Ver Versão Completa : 1.000km, dá ou é cansativo?
sandro_ventania
16/03/2015, 18:44
Pessoal,
Em Abril vou sair de férias em direção ao sul do país...minha primeira parada turistica vai ser o PETAR em São Paulo...da minha casa até lá serão aproximadamente 1.000km.
Estou pensando em sair no feriado de páscoa, na expectativa de poder passar por São Paulo sem pegar nenhum engarrafamento e encontrar a serra do cafezal também mais vazia.
Será que dá pra ir de boa ou vai ficar muito cansativo e é melhor quebrar essa etapa no meio, rodando uns 500km em cada dia?
Não quero dirigir a noite e minha velocidade de cruzeiro é de 100km/h.
Bandinho
16/03/2015, 19:16
Acho que dá, já fiz duas vezes Friburgo/Vitória da Conquista (+ ou -)1000km, a primeira vez com duas crianças, uma de ranger e outra de troller, tranquilo. Sai bem cedo tipo 5h peguei um pouco de noite se não me engano até às 8:30h. Acho que pro sul pode complicar um pouco, talvez mais transito.
Abs.
ecoperegrino
16/03/2015, 19:26
Olha , talvez não pegue trânsito urbano em São Paulo, mas com certeza pegará trânsito lento na BR116 Regis Bitencourt quando todos estarão a caminho do litoral sul no feriado. Por isto aconselho a considerar com cautela está perfomance de 1.000 dirigindo apenas de dia
André 1943
16/03/2015, 20:25
Da tranquilo porém até Curitiba vai tranquilo o problema é na 101 sentido litoral sc . Rodo sempre 1200 ( Gaspar/ Juiz de Fora e ou Gaspar / cabo frio ) em 1 dia e com um filho de 3 anos , mas nunca em feriado
sandro_ventania
16/03/2015, 20:55
Olha , talvez não pegue trânsito urbano em São Paulo, mas com certeza pegará trânsito lento na BR116 Regis Bitencourt quando todos estarão a caminho do litoral sul no feriado. Por isto aconselho a considerar com cautela está perfomance de 1.000 dirigindo apenas de dia
Pensei ao invés de sair na sexta (inicio do feriado), sair no sábado, onde teoricamente todos já chegaram a seus destinos.
O caminho curto é esse aqui:
https://www.google.com.br/maps/dir/-22.4885175,-41.9126696/Iporanga+-+SP/@-22.9957515,-46.8777512,9z/data=!4m14!4m13!1m5!3m4!1m2!1d-42.9558843!2d-22.6997102!3s0x99bdcc073ea7cd:0xcbf345f233ad952d!1 m5!1m1!1s0x94c4a2cb4aaf4941:0x8c7536c020399ccf!2m2 !1d-48.5975856!2d-24.5852085!3e0?hl=pt-BR
Mas tem esse aqui, que corta o centro de São Paulo...se fosse em dia comum com certeza iria por ele...que acham dele?
https://www.google.com.br/maps/dir/-22.4885175,-41.9126696/Iporanga+-+SP/@-22.4745927,-46.0419656,7z/data=!4m19!4m18!1m10!3m4!1m2!1d-42.9558843!2d-22.6997102!3s0x99bdcc073ea7cd:0xcbf345f233ad952d!3 m4!1m2!1d-46.8486381!2d-23.1058014!3s0x94cf286a09d33aed:0x707cdf52e7703f11 !1m5!1m1!1s0x94c4a2cb4aaf4941:0x8c7536c020399ccf!2 m2!1d-48.5975856!2d-24.5852085!3e0?hl=pt-BR
André-4WD
16/03/2015, 22:15
Sandro,
Faço anualmente o trajeto Porto Alegre - Goiânia, cerca de 2.000km, em dois dias.
Tenho uma Hilux 2.8 original e minha velocidade de cruzeiro é 100km/h, assim como vc!
Já rodei 1.200km num dia, mas 1.000km é tranquilo.
O problema no seu caso é o transito em SP e dependendo da hora/dia que passa, a descida pela Régis, como já foi comentado.
Espero ter ajudado,
abraço
andre
Troller-a-vista
16/03/2015, 22:29
1.000 da pra ir numa boa, cansativo claro que é, afinal sao 1000 km, ate deitado numa cama seria hehehe
fiz 1000 num uno sem ar, num calor de rachar, sai bem cedo e mandei ver, mas nao ando a 100, nao vi a media mas andei bem mais que isso.
td depende das estradas, transito, caminhoes que vai pegar, se vai pegar sol direto na cara (chega uma hora que vc nao distingue o que é estrada e chao se o sol pegar muito tempo no olho, vc vai enxergar td com cores estranhas, ai no entardecer ferra td, ai tem que parar, fechar os olhos um pouquinho ate a pupila relaxar voltar ao normal, aconselho a usar um bom oculos de sol (coisa que eu nao fiz).
mas é tranquilo, da pra ir sim, mas vai cansar, outro conselho é planejar as paradas, pq no interior posto de estrada bom é raro.
