PDA

Ver Versão Completa : motor G16B check engine código 44 - falha no circuito interruptor de mínima

nanito
15/03/2015, 01:52
Olá pessoal!

Nesta noite a maldita luz do check engine acendeu. Fiz o procedimento para ver qual o código da falha e o resultado foi o código 44 - falha no circuito interruptor de mínima.

Alguém sabe de qual sensor se trata isto?

Já pesquisei aqui e no google, mas parece que todo mundo só copiou e colou o conteúdo do site do vitara cabrito do Rafael Reis.

Se possível, me mandem fotos ou detalhes de qual sensor se trata.

Ficarei muito agradecido!

Grande abraço a todos!

nanito
15/03/2015, 20:11
Bom, vou acrescentar ingredientes à minha dúvida com intuito de angariar alguns palpites:

Duas semanas atrás tive que desmontar o cabeçote por conta de uma junta queimada. Detectei isso com um engasgo no motor no momento da partida e posteriormente saindo fumaça branca do escapamento, quando fui guardar a viatura. Já matei a charada ali. Mandei de guincho pro mecânico, foi constatada a queima da junta no último cilindro. Feita a plaina no cabeçote, jogo de juntas novas, parafusos novos e... velas antigas.

Será esse o problema? Algum defeito na vela que teve contato com água, que pode estar acusando a falha 44 no check engine? Sei lá, algum problema com a centelha ou interferência no módulo da injeção mesmo?

To suspeitando que este código 44 se refere ao TPS, porém não notei nenhuma alteração no comportamento da viatura, não tive perda de potência, não morre na lenta, não engasga na aceleração e tampouco fica acelerado. Somente a maldita luz acesa ali no painel me incomodando.

Amanhã de manhã trocarei as velas, já que elas estão chegando nos 20.000 km, apesar de o mecânico achar que não tem nada a ver, pelo bom estado que elas estão. Também farei um teste nos cabos das velas, com um multímetro.

E aí, algum palpite?

Jumperhd
15/03/2015, 20:21
Oi Nanito,

Eu tbm primeiro passo que tomaria era trocar as velas e os cabos.Tu não chegou a ver quando desmontaram se não ta passando óleo pra velas ?

Abraço

Areial
15/03/2015, 21:52
Cara! geralmente, interruptor de mínima, é um sensor que fica em embaixo da borboleta de aceleração, que serve para indicar para a central de injeção quando a mesma está em repouso(quando você não está acelerando o carro), e quando você está pisando no acelerador... não sei se é o seu caso, nem sei te dizer se seu carro tem este sensor, mas ele é bem comum em uno 95/96 e geralmente é usado em carros com injeção antiga, muitas vezes que não possuem sensor de borboleta, mas tem alguns importados que possuem os dois!!! Inclusive o gol mi com tbi eletrônico possui um interruptor de minima dentro dele!!! é bem difícil de se encontrar para comprar, mesmo o do uno!!! veja o link que tem uma foto de um do uno pra voce ter uma ideia, vai ver deixaram desligado quando fizeram o serviço do cabeçote, ou desregulado:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-636147021-sensor-de-minima-regulagem-marcha-lenta-uno-40409102-_JM#redirectedFromParent

nanito
16/03/2015, 13:20
Bom galera, atualizando o tópico.

Entrei em contato com o meu mecânico e na verdade ele trocou o jogo de velas, colocou novas. Eu achei que ele havia posto as velas antigas, pois me disse que estavam em bom estado, mas por regra ele colocou velas novas.

Constatei que um dos cabos de vela estava sem resistência e substitui por um outro que eu tinha de backup.

Só que, agora o check-engine está acusando o código 34 (não sei se vi por engano na noite de sexta-feira), ou seja, problema de baixa voltagem no sensor MAF.

Conferi a fiação do plug e está transmitindo 12v com o carro ligado, ou seja, aparentemente o fornecimento de energia para o MAF está ok. Desmontei o MAF, passei limpa contato elétrico no sensor no duto de ar, recoloquei, fiz o check e ainda está dando código 34.

Pergunta: com o sensor MAF trabalhando indevidamente, quais os sintomas? Ainda não senti nada de diferente no comportamento da viatura. Farei uma medição do consumo, para ver se será afetado.

Existe a possibilidade de algum outro problema no sistema, alguma interferência, estar acusando o código 34 no check? Algum aterramento que não esteja ok, etc?

O lance do TPS acredito que não seja mesmo, pois não há problemas com aceleração.

Aguardando mais palpites...

nanito
17/03/2015, 14:34
É uma novela esse negócio do MAF mesmo.

To procurando um lugar que venda com um valor menos extorsivo.

