogasta. Dormi por ali.
495786
GuilhermeAdolf
17/03/2015, 00:49
De manhã cedo segui para Fiambalá, última cidade antes de pegar a ruta 60 e a cordilheira. Cheguei em Fiambalá umas 10h da manhã, fui até o único posto e descobri que não aceitavam reais, nem cartões de crédito e que não havia casa de câmbio na cidade.. fui ao caixa eletrônico e não conseguia sacar dinheiro. Precisava encher os dois tanques para poder atravessar os 500km até o Chile, pois não existem mais postos depois da cidade.
Fui obrigado a voltar 50km pra cidade anterior, Tinogasta, onde peguei uma fila de uns 8 carros pra poder abastecer. Tanque cheio, já era meio-dia e estava na dúvida se subia a cordilheira ou não. Segui novamente para Fiambalá e decidi fazer a travessia.
Fui subindo por uma ótima estrada asfaltada, com paisagens incríveis e com uma inclinação constante de subida. Parava para tirar fotos e não via um único veículo sequer subindo comigo, o que me deixou apreensivo. Via de hora em hora algum descendo.
Subindo mais e mais, atingindo os 3000, 3500 de altitude, via cada vez mais fumaça preta pelo escapamento, sinal de diesel mal queimado. Precisava aliviar o pé. Subia de 4ª.. 3ª.. 4000m de altitude. Esfriou muito e ventava pra porra. Conseguia ver os primeiros nevados e vulcões.
Cheguei na aduana argentina umas 17h, fiz o trâmite e segui, com um tempo feio pela frente, nuvens pretas e trovões. Esse trecho depois da aduana até a fronteira é mais inclinado, subi devagar e aproveitando a paisagem, tirando fotos e sempre de olho no relógio.
O curioso desse trecho é que, você dá baixa no visto argentino, mas não ‘entrou’ oficialmente no Chile ainda. Está andando meio que ilegal por ali hehehe.
É chegada a fronteira, onde alcanço a altitude de 4726m. Qualquer esforço faz doer um pouco a cabeça e o deixa sem ar. Tiro algumas fotos dos nevados e vulcões ao redor. E entro no Chile.
A estrada do Chile é totalmente em rípio. Um cascalho, que às vezes é bom e às vezes é bem traiçoeiro. Além disso, começa uma chuva muito fria. Unindo isso tudo ao grande declive da estrada, tive boas doses de adrenalina, com o carro derrapando várias vezes na estrada. Muito cuidado nesse trecho, pois está em obras. Há alguns caminhões e picapes rodando por ali, muitas bifurcações, e pouca sinalização.
Olhando pelo retrovisor, via entre nuvens o vulcão Incahuasi, o nevado San Francisco, e o nevado Ojos del Salado, segunda maior elevação das Américas.
Passei pela Laguna Verde, que estava cinza, por conta do tempo fechado e segui sempre descendo.
E cheguei na Aduana Chilena. Mas já estava fechada. Tive que dormir no alojamento da aduana, ao lado do Salar de Maricunga. Não reclamei, estava exausto. Pude cozinhar, arrumar as coisas no carro e ver as fotos até então. Sentia um pouco de dor de cabeça por conta da altitude e tomei um remédio. Dormi e acordei de madrugada, para poder fotografar o céu de noite. Estava muito frio, acredito que próximo de 0º já. Tirei meia dúzia de fotos e voltei pra cama.
495787495788495789
GuilhermeAdolf
17/03/2015, 00:53
Acordei pela manhã, fiz a papelada e não me pediram o seguro SOAPEX.
Deram uma olhada no carro e por incrível que pareça, a única coisa que queriam encrencar era com as pranchas de desatolamento. Fiz em casa, com uma tábua de madeira com ripas pregadas na horizontal. Queriam se certificar que não havia fungos ou qualquer tipo de inseto, verme na madeira.. Explicaram que o Chile, por estar isolado pela cordilheira, pode ser contaminado com espécies estranhas. Ok. Me liberaram.
Foi difícil dar partida no carro, estava muito frio ainda. Espirrei um pouco de desingripante na admissão, dei uma partida pesada e o carro pegou. Andei um pouco e parei no sol, pra dar uma esquentada no motor e poder seguir viagem.
O marcador estava com menos de ¼ e ainda faltavam uns 200km até Copiapó. Fiquei preocupado? Claro. Por mais que eu soubesse que havia pelo menos uns 50litros entre os dois tanques.
Em tempo, tenho dois tanques interligados na Bandeirante. O original com 60 litros e o adaptado, com 80. Acontece que o primeiro, não consigo encher totalmente, e o segundo, fica um pouco mais baixo que o primeiro. Sendo assim, quando o primeiro zera, o segundo ainda fica com um chorinho de uns 15 litros.
Depois da aduana chilena, há uma grande subida novamente. Chegando quase aos 4700. E eu via o marcador de combustível zerando.. aquilo me deixado nervoso. Quando voltei a descer, foi um alívio, via o marcador subindo novamente e aí fui embora. Descia, e descia, e descia, sem parar. Muitas montanhas coloridas, alguns miúdos vilarejos, algumas mineradoras.. mas nada de postos ainda.
Cheguei ao asfalto e aí já estava chegando em Copiapó. Fui direto para um posto, onde abasteci quase 90 litros. 500 pesos por litro. Fiz um saque de 200k pesos, equivalente a uns 1000 reais e aproveitei pra almoçar por ali. O almoço, purê de batatas com carne, e um guaraná, custo cerca de 8000 pesos.. achei caríssimo.
Como estava há dois dias sem dar notícias pra família, procurei um local que vendia chip da Movistar. Custou 3000 pesos e vinha com uns 100mb de internet. Ótimo, pensei.
O problema era que eu precisava de uma Rut, uma identidade chilena, pra ativar o número. E quem disse que eu conseguia com o pessoal? Nada. Ninguém dava. Até entendo..
495790
Ótimo relato! Tem que ter coragem para encarar essa empreitada sozinho. Serve de estímulo pois estou sempre adiando planos por falta de pessoas com tempo e disposição. Aguardando os próximos capítulos. :pipoca:
jorgeffn
17/03/2015, 10:25
Guilherme....
Parabéns pela coragem... e é isso mesmo... tem hora que temos que "meter a cara"..... muito bacana os relatos e imagens!
abs!
GuilhermeAdolf
17/03/2015, 12:18
Segui rumo ao litoral do Chile. A intenção era conhecer a Bahia Inglesa e a Playa Virgen. Peguei a ruta 5 e no caminho encontrei um ponto de apoio para caminhoneiros. Parei, tomei um banho e troquei de roupa.
Bahia Inglesa e Playa Virgen pelas fotos da internet.. puts.. maravilhosas.. mas quando cheguei na Bahia Inglesa, veio a decepção.. a água era escura, cheeeeio de gente, e havia muitas águas vivas no mar. Perguntei prum casal chileno e eles disseram que sempre é daquele jeito..
Então, parti pra próxima: Playa Virgen. Peguei um trecho pela areia da praia e depois caí de novo na rodovia. Voltei mais uns 20 minutos e entrei numa estrada de chão, que por sinal tinham muitos veículos indo e vindo.
Cheguei, estacionei o carro e de cima era até bonita a praia. Peguei a gopro e fui pra areia. Tirei a bermuda e na hora de entrar na água... pqp! Parecia aquela água que sobra na caixa de isopor! Gelada demais!!! Entrei, claro, ir até o outro lado do continente pra não entrar na água é sacanagem! Depois de acostumar com a água dá até pra ficar dentro sem chorar. A água é bonita, mas não maravilhosa. Valeu só pelo mergulho no ‘Pacífico’.
Curiosidade: os homens chilenos não costumam usar sunga de praia. Eu era o único a usar na praia inteira. Fiquei até meio sem graça quando estava caminhando entre as famílias kkkk
Bem, apesar da água estar muuuito fria, o dia estava muito quente. Fui até uma barraquinha na intenção de comprar uma cerveja, mas o governo chileno proíbe a venda nas praias. Ok, fiquei só na vontade e tomei uma coca cola.
Dali, segui viagem para Chañaral, onde iria visitar o Parque Nacional Pan de Azucar. Cheguei em um posto exatamente na frente da entrada do parque. Estacionei, peguei as coisas pra tomar ducha(800pesos) e enquanto conversava com a moça que cobra a ducha, sobre a rut para ativar o chip, um caminhoneiro veio e me perguntou qual era o problema. Expliquei pra ele a situação e ele dizendo que já veio muito ao Brasil, minas, rio, bahia e outros estados, gentilmente me cedeu a rut dele e assim pude ativar o chip. Fiquei muito agradecido, pois iria ficar praticamente sem comunicação na viagem.
Ali, comi um x-tudo com refri, custou uns 2000 pesos.
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/11025147_826537237440151_7268871604501634878_n.jpg ?oh=7c6034b9070af35c18a7afb767f3b546&oe=558041EC
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/11025137_827145884045953_4101891253175670534_n.jpg ?oh=3877f4f9cc24f3dd32e4314780e997ad&oe=55799591
GuilhermeAdolf
17/03/2015, 12:24
Acordei pela manhã, e fui em direção ao parque. Logo na entrada, haviam um casal de mochileiros pedindo carona. Eram franceses e iam para o parque também. Estavam com mochilas enormes, entraram meio apertados no carro e seguimos viagem conversando em inglês/espanhol. A moça era estudante de turismo e ele de jornalismo, estavam viajando o chile já há 3 meses e ficariam mais uns 5.
Chegamos na portaria do parque, onde nos informaram os passeios, características do parque, fauna e flora.. enfim, muito bom, muito bem explicado. Faz toda a diferença ter alguém com vontade de lhe apresentar o local, dando dicas e suporte ao turista. Não apenas vendendo o ticket, entregando um panfleto e ‘se vira’.
Dos passeios, escolhi fazer três, o sendero las lomitas, o sendero do pan de azucar e o passeio de barco até a ilha. Como os senderos ficavam distantes, ofereci carona novamente aos gringos. De início fomos até o sendero do pan de azucar, onde há uma caminhada de cerca de 1.30 até local. A vista é magnífica! O contraste do deserto e do mar rendem belas fotos!
Descemos e voltamos ao local base, onde há alguns restaurantes e locais de camping. Almocei peixe frito com batatas enquanto os gringos faziam um lanche no carro.
Após descansar do rango, embarcamos no barco para visitar a ilha e conhecer os Pinguins de Humboldt, espécie endêmica da corrente que traz as águas geladas pro litoral do chile, e outros, como lobos marinhos e aves diversas.
Durante o passeio, pudemos observar as tocas dos pinguins com filhotes, pinguins adultos na ilha, além de outras aves. Entretanto o momento mais impressionante foi quando vimos um lobo marinho predando um pinguim. Era incrível como ele o jogava para fora da água como se fosse brinquedo e o sacolejava. Não levei minha câmera, apenas a gopro, portanto não tenho registros.. Chegamos bem perto de um grande lobo marinho que estava dormindo em uma pedra, e que resmungava bem alto cada vez que o motor do barco roncava.
Retornamos ao litoral depois de quase 2 horas, nos aprontamos e fomos em direção ao sendero las lomitas. Há uma caminhada boa, de mais umas 2h. Chegamos lá e o sol ainda estava bem alto, o pôr do sol ia demorar um pouco ainda.. tirei umas fotos e encostei pra cochilar. Depois o francês veio me perguntar se íamos ficar ali muito tempo, eu disse que queria ver o pôr do sol, aí ele disse que tava preocupado porque a namorada tinha descido sozinha há algum tempo.. eu já tinha visto o pôr do sol em Caldera, mas ali seria uma paisagem fantástica... enfim, acabei descendo com ele atrás da namorada. Chegamos no carro já escurecendo e a encontramos lá.
Fim do dia, eu seguiria para Taltal, onde pretendia dormir. Como também era a rota deles, foram de carona novamente. Chegando em Taltal, não havia nenhum lugar muito bom para dormir, mesmo no carro. O posto da cidade era minúsculo, a praça num lugar muito movimentado.. e o hostel da cidade queria 20000 pesos pela noite, absurdo!
Fui obrigado a segurar o cansaço e seguir viagem até Antofagasta. Fomos pela ruta pan-americana, que de dia deve ser maravilhosa, mas de noite é muito perigosa, com muitas curvas e penhascos. Depois de mais umas 3 horas de viagem, chegamos num posto próximo de Antofagasta para abastecer. Disse que ficaria por ali, por já estava exausto. Os franceses conseguiram dormir dentro da lojinha do posto.
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/10639633_827145797379295_6919057082448954465_n.jpg ?oh=14ee3a11f52d4bf86f4f9f720320ecfe&oe=55B0B2D8
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/11035587_827147954045746_5408441255117116941_n.jpg ?oh=9e76344f7a4cef55fff04248c679d668&oe=55737C80
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/1509681_827146110712597_148031408753519557_n.jpg?o h=e2784514f74fc336ed36984fd141cc5f&oe=55B7EB8A&__gda__=1434684043_6736e23acadce04b7494bf073afb1f3 e
GuilhermeAdolf
17/03/2015, 12:31
Dormi bem, acordei já tarde, e não encontrei mais os franceses. Comprei uns sanduíches na loja do posto, cada um por 800 pesos, e segui rumo ao monumento Mano del Desierto, que fica na beira da ruta 05. Como eu havia feito o trecho de noite de Taltal até Antofagasta, passei próximo dele e não o vi.
Fui até lá e a surpresa de vê-lo quase sem pichações foi grande. Tirei uma das melhores fotos da viagem na minha opinião.
De lá, sob um sol escaldante, segui rumo a cidade de Antofagasta. Precisava comprar um HD externo para esvaziar os meus cartões de memória.. tirei mais fotos do que imaginava. Paguei 50000 pesos em um HD de 1Tb. Além disso, precisava de um adaptador pra carregar a bateria da minha câmera.. as tomadas chilenas eram diferentes dos adaptadores que havia levado. Como não encontrei o adaptador, comprei 10cm de fio paralelo, uma plug macho, e com um pouco de fita isolante, adaptei meu carregador com saída pra tomada chilena.. parecia até original kkkk
Dali do centro da cidade, fui até o monumento natural La Portada. Muito bonito, um mar muito azul e a quebrada é linda. Pena que o acesso pela parte da praia estava fechado devido a desmoronamentos.
Após, o destino era o atacama.
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/11038991_827146387379236_6557467665932798701_n.jpg ?oh=b5d6fa4922538c623e88416bd75849f5&oe=55B41640
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/10632766_827146707379204_1121585507858842726_n.jpg ?oh=a8ad358a7c454f3aa54e1239c914c69e&oe=55702EEF&__gda__=1437930117_64030d113bfb3de63fb2eb627242792 1
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/11017474_827146864045855_4391194443174286117_n.jpg ?oh=834669716c9b1e247946fd0325899450&oe=55B6C884&__gda__=1434510093_a27882d08d06cbb928f3d693ff39c2b 0
GuilhermeAdolf
17/03/2015, 12:35
Ótimo relato! Tem que ter coragem para encarar essa empreitada sozinho. Serve de estímulo pois estou sempre adiando planos por falta de pessoas com tempo e disposição. Aguardando os próximos capítulos. :pipoca:
Dimasi, sim, coragem! O relato é justamente para mostar que é possível fazer essas expedições de maneira autônoma, sem contar com essas operadoras de turismo 4x4. Quero incentivar outros viajantes!
Guilherme....
Parabéns pela coragem... e é isso mesmo... tem hora que temos que "meter a cara"..... muito bacana os relatos e imagens!
abs!
Jorge, obrigado! Sim, como diz raul seixas 'coragem, coragem, se o que vocêr quer é aquilo que pensa e faz'..
As fotos na íntegra, estão no meu facebook, quem quiser pode me procurar por lá.
Fabio_Roberto
17/03/2015, 12:40
Excelente!! Li tudo e com certeza esse foi o ponto alto do meu dia!
Valeu, agradeço por compartilhar.
Eu tb sou a favor do faça vc mesmo, agencias de turismo cobram o olho da cara, ja falei com muitos que foram e me disseram que é um saco.
No inicio do ano eu fiz 6000 km pelo Brasil com minha família sem conhecer o percurso apenas com dicas e foruns da internet.
Parabéns!!
Abraço!
GuilhermeAdolf
17/03/2015, 13:41
Saindo de Antofagasta, passei por Calama e fui me aproximando de San Pedro de Atacama já no entardecer. Chegando na cidade, é possível avistar parte do Vale de la Muerte e o vulcão Licancabur. Logo pela pista, há uma placa apontando para o Vale de La Luna, que é um dos destinos mais procurados no atacama e que é justamente procurado no entardecer.
Não pensei duas vezes, entrei na estrada de terra e cheguei em uma cancela de carros fechada. Não havia ninguém, não havia informações, nem placas. Vi que havia uma passagem ao lado da cancela, e imaginei que carros não estavam permitidos, sendo apenas feito o percurso via canela.
Peguei a câmera, gopro, e um casaco pois ventava muito. Fui subindo pela estrada e vendo que ao lado havia uma grande duna, no mesmo molde que os relatos falavam. Na qual era observado o pôr-do-sol. Subi mais um pouco e encontrei uma pequena trilha que levava pra duna. Segui subindo e já quase lá em cima, apareceu um carro com dois caras fazendo sinal para que eu saísse dali. Gritavam várias coisas e eu pouco entendia por causa do vento forte. Desci e quase fui apedrejado. Eram dois guardas do local. Disseram que eu não podia ter entrado, que estraguei a duna (???), que podia ser multado.. enfim, bati boca com eles durante um tempo pois não me sentia errado, já que não havia nenhuma, repito, nenhuma placa ou informativo dizendo que era proibido adentrar ou qualquer outro aviso.
Não sou moleque, já fui em diversos locais de conservação natural e nunca depredei nada. Enfim, fui embora, não aproveitei nada no final do dia e segui pra cidade.