PS: pra mim andar 600km é tranquilo, nao canso, mas passou disso comeca a cansar, entao tem que ver o que vc esta acostumado, tem gente que anda 100 km e ja ta morrendo, tem gente que anda 1000 e comeca a esticar as pernas... vai do caboclo, do qto esta acostumado. Nessas horas nao adianta ser macho, tem que ser responsavel e boa.
... vou sair de férias ... da minha casa até lá serão aproximadamente 1.000km ... é melhor quebrar essa etapa no meio, rodando uns 500km em cada dia ... Não quero dirigir a noite e minha velocidade de cruzeiro é de 100km/h.
Faça exatamente isso!!!! Você estará em férias ... pressa prá quê?????? No dia da viagem não “force a barra”. Acorde tranquilamente (quem sabe um pouquinho mais cedo de seu horário habitual), tome seu café da manhã com calma e siga viagem ... Indo com tranquilidade, certamente você vai gastar uns trocados para se hospedar em um hotel (se estiver com a família, um pouco mais) e, depois, no dia seguinte, seguir viagem tranquilamente até seu destino, bem descansado, feliz e curtindo sua viagem ... a vida é o maior patrimônio que temos, não tem dinheiro que paga e não vale a pena arriscá-la por causa de pressa e/ou dinheiro ... As estradas são cheias de surpresas (buracos, animais, motoristas apressados e imprudentes, chuva, óleo na pista, um pneu que estoura, etc, etc, etc.) ... e estando você cansando, sua capacidade de reflexo é bem menos apurada para você sair de um enrosco ... repito, não vale a pena arriscar ... e se você não conhece a estrada, nem pensar em viajar à noite, muito menos cansado!!!! E mais uma coisa ... essa BR-116 é perigosíssima ... não vale a pena arriscar a ser mais um a fazer parte das péssimas estatísticas dela ... Seja feliz e curta com muita tranquilidade as suas férias com sua família e seus amigos. Abs.
Pessoal,
Em Abril vou sair de férias em direção ao sul do país...minha primeira parada turistica vai ser o PETAR em São Paulo...da minha casa até lá serão aproximadamente 1.000km.
Estou pensando em sair no feriado de páscoa, na expectativa de poder passar por São Paulo sem pegar nenhum engarrafamento e encontrar a serra do cafezal também mais vazia.
Será que dá pra ir de boa ou vai ficar muito cansativo e é melhor quebrar essa etapa no meio, rodando uns 500km em cada dia?
Não quero dirigir a noite e minha velocidade de cruzeiro é de 100km/h.
Sandro,
Eventualmente eu faço Rio- Curitiba (+- 900 Km) e sempre em um dia. Há uma opção que eu faço muito saindo do Rio pela Dutra. Eu pego a Rodovia D. Pedro (não entra na cidade de Campinas), depois sigo no sentido de Sorocaba, sigo passando por Votorantim indo para Piedade. Então vou para Juquiá, que fica na beira da Rodovia Régis Bitencourt e mais 30 Km você estará em Registro, que é a metade do caminho entre São Paulo e Curitiba.
Nesse percurso você pegará 50 Km de descida da serra, logo depois de Piedade, é cheia de curva e vai margeando um rio em uma região de mata atlântica bem preservada. Tem que ir bem devagar, mas vá apreciando a paisagem.
A vantagem é que vc não passará em São Paulo e também não enfrentará o início da Régis , que é uma loucura., e, principalmente, não passará no trecho em que a Régis não é duplicada. A distância deve ser semelhante, confira no google maps.
Eu também saio bem cedo, mas não no escuro e vou comendo sanduba dentro do carro, e só paro para abastecer e para o pipi. O temo de viagem vai depender do clima (sol ou chuva) e do trânsito, mas creio que saindo cedo 6h00 vc deverá levar umas 7 ou 8 hs até Registro.
Abs e curta a viagem.
EvandroES
17/03/2015, 08:59
Sandro, fiz essa viagem exatamente ao contrário saindo de Santa Catarina até o Rio de Janeiro. No total aproximadamente 1100Km. Gosto de dirigir, mas por não conhecer a estrada, e onde ficam os radares, ando sempre respeitando o limite de velocidade.
Para evitar movimento fiz o contrário de vc, escolhi viajar de noite. Saí de casa às 22 horas, sozinho, e viajei a noite toda, parando apenas para abastecer, aproveitando as paradas para tirar a água do joelho. Repito não paro para nada.
Passei por São Paulo entre 6 e 7 da manhã de um sábado, não peguei movimento nenhum. Cheguei ao rio às 11 da manhã. Ou seja 13 horas de viagem não parando para nada além de abastecer.
Assim, apesar de eu achar que 1000Km é muito pouco para dividir em duas etapas, creio que será difícil cumprir esta distância sem ter que dirigir à noite, seja no início ou final da viagem.
Apesar de gostar muito de dirigir cansa e cansa muito. Tem hora que começa a doer as pernas, os braços, mas nada que uma ajeitada no banco não ajude. saliento que minha viatura é automática o que ajuda bastante.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Sandro
É tranquilo fazer esse percurso em um dia. Aonde vc pode perder tempo é na Serra do Cafezal. No restante é quase tudo pista dupla. Quando saio do Rio umas 5h, chego em Floripa ainda a tempo de tomar um banho de mar com luz do dia. Comparando, para Porto Seguro que dá mais ou menos a mesma distância, a viagem dura umas 16h devido a pista simples e o trânsito.
