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Ver Versão Completa : Triton Diesel perdendo força e falhando um pouco quando quente



Inspetor22
13/03/2015, 19:49
Boa noite!

Tenho uma Triton 2009 que comprei no inicio de 2011 com 25 mil kms, e hoje ela está com 43 mil kms. Na época que comprei, isolei a valvula EGR para já não carbonizar nada. Só uso Diesel Podium BR, mas nunca botei nenhum tipo de aditivo no Diesel e rodo realmente muito pouco. Saio as vezes 1 ou 2 vezes por mês no carro, mas ligo toda semana na garagem.

Meu problema é o seguinte: Quase enchi o tanque em Novembro e usei pouco, ai no inicio de janeiro enchi o tanque e esse sabado ffui fazer uma pequena viagem e o carro começou a perder muita potencia na estrada, chegando a andar somente a 60 por hora e ter marcha lenta irregular, aparentando estar em 3 cilindros. Não tinha nenhuma fumaça como sempre. Após varios kms assim, acendeu a luz da injeção e do filtro de diesel.

Encostei e fiz a drenagem de agua do filtro. Além de desconectar a bateria para resetar o módulo. O carro voltou a andar a 100 por hora, mas percebia por algumas vibrações que algum cilindro trabalhava mal. Retornei pra casa e após mais 60 kms de volta, ja na porta da minha casa acendeu de novo a luz de injeção.

Guardei o carro e no dia seguinte fiz todo o processo de drenagem do filtro e resetar modulo. Ai coloquei um aditivo da mit no tanque do carro, pois tinha certeza que era entupimento do tanque de Diesel ou do filtro ou Diesel envelhecido. Andei com o carro e me parecia perfeito!! Mas após 10 kms o problema voltou e o carro ficou fraco novamente até acender novamente a luz.

Fui pra casa e refiz o processo todo. O carro ficou novamente perfeito. Porém um mecanico da mit me falou que poderia ser a bobina interna de algum bico, que quando aquece daria o problema e quando frio, o problema acaba... Resolvi testar! Fui pra pista e andei 10 kms até o carro começar tudo de novo! ai parei e deixei ele quieto por 3 hrs. Quando liguei o carro estava perfeito novamente!!

Fiquei com muitos questionamentos!


- se fosse algum entupimento, ao entupir, não voltaria ao normal após 3 hrs parado sem fazer nada


- Se for apenas Diesel velho, idem


- se for realmente a bobina de um bico, ao esfriar voltaria ao normal. Porém dificilmente daria problema elétrico em mais de um bico na mesma hora!


- será q UM bico só ruim deixaria o motor falhando e tão fraco assim?? Num carro a gasolina não!
Um amigo me disse q motores Common Rail sim, abalaria todo o funcionamento do motor.


Po, meu carro tem somente 43 mil kms! É impossível o bico estar mecanicamente ferrado! Apenas um problema elétrico seria possível mesmo.


Cada bico desse carro custa 2 mil reais! Disseram na mit q não há conserto ou manutenção em caso de problemas! Estou em pânico!

Alguém para dar uma luz ou alguma experiencia??

To com medo de levar na Mit pq não confio em CCS! Tenho medo de condenarem os bicos de bobeira!

Amanha pretendo andar até dar o problema e ir desligando os bicos pra pelo menos saber qual deles estaria ruim! Mas não tenho como conseguir um bico pra testar ou como botar esse em outro carro pra ver se tem problemas...

grato pela ajuda!

Inspetor22
14/03/2015, 07:50
É meu amigo! Mais um teste hoje!


Sai com o carro perfeito! Ê novamente, após 10 kms de novo, um cilindro apagou... Ai o carro fica fraco. Cheguei em casa e isolando descobri qual bico é.


A unica coisa q ainda me deixa "encucado" é q na estrada, apesar de também ter morrido um bico, senti o carro ainda mais fraco q agora!


Porém com certeza não foi outro bico q morreu, pq fiz o teste desligando mais um e o carro praticamente morre! Então não entendi o pq dele ter ficado tão mais fraco q hoje.


Se bem q depois q eu limpei o filtro, ele ficou igual está agora. Com força média...


Então posso até concluir q algo do filtro (água talvez, ou Diesel velho) tenha ferrado esse bico q está parando. O que me estranha é q se foi algo no Diesel, teoricamente ferrou alguma parte mecânica do bico e não eletrônica, ai ferraria de vez, e não só quando esquenta... Enfim, são só teorias...


O pior q se eu passar o aparelho, vai acusar "bico ruim" e só! O mistério continua... Q merda!


E o medo de trocar o bico e, caso seja o Diesel ruim, ferrar outro ou de novo? Já q ainda não queimei o Diesel todo? Ainda tem quase meio tanque! Se bem q agora está com aditivo...

Inspetor22
14/03/2015, 14:56
Mais um detalhe!

Andei de novo, dessa vez para mais longe. Primeiros 10 kms, carro perfeito! Após isso um bico para e quanto mais eu tento andar, se for em pista de alta, o carro começa perder força até ficar andando a 40 ou 50 por hora! Se eu encostar e aguardar uns 2 minutos na marcha lenta, ele volta a dar 80 sofrendo... Mas logo depois vai caindo pra 50...40... Me disseram que um bico parado, em um motor Common Rail pode dar isso tb. Ai não sei.

diogov8
14/03/2015, 19:30
Acompanhando!!

Gugu7
18/03/2015, 00:11
Mais um detalhe!

Andei de novo, dessa vez para mais longe. Primeiros 10 kms, carro perfeito! Após isso um bico para e quanto mais eu tento andar, se for em pista de alta, o carro começa perder força até ficar andando a 40 ou 50 por hora! Se eu encostar e aguardar uns 2 minutos na marcha lenta, ele volta a dar 80 sofrendo... Mas logo depois vai caindo pra 50...40... Me disseram que um bico parado, em um motor Common Rail pode dar isso tb. Ai não sei.

A minha triton AT 2010/11 também rodo muito pouco, e agora ficou parada uns 4 dias e hoje quando fui trabalhar (apenas 1km de casa) ela começou a falhar na lenta.
Com o carro parado posso apertar o pé que ela queima normal.

Estou acompanhando seu post, quando descobrir o que foi nos informa ok.
Boa sorte,

Inspetor22
18/03/2015, 21:29
Nela não descobri mais nada... Continuo apostando que é esse bico morto ai!

Tentei fugir da CCS, mas não teve como... Tive que levar lá para fazer o diagnostico completo do problema...

Descobri tambem que para se trocar um bico desse carro, além de ter que abrir a tampa do cabeçote, (nas a gasolina basta soltar 2 parafusos e puxar os bicos pra fora), ao colocar o bico novo é preciso informar ao módulo a numeração do bico novo através do aparelho... ou o bico não seria reconhecido pelo módulo e não funcionará. A mão de obra na Mit pra trocar UM bico é 1.000 Reais!! cada bico a Diesel custa 1.800 reais na Mit! Pela internet achamos facil por 1 mil reais o bico original Denso novo! Ou seja, um roubo! Mas a Mit disse que NÃO instala peças que não forem compradas lá!

resumindo: Se for um bico ruim, o gasto será de 3 mil na CCS!!