Dei uma volta pela cidade de San Pedro de Atacama, que é pequena. Vi muitos motociclistas, motorhomes, e as diversas vans das operadoras de turismo. Parei no estacionamento municipal, próximo a outros viajantes. Perto do estacionamento, há um banheiro pago, 200 pelo baño e 800 pela ducha.
E ali foi meu ponto de apoio durante os outros dias.
Fui até a cidade, dei umas voltas, vi gente do mundo todo, todas as línguas. O que mais me surpreendeu foi o preço da comida.. um prato, que pra mim, não era farto, girava em torno de 8000 pesos, quase 40 reais. Comi nesse primeiro dia, por preguiça de entrar em cada restaurante e por precisar carregar minha câmera, purê de batatas e carne de porco.
Comprei sanduíches e água nas mercearias, pra poder levar no próximo dia durante o passeio.
GuilhermeAdolf
17/03/2015, 14:06
De noite, fez certo frio, em torno de 15º, mas nada que incomodasse. Acordei pela manhã, me arrumei e segui rumo ao Paso Sico, onde encontraria as Lagunas Altiplanicas e o Salar de Talar.
A subida é boa, cheguei novamente acima dos 4000m e encontrei sem dificuldades a entrada pras lagunas. O valor de entrada é de uns 2500 pesos, e eles te explicam onde pode ir e tal. Peguei o carro, desci mais uns 500 metros e dei de cara com a Laguna Miscanti. Linda, um azul incrível e compondo uma paisagem fantástica com os vulcões e nevados ao fundo. Dali, seguindo mais 500 metros, encontra-se a laguna Meniques, menor que a outra, mas bonita como.
Fui fotografado várias vezes pelos turistas. Achavam o carro o máximo. Um casal alemão até pediu para que eu fizesse pose pra uma foto hehehehe
Saindo das lagunas, continuei na estrada, subindo. O asfalto acabou e virou rípio. Avistei o Salar de Talar e fui em sua direção.
Por ali havia algumas trilhas pela terra. Segui uma delas e caí no meio do Salar, numa mistura de sal e água, até tracionei pra garantir. Dei umas voltas e voltei pra estrada principal, onde encontrei outra trilha. Segui e encontrei as famosas Piedras Rojas, onde havia um bom lugar para fotografar, apesar da água não estar tão bonita.
Voltei pra estrada e segui mais um pouco, onde encontrei uma terceira entrada, essa aparentando ser pouco rodada. Ela me levaria na parte que fica atrás do salar e aí segui. O caminho é de uma areia muito fofa com pedras. Não recomendo para carro pequenos, sem tração ou quem não tenha coragem, porque ali eu estava realmente no meio do nada.
Ali estava andando meio que sem ter pra onde ir quando vi uma formação rochosa que me chamou a atenção. Encontrei uma única trilha dentro da areia fofa, na qual segui, ainda assim afundando cada vez mais.
As pedras pareciam estar brotando da areia, como uma nascente de água, não sei, achei interessante. Fotografei e voltei pelo caminho, pegando a estrada principal e chegando novamente em San Pedro.
Estacionei o carro, dei uma volta na cidade, comprei mais uns sanduíches, água, e passei mais uma noite.
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/v/t1.0-9/11050227_827147070712501_233520748956817521_n.jpg? oh=10183c04adcc1aefc450ca9eb13598a4&oe=557B4C83
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/10458606_827147397379135_1435382740174543501_n.jpg ?oh=88cfa213e91ad4f8efd78316d6d04f1a&oe=55B1B00A&__gda__=1438013571_8d46e45bd5769c36c81c3b51718f0a7 8
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/v/t1.0-9/10344763_827147510712457_8761168259635089051_n.jpg ?oh=1f6a7620e57c31dd83516af7e05b05b5&oe=55BAD7FE&__gda__=1433730639_2d272d284fcb91309ee8c12fbb30c23 f
http://imageshack.com/a/img633/2986/Qh4xEp.png
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/10686691_827520244008517_2402580161067630434_n.jpg ?oh=c02aa47b2f6ad3eaa08fa27fed5103a9&oe=55754B2E&__gda__=1433744278_dd08274cb88e78985cf1d660364028a 3
GuilhermeAdolf
17/03/2015, 19:21
Excelente!! Li tudo e com certeza esse foi o ponto alto do meu dia!
Valeu, agradeço por compartilhar.
Eu tb sou a favor do faça vc mesmo, agencias de turismo cobram o olho da cara, ja falei com muitos que foram e me disseram que é um saco.
No inicio do ano eu fiz 6000 km pelo Brasil com minha família sem conhecer o percurso apenas com dicas e foruns da internet.
Parabéns!!
Abraço!
Fábio, eu que agradeço por ter paciência de ler o que escrevi até agora. Tem bastaante coisa ainda.. hehehe
Acho até legal a ideia dos comboios, das agências, mas o preço cobrado deve ser absurdo.. fora que você fica preso no roteiro deles e tudo mais. Fiz todos os passeios por conta, quando e como queria.
Abraço!
CAPT GOTTLIEB
17/03/2015, 20:42
Bem, vou relatar agora como foi essa roadtrip de 20 dias a bordo de um Toyota Bandeirante. Foram 12600 km, saindo de Cariacica-ES e passando pelo Paraguai, Argentina, Chile e Bolívia.
Começo dizendo que fui muito desencorajado por uns e extremamente motivado por outros. Como fiz a viagem sozinho, muitos se preocupavam com a segurança, quebras no veículo, comunicação e etc.. mas graças ao bom Deus, nada de pior me aconteceu.
Não fiz a viagem sozinho por opção, e sim por falta de pessoas com tempo/dinheiro/disposição para rodar tudo isso de carro. Acredito que se fosse depender dos ‘outros’, nunca iria sair do Brasil.
Para uma viagem desse porte, é extremamente necessário um planejamento prévio muito bom. Conheça as estradas, as rotas alternativas, os locais, os atrativos, as dificuldades, suas limitações e as do seu carro. Adquira um bom GPS e coloque nele todos os mapas necessários, além de mapas off-line no celular e mapas impressos, coordenadas e todo tipo de referência para não se perder nos piores lugares.
Tenha em mente que 12600km é quase a média anual de um veículo pequeno, e que para rodar isso em 20 dias, é necessário um veículo extremamente robusto e confiável.
Por isso minha opção foi a Bandeirante. Veículo diesel, com tração 4x4 e sem eletrônica alguma.
De itens, levei jogo de chaves, alicates, correias, lâmpadas, fusíveis, filtros de óleo e diesel, porcas e parafusos diversos, desengripante, cruzeta, líquido de arrefecimento, óleo de motor, dois estepes, pranchas de desatolamento e outras miudezas.
De itens obrigatórios, levei cambão, dois triângulos, seguro carta verde e seguro soapex.
A ideia inicial era gastar em torno de 6000 reais e viajar por 25 dias, tendo como principais pontos a travessia da cordilheira pelo Paso San Francisco, o litoral do chile, praias, o parque pan de azucar, monumento la portada, monumento la mano del desierto, atacama e suas redondezas, a entrada na Bolívia pela reserva Eduardo Avaroa e a chegada ao Salar de Uyuni, retornando até o atacama, atravessando o Paso Jama e aí retornando pro Brasil.
Acabou que fiz a viagem em 20 dias e gastando 6500 reais. Saindo de Uyuni, fui direto em direção ao Brasil, entrando em Corumbá-MS.
Dormi todos os dias no carro, exceto um, em que dormi no alojamento da polícia fronteiriça chilena.
Levei um pouco de reais, usei cartão de crédito e fiz saques em moeda local, conforme achava melhor.
Sou Oficial de Marina da Reserva e minha opção natural para conhecer o Chile foi por mar, passando pela Terra do Fogo e cruzando o temível Cabo Horn. Fiz Rio de Janeiro - Valparaíso em 2 semanas, a bordo de um transatlântico moderno. O oceano Pacífico na leste da América do Sul é precorrido pela corrente de Humboldt, uma corrente polar muito fria e que percorre toda costa chilena e peruana. Nadar nestas praias, mesmo no verão é muito desagradável. Idem para o vento. Esta mesma corrente faz com que no Chile chova pouco, mas não falta água, pois o degelo dos Andes supre muito bem, exceto no Atacama. Eu cruzei a cordilheira pela estrada dos caracoles, que liga Santiado do Chile a Mendoza (Argentina), numa van. Estive na entrada do parque do Aconcágua e vi de longe as neves eternas (era Janeiro, pleno verão). Depois retornei via aérea. Como conheci a região, fiquei admirado da tua coragem e preparo para enfrentar sozinho terras estranhas, clima hostil (com o qual não estamos acostumados), os Andes, além de língua, usos e costumes bem diversos. Minha filha foi ao Atacama e me mostrou fotos impressionantes, embora bonitas. Mas uma coisa te ajudou muito e foi a escolha do carro. Um JIPÂO Toyota diesel, bem preparado, pode ir até a Sibéria e voltar. PARABÉNS!
GuilhermeAdolf
17/03/2015, 20:50
Acordei pela manhã e fui abastecer o carro. Rodei muito até conseguir encontrar a bendita ruazinha que dá pro posto. Paguei 512 pesos por litro de diesel.
Nesse dia eu subi em direção ao Paso Jama, com destino ao Monges de la Pacaña, Catredales de Piedra, Salar de Águas Calientes e Salar de Tara.
Atenção para esses destinos, pois a sinalização é praticamente inexistente e o risco de se perder é muito grande, além de atolar na areia ou lama.
A estrada pro Paso Jama é excelente, e em 40 km você sobe praticamente 2000 metros de altitude, chegando na casa dos 4500m. Depois de muito subir, há uma descida e logo pela esquerda você avista os primeiros monumentos de pedra. Parecem até que as pedras deram uma derretida. Ali já é válido usar a tração.
Segue-se mais um pouco e entrando mais pra dentro, é possível observar os monges. Os monges são nada mais que grandes pedras que estão no meio do deserto, parecem que foram colocadas ali, muito curioso. Entre todos, o mais conhecido e bonito é o Obelisco.
Existe por ali um caminho padrão bem batido, com um solo já mais firme, por onde passam as vans. Mas eu queria emoção, e fiquei andando pelas dunas. Mas nem sempre obtinha sucesso hehe. Mas rodei por ali tudo, fui em uma parte em que acreditava ser as Catedrales e depois rodei o Salar de Águas Calientes. Nesse trecho do Salar, muito cuidado, existem uma lama bem pegajosa na borda e muitas pedras pontiagudas.
Parei pra comer algo e depois de olhar o GPS, segui rumo às Catedrales e o Salar de Tara. Existem duas opções pra chegar ao Salar. A mais comum, segue pelo meio dos monges rumo norte e depois nordeste, e leste. A outra passa por trás do Salar de Águas Calientes.
Segui pela rota dos monges e encontrei um deserto imenso, com infinitas trilhas de carro. Segui observando o GPS e após um tempo encontrei as grandes Catedrales e Piedra e mais um pouco o Salar de Tara.
Repito, muito cuidado ao entrar nesse trecho, fui e voltei em aproximadamente 5 horas no total e encontrei apenas UM veículo com guia local. Uma quebra ali é um grande risco. É o local onde o filho chora e a mãe não vê.
Já quando estava saindo do Salar de Tara, uma van, essa que citei acima, me parou e para minha surpresa, saíram modelos pedindo para tirarem fotos com o carro. E o mais surpreendente, eram brasileiras! Voltei com o carro, e elas tiraram algumas fotos. Depois voltei para San Pedro já com uma tempestade se aproximando.
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/11034283_827742890652919_2415041729069509023_n.jpg ?oh=4066841e38c7570e497160b30472f1a0&oe=55AF7A8D
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/l/t1.0-9/11054411_827743100652898_4785170851871183577_n.jpg ?oh=74138b8db6e9206f75a8aa679f11b1bc&oe=55815064
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/11034273_827743837319491_4880173984126980209_n.jpg ?oh=5d4ef6ca961197a4d30c60b860ed846c&oe=558338EF
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/10003083_827744300652778_6591830277242862820_n.jpg ?oh=c9925d7b58b84ac58a57655708c01493&oe=5574B084
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfa1/v/t1.0-9/11042946_827744390652769_3151601580797952651_n.jpg ?oh=a2657dd38f54e7f0aa369283d55a5bc2&oe=55B08A45
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/1661983_827744363986105_8873612468673827167_n.jpg? oh=6f4733b917f236cc39f9db2e821d6462&oe=557AE6BB
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/11001756_967103460018529_7623933012013648082_n.jpg ?oh=ed1d63855d79aa5998dd087bed7e8247&oe=5576BFD8&__gda__=1433555122_682b824e33fa2493a6db64f9a19ec92 2
Giufrassetto
17/03/2015, 20:51
Guilherme,
Sensacional a viagem e a coragem!
Parabéns!
Estou no aguardo da continuação do relato.
GuilhermeAdolf
17/03/2015, 20:58
Sou Oficial de Marina da Reserva e minha opção natural para conhecer o Chile foi por mar, passando pela Terra do Fogo e cruzando o temível Cabo Horn. Fiz Rio de Janeiro - Valparaíso em 2 semanas, a bordo de um transatlântico moderno. O oceano Pacífico na leste da América do Sul é precorrido pela corrente de Humboldt, uma corrente polar muito fria e que percorre toda costa chilena e peruana. Nadar nestas praias, mesmo no verão é muito desagradável. Idem para o vento. Esta mesma corrente faz com que no Chile chova pouco, mas não falta água, pois o degelo dos Andes supre muito bem, exceto no Atacama. Eu cruzei a cordilheira pela estrada dos caracoles, que liga Santiado do Chile a Mendoza (Argentina), numa van. Estive na entrada do parque do Aconcágua e vi de longe as neves eternas (era Janeiro, pleno verão). Depois retornei via aérea. Como conheci a região, fiquei admirado da tua coragem e preparo para enfrentar sozinho terras estranhas, clima hostil (com o qual não estamos acostumados), os Andes, além de língua, usos e costumes bem diversos. Minha filha foi ao Atacama e me mostrou fotos impressionantes, embora bonitas. Mas uma coisa te ajudou muito e foi a escolha do carro. Um JIPÂO Toyota diesel, bem preparado, pode ir até a Sibéria e voltar. PARABÉNS!
Agradeço as palavras, Capitano! Realmente é uma viagem que exige tudo da pessoa, e tudo do carro. Sozinho, garanto que é uma viagem para poucos.
Abraços!
Guilherme,
Sensacional a viagem e a coragem!
Parabéns!
Estou no aguardo da continuação do relato.
Obrigado Frassetto! Poder relatar me faz sentir a viagem novamente, é ótimo!
Abraços
Espetacular! Parabéns pela coragem e empreitada. Na sua idade eu comprei uma moto Suzuki DR 650 para fazer uma viagem semelhante, passando por esses países, mas a minha família perturbou tanto que abortei a missão. Em seguida vendi a moto... quanto às modelos, não deu nem uma carona a elas? Heheheh. Um abraço
Relato sensacional Guilherme, mas ainda não consegui lhe achar no face
GuilhermeAdolf
18/03/2015, 00:54
Espetacular! Parabéns pela coragem e empreitada. Na sua idade eu comprei uma moto Suzuki DR 650 para fazer uma viagem semelhante, passando por esses países, mas a minha família perturbou tanto que abortei a missão. Em seguida vendi a moto... quanto às modelos, não deu nem uma carona a elas? Heheheh. Um abraço
rfedex, vou confessar que a pressão aqui em casa foi grande para que não fosse, mas hoje vejo que sentem muito orgulho pela minha coragem e determinação. Quanto às modelos.. hehehe, uma delas conhecia minha namorada kkkkkk
É mole? No meio do deserto, aparecer uma van cheia de modelos loiras, brasileiras, e uma ainda conhecer minha namorada??? hahahahaha
Relato sensacional Guilherme, mas ainda não consegui lhe achar no face
E. Mac, segue o profile https://www.facebook.com/guilhermeadolf.
Abraços
GuilhermeAdolf
18/03/2015, 02:20
No dia seguinte, o roteiro previsto era Gêiseres del Tatio e Termas de Puritama pela manhã, e lagunas Chaxa e Cejar pela tarde.
E assim foi. Saí do estacionamento às 4.30 da manhã, seguindo rumo norte pela B-245. Junto comigo haviam outros carros, vans e picapes indo pro mesmo destino.
Acabei me equivocando a respeito da altitude dos gêiseres, e pensando que era no mesmo nível de San Pedro, acabei não abastecendo o carro. Mas quando peguei a estrada e vi que a subida era como a para travessia da cordilheira, já fiquei preocupado com combustível. A estrada é toda de terra e demora cerca de 2h até a entrada do parque. Em certo momento, havia uma neblina tão forte na estrada, que me perdi, saindo da estrada e andando por uma via de obras.
Chegando no parque, o rapaz que me abordou pra cobrar a entrada disse que eu não poderia entrar por estar sozinho, que eu deveria ter vindo com mais gente, ???
Como assim, não posso ir sozinho...
Depois de explicar minha situação, ele cobrou a entrada, que não lembro o valor, mas foi algo mais caro que os outros, e segui pra dentro do parque. A estrada ficou bem cheia de lama, por causa da água jorrada nos gêiseres. Alguns carros pequenos ficaram pelo caminho e os donos seguiram a pé.
Passei pelo ‘point’ dos gêiseres mas preferi continuar subindo, até que encontrei um local com uma vista de todo o parque termal. Assisti o nascer do sol lá de cima, com um frio de doer.
Observação: carro sem tração e pneus bons não sobe, não adianta tentar. Eu estava sozinho lá em cima.
Tirei algumas fotos e quando a bateria da minha câmera acabou, tive uma surpresa.. a bateria que eu havia deixado carregando no restaurante, estava praticamente zerada também. Provavelmente não encaixaram bem na tomada.. estava só com a gopro.