Por enquanto não notei alteração no consumo do carro, hoje senti na garagem que a mistura está bem rica mesmo, acredito que módulo de injeção, na ausência do MAF, utilize um valor padrão pra gerenciar a injeção de combustível. E pelo que ando vendo ele está injetando muito na lenta, mas andando normal está injetando o suficiente. De repente se eu resolver subir o giro acima dos 4000 rpm, haverá algum engasgo ou falha, por conta dessa injeção "padrão".

Com o check aceso com a falha do MAF, a viatura está consumindo aproximadamente 8,5 km/L, nada de anormal considerando o meu trajeto, com ar-condicionado ligado.

Jumperhd
17/03/2015, 21:05
Tenho pra vender o MAF Nanito, faço um preço especial pra vc.

nanito
18/03/2015, 10:01
Tenho pra vender o MAF Nanito, faço um preço especial pra vc.

Opa, vou te mandar msg privada!

nanito
19/03/2015, 15:53
Problema praticamente resolvido!

Feita a troca do MAF e a luz check engine agora está normal!

Agora é só rodar para o módulo de injeção trabalhar com os parâmetros do novo MAF pra ficar 100%.

Já estou providenciando a troca do filtro de ar (um dos vilões contra o sensor MAF).

Espero ter contribuído (e contribuir mais) para quem tiver dúvidas recentes sobre o MAF.

Abraços!

nanito
20/03/2015, 16:02
Uma dica que dou pra zerar a memória do módulo de injeção é:

- desconectar o negativo da bateria, esperar uns 20 segundos ou encostar o borne negativo desconectado no borne do positivo que está conectado;

Assim o módulo zera a memória de erros do check engine. Caso não faça isso, mesmo trocando o sensor defeituoso, o check engine vai continuar acusando a falha e o motor continuará falhando.

nanito
20/03/2015, 16:06
Moderação, favor alterar o título do tópico para "Motor G16B - Check Engine aceso"

Assim podemos debater o assunto com informações mais atualizadas.

Obrigado!

Guilewar
04/04/2015, 13:36
O Maf do meu GV motor g16b esta com problema, quebrou o sensor dentro dele...estou andando com o sensor desligado..será que ele aguenta um trilha leve?

nanito
10/04/2015, 09:37
Guilewar, dependendo de como a tua viatura reagiu ao problema do MAF, dá pra usar sim.

No meu caso, o carro não apagava na lenta e nem perdia muito desempenho, eu só sentia que ele estava afogado. Em alta rotação ele não estava respondendo 100%, mas dava pra andar tranquilo.

Caso a tua viatura não esteja apagando com facilidade na lenta, o máximo que vai acontecer é consumir uns 2 ou 3 km/L na trilha, hehehe.

Mas caso esteja apagando direto, não recomendo, se não tu vais condenar teu motor de arranque na trilha.

Abraço!!
Nanito

Jumperhd
10/04/2015, 11:03
Opa Guilherme eu tenho o MAF se precisar, e estou perto de você.

Guilewar
15/04/2015, 07:46
Então nanito, eu "despuglei" o MAF, então o carro ta andando normal, motor meio "pesadão", mas com a lenta tranquilo e aceleradas tranquilas também. Quanto ao consumo foi mais ou menos o que você falou...deu uns 3 a 4 km/L :(, mas mesmo assim valeu a pena!!! a trilha foi show :) !!!

Guilewar
15/04/2015, 07:53
Então Jumperhd, eu procurei muito e os MAF estavam muito caro, não tinha achado seu post com a venda do mesmo! Como o carro tava rodando, acabei comprando o MAF da CHINA :confused: por um preço muito menor do que estavam pedindo aqui no Brasil (mesmo com o frete e impostos da Receita Federal) nos sites de vendas de peças. A peça não chegou ainda, mas ja esta no Brasil. Resta eu receber a peça para ver se vai funcionar, "paguei pra ver"............se não funcionar vamos conversar!!!

Jumperhd
16/04/2015, 15:30
Blz Guilewar se precisar estamos aqui.

nanito
22/04/2015, 10:47
Guilewar, boa sorte na peça chinesa. Pelo que andei lendo em fóruns da gringa, esses mafs chineses vem com uma configuração "padrão", ou seja, a maioria deles não vem configurados para o módulo de injeção do Vitara. Dependendo do preço, vale o risco.

Mas o mais certo seria buscar via e-bay algum MAF original Mitsubishi ou algum usado por aqui mesmo.

Abraço!

Guilewar
28/04/2015, 17:27
Então, veio o MAF da china, espantosamente a qualidade "visual" da peça é impecável, eu diria idêntica a original, com todos os códigos exatos estampados em alto relevo no plástico. Coloquei na viatura, dei uma geral nos plugues, liguei o carro e a mensagem "check engine" sumiu e o carro voltou a andar suavemente como antes. Até o momento esta funcionando perfeitamente, consumo normalizado, tudo "ok". Lembro que meu veículo é um Grand Vitara 99 motor G16B!!!