O segredo para rodar muito é planejar e otimizar as paradas. Se vc para para ir ao banheiro, depois para abastecer e depois procura um lugar para comer e para completar a mulher vê um artesanato lindo na beira da estrada, a viagem não rende. Leve uma caixa térmica com algumas bebidas e alguma coisa para beliscar. Para o almoço procure um restaurante à quilo e fuja das comidas pesadas, senão o sono da tarde vai te pegar.
Tipo assim : saida de casa às 5h. 8h ( 250km) parada para café, abastecimento e banheiro. 12h ( 500 a 550km ) Almoço, abastecimento etc... 15:30 ( 750km ) Lanche, abastecimento etc.. às 18h vc vai estar no seu destino sem correria.
Abs
Bandinho
17/03/2015, 16:48
Numa viagem longa assim considero a media, contando as paradas, em 70km/h ou seja, 1000km acho q vai levar entre 14 e 15h. Saindo às 5h vai chegar por volta de 20h. Faço essa conta.
Abs.
sandro_ventania
18/03/2015, 22:46
Pessoal, muito obrigado a todos que colaboraram com suas opiniões...enriqueceram muito!
O meu maior trecho foi de 850km, de Rio das Ostras-RJ a 3 marias-MG, pela BR-040.
Eu acho 1.000km muito para um dia, pois não sobra espaço para o imprevisto...porém, também é pouco para dividir.
Eu pessoalmente compartilho da sábia opinião do Enasor...vamos ver o que decido até lá!!
azrael_rj
18/03/2015, 23:30
Sandro, eu fui para o PETAR em novembro com a filhota de 1a6m num dia só. Tem de sair de madrugada e saber que os caminhões na Regis vão te atrasar. Indo acompanhado, vai utilizando o Waze pois pode te livrar de alguma furada.
Meu destino final era Foz do Iguaçu e no Petar (esqueci o nome da cidade) segui no sentido Curitiba e a estrada não tem asfalto. Só fazendas e o rio Turvo te acompanhando... ali recomendo não passar a noite! hehehe
Sonhador
19/03/2015, 02:32
Sandro
Eu qdo vou pegar um longo trecho levanto na madrugada , por volta das 5:00 horas ja pego a estrada,por volta das 8:00 qdo minhas meninas acordam , paro pro cafe , e assim em media a cada 3 a 4 horas do uma parada rapida banheiro , lanche quente, e se tiver um posto com brinquedo dou preferencia para minhas pequenas esticarem as pernas.
meu maior trecho rodei 900 km e sei que aguentaria mais 100 km . mas peguei boas estradas e sem imprevistos.
eu costumo planejar da seguinte forma em grandes trechos, estudo o mapa , caminhos alternativos , pontos de interesses , possiveis pontos de paradas , e lugar para pernoitar caso precise em cada trecho(quebras, cansaço e outros imprevistos).
Se sinto que no dia que me programei não vou alcançar minhas metas, não forço , paro e descanso de preferencia em algum lugar interessante.
Pode ser impressão minha , mas sempre acho a ida menos cansativo que a volta , então programo minha ida direta e minha volta com mais paradas , faço minha volta mais tranquila.
E como ja disseram uma boa bolsa termica com , frutas , agua , energetico . sempre deixo tbem balas no console para ajudar a espantar o sono e relaxar
Pessoal, muito obrigado a todos que colaboraram com suas opiniões...enriqueceram muito!
O meu maior trecho foi de 850km, de Rio das Ostras-RJ a 3 marias-MG, pela BR-040.
Eu acho 1.000km muito para um dia, pois não sobra espaço para o imprevisto...porém, também é pouco para dividir.
Eu pessoalmente compartilho da sábia opinião do Enasor...vamos ver o que decido até lá!!
O Sandro sei que pode ser tarde pois vc ja pegou a 040, mas digo devido a privatização da 040 ela está repleta de obras para instalação de praças de pedágio e muitos trechos de obras, mas alguns trechos duplicados, e lembrando o pessoal que nem todo 1000km é igual ao outro, suponho que o Sandro que deve ter saido do Rio da Ostras passou por cima da serra, Casimiro de Abreu, Friburgo, Teresópolis, Itaipava antes de Petrópolis ou seja serra e que o ritimo é mais lento mas muito mais bonito e que passa pelo Parnaso, Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O trecho por baixo Armação de Buzios, por via lagos, itaborai, magé, Xeren é um transito enjoado pista ruim perigosa e transito pesado. Aliaz vc está indo para o Sul? e foi por 3 Marias? tem postos bons de parada para chuveiro, alimentação e combustivel bom em 3 Marias. O que penso é que o deslocamento faz parte da diversão e quanto menos stress melhor, fazer uma viagem onde se tem planejamento é garantido a diversão, fazer Bravuras é ficar exposto a perigos, ainda mais se deslocando com a família, deixe os apressado passarem e vai no seu rítimo, selecione uma boa quantidade de músicas, água, suco, sanduiches e algo doce para balancear o estomago, frutas, nada de gorduras...
sandro_ventania
19/03/2015, 16:16
Glider...ainda não saí...só na pascoa...he he he! E vai ser para o sul mesmo, três Marias foi ano passado, quando eu fui na sua terra!