Desci para ver os gêiseres de perto, e a verdade é que eles não me impressionaram taaaanto assim. Sai fumaça, sai. Sai água, sai. Mas imaginava algo muito maior, não sei. Mas é algo novo, portanto, válido. Dei uma volta pelas várias formações, fotografei um pouco e quando acabou a bateria da câmera e pronto pra ir embora uma alemã veio me perguntar se eu tinha um ‘wire, cable’. Mas ela falou um inglês tão agarrado que achou que eu não tinha entendido, foi aí que pegou o celular e mostrou uma foto de uma Hilux atolada até o fundo da caçamba. Então disse pra ela que sim, eu tinha o que ela queria e iria ajudar.
Segui uns 20 metros e encontrei a Hilux numa poça gigante de lama, totalmente atolada. Olhei pro motorista e deu vontade de perguntar ‘você é retardado ou fez curso?’. Explico: a poça de lama estava totalmente fora da estrada. A impressão que tive é que ele quis entrar ali, com pneus lisos, totalmente de asfalto. Enfim, analisei a situação e vi que era melhor puxar com o cambão do que com o guincho.
Posicionei o carro, conectei o cambão, tracionei e reduzi a bandeirante e antes que o gringo pudesse contar até três, eu já tinha tirado aquela jaca da lama. Eles vieram muito felizes dizendo ‘uow, your car is very, very Strong! Incredible!’. Guardei o cambão, voltei pra tração de alta e segui viagem.
Esse trecho é muito muito bonito, foi onde vi as montanhas mais nevadas. Valeu muito o visual da volta.
Falando em volta, parei antes nas termas de puritama. Deixa-se o carro no estacionamento e desce cerca de 500m de canela. Levei uns 8000 pesos pensando no valor da entrada. Quando cheguei lá e fui informado que o valor era de 15000.. quase desisti.. mas vendo aquelas piscinas com água tão cristalina e aquele vapor saindo, tirei o escorpião do bolso. Voltei lá em cima e busquei mais dinheiro. Paguei e ali aproveitei as termas por umas 2 horas. Ali mesmo almocei um sanduíche que havia comprado na noite anterior, troquei de roupa e voltei pra San Pedro.
Na cidade, abasteci o carro novamente, e dali fui em direção a Laguna Chaxa. Paguei cerca de 2000 pesos pra entrar. Mas não fiquei tão impressionado. Talvez porque o tempo estava meio nublado e a laguna não estava com a cor devida. Tirei umas fotos e saí.
Fui em direção a Laguna Cejar. Essa sim, estava ansioso. Cheguei e fui informado que eu podia ficar o dia todo por 15000 pesos, absurdo, ou 30 minutos de graça. Hehehe. Claro que fiquei nos 30 minutos de graça. Entrei e quando perguntei onde podia trocar de roupa, o rapaz disse que eu não podia usar o banheiro. Ótimo. Fui pra laguna e era realmente como nas fotos, talvez até mais bonita. Todas as pessoas boiando e fazendo posições estranhas na água.
Nota: A Laguna Cejar possui uma salinidade tão alta, que não é possível afundar. Você realmente flutua nela.
Entrei de bermuda e no começo bateu um certo medo, pois havia uns 2 metros de borda e depois um grande buraco, que se verificava pela imediata transição de cor da água. Pra entrar, é meio sem jeito, você não sabe bem como começar a boiar. Sentei e fui meio de barriga. Já boiando vem uma sensação indescritível, só quem foi sabe como é. Você consegue ficar em pé na água, não na superfície, óbvio, mas fica como uma rolha. Enfim, esse passeio é obrigatório.
Depois que saí da água veio a parte ruim. O sal. Você fica simplesmente incrustado de sal. Minha bermuda ficou dura. Minha gopro praticamente cristalizou. Como não podia usar os banheiros, o jeito era seguir daquele jeito.
Tomei informação a respeito de outro local, os Ojos del Salar. Ficavam próximo, uns 10km dentro do Salar. Segui e encontrei dois deles, talvez os mais famosos. Os Ojos del Salar são lagunas de água doce que surgem ali, no meio do deserto. Não me arrisquei tomar banho ali.
Voltei pra San Pedro e quando cheguei no estacionamento, e desliguei o carro, tive uma surpresa: tudo tinha desligado, usb, geladeira, som, lâmpada. A ignição não virava e nenhuma luz acendia no painel. Sem desespero, abri o capô e comecei a procurar o problema. Sabia que vinha da bateria ou dos cabos, e depois de procurar um pouco, vi que o barramento positivo onde se conectava vários fios, havia quebrado por causa da vibração do carro. Fiz um armengue, reorganizando os cabos e aproveitando um espaço vazio na barra e consertei.
Depois disso, fui tomar uma ducha pois estava completmente sujo.
Fui na cidade, fiz mais um saque de 200k pesos, comprei mais uns sanduiches e fui dormi.
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/10994046_829261433834398_7732499309521773944_n.jpg ?oh=e10d9705271843f922681580d57d92e7&oe=55816C4C
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/v/t1.0-9/14064_829263130500895_396223401902722366_n.jpg?oh= 485c59db45ba9b854efb783526035831&oe=55BB68C5&__gda__=1438358016_2e413a7a17c882c9ab34afbc9c115c4 2
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/10647026_829817893778752_478030796244220595_n.jpg? oh=b4f9040dddc8fc8c7c27e7cb31435368&oe=55713BC3&__gda__=1434760842_851c1f9d22bb1f0e09d5da863546478 7
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/11028366_829817970445411_4677532273093762615_n.jpg ?oh=cb436277a09e17b9f6942d345a8efc51&oe=557D22D3&__gda__=1434512218_4872f384aba734b5423b354596dca98 2
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/10982037_829818100445398_6062480120361066037_n.jpg ?oh=90965ec25a56a59885c4b095b5a16691&oe=55B6D3C6&__gda__=1434228140_abe345c60fb7c73778a2a5f6291af72 1
Guilherme
Só uma dúvida. Como vc consegue dormir numa band curta ??
GuilhermeAdolf
18/03/2015, 10:54
Guilherme
Só uma dúvida. Como vc consegue dormir numa band curta ??
Rapaz.. se eu te contar que dormia no banco do motorista kkk
Eu não sei qual é o modelo do meu banco, mas é muito confortável. Tanto que andei isso tudo sem sentir desconforto nas costas. Eu reclinava o banco todo e dormia ali tranquilo. Sou pequeno, tenho 1,67.
Mas a ideia é adquirir uma barraca de teto, pra ter mais conforto.
GuilhermeAdolf
18/03/2015, 13:34
No último dia em San Pedro, o previsto era conhecer a Cordilheira de Sal, o Vale de la Muerte e o Vale de la Luna.
Segui para a entrada da cidade, onde temos a Cordilheira de Sal na direita, sentido Calama. Ali subi por um grande morro e fiquei do lado de um grande paredão de pedra, mas depois percebi que estava no lugar errado. Desci e encontrei a entrada pra Cordilheira de Sal. É um cenário muito bonito. Ver o sal em camadas entre a rocha vermelha é surpreendente. Seguindo a estradinha de terra, chega a uma subida com muita areia, que pelo GPS iria encontrar outras duas pistas. Tentei subir ali, mas como havia um grande paredão pra baixo do lado pra onde o carro tava derrapando, desisti.
Voltei pra pista principal e fui em busca das outras duas pistas que deveriam se encontrar com essa. Entrei numa outra rota de terra e fui seguindo, atravessando o rio enlameado que passa ali por umas três vezes. Continuei e a rota foi ficando mais difícil, com muitos buracos, estrada estreita e sempre um desfiladeiro pro lado do motorista. A vista lembrava aqueles filmes de Marte, tudo vermelho. Não topei nenhum carro na subida, apenas ciclistas.
No final da subida, dei de cara com um túnel escavado dentro da montanha, fiquei animado, pensei que iria travessar por ali e tal, mas desci e verifiquei que havia acontecido um desmoronamento, e não era possível passar com o carro. Ok. Deixei o carro. Peguei água, comida e câmera e atravessei o túnel, cheguei do outro lado e vi uma turma de ciclistas subindo a parte de cima da montanha, por cima do túnel. Fui seguindo eles e lá pra cima, andando mais e mais, temos a vista do Vale de la Muerte.
É muito bonito. As cores vermelhas e o arranjo das montanhas faz um cenário maravilhoso. Fiquei um tempo apreciando e voltei pro carro. Acredito que esse caminho que fiz não é o usual, já que do outro lado do túnel, o caminho segue até chegar novamente na pista de asfalto.
Como seriam passeios próximos nesse dia, aproveitei o horário da tarde para ir até a lan house e esvaziar meus cartões de memória, passando pro HD externo.
De tarde, lá pras 4h, segui rumo ao Vale de la Luna. Na portaria, paguei a entrada de uns 2500 pesos, recebi um panfleto do parque e a moça dizendo rapidamente e riscando o mapa só dizia ‘isso não’ ‘aqui não’ ‘fechado’ ‘não pode’ ‘vá até aqui.’ Enfim, como disse, a recepção faz diferença.
Segui de carro pelo parque e fui até o Anfiteatro, que é uma grande formação rochosa vermelha, na direita. Tirei umas fotos e voltei para o estacionamento onde há a trilha pra subir pra duna. Essa duna, é onde as pessoas sobem no final do dia para verem o pôr do sol. Subi e como estava cedo, fiquei rodando por ali, até encontrar no final da crista daquela montanha, um lugarzinho show de bola, onde eu teria uma vista, que acredito eu, era a mais bonita.
Fiquei sozinho ali esperando o tempo passar, e quando foi caindo o sol, foi possível ver o espetáculo de cores e sombras que ocorre ali. A paisagem parece que toma vida própria. É muito bonito. Quando o sol começou a se pôr começaram a chegar pessoas, querendo invadir meu espaço. Quase pisando em mim, resolvi sair e ‘deixar’ tirarem fotos ali onde estava.
O dia já findava e começava a escurecer. Segui pro carro e comecei o retorno pra San Pedro.
Pelo caminho, fui abordado por duas meninas de bicicleta, pedindo que eu levasse um rapaz que tomou um capote com a bike dele. O moleque tava todo lenhado, quebrou a bike toda. Mal conseguia mexer o braço. Joguei a bike em cima do carro e depois de muito rodar em San Pedro, ele conseguiu achar o Hostel dele.
E assim encerravam os passeios no Atacama.
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/18290_829673327126542_411817653863274950_n.jpg?oh= 49d2331e138a5743e7822f6b5205bcfd&oe=55709586
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/11045396_829673307126544_5807779844214468763_n.jpg ?oh=de3422933c25230bc0ae24d19bee0ec7&oe=55AE351E&__gda__=1438039156_7a9316ddfe94a9819c34010048d6ccd 4
https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/v/t1.0-9/10428544_829673437126531_6150724601475903034_n.jpg ?oh=c09f40130ede76c738de563e99056f1e&oe=55BA6332&__gda__=1433831940_6f8c6415aa19d6c9f3c46060edbce28 c
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xaf1/v/t1.0-9/11043084_829674003793141_8601576580412634593_n.jpg ?oh=be9746b89f71c53f8352ff632d3c2744&oe=5581FD45
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/10632655_830514983709043_7507454648142129039_n.jpg ?oh=87eb1399294d0a14e0a5cecbe10580da&oe=557C45F5&__gda__=1437633183_021e59e285bc3834789c2072f74318d c
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/10441397_829818487112026_6526832367570216590_n.jpg ?oh=61886214a7500e4f9bc6399292a97455&oe=55757C02
IsmaelMatos
19/03/2015, 09:36
Parabéns Guilherme.
Belas fotos, excelentes relatos. Sigo acompanhando a tua viajem.
Saudações
AlonsoFausto
19/03/2015, 15:38
Muito legal Guilherme, parabéns pela trip!
Cara Parabéns que sonho de viagem é muito bom sabe que ainda existem lugares perfeitos assim que você realmente vê que são criações maravilhosas. .....Um sonho que um dia também realizarei
Sonhador
20/03/2015, 07:57
So tenho a dizer que são lindas e Impressionantes , algumas imagens posso dizer que são Fantasticas.
Parabens Bons relatos e detalhados ... penso que esses relatos poderam virar livro , talvez ao estilo guia de viagem.
Esse tipo de viagem sozinho tbem e boa para colocarmos a cabeça no lugar e mexer com alguns Valores pessoais .
Sobre você ter encontrado a Modelo conhecida no meio do deserto , so tenho a dizer que o mundo e pequeno demais , sou de São paulo e a alguns anos fui fazer um serviço em uma cidade do meio do Pará ,lugar onde vc chega de barco ou avião , e la encontrei um conhecido de SP.
So tenho a dizer que são lindas e Impressionantes , algumas imagens posso dizer que são Fantasticas.
Parabens Bons relatos e detalhados ... penso que esses relatos poderam virar livro , talvez ao estilo guia de viagem.
Esse tipo de viagem sozinho tbem e boa para colocarmos a cabeça no lugar e mexer com alguns Valores pessoais .
Sobre você ter encontrado a Modelo conhecida no meio do deserto , so tenho a dizer que o mundo e pequeno demais , sou de São paulo e a alguns anos fui fazer um serviço em uma cidade do meio do Pará ,lugar onde vc chega de barco ou avião , e la encontrei um conhecido de SP.
Exatamente o que o colega falou. Já fiz umas viagens sozinho e em especial uma serviu de momento de reflexão e paz, culminando em uma melhor tomada de decisão em determinado momento crítico que passava. E vale ir para o livro as suas aventuras. Um abraço
Sérgio Bambirra
20/03/2015, 19:48
Belo relato! :palmas: Show de viagem! :drool: Eita vontade de cair na estrada tb! :safari-rig:
Acompanhando... :pipoca:
Sds.
William Bescro
20/03/2015, 20:54
Guilherme,
Parabéns pela AVENTURA, tenho pensado muito em realizar esse sonho, e tenho lido e procurado muita informação para viajar "por conta própria", claro que seria bacana ter mais alguns aventureiros acompanhando e curtindo essa maravilha toda, porém como vc mesmo diz, se ficar esperando pelas possibilidades alheis, difícil sair do lugar!!!
Ah, mais uma observação, quando se é bastante jovem, dorme-se até sobre uma pequena moto... rsrsrs... já fiz isso...rsrsrs!
Brincadeiras a parte, seria muito legal se pudesse relatar o tempo e km entre os pontos fortes de turismo de relevante importância, onde vale a pena ficar mais tempo e como vc disse, pagar pra ver...
Forte Abç!
William
GuilhermeAdolf
23/03/2015, 10:45
Depois de visitar os principais pontos do Atacama, chegou a hora de subir pra Bolívia. Comprei mantimentos, troquei dinheiro, comprei água e abasteci os tanques até a boca. Fui para a aduana chilena, onde deveria dar baixa no visto. Lá perguntei qual era o procedimento para ir para a Bolívia, o senhor respondeu que apenas era necessário dar o papel que recebi quando entrei no Chile, com as características do carro e bagagem e que o resto era na aduana boliviana. Ok. Ainda perguntei mais de uma vez, ‘é tudo feito lá? Para sair do chile e entrar na Bolívia, tudo lá?’ ‘sim, pode ir que é lá agora’.
Beleza, entrei no carro e peguei a estrada em direção ao Paso Jama. Após uns 40 km você vê a entrada pra Bolívia, pelo Hito Cajón.
Cheguei lá e estava lotado de turistas, muitos carros e guias.. Pedi informação ao guarda e ele disse que eu tinha prioridade e já me colocou pra dentro. Quando fui dar os papéis pro oficial da aduana, veio a surpresa: não havia ninguém da aduana chilena lá para dar baixa no meu passaporte! Aquele coroa safado tinha me dito tudo errado! Óbvio que sem a baixa do visto chileno, eu não conseguiria o boliviano. O que fazer? “SÓ” descer a cordilheira toda de novo, e depois subir! No mínimo mais umas 3 horas.
Pensa em alguém puto... ainda perguntei mais de uma vez pra ele....
Ok, desci e cheguei na aduana. Disse o que havia acontecido e o cara fingiu que nem sabia de nada, que não tinha dito nada.. que raiva! Tive que praticamente desenhar o que tinha acontecido para que eles entendessem. Enfim, como subi e desci a cordilheira, precisava abastecer novamente o carro, afinal, eu iria rodar até Uyuni talvez sem ter onde abastecer.
Beleza, completei de novo os tanques e fui novamente pra imigração boliviana. Lá, já completamente vazio, fiz a papelada e fui informado que precisaria passar depois na aduana, que fica uns 40, 50 km pra frente, pra pegar a ‘declaração jurada’.
ATENÇÃO: a Declaração Jurada é de EXTREMA importância pra quem vai com veículo próprio. Caso você seja abordado e não tenha, os policiais podem e vão querer apreender seu veículo. Segundo li, não é nem apreender, e sim CONFISCAR. Sim, eles confiscam o veículo e aí só embaixada pra resolver.
Depois de sair da imigração, segui sempre com o GPS, pois existe a pista principal e outros rastros de veículos para TODOS os lados. Siga a pista principal e não terá maiores problemas!
Cheguei na portaria da reserva, onde paguei a taxa de 150 bolivianos para poder entrar no parque. Peguei um panfleto com informações e ali já começavam os atrativos da Bolívia.
Ao lado da portaria, já é possível ver a Laguna Blanca e mais pra trás, a Laguna Verde. Existem muitas trilhas de carro ali, todas de areia. Dei uma rodeada por ali, tirei fotos e quando estava já pra voltar e seguir o caminho, o carro entrou num areal mais fofo, perdi o controle do veículo e rampei numa duna na beira da estrada e quase virei com o carro. A suspensão abriu muito e o cardã dianteiro desengatou. Além do meu outro amortecedor ter quebrado o pino do olhal superior também.
