Ver Versão Completa : COMPREI MINHA 1ª BAND!!! 92 curta om-364 original
Edelberto
16/03/2015, 01:40
Senhores,
É com muito orgulho e felicidade que anuncio a aquisição do meu primeiro 4x4!!
Como vocês podem ver pelo meu histórico no fórum, fazem bem uns 10 anos que estou me punhetando em busca de um jipe sem nunca concretizar o sonho. Agora finalmente resolvi trocar de ares e abraçar a paixão antiga!
Trata-se de uma Band 91/92 curta, motor 709 original aspirado, sem muitos acessórios ou incrementos, mas de único dono e muito querida e bem cuidada pela família.
Fui buscá-la lá na ponta do RS, em Rio Grande.
Os 800km da viagem de volta já me permitiram sentir bem o carro! Já tive a chance de atolar na areia e precisar ser rebocado. Entendi na prática várias coisas que dizem sobre a Bandeirante. Curti demais, apesar das limitações na rodovia em relação ao carro que estava acostumado, afinal ele jamais iria pelas estradinhas que fiz questão de passar com a Band.
A patroa está se adaptando... Durante a viagem reclamou até que pouco, mas adorou a economia do motor diesel!!
Depois tenho muito o que comentar e perguntar, mas por enquanto vamos às fotos!!!
Um Abraço!
Parabéns ! A Band parece muito inteira e sem firulas. Agora é segurar a ansiedade de fazer tudo de uma vez e começar pelo essencial, afinal a brincadeira nunca termina.
Abs
Edelberto
16/03/2015, 05:21
Opa Dimasi! Felizmente minha ansiedade em fazer tudo que pretendo vai ser segurada a força pelo bolso (ou melhor, pela patroa, que é quem me segura o bolso...)!!
Mas de fato, o que senti na rodovia é que gostaria muito de alongar a relação! Talvez acabe turbinando antes disso, mas sinceramente não senti falta de força, e sim de marcha... Sentia muito limitado nas ultrapassagens e pra acompanhar o ritmo na freeway, além de a sensação de estar todo tempo no limite do giro não ser legal..
Mas algo barato que vou colocar o quanto antes, mesmo que a Dona Onça tenha chilique, são uns faróis auxiliares. E uns retrovisores melhores. E um suporte de painel para o celular(gps), que me fez uma baita falta.
Cheguei de viagem ontem, mas já retirei aquele bagageiro de teto que estava meio favelado. Aqueles piscas, eles até são aerodinâmicos, mas eu gosto dos originais e também quero mudar em breve! E aí atrás penso em mais algumas coisas.. Enfim. Tem razão! Melhor me controlar!! hahahah
Kraken_DAGG
16/03/2015, 07:32
Fala aê Edelberto... Bem vindo!!
Se me permite, foque primeiro os equipamentos "anti-furto"... Indico três (baratos, simples e "eficazes" no retardamento do furto.. infelizmente não é garantido)..
Vamos lá..
1) válvula solenóide de combustível (bloqueia o fluxo de combustivel);
2) Tranca carneiro (bloqueia o retorno de fluido de freio para o reservatorio travando o carro);
3) soldar duas barras chatas uma no pedal de embreagem e a outra no pedal de freio para instalação de um cadeado.
Parte de manutenção
Como acabou de pegar o carro, sugiro tb troca de TODOS os óleos (e filtros): caixa, motor e diferenciais...
Parte de segurança
Quando tiver o "caixa" reestabelecido", instale pelo menos freio a disco na dianteira.... freio a tambor não proporciona muita segurança....
Nos pedais tb tem uma "capa" de borracha para evitar escorregar os pés (aparentemente vi na foto que estão apenas no ferro)... isso é barato tb.
No mais vc vai adaptando conforme "imaginação":concordo:
Comece pelo essencial. Se não tiver freio a disco ao menos na dianteira, instale. Faróis auxiliares são importantes. Alongar e turbinar são up's interessantes que depois que vc fizer, não não vai querer outra vida, mas podem esperar um pouco pq demandam $$$. Importante é começar pela revisão básica e conter a empolgação senão vc quebra todos os porquinhos e a patroa fica bicuda.
Parabéns Edelberto! Que bom que realizou seu sonho. Acho que vai ser unanimidade, mas a primeira preocupação deverá ser com os dispositivos anti-furto. Os Bandeirantes são muito visados. Todo cuidado é pouco! Sua viatura já veio com eixo traseiro flutuante. Muito bom. Agora, é ir se acostumando com a personalidade da viatura e curtir muito.
Grande abraço.
Denise Ávila
16/03/2015, 08:33
Parabéns colega!
Agora é um toyoteiro de corpo e alma. endosso o que já foi bem dito aqui pelos colegas, apenas acrescento uma verificação geral da mecânica (veja no manual) que inclua a análise dos amortecedores, ponteiras de direção e etc. Assim fica tudo zerado e você pode seguir o manual daí em diante. Fiz assim na LOBA e então sei quando devo trocar e/ou verificar cada elemento da mecânica. Assim que fosse possível também levaria a um bom lanterneiro (daqueles experientes em Bands) para ver possíveis inícios de ferrugens.
Ela já tem nome?
E que seja muito feliz com o novo membro da família.
Sergio c
16/03/2015, 08:56
Edelberto, que ótima aquisição, parabéns e agora que o vírus te pegou, vai ser só alegrias. Instale uns antifurtos e não a deixe muito tempo estacionada na rua sem estar de olho, pois as bands são visadas p furto, ainda mais o jeep curto, e é muito difícil de ser recuperado após levarem. Um abraço.
LEONELO FORTINI
16/03/2015, 09:29
[QUOTE=Edelberto;2253597]Opa Dimasi! Felizmente minha ansiedade em fazer tudo que pretendo vai ser segurada a força pelo bolso (ou melhor, pela patroa, que é quem me segura o bolso...)!!
,
Bem vindo ao mundo da Bandeirante. Não tem vacina contra este vírus é Paixão mesmo.
Marcelo T. Martins
16/03/2015, 13:27
PARABÉNS ASSIM, COMO VC EU TAMBÉM ESTOU NO MESMO DILEMA.... Mais no momento não tenho dinheiro, quando acabar de pagar o ONIX, vou vender e comprar uma BAND LONGA OU CD... ABRAÇO COLEGA, NO FUTURO SEREI EU COM ESSE DILEMA.
hercilio.neto
16/03/2015, 21:49
Parabéns Edelberto,
A Band está linda.
Ótima configuração, motor OM364, eixo flutuante.
Não tente melhorar o freio a tambor. Já fiz isso e me arrependi, joguei dinheiro fora.
Invista na sua segurança e coloque freio a disco (original, é claro) no eixo dianteiro.