IsmaelMatos
19/03/2015, 23:59
Sandro, boa noite,
Sugestão de quem costumava dirigir regularmente 1000(ida)+1000km(volta) cada 2 semanas durante vários meses - não era passeio. O rítmo da viagem vai depender da tua disposição, do carro, das condições do trânsito, do horário, da estrada e do clima - qualquer coisa entre 10 e 15 horas por vez. Prefiro dirigir à noite, mas isso não é recomendável na atual situação do Brasil. Depois das primeiras horas de tocada, pare e abasteça a cada 2 horas. O carro não precisa, mas você precisa!!! Energia e mente alerta são essenciais, pois a rotina da estrada hipnotisa e a resposta do motorista numa situação de emergência pode não ser a melhor. Evite a fadiga. Faça um rápido alongamento. Mexa-se! Se não tiver vergonha de parecer maluco, faça uma corrida de 50 metros (sem exageros) para ativar a circulação. Se estiver sonolento, não insista, mas tire um cochilo de 20 minutos antes de prosseguir.
Vá e volte em segurança. E muitas boas viagens.
Saudações
Glider...ainda não saí...só na pascoa...he he he! E vai ser para o sul mesmo, três Marias foi ano passado, quando eu fui na sua terra!
Fala Sandro! hehehe, ok, mas digo minha terra é ai Carioca da gema:brinde:, inclusive estive por ai, Armação dos Búzios ai do lado, e passei por ai Rio das Ostras isso a um pouco mais de 1 mês...naquela onde de calor que fez em todo Estado do Rio.
JFPagani
21/03/2015, 23:02
Vai tranquilo Sandro.
Por várias vezes já fiz 1200 a 1300 km em um dia de Bandeirante (de minha cidade até Foz do Iguaçu, depois de Foz do Iguaçu a Gramado e de volta até em casa e vou todo ano até Corumba MS) é só ir na boa, curtindo e boa viagem.
Pessoal,
Em Abril vou sair de férias em direção ao sul do país...minha primeira parada turistica vai ser o PETAR em São Paulo...da minha casa até lá serão aproximadamente 1.000km.
Estou pensando em sair no feriado de páscoa, na expectativa de poder passar por São Paulo sem pegar nenhum engarrafamento e encontrar a serra do cafezal também mais vazia.
Será que dá pra ir de boa ou vai ficar muito cansativo e é melhor quebrar essa etapa no meio, rodando uns 500km em cada dia?
Não quero dirigir a noite e minha velocidade de cruzeiro é de 100km/h.
kenjimkm
25/03/2015, 21:35
Boa Noite.
Eu fazia Sp-Goiania ou Goiania-SP cerca de 950km em 10-12h sempre com paradas para descanso e as vezes quando rodava a noite parava para uma soneca.
Meu recorde foi Goiania- Ilheus sao 1500km sai de goiania as 0h e cheguei em ilheus as 20h. Corolla 2004 com 5 pessoas a bordo. Sempre parando para esticar as pernas e tambem almoco com direito a soneca rsrsr.
Viajo 3x por ano da Bahia para sao paulo, 2000km. Geralmente saio daqui de salvador as 4:30 da manha, pegando a estrada já com o sol nascendo, chego em teofilo otoni - mg (910km) as 17hs, durmo em pousada, depois pego 1100km de minas pela fernao dias(duplicada) até sao paulo, geralmente saio do hotel entre 6:30 e 7hs, o café da manha so abre as 6hs, progrmo a saida sem enrolação e chegamos em casa por volta das 20hs. Ja fiz o trajeto inverso, primeiro trecho 1100 depois 900. MAs peguei 1100 muito cansado numa estrada que eu nao conheço e com chuva, cheguei no hotel as 23hs, perdi a reserva, fiquei mais duas horas rodando a cidade procurando hotel, foi desesperador... assim qualquer imprevisto que ocorrer no segundo dia, eu ja estou bem perto de casa, 150 200km da capital de sp é sao paulo, voce nao fica na mao... Tente programar-se assim. Minha velocidade de cruzeiro tb é 100 110, Pajero Tr4 mulher e cachorro. Da-lhe gasolina pra dentro.
Então pessoal,
Estou planejando uma ida ao Sul da Bahia no Réveillon. A viatura é um TR4 AT 2007 4x4. Estou querendo sair do Rio as 5h da manhã do dia 30/12/2015 indo até Teixeira de Freitas já na Bahia. Algo em torno de 900km. Paro em TF, durmo e parto novamente por volta das 7h para Ituberá para percorrer mais 550km aproximadamente. A volta está programada para o dia 03/01/2016 chegando de volta no Rio de Janeiro dia 04/01/2016.
Gostaria da opinião do pessoal sobre o roteiro.
Também se alguém já fez o trajeto. Me preocupam os postos de gasolina, já que a TR tem uma sede danada e a autonomia reduzida...
