Ver Versão Completa : ESTREANDO NO FÓRUM
Chedid_Tatuí
01/02/2006, 00:41
Amigos, camaradas e afins...
Estou estreando hoje no fórum!! Acabei de me registrar, e escolhi postar minha primeira mensagem aqui, pois sou fissurado, fascinado, louco por Niva. Tenho o desejo de ter um, e logo. Qdo. vi o jipe pela primeira vez, em 1990 - governo Collor, lembram? - disse prá mim mesmo que um dia teria um. Pois então, o tempo passou, a vida deu muitas voltas, eu tive muitos e diversos carros, e, só agora, me vejo em condições de poder ter um Niva, que ocupará o posto de segundo carro da casa. Venho pesquisando sobre o Niva nos mais diversos sites, e tenho lido muita coisa boa, mas também muita coisa desfavorável. Mas, de qquer forma, vou comprar o meu. Quero deixar aqui o meu abraço à todos os foristas, que, espero, venham a se tornar futuros companheiros...
Renato Chedid
Tatuí-SP
Cavalcante
01/02/2006, 08:48
Seja bem vindo amigo, e fique à vontade pra perguntar (só que quase sempre a gente não vai saber responder :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: )
Compra com motor AP, pois o original é muito complicado. Tenho um 93 em bom estado, motor original e tem dado bastante probleminha. Se você é do tipo que coloca gasolina e roda sem esquentar, o original até serve. Se você não gosta muito de quebras e fica "Pe da vida" quando isto acontece, com o AP a chance de quebras é menor. Fui
MANFREDI
01/02/2006, 11:09
Bem vindo ao forum,
Cav, você sempre certo hein. :palmas: :palmas: :palmas:
:parede: :parede: :parede:
christian govastki
01/02/2006, 11:23
Prezado Lhneves e demais
Permita-me discordar de você. Que o motor original tem suas deficiências, tanto em consumo como em desempenho, é sábido por todos. No entanto, é um motor extremamente durável, e as falhas que apresenta, em geral são nos acessórios (carburador e distribuidor), que podem ser substituidos por versões de melhor desempenho/qualidade a um custo muitas vezes inferior a adaptação AP.
Acredito que um Niva que receba uma preparação adequada como por exemplo: um ligeiro rebaixamento de cabeçote, comando SOB, carburador melhor (Weber ou Solex), ignição eletrônica, velas de 4 eletrodos, bobina de alta potência, cabos de boa qualidade, você terá, sem grandes investimentos, tem um desempenho bastante próximo a um Niva AP.
Além de ser possível "parcelar" o up-grade, realizando cada serviço de acordo com a sua disponibilidade financeira. Além da "reversibilidade" e de não ter que mexer com regularização no DETRA, já é uma grande coisa.
Esta é a minha opinião.
Cavalcante
01/02/2006, 11:32
Estou com o Christian, ainda mais de, depois de furado o radiador, ter colocado até água com gás no reservatório, esperado o ponteiro baixar pra 90º e saído esmerilhando a 5000 giros para entrar no tempo da prova de novo (perdemos "só" 5 minutos...). E o bichinho tá inteiro ainda. Taí o Emmo que não me deixa mentir sozinho...
O bicho é meio fraco, bebum, barulhento, mas que aguenta o tranco aguenta.
MANFREDI
01/02/2006, 12:12
Também concordo de novo com o Christian e o Cav.
Pensei em escrever algo + ou - como o Christian mas preferi não me manifestar. Agora que vocês falaram o que eu pensava, colocom aqui minha opinião:
Eu não troco este motor por um AP. O meu é a alcool com as adaptações necessárias e está interasso depois de 15 anos de uso.
Os "acessórios" é que vamos melhorando aos poucos.
Bem falado Christian e Cav.
[]s satisfeitos com o Niva.
Caros amigos apesar de concordar que o motor original é bem forte e duradouro, nao se compara com o motor AP. So quem ja dirigiu os dois sabe a diferença. mais ou menos a de um trator para um carro. Sem falar que qualquer problema fora de uma grande cidade voce nao encontra quem conheça o motor original. Ja o AP é VW e sabemos que até mesmo os jornaleiros entendem de VW. Pode encontra peças em qualquer lugar do Brasil ou até mesmo da America do Sul, e peças novas nao usadas recondicionadas. Convenhamos comparar um AP com o motor russo fica muito dificil.