Antes de alongar a relação é preciso definir a medida dos pneus.
Se você não vai rebocar carretinha ou trailer, sugiro retirar o gancho de reboque.
Onde está o estepe?
Edelberto
17/03/2015, 01:28
Opa, obrigado pela prontidão nas respostas!!
Sim, os dispositivos anti furto eu preciso considerar em breve!! Kraken, obrigado pelas dicas, ainda não tinha muita noção dos métodos usados para motor diesel.. As capinhas dos pedais, juro que não senti falta delas!
O freio a disco obviamente é um consenso. Mas olha que até me entendi com o freio a tambor, mesmo porque tenho freiado com muita parcimônia! Meu medo é a dinâmica e a estabilidade dela! A impressão é que se freiar muito forte ela vai sair rolando pra frente....
Isso da estabilidade e da impressão de que vai tombar em qualquer curva é algo que ainda não sei se é psicológico ou se tem perigo mesmo.
Denise, ainda não surgiu nenhum nome! Importante mesmo isso de dar uma geral por aqui, embora o antigo dono tenha feito uma revisão dias antes de me entregar. Ao menos durante os 800km da volta não acusou nada grave..
O único episódio foi a roda livre..... Em seguida falo dela!
Abraços!!
Edelberto
17/03/2015, 02:12
Parabéns Edelberto,
Antes de alongar a relação é preciso definir a medida dos pneus.
Se você não vai rebocar carretinha ou trailer, sugiro retirar o gancho de reboque.
Onde está o estepe?
Olha, quanto aos pneus, tão logo não devo mexer com isso.. É um investimento meio alto, sendo que os mais bonitos e legais (particularmente os 33") são menos convenientes pra rodovia e cidade.. No entanto, é muito provável que vá querer usá-los em algum momento..
Mas na real, sobre o alongamento da relação, meu mecânico é da opinião que colocar o câmbio de 5 marchas é um custo benefício melhor.. Como, de fato, eu gostaria bastante de uma configuração OM-364 + 5m, vou deixar pra pensar nisso mais tarde.
Inclusive, aqui na cidade achei ela PERFEITA curtinha como está. Não tive do que reclamar; manobrável, ágil, visibilidade ótima.. Pena é o medo de fazer uma curva meio brusca e tombar hehe
Não, nem penso em carretinha. Pretendo sim arrancar fora aquele suporte do reboque, que arruína meu ângulo de saída.. Mas por aquelas questões de 'trânsito selvagem', tenho um gosto por bola de reboque e o cuidado que ela inspira nos motoristas por aqui.. Sem falar que é um ponto de ancoragem.. Como disse, mal comprei o carro e já precisei ser rebocado por ali.
O estepe no momento está no lado de dentro! O banco traseiro está rebatido e o estepe fixado do lado da janela. Segundo o ex-dono, este pneu não cabia no compartimento original, então era dentro ou no bagageiro no teto.. Meu plano é formular um suporte estilo Bicalho. Não pretendo fixar nada na lataria não.. O carro já trepida e se chacoalha parecendo que vai desmontar, imagine com mais um pneuzão pendurado na chapa!? É bonito e prático, mas a idéia não me agrada muito.. Já que está sem, nem vou colocar!
Kraken_DAGG
17/03/2015, 06:26
Opa, obrigado pela prontidão nas respostas!!
Sim, os dispositivos anti furto eu preciso considerar em breve!! Kraken, obrigado pelas dicas, ainda não tinha muita noção dos métodos usados para motor diesel.. As capinhas dos pedais, juro que não senti falta delas!
O freio a disco obviamente é um consenso. Mas olha que até me entendi com o freio a tambor, mesmo porque tenho freiado com muita parcimônia! Meu medo é a dinâmica e a estabilidade dela! A impressão é que se freiar muito forte ela vai sair rolando pra frente....
Isso da estabilidade e da impressão de que vai tombar em qualquer curva é algo que ainda não sei se é psicológico ou se tem perigo mesmo.
Denise, ainda não surgiu nenhum nome! Importante mesmo isso de dar uma geral por aqui, embora o antigo dono tenha feito uma revisão dias antes de me entregar. Ao menos durante os 800km da volta não acusou nada grave..
O único episódio foi a roda livre..... Em seguida falo dela!
Abraços!!
Edelberto, Bom dia!
Com relação às lonas de freio, eu tinha um problema que, mesmo estando bem reguladas, eu não sabia para onde o carro puxar (em uma frenagem mais forte), além do fato que, em uma chuva forte, as lonas molhavam e o freio ficava bem "borracho"... cuidado, não se acostume com ele não. ele é meio traiçoeiro... rsrs
Com relação ao movimento lateral é normal do carro (não sei muito sobre esse sensação do "capotamento frontal") MAS, lembre-se que vc tem um carro de 24 anos... TALVEZ as molas estejam "cansadas" ou até mesmo encontre algumas quebradas. Estou tendo exatamente este problema pq este movimento lateral este grande (apenas o lateral).
Esta seria o quarto item de modificações sugeridas mas não antes dos itens listados pela colega Denise (ponteiras da direção e manual de manutenções básicas)
4) Suspensão
Verifcar molas, amortecedores e, se for de interesse colocar um Barra Estabilizadora (para diminuir este movimento lateral - trava um pouco a suspensão em trilhas). Tem um tópico especifico aqui sobre isto.. aprendi muito lá.
Mas já é um dinheiro mais forte que vais gastar.... eu estou fazendo exatamente isto agora..(troca de feixes de mola e BE).
Vai com calma nesta cachaça sr... rsrs por enquanto foram listados apenas itens de segurança e proteção....ainda tem MUITO pela frente rsrsr
hercilio.neto
17/03/2015, 08:26
(...)
É a mistura dessas duas coisas.
Uma parte dessa impressão é devida a posição alta de dirigir, que amplia a sensação de balanço. A outra parte é a consciência de que os veículos off road tem centro de gravidade elevado e portanto não se pode abusar.
Mas relaxe, logo você logo vai pegar o jeito de conduzir um Bandeirante. O segredo é não ter pressa e aproveitar.
Sergio c
17/03/2015, 08:36
Uma opção de pneus boa é o 265/75/16, tem quase a altura de um 33 mas é mais estreito, mais fácil para o dia a dia.
Qto a estabilidade, band é assim mesmo, mas eu troquei as molas da minha e, além da mola mestra e a sobre mola, cortei as ponteiras e coloquei outra mola fora a fora nos feixes, tipo a dianteira ficou com cinco lâminas da feixe.
Ficou um pouco mais dura mas aguenta mais porrada e inclina menos em curvas.
