Conectar

Ver Versão Completa : Tração engata mas não gira as rodas!!! Vitara jlx97!!!

Areial
14/03/2015, 18:28
Boa noite amigos!! Sou novo aqui, e já tirei algumas dúvidas em outros posts, muito bom este fórum, parabéns a todos!!!

- Bem, à quinze dias comprei um vitara jlx 97, e como não tinha como testar a tração na hora(tempo), confiei na palavra do cidadão que me vendeu!!!
- O que ocorre é o seguinte:
Levantei o carro no elevador, engatei a 4x4h, coloquei em marcha e as rodas traseiras giraram, mas as dianteiras não, olhei em baixo e vi que a homocinética esquerda gira com o eixo(mas a roda não), enquanto a homocinética direita fica parada(como se fosse travada,giro com a mão e ela trava, porém com o carro no chão ela libera), assim não sei se é defeito, ou se só funciona com o carro no chão mesmo... calcei um dos pneus(direito) para ver se a roda esquerda girava, mas nada acontece, só gira a homocinética!! levantei minha pajero e fiz o mesmo teste, e ela gira as quatro rodas mesmo com o carro levantado!!!
- será defeito nas RL´s, as do vitara são automáticas, assim como as da pajero!!!
- alguém saberia me esclarecer isso?!

estou muito apreensivo com isso... desde já agradeço as colaborações!!!

Augusto Schimidt
14/03/2015, 20:02
Areial,

pelo que vc explica pode ser a roda livre ou a própria homocinética. Para verificar as homos é bem fácil basta mexer nelas para cima e para baixo e já dá para perceber se estão quebradas, não deve haver folga em excesso. No caso das rodas livre, vire o semi eixo de cada lado até travar, se travar está ok, se não está com defeito. Dê atenção especial a roda esquerda, tudo indicar ser nela o problema. Faça o teste com o carro no chão.

mairo
15/03/2015, 00:07
compra um par de roda livre AVM manual que seu problema está resolvido!

Areial
15/03/2015, 00:10
Areial,

pelo que vc explica pode ser a roda livre ou a própria homocinética. Para verificar as homos é bem fácil basta mexer nelas para cima e para baixo e já dá para perceber se estão quebradas, não deve haver folga em excesso. No caso das rodas livre, vire o semi eixo de cada lado até travar, se travar está ok, se não está com defeito. Dê atenção especial a roda esquerda, tudo indicar ser nela o problema. Faça o teste com o carro no chão.

Olá amigo!!! não tem folga nas homocinéticas, já dei uma verificada nisso!!! Fiz essa de virar o volante para os dois lados também, mas fiz com o carro levantado salvo engano!!! amanhã vou engatar mais uma vez no asfalto mesmo e dar um giro na rua com ele pra ver se sinto o carro mais pesado, daí levanto novamente e vejo se engatou!!!

posto o resultado amanhã!! obrigado por responder!!!

Areial
15/03/2015, 10:26
bom dia! hoje engatei a tração na rua e dei uma volta(devagar mesmo), depois parei o carro e fui ver debaixo, girei os eixos dos dois lados dianteiros e estavam travados(com o carro no chão), tinha uma folga no giro, tipo assim: uns 5º quando giro para frente ou para trás e trava(isso com o carro desligado e em marcha, estacionado com a tração engatada), isso quer dizer que ela engatou mesmo e posso ir para a areia sem medo? Não testei mais com o carro levantado(acredito que deva estar normal), alguém pode me confirmar isso?! É que sou iniciante nisso, apesar de ter uma pajero à um ano, acredito serem sistemas diferentes!!!!!

mairo
15/03/2015, 11:00
cara, vc está com problemas na roda livre, as homocineticas vao girar quando engatado o 4x4, mas nao vão transferir tração para as rodas!!!! quando vc levantou o carro, a homocinetica parada estava engatada a roda livre, a que girava a roda livre nao engatou, isso acontece por causa do diferencial, a roda sem peso gira e a com peso para, se fosse bloqueado girava sempre as duas!

as rodas livres automaticas são problematicas, todo mundo troca pq incomoda, então:

ou vc consegue uma roda livre emprestada, ou ja compra um par manual, pois se andar assim provavelmente vai ficar atolado! pode acontecer de as vezes a roda livre nao aciona, as vezes sim! eu nao arriscaria!

nanito
15/03/2015, 11:34
Antes de partir pra rl manual, eu desmontaria as originais pra ver se estão limpas e engraxadas na medida certa.

RL automática é uma mão na roda, hehehe.

Abraço!