Só o diagnostico custará 240 Dilmas! Estou no aguardo... Depois passo o preju pra vocês. Mas se for realmente só um bico ruim, vou guardar o carro e correr atras de uma oficina bem aparelhada Diesel que não me estupre! Compro o bico novo e troco! devo gastar no maximo uns 1.300 reais...

Lembrando que a Triton é hiper bem cuidada, só usa Diesel Pódium BR, é 2009 mas está somente com 40 mil kms rodados somente com muito carinho! (As vezes fico pensando se ela não queria um dono que a esmerilhasse e botasse ela no barro direto!! Kkkkk)

Inspetor22
20/03/2015, 20:02
Diagnotico feito! Um bico ruim! (Como eu já tinha concluido...)

recomendação da Mit: trocar todos! Orcamento: 10 mil reais.

Claro que ela recomenda isso! Pra que arriscar? Se ela GANHA e muito por bico vendido e não quer arriscar, podendo dar garantia tranquila de seu serviço, e dane-se o bolso de seus clientes...

Gugu7
21/03/2015, 17:50
Diagnotico feito! Um bico ruim! (Como eu já tinha concluido...)

recomendação da Mit: trocar todos! Orcamento: 10 mil reais.

Claro que ela recomenda isso! Pra que arriscar? Se ela GANHA e muito por bico vendido e não quer arriscar, podendo dar garantia tranquila de seu serviço, e dane-se o bolso de seus clientes...
Olá Inspetor.
Esse diagnóstico é através do tal do Scanner , né isso?
Eles acertam mesmo, e pergunto ainda, só é feito esse tal de Scanner na autorizada ou já tem outras Oficinas que tem o equipamento?
A minha Triton coloquei um Aditivo ( purgante) Diesel, e notei dois aspectos:
1- até melhorou o falhamento;
2- Quando aperto o pé sai ( muito) uma fumaça preta que não existia antes.

Os amigos foristas que puderem deixar dicas eu agradeço.
OBG

Glaicon
22/03/2015, 07:48
Diagnotico feito! Um bico ruim! (Como eu já tinha concluido...)

recomendação da Mit: trocar todos! Orcamento: 10 mil reais.

Claro que ela recomenda isso! Pra que arriscar? Se ela GANHA e muito por bico vendido e não quer arriscar, podendo dar garantia tranquila de seu serviço, e dane-se o bolso de seus clientes...
Por que não levar em oficina que trabalha somente com bombas injetoras?:pipoca:

Inspetor22
23/03/2015, 09:05
Bom dia!

Respondendo aos 2 ao mesmo tempo:

o Rio de Janeiro, a tal da "cidade Maravilhosa", é super carente de bons serviços em todas as áreas! Principalmente serviços especializados!

Não achei nenhuma BOA oficina Diesel ainda! As 2 recomendadas que achei, não tem equipamentos para L200 Triton e falaram que pouco podem fazer por elas...

Vejo bastante Triton e Hilux por aqui, mas acredito que mexam nas autorizadas...

Quanto ao diagnóstico, foi feito via scanner na própria autorizada sim. Os caras de lá falaram que o scanner lá é muito top, que faz testes dos bicos no próprio motor e pegam qualquer tipo de falha.

Agora tenho as seguinte opções:


1- comprar um bico zero e trocar somente o que está bem ruim e, se um dia der problemas nos outros, ir trocando um a um.
Custo: 1.150 + 500 de M.O

2- comprar os 4 em um ferro velho que tem uma 2014 batida. Custo: 2.500 + 500 M.O nesse caso, o ruim é que eu ninguem nem da Mit me deu a certeza de que os bicos da 2014 servem mesmo na 2009.

3- correr atrás de bombista fora do Rio de Janeiro pra ver se conserto os meus enviando por correios. Custo: ??? Essa opção eu tb não gosto muito.... Prefiria botar bicos novos. Mas se for bem mais em conta e garantido, até tudo bem.

Como não uso muito o carro, e andando até 10 km de casa o problema não aparece, estou tentando fazer com calma pra escolher a melhor opção.

Se alguém puder recomendar alguém no RJ ou fora do RJ, agradeço!

Vou atualizando aqui as novidades!

Moipessoa
24/03/2015, 11:04
Bom dia!

Respondendo aos 2 ao mesmo tempo:

o Rio de Janeiro, a tal da "cidade Maravilhosa", é super carente de bons serviços em todas as áreas! Principalmente serviços especializados!

Não achei nenhuma BOA oficina Diesel ainda! As 2 recomendadas que achei, não tem equipamentos para L200 Triton e falaram que pouco podem fazer por elas...

Vejo bastante Triton e Hilux por aqui, mas acredito que mexam nas autorizadas...

Quanto ao diagnóstico, foi feito via scanner na própria autorizada sim. Os caras de lá falaram que o scanner lá é muito top, que faz testes dos bicos no próprio motor e pegam qualquer tipo de falha.

Agora tenho as seguinte opções:


1- comprar um bico zero e trocar somente o que está bem ruim e, se um dia der problemas nos outros, ir trocando um a um.
Custo: 1.150 + 500 de M.O

2- comprar os 4 em um ferro velho que tem uma 2014 batida. Custo: 2.500 + 500 M.O nesse caso, o ruim é que eu ninguem nem da Mit me deu a certeza de que os bicos da 2014 servem mesmo na 2009.

3- correr atrás de bombista fora do Rio de Janeiro pra ver se conserto os meus enviando por correios. Custo: ??? Essa opção eu tb não gosto muito.... Prefiria botar bicos novos. Mas se for bem mais em conta e garantido, até tudo bem.

Como não uso muito o carro, e andando até 10 km de casa o problema não aparece, estou tentando fazer com calma pra escolher a melhor opção.

Se alguém puder recomendar alguém no RJ ou fora do RJ, agradeço!

Vou atualizando aqui as novidades!

quais os dois mecânicos Mit que vc levou?

universal diesel
24/03/2015, 17:26
Boa tarde Inspetor! sou de contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. estou com uma l20 triton HPE que estava fraca, quando analisei os bicos estavam com injeção baixa. consegui comprar os bicos (unidades) completa e troquei os mesmo, resolvi o problema do veiculo. ficou R$ 1.150 cada bico e mão de obra cobrei R$ 350,00. não usei o scaner para registrar os numeros do injetor e nao deu problema nenhum.

Inspetor22
24/03/2015, 22:16
Respondendo ao Moipessoa: conversei com 2 mecanicos experientes recomendados, mas não eram Mit! Um é especializado em Troller e Fords e o outro é bombista experiente. Porém o 1o. Não tinha aparelho pra Mit e o 2o. Não mexi com Diesel eletronico.