Hercilio, vc sabe de algum companheiro em Brasilia, estou precisando de um favor, pago pelos serviços fazer uma avaliação de uma Defender que esta a venda http://df.olx.com.br/distrito-federal-e-regiao/veiculos/carros/land-rover-defender-110-2004-2005-71656062 .
Abç
Denise Ávila
17/03/2015, 09:12
Oi birawc!
O Titanium é de Brasília.
Denise Ávila
17/03/2015, 10:21
Oi Edelberto
A Bandeirante chacoalha mesmo mas a coisa pode estar agravada pela condição dos calços de carroceria, que também é um item importante a se ver até porque costuma enferrujar justamente na junção deles com a lata.
Quanto ao movimento lateral de pêndulo nas curvas é, como disse o Hercílio, questão do centro de gravidade. Os jipes Bandeirante tem 1.998 mm de altura contra apenas 1.665 mm de largura, sendo apenas 1.415 mm a distância de pneu a pneu. Mas certamente a condição das molas, dos amortecedores e também das ponteiras é determinante.
Muito disso foi corrigido nos 14B pela barra estabilizadora e, acredito, o amortecedor de direção também faz sua parte. Além destes, a 5ª marcha é outra grande vantagem para o conforto na condução da Bandeirante (também na minha opinião melhor que alongar relações pois não sacrifica as marchas de força). Estas foram importantes atualizações que fazem a diferença.
Minha sugestão é, após fazer as manutenções de toda a mecânica, rode muuuuuuuito com ela assim no original para só depois partir para as atualizações, pois há uma grande diferença entre atualizações, adaptações e modificações.
Mesmo a LOBA com todas as configurações originais (barra estabilizadora, etc.), na primeira experiência de condução levando-a ao mecânico (na cidade serrana de Friburgo) para as "manutenções de compra", ela estava bem instável nas curvas com movimento de pêndulo bem acentuado (5 amortecedores e 5 ponteiras detonados). Agora tenho ela na mão sem sustos, redondinha, sem nenhum shimming, passarinhada, pêndulo ou qualquer desvio de trajetória nas freadas, e continua com todas as configurações originais e pneus 215/80/R16 (o mais próximo ao original).
Bjcão
Edelberto
17/03/2015, 11:12
Edelberto, Bom dia!
Com relação às lonas de freio, eu tinha um problema que, mesmo estando bem reguladas, eu não sabia para onde o carro puxar (em uma frenagem mais forte), além do fato que, em uma chuva forte, as lonas molhavam e o freio ficava bem "borracho"... cuidado, não se acostume com ele não. ele é meio traiçoeiro... rsrs
Com relação ao movimento lateral é normal do carro (não sei muito sobre esse sensação do "capotamento frontal") MAS, lembre-se que vc tem um carro de 24 anos... TALVEZ as molas estejam "cansadas" ou até mesmo encontre algumas quebradas. Estou tendo exatamente este problema pq este movimento lateral este grande (apenas o lateral).
Esta seria o quarto item de modificações sugeridas mas não antes dos itens listados pela colega Denise (ponteiras da direção e manual de manutenções básicas)
4) Suspensão
Verifcar molas, amortecedores e, se for de interesse colocar um Barra Estabilizadora (para diminuir este movimento lateral - trava um pouco a suspensão em trilhas). Tem um tópico especifico aqui sobre isto.. aprendi muito lá.
Mas já é um dinheiro mais forte que vais gastar.... eu estou fazendo exatamente isto agora..(troca de feixes de mola e BE).
Vai com calma nesta cachaça sr... rsrs por enquanto foram listados apenas itens de segurança e proteção....ainda tem MUITO pela frente rsrsr
Hehe o 'capotamento frontal' seria a sensação de que vai freiar, puxar pra um lado e continuar reto rolando..
Eu fico imaginando o famoso TESTE DO ALCE com a Band!!kkk
Mas a questão do tombamento, tem algo que gostaria de saber se é assim mesmo, e o que daria pra melhorar....
Nas estradinhas que já andei pegando, qualquer desnível que provoque inclinação lateral me dá a sensação de que por pouco mais, ele vira. Digo, a suspensão parece muito fixa, fazendo o carro inteiro seguir a inclinação do terreno!
O que acontece pra suspensão trabalhar daquela forma que vejo em fotos/videos, onde a carroceria fica razoavelmente nivelada, mas a suspensão e as rodas estão inclinadíssimas acompanhando as irregularidades??
É a mistura dessas duas coisas.
Uma parte dessa impressão é devida a posição alta de dirigir, que amplia a sensação de balanço. A outra parte é a consciência de que os veículos off road tem centro de gravidade elevado e portanto não se pode abusar.
Mas relaxe, logo você logo vai pegar o jeito de conduzir um Bandeirante. O segredo é não ter pressa e aproveitar.
Bah pessoal, vocês me dariam um desconto extra pelo meu cagaço se contasse pra vcs que o carro que eu estava acostumado era meu Honda Civic Si de 230cv que girava até 8400rpm, fazia curvas feito o demônio, a direção super direta, era absolutamente colado no chão e incapotável!!?? Ele só descolava do asfalto pra dar derrapadinhas deliciosas quando entrava mais agressivo, no comportamento dinâmico mais perfeito do mundo! <3
A Band é outro animal, logicamente nem tento comparar!! Mas que dá um medo de que num reflexo os antigos hábitos de condução apareçam e eu capote fazendo uma conversão mais fechada de forma brusca a qualquer 30km/h no centro da cidade, aaahh isso dá!
Seus amigos devem estar achando que vc pirou de vez :screwy: E esse deve ser o único adjetivo publicável kkkkk
Kraken_DAGG
17/03/2015, 12:04
Eita Edelberto... Vc veio de uma realidade bem diferente rsrs. Apesar de continuar com a sugestão de dar uma olhada para ver se tem alguma mola quebrada, retiro a outra sobre a suspensão. Siga o que o Hercilio comentou se acostumando primeiro com o carro.
abs
antonio
Edelberto
17/03/2015, 12:05
Uma opção de pneus boa é o 265/75/16, tem quase a altura de um 33 mas é mais estreito, mais fácil para o dia a dia.
Qto a estabilidade, band é assim mesmo, mas eu troquei as molas da minha e, além da mola mestra e a sobre mola, cortei as ponteiras e coloquei outra mola fora a fora nos feixes, tipo a dianteira ficou com cinco lâminas da feixe.
Ficou um pouco mais dura mas aguenta mais porrada e inclina menos em curvas.
Pois é Sergio, é exatamente esta a medida que usa uma Defender 90 que conheço de estacionamento.. Estava reparando nela hoje mais cedo. De fato a medida fica bonita e dá outra imponência para a viatura, e isso sem ter aquele volume dos 33x12.5 Mud, que não acredito que possam prestar numa rodovia..