Ok, estava apenas com tração traseira e com os feixes de mola na frente. No pior trecho da viagem. Se desisti? De forma alguma, confiei no carro e segui.
Seguindo, passei pelo belo Deserto de Siloli, o deserto mais alto do mundo. Na verdade, todo o trecho dentro da reserva é em torno de 4500m de altitude. As montanhas nesse trecho são muito coloridas e a imensidão do deserto deixam você de boca aberta. É magnífico! Não tem nada e é tudo lindo! Cruzava de hora em hora com outras toyotas levando e trazendo turistas. Sempre em alta velocidade. Vira e mexe acontecem acidentes nesse trecho.
Após o deserto de Siloli, encontro as Termas de Polques e o Salar de Chalviri. Decido parar ali para tentar encaixar novamente o cardã, mas não consegui colocar a luva na ponteira, e pra piorar, começou a cair uma neve repentina, esfriando muito. O que fiz foi retirar a saída da tração dianteira para que ao menos pudesse usar a reduzida, sem ficar roçando na travessa inferior do carro.
Já estava todo cagado de graxa, barro e sal. Decidi ficar por ali e tomar um banho nas termas. Não havia ninguém para cobrar e a terma estava vazia, nenhum outro turista, e toda aquela vista incrível do Salar só pra mim hehehe
Detalhe, as termas de Polques são muito mais quentes que as de Puritama.
Valeu até a pena ter perdido aquele tempo na imigração.
Ali conheci outro maluco que estava viajando sozinho de carro, um austríaco. Estava com uma Land Rover toda cheia de pendurico, placas solares, bicicleta.. Gente boa, conversamos sobre os acontecidos de viagem e outras coisas.
Fui dormi cedo e de noite acordei para fotografar o céu noturno. Estava bem frio, segundo o termômetro do carro -5º. Tirei algumas fotos e voltei pro carro. Foi a noite mais difícil de dormir por conta do frio.
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/247054_827145650712643_2179354295684933529_n.jpg?o h=8cc8dbdfde3d1c2ec900c22b31cd4e4a&oe=55B3DD54
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xaf1/v/t1.0-9/11051908_830719640355244_4764680670989502723_n.jpg ?oh=429963ea665a22894dbc568ca94debeb&oe=55793C5F&__gda__=1437330670_f13486175a5089f1cc8584685c7adbd 2
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/11026004_830719480355260_5689932888727614077_n.jpg ?oh=c340ba7ea200c238a65fe6a2306ef760&oe=55B87CD1&__gda__=1437100731_c57ae3d621f1655c8f590370a90d392 d
https://imageshack.com/i/ipqUPWTIj
https://imageshack.com/i/ipMJSZvMj
https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/v/t1.0-9/485636_830780680349140_78506838205719757_n.jpg?oh= b0c866d0912b00acf3cd5a48fee32f48&oe=55A86001&__gda__=1434220778_77e2f153e7393addd63858d00b49ba0 d
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/t31.0-8/q92/s960x960/11046293_830780820349126_6475181436157549780_o.jpg
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/t31.0-8/q89/s960x960/11053062_830780737015801_6658260084979396924_o.jpg
GuilhermeAdolf
23/03/2015, 10:59
Agradeço os elogios dos amigos. Repito, é um relato para incentivá-los!
William, infelizmente não fiz anotações de tempo e distância. Como estudei muito bem o roteiro, tinha tudo 'na cabeça' já.
O que posso adiantar é:
- Se fizer a travessia da cordilheira pelo Paso San Francisco, faça em dois dias e durma na aduana chilena. Vale muito dormir lá e poder ver o céu de noite. Além de descansar e poder começar a se adaptar à altitude.
- As praias do litoral chileno são muito frias.. só vale o banho e conhecer o Pacífico. Mas a visita no Parque Nacional Pan de Azucar é imperdível!
- Atacama merece no mínimo 4 dias. Em 4 dias fiz 'todos' os passeios principais. Meio corrido, mas fiz. Acredito que 6 dias é o suficiente.
- Para ir ao Salar de Uyuni recomendo muito muito muito, ir pelo Hito Cajón. É difícil, é! Mas foi muito gratificante superá-lo sozinho. Recomendo fazê-lo em dois dias, talvez três. Dormindo primeiro em Polques, e depois no pequeno hotel que existe na Laguna Cañapa e então seguindo direto pra Uyuni.
- É possível 'matar' Uyuni em um único dia. Fazendo o passeio pelo salar de dia, e voltando de noite para ver o céu. Não fui de noite pois a previsão era de muita chuva.
Qualquer pergunta que tiverem, ficarei muito feliz em responder!
Giufrassetto
23/03/2015, 11:01
Muito bom! No aguardo da continuação...
William Bescro
23/03/2015, 15:39
Guilherme,
Obrigado pelas dicas, aliás, seus relatos e fotos só tem me atiçado mais e mais... rsrs!
Seguirei as dicas de estudar bastante os locais e programar bem os tempos, roteiros, paradas para manutenção minha e do carro e os passeios, aliás preciso encontrar mais literaturas a respeito do "cone sur".
Na sua opinião, qual é o melhor GPS e mapas para este trajeto e em qual mes foi feita esta aventura?
Grato.
William
Muito bom mesmo. Continue!!!
roberto.cardoso@ig.com.br
23/03/2015, 17:13
Guilherme,
Parabéns pela viagem... sempre viajo sozinho... na verdade eu e a esposa... mais ninguém... apenas na nossa última viagem em março de 2014 que estávamos com companhia... nossa herdeira estava na barriga da mãe.
Sempre tive vontade de rodar na Bolívia, e sempre fui desencorajado por inúmeros relatos de pessoas que foram assaltadas ou que tiveram o veículo apreendido por não conseguirem a documentação necessária para transitarem com o veículo.
Como foi sua experiência na Bolívia? Teve algum contra tempo? Não li todos os teus relatos... mas em breve lerei um por um.
Abraços e muitas trip's pra vc!
GuilhermeAdolf
23/03/2015, 17:46
William,
GPS sem dúvidas é Garmim. A maioria dos mapas são feitos para terem compatibilidade com ele. Comprei um Nuvi 52 nas Americanas por R$ 300.. até hoje acho que foi erro no site, estava muito barato.
Quanto aos mapas, eu levei vários no cartão de memória e a instalação é super fácil.
Baixei os mapas dos seguintes sites:
http://www.gps.com.ar/
http://www.proyectomapear.com.ar/
http://www.tracksource.org.br/
http://viajerosmapas.com/
http://www.bolirut.com/
De todos, o mais off-road é o viajeros, feito por pessoas que realmente exploram os lugares. Nesse você vai encontrar muitas trilhas, pontos de interesse e estradas 'invisíveis' aos olhos. Foi meu companheiro durante os desertos e salares.
Além de mapas de GPS. Baixei também o app Navigator no celular, que conta com mapas offline do cone sul. Além de mapas impressos e coordenadas de locais chave, como entrada de desertos, salares, mudanças de direção e abrigos.
Esqueci de dizer né.. fiz a viagem em Fevereiro. Pra mim era a melhor opção, pois conseguiria atravessar a cordilheira sem a dificuldade da neve e conseguiria ir até o Salar de Uyuni e vê-lo cheio de água, que para mim, é quando fica mais bonito.
Abraço
GuilhermeAdolf
23/03/2015, 17:53
Roberto,
Realmente, a Bolívia tem fama e eu acredito que merecida. Sem querer julgar, mas já julgando.. sempre via 'suspeitos' entre os bolivianos. Como estava sozinho, lá foi realmente onde passei com mais medo.
Não tive nenhum contratempo lá, mas arrisquei muito viajando de noite pelas estradas. Sabia que se fosse parado, teriam tentado me extorquir.
Quanto à documentação, eu ia falar no próximo post:
É IMPRESCINDÍVEL o porte da DECLARAÇÃO JURADA. Sem ela os policiais irão CONFISCAR o seu veículo, e aí meu amigo.. só embaixada pra resolver. Já adiantando, a declaração jurada você pega na aduana, informando os dados do seu veículo e assim tendo acesso no país. Li que entrando por Corumbá, os policiais informavam que não havia necessidade de tal documento, fazendo com que você entrasse e lá na frente, abordando e confiscando o veículo ou exigindo um valor absurdo pra liberá-lo.
Como voltei por Corumbá, vi que a Aduana boliviana fica em um conteiner, logo depois da imigração boliviana. É pequeno e passa despercebido mesmo. Não adentre a Bolívia se não conseguir pegar a declaração. Não arrisque!
Abraços
GuilhermeAdolf
23/03/2015, 19:54
Acordei com o dia clareando, o sol ainda não pontava. Peguei a máquina e esperei o sol subir, com muito frio, tirei boas fotos com toda a área das termas fumaçando.
Dei um tempo e a cada minuto apareciam mais e mais toyotas com turistas, alguns vindo de Uyuni e outros indo para lá. Mas todos paravam ali para as termas. Ela ficou completamente cheia, devia ter umas 40 cabeças lá dentro. E pensar que aproveitei ela a tarde toda sozinho hehehe
Conversei com uma senhora boliviana que tinha um pequenino restaurante ali na frente, sobre o café da manhã. Ela cobrou 10 bolivianos pelo café que tinha pão, geleia, manteiga, toddy e leite. Simples, mas valeu.
Depois de arrumar as coisas, fui dar partida na band, mas ela não pegou. Tentei 3 vezes, enquanto conversava com os guias bolivianos que diziam que o Salar estava completamente cheio, impossível de entrar com carro próprio lá dentro.
O diesel aumenta muito a viscosidade quando frio, dificultando a partida. Nesse dia eu vacilei, pois tinha comprado um ‘anticongelante’ pro diesel e esqueci de misturar no tanque. Fora a questão da bateria, que tinha uma baixa corrente de arranque no frio.
Solução: afrouxei a entrada do coletor e espirrei um pouco de desengripante pra dentro. Bati a chave e acelerando um pouco o carro pegou. Deixei na lenta um bom tempo antes de andar.
Saí e fui seguindo pelas estradas, estradas mesmo, pois várias indo se abrindo com os rastros de pneus. Procurava sempre a com mais areia, apesar de mais fácil atolar, era mais confortável do que as que tinham as costelas de vaca, que sacolejavam a suspensão de feixe de mola da band.
Como dito, precisava passar pela aduana boliviana, que era próxima de outro atrativo: os gêiseres Sol de la Manana. Próximo ao caminho, avista-se já a grande atividade termal da área, muitas fumarolas e algumas estações de energia termal. Pelo GPS encontrei a rota pros gêiseres e parei por ali para fotografar.
Esses sim, são fortes! Faziam um barulho estridente, muito alto! Um soprava constantemente como uma panela de pressão, não me atrevi a chegar muito perto. Ali também tinham várias crateras com uma lama borbulhante que volta e meia respingava pra fora.
Como o cheiro de enxofre era muito forte, peguei o carro e segui. Um pouco mais pra frente, havia uma estradinha que levava até uma fábrica de algum produto químico e lá dentro, havia a aduana.
Ali atingi a maior altitude da viagem: 5033 metros.
Quando parei o carro para ir na aduana, o gringo da land rover chegou também, com o carro fervendo. Aparentemente o sistema de arrefecimento da land rover não suportou a altitude e estava jorrando água pra fora. Ele disse que estava parando a cada 5km pra completar o radiador. Sorte dele que ele tinha um tanque com uns 100 litros de água em cima do carro hehehehe
Fiz os trâmites e peguei a tal declaração jurada.
Segui e andando e andando e encontrei a Laguna Colorada. A Laguna Colorada tem a coloração avermelhada por conta de pigmentos produzidos por algas que ali habitam. Segui para o mirador e lá tirei fotos do grande contraste das ilhas de sal e do vermelho da laguna. Além da infinidade de flamingos e lhamas.
Voltei ao carro, comi alguma coisa e segui. Próxima parada era a Arbol de Piedra. Não há sinalização, nem pista principal, nem qualquer outra coisa. Apenas ‘as estradas’.
Chegando na Arbol de Piedra, haviam mais toyotas com turistas, alguns subindo em cima das formações rochosas e tirando fotos. Não concordo com isso, mas....
Ok, estava de tarde e eu pretendia chegar até Uyuni, e era muito chão ainda. Segui e pra frente peguei um dos piores trechos. Havia uma grande fenda pela qual seguia o caminho, com grandes pedras e buracos. Passei bem devagar por ali, pois estava sem a tração dianteira e se caísse num buraco ia ser feio sair.
Seguindo, passei pelas Lagunas Honda, Hedionda e cheguei na Cañapa. Na laguna Cañapa, há um pequeno hotel. Entrei e pra minha sorte aceitaram fazer um prato de comida já pras 4h da tarde. Na verdade dois, pois um só não deu conta. Ali também tirei foto com uma vicuna de estimação do pessoal do hotel, engraçado ver um bicho tão arisco ser domesticado.
Logo chegaram uns motociclitas, brasileiros, perguntando sobre combustível... Quando disse que só havia em San Pedro, alguns até pensaram em voltar. Depois de conversarem decidiram seguir em frente.. não sei o que aconteceu com eles.
Segui mais uma hora e com o sol de pondo, cheguei na ruta 701, que leva até Uyuni.
Essa estrada é totalmente de terra, mas muito boa. No trecho que estava seco, fui na média de 90km/h e quando peguei o trecho molhado, com uma lama fina, fui beirando os 80.
Chegando em Uyuni, fiquei meio receoso sobre onde dormir. A cidade era suja, escura e haviam muitas pessoas suspeitas. Procurei por um hotel e nenhum havia disponibilidade. Cheguei a cogitar a ideia de ir direto pra Colchani, que é de onde sai para o Salar, mas por sorte encontrei um posto de combustível, onde consegui estacionar atrás de um caminhão. Dormi por ali mesmo.
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xtp1/v/t1.0-9/10542976_830780400349168_2101864300720068517_n.jpg ?oh=310295bd8605a2da03ade9e048440808&oe=55B29DDB&__gda__=1437650157_3d82bc5433c31ef19b4b05e340cec52 b
https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/t31.0-8/s960x960/11054491_829261600501048_1399572194850018658_o.jpg
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/v/t1.0-9/10556268_830780920349116_140345486828053304_n.jpg? oh=4aa74f565c20725b8e7d0ee9b67c38d4&oe=55B8A7E0&__gda__=1433614715_69ab36e81f3babef21d5551db3c0609 a
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/v/t1.0-9/11037351_830799220347286_520966521065624338_n.jpg? oh=c9af615cca7ffc22d2c3927623e55e16&oe=55B3C650
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/11037320_830802433680298_3413054827251792788_n.jpg ?oh=8f3b58adc86e0f4732fe661485708d1e&oe=55AB8A75
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xaf1/v/t1.0-9/10382168_831071660320042_6375432773985521718_n.jpg ?oh=c4bc7843a07c9598e2b51869214cd5cc&oe=55B2B12A
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/11036989_831071693653372_254679520677120003_n.jpg? oh=c24253383233041e16ab1a7713b8d648&oe=557108B9
https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xtp1/v/t1.0-9/10557246_831073600319848_5956635709050523365_n.jpg ?oh=376de253120e401db7624e285214988f&oe=5578D2AD&__gda__=1433864091_02bcd7ee057f229006602b5bd84cd79 5
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/1491781_831073043653237_4372059818333417067_n.jpg? oh=899f53a56adca1f1ddfd16170e554847&oe=556FD18E
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/v/t1.0-9/10476261_831073700319838_7289618614093588416_n.jpg ?oh=cf5bef51251839aec46818c6508f0d4d&oe=55A983A8
GuilhermeAdolf
23/03/2015, 20:10
Para os interessados, deixei como público 5 vídeos da viagem no meu facebook. São timelapses de vários trechos. Vale a pena conferir:
https://www.facebook.com/video.php?v=827052154055326&l=2174066793571571443
https://www.facebook.com/video.php?v=829600747133800&l=2408339811553734801
https://www.facebook.com/video.php?v=829684667125408&l=7609503835003464710
https://www.facebook.com/video.php?v=830437663716775&l=6637000594083350018
https://www.facebook.com/video.php?v=831856170241591&l=6024857004877480985
Espero que gostem
Show! Quanto ao Land Rover, está aí mais uma prova que parte da sua fama é lenda. Veículo robusto é Bandeirante e Hilux japonesa (eixo rígido), resto é resto... Parabéns!!! Poste mais, poste mais!!!
GuilhermeAdolf
23/03/2015, 21:59
Show! Quanto ao Land Rover, está aí mais uma prova que parte da sua fama é lenda. Veículo robusto é Bandeirante e Hilux japonesa (eixo rígido), resto é resto... Parabéns!!! Poste mais, poste mais!!!
Rapaz, particularmente, acredito que essa viagem é uma prova da robustez da bandeirante, no caso um carro com mais de 20 anos. Realmente não sei se teria coragem de tirar um carro 0km e seguir viagem..
Quanto ao Land, o gringo me disse que andava no máximo 80, 100km por dia... assim até de mula eu vou :cavalo:kkkkkk
Cada vez me coçando mais para partir. Sensacional. Participa da lista dos toyoteiros ? Suas fotos com certeza ganham a capa do calendário 2016.
GuilhermeAdolf
24/03/2015, 11:32
Cada vez me coçando mais para partir. Sensacional. Participa da lista dos toyoteiros ? Suas fotos com certeza ganham a capa do calendário 2016.
Dimasi, estou na lista sim, só participo pouco. Uma vez até comentei que ia fazer essa trip gastando 6000 reais, acho que não acreditaram e não deram muita bola kkkk
Vou ver se depois coloco o link do relato lá, para que o pessoal que não acessa tanto o fórum possa ver também.