Abaixo um link com o planejamento:
https://www.google.com/maps/dir/Rua+Professor+Taciel+Cylleno+-+Recreio+dos+Bandeirantes,+Rio+de+Janeiro+-+RJ,+22790-010,+Brasil/Teixeira+de+Freitas,+BA,+Brazil/Praia+de+Pratigi/@-20.8619767,-41.0570528,91751m/am=t/data=!3m1!1e3!4m20!4m19!1m5!1m1!1s0x9bdd2f2ce9bd15 :0xc5a7779bee59440e!2m2!1d-43.4501882!2d-23.016338!1m5!1m1!1s0x73546a9c0f417ef:0x998e8c1f37 1f1c5b!2m2!1d-39.7421813!2d-17.5400307!1m5!1m1!1s0x0:0x625188a0da3a7a36!2m2!1d-38.9929552!2d-13.71447!3e0?hl=en
Obrigado
1 000 em um dia da tranquilo , mas vc tem que estar acostumado
já fiz 1200 de moto
e no nomingo 5/10/15 fui de campinas para curitiba pela serra em 7:40h de moto em 2 , e voltei de curitiba para campinas de F-1000 pela regis em 7:20h , cheguei moido , mas deu para fazer
sobre viagem daqui a um mês dia 16/11/15 vou de campinas para fortaleza com a f-1000 pela praia estou calculando fazer 5 noites e 6 dias para quase 4 000km mirando trechos de 700km
Então pessoal,
Estou planejando uma ida ao Sul da Bahia no Réveillon. A viatura é um TR4 AT 2007 4x4. Estou querendo sair do Rio as 5h da manhã do dia 30/12/2015 indo até Teixeira de Freitas já na Bahia. Algo em torno de 900km. Paro em TF, durmo e parto novamente por volta das 7h para Ituberá para percorrer mais 550km aproximadamente. A volta está programada para o dia 03/01/2016 chegando de volta no Rio de Janeiro dia 04/01/2016.
Gostaria da opinião do pessoal sobre o roteiro.
Também se alguém já fez o trajeto. Me preocupam os postos de gasolina, já que a TR tem uma sede danada e a autonomia reduzida...
Abaixo um link com o planejamento:
https://www.google.com/maps/dir/Rua+Professor+Taciel+Cylleno+-+Recreio+dos+Bandeirantes,+Rio+de+Janeiro+-+RJ,+22790-010,+Brasil/Teixeira+de+Freitas,+BA,+Brazil/Praia+de+Pratigi/@-20.8619767,-41.0570528,91751m/am=t/data=!3m1!1e3!4m20!4m19!1m5!1m1!1s0x9bdd2f2ce9bd15 :0xc5a7779bee59440e!2m2!1d-43.4501882!2d-23.016338!1m5!1m1!1s0x73546a9c0f417ef:0x998e8c1f37 1f1c5b!2m2!1d-39.7421813!2d-17.5400307!1m5!1m1!1s0x0:0x625188a0da3a7a36!2m2!1d-38.9929552!2d-13.71447!3e0?hl=en
Obrigado
Pode ficar tranquilo que posto de abastecimento não falta no caminho. Na minha opinião dá tranquilamente para fazer esse trajeto em um dia. Tanto que vou do Rio até Porto Seguro de uma taca da só, isso em um Bandeirante. O segredo é planejar as paradas. Juntar abastecimento, xixi e refeição numa parada só. Levar bebidas, coisa p comer no carro e almoçar em self service para não perder tempo, comer coisas leves para não dar sono à tarde. Se não conhece a estrada, muita atenção com os loucos irresponsáveis.
sandro_ventania
16/10/2015, 23:23
Só pra constar...nessa viagem, na ida não fiz os 1.000km, preferi parar antes, mas foi acertada a decisão, pois o caminho que eu faria não daria para ter uma boa média de velocidade e chegaria muito tarde.
Mas na volta eu fiz de Gramado-RS a Peruibe-SP, aproximadamente 1.100km de uma tacada só...mas a estrada é boa, duplicada em 80% do trajeto.
Pode ficar tranquilo que posto de abastecimento não falta no caminho. Na minha opinião dá tranquilamente para fazer esse trajeto em um dia. Tanto que vou do Rio até Porto Seguro de uma taca da só, isso em um Bandeirante. O segredo é planejar as paradas. Juntar abastecimento, xixi e refeição numa parada só. Levar bebidas, coisa p comer no carro e almoçar em self service para não perder tempo, comer coisas leves para não dar sono à tarde. Se não conhece a estrada, muita atenção com os loucos irresponsáveis.
Valeu Dimase! Fico mais tranquilo. Obrigado pelas dicas e pode deixar que estou de olho nos doidos!
wagner4wd
08/11/2015, 19:44
problema mesmo vai ser atravessar a capital aqui até a Régis, depois o enrosco da serra do cafezal onde é pista unica, senão pegar o rodoanel aqui vai ter que atravessar quase toda a marginal até a Régis...só fica esperto no horario em que vai chegar aqui em SP pra nao cair no horario de pico e o rodizio de veiculos tambem placas 1e2 seg 3e4 ter 5e6 qua 7e8 qui 9e0 sex
quanto a aguentar 1000km depende do seu estado físico e se é acostumado a dirigir, por exemplo se é daqueles que fica a semana inteira sentado no escritorio na frente do computador e só dirigi de final de semana provalvelmente não aguentará, agora se é acostumado a dirigir fica mais facil
CID DOS SANTOS SCALA
08/11/2015, 23:15
Pode ficar tranquilo que posto de abastecimento não falta no caminho. Na minha opinião dá tranquilamente para fazer esse trajeto em um dia. Tanto que vou do Rio até Porto Seguro de uma taca da só, isso em um Bandeirante. O segredo é planejar as paradas. Juntar abastecimento, xixi e refeição numa parada só. Levar bebidas, coisa p comer no carro e almoçar em self service para não perder tempo, comer coisas leves para não dar sono à tarde. Se não conhece a estrada, muita atenção com os loucos irresponsáveis.