Por outro lado penso se não deveria partir para rodas 15, já que parece ter muito mais opções de pneus..
Também me pergunto o benefício de novos pneus A/T, considerando que os meus estão muito novos ainda. Só pelo alongamentinho na relação e o stance mais bonito? Sei lá, gostaria de conselhos sobre isso, mas não sei se seria prioritário..
Oi Edelberto
A Bandeirante chacoalha mesmo mas a coisa pode estar agravada pela condição dos calços de carroceria, que também é um item importante a se ver até porque costuma enferrujar justamente na junção deles com a lata.
Quanto ao movimento lateral de pêndulo nas curvas é, como disse o Hercílio, questão do centro de gravidade. Os jipes Bandeirante tem 1.998 mm de altura contra apenas 1.665 mm de largura, sendo apenas 1.415 mm a distância de pneu a pneu. Mas certamente a condição das molas, dos amortecedores e também das ponteiras é determinante.
Muito disso foi corrigido nos 14B pela barra estabilizadora e, acredito, o amortecedor de direção também faz sua parte. Além destes, a 5ª marcha é outra grande vantagem para o conforto na condução da Bandeirante (também na minha opinião melhor que alongar relações pois não sacrifica as marchas de força). Estas foram importantes atualizações que fazem a diferença.
Minha sugestão é, após fazer as manutenções de toda a mecânica, rode muuuuuuuito com ela assim no original para só depois partir para as atualizações, pois há uma grande diferença entre atualizações, adaptações e modificações.
Mesmo a LOBA com todas as configurações originais (barra estabilizadora, etc.), na primeira experiência de condução levando-a ao mecânico (na cidade serrana de Friburgo) para as "manutenções de compra", ela estava bem instável nas curvas com movimento de pêndulo bem acentuado (5 amortecedores e 5 ponteiras detonados). Agora tenho ela na mão sem sustos, redondinha, sem nenhum shimming, passarinhada, pêndulo ou qualquer desvio de trajetória nas freadas, e continua com todas as configurações originais e pneus 215/80/R16 (o mais próximo ao original).
Bjcão
Bah Denise, show de bola!
Olha, estou usando exatamente o 215/80R16. Esteticamente parece fino, pequeno, pobrinho, e ainda mantem curta minha relação, além de não transmitir muita capacidade off road. Quando fôr pra trocar, com certeza mudo de medida. Mas por enquanto eles estão ali funcionando perfeitamente, e como não está sobrando grana....
Isso sobre a quinta marcha também é a opinião do meu mecânico. E de fato é o que eu penso. A ponderação seria a complexidade da troca, bem como o valor de um câmbio 5m.. Creio que se fosse algo simples, e a venda do 4m fácil para amortizar os custos, todo mundo iria por aí... Sou cético. Mas sem dúvida seria o ideal!!
Sobre o centro de gravidade e as medidas, nem me fale muito que já dá um frio na barriga e preciso andar nela daqui a pouco!! O negócio acho que é mandar benzer e confiar que se tanta gente anda de Bandeirante, o problema não pode ser tão sério assim..
Boa, obrigado por lembrar de mencionar os calços da carroceria! Ontem estive vendo o que pareciam ser alguns deles. Não eram mais do que umas lonas ou borrachas de uns 10mm de espessura..
Seria legal se fosse possível melhorar isso. As chacoalhadas dão uma impressão de que vai tudo se quebrar, soltar, desmontar, rachar.. E pelo barulho, não é possível que não provoque mesmo algum desgaste.
Ahh sim, outra coisa que está me complicando é o freio de mão que não existe!! Vi que é crônico, mas por acaso ninguém apareceu com uma solução (deixando de lado o kit freio de mão de 790 reais que vi numa loja)?
Edelberto
17/03/2015, 12:32
AHhahha De fato, Dimasi! Quando contei a decisão pra um chegado, tinha que ver a cara com que ele me olhou..
É difícil até pra mim, mas está sendo uma decisão muito mais racional e financeira do que emocional. Afinal eu adoro meu Si. Mas acho que vai chegar a hora.... É caro pra manter, consome uns 5,5km/l na cidade, seguro 3k, ipva outros mil... e desvaloriza né.. daqui uns anos não vale muita coisa.
E a outra opção seria meu Opala, um carro excepcional, que estou finalmente terminando de preparar motor.. Vai ser um carro pra bonito, sem qualquer funcionalidade, duzentos e tantos cavalos, aspiradão.. Mas é completamente inconcebível vender aquele carro agora, esse é tesão demais e é um antigo nível investimento. Então será ele minha opção de carro forte pra colar no banco daqui pra frente.
Mas enquanto não negociar um deles (é, vai ser o Si.. snif snif..) estou bem limitado de grana.
Vejam aí a carinha das crianças!!
Edelberto
17/03/2015, 12:44
Eita Edelberto... Vc veio de uma realidade bem diferente rsrs. Apesar de continuar com a sugestão de dar uma olhada para ver se tem alguma mola quebrada, retiro a outra sobre a suspensão. Siga o que o Hercilio comentou se acostumando primeiro com o carro.
abs
antonio
Sim cara, preciso ouvir umas opiniões de uns camaradas que são mais familiarizados com Toyota. Ainda não tive ocasião de dar uma volta com eles pra ouvir opiniões mais embasadas..
Ó, mas tem uma coisa que me preocupou ontem. A foto está uma perfeita bosta pois tirei no escuro com o celular, mas acredito que deve dar a idéia.
Apenas na roda direita. Vem de onde esse óleo??
Não sei se vai ser algo preocupante, mas em relação à dirigibilidade, informo que está perfeitamente normal e sem qualquer barulho ou instabilidade.
Denise Ávila
17/03/2015, 14:00
Pois é Sergio, é exatamente esta a medida que usa uma Defender 90 que conheço de estacionamento.. Estava reparando nela hoje mais cedo. De fato a medida fica bonita e dá outra imponência para a viatura, e isso sem ter aquele volume dos 33x12.5 Mud, que não acredito que possam prestar numa rodovia..
Por outro lado penso se não deveria partir para rodas 15, já que parece ter muito mais opções de pneus..
Também me pergunto o benefício de novos pneus A/T, considerando que os meus estão muito novos ainda. Só pelo alongamentinho na relação e o stance mais bonito? Sei lá, gostaria de conselhos sobre isso, mas não sei se seria prioritário..
Bah Denise, show de bola!
Olha, estou usando exatamente o 215/80R16. Esteticamente parece fino, pequeno, pobrinho, e ainda mantem curta minha relação, além de não transmitir muita capacidade off road. Quando fôr pra trocar, com certeza mudo de medida. Mas por enquanto eles estão ali funcionando perfeitamente, e como não está sobrando grana....