Abraço
24/03/2015, 12:37
Guilherme,
Esse lance da documentação realmente é o que preocupa mais... inclusive esse lance de Corumbá é 100% verdadeiros... os filhos da mãe não te entregam o documento... e logo após alguns KM prendem o seu carro... e nem o consulado consegue resolver, inclusive na página do consulado do Brasil na Bolívia existe um alerta sobre esse problema.
Essa aduana que você conseguiu a "Declaração Jurada" fica muito longe de San Pedro de Atacama? Você entrou na Bolívia pelo acesso da estrada do Paso Jama? Lembro que quando passei por lá tinha uma placa indicando a direção para a Bolívia.
Abraços,
Roberto,
Realmente, a Bolívia tem fama e eu acredito que merecida. Sem querer julgar, mas já julgando.. sempre via 'suspeitos' entre os bolivianos. Como estava sozinho, lá foi realmente onde passei com mais medo.
Não tive nenhum contratempo lá, mas arrisquei muito viajando de noite pelas estradas. Sabia que se fosse parado, teriam tentado me extorquir.
Quanto à documentação, eu ia falar no próximo post:
É IMPRESCINDÍVEL o porte da DECLARAÇÃO JURADA. Sem ela os policiais irão CONFISCAR o seu veículo, e aí meu amigo.. só embaixada pra resolver. Já adiantando, a declaração jurada você pega na aduana, informando os dados do seu veículo e assim tendo acesso no país. Li que entrando por Corumbá, os policiais informavam que não havia necessidade de tal documento, fazendo com que você entrasse e lá na frente, abordando e confiscando o veículo ou exigindo um valor absurdo pra liberá-lo.
Como voltei por Corumbá, vi que a Aduana boliviana fica em um conteiner, logo depois da imigração boliviana. É pequeno e passa despercebido mesmo. Não adentre a Bolívia se não conseguir pegar a declaração. Não arrisque!
Abraços
GuilhermeAdolf
24/03/2015, 13:07
Guilherme,
Esse lance da documentação realmente é o que preocupa mais... inclusive esse lance de Corumbá é 100% verdadeiros... os filhos da mãe não te entregam o documento... e logo após alguns KM prendem o seu carro... e nem o consulado consegue resolver, inclusive na página do consulado do Brasil na Bolívia existe um alerta sobre esse problema.
Essa aduana que você conseguiu a "Declaração Jurada" fica muito longe de San Pedro de Atacama? Você entrou na Bolívia pelo acesso da estrada do Paso Jama? Lembro que quando passei por lá tinha uma placa indicando a direção para a Bolívia.
Abraços,
Eu saí de San Pedro e entrei na Bolívia justamente onde tem aquela placa. Ali fica o 'paso' Hito Cajon ou Hito Cajones. Segue depois da imigração mais uns 60km eu acho, e próximo dos geiseres Sol de la Manana fica a Aduana. Ela fica dentro de uma fábrica de produtos químicos. Não é bem sinalizado. Procure no google maps pelas coordenadas -22.440879, -67.805904 e você verá exatamente o prédio da aduana.
Abraços
Edintruder
24/03/2015, 14:29
Guilherme, os teus relatos são fantásticos! Mal posso esperar para ler o próximo capítulo! kkkk
Sobre os Bolivianos, realmente a coisa é complicada. As autoridades brasileiras deveriam tomar atitudes pesadas quanto a isso, mas como brasileiro é palhaço mesmo, daí se aproveitam mesmo...
William Bescro
24/03/2015, 14:49
William,
GPS sem dúvidas é Garmim. A maioria dos mapas são feitos para terem compatibilidade com ele. Comprei um Nuvi 52 nas Americanas por R$ 300.. até hoje acho que foi erro no site, estava muito barato.
Quanto aos mapas, eu levei vários no cartão de memória e a instalação é super fácil.
Baixei os mapas dos seguintes sites:
http://www.gps.com.ar/
http://www.proyectomapear.com.ar/
http://www.tracksource.org.br/
http://viajerosmapas.com/
http://www.bolirut.com/
De todos, o mais off-road é o viajeros, feito por pessoas que realmente exploram os lugares. Nesse você vai encontrar muitas trilhas, pontos de interesse e estradas 'invisíveis' aos olhos. Foi meu companheiro durante os desertos e salares.
Além de mapas de GPS. Baixei também o app Navigator no celular, que conta com mapas offline do cone sul. Além de mapas impressos e coordenadas de locais chave, como entrada de desertos, salares, mudanças de direção e abrigos.
Esqueci de dizer né.. fiz a viagem em Fevereiro. Pra mim era a melhor opção, pois conseguiria atravessar a cordilheira sem a dificuldade da neve e conseguiria ir até o Salar de Uyuni e vê-lo cheio de água, que para mim, é quando fica mais bonito.
Abraço
Guilherme,
Valeu... Muito obrigado pelas valiosas informações...
Continue narrando... que esta muito bom "viajar de carona" nesta aventura...
Forte Abç!
William
24/03/2015, 18:55
Guilherme....
Obrigado pelas coordenadas... já estão gravadas aqui.. bem como o nome do documento...
Abraços e boas trips!!!
Eu saí de San Pedro e entrei na Bolívia justamente onde tem aquela placa. Ali fica o 'paso' Hito Cajon ou Hito Cajones. Segue depois da imigração mais uns 60km eu acho, e próximo dos geiseres Sol de la Manana fica a Aduana. Ela fica dentro de uma fábrica de produtos químicos. Não é bem sinalizado. Procure no google maps pelas coordenadas -22.440879, -67.805904 e você verá exatamente o prédio da aduana.
Abraços
GuilhermeAdolf
24/03/2015, 19:25
Dormi meio mal, acordando várias vezes de noite com receio daquela estranha cidade.
De manhã, peguei o carro e fui até o centro. Precisava trocar reais por bolivianos e comprar comida/água. O câmbio estava absurdo, 1 real valendo 1.90 bolivianos.. decidi guardar meu dinheiro e fazer um saque no caixa eletrônico. Como já tinha visto que o preço do diesel para estrangeiro era de 8,88 bol, o que dava em torno de R$ 3,60, já previ quanto iria gastar de combustível até o Brasil e fiz o saque nesse valor aproximado.
Depois, fui procurar o que comer, e quase nada me agradou.. talvez pela tradição deles, pouca higiene é oferecida. O mercado municipal é tenso.. cachorros, comida no chão, carne em cima do balcão com as pessoas metendo a mão.. enfim, aquilo não me deixou seguro do que comer por lá.
Não é frescura, uma infecção alimentar, lá, deve ser foda.
Procurei por alguma lanchonete e não achei nada assim bom. Então decidi comprar biscoitos e mais outras porcarias prontas. Comprei também um saco de pão caseiro.
Voltei praquele mesmo posto, abasteci o carro e fiz toda a papelada pra venda pra gringo. Pedem passaporte, doc do carro e fazem umas 3 vias da venda, com vários valores que não entendi nada. Só sei que o valor do litro era de 8,88.
Abasteci bem os tanques e fui em direção a cidade de Colchani, que é de onde partem as rotas pro Salar. O caminho até lá é ruim, muita lama, buracos e costelas de vaca. Como não sabia ao certo aonde ir, fui seguindo as toyotas das agências de turismo. Segui até parar numa rua onde vendem artesanatos de sal, como não tinha interesse, fiquei ali esperando alguma outra Toyota seguir. Enquanto isso vários turistas chineses/japoneses vinham tirar foto do carro. Quando a primeira Toyota saiu, eu já liguei o carro e fui atrás. Segui por entre as ruas encharcadas de lama de Colchani e depois peguei uma estrada com costelas de vaca que pareciam que ia desmontar a band. Trecho ruim demais!
E aí cheguei ao Salar.
Só de olhar da borda pra ele já é maravilhoso. Mas quando vi a entrada dele, com um meio metro de água salgada, fiquei receoso, afinal, os guias disseram que estava tudo cheio. O que fazer.. eu sem tração dianteira, entrar no Salar de Uyuni.. sendo que eu não havia visto em nenhum relato, gente com carro próprio entrando no Salar cheio de água..
É, era uma grande dúvida. Pensei em deixar o carro ali, entrar à pé e tirar umas fotos.. pensei em deixar o carro e pedir carona, em contratar na hora um passeio, em voltar pra uyuni. Enfim.
Entrei no carro, dei partida. Quando ouvi aquele ronco gostoso do motor diesel de quase 4 litros, com o escapamento quebrado, tremendo a cabine. Não tive dúvidas.
Vou entrar e é agora!
Engatei a reduzida e fui pelo caminho que os outros carros haviam entrado. Quando entrei na água, veio aquele medo de atolar naquela mistura de lama e sal que havia no fundo. Fui devagar, subindo e descendo pelos pequenos rios de água salgada que ali corriam e então subi pra parte mais seca. Andei mais uns 200 metros e percebi que não havia mais que 5cm de água. Fiquei aliviado.
Tirei a reduzida e fui seguindo calmamente pelas marcas de pneus deixadas no sal, entrei, entrei, entrei e a imensidão do salar me deixava sem noção de distância. Andei uns 20 minutos e então parei. Desci do carro e constatei que a camada de sal era bem dura, não aparentava ser tão fácil atolar ali.
Fiquei ali observando todo o salar. Os carros que ao longe passavam, parecendo formigas no horizonte. As montanhas que refletiam perfeitamente na camada de água. E as pessoas que tiravam fotos em poses estranhas com seus guias.
Botei o novo álbum do Rappa pra tocar, e no aleatório caiu em “Um Dia Lindo”. Música mais que perfeita pra situação.
Tirei várias fotos, comi, descansei um pouco ali no meio do Salar. Não satisfeito, rumei ao Hotel de Sal que fica no meio do Salar. Continuei na trilha dos carros e mais uns 20 minutos, a água do salar sumiu, dando espaço a uma imensidão de sal branco. Cheguei ao Hotel, que estava cheio de turistas. Cogitei continuar até a Ilha Incahuasi, mas achei muito arriscado pela minha situação.
Dei a volta no hotel e voltei em direção a Uyuni.
Em uyuni, tive a informação que todos os dias anteriores tinham sido de muita chuva e que a previsão pra noite era de temporal. Sabendo disso, decidi abortar o plano de tirar fotos do céu noturno no salar.
Programei o GPS e o rumo era Corumbá. Passaria por Sucre, Potosi, e Santa Cruz de la Sierra.
Saí do Salar umas 4h da tarde, e assim peguei uma boa estrada asfaltada e consegui chegar em Sucre. Dormi em um posto.
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/10422972_831426653617876_2117131034522096141_n.jpg ?oh=276cb4dd0e518f2d92dfedb12ec9509f&oe=55B334DB&__gda__=1438095971_e8ddae24b2f114d3928c02104a1ee06 6
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/11006434_832279023532639_6054704622962748178_n.jpg ?oh=09b437fb5f3ba2f18c7ee53da52c754b&oe=55BA388E&__gda__=1438379346_c102124d66a5f594129793e7a00c92c f
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/20525_831465743613967_5641818299441945903_n.jpg?oh =d40c976c0613ba0b4c5f7b24da7c895f&oe=5577C4CE
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xaf1/v/t1.0-9/10384752_833105936783281_2026119744661691258_n.jpg ?oh=54162b92fd8c14111912c7e10ff1eae4&oe=55703FC7
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfa1/v/t1.0-9/10407031_833256850101523_748548285615727457_n.jpg? oh=08a4352e6f98e425ef1384e4b20bd5d2&oe=55AA667D
https://scontent-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-xfa1/v/t1.0-9/10342420_833257330101475_8947810711504226460_n.jpg ?oh=cfe1e593ed2556a058876db89d9bc63e&oe=557B37BA
William Bescro
24/03/2015, 20:20
Putz! Guilherme....
Que fotos maravilhosas.... a segunda que reflete o carro na água e o seu Aventureiro, demonstra bem a imensidão do lugar e o "isolamento" chega a dar medo... rsrs!!!
Irado, Guilherme!!! Nos adicionamos no FB agora.
Fotos sensacionais! Sem temor - porém com planejamento. É isso aí, brother!
Vou te enviar perguntas pelo FB e aí posto o resumo aqui, pode ser? Assim não atormentamos o pessoal com mil perguntas e respostas. Mas depois eu posto tudo aqui, de forma compilada, blz?
Minhas perguntas serão mais sobre Bolívia: combustível, locais pra dormir no deserto etc.
abração
GuilhermeAdolf
24/03/2015, 20:58
Putz! Guilherme....
Que fotos maravilhosas.... a segunda que reflete o carro na água e o seu Aventureiro, demonstra bem a imensidão do lugar e o "isolamento" chega a dar medo... rsrs!!!
William, todas as fotos da viagem estão no meu facebook, se quiser conferir:
https://www.facebook.com/guilhermeadolf/media_set?set=a.826536514106890.1073741844.1000025 16462560&type=3
Abraço!
William Bescro
24/03/2015, 21:22
Guilherme,
Vlw!! Vou conferir sim... mas continua postando aí que ta bom d+
Abç!
William
URSO 4X4
25/03/2015, 00:36
felicitaciones muchacho en el más puro español,RESUMINDO a viagem CORAGEM,OUSADIA,DETERMINAÇÃO,e ainda gosta de DEEP PURPLE,e de BAND,continua o relato está muito bom
Galera, partiremos neste final de semana para viagem semelhante: vejam aqui a rota (http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/147562-argentina-salta-cachi-etc-bolivia-eduardo-avaroa-peru-floresta-abril-2015-a.html).
Será um veículo Pajero Full 5p diesel com 3 ocupantes a bordo.
Precisamos meio urgente de dicas para traçar rota no BaseCamp com mapas do Viajeros.
Não entendi a diferença entre rota e track... e qdo tento traçar rota entre pontos, aparece uma linha reta, ao invés de o trajeto ser criado em cima das estradas.
Os vídeos que encontrei no YouTube não foram didáticos.
Quem ajuda? ;-)
ivancgbsb
25/03/2015, 16:32
qdo tento traçar rota entre pontos, aparece uma linha reta, ao invés de o trajeto ser criado em cima das estradas.
O mapa de Viajeros não é roteável, isto é, não se pode traçar rotas nele. Trace a rota no mapa de Mapear e depois troque para o Viajeros se quiser acompanhar os pontos a mais que ele tem.
O mapa de Viajeros não é roteável, isto é, não se pode traçar rotas nele. Trace a rota no mapa de Mapear e depois troque para o Viajeros se quiser acompanhar os pontos a mais que ele tem.
Valeu, Ivan!
Mas por roteável o que entendo (veja se estou correto) é que é possível traçar rotas, porém o GPS não lê para nós e não indica pra onde devemos ir. Ou seja, a rota traçada aparece, SIM, no GPS porém ele não nos indica onde fazer curva, entrar etc. É isso?
Ou seja, consigo traçar rota definida no mapa, porém tenho eu mesmo de ficar olhando na tela do GPS para seguir a linha/rota criada, é isso?
Ou estou enganado?
Se for isso, pra mim já basta ;-)
GuilhermeAdolf
25/03/2015, 19:17
Acordei e continuei seguindo, rumo ao Brasil. Depois de certo tempo, o asfalto acabou e começou uma estrada de chão péssima, muito esburacada, com lama, pedras.. e o mais supreendente: COM PEDÁGIO!
Isso mesmo, pedágio naquele fim do mundo, e o pior: VOCÊ que tinha que ir até a cabine pagar o pedágio.. isso mesmo, parar o carro, descer e ir até a cabine do outro lado da pista pagar o pedágio... fala sério..
Não aconselho a irem por essa estrada.. o estado é muito ruim. Numa dessas eu acabei caindo num buraco enorme, arregaçando minha suspensão. Quebrei duas folhas do feixe de mola esquerdo e uma na direita... vacilei..
Faltavam ainda cerca de 100km dessa estrada fudida, e eu ia a uns 30km/h, afinal, não podia arriscar mais com a suspensão daquele jeito.. A estrada parecia interminável..
Certa hora passei por uma cidade bem pequena, onde encontrei um posto. Parei pra abastecer e fiquei muito feliz quando o rapaz disse que ia me cobrar ‘apenas’ 4 bol por litro.. Eu sabia que ele fazer a venda como local e embolsar o resto, mas não me importei, afinal, já achava um absurdo ter que pagar mais por ser estrangeiro. Enchi os tanques atééé... afinal, era metade do preço legal.
Depois de muito tempo, muito buraco, muita encosta com barranco caindo, rios e etc, voltei ao asfalto. Quase chorei de felicidade hehehehe
Era carnaval, e quando comecei a me aproximar de Santa Cruz, fui percebendo como eram as comemorações por lá. Da pior forma possível. Passando por um vilarejo, via várias crianças no acostamento, com arminhas de água, bolas de água e tal, achei que estavam brincando ali entre eles.. quando de repente, sem mais nem menos, vejo um vulto vindo na minha direção, pela janela do motorista.
Parecia que havia batido o carro. A cabeça ficou zonza e meu óculos caiu pelo fundo do carro. Estava todo molhado e não estava entendendo nada. Parei o carro rapidamente e entendi o que havia acontecido: me acertaram duas bexigas de aniversário, cheias de água com sabão. Uma acertou minha cabeça e a outra os bancos traseiros.. o carro ficou todo molhado.. por sorte os eletrônicos não foram atingidos, mas toda a poeira que tinha no carro virou lama.
Fiquei puto da vida, fechei os vidros e segui até anoitecer, sendo alvo de tinta, bolas de água, espuma.. meu carro estava totalmente cagado. Dentro de Santa Cruz haviam até caminhões carregando ‘crianças’, com mais de 20 anos, que atiravam tinta e bolas de água nos carros. Era uma zona. A cidade estava toda pintada.
Passei Santa Cruz e fui andando e andando, e já de noite, numa rodovia bem escura, eu já andando próximo de 100km/h, vejo duas figuras no meio da pista. Rapidamente eu freio, segurando a bandeirante, que sempre joga pra algum lado da pista e parando. Quando vou ver... eram soldados do exército da Bolívia.. caralho..