Na CCS Mit que levei, foi diagnoticado bico. Mas somente 1 ruim! 1 bom e 2 levemente alterados, mas funcionando perfeitamente.

Respondendo a Universal Diesel: o preço mais barato do bico que achei é esse mesmo! 1.150 cada!

Vou amanhã num ferro velho ver uma capotada ano 2014. Fechei os 4 bicos por 2.500.

Pretendo trocar os 4 e guardo os que estão bons!

Qt a passar o aparelho, a informação unanime que tive no Blog de reparadores Diesel é que existem 4 tipos de usinagem de bicos. E essa usinagem interfere diretamente na quantidade de Diesel injetada na camara. Então é necessário informar a usinagem ao módulo através da numeração do bico para que a queima ocorra perfeita, pois a vazão do bico está ligada a usinagem. E o módulo precisa saber qual foi a usinagem do bico para calcular a quantidade Diesel enviado. A grosso modo, seria a mesma coisa de você falar para uma pessoa tomar 50 ml de remédio por dia e dar um copinho bem pequeno pra ela. Ai no fundo do copo, vem escrito quantos ml que cabem naquele copo pra pessoa saber qts copos precisa tomar por dia! Rsrsr

Se a numeração estiver errada, o carro poluirá mais e poderá emitir fumaça branca.

Mas pode ser que coincidentemente os bicos antigos fossem da mesma usinagem, então nada mudou...

Inspetor22
24/03/2015, 23:04
Boa tarde Inspetor! sou de contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. estou com uma l20 triton HPE que estava fraca, quando analisei os bicos estavam com injeção baixa. consegui comprar os bicos (unidades) completa e troquei os mesmo, resolvi o problema do veiculo. ficou R$ 1.150 cada bico e mão de obra cobrei R$ 350,00. não usei o scaner para registrar os numeros do injetor e nao deu problema nenhum.

Qual era o ano e a km dela?

Sou mecanico de motos! Abrir um motor 4 cilindros em linha a gasolina é mole pra mim! Mas Diesel nunca mexi!

No caso dos bicos da Triton, tem que abrir a tampa do cabeçote, porém ali pegam os dutos de Diesel. Tem algum misterio ou macete pra trocar esses bicos ou se eu for desmontando vai ser tranquilo?

E para "sacar" os bicos do lugar? É tranquilo também? To quase metendo a mão e fazendo isso em casa! Depois chamo o mecanico só pra reprogramar com o aparelho... Aconselha?

abç

Inspetor22
25/03/2015, 11:04
Atualização: estive no ferro velho hoje e a tal "2014" era na verdade 13/13 e no acidente, um dos bicos perdeu a cabeça de encaixe da tomada... Ou seja, só tinham 3 e vai saber a quantos meses esse carro está parado lá... Não vou arriscar não...

Comprei um bico zero na Leão Diesel hoje!


O bom é que vi um motor desmontado e o mecanico de lá me deu todos os macetes da troca do bico que é super simples. Vou trocar eu mesmo e peço pra Mit só reprogramar pra mim!

Inspetor22
12/04/2015, 06:35
Resolucão final do problema:

comprei o bico zero original Denso na Leão Diesel e troquei eu mesmo em casa! (Sou mecanico de motos, mas nunca tinha mexido em motores Diesel)

O serviço em sí, é simples demais! Não tem como fazer errado! O problema são os acessos aos parafusos!! Pelo amor de Deus!! O que é aquilo!!! Rsrsr

Sofri bastante pra tirar vários deles porque minha mão quase não entrava, as chaves quase não cabem e quando cabem, só é possivel rotacionar o equivalente a 3 minutos de um relógio!! Então calculem a dificuldade para se tirar um parafuso inteiro!! E olha que a principal chave utilizada no serviço (chave 10mm), eu tenho de varios tipos! Catraca, de caixa grande, mini, boca, estria, speed, reta, curvada... E acreditem! Tive que usar TODAS! Pois cada parafuso era um desafio diferente! Kkkkk

Conclusão 1: O serviço de troca de bico custar 2.000 na CCS tem um "porque"

Conclusão 2: Apesar de "todo motor é um motor", ou seja, é tudo a mesma coisa, Eu definitivamente ODEIO mexer em motor de carros por causa do dificil acesso a tudo!! Rsrsrs

Mas no final tudo deu certo! O motor ficou perfeito! O Mecanico da Mit já veio aqui codificar o bico novo na ECU e ficou redondo!

Inspetor22
12/04/2015, 06:38
Foram 5 horas de serviço direto! fiquei "moído"!!

Se o motor estivesse fora do carro, ou seja, sem o corpo de injeção, sem os "perifericos" ao lado, não teria levado mais que 1 hora...

Gugu7
25/04/2015, 16:23
Foram 5 horas de serviço direto! fiquei "moído"!!

Se o motor estivesse fora do carro, ou seja, sem o corpo de injeção, sem os "perifericos" ao lado, não teria levado mais que 1 hora...

Parabéns garoto.
Favor fique nos informando o comportamento da máquina.
:pipoca:

Inspetor22
26/04/2015, 16:20
Gugu, infelizmente não deu certo... Na verdade a troca de bico foi sim um sucesso! Mas no primeiro teste o carro apresentou os mesmo problemas de antes! Só que agora é o 1o. Bico que para... Até abri um outro tópico a respeito...

Já tirei o tanque fora e vi que está tudo limpissimo e sem ferrugem alguma... Botei Diesel 100% novo e não era também...

To com medo de trocar o 1o. bico e outro parar... Na verdade de não ser bico na verdade, de ser outro problema e estar dando erro mascarado por outra coisa... Acho muito azar dar no 3o. E logo em seguida no 1o.

Resolvi mandar o bico que já troquei para um especialista em MG pra testar e dizer se realmente o bico está ruim... Se tiver, vou trocar logo os outros 3 bicos.

Mas valeu a força!!

enasor
26/04/2015, 21:33
... Acho muito azar dar no 3o. E logo em seguida no 1o.

Resolvi mandar o bico que já troquei para um especialista em MG pra testar e dizer se realmente o bico está ruim... Se tiver, vou trocar logo os outros 3 bicos ...

Caro Inspetor

Considerando que você só utiliza Diesel Podium BR (em tese, o melhor), seria interessante, depois, você apurar o que pode ter causado danos neste(s) bico(s):

- O fato de você utilizar pouco o veículo? Você informou “Saio as vezes 1 ou 2 vezes por mês no carro, mas ligo toda semana na garagem”. Só o fato de ligar e deixar funcionando na garagem é suficiente? Será que uma possível deterioração do diesel, armazenado por longo tempo no tanque, afetou os bicos?

- O fato de você ter isolado a válvula EGR para não carbonizar, pode ter contribuído para isso?

- No sistema common rail (seu caso), será que um bico danificado pode ter afetado os outros, por sobrecarga no sistema?