Apenas contribuindo com informacoes para ajuda-lo a se programar para a viagem, pense que estamos no Brasil, terra onde, infelizmente, bandido vive solto e tramando sempre. Portanto pense na sua chegada durante periodo noturno, eu ja fiz esticada de 1000km mas saindo ja as 6h da manhä para chegar por volta das 20h ao destino, com toda calma e imprevistos que podem acontecer. Faça a logistica de imprevistos noturnos como iluminacao e ferramental, tendo esta preparacao para te dar tranquilidade na situacao de escuro e em regiao pouco conhecida.
Boa sorte na empreitada e boa aventura!
Abçs
Arildo MT
08/11/2015, 23:44
Em fevereiro 2014 sai as 7:30 de Limeira sp, passei por MG, GO, e cheguei em Alto garças MT as 19:30 do mesmo dia e me hospedei para o pernoite, foram aproximadamente 1300 km em 12 horas, porque não conhecia as rotas e o gps me sacaneou varias vezes e passei por estradas péssimas e desertas, depois que sai de SP só peguei pista simples, foi pé na tabua, poucas paradas, almoço, N° 1 o resto, maça, banana, agua, café, td dentro do carro, no outro dia sai 6:30 de Alto garças MT, acessei a BR 163 em Rondonópolis MT e cheguei as 23:00, 16:30 horas p/ rodar 600 KM, era época de safra, a cada carro na pista simples tinha 30 carretas, bitrens, caminhões, estradas bloqueadas, 06 acidentes, desvios e mais um monte de loucos na pista, alguns sustos, aqueles 600 km, nossa parecia que tinha rodado 2.000 km, não chegava nunca, a viatura não deu um piu, mas o que teve de zica naquele dia, não esta no gibi, então é isso, as vezes roda + de 1000 km na moleza, e as vezes viramos passageiros do acaso, destino, no mais fé em deus e pé na tabua, mas com cuidado e atenção.
sobre viagem daqui a um mês dia 16/11/15 vou de campinas para fortaleza com a f-1000 pela praia estou calculando fazer 5 noites e 6 dias para quase 4 000km mirando trechos de 700km
gosto de planejar 700km por dia.aproveite o caminho.
Sonhador
09/11/2015, 14:41
Sempre minha Sugestão dormir cedo no dia anterior e sair cedo (4:00~4:30) para começar o dia , normalmente tem menos veiculos rodando , e quando ja começa o sol (7:00 ~8:00) ja e hora de parar , tomar um cafe , andar um pouco. sinto meu dia render mais ..... quando cansar se ainda não anoiteceu , fica mais facil achar um lugar para pernoitar.
Minha vantagem quando saio cedo e que tanto as filhas como a esposa vão dormindo .....então e so sossego ....nada de reclamações ...quando começa o tedio da estrada ....ai a esposa e as filhas ja estão acordando.
Elton Severo
19/11/2015, 16:06
Sempre minha Sugestão dormir cedo no dia anterior e sair cedo (4:00~4:30) para começar o dia , normalmente tem menos veiculos rodando , e quando ja começa o sol (7:00 ~8:00) ja e hora de parar , tomar um cafe , andar um pouco. sinto meu dia render mais ..... quando cansar se ainda não anoiteceu , fica mais facil achar um lugar para pernoitar.
Minha vantagem quando saio cedo e que tanto as filhas como a esposa vão dormindo .....então e so sossego ....nada de reclamações ...quando começa o tedio da estrada ....ai a esposa e as filhas ja estão acordando.
Eu também faço deste jeito, saindo de madrugada parece que a estrada rende mais.
RafaelCandido
19/11/2015, 16:40
Eu também faço deste jeito, saindo de madrugada parece que a estrada rende mais.
Uso da mesma estratégia.
sandro_ventania
21/11/2015, 15:17
Eu também...
Mas só dá pra fazer no primeiro dia, nos demais fica dificil e até cansativo.
quintaes
22/11/2015, 13:18
Eu também...
Mas só dá pra fazer no primeiro dia, nos demais fica dificil e até cansativo.
Também costumo fazer o mesmo, porem no primeiro dia eu nem consigo dormir de tanta ansiedade de cair na estrada,rsrs... a saída é sempre antecipada. No restante da viagem eu relaxo e desfruto cada lugar e sem previsão de percorrer Kms por dia andando na media de 100km por hora e onde achar interessante e seguro por ali fico e durmo. Como durmo sempre em posto de gasolina ou no meio do mato não preciso de reservas...rsrs
Waldir Carlos
29/11/2015, 12:08
Compartilhando, minhas "experiências" [depois, eu vou reorganizar os arquivos]:
* 1985 => AJU/Rio/SP/Curitiba/POA [cerca de 3.500+4.000 quilômetros - revezando a direção: média de 800/dia].