PENSA EM ALGUÉM QUE FICOU TRANCANDO! Hhahahahahaahaha
Caralho, pensei que iam me prender! Quase atropelei eles!
Tentei disfarçar, dando a entender que eu tinha parado tranquilamente.. pedi uma informação qualquer e responderam de qualquer forma também.. deram uma olhada no carro, documentos e segui viagem..
Segui e dormi num posto já próximo da divisa com o Brasil.
Acordei, abasteci o carro novamente pagando o valor ‘pra gringo’ e fui pra Puerto Soarez. Passei pela imigração boliviana, dei baixa na declaração jurada e entrei no Brasil, pela cidade de Corumbá.
Estava procurando um posto de molas pra resolver meu problema, mas era carnaval e nada estava aberto. Segui viagem até depois de Ribas do Rio Pardo. Dormi em um posto.
Logo pela manhã, acordei e segui na busca por um posto de molas. Encontrei um em Três Lagoas, onde fiz o serviço. Agora com suspensão zero bala.. taca-lhe pau nessa Toyota!
Segui por fora de sp capital, passei por franca e cidade vizinhas, saí em minas gerais e dormi em alguma cidade logo depois da divisa.
E então, mais um dia de estrada sem parar.. passei por bh, desci na BR-262 e cheguei em casa já perto das 11h da noite.. depois de 20 dias de estrada.
https://imageshack.com/i/f0Rh67k8j
GuilhermeAdolf
25/03/2015, 19:24
Bem galera, é isso aí. Beeem resumidamente a viagem foi essa. Quis passar além dos bons momentos, as merdas que aconteceram durante a viagem. Se eu faria de novo? De bandeirante? Dormindo no carro? COM CERTEZA.
Hoje, depois de um ano com minha bandeirante, sei exatamente quais são os limites do carro e de que forma posso contar com ele. Pretendo melhorar alguns quesitos e irei retornar ao fórum para buscar ajuda.
Agradeço todos que foram acompanhando os posts e como já disse, estou aí para quaisquer dúvidas.
Abraços e até a próxima: Uhsuaia e Carretera Austral 2016!
William Bescro
25/03/2015, 20:24
Guilherme,
Mais uma vez, obrigado pelas informações e parabéns pela "aventura", Como sou do Sul, pretendo entrar pelo Uruguai e seguir "morro" acima... quem sabe no próximo verão, nos organizamos e fazemos um bom trecho juntos...
Valeu... e até qq hora...
Forte Abç!
William
GuilhermeAdolf
25/03/2015, 20:40
Guilherme,
Mais uma vez, obrigado pelas informações e parabéns pela "aventura", Como sou do Sul, pretendo entrar pelo Uruguai e seguir "morro" acima... quem sabe no próximo verão, nos organizamos e fazemos um bom trecho juntos...
Valeu... e até qq hora...
Forte Abç!
William
Com certeza! Batendo os roteiros, vamos andar juntos sim! Preciso confirmar minhas férias do ano que vem e aí começo me preparar pra Uhsuaia.
Abraço!
William Bescro
25/03/2015, 20:45
Com certeza! Batendo os roteiros, vamos andar juntos sim! Preciso confirmar minhas férias do ano que vem e aí começo me preparar pra Uhsuaia.
Abraço!
Combinado... Vai ser um prazer...
Sou parceiro !!! Vamos nos falando ...
Abç!
William
fabiano r
25/03/2015, 22:25
Guilherme parabéns pela viagem e pela coragem mas principalmente pelo belo relato que está fazendo!
ABS. Fabiano
Show, parabens pela empreitada e por compartilhar conosco o relato muito bem ilustrado e detalhado. Um abraço
Guilherme Show de bola!
Estive fazendo mais ou menos o mesmo roteiro que o seu em 2009, também sozinho(1 band) e é show!
Deu uma saudade imensa ver as fotos por onde passei também.
Para todos que tem receio em viajar sozinho, depois da primeira o mundo fica "pequeno".
Vão sem medo, mas se planejem.
Há uma frase do Tito Rosemberg que diz mais ou menos assim. "Uma viagem se transforma em aventura, somente se for mal planejada".
Estou só esperando a caçula fazer 2 anos para ir pra Patagonia, tb sozinho e de Band.
Abraços
RubemJr.
26/03/2015, 10:57
Olá Guilherme! Fantástico o relato. E a baita coincidência é que eu ontem postei sobre quem teria dicas pra uma viagem argentina, chile e bolívia e hoje vejo seu relato. Maravilha. Cara, vou em Maio, acha que vou ter muitos problemas com neve?
Abração
Olá Guilherme! Fantástico o relato. E a baita coincidência é que eu ontem postei sobre quem teria dicas pra uma viagem argentina, chile e bolívia e hoje vejo seu relato. Maravilha. Cara, vou em Maio, acha que vou ter muitos problemas com neve?
Abração
Rubao, fui em junho. Frio pacas. Não tive problemas com isso.
Teve gente que foi em dezembro e pegou nevasca. Acho que não tem muita regra não.
tiago.costa
26/03/2015, 11:43
foi o melhor relato que ja li... show..
revivi grande parte desse lugar, que pretendo voltar em breve.....
Edintruder
26/03/2015, 12:47
Guilherme, do teu relato ficou a dica! Passa longe da Bolívia!!! kkkk
Verdade Edin kkkkkkkk
Quanto ao relato cara sensacional,vamos acompanhanso e imaginado os lugares as paisagens cara muito legal. ....
Se escreveres um livro eu compro
André...
26/03/2015, 18:20
Guilherme,
Ficou demais seu relato. Parabéns, sua viagem foi sensacional.
Se precisar de alguma dica para Ushuaia pode contar comigo.
Abraço
ROCKINRIO
26/03/2015, 19:44
Guilherme,
SHOW !!! Pelo teu relato, me senti presente em vários trechos. Parabéns.
Felicidades,
Vitor.
Pois é, também compartilho da opinião de se evitar a Bolívia. Estive em regiões de fronteira com este país e não gostei muito do que vi... o povo parece ser acolhedor e a paisagem fora do comum. Mas suas autoridades parecem refletir o "cocaleiro" amigo da Dilma, ou seja, nada confiáveis... portanto eu evitarei quando chegar a minha vez de realizar uma viagem deste porte. Um abraço
GuilhermeAdolf
26/03/2015, 20:59
Fico feliz por terem gostado do relato! Fiz com a intenção de incentivar outros viajantes!
Em breve, irei começar a preparar a próxima com destino a El Calafate, El Chalten, Uhsuaia e Carretera Austral.. contando com as dicas dos amigos, como o André e outros que já se dispuseram, espero poder voltar e relatar novamente!
Abração
Rubem, é como o tavio disse, a Cordilheira é bem inconstante, pode nevar pesado no verão e talvez passar batido pelo inverno. Mas frio você irá pegar, com certeza.
Abraços!
GuilhermeAdolf
26/03/2015, 21:02
Ah, sim, da Bolívia.. é, é um lugar com lugares fantásticos! Mas infelizmente é um risco passar por lá. Acho que o trecho entre o Chile e a Bolívia é até tranquilo.. mas a parte que fiz de Uyuni até Corumbá.. realmente.. depois me arrependi um pouco.
Edintruder
27/03/2015, 08:05
Eu estou construindo um trailer, e espero ir até Ushuaia e ficar lá até ver a aurora austral. Pretendo com o trailer ter o mínimo de conforto para dormir sem ter que me preocupar com hotel ou dor nas costas, sem dizer que a patroa é exigente.
frankhpc
27/03/2015, 08:29
Ah, sim, da Bolívia.. é, é um lugar com lugares fantásticos! Mas infelizmente é um risco passar por lá. Acho que o trecho entre o Chile e a Bolívia é até tranquilo.. mas a parte que fiz de Uyuni até Corumbá.. realmente.. depois me arrependi um pouco.
Parabens pela viagem! Mostrei o tópico pra minha namorada e agora ela quer que façamos essa mesma viagem em novembro. Você acha que compensa fazer a volta pelo pela argentina através de juyjuy e passar pelo paraguai para entrar no Brasil? Pelo que vi no google maps, isso significa um acréscimo de 800-1000km na viagem.
Outra coisa, os dois estepes foram realmente necessários ou você acha que só um daria conta do recado?
vejo que a escolha do carro foi estratégica pela mecanica elementar para reparos, mas vejo que também para não chamar atenção visto que a placa já chama atenção (Brasil), será que se fosse feito de Hilux zero ou Sw4, Ranger Nova, Land Rover Disco, ou Free passaria despercebido? Lembrando para os Bolivianos os Brasileiros são imperialistas regionais assim como alguns lugares do Paraguai...os Bolivianos sabem que seu povo que vive ilegal no Brasil é muito judiado (infelizmente) lembram da refinaria da Petrobras? simplemente pegaram e pronto o Brasil não falou nada, claro isso não impede do viajante querer seguir viagem, mas quem conhece a Bolivia sabe que é campo ninado para (Gringos) existe muitos relatos de sequestro de estrangeiros para pagamento de resgate... de qualquer forma belo relato de expedição, parabéns pela vontade e garra!
Denise Ávila
27/03/2015, 10:13
Relato inspirador, motivador e esclarecedor. Eu e o maridão temos muita vontade de rodar tanto pelo Brasil como pela América do Sul. Como já passamos de meio século de vida a viagem não será tão aventureira (maridão também é operado da coluna e dormir na Band, nem pensar) e certamente evitaremos a Bolívia (pena que o local que achei mais incrível - Salar de Uyuni - fica na Bolívia).
Parabéns e obrigada por compartilhar esta experiência tão enriquecedora.
Bjcão
IsmaelMatos
27/03/2015, 13:34
Viajantes, boa tarde,
Eu gostaria de saber mais sobre a questão da segurança, ou falta dela, na Bolívia. Meu interesse é mais restrito à Reserva Eduardo Avaroa e o Salar de Uyuni, com entrada e saída pelo Chile, sem planos de alcançar cidades como Susques ou Uyuni, a menos que estritamente necessário.
GuilhermeAdolf
27/03/2015, 21:54
Parabens pela viagem! Mostrei o tópico pra minha namorada e agora ela quer que façamos essa mesma viagem em novembro. Você acha que compensa fazer a volta pelo pela argentina através de juyjuy e passar pelo paraguai para entrar no Brasil? Pelo que vi no google maps, isso significa um acréscimo de 800-1000km na viagem.
Outra coisa, os dois estepes foram realmente necessários ou você acha que só um daria conta do recado?
Olá frank! Compensa sim! Na verdade, o roteiro original era voltar de Uyuni pelo outro lado da reserva Eduardo Avaroa, e descer pelo Paso Jama, passando pela Quebrada de Las Flexas. Mas como a saudade de casa já tava apertando e eu tinha visto praticamente 'tudo que queria', voltei pelo Bolívia mesmo.
Negativo, não foi necessário.. mas alerto que, os pneus devem estar em bom estado! Eu fui com BFs novos, e se não fossem eles, teria passado aperto.. principalmente pela grande quantidade de pedras afiadas. Há muita areia também. Vá com pneus bons e não passará aperto!
Abraços
vejo que a escolha do carro foi estratégica pela mecanica elementar para reparos, mas vejo que também para não chamar atenção visto que a placa já chama atenção (Brasil), será que se fosse feito de Hilux zero ou Sw4, Ranger Nova, Land Rover Disco, ou Free passaria despercebido? Lembrando para os Bolivianos os Brasileiros são imperialistas regionais assim como alguns lugares do Paraguai...os Bolivianos sabem que seu povo que vive ilegal no Brasil é muito judiado (infelizmente) lembram da refinaria da Petrobras? simplemente pegaram e pronto o Brasil não falou nada, claro isso não impede do viajante querer seguir viagem, mas quem conhece a Bolivia sabe que é campo ninado para (Gringos) existe muitos relatos de sequestro de estrangeiros para pagamento de resgate... de qualquer forma belo relato de expedição, parabéns pela vontade e garra!
Glider, mesmo sendo um carro mais simples, ainda chamava a atenção por ser um carro diferente. Só vi uma FJ40, na Bolívia, irmã das nossas bands , mas movida a gasolina. Mas como relatei, o carro era atração dos turistas.. posei para várias fotos hehehe
Abraço!
Viajantes, boa tarde,
Eu gostaria de saber mais sobre a questão da segurança, ou falta dela, na Bolívia. Meu interesse é mais restrito à Reserva Eduardo Avaroa e o Salar de Uyuni, com entrada e saída pelo Chile, sem planos de alcançar cidades como Susques ou Uyuni, a menos que estritamente necessário.
Ismael, se sua intenção é apenas subir pela reserva e ir até o Salar, sem problemas. É tranquilo. Como disse, meu plano inicial era subir e descer a Bolívia. Você pode subir a reserva e ao invés de ir sentido Uyuni, continua sentido norte e sairá mais ou menos no 'coração' do Salar, próximo da Ilha Incahuasi. Não lembro agora o nome da cidade/povoado, mas pelo google maps você encontra.
Abraços!
hercilio.neto
28/03/2015, 13:13
Sensacional.
Parabéns pelo relato.
Narrativa muito boa, prendeu totalmente a minha atenção e me fez viajar junto, tal a riqueza da descrição.
Sem dúvida essa é uma viagem sonhada por 100% dos toyoteiros.
Parabéns show de viagem. Obrigado pelo relato, motiva muito.
IVAN ROBERTO
30/03/2015, 20:34
Parabéns Guilherme, viagem maravilhosa, show!!
GuilhermeAdolf
30/03/2015, 22:05
Fico contente que os amigos gostaram!
Mauriciolindoia
31/03/2015, 20:58
Parabéns Guilherme! Pena que aqui não tem o ícone de CURTIR!
Li todo seu diário, mas não reparei, quando você falou que quebrou o olhal do amortecedor, você trocou o amortecedor ou arrumou?
abraço
GuilhermeAdolf
01/04/2015, 20:46
Parabéns Guilherme! Pena que aqui não tem o ícone de CURTIR!
Li todo seu diário, mas não reparei, quando você falou que quebrou o olhal do amortecedor, você trocou o amortecedor ou arrumou?
abraço
Olá Maurício! Na verdade, quebrou o pino que passa pelo olhal superior do amortecedor, travando-o no devido lugar com as buchas. Primeiro quebrou o esquerdo, no Paraguai, e o direito, na Laguna Verde, na Bolívia. Segui viagem normalmente, só com os feixes de mola. Só vim arrumar quando voltei ao Brasil, no MS.
Abraço
E a tração dianteira. Tb voltou sem ela ?
GuilhermeAdolf
09/04/2015, 18:17
E a tração dianteira. Tb voltou sem ela ?
Positivo Dimasi, só engatei novamente quando parei no moleiro, no MS.
Beleza de viagem Guilherme!
Belíssimas fotos!! tambem sempre levo meu tripé nessas viagens, mas acabo usando pouco.
Abração e bons planos!
RafaelCandido
28/04/2015, 19:00
Cara,
Parabéns pela viagem e pelos relatos.
Fiz a mesma trip sozinho. Porém, meio aéreo até o Atacama, e meio viário (com uma das Toyotas Land Cruiser das cias) até Uyuni - três dias de viagem, dormindo em hostel de sal, passando frio, na mesma hardtrip. De fato, as paisagens são iradas. A parte boliviana da viagem, apesar de todos os "revés" que o país de lá nos proporciona, penso que somos recompensados com o visual.
E, ver assim, esse relato com todos esses detalhes, dá até saudade.
Parabéns cara, mandou mto!
Abs
GuilhermeAdolf
28/04/2015, 22:16
Cara,
Parabéns pela viagem e pelos relatos.
Fiz a mesma trip sozinho. Porém, meio aéreo até o Atacama, e meio viário (com uma das Toyotas Land Cruiser das cias) até Uyuni - três dias de viagem, dormindo em hostel de sal, passando frio, na mesma hardtrip. De fato, as paisagens são iradas. A parte boliviana da viagem, apesar de todos os "revés" que o país de lá nos proporciona, penso que somos recompensados com o visual.
E, ver assim, esse relato com todos esses detalhes, dá até saudade.
Parabéns cara, mandou mto!
Abs
Valeu Rafael! Você que foi de SPA até Uyuni pode confirmar com os amigos, andar de carro ali sozinho é tenso! kkkk
Por curiosidade, quanto pagou no tour de 3 dias? Tenho amigos querendo ir e eu não sei informar o valor médio.
Abraço
RafaelCandido
29/04/2015, 12:19
Fala Guilherme,
Cara, ao bem da verdade, de Land Cruiser (toda preparada como é o caso dos veículos das empresas de lá) é bem simples, não vi qualquer obstáculo que necessitasse de 'know how' para transpor. Mas isso também não quer dizer que qualquer carro comum pudesse andar por ali.
Enfim, a viagem para Unyni, eles fazem de duas formas:
1) de SPA até Uyuni - 3 dias, ou
2) de SPA até Uyuni - com retorno para SPA - 4 dias.
Como minha trip era curta, tive que voltar para SPA.
Na primeira noite dorme-se ao lado da Laguna Colorada (na madrugada o céu é idêntico ao que vc fotografou).
Na segunda noite a hospedaria é num hostel de sal (paredes, pisos, mesas, etc), algo totalmente diferente.
Terceiro dia, atravessamos o Salar de Uyuni (aí sim, somente carros altos, sobretudo quando o salar estiver alagado, que não foi o meu caso), paramos na ilha, no hotel no meio do deserto.
Depois, cemitério de trens em Uyuni, e fim da viagem (a de três dias).
Aguarda-se um pouco, e logo vem outra Land Cruiser para te levar de volta até SPA. O caminho é alternativo, e o motorista, lembra muito o Colin McRae, é o tempo todo vc sentindo o carro sair de traseira, pulando nas rampas que a estrada proporciona, e etc...