Abs e acompanhando ...

Boa sorte!!!!

Flavio Junges Pereira
27/04/2015, 11:10
Olá meu caro Inspetor22; hoje estava abastecendo e encontrei um sócio-funcionário da Pick-Up Center, grande amigo meu e quebrador de galhos de carros com problemas insolúveis; e eu falei deste seu caso, ao que ele me respondeu o seguinte:
Tira o sensor de rotação e troca com um original, tem uns no mercado paralelo, mas que não funciona. Ele é o causador desta pane. Estou te vendendo o peixe como comprei. Mas acredito de que ele possa ter razão, visto que descrevi o comportamento da tua camionete e ele identificou e relatou mais duas com o mesmo problema neste ultimo mes.
Boa sorte,

Um grande abraço

Flavio

Inspetor22
27/04/2015, 22:14
Enasor: Depois de conseguir descobrir qual o problema, vou fazer de tudo para responder essas questões ai também!

Eu realmente uso muito pouco o carro, tem mês que não sai da garagem! Tenho 2 carros e 3 motos! Transito dos infernos no RJ! E carência de vagas boas na rua! Uso ela mais para viajar mesmo... Se preciso usar carro, uso um Smart! Que é aquele mini carro da Mercedes. Bem mais pratico! Mas ligo toda semana "religiosamente". Pelo estado do tanque, não acho que pode ter deteriorado tanto o Diesel, se não teria ferrugem no tanque! Tenho um amigo que tem uma Hilux ano 97 desde zero km e tem 100 mil kms. Ele roda bem pouco também. Perguntei sobre problemas e ele disse que nunca teve! E que nunca se preocupou com Diesel armazenado no tanque... Só que esse ano de Hilux não é eletronica...

Sobre EGR isolada, eu só rodei 12 mil kms com ela isolada... Por mais nociva que fosse, não teria como danificar nada com essa KM. Conheço gente que já rodou 100 mil kms e não deu problemas.

Sobre Commam Rail, não sei, temos que descobrir mesmo! Obrigado pela ajuda e com certeza trarei as soluções!

Caro Flavio! Muito obrigado pela ajuda! Fiquei realmente feliz de saber que existem pessoas que se preocupam com o problema dos outros a ponto de se lembrar do caso e comentar com alguém que possa ajudar!

Desde o começo do problema, achei dificil ser bico injetor... Mas ninguém pode me dar uma dica de alguma outra coisa. Essa sua dica é muito importante, pois realmente pode ser a causa de todo o problema, e os bicos estarem bons. O unico problema é que o sensor de rotação original é bem carinho e não sei se tem como testar essa peça fora do carro. Vou tentar me informar. Caso não consiga testar o sensor, vou enviar o bico que já troquei para teste. Se estiver bom, vou direto no sensor... Se estiver ruim, é provavel que o outro tambem esteja e os outros 2 a caminho de ficarem...

Você chegou a falar com esse amigo meio por alto ou chegou a falar em detalhes do problema que está dando?

jipeiroMT
27/04/2015, 23:22
Enasor: Depois de conseguir descobrir qual o problema, vou fazer de tudo para responder essas questões ai também!

Eu realmente uso muito pouco o carro, tem mês que não sai da garagem! Tenho 2 carros e 3 motos! Transito dos infernos no RJ! E carência de vagas boas na rua! Uso ela mais para viajar mesmo... Se preciso usar carro, uso um Smart! Que é aquele mini carro da Mercedes. Bem mais pratico! Mas ligo toda semana "religiosamente". Pelo estado do tanque, não acho que pode ter deteriorado tanto o Diesel, se não teria ferrugem no tanque! Tenho um amigo que tem uma Hilux ano 97 desde zero km e tem 100 mil kms. Ele roda bem pouco também. Perguntei sobre problemas e ele disse que nunca teve! E que nunca se preocupou com Diesel armazenado no tanque... Só que esse ano de Hilux não é eletronica...

Sobre EGR isolada, eu só rodei 12 mil kms com ela isolada... Por mais nociva que fosse, não teria como danificar nada com essa KM. Conheço gente que já rodou 100 mil kms e não deu problemas.

Sobre Commam Rail, não sei, temos que descobrir mesmo! Obrigado pela ajuda e com certeza trarei as soluções!

Caro Flavio! Muito obrigado pela ajuda! Fiquei realmente feliz de saber que existem pessoas que se preocupam com o problema dos outros a ponto de se lembrar do caso e comentar com alguém que possa ajudar!

Desde o começo do problema, achei dificil ser bico injetor... Mas ninguém pode me dar uma dica de alguma outra coisa. Essa sua dica é muito importante, pois realmente pode ser a causa de todo o problema, e os bicos estarem bons. O unico problema é que o sensor de rotação original é bem carinho e não sei se tem como testar essa peça fora do carro. Vou tentar me informar. Caso não consiga testar o sensor, vou enviar o bico que já troquei para teste. Se estiver bom, vou direto no sensor... Se estiver ruim, é provavel que o outro tambem esteja e os outros 2 a caminho de ficarem...

Você chegou a falar com esse amigo meio por alto ou chegou a falar em detalhes do problema que está dando?

Inspetor, bastam 3 meses para deteriorar o diesel no tanque. Mesmo um bom diesel aditivado, não vai durar mais do que 4 meses.
Nesse meio tempo, não haverá ferrugem em lugar algum e o diesel estará completamente impróprio para consumo.
E isso independe de ser um diesel eletrônico ou mecânico. Ambos vão sofrer grandes prejuízos.

E para efeito de comparação, vi uma bomba injetora de MWM 2.8 mijar todo o diesel no chão e dar um prejuízo de R$ 7-8 mil para o proprietário. Tem bomba de alta pressão de NGD 3.0, por exemplo, sendo vendida nova, original por R$ 2900, sendo que no caso de diesel batizado, essas bombas de alta pressão do common rail costumam estragar 2 válvulas apenas, bem caras (que juntas devem somar R$ 2000). Já as mecânicas, extremamente dependentes de lubrificação, pode sobrar só a carcaça, como foi o caso desse MWM 2.8, que trocou 19 peças da bomba (de 20 e poucas).
No seu caso, que só usa o veículo no fim de semana, com certeza você tem diesel impróprio para consumo no tanque, pois rodando tão pouco é impossível gastar todo esse diesel. Rodar pouco, é a pior desvantagem de um veículo a diesel, pois esse combustível estraga muito rápido e isso pode detonar bicos injetores e as válvulas da bomba de alta, que são as partes mais caras da injeção.

Enfim, espero que seja só o sensor de rotação, mas eu não me surpreenderia se você encontrasse mais bicos estragados. Não foi uma partícula isolada que estragou 1 dos seus bicos. Provavelmente foi diesel estragado, e isso deve ter afetado todos os bicos e sua bomba de alta.