Isso sobre a quinta marcha também é a opinião do meu mecânico. E de fato é o que eu penso. A ponderação seria a complexidade da troca, bem como o valor de um câmbio 5m.. Creio que se fosse algo simples, e a venda do 4m fácil para amortizar os custos, todo mundo iria por aí... Sou cético. Mas sem dúvida seria o ideal!!
Sobre o centro de gravidade e as medidas, nem me fale muito que já dá um frio na barriga e preciso andar nela daqui a pouco!! O negócio acho que é mandar benzer e confiar que se tanta gente anda de Bandeirante, o problema não pode ser tão sério assim..
Boa, obrigado por lembrar de mencionar os calços da carroceria! Ontem estive vendo o que pareciam ser alguns deles. Não eram mais do que umas lonas ou borrachas de uns 10mm de espessura..
Seria legal se fosse possível melhorar isso. As chacoalhadas dão uma impressão de que vai tudo se quebrar, soltar, desmontar, rachar.. E pelo barulho, não é possível que não provoque mesmo algum desgaste.
Ahh sim, outra coisa que está me complicando é o freio de mão que não existe!! Vi que é crônico, mas por acaso ninguém apareceu com uma solução (deixando de lado o kit freio de mão de 790 reais que vi numa loja)?
Oi Edelberto
Com esta medida os pneus até podem parecer finos e pobrinhos, porém é a mais próxima da original e não mantém curta a relação, apenas a mantém original ao projeto de concepção das Bands. Logicamente quanto maior o diâmetro dos pneus, mais se "alonga" a relação e mais se perde nas marchas de força (entendo como capacidade de off-road); mais fino, melhor para o barro, mais largo melhor pra areia. Tudo depende do uso e necessidade, mas há de se encontrar um equilíbrio. Mas espera para trocar quando estes estiverem detonados, principalmente se for trocar as medidas pois serão 5 de uma vez e bons pneus saem caro.
Várias coisas que podem ser feitas para minimizar as chacoalhadas. Depois de verificar e/ou trocar calços, amortecedores e demais itens tanto da suspensão como da direção tenho certeza que ela irá chacoalhar bem menos. Regular o "ponto" certo também ajuda (acho que nos Mercedes é 600 rpm). Depois dos calços faça a "sessão reaperto" de todos as porcas e parafusos.
A Bandeirante requer uma dinâmica diferente para dirigi-la e rapidamente você vai pegar o jeito. "Perde-se" em não mais ser possível fazer "curvas feito o demônio... deslocar do asfalto pra dar derrapadinhas deliciosas...", mas ganha-se muito mais na deliciosa oportunidade de poder apreciar a paisagem, na desaceleração tanto do veículo como do nosso ritmo, na menor tensão decorrente da menor velocidade, no resgate ao mais simples, na certeza de ir e voltar, seja por qual caminho for, (isso só pra citar algumas pois encheria páginas e mais páginas).
Na mesma linha de comparação entre motociclista e motoqueiro, somos pilotos e não motoristas.
No quesito "freio de mão", não é que ele "não existe", todos saíram de fabrica com ele instalado, porém vejo muitos reclamarem de sua eficiência e muitos optaram por tirá-lo.
Não sei se sua eficiência está relacionada ao ano da Band, mas na LOBA ele funciona perfeitamente bem e tenho freio a disco de fábrica apenas na dianteira. Li em algum lugar que há uma modalidade de freio de mão a disco, mas não sei nada a respeito. Espera que algum colega já vem para esclarecer melhor
Bjcão
Kraken_DAGG
17/03/2015, 14:25
Sim cara, preciso ouvir umas opiniões de uns camaradas que são mais familiarizados com Toyota. Ainda não tive ocasião de dar uma volta com eles pra ouvir opiniões mais embasadas..
Ó, mas tem uma coisa que me preocupou ontem. A foto está uma perfeita bosta pois tirei no escuro com o celular, mas acredito que deve dar a idéia.
Não sei se vai ser algo preocupante, mas em relação à dirigibilidade, informo que está perfeitamente normal e sem qualquer barulho ou instabilidade.
aparentemente o cilindro está com vazamento.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/webkit-fake-url://7296b1ac-65fd-4086-9131-1f8a5a8132d6/imagejpeg
Pede para abrir e da uma olhada..
Edelberto,
Não creio que esse vazamento seja cilindro de freio, porque a roda está limpa por dentro, mas verifica se baixou o nível no reservatório de freio.
Esse vazamento pode estar vindo do munhão. E pode acontecer por dois motivos principais:
Primeiro, óleo passando do diferencial para o munhão, o feltro do munhão não dá conta do recado e acaba vazando.
Segundo, feltro do munhão muito gasto e acaba vazando graxa e óleo.
Obs: o feltro do munhão é aquele que fica em contato com a bolota do munhão fazendo a vedação de todo o sistema.
Espero que fui claro!
Abraço!
ddiegooo
17/03/2015, 15:22
Bela viatura, parabéns!!!
Edelberto
17/03/2015, 15:48
Oi Edelberto
Com esta medida os pneus até podem parecer finos e pobrinhos, porém é a mais próxima da original e não mantém curta a relação, apenas a mantém original ao projeto de concepção das Bands. Logicamente quanto maior o diâmetro dos pneus, mais se "alonga" a relação e mais se perde nas marchas de força (entendo como capacidade de off-road); mais fino, melhor para o barro, mais largo melhor pra areia. Tudo depende do uso e necessidade, mas há de se encontrar um equilíbrio. Mas espera para trocar quando estes estiverem detonados, principalmente se for trocar as medidas pois serão 5 de uma vez e bons pneus saem caro.
Várias coisas que podem ser feitas para minimizar as chacoalhadas. Depois de verificar e/ou trocar calços, amortecedores e demais itens tanto da suspensão como da direção tenho certeza que ela irá chacoalhar bem menos. Regular o "ponto" certo também ajuda (acho que nos Mercedes é 600 rpm). Depois dos calços faça a "sessão reaperto" de todos as porcas e parafusos.
A Bandeirante requer uma dinâmica diferente para dirigi-la e rapidamente você vai pegar o jeito. "Perde-se" em não mais ser possível fazer "curvas feito o demônio... deslocar do asfalto pra dar derrapadinhas deliciosas...", mas ganha-se muito mais na deliciosa oportunidade de poder apreciar a paisagem, na desaceleração tanto do veículo como do nosso ritmo, na menor tensão decorrente da menor velocidade, no resgate ao mais simples, na certeza de ir e voltar, seja por qual caminho for, (isso só pra citar algumas pois encheria páginas e mais páginas).