Em resumo, sem muitos detalhes, é isso (vale muito a pena fazer essa trip). Claro, banheiro precário, chuveiro precário, alimentação, no porta malas do carro, ao ar livre, e por aí vai, coisa que pessoas mais "exigentes" (e/ou com família talvez) não aceitariam, o que não é o nosso caso.
O preço, fiz em dezembro, paguei algo em torno de R$750,00. Fiz pela World Wide Travel (empresa boliviana, com loja em SPA). Optei pelo pacote de 4 dias - ida e volta. Já incluso: café da manhã, almoço e jantar, e a hospedagem (todos simples, ok?) , além da emoção que somente os pilotos bolivianos te proporcionam.
Abs
Parabéns pela viagem, amigo. Sou doido para fazer esta rota a bordo do meu Jimny, e são relatos como este seu que me incentivam a me organizar de fato para partir. Sempre pensei em dormir em albergues ou hoteis ao longo do caminho, mas sua viagem me fez repensar a dormida dentro do carro (sozinho então, não há quem torça o nariz quando se cogita dormir por lá mesmo).
No meu caso, tenho um grande obstáculo a ser vencido antes sequer do início da viagem, que é o fato de eu morar em Natal-RN. O orçamento do envio do carro de cegonha até a fronteira gira pelos R$ 2.500,00 (ou seja, cinco mil reais só para levar e buscar o carro do ponto de partida/retorno).
Apesar de ver como viável a possibilidade de ir dirigindo até lá, acredito que a economia de custo não compense o risco nem a perda de tempo (para quem tem férias limitadas a 30 dias médios, perder uma semana para ir e uma para voltar é um prejuízo imenso.
No mais, pela sua rota, acha tranquilo ir de Jimny? Chegou a ver preço de gasolina ao longo do percurso? Já li relatos de que alguns postos sequer vendem gasolina, só diesel... Também uso pneus BFGoodrich A/T e pretendia ir com eles, mas como no mínimo um ano e meio me separa da jornada, acredito que já estarão em meia vida (já rodei, hoje, 20.000km com eles), talvez seja melhor trocar por segurança na época, como você falou.
Há quem compare custos, alegando que "com esse dinheiro você passa 15 dias na europa", mas convenhamos, são experiências absolutamente incomparáveis. A idade de uma aventura como essa é agora, com uns 20 e poucos anos de idade, depois que começar a constituir família e subir de empregos complica... A Europa não vai sair do lugar. hehehe
IsmaelMatos
13/05/2015, 16:02
Filipe, boa tarde,
Considere voar até a Bolívia e alugar um Jimny por lá! Lembro de alguém relatar aqui no Forum uma viagem assim. Vale pesquisar.
Saudações
feitosac
14/05/2015, 00:40
Parabéns Guilherme pelo relato e pelas fotos, obrigado em compartilhar.
Abs.
Eu estou construindo um trailer, e espero ir até Ushuaia (...)
Colega, tens algum tópico tratando do assunto? Trailers, pra mim, são 'o máximo'!
Abraço.
Edintruder
14/05/2015, 22:40
Macamp.com.br
http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=4931
Recomendo a visita. Tem muito trailistas no fórum Macamp. Se gostas, então vais curtir.
Marcos_sc
14/05/2015, 23:36
Excelente relato.
vou assinar para terminar a leitura depois.
parabéns!!
GuilhermeAdolf
17/05/2015, 14:02
RafaelCandido,
Talvez pelo fato de estar de carona, não tenhas conseguido perceber a travessia como um todo. Dirigindo é um outro ângulo, existem muitas bifurcações. Acho que mais do que o carro, é o motorista que tem que estar preparado hehehe Abraços!
503!,
Amigo, é exatamente esse o pensamento, a Europa sempre estará lá, podendo ser visitada da forma mais fácil possível. Vencer os desafios do Atacama, Uyuni, Cordilheira, são para poucos, ainda mais sozinho e com carro próprio.
Realmente a distância de RN até a fronteira é grande.. eu quando planejei a minha já esperneava por não morar em SC, RS.. hehehe.. mas como o colega Ismael disse, existem locadoras no exterior que tem o Jimny. Talvez seja uma opção. Eu vi um relato nesses moldes, mas não o tenho mais agora.
Sobre a gasolina, não lembro não, mas acesse esse site e consiga boas referências http://www.mytravelcost.com/petrol-prices/
Uma viagem dessas é história pra vida toda. Ontem mesmo me peguei lembrando de como estava eu, ouvindo Led Zeppelin, no meio do Deserto de Siloli, aquela imensidão multicolorida e o vento que vinha aumentando com uma tempestade que se aproximava por uns picos nevados à direita..
feitosac e Marcos_sc,
Obrigado!
RafaelCandido
18/05/2015, 11:37
Verdade Guilherme, do banco do passageiro e com um Motorista/Guia acabamos por nem perceber as bifurcações e desvios (até porque naquele momento não pensava em fazer a mesma viagem com meu carro próprio, daí o desinteresse em decorar os caminhos).
Marcelo J Manente
21/05/2015, 21:20
Ola Guilherme,
Comprei recentemente uma SW4 ano 96 2.7 a gasolina. Tenho vontade de viajar pelas Américas por uns dois ou três anos e fico pensando em trocar minha SW em uma Band longa (ou curta) para essa expedição pela robustez do carro e por ser a diesel.
A SW4 todos conhecem e sabem o conforto que ela é. Sobre a Band sempre ouvi falar que ela é bem desconfortável, mas que se pode amenizar isso com bons bancos e outros ajustes.
Por isso pergunto: como foi viajar 12 mil Km com a Band? E o consumo?
Adorei o relato, ano retrasado fiz algo assim só que foi para a Carretera Austral sozinho.
Um abraço.
GuilhermeAdolf
22/05/2015, 11:36
Ola Guilherme,
Comprei recentemente uma SW4 ano 96 2.7 a gasolina. Tenho vontade de viajar pelas Américas por uns dois ou três anos e fico pensando em trocar minha SW em uma Band longa (ou curta) para essa expedição pela robustez do carro e por ser a diesel.
A SW4 todos conhecem e sabem o conforto que ela é. Sobre a Band sempre ouvi falar que ela é bem desconfortável, mas que se pode amenizar isso com bons bancos e outros ajustes.
Por isso pergunto: como foi viajar 12 mil Km com a Band? E o consumo?
Adorei o relato, ano retrasado fiz algo assim só que foi para a Carretera Austral sozinho.
Um abraço.
Fala Marcelo!
Rapaz, tu estás também com um ótimo carro! E po, se já foi ao ushuaia e carretera austral, já sabe como teu carro se comporta nas mais diversas situações.
A band realmente é um carro mais duro, eu particularmente não ligo muit, só passei um pouco de raiva nas estradas que eram basicamente costela de vaca.
Se fosse pra tu trocar por uma band, iria ter que revisar tudo para uma viagem de dois anos, além de equipa-la. Comprar uma band longa ou curta, pronta pra uma expedição, vai sair caro. Então acho que se a opção for por ir de band, compre uma mais simples e monte tudo do seu jeito. Melhorar suspensão, motor, transmissão, internos.. Agora, se você curte viajar com conforto, procure por uma hilux diesel das mais antigas, talvez você já esteja mais familiarizado. A band é realmente amar ou odiar hehehe
A média da minha foi excelente, dada as mais diversas situações que estive. Fiz aproximadamente 9,8. Com velocidade de asfalto entre 90 e 100km/h.
Você tem o relato da sua viagem? Estou planejando ir pra lá ano que vem!
Abraços
Marcelo J Manente
23/05/2015, 13:41
Fala Marcelo!
Rapaz, tu estás também com um ótimo carro! E po, se já foi ao ushuaia e carretera austral, já sabe como teu carro se comporta nas mais diversas situações.
A band realmente é um carro mais duro, eu particularmente não ligo muit, só passei um pouco de raiva nas estradas que eram basicamente costela de vaca.
Se fosse pra tu trocar por uma band, iria ter que revisar tudo para uma viagem de dois anos, além de equipa-la. Comprar uma band longa ou curta, pronta pra uma expedição, vai sair caro. Então acho que se a opção for por ir de band, compre uma mais simples e monte tudo do seu jeito. Melhorar suspensão, motor, transmissão, internos.. Agora, se você curte viajar com conforto, procure por uma hilux diesel das mais antigas, talvez você já esteja mais familiarizado. A band é realmente amar ou odiar hehehe
A média da minha foi excelente, dada as mais diversas situações que estive. Fiz aproximadamente 9,8. Com velocidade de asfalto entre 90 e 100km/h.
Você tem o relato da sua viagem? Estou planejando ir pra lá ano que vem!
Abraços
Guilherme,
Quando eu fiz essas viagens eu estava com uma Ranger cd 4x4 2.5 ano 98. O caso é q tive muitos problemas com essa viatura nas duas viagens. Na segunda chegou a queimar a junta do cabeçote. Mesmo com a junta queimada pude voltar ao Brasil. Só q ao abrir o motor descobri q o antigo dono tinha soldado o bloco em dois lugares, desse modo arrumei a parte de cima sabendo q o motor poderia dar novos problemas em breve. Por isso vendi a viatura e como estava precisando pagar umas dívidas, parte da grana da venda se foi. Desse modo só pude comprar a SW4 q estava num preço bom 21 mil.
Quando eu falo em trocar para uma Band é q penso na robustez do jipe. Vc por exemplo teve grandes problemas mas conseguiu ir tocando mesmo assim.
Os relatos de minhas viagens estão nestes links aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/132479-rumo-austral-de-curitiba-carretera-austral-e-regiao-dos-lagos-argentina.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/113822-curitiba-ushuaia-2012-2013-a.html
Um abraço.
Marcelo, vai com tua SW e seja feliz, não complica, sério.
Abração
Rubens Linhalis
24/05/2015, 22:08
Marcelo, vai com tua SW e seja feliz, não complica, sério.
Abração
X2... nao complica.
O Pacato ta tirando de letra.. e com um baita peso nas costas..
abraços
Marcelo J Manente
25/05/2015, 17:51
X2... nao complica.
O Pacato ta tirando de letra.. e com um baita peso nas costas..
abraços
Rubens,
e como está a média de consumo???
Abraços.
Júlio César Band
26/05/2015, 23:48
Olá a todos!
Alguém indo para o Atacama em julho? Estou começando a montar meu roteiro, passando por San Pedro do Atacama e Salar de Uyuni.
Abçs,
Julio
Rubens Linhalis
27/05/2015, 15:42
Rubens,
e como está a média de consumo???
Abraços.
Marcelo..8km/l , preço médio da gasolina R$3,30 (na BA). Minha tocada em estrada é 80km/h .
Marcelo J Manente
29/05/2015, 13:46
Marcelo..8km/l , preço médio da gasolina R$3,30 (na BA). Minha tocada em estrada é 80km/h .
Oitentinha Rubens???
E ia morrer de tédio.
Não que eu goste de correr muiiiiito, mas gosto de manter uns 100 a 110 Km/h sempre.
Abraços.
sandro_ventania
29/05/2015, 21:46
Oitentinha Rubens???
E ia morrer de tédio.
Não que eu goste de correr muiiiiito, mas gosto de manter uns 100 a 110 Km/h sempre.
Abraços.
Por isso que eu preferi investir mais uns 4 ou 5 mil a mais em uma diesel e ter mais liberdade nas viagens....
10km/L de diesel a R$2,50...andando a 110km/h...andando a 80km/h já fiz até 12km/L.
Em uma viagem a Ushuaia andando a 80km/h...12.000km rodados.
O Rubens gasta...4.950 reais de gasolina.
Eu gasto...2.500 reais de diesel.
respeitando os exageros e falta de acuidade...pode-se dizer que:
Em duas viagens eu praticamente tiro a diferença...o resto é só alegria!!!
Gerson 666
30/05/2015, 10:34
Bebe muito essa Toyota, a S 10 gasol que tive, a 90-100, fazia em torno de 9,5; a 80km/h devia fazer seus 10~11 por litro. O problema era o consumo urbano, que caia pra 5. Provavelmente a Toyota é mais pesada pra justificar esse consumo.
Agora, GuilhermeAdolf, parabéns por essa aventura, viagem excepcional. Essa experiência é pra poucos, e depois do relato, verifico que hotel é para os fracos rsrs(brincadeira). Li todo o relato, cara, não tempo ruim pra vc. Já li vários relatos de caras que viajam sozinho, principalmente motociclistas. Acho até que vc acertou em viajar sozinho, dizem que os maiores amigos, muitas vezes se tornam as piores companhias numa viagem dessas rsrsr. Não é fácil conviver por 20 dias com as mesmas pretensões em mente, quando está no coletivo. Provavelmente vc não teria feito tudo que fez, de modo espartano, viajando com mais alguém. Mais uma vez, aventura admirável.
Eu tenho um pouco de receio de viajar fora do Brasil, principalmente em questão com a Polícia dos outros países e o tanto de notícias ruins que se ouve. Fui apenas pra Argentina, de carona, passando pelo Uruguai e não gostei muito da forma como a gnt é visto lá fora, a polícia nos vê sempre com desconfiança; mas a gratificação de conhecer todos esse lugares supera esses problemas. Um abraço cara e felicidades!
Sensacional, indescritível, inspirador! GuilhermeAdolf (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/74345-guilhermeadolf/), tenho muita vontade de fazer o que você fez e isso acabou de virar meta para minha vida, estou terminando a faculdade e colocarei para meus planos, provavelmente para o final de 2016. É o tempo de organizar minha vida e trocar de carro, tenho um Fiat/bravo 2012. Vou começar a procurar qual seria a melhor opção de carro para mim com custo de manutenção barata e de fácil mecânica, gosto de pick-up, mas acho que um SUV ou jipe cairia bem melhor para essas viagens. O que você me indicaria? OBS: tenho 1,82 de altura então não pode ser um carro muito pequeno, pois também pretendo dormir dentro dele.
GuilhermeAdolf
01/06/2015, 11:48
Bebe muito essa Toyota, a S 10 gasol que tive, a 90-100, fazia em torno de 9,5; a 80km/h devia fazer seus 10~11 por litro. O problema era o consumo urbano, que caia pra 5. Provavelmente a Toyota é mais pesada pra justificar esse consumo.
Agora, GuilhermeAdolf, parabéns por essa aventura, viagem excepcional. Essa experiência é pra poucos, e depois do relato, verifico que hotel é para os fracos rsrs(brincadeira). Li todo o relato, cara, não tempo ruim pra vc. Já li vários relatos de caras que viajam sozinho, principalmente motociclistas. Acho até que vc acertou em viajar sozinho, dizem que os maiores amigos, muitas vezes se tornam as piores companhias numa viagem dessas rsrsr. Não é fácil conviver por 20 dias com as mesmas pretensões em mente, quando está no coletivo. Provavelmente vc não teria feito tudo que fez, de modo espartano, viajando com mais alguém. Mais uma vez, aventura admirável.
Eu tenho um pouco de receio de viajar fora do Brasil, principalmente em questão com a Polícia dos outros países e o tanto de notícias ruins que se ouve. Fui apenas pra Argentina, de carona, passando pelo Uruguai e não gostei muito da forma como a gnt é visto lá fora, a polícia nos vê sempre com desconfiança; mas a gratificação de conhecer todos esse lugares supera esses problemas. Um abraço cara e felicidades!
Gerson, realmente, se estivesse acompanhado dificilmente faria tudo que fiz do jeito que fiz. A viagem foi realmente espartana, cheguei em casa com 5kgs a menos, minha mãe chegou a chorar quando me viu heheheheh achou que eu estava desnutrido hahahah
Mas realmente, a viagem solo é uma outra vibe. Cada pensamento que vem na cabeça quando tu tá andando por uns lugares absurdamente fantásticos.. porra.. é muito maneiro.
Veja essa foto abaixo:
https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/1661983_827744363986105_8873612468673827167_n.jpg? oh=2c63ecce4074001a9ba8cb8bbc08fd9c&oe=55F18DBB
Nesse dia eu encontrei apenas um carro pelo deserto, UM! Rodei o dia inteiro sem ver gente. A imensidão do lugar chega a assustar. Gente fraca de cabeça acho que cai em desespero hehehehe.
Sobre a polícia.. cara, eu tive uns incidentes, como você leu.. mas acabei me saindo bem. Acho que é questão de sorte. Tem gente que viaja e é parado por TODOS os policiais corruptos. Tem gente que vai e não topa nenhum..
Se manter a calma e souber conversar, dá pra se livrar de todos. O segredo é não mostrar pressa. Se você demonstrar que está com pressa, aí que eles agarram.. se você deixar claro que fica o dia todo ali discutindo com eles, acabam te liberando.
Faça uma viagem desse tipo, você vai gostar cara! Abraços!
GuilhermeAdolf
01/06/2015, 11:57
Sensacional, indescritível, inspirador! GuilhermeAdolf (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/74345-guilhermeadolf/), tenho muita vontade de fazer o que você fez e isso acabou de virar meta para minha vida, estou terminando a faculdade e colocarei para meus planos, provavelmente para o final de 2016. É o tempo de organizar minha vida e trocar de carro, tenho um Fiat/bravo 2012. Vou começar a procurar qual seria a melhor opção de carro para mim com custo de manutenção barata e de fácil mecânica, gosto de pick-up, mas acho que um SUV ou jipe cairia bem melhor para essas viagens. O que você me indicaria? OBS: tenho 1,82 de altura então não pode ser um carro muito pequeno, pois também pretendo dormir dentro dele.
Aluízio, obrigado! Bem, pedir indicação de quem tem band, é saber a resposta já kkkk
Você está praticamente na terra da toyota bandeirante, Brejo de Madre de Deus. As opções para toyota aí são infinitas.
Você que é alto, poderia talvez comprar uma jipe longo e preparar para dormir no interior dela, ou um jipe curto e comprar uma barraca de teto. Eu acabo de comprar uma barraca, já pensando na próxima viagem.