Sei que o preço nao é muito barato mas quanto à vantagens nao da nem pra comparar.
Sao tecnologias muito diferentes.
Esta é a minha opiniao pode nao ser a de todos mas eu prefiro muito mais meu Niva com o AP e jamais trocaria por um motor original com todas as adaptaçoes e melhorias.
Braszil
Cavalcante
01/02/2006, 22:12
Sergio, não é isso. O motor do niva tem tudo isso que você falou de ruim, e muito mais, mas que é macho é...
E duvido que o AP aguente, por exemplo, o que eu faço com o VAZ nos raids (quando o piloto e navegador são ruins, o motor apanha...).
Meu comentário não foi sobre desempenho, mas sim resistência.
Em tempo: o AP continua sendo um de meus sonhos de consumo... Mas só depois que engrenarmos nas provas de regularidade e não for mais preciso esmerilhar o carro pra compensar as nocegadas.
Camaradas !
Como "Navegador NóCego MOR do Cavalcanti", posso mentir junto com ele que o motor original é valente pacas !
No meu tenho um AP 1.8 a alcool. As diferenças são evidentes, e apesar de ter sofrido um pouco com ele logo que comprei, garanto que meu motor já tinha ido pro vinagre com as 2 garrafas de água com gás que colocamos.
Companheiro Chedid, seja bem vindo, e apenas pro esta primeira mensagem vc já notou que pode contar com a gente (podemos discordar em muita coisa, mas é assim mesmo que funciona).
[ ]'s e Sucesso !
Caros amigos, Lembrem que o motor AP é um motor VW e que motor VW vem sendo esmerilhado a muitos anos. E com o motor AP nao precisa esmerilhar vai andar bem mais macio executando as mesmas coisas que faz esmerilhando o motor original. Pelo que estao falando preferem entrar numa competiçao com um trator ao entar com um carro. Sei que o motor do niva é valente mas nao podemos comparar nunca com um Motor de nova geraçao como nao podemos comparar um motor a diesel antigo com os motores a diesel novos como os do Troler.
Por falar nisso estarei ai em Sampa novamente dia 6 quem sabe nos encontramos desta vez.
:P
Estou querendo dar uma voltinha na ilha comprida para passear na areia alguem disposto a marcar uma data?
Estou querendo dar uma voltinha na ilha comprida para passear na areia alguem disposto a marcar uma data?
Sergio.
Tambem nao trocaria meu Niva com o AP por qualquer outro com motor original.
Atesto que o Cavalcanti falou, porque estava lá... e nao acredito que o meu teria suportado o que passamos.
Esta ano vamos participar de toda Copa Sudeste. A principio a viatura é a do Cavalcanti, quem sabe nao nos aventuramos com o meu (Cavalcanti, o piloto continua sendo vc ! Como Navegadoro NóCego Mor continua sendo seu camarada aqui).
O sonho de consumo seria fazer o que vc fez no seu Cacique e com a ajuda do Rogerio quem sabe nao chegamos lá.
Já que vai estar por aqui, porque nao marcamos lá no Rogério mesmo, o que acha ?
Chedid_Tatuí
02/02/2006, 00:10
Amigos...
Realmente, fiquei impressionado com a quantidade (e qualidade) das respostas. A questão da motorização, é, para mim, ainda uma grande dúvida. Já li muita coisa a respeito, mas ainda não consegui chegar à uma conclusão. Na verdade, como nunca tive um 4X4, quero poder iniciar minha empreitada com um veículo de custo relativamente baixo, mas que possa me levar onde meu outro carro nem sonha chegar...Como já disse, este veículo, para mim, é e sempre será um Niva. Já tive oportunidade de comprar Rural, F-75, Jeep...mas acabei não fechando negócio. Se Deus quiser, em fevereiro já estarei com o meu 4X4...e aí sim, vou precisar ainda mais de vcs, que sabem muito do assunto...
Um garnde abraço
Chedid
Chedid_Tatuí
02/02/2006, 00:15
Pessoal...uma outra dúvida...existe algum tópico aqui falando sobre ar condicionado no Niva??