Na mesma linha de comparação entre motociclista e motoqueiro, somos pilotos e não motoristas.
No quesito "freio de mão", não é que ele "não existe", todos saíram de fabrica com ele instalado, porém vejo muitos reclamarem de sua eficiência e muitos optaram por tirá-lo.
Não sei se sua eficiência está relacionada ao ano da Band, mas na LOBA ele funciona perfeitamente bem e tenho freio a disco de fábrica apenas na dianteira. Li em algum lugar que há uma modalidade de freio de mão a disco, mas não sei nada a respeito. Espera que algum colega já vem para esclarecer melhor
Bjcão
Hehe Não digo por mal Denise. É que a gente se acostuma a ver pneus maiores que deixam o carro mais encorpado e impressionante, e aí sente falta. E claro, quando disse "encurta" foi no sentido de "não alonga", já que pneus maiores certamente são de praxe entre muitos usuários, e eu com certeza tenho um interesse no desempenho rodoviário onde alongar um pouco vale a pena..
Ah, sobre o chacoalhamento, quero frisar que a minha percepção diz respeito exclusivamente à suspensão trepidando nas irregularidades e buracos! O motor Mercedes é uma DELÍCIA, o barulho é ótimo e não me incomodei nada com as vibrações relativas a ele. Só o que incomoda é justamente ele precisar estar girando no limite por horas seguidas, por falta de quinta..
O freio de mão, bem, ele "existe", está ali e tal. Mas só de corpo presente como uma alavanca inútil, sua função de freio de estacionamento, no meu, não existe! Estacionar em ladeira e ligar o motor depois tem exigido algum raciocínio extra..
Viu, mas isso de pneu estreito ir bem na lama, é consenso? Por que os trilheiros sempre fazem questão dos mais borrachudos e enormes pneus??
fabiano r
17/03/2015, 16:36
Edelberto esse vazamento é do munhão, não lembro bem certo quais peças troquei quando comprei minha band estava igual, não foi caro para consertar, fala com o Paulo da Tropa4x4 e veja o kit de reparo para munhão, não é caro e resolve. Aproveita e dá uma olhada no óleo do diferencial se não baixou.
LEONELO FORTINI
17/03/2015, 16:46
Hehe Não digo por mal Denise. É que a gente se acostuma a ver pneus maiores que deixam o carro mais encorpado e impressionante, e aí sente falta. E claro, quando disse "encurta" foi no sentido de "não alonga", já que pneus maiores certamente são de praxe entre muitos usuários, e eu com certeza tenho um interesse no desempenho rodoviário onde alongar um pouco vale a pena..
Ah, sobre o chacoalhamento, quero frisar que a minha percepção diz respeito exclusivamente à suspensão trepidando nas irregularidades e buracos! O motor Mercedes é uma DELÍCIA, o barulho é ótimo e não me incomodei nada com as vibrações relativas a ele. Só o que incomoda é justamente ele precisar estar girando no limite por horas seguidas, por falta de quinta..
O freio de mão, bem, ele "existe", está ali e tal. Mas só de corpo presente como uma alavanca inútil, sua função de freio de estacionamento, no meu, não existe! Estacionar em ladeira e ligar o motor depois tem exigido algum raciocínio extra..
Viu, mas isso de pneu estreito ir bem na lama, é consenso? Por que os trilheiros sempre fazem questão dos mais borrachudos e enormes pneus??
Olá Edelberto,
Como esclareceu o Fband, o mais provável é que seja o vazamento pelo munhão. Quanto ao freio de estacionamento, o original no meu entendimento, deixa a desejar. A minha Band é uma 1999 com freio a disco na dianteira e providenciei a compra de um Kit de freio de estacionamento a disco. Melhoria que valeu cada centavo.
Denise Ávila
17/03/2015, 16:51
Oi Edelberto!
Não levei a mal, não!
Só passando um pouquinho do pouco que sei e aprendi com a galera daqui.
Como regra geral sim, os finos passam melhor na lama pois, sendo mais finos, penetram melhor na lama achando terreno mais firme. O contrário se dá na areia onde a área maior de contato do pneu facilita sua permanência mais à superfície (pelo mesmo motivo diminui-se a calibragem dos mesmos)
Os pneus borrachudos usados por trilheiros são aqueles MUD ou até os agrícolas, mais agressivos, com verdadeiras "pelotas" e "garras" para literalmente agarrar o chão e impulsionar o veículo à frente. O fato deles serem todos mais largos só posso pensar que tem a ver com, maior área, mais garras e pelotas.
Apesar de que em Carrancas já passei por atoleiro onde trator ficou agarrado justamente porque seus pneus ficaram tão emplastados com lama que mais pareciam duas grossas salsichas gordas e lisas.
Porém este assunto não é um consenso entre os jipeiros e trilheiros.
Bjcas
Kraken_DAGG
17/03/2015, 18:14
Edelberto,
Não creio que esse vazamento seja cilindro de freio, porque a roda está limpa por dentro, mas verifica se baixou o nível no reservatório de freio.
Esse vazamento pode estar vindo do munhão. E pode acontecer por dois motivos principais:
Primeiro, óleo passando do diferencial para o munhão, o feltro do munhão não dá conta do recado e acaba vazando.
Segundo, feltro do munhão muito gasto e acaba vazando graxa e óleo.
Obs: o feltro do munhão é aquele que fica em contato com a bolota do munhão fazendo a vedação de todo o sistema.
Espero que fui claro!
Abraço!
K
é verdade.. Olhando a foto em um monitor maior realmente faz mais sentido ser do munhão
abs
antonio
Edelberto
18/03/2015, 00:36
Isso aí. Meu mecânico de confiança deu uma olhada hoje. O vazamento ele também avaliou como sendo do munhão, e vai me indicar para quem pode fazer o serviço (ele entende mas não mexe com isso, a especialidade é outra).
Em relação à Bandeirante e sua suspensão, na verdade ele acabou elogiando bastante! O barulhos que comento são só coisa de carroceria mesmo, e a dinâmica está como é pra ser!
Uma coisa que estava me incomodando e hoje ele reparou: o pedal do acelerador estava mesmo muito baixo! Aquela peça que faz a alavanca puxando o cabo está meio fatigada e cedeu, então o pedal ficava muito baixo e não puxava totalmente, me impedindo de acelerar tudo o que teria direito!
Mexemos um pouco e no que subiu o pedal já deu pra sentir diferença! Só nessa bobeira o motor já ficou parecendo bem mais cheio e forte.
Ah, e a roda livre aparentemente vai justificar ser substituída!