Inspetor22
28/04/2015, 07:33
JipeiroMT: Eu também acho que o Diesel pode ser o grande vilão dessa história. Eu sempre tomei cuidado com o Diesel. Sempre abasteci pouco para dar uma renovada e sempre Diesel Pódium BR.

Claro que torço para ser um problema nesse sensor de rotação, pois além de gastar bem menos, eu não ficaria tão preocupado com o Diesel impróprio como vou ficar se for esse o causador do problema.

Se for constatado problemas nos bicos por uso do Diesel impróprio, vou ver se instalo um dreno no tanque para poder trocar 100% do Diesel a cada 2 meses. Ai abasteço pouco e troco inteiro a cada 2 meses o resto. Eu não sei porque esses tanques já não vem com isso de fábrica!

Bomba de alta acho que basta testar a vazão com o scanner conectado ao carro e andando em vários regimes de rotação, eu consigo ver se ela está mantendo as pressões dentro dos parametros indicados.

Com certeza carro Diesel não é pra mim... Só não vendo e pego uma a gasolina porque o estado de conservação do meu carro é de um carro zero km! Pois além de usar pouco, não ter andado em lama, uso com muito cuidado e ele fica em garagem coberta, sempre lavado e encerado e com capa de tecido! Ai pra pegar outro nesse estado de conservação, só um zero km mesmo! Mas a próxima será a gasolina!

enasor
28/04/2015, 08:46
Caro inspetor

Fico na torcida para que não seja nada de grave com sua viatura.

Você mencionou que retirou o tanque e não havia ferrugem e borras ... ótimo!!!!! ... mas, acho que o JipeiroMT tem razão ... realmente, conforme ele citou, “Mesmo um bom diesel aditivado, não vai durar mais do que 4 meses.”. Isto você confirmará na página 8 do Manual Técnico do Diesel S10 editado pela Petrobrás, no link abaixo:

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bbf8ea004de4797c8e8adf73cb9b3dc7/manual-tecnico-diesel-s-10.pdf?MOD=AJPERES

Portanto, conforme citou o Jipeiro, poderá ser apurado que o diesel vencido seja o grande vilão da história.

Corroborando com o posicionamento do nosso amigo JipeiroMT, veja os links abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/93804-diesel-no-tanque-sem-utilizacao-quais-os-riscos.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/146958-baixa-quilometragem-rodada-o-que-fazer-para-amenizar-efeitos-no-motor-2.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/147458-curiosidade.html

Realmente ... conforme já sabemos, nosso diesel é altamente higroscópico, ou seja, ele é mais susceptível de absorção de água, que é um ambiente propício ao desenvolvimento de fungos e bactérias ... portanto, o diesel (mesmo o podium) com longo tempo de armazenagem, dentre outros elementos responsáveis pela sua deterioração, já citei a contaminação pela presença e ação de fungos e bactérias ... Entre os danos causados pelo uso do combustível contaminado/deteriorado estão o mau funcionamento e comprometimento de peças importantes como bomba, bicos e componentes internos do motor. E, conforme bem citou nosso amigo JipeiroMT, estes elementos agressivos (fungos e batérias) não são os grandes responsáveis pela ferrugem nos tanques. O agente principal é a oxidação em razão da condensação do ar que fica agregada às paredes internas do tanque metálico ... daí, em razão dessa presença de ar no tanque, o fato de alguns mecânicos recomendarem, sempre que possível, manter o tanque cheio, pois isso reduz o espaço para a formação de ar, responsável pela tal condensação causadora da oxidação.

Continuo acompanhando ... não deixe de nos dar retorno ...

Abs.

Flavio Junges Pereira
05/05/2015, 12:50
Olá meu caro Inspetor; esse seu silencio é pior do que a briga propriamente dita. E então recebeste minha MP, com os dados do Pick Up Center? Diz alguma coisa, por favor.


Boa sorte e um abraço


Flavio

Inspetor22
05/05/2015, 23:08
Opa Flavio! Tudo bom? Me perdoe! Eu estava olhando o fórum todos os dias, mas já tinha alguns dias que eu não olhava! E também não recebi nenhum email informando de mensagem particular. (Alias acho uma falha do forum não avisar por email quando tem novas postagens nos post em que vc está participando!)


Não tenho postado nada por 2 motivos! Um porque não tenho nada de novidades concretas! Apenas levei o bico que troquei para um bombista recomendado aqui do RJ mesmo para testar, mas levei sabado e ele ainda não me passou nada de resposta...


Outra que não quero ser chato aqui no Forum com esse problema por tanto tempo... Queria postar logo uma soluçao final apenas, mas está dificil! Rsrsrs


Quanto ao seu amigo, vou aguardar apenas a resposta do bico para falar com ele, pois assim tenho mais informações. Se o cara disser que realmente o bico está ruim, ai nem adianta, pois será bico mesmo... O mecanico que me recomendou esse bombista falou que ele é muito honesto e correto. Então estou no aguardo!


Mas já te agradeço muito a ajuda! Qq novidade postarei aqui com certeza!


também fico atras de respostas! Já ajudei alguns aqui o forum e que nunca voltaram sequer pra dizer se o problema acabou ou não! acho sacaanagem! rsrsrs


abc

Inspetor22
05/05/2015, 23:09
Enasor, obrigado pelos artigos e topicos também! Lí todos! alguns não se aplicam ao meu caso, mas é sempre bom saber!

Inspetor22
07/05/2015, 16:50
É pessoal! Peguei o primeiro bico que troquei e enviei para um especialista em bicos injetores eletronicos, que inclusive conserta esses bicos.

Ele disse que testou lá e que está tudo ok com o bico! Injetando direitinho! Ou seja, troquei a toa e provavelmente esse 1o. bico que está acusando no erro no computador, também está bom.

Ele disse que poderia ser uma sujeirinha no bico e que no teste saiu... mas como eu abri o filtro e está tudo limpinho, to achando dificil... Ele disse que pode ser parte elétrica.

Voltando a estaca zero!

Flavio, agora é a hora de eu ligar pro seu amigo lá e falar sobre o tal sensor de rotação! Quem sabe é só isso?? Tomara!!

Probleminha chatinho esse... pqp!

red_shot
09/05/2015, 11:15
Inspetor22 estou acompanhando heim que dor de cabeça e no bolso! Boa sorte assim que tiver novidades nos avise, abraços e boa sorte!