Ai camarada, seja bem vindo ao forum.Sobre o ar cond. eu tb estou colocando um no meu.Usarei o ar do passat pointer pois como meu motor é AP 1.6 diese o suporte do compressor dá certinho.Vc tb poderá usar uma cx de ar universal.Veja alguma coisa em www.nivasite.com
Chedid_Tatuí
02/02/2006, 02:16
Valeu, nazafks!!!!!!!!!!!!
Espero ter meu Niva agora em fevereiro...e uma das primeiras coisas que farei será instalar um ar condicionado. Aqui onde moro (interior de SP) é muito quente...sem ar, não dá..rsss....
Abs...
Pessoal, não queria causar nenhuma polêmica a respeito, não foi esta minha intenção. Vamos lembrar que existem peças (de motor) para Niva disponíveis no mercado e o número de AP´s vai só aumentando. Talvez isto signifique alguma coisa. Abraços
MANFREDI
02/02/2006, 11:05
Neves, aqui não causamos polêmicas, discutimos os assuntos.
Cada um tem sua opinião, muitas vezes baseada no carro que tem.
O fórum é pra colocar nossas dúvidas. As respostas a elas é que muitas vezes não sabemos(como disse o Cav).
[]s
lhneves,
Concordo Plenamente :D
Nunca disse que o motor original nao fosse bom, ele para sua época era otimo mas tudo tem seu tempo. Vamos deixar o saudosismo de lado sermos realistas. Se fossem comprar um Niva 2006 gostariam que viesse com o motor 1.6 o 1.7i ou o novo motor Diesel Peugeot 1.9 quem sabe até algo ainda mais novo.
Abraços
Cavalcante
02/02/2006, 19:34
Acho que não fui entendido...
Não disse que o AP não seja bom, aliás, como já disse, é o sonho de consumo pro meu niva.
Mas o que não se pode negar é a confiabilidade do russão. É velho, ultrapassado, fraco, barulhento, beberrão, mas é de confiança.
Se serve de referência, o meu só terá um ap no dia que o vaz fundir. E acho que é a melhor coisa a se fazer. Trocar um motor confiável e funcionando por outro, qualquer que seja o outro, acho bobagem. E fazer uma retífica em um motor vaz é uma estupidez. Fundiu, troca, senão, roda.
Chedid_Tatuí
02/02/2006, 21:06
Caros amigos,
Apesar de novo por aqui, acho que posso dizer algo a respeito da motorização do Niva. Entendo que as duas possibilidades (o motor original e o AP) têm, cada qual, seus prós e seus contras...Outro fator a ser considerado é a disponibilidade financeira de cada pessoa...Portanto, meus amigos, todos vcs têm razão...concordam?
Abraços
Chedid
Cavalcante
02/02/2006, 21:29
Chedid, é justamente por ser novo aqui que você ainda não percebeu...
A gente discute pelo prazer, e não pra ver que tá certo ou errado.
No final ninguém tem razão, pois ficamos todos dando orelhadas a torto e direito :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Concordo plenamente com o Cavalcante. O prazer esta em debater. Eu fiz o mesmo que o Cavalcante pretende fazer quando meu motor original deu problema eu troquei porque retificar nao esta no meu dicionario nao para arriscar ficar parado no meio do nada.
:D :D :D :D :D :D :D :D :!: :!: :!: :!: :wink: :wink:
estamos combinados para Terça feira cavalcante?
Concordo plenamente com o Cavalcante. O prazer esta em debater. Eu fiz o mesmo que o Cavalcante pretende fazer quando meu motor original deu problema eu troquei porque retificar nao esta no meu dicionario nao para arriscar ficar parado no meio do nada.
Desculpa pela repetiçao :mrgreen:
falha na net :parede: :parede: :parede: :parede:
Cavalcante
02/02/2006, 22:49
Sergião,
Fechado, só não sei a hora que vou chegar, pois tenho um evento em mairiporã e devo sair de lá umas 19:00
chegade4x2
02/02/2006, 22:59
Camarada eu coloquei ar no meu , gastei 1700,00 se quiser posso te dar alguma dica 98899431
MANFREDI
03/02/2006, 09:22
Pô carinha, manda as dicas ai do ar condicionado.
Se quiser manda fotos pro meu e-mail: fernando.manfredi@uol.com.br
[]s