* 1998 => AJU/Rio de Janeiro [pernoite em S. Mateus, cerca de 1.150 quilômetros].
* 2000 => AJU/Campos dos Goitacazes-RJ [pernoite em Itamaraju-BA, cerca de 950 quilômetros].
* 2001 => AJU/Rio de Janeiro - 1.900 quilômetros [pernoite em Itaobim-MG, cerca de 950 quilômetros].
* 2006 => AJU/BH/São Paulo - 2.250 quilômetros [pernoites: Itaobim-MG_950 + Perdões-MG_800].
* 2007 => AJU/Rio - BR-101 [pernoite em Teixeira de Freitas-BA_1.000 quilômetros].
* 2007 => AJU/Cambará do Sul-RS e "outras" [3.500+3.750] - [médias de 700 km/dia. 17 dias.
* 2007 => Rio/AJU - BR-040+BR-116 [pernoite em Gov. Valadares-MG_650 + Jequié-BA_650].
* 2008 => AJU/Rio - BR-101 [pernoite em Teixeira de Freitas-BA_1.000 quilômetros].
* 2008 => Rio/AJU - BR-101 [pernoite em Itamaraju-BA_950 quilômetros].
* 2009 => AJU/Santos-SP/Rio/AJU, "via" Estrada Real [ida e volta, cerca de 6.000 quilômetros, sendo uns 800 de estrada de chão].
* 2011 => Campo Grande-MS/AJU [fui de avião, voltei "rodando"]. Médias de 700 quilômetros/dia.
* 2011 => AJU/SP/AJU. Média de 600 quilômetros/dia.
* 2012 => AJU/Jundiaí-SP/Santos-SP - via BR-116/BR-381/BR-116. Cerca de 5.000 quilômetros. Médias de 650 quilômetros/dia.
* 2012 => AJU/Paranavaí-PR [via Montes Claros-MG e São José do Rio Preto-SP] - BR-116/BR-251...
* 2013 => AJU/BH/SP/AJU, BR-116/BR-381/SP-065_Dom Pedro/Via Dutra e Rio-Bahia [pernoites em Itaobim-MG, Perdões-MG e...
* 2015 => AJU/Ribeirão Preto e região, via BR-116/BR-381/MG-050/SP-334 e Anhanguera.
* 2015 => AJU/Vitória da Conquista-BA/Muriaé-MG/Resende-RJ e outras. Médias de 550 quilômetros/dia.
Observações:
a] Veículos utilizados: [Monza SLE, VW Logus], L-200, Hilux SRV AT, Pajero V6, Pajero DI-D, F-1000 e Troller T4.
b] A idade vai "pesando". Até 2009 [50 anos], minhas médias eram mais "desaforadas"; tipo 900-1.100 km/dia.
c] Até 2009, ainda tinha "coragem" de entrar noite adentro [mas, raramente após as 20:00-21:00 h].
d] De lá até hoje, evito. Segurança! Saio tipo 5:00h; parando por volta das 17:00h [no máximo, às 18:00h].
DICAS [que julgo] IMPORTANTES:
1. Somente ultrapasse com SEGURANÇA. Faixa contínua, NUNCA!
2. Evite dirigir no período da noite.
3. Pare apenas em locais seguros. No acostamento, somente no caso de necessidade INADIÁVEL.
4. Não dê carona, para estranhos [mesmo que seja uma mulher "grávida"].
5. Evite deixar o tanque de combustível, atingir a marcação "1/4". De preferência, reabastecer, quando "1/2".
6. Revise o veículo, ANTES e depois da viagem.
[]s
sandro_ventania
07/12/2015, 11:35
Também costumo fazer o mesmo, porem no primeiro dia eu nem consigo dormir de tanta ansiedade de cair na estrada,rsrs... a saída é sempre antecipada. No restante da viagem eu relaxo e desfruto cada lugar e sem previsão de percorrer Kms por dia andando na media de 100km por hora e onde achar interessante e seguro por ali fico e durmo. Como durmo sempre em posto de gasolina ou no meio do mato não preciso de reservas...rsrs
Taí uma coisa que ainda me faltou coragem...dormir em posto de combustivel.
No mato eu durmo se for mato mesmo.
Eu também não faço reservas, detesto estar preso a isso. Eu normalmente seleciono um camping para chegar...se não existir ou por algum motivo não der pra chegar, eu procuro um hotel ou pousada proximo da estrada.
Tem dado certo e a esposa se sente mais segura.
kenjimkm
08/12/2015, 21:33
Boa Noite.
Eu durmo em posto de gasolina com uma certa frequencia. Sempre paro em postos cheios de caminhoes e paro proximo deles.
Muitos postos tem segurancas portanto nem esquento a cabeca.
Geralmente eu uso um tapa sol no parabrisa e o restante o film segura.