Flavio Junges Pereira
09/05/2015, 20:39
Olá meu caro Inspetor; esse é daqueles que tira o peão do sério, como dizem aqui no sul; mas com certeza somente falta uma pessoa como o Sr. Valdir e ou Alex, para ir às vias de fato. Para te falar a verdade sou apaixonado pela Pajero, estive comprando uma, desisti por insistencia de conhecidos, que me alertaram sobre a dificuldade da assistencia técnica, ausente ou deficiente em muitos lugares. Isto sem contar nas peças, caras pra dedéu, e em muitos casos difíceis de se conseguir, segundo estes mesmos conhecidos. Mas a paixão não acabou. Ainda hoje olhei uma Pajero, e falei pra minha mulher: Se lembra aquela vez que quase comprei esta camionete? Lá se foi ela.
Com sorte em breve terás um final feliz para esta novela. Deus queira e inspire a pessoa que vai te orientar nos próximos passos que vais dar. És mecanico, tambem sou, mas minha praia, cada dia que passa está mais distante com estes motores eletronicos, que diga-se de passagem são ótimos, até não quebrar!!!!
Hoje precisa-se um Scanner na mão, um programa muito bom, e mais 99% de tarimba, conhecimento e sorte; porque, uma simples sujeira em cima de uma polia, pode deixar o carro sem leitura de rotação, e tudo se complica. Neste caso se voce cai nas mãos de um iniciante, nada feito. Se voce cair nas mãos de um experto, vais ser roubado; e por aí vai.
Um grande abraço

Flavio

PS.: olha o que eu estou falando; dá só uma olhada na minha assinatura os veículos e motorização deles. Já sofri um bocado, com alguns problemas que me apresentaram, principalmente a Minha Noiva. RsRsRsRsRs.

Inspetor22
09/05/2015, 23:29
Flavio, liguei pro Sr. Alex e contei tudo o que aconteceu. Ele me disse que nesse meu caso, o sensor de rotação não é. Pela experiência dele, disse que parece bicos mesmo.

Falei com o mecanico Diesel que enviou meu bico para testar e ele me disse que mandou pra oficina especializada em bicos para testar, mas que o teste foi feito meio que na amizade e por um funcionário meio que rápido. Que seria melhor eu levar o bico lá e pagar para fazer os testes completos e verificar de vez se esse bico trocado está bom o ruim. (Sendo que eu não pedi isso! Kkkk eu pedi pra testar! Não me importaria em pagar! Queria o teste completo)

então segunda feira o bico volta pra loja pra ser testado! Dessa vez eu liguei e falei com o dono do lugar, pra alerta-lo a testar muito minuciosamente, já que o bico pode parecer perfeito, assim como no carro frio, funcionava perfeitamente também.

Mas já consegui os 3 bicos novos por 3.050 reais! Estou psicologicamente preparado pra compra-los e acabar com esse problema logo... Já estou até torcendo pra ser isto! Se o cara me disser essa semana qua aquele bico está realmente. Condenado, vou comprar logo os 3 e trocar! Ai verei se era bico realmente, já que não tem como arrumar emprestado ou trocar, mas devolver se não fosse isso... Tenho é que arriscar!

Inspetor22
09/05/2015, 23:31
Red e os demais! obrigado pela força! E paciência em acompanhar essa chatisse que está esse tópico! Rsrsrs Nem eu aguento mais! Mais se fico sem falar nada, é pior!

pbiro
12/05/2015, 11:16
Bom dia galera, minha triton 2011 diesel at, esta falhando em baixa, troquei filtro, fiz de tudo e nada resolveu, ai o cara reprogramou minha central inteira, até que ela parou, mais agora depois de 4 meses voltou, ela fuma bastante.. o que será que pode ser ? abraços

Inspetor22
16/05/2015, 21:49
Atualização: Como falei, o bico retornou para a loja especializada e foi constatado que o bico que foi trocado realmente estava ruim. Então provavelmente o bico do cilindro 1 tb está.

Acabei levando meu carro pra lá hoje, onde irão retirar os 3 bicos restantes e testar. Mas trocarei todos para não ter mais problemas.

Me preocupei muito pq vi uma Triton 2013 com 58 mil kms trocando os 4 bicos. E o mecanico me disse que é a segunda essa semana. E que ultimamente tem vindo Tritons lá para esse serviço. Ele disse que o Diesel velho pode ter influênciado no problema sim, mas que outras Tritons que rodam bastante, principalmente as mais novas, tem apresentado problemas nos bicos. Ai perguntei se não poderia ser pelo novo Diesel S10 e ele disse que não pode afirmar se isso influência ou não nos bicos.

Acho que na outra semana a danada ficará boa! Pois ainda tenho que encomendar is bicos.

Paulo: realmente não dá pra saber qual o problema da sua. Como vc está perto de SP, fica facil arrumar um cara bom de Diesel e levar para passar o aparelho! Mesmo que não tenha acendido a luz de injeção, o aparelho consegue ver varias coisas comparando com parâmetros originais e também realizar testes com o motor em funcionamento para tentar diagnosticar melhor o problema.

Vi o cara passando esse aparelho na minha e fiquei impressionado com a quantidade de coisas que podem ser checadas em tempo real! Te sugiro abrir um topico no Forum para acompanharmos seu problema também!

red_shot
18/05/2015, 09:07
Inspetor espero que dê tudo certo, Abraços!

Inspetor22
20/05/2015, 20:23
Atualização e ALERTA!!

Ele tirou e testou em um aparelho top os 4 bicos injetores do carro e me confirmou que os 4 bicos foram danificados na parte de vedação de retorno para o tanque. Ou seja, os bicos perderam a capacidade de vedação e qd deveriam jogar para dentro do cilindro, o Diesel retornava "escapando" pela vedação para o tanque.


Segundo ele era raro mexer em Bicos de Tritons e ultimamente tem aparecido com certa frequencia por lá. Só essa semana com a minha, são 3! Tem uma 12/13 com 58k rodados, uma 11/12 e a minha... Todas com o mesmo problema! Eu vi elas lá!!


Ele me recomendou parar de usar o Diesel S-10 Podium que eu vinha usando sem interrupção desde 2012 (comecei com S50, depois passou pra S-10) e voltar pro S500 que não costumava dar problemas...


Ele disse que a capacidade de lubrificação do S-10 é inferior e que os bicos estão dando esse problema ultimamente! Prejuizo de 10 mil na CCS e de 6 mil pra quem correr atrás e comprar de importadores independentes como eu fiz.


Semana que vem pego meu carro e S-10 NUNCA MAIS!! já tirei o tanque e limpei tudo! Troquei filtro e tudo... Até pensei em adicionar um lubrificante e tal, mas fiquei até com medo de não ser suficiente...

red_shot
22/05/2015, 19:11
Fiquei passado.....será todo S-10 assim não será alguma adulteração onde você costuma abastecer? Mas alguém já reportou isso? é bom saber e ficar de alerta então!! abraços e boa sorte!!!!

Andrejur
22/05/2015, 19:24
Tenho alguns carros com bomba injetora projetados para usar o diesel S500 ou S1800, além da Amarok que só aceita o S10.
Os postos que vendem ainda o S500 estão cada vez mais escassos nas cidades.
Brevemente, não haverá o diesel S500 e todos os veículos serão obrigados a usar o S1o0.
Questão de tempo. Já estou cogitando comprar o próximo carro com motor Flex.

Abs.


Atualização e ALERTA!!