Como havia comentado, descobri ao me atolar que a dianteira não estava tracionando. Estava na reduzida e tudo, o cardã dianteiro girando (agora sem sair do lugar, pois estava preso na areia!!) e nada da roda mexer.. Como o procedimento estava todo correto, isolei a roda livre como a culpada.
De fato, essa roda livre já estava meio suja, aparentando um vazamento. É exatamente a roda em que há o vazamento do munhão, não sei se pode haver relação entre uma coisa e outra!
Edelberto
18/03/2015, 02:51
Pra ilustrar o que estava falando antes, segue o registro do momento exato do meu primeiríssimo atolamento com a Band nova!!
Ocorrido dia 14/03/15 por volta das 8h30, em 32°8'32.24"S ; 52°4'43.10"W , de terceira reduzida em 4x2 por conta da roda livre ruim.. Totalmente cabaço!
https://www.youtube.com/watch?v=eueB9TtNCos
Sergio c
18/03/2015, 08:12
Atolar faz parte e com o tempo a gente vai pegando as manhas de como sair, as vezes rebocado é claro hehehe
hercilio.neto
18/03/2015, 22:13
Edelberto,
Quando eu falo em se acostumar com a Band, me refiro a viver outro paradigma.
Antes de tudo, os donos de Band pertencem a uma espécie de tribo, que mesmo não se conhecendo, identificam-se num clima de muita empatia quando se encontram.
Vai chegar o momento em que, ao se aproximar de uma curva, você vai reduzir a velocidade para apreciar o barranco.
Em vez de aguardar aquela derrapadinha veloz no asfalto, vai sonhar com a Band jogando a traseira de um lado para outra na argila mole.
Seria concebível alguém imaginar o Civic no meio de uma enchente onde a água cobre as rodas?
Prepare o seu coração. A bordo de um Bandeirante as emoções são outras. kkkk
Linda viatura parabéns. Pense na segurança. Alarme e Freio disco na frente já p começar hein.. Por favor.. Sua configuração é top. Quando colocar bf 33 ou semelhante ela alonga. Final na estrada não tanto, mas calma. Perceba que vai mudar o tratamento com vc por parte da policia e prf e seus amigos. E como disse outro amigo, nosso universo é diferenciado. Começa a aventura.
Edelberto
20/03/2015, 21:34
Hehe Uma semana de Band e já estou te entendendo bem Hercilio!
Linda viatura parabéns. Pense na segurança. Alarme e Freio disco na frente já p começar hein.. Por favor.. Sua configuração é top. Quando colocar bf 33 ou semelhante ela alonga. Final na estrada não tanto, mas calma. Perceba que vai mudar o tratamento com vc por parte da policia e prf e seus amigos. E como disse outro amigo, nosso universo é diferenciado. Começa a aventura.
Ih cara, e o tratamento muda pra melhor ou pra pior?!?! hahah
Então pessoal, estou me preparando pra mexer ali no munhão! Já encomendei um par de rodas livres novo. E aí já que vou encostar pra mexer, já vou colocar o freio a disco.
Começou a me incomodar o freio, pois dando uma levantada no pedal do acelerador, agora tem me atrapalhado o freio precisando ir até o fundo, pois agora fica esbarrando o pé no acelerador mais alto.
Edelberto
20/03/2015, 21:46
Ah pois é, estava precisando de uma ajuda sobre esse serviço!!
Vi que tem pra vender o kit de reparo do munhão pra freio a disco e freio a tambor! Se vou trocar o freio então vou precisar de qualquer forma um kit pra cada lado né?!
E tem também uns rolamentos pro munhão!? Seriam necessários quatro, é isso? Na internet vi pra vender por volta de R$30,00, mas isso seria cada um, ou já é o jogo?
Ah, e na gama4x4 vi que existe uma bucha de bronze pra substituir o rolamento. É mais caro, mas será se é coisa que vale bem a pena? Se fosse coisa pra colocar e esquecer, talvez já considerasse..
Pretendo encomendar tudo o que fôr possível pela net e só pagar pro mecânico a mão de obra.. Pra ter idéia, a cotação da roda livre AVM 421HP na loja física aqui ficou 100,00 reais a mais que o preço que consegui, incluindo o frete vindo da loja em SP.. e aqui nem em estoque tinham!
Mas aí pra não me atrasar, tenho que ver bem certinho tudo que vai!
Use rolamentos de 1a linha (koyo, fag, ina...) fuja dos xing ling. São dois em cada roda. Essa bucha é a do pino central ? Se for é bem melhor com rolamento, essa bucha dá sempre folga. E use graxa a base de sabão de litio ou biussulfeto de molibidênio
Denise Ávila
20/03/2015, 22:51
Hehe Uma semana de Band e já estou te entendendo bem Hercilio!
Ih cara, e o tratamento muda pra melhor ou pra pior?!?! hahah
Então pessoal, estou me preparando pra mexer ali no munhão! Já encomendei um par de rodas livres novo. E aí já que vou encostar pra mexer, já vou colocar o freio a disco.
Começou a me incomodar o freio, pois dando uma levantada no pedal do acelerador, agora tem me atrapalhado o freio precisando ir até o fundo, pois agora fica esbarrando o pé no acelerador mais alto.
Oi Edelberto!
Porque encomendou a roda livre? A sua está condenada? Roda livre também tem reparo.
Custa R$ 22,00 no ML.
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/reparo-roda-livre-avm-linha-400-troller-bandeirante-hilux-5973-MLB5020886190_092013-O.jpg
Edelberto
20/03/2015, 23:41
Dimasi, na gama4x4 é este aqui:
http://www.gama4x4.com.br/bucha-de-bronze-para-substituic-o-do-rolamento-do-munh-o-da-toyota-bandeirante.html
Mas se é caro e ruim, então não tem nem dúvida!
Pois é Denise, ainda nem cheguei a fazer uma avaliação mais profunda, e tinha visto sim os reparos... Mas sabe como é, já que me deixou na mão, preferi já pegar a nova pra ficar desencanado. Quando fôr trocar mexo de uma vez só e sei que tá zero.
E tô pegando a HP. A antiga era a outra menos reforçada. Sei lá, preferi não esquentar com isso, na pior das hipóteses fico com duas..
Denise Ávila
21/03/2015, 08:42
Eita!!!
Já conheceste o Sr JAQUÊ. Esse foi rápido.
A roda livre AVM é uma peça muito forte. Não quebra assim tão fácil. O fato dela ter te "deixado na mão" pode ter sido simplesmente pelo vazamento do munhão da roda.
Cuidados que "as grandes despesas são feitas de pequenos gastos". E isso nunca é tão verdadeiro como numa Band.
Bjcão
Edelberto
21/03/2015, 17:58
Hahahah Se deixar o Jaquê vai longe!