Obs evite parar prox caminhoes bau frigorifico (eles fazem muito barulho pois ligam o motor para refrigerar o bau).
quintaes
08/12/2015, 22:12
Faço sempre o uso do PX, os caminhoneiros sempre dão dicas de posto bom e seguro para dormir com a família. Sempre que possível deixo para completar o tanque onde vou dormir, pois ao abastecer ganho "vale banho",rsrs...
sandro_ventania
13/12/2015, 21:53
Na estrada, o PX é mais útil que o VHF?
Qual a sua experiencia nesse sentido? EU tenho os dois, mais nenhum instalado na viatura...ainda.
Faço sempre o uso do PX ...
Na estrada, o PX é mais útil que o VHF?
Qual a sua experiencia nesse sentido? EU tenho os dois, mais nenhum instalado na viatura...ainda.
Acompanhando ...
Também gostaria de saber mais a respeito ... custo de instalação/operação; vantagens; manutenção; se há necessidade de alguma preparação ou pré-requisito do interessado para instalação/operação em seu veículo; se o procedimento para instalação no veículo é simples, ou é mais invasivo (pergunto isso, porque meu veículo tem eletrônica complexa e ainda está na garantia de fábrica; nesta fase, procuro ao máximo e na medida do possível, fazer procedimentos fora da css); etc; etc. ...
Abs.
quintaes
14/12/2015, 19:26
Acompanhando ...
Também gostaria de saber mais a respeito ... custo de instalação/operação; vantagens; manutenção; se há necessidade de alguma preparação ou pré-requisito do interessado para instalação/operação em seu veículo; se o procedimento para instalação no veículo é simples, ou é mais invasivo (pergunto isso, porque meu veículo tem eletrônica complexa e ainda está na garantia de fábrica; nesta fase, procuro ao máximo e na medida do possível, fazer procedimentos fora da css); etc; etc. ...
Abs.
Sandro e Enasor, no meu caso escolhi o PX por alguns motivos:
Eu quase sempre viajo sozinho e os caminhoneiros a maioria usam o PX e aí fica fácil de obter informação nas estradas.
Não precisa de fazer prova para habilitação, somente preencher um cadastro da Anatel e portar a carteira da licença.
Quanto a instalação, no meu carro não tive nenhum problema, pois liguei ele na bateria auxiliar e deu tudo certo.
Marcos Quintaes.
Sandro e Enasor, no meu caso escolhi o PX por alguns motivos:
Eu quase sempre viajo sozinho e os caminhoneiros a maioria usam o PX e aí fica fácil de obter informação nas estradas.
Não precisa de fazer prova para habilitação, somente preencher um cadastro da Anatel e portar a carteira da licença.
Quanto a instalação, no meu carro não tive nenhum problema, pois liguei ele na bateria auxiliar e deu tudo certo.
Marcos Quintaes.
Prezado Quintaes ... muito obrigado pela informação ... Abs.
IsmaelMatos
16/12/2015, 15:41
Prezado Quintaes ... muito obrigado pela informação ... Abs.
Sandro, Enasor, Quintaes, Prezados, boa tarde,
Reforço a dica do Quintaes, e acrescento que depende do alcance que você consegue com cada tipo de equipamento (radio + antena). Há vários tópicos aqui no Fórum 4x4, com uma seção bem específica, abordando diversos aspectos sobre radiocomunicação: http://www.4x4brasil.com.br/forum/comunicacao-via-radio/
Tomo a liberdade de responder lá às perguntas do Sandro e do Enasor, para benefício de todos.
Saudações,
sandro_ventania
23/12/2015, 23:40
Dúvidas quanto ao uso e instalação eu não tenho, pois sou radioamador.
A minha dúvida é se na estrada, qual teria mais uso, o VHF ou o PX.
Quintaes disse que seria o PX por causa dos caminhoneiros...foi o que pensei.
Waldir Carlos
18/05/2016, 21:00
Há cerca de dez anos, minhas "tocadas" eram, em média, em torno de 800-1000/dia. A idade vai "pesando" e a gente vai ajustando. Viagens recentes:
1. Aracaju-SE/Porto Alegre-RS.
* Aracaju/Vitória da Conquista-BA [BR-235/BR-101/BR-324/BR-116]: 750 quilômetros.
* Vitória da Conquista-BA/Naque-MG [BR-116/BR-381]: 600.
* Naque-MG/Perdões-MG [BR-381/BR-262/BR-381]: 460.
* Perdões-MG/Curitiba-PR [BR-381/BR-116]: 780.
* Curitiba-PR/Porto Alegre-RS [BR-116/BR-376/BR-101/BR-290]: 750.
2. Porto Alegre-RS/Aracaju-SE.
* Porto Alegre-RS/Curitiba-PR [BR-290/BR-101/BR-376]: 760.
* Curitiba-PR/Resende-RJ [BR-116/Rodoanel SP/Bandeirantes/Anhanguera/D. Pedro I/Dutra]: 800.
* Resende-RJ/Teófilo Otoni-MG [Dutra/BR-393/BR-116_Rio Bahia]: 770.
* Teófilo Otoni-MG/Jequié-BA [BR-116]: 560.
* Jequié-BA/Aracaju-SE [BR-116/BR-324/BR-101/BR-235]: 540.
[]s
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.