Ele tirou e testou em um aparelho top os 4 bicos injetores do carro e me confirmou que os 4 bicos foram danificados na parte de vedação de retorno para o tanque. Ou seja, os bicos perderam a capacidade de vedação e qd deveriam jogar para dentro do cilindro, o Diesel retornava "escapando" pela vedação para o tanque.


Segundo ele era raro mexer em Bicos de Tritons e ultimamente tem aparecido com certa frequencia por lá. Só essa semana com a minha, são 3! Tem uma 12/13 com 58k rodados, uma 11/12 e a minha... Todas com o mesmo problema! Eu vi elas lá!!


Ele me recomendou parar de usar o Diesel S-10 Podium que eu vinha usando sem interrupção desde 2012 (comecei com S50, depois passou pra S-10) e voltar pro S500 que não costumava dar problemas...


Ele disse que a capacidade de lubrificação do S-10 é inferior e que os bicos estão dando esse problema ultimamente! Prejuizo de 10 mil na CCS e de 6 mil pra quem correr atrás e comprar de importadores independentes como eu fiz.


Semana que vem pego meu carro e S-10 NUNCA MAIS!! já tirei o tanque e limpei tudo! Troquei filtro e tudo... Até pensei em adicionar um lubrificante e tal, mas fiquei até com medo de não ser suficiente...

Jorgao
23/05/2015, 22:26
Atualização e ALERTA!!

Ele tirou e testou em um aparelho top os 4 bicos injetores do carro e me confirmou que os 4 bicos foram danificados na parte de vedação de retorno para o tanque. Ou seja, os bicos perderam a capacidade de vedação e qd deveriam jogar para dentro do cilindro, o Diesel retornava "escapando" pela vedação para o tanque.


Segundo ele era raro mexer em Bicos de Tritons e ultimamente tem aparecido com certa frequencia por lá. Só essa semana com a minha, são 3! Tem uma 12/13 com 58k rodados, uma 11/12 e a minha... Todas com o mesmo problema! Eu vi elas lá!!


Ele me recomendou parar de usar o Diesel S-10 Podium que eu vinha usando sem interrupção desde 2012 (comecei com S50, depois passou pra S-10) e voltar pro S500 que não costumava dar problemas...


Ele disse que a capacidade de lubrificação do S-10 é inferior e que os bicos estão dando esse problema ultimamente! Prejuizo de 10 mil na CCS e de 6 mil pra quem correr atrás e comprar de importadores independentes como eu fiz.


Semana que vem pego meu carro e S-10 NUNCA MAIS!! já tirei o tanque e limpei tudo! Troquei filtro e tudo... Até pensei em adicionar um lubrificante e tal, mas fiquei até com medo de não ser suficiente...

Inspetor,

Quais são os anos das tritons que estavam lá? Todas são pós 2012?
Será que houve alguma alteração por parte da mitsubish nesses bicos, talvez de 2012 em diante?

Mas, sinceramente, acredito que provavelmente você foi vítima de diesel adulterado. Ainda, mais, veja bem o diagnóstico que lhe foi dado: VEDAÇÃO do bico. Se fosse um problema de LUBRIFICAÇÃO, você teria alguns bicos com o retorno travado, e não com falha de vedação. Pois é lá que ocorre o atrito. Problema de lubrificação gera problemas em partes que se atritam. Não em partes que vedam. Se está com falha na vedação dos 4, alguma coisa corroeu a vedação. E só imagino um diesel adulterado capaz de corroer ou um diesel S500 / S1800, cheio de enxofre, que tenha recebido água. Com a água, o enxofre forma ácido sulfúrico. O segundo não é o seu caso, já que você só usa S10.

Não quero desmerecer esses técnicos. Mas a maioria sabe executar os trabalhos, fazer testes, e tudo mais que o curso de tecnólogo ensina, mas de fato, não tem capacidade de analisar os problemas com cabeça de cientista e engenheiro.

Cuidado com esse posto que você abastece. 4 bicos condenados com o mesmo problema!? Tem caroço nesse angú!

Inspetor22
24/05/2015, 09:47
Jorgão, quando li o que você escreveu, me lembrei que ele usou esse termo também de "retorno travado", e o que causaria alguma falha no bico que fazia com que o bico, ao invés de jogar Diesel pro motor, ele retornaria ao tanque. Não sei se ele falou "vedação" ou se eu que usei esse termo. Agora fiquei na duvida! Como falei com ele por telefone e meio rapido, não tenho os registros da conversa. Lembro que o problema era no retorno do bico e que só acontece depois que o bico fica na maquina de teste durante um tempo para que o Diesel usado no teste aqueça e apareça o problema, pois tanto na maquina quanto no carro, no começo do uso o bico trabalha normal... Ai quando aquece o motor, bico e o Diesel atinge uma certa temperatura, (nao muito alta, acho que 35 graus) ele dá problema no retorno. (Acho que ele falou "trava o retorno" mesmo)

Os bicos novos vem chegar amanhã, e na terça vou levar lá no bombista. Ai vou tentar converar pessoalmente com ele e até ver se ele me mostra no bico onde é o problema (se possivel).

Já soube pela DENSO que esses bicos não tem nenhum tipo de borracha, são peças internas metalicas e que não tem reparo, pois se abrir, eles perdem sua calibração e tal. Só trocando mesmo. E quanto ao Diesel Adulterado, pode ser, mas acredito mais em Diesel velho. Já começando a envelhecer no posto, que o que eu usava não tem muita rotatividade, e no meu tanque, já que uso muito pouco o carro.

Assim que eu tiver algo mais concreto, passarei para vocês.

abc

Inspetor22
24/05/2015, 09:49
Lá tinha uma que acho que era 2011 e uma 12/13 com certeza. E agora a minha 2009.

Sobre mudanças nos bicos, não sei se teve. Se acima de 2012 ou 13 só pode usar S10, acredito que tenha mudanças, mas não sei se nos bicos. Sei que o vendedor de bicos anuncia os bicos para Triton e Dakar "de 2008 a 2014", e não sei se esses bicos que comprei são proprios pra S500 ou se tem restrição para só usar S10, vou até ver isso!

Inspetor22
26/05/2015, 09:26
Hoje fui levar os Bicos novos que chegaram e conversando com o mecanico, ele me falou apenas que os bicos são colocados na maquina de teste e no primeiro momento, tudo parece normal com eles. Porém se deixar o óleo aquecer, ele disse que o que controla o retorno acaba travando gradativamente aberto, o que faz com que o carro comece a dar falta de Diesel por excesso de retorno pro tanque. (por isso que eu acho que eu começava a ouvir o motor "grilando", como se estivesse batendo pino no a gasolina, seria muito ar pra pouco Diesel talvez). Ai o problema ia se agravando a ponto do carro não ter força nenhuma e o bico até parar de injetar. Mas se o carro ficasse parado, ele "soltava" e o retorno voltava a trabalhar corretamente.