Pois é, vamos ver quando desmontarmos ela! Ainda não encomendei o kit de freio, mas assim que chegar já pretendo fazer tudo. Estando boa, algum uso acaba tendo!
Ah, agora uma curiosidade!
Embaixo dos bancos dianteiros eu encontrei uma coisa que fiquei sem entender.... É uma borboletinha redonda aparafusada numa fixação no assoalho. Pra que serve aquilo?? Não parecia ser ligada a nada, não regulava nada, não tinha a ver com o banco nem com nada... Fiquei bem intrigado!
Edelberto,
Quando eu falo em se acostumar com a Band, me refiro a viver outro paradigma.
Antes de tudo, os donos de Band pertencem a uma espécie de tribo, que mesmo não se conhecendo, identificam-se num clima de muita empatia quando se encontram.
Vai chegar o momento em que, ao se aproximar de uma curva, você vai reduzir a velocidade para apreciar o barranco.
Em vez de aguardar aquela derrapadinha veloz no asfalto, vai sonhar com a Band jogando a traseira de um lado para outra na argila mole.
Seria concebível alguém imaginar o Civic no meio de uma enchente onde a água cobre as rodas?
Prepare o seu coração. A bordo de um Bandeirante as emoções são outras. kkkk
X2
Veja algumas situações que a Voluntária enfrenta http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/130495-band-90-voluntaria-9.html
Pois é, vamos ver quando desmontarmos ela! Ainda não encomendei o kit de freio, mas assim que chegar já pretendo fazer tudo. Estando boa, algum uso acaba tendo!
Embaixo dos bancos dianteiros eu encontrei uma coisa que fiquei sem entender.... É uma borboletinha redonda aparafusada numa fixação no assoalho. Pra que serve aquilo?? Não parecia ser ligada a nada, não regulava nada, não tinha a ver com o banco nem com nada... Fiquei bem intrigado!
Ali vai fixado o macaco original tipo garrafinha.
Denise Ávila
21/03/2015, 19:11
Oi Edelberto!
Embaixo DOS BANCOS ou somente no do carona? Se for no carona deve ser a borboleta que segura o macaco hidráulico.
Veja foto abaixo.
Edelberto
22/03/2015, 00:03
Do banco do carona, que vale por dois! Sim sim! É isso aí mesmo!!!
O meu macaco é novo, daí mora na sua própria maletinha. Jamais ia adivinhar essa.
Bah povo, mas pior que esse negócio de toyota dá margem pra uns programas diferentes mesmo!
Só de farra, acabei de cruzar 40km de estrada de terra do interior com a patroa e as cadelas (+40km de volta no asfalto)! Agora quero voltar de dia, porque tinha cara de ser bonito o caminho...
MarcosBertoja
12/04/2015, 23:56
Olá Edelberto.
Tenho uma band 93 curta, om 364, 5 marchas, um tesourinho kkkk que meu tio deixou de herança.
Ela tem freio a disco na dianteira, o freio de mão é tipo o seu kkkkk(problematico).
Mas é outro mundo esse carro, é como o pessoal fala.
Bom proveito na sua band.
Edelberto
13/04/2015, 01:34
Opa Marcos!!
Mas abra um tópico pra mostrar os detalhes dela!!
O freio de mão já estou acostumando a viver sem hehe. Mas instalei uma trava carneiro que acaba funcionando como se fosse, então já me dá uma tranquilidade maior pra estacionar por aí..
Estava esperando chegar meu freio a disco pra postar aqui as atualizações que fiz até agora!
Só coisa simples, mas quero postar umas fotos.. mandei poucas até agora!! Vão aí umas da volta que andei dando na Coxilha Rica!
Abraços!
MarcosBertoja
13/04/2015, 01:49
Vou tirar umas fotos e depois eu posto.
A respeito da trava carneiro eu tive problemas, tinha vezes que ela nao queria destravar e levava alguns minutos ate eu conseguir... entao fui obrigado a retirar essa trava.
Não sei se mais alguem teve esse problema.
Eu costumo ir muito pra Bom Jesus, as estradas são bem parecidas :-).
Abraço
Edelberto
13/04/2015, 04:34
Nas vezes que ocorre de dar uma emperrada pra destravar, com umas pisadinhas no freio tem resolvido. Mas é raro, normalmente vira tranquilo a chave..
O que tenho percebido é que a tampa do reservatório do fluido de freio tem aparecido melada.. Como se não estivesse segurando a pressão e vazando.. Isso aí ainda está me intrigando e gostaria de uma sugestão também!
Estou querendo fazer o trecho de São Joaquim pra São José dos Ausentes... Se São Joaquim pra Bom Jesus, não sei como está no RS, mas no lado catarinense fizeram o favor de asfaltar... :/
Sergio c
13/04/2015, 14:08
Olá Edelberto.
Tenho uma band 93 curta, om 364, 5 marchas, um tesourinho kkkk que meu tio deixou de herança.
Ela tem freio a disco na dianteira, o freio de mão é tipo o seu kkkkk(problematico).
Mas é outro mundo esse carro, é como o pessoal fala.
Bom proveito na sua band.
O Marcos, tem uma relíquia em mãos heim rsrsrsr, e de herança é melhor ainda hehehe.
Eu negociei a minha com meu irmão e compramos p mim tb um jeep curto aço, ano 1985, muito inteira, e estou transferindo a mecânica para o meu jeep. O Jeep curto acho melhor para passeios.
Uma hora dessas nos encontramos aqui na serra. Um abraço.
MarcosBertoja
13/04/2015, 20:08
opa Sergio.
Com certeza é uma reliquia que meu tio "garimpou" , ele teve uma outra antes dessa ,era um pouco mais antiga 4 marcha, azul calcinha kkkkk.
Depois vou tirar fotos dela e abrir um post.
As idéias são muitas, mas a grana é curta para a evolução do Tobata kkkk
E sim, um dia nos encontraremos na serra para uma trilha ou um encontro de toyoteros.
Abraço.
hercilio.neto
13/04/2015, 22:29
Marcos, nem fico elogiando as Band 93 porque sou um suspeito óbvio.
Eu também garimpei muito até achar o meu Imortal.
Consegui por um bom preço, mas cheio de coisas para fazer. O importante é que a mecânica estava boa.
E assim, venho aos poucos tentando colocá-lo em ordem.
A Band 93 tem detalhes que são exclusivos do modelo, isso a torna muito especial mas também dificulta na compra de algumas peças, como tapete, cabo de velocímetro, e outras.
Por outro lado, o motor OM364 com câmbio de 5 marchas é, na minha opinião, a configuração que melhor traduz o Toyota Bandeirante (simplicidade, robustez e estilo).
Abra um tópico da sua Band, o pessoal vai gostar muito.