Agora, existem outros modelos de carros.. como dissemos acima, SW4, Hilux.. eu vi um relato esses dias de um cara que foi com um fusca.. isso mesmo, um FUSCA! Claro que não passou por onde eu passei, mas fez uma bela viagem. Agora, teve muito pneu furado, bateu com o carro, perrengue com combustível.. dá pra ir com qualquer carro, depende do que você está procurando e o quanto você está sujeito a passar perrengue. O melhor carro é aquele que você pode comprar e manter e que te atenda.
Abraços
Gerson 666
01/06/2015, 20:30
Putz, desnutrido buabuabuabuabuaua, velho, tu é f$D@kkkkk
Fiquei aqui rindo pensando quando vc chegou em casa, só no farrapo e tua mãe chorando rsrsrs.
Viagens espartanas, já fiz algumas (hotel meia estrela, 16 hs por dia dirigindo, carro sem ar, banho em posto de gasolina, alguns pernoites no carro), mas nada que se compare a essa viagem. Isso aí foi o teste de ferro, acho até que vc poderia montar pacotes de viagem e vender pro pessoal que quer perder peso rsrs, quem sabe é um filão a se explorar. Spa spartano na Toyota.
A viagem solo tem uma vibe diferente mesmo, viajei uma vez assim, de Aracaju até Altamira, 3 dias de viagem solo, o carro não ajudava muito, então ia de 80 a 100, curtindo a paisagem; foi nesses dias que decidi comprar uma caminhão quando aposentar rsrsr. Interessante que quando vc tá sozinho, vc toma decisões rapidamente, é vc e Deus, coisas que com alguém, vc poderia procrastinar e tal, mas 20 dias, é tempo pra caramba, acho que aí eu desistiria de comprar o caminhão rsrsrs. Um abraço.
kombinatti
09/06/2015, 00:58
Cara, muito bom o relato! Estou planejando uma viagem DF-BOLIVIA-PERU no fim do ano. No ano passado fui ao Atacama com minha Tracker e foi show! Quem ainda tem dúvida ou medo de pegar a estrada, vá! É coisa de outro mundo e nada paga o que você vê.
Fala guilherme, pode me ajudar? Peguei muitas dicas dos seus relatos e boa parte do percurso, estou planejando minha viagem no final do ano. Até agora só tem eu, mas estou preocupado em ir de carro alugado por tais caminhos sem mais ninguém. Pretendo achar algum outro louco para rachar a gasolina, também, hehehe.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/150838-roadtrip-de-carro-alugado-bolivia-chile-argentina-bolivia-dezembro-2015-a.html
PessoALL,
To começando devagar a fazer o relato da minha trip feita em abril/2015, com veículo próprio, Noroeste da Argentina e Sudoeste da Bolívia. Um carro só. Mais ou menos 10.150Km.
Relatos e fotos no meu blog: https://viafoco.wordpress.com/
Espero que ajude aos futuros viajantes!
[]s
sandro_ventania
16/07/2015, 19:22
Piotrek, faz sim...vai ajudar a muitos!
Com certeza vai contribuir muito, principalmente para os de primeira viagem como eu ......
Com certeza vai contribuir muito, principalmente para os de primeira viagem como eu ......
Freitag, abri um novo campo em "Relatos de Viagem", onde comecei a postar nossas experiências, fotos, dicas etc: http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/150991-relato-noroeste-da-argentina-noa-e-sudoeste-da-bolivia-reserva-avaroa-e-uyuni.html#post2297691
Abraços e espero que gostem!
Marcelo J Manente
05/09/2015, 16:57
Gerson, realmente, se estivesse acompanhado dificilmente faria tudo que fiz do jeito que fiz. A viagem foi realmente espartana, cheguei em casa com 5kgs a menos, minha mãe chegou a chorar quando me viu heheheheh achou que eu estava desnutrido hahahah
Mas realmente, a viagem solo é uma outra vibe. Cada pensamento que vem na cabeça quando tu tá andando por uns lugares absurdamente fantásticos.. porra.. é muito maneiro.
Veja essa foto abaixo:
Nesse dia eu encontrei apenas um carro pelo deserto, UM! Rodei o dia inteiro sem ver gente. A imensidão do lugar chega a assustar. Gente fraca de cabeça acho que cai em desespero hehehehe.
Sobre a polícia.. cara, eu tive uns incidentes, como você leu.. mas acabei me saindo bem. Acho que é questão de sorte. Tem gente que viaja e é parado por TODOS os policiais corruptos. Tem gente que vai e não topa nenhum..
Se manter a calma e souber conversar, dá pra se livrar de todos. O segredo é não mostrar pressa. Se você demonstrar que está com pressa, aí que eles agarram.. se você deixar claro que fica o dia todo ali discutindo com eles, acabam te liberando.
Faça uma viagem desse tipo, você vai gostar cara! Abraços!
Guilherme,
Gostaria de saber como vc fez a troca de dinheiro? Trocou reais ou levou dolar? Onde fez a troca? Qualquer detalhe é bem vindo.
Obrigado e abraços.
GuilhermeAdolf
08/09/2015, 20:41
Guilherme,
Gostaria de saber como vc fez a troca de dinheiro? Trocou reais ou levou dolar? Onde fez a troca? Qualquer detalhe é bem vindo.
Obrigado e abraços.
xexelo,
Basicamente fazia saques na moeda local em caixas eletrônicos. Levei algum dinheiro por segurança.
Os saques saem por uns 20 reais cada, sendo assim, sacava sempre o equivalente a 1000 reais. Como o câmbio utilizado pelo banco é o oficial, não era tão bom como em algumas casas de câmbio.
Mas honestamente, pra quem viaja sozinho, levar grande quantia em dólares ou outra moeda qualquer, e ficar procurando casa de câmbio ou cambista, é arriscado e leva tempo. Preferi gastar aí uns 200 reais a mais na viagem toda por ter feitos saques, do que arriscar ser manjado e depois 'abordado'.
Abraços!
Guilherme, parabéns pela viagem e pelo relato detalhado. Sensacional, babei!
Mas as fotos não estão abrindo da segunda página do tópico em diante. Você poderia dar uma checada? Fiquei doido pra vê-las! hehe
Abraços!
GuilhermeAdolf
10/09/2015, 12:44
Guilherme, parabéns pela viagem e pelo relato detalhado. Sensacional, babei!
Mas as fotos não estão abrindo da segunda página do tópico em diante. Você poderia dar uma checada? Fiquei doido pra vê-las! hehe
Abraços!
Punch, obrigado! Como o link era para o facebook, talvez eles mudaram algo na hospedagem da foto e o foto ficou off.
Já solicitei ao moderador que eu possa editar as mensagens, colocando novamente as fotos.
Abraços!
Marcelo J Manente
13/09/2015, 09:23
xexelo,
Basicamente fazia saques na moeda local em caixas eletrônicos. Levei algum dinheiro por segurança.
Os saques saem por uns 20 reais cada, sendo assim, sacava sempre o equivalente a 1000 reais. Como o câmbio utilizado pelo banco é o oficial, não era tão bom como em algumas casas de câmbio.
Mas honestamente, pra quem viaja sozinho, levar grande quantia em dólares ou outra moeda qualquer, e ficar procurando casa de câmbio ou cambista, é arriscado e leva tempo. Preferi gastar aí uns 200 reais a mais na viagem toda por ter feitos saques, do que arriscar ser manjado e depois 'abordado'.
Abraços!
Valeu Guilherme,
Ainda não sei o q fazer, só acho o saque em banco caro demais com o IOF, mais essa taxa, mais o câmbio não tão vantajoso.
Fora que no atual momento da política e da economia arrisca de eu sacar lá e quando vier pagar a fatura o dólar ter subudo um monte.
Abraço.
GuilhermeAdolf
13/09/2015, 21:36
Valeu Guilherme,
Ainda não sei o q fazer, só acho o saque em banco caro demais com o IOF, mais essa taxa, mais o câmbio não tão vantajoso.
Fora que no atual momento da política e da economia arrisca de eu sacar lá e quando vier pagar a fatura o dólar ter subudo um monte.
Abraço.
xexelo,
Mas eu sacava direto da conta, no débito, pagava com a cotação da hora.
Um exemplo: no chile, saquei 200 mil pesos e foi debitado da conta R$ 1028, contando a tarifa de saque e IOF. O que dá uma cotação de aproximadamente 195 pesos por real. No atacama, eu chorei pra trocar alguns reais por 200 pesos.. ou seja, foi um excelente negócio pra mim sacar dinheiro. A dica é sacar o valor máximo possível, pois a taxa do saque é fixa.
Eu só usei cartão de crédito dentro do Brasil. Não arriscaria usar o crédito lá fora.
Estou também preocupado com minha viagem pra Ushuaia ano que vem.. dólar a 4$ tá quase dobrando o custo da viagem....
Abraços
digaum.fbg
20/09/2015, 12:09
GuilhermeAdolf,
Comecei a ler o relato e não consegui parar mais! Parabéns pela coragem, pela determinação e por compartilhar conosco. Vi todos os vídeos no face e estão me inspirando a fazer o mesmo. Não no mesmo trajeto e talvez nem da mesma maneira. Tem mais fotos?
Tomei a liberdade de te adicionar no face; Rodrigo Gonçalves.
GuilhermeAdolf
20/09/2015, 22:11
GuilhermeAdolf,
Comecei a ler o relato e não consegui parar mais! Parabéns pela coragem, pela determinação e por compartilhar conosco. Vi todos os vídeos no face e estão me inspirando a fazer o mesmo. Não no mesmo trajeto e talvez nem da mesma maneira. Tem mais fotos?
Tomei a liberdade de te adicionar no face; Rodrigo Gonçalves.
Fala Rodrigo, que bom que curtiu.. uma pena que as fotos saíram do ar.. já solicitei aos moderadores a edição mas até agora ninguém me respondeu..
As fotos estão todas no meu facebook, pode acessar e ver:
https://www.facebook.com/guilhermeadolf/media_set?set=a.826536514106890.1073741844.1000025 16462560&type=3
Abraços!
Marcelo J Manente
27/11/2015, 20:10
Guilherme,
Vc fez o Soat (seguro) para entrar na Bolívia?
Caso tenha feito, onde e como se faz?
Abç.
GuilhermeAdolf
28/11/2015, 17:33
Guilherme,
Vc fez o Soat (seguro) para entrar na Bolívia?
Caso tenha feito, onde e como se faz?
Abç.
xexelo,
Quando fui, li que o SOAT boliviano(pois existe o Peruano também) não é obrigatório para estrangeiros que irão ficar menos de 30 dias na Bolívia. Isso é informação de 2014, não sei se houve alguma alteração..
Como a informação da Bolívia é escassa, sugiro mandar email pra embaixada..
Abraços!
dionei2610
06/04/2016, 11:16
Bom dia Guilherme
Li o relato que fez da sua viagem e fiquei ainda mais seguro de viajar.
Esse mes estou saindo, vou ver o WRC na Argentina(Córdova), depois seguir até Antofagasta de La Sierra, Paso Sico, San Pedro de Atacama e Uyuni.
Estava um pouco receoso de ir, pois vou em um carro só (amarok) e que ainda só usa diesel S-10 (que não existe na Bolívia). Vamos acampar o tempo todo, barraca no teto, intenção é dormir dentro da reserva Eduardo Avaroa e também no Slar de Uyuni, que acredito nessa época estará seco.
O que você me diz? Da pra fazer tranquilo? E quanto acampar na reserva? É tranquilo? Permitido?
Vi em uma postagem que vais para Ushuaia esse ano, se precisar informações, eu fiz esse trajeto em 2010, Ushuaia e Carretera Austral. Expedição Patagônia 201 (http://expedicaopatagonia2010.blogspot.com.br/)
Abs e boas expedições
Marcelo J Manente
06/04/2016, 16:20
Bom dia Guilherme
Li o relato que fez da sua viagem e fiquei ainda mais seguro de viajar.
Esse mes estou saindo, vou ver o WRC na Argentina(Córdova), depois seguir até Antofagasta de La Sierra, Paso Sico, San Pedro de Atacama e Uyuni.
Estava um pouco receoso de ir, pois vou em um carro só (amarok) e que ainda só usa diesel S-10 (que não existe na Bolívia). Vamos acampar o tempo todo, barraca no teto, intenção é dormir dentro da reserva Eduardo Avaroa e também no Slar de Uyuni, que acredito nessa época estará seco.
O que você me diz? Da pra fazer tranquilo? E quanto acampar na reserva? É tranquilo? Permitido?
Vi em uma postagem que vais para Ushuaia esse ano, se precisar informações, eu fiz esse trajeto em 2010, Ushuaia e Carretera Austral. Expedição Patagônia 201 (http://expedicaopatagonia2010.blogspot.com.br/)
Abs e boas expedições
Ola Dionei,
O Guilherme está na estrada neste momento. A última notícia que tive é que ele estava descendo a Carretera Austral perto de Coyahique - Chile.
Perto de Antofagasta de la Sierra Não deixe de conhecer o campo de Piedras Pomes, um lugar lindíssimo. Depois de Antofagasta siga até o Salar de Pocitos e entre para a estrada que vai a Tolar Grande. Lugar imperdível pela estrada, pelos Ojos del Mar, Salar Arizaro, Cono de Arita etc. Se dormir em Tolar, fique na pousada São Cayetano, da dona Teofila.
Eu fiz este trecho em dez/janeiro passado junto com um colega com uma S10 4x2. A S 10 só teve um pouco de dificuldade ao ir até as Pedras Pomes e quando saímos da estrada para ver os monges de Pacana no Chile.
Fui ao salar de pacote de viagem a partir de San Pedro de Atacama. As estradas do parque são péssimas (tem trecho que só indo a 10 Km/h dá para passar), só a estrada principal que leva a Uyuni direto sem passar pelas atrações turísticas é melhor.
Veja meu relato. http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/153688-expedicao-desertos-andinos-noa-atacama-salar-uyuni-2015-16-a.html
Abraço.
dionei2610
06/04/2016, 16:53
Boa tarde Marcelo
Antes de ler alguns relatos aqui no fórum ia de Córdova direto para San Miguel de Tucumán / Salta / Paso Sico / Atacama.
Quando vi os lugares que tem pra conhecer nesse caminho paralelo que é passar por Antofagasta de La Sierra / Antofalla / Tolar Grande e toda região mudei meu trajeto.
Com certeza irei colocar suas sugestões todas em meu roteiro.
Nos Monges de Pacana já fui em outra viagem que fiz a San Pedro, muito show!!
Vamos dormir em barraca, então quero entrar na Bolívia com meu carro para dormir na beira das lagunas! Deve ser sensacional pegar as Termas de Polques vazias ou dormir na beira da Laguna Hedionda.
Vou de San Pedro até Uyuni conhecendo algumas atrações, depois entro no salar, vou até Isla Incahuasi (se tiver seco) e saio por Aguaquisa. Vou visitar o vulção Ollagüe e voltar até San Pedro vendo as demais atrações que não vimos na ida.
Li também o relato da sua viagem, muito show!! Parábens.
Estou montando um blog para relatar essa viagem. Expedição Rally WRC 2016 Argentina - Salar do Uyuni - Deserto do Atacam (http://www.expedicaowrc2016.blogspot.com.br/)
E esse são de outras que já fizemos , se quiser dar uma olhada.
Expedição Machu Picchu Expedição 2011 Machu Picch (http://expedicao2011.blogspot.com.br/)
Expedição Patagônia Expedição Patagônia 201 (http://expedicaopatagonia2010.blogspot.com.br/)
Abraços e obrigado pelas dicas.
GuilhermeAdolf
18/04/2016, 21:48
Boa tarde Marcelo
Antes de ler alguns relatos aqui no fórum ia de Córdova direto para San Miguel de Tucumán / Salta / Paso Sico / Atacama.
Quando vi os lugares que tem pra conhecer nesse caminho paralelo que é passar por Antofagasta de La Sierra / Antofalla / Tolar Grande e toda região mudei meu trajeto.
Com certeza irei colocar suas sugestões todas em meu roteiro.
Nos Monges de Pacana já fui em outra viagem que fiz a San Pedro, muito show!!
Vamos dormir em barraca, então quero entrar na Bolívia com meu carro para dormir na beira das lagunas! Deve ser sensacional pegar as Termas de Polques vazias ou dormir na beira da Laguna Hedionda.
Vou de San Pedro até Uyuni conhecendo algumas atrações, depois entro no salar, vou até Isla Incahuasi (se tiver seco) e saio por Aguaquisa. Vou visitar o vulção Ollagüe e voltar até San Pedro vendo as demais atrações que não vimos na ida.
Li também o relato da sua viagem, muito show!! Parábens.
Estou montando um blog para relatar essa viagem. Expedição Rally WRC 2016 Argentina - Salar do Uyuni - Deserto do Atacam (http://www.expedicaowrc2016.blogspot.com.br/)
E esse são de outras que já fizemos , se quiser dar uma olhada.
Expedição Machu Picchu Expedição 2011 Machu Picch (http://expedicao2011.blogspot.com.br/)
Expedição Patagônia Expedição Patagônia 201 (http://expedicaopatagonia2010.blogspot.com.br/)
Abraços e obrigado pelas dicas.
Amigo, desculpe a demora! Estou em ushuaia agora!
Dentro da reserva não tem com o que de preocupar, pode acampar onde quiser! Recomendaria três dias tranquilos dentro da reserva: primeira noite nas termas de Polques, segunda na laguna colorada e terceiro na laguna Hedionda (se não me engano, olhando no earth há um pequeno hotel na beira dela). Existem trechos que são horríveis! Costelas de Vacas gigantes que parecem que vão desmontar cada parafuso do carro!! Me arrependo de ter feito a reserva em dois dias...
Qualquer coisa me Chama no face! Abraços