Christen Eagle
15/03/2015, 13:52
RL automática é uma mão na roda, hehehe.

Na verdade a RL manual é uma mão na roda, a automatica não precisa de mão... kkk

Areial
15/03/2015, 21:04
Boa noite amigos!!! Seguinte, me disseram que quando se engata a tração nesse carro, tem que andar um pouco para ela fazer a ligação com as RL´S, assim como quando desliga-se a tração, tem que se dar marcha ré para elas desacoplarem, e acho que foi isso mesmo que aconteceu, quando testei o carro levantado não tinha como as rl´s acoplarem... hoje engatei a tração com o carro no chão e andei um pouco e quando verifiquei em baixo, as duas estavam acopladas, desengatei a tração, dei ré e elas desacoplaram, ficando com os eixos livres novamente!!! Sei não, ainda estou meio perdido se está certo ou errado!!!! kkkk

RMORELLI
15/03/2015, 21:38
Boa noite amigos!!! Seguinte, me disseram que quando se engata a tração nesse carro, tem que andar um pouco para ela fazer a ligação com as RL´S, assim como quando desliga-se a tração, tem que se dar marcha ré para elas desacoplarem, e acho que foi isso mesmo que aconteceu, quando testei o carro levantado não tinha como as rl´s acoplarem... hoje engatei a tração com o carro no chão e andei um pouco e quando verifiquei em baixo, as duas estavam acopladas, desengatei a tração, dei ré e elas desacoplaram, ficando com os eixos livres novamente!!! Sei não, ainda estou meio perdido se está certo ou errado!!!! kkkk

Isso mesmo, pode sim ter ocorrido assim mesmo.

Areial
22/03/2015, 10:14
É pessoal, na dúvida, decidi procurar um profissional antes de sair por aí!!! Vou ver se tenho tempo essa semana para mandar conferir se está legal ou não. Posto o resultado aqui após a verificação!!!

abçs!!

Treco
24/03/2015, 00:01
Na verdade a RL manual é uma mão na roda, a automatica não precisa de mão... kkk

Melhor comentário, impossível!

:curtir: :palmas:

Treco
24/03/2015, 00:12
É pessoal, na dúvida, decidi procurar um profissional antes de sair por aí!!! Vou ver se tenho tempo essa semana para mandar conferir se está legal ou não. Posto o resultado aqui após a verificação!!!

abçs!!

Areial, sempre que tenho dúvida se está tracionando ou não eu faço um teste simples que vc pode fazer aí: leva o carro numa piçarra ou areia, traciona e reduz. Anda um pouquinho pra se certificar que acionou a roda livre. Depois disso, engata a ré e sai com força. Aí vc vai perceber se engatou ou não. Porque se não engatar ele vai "cantar" o pneu traseiro e, se for na areia fofa, vai querer atolar.
Se o carro não acionar a tração, deve ser a roda livre, como a turma já disse, uma vez que o cardã dianteiro entra na transmissão quando vc traciona.
Outra coisa, não anda na areia sozinho não. Se junta num grupo. Atolar na areia com a maré subindo é um pesadelo.

Abs,

Areial
31/03/2015, 19:17
Resolvido

Arrumei um tempinho, levei o carro na oficina de um amigo que só trabalha com 4x4, e contei a história pra ele, ele retirou a roda-livre do lado esquerdo e estava lá, o dentinho de um disco que pega na ponta da homocinética quebrou, ele disse que algum curioso deve ter montado errado, causando a quebra... ele arrumou a peça de outra que tinha lá, e recuperou a minha, montou, e pronto!! funcionou tudo normalmente!!

Defeito:Roda-livre L.E.
Custo total: 80,00

Mesmo assim já vou me prevenir e comprar um jogo de rodas livres manuais para reserva, pois já vi muitos falarem que as automáticas dão muito problema!!

Obrigado a todos pelas dicas, li todas e agradeço muito a colaboração!!

Abraços!!

Augusto Schimidt
31/03/2015, 19:48
Legal que resolveu Areial.

Quanto a roda livre manual, eu não trocaria! No meu Vitara usei por 2 anos em trilhas pesadas, meu Virata estava monstrificado, e somente na última trilha quebrou exatamente este dente do anel e o reparo ficou 50 reais. Na minha opinião a automática é muito mais confortável que a manual, talvez não tanto confiável, mas com certeza mais confortável, acho um saco descer do troller engatar e desengatar a roda livre toda vez que precisa engatar o 4x4 mas, como eu disse, esta é minha opinião.

mairo
31/03/2015, 21:56
no meu vitara cansei quebrando a tal chaveta da roda livre automatica!