Os bicos não foram abertos, apenas testados na maquina apropriada por um bom tempo e apresentavam esse problema depois de um tempo. Na opinião dele, esse problema estaria relacionado com a pouca capacidade de lubrificação do novo Diesel S-10, já que antes não apareciam desses carros lá e agora tem aparecido com certa frequencia, inclusive carros mais novos (2013 com 58 mil kms! que eu vi lá com o mesmo problema no retorno). E tem dado NOS 4 AO MESMO TEMPO!! Ou seja, é um consequencia de alguma coisa realmente.

Agora a pergunta: Isso não tem conserto?? Tem que jogar fora esses bicos? Ninguem troca essas peças internas ou desmonta e limpa ou aproveita a carcaça e demais peças pra alguma coisa?


Pretendo usar somente o S500 com aditivo Teccon10, que dizem ser o melhor do mercado, pq trocar esses bicos é uma fortuna!
Alguma sugestão ou observação?

Existe algum lubrificante melhor para adicionar no Diesel e afastar esse risco?

(Eu passei a usar SEMPRE Diesel S-10 Pódium da BR em um posto do lado de casa desde 2012 ou começo de 2013. E desde que comprei esse carro, NUNCA usei qualquer tipo de Aditivo.)

Jorgao
26/05/2015, 16:02
Inspetor,

Só para te "tranquilizar" um pouco, vou fazer alguns comentários.

O common rail, ou seja, a tecnologia adotada pelos motores a diesel que vemos desde 2006 no Brasil, é adotado desde a década de 90 na europa, e o diesel S10, que recebemos agora em 2013-2014, é usado desde 2006 na europa. Não existe S500 mais por lá há quase 10 anos.

Eu não estou defendendo o uso de S10 ou de S500. Eu uso o que tiver na bomba, desde que eu confie no posto.
E acho que você deveria se preocupar em não usar nem S10, nem S500 do posto que você costumava abastecer. Aditivo, acredito que mal não faça, mas ele também não te salvaria desse estrago na minha opinião, que pra mim, foi causado por diesel adulterado.

Glaicon
27/05/2015, 07:32
Inspetor, apesar de eu ser um "defensor" do S500, por causa da diferença de lubricidade para com o S10, não acredito que este diesel tenha a capacidade de prejudicar tão rapidamente a sua viatura.
Além disto, as pesquisas e teses apresentadas sobre a diferença de lubricidade falam em desgaste diferenciado na bomba injetora, e não nos bicos.
Considero simplista demais os mecânicos colocarem a culpa no S10.
Por isso pergunto, você tem certeza que sua viatura tinha apenas 25.000 Km´s quando a comprou?
Já poderia ter uma Km maior quando comprou e existir algum problema.
Ou então de você rodar pouquíssimo com a viatura, como relatou no 1º post.
Com a deterioração do diesel no tanque da mesma, acho que nem precisa abastecer com combustível adulterado.
Você mesmo pode ter estragado seu veículo.
Outra coisa: lendo seus relatos você fala apenas que drenou o filtro de combustível. Não trocou?:pipoca:
Sugiro trocá-lo. Depois, se continuar o problema, troque os bicos e vá ser feliz!:concordo:

Inspetor22
27/05/2015, 11:53
Glaicon, certeza da km ser original! O antigo dono era amigo de confiança, o carro é zero demais, os 4 pneus ainda tem as datas de fabricação anteriores ao ano do carro (são os mesmos até agora) e a km bate certinha com todas as datas das revisões e cronologias da concessionaria.

Vocês tem razão! O Diesel foi o vilão do meu caso! Era S10, mas se fosse o S500 também ocorreria! Leiam meu outro post, onde eu conto a conversa que tive com o Engenheiro da Teccon e onde tudo que imaginamos bateu! Troquei o filtro depois sim, mas não era!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/149708-quem-aqui-usa-diesel-s-10-teve-problemas-nos-bicos-parece-que-foi-isso-que-me-f-3.html#post2280676

abç

Glaicon
28/05/2015, 06:58
Glaicon, certeza da km ser original! O antigo dono era amigo de confiança, o carro é zero demais, os 4 pneus ainda tem as datas de fabricação anteriores ao ano do carro (são os mesmos até agora) e a km bate certinha com todas as datas das revisões e cronologias da concessionaria.

Vocês tem razão! O Diesel foi o vilão do meu caso! Era S10, mas se fosse o S500 também ocorreria! Leiam meu outro post, onde eu conto a conversa que tive com o Engenheiro da Teccon e onde tudo que imaginamos bateu! Troquei o filtro depois sim, mas não era!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/149708-quem-aqui-usa-diesel-s-10-teve-problemas-nos-bicos-parece-que-foi-isso-que-me-f-3.html#post2280676

abç
Bom, então #partiutrocarbicos!:mrgreen:

Inspetor22
28/05/2015, 14:33
kkkkkk,

Tomara que o seu não tenha nada prejudicado Glaicon!

Só pra tranquilizar o pessoal, ontem a tarde finalmente peguei a viatura com os 4 bicos novos! Realmente é outro carro! Eu nem lembrava que era tão bom!! rsrsr Agora é cuidar para que nunca mais aconteça!

Segundo o Eng. da Teccon, o primeiro efeito da deterioração do Diesel é perder a Lubricidade por conta da Bio estabilidade ficar comprometida! (no caso do S10 pior ainda por usar o Bio combustivel). E a segunda seria essa de criar fungos e bacterias que vão gerar aquelas borras horriveis que com certeza não foi o meu caso pelo tanque ter se apresentado limpo quando abri pra limpeza.

Já criei uma tabela no meu telefone onde anoto a data dos abastecimentos e colocarei no maximo 1/4 de tanque sempre com Teccon! Quando tiver com quase 2 meses, irei "queimar" o resto de Diesel e abastecer com um novo! Nem que eu tenha que fazer as "500 milhas do Aterro do Flamengo"!! kkkk (pra quem não é do RJ e não conhece, "Aterro do Flamengo" são pistas bem asfaltadas, arborizadas e largas que ligam o centro a Copacabana, quase sem transito e onde é possivel rodar a qualquer hora do dia sem "sofrer" com sinais de transito, cruzamentos e excesso de carros, além de ser muito agradável visualmente).

Virarei o "neurótico" do Diesel agora!! Não vou descuidar disso de jeito nenhum!

Eu tinha esse problema com a Gasolina! Elas perdem suas caracteristicas com 3 meses também! A diferença é que não estraga nada na moto ou carro! basta tirar o máximo que der do tanque e botar uma nova que está tudo ok! Só que a BR tem a gasolina Pódium, que além de alta octanagem, ela dura 1 ano no tanque! (está inclusive no site da BR também!)

Como eu tenho, além da Triton Diesel, 1 carro, 4 motos e um jet ski e praticamente só uso no dia a dia uma das minhas motos, o restante sempre dava problema com combustivel velho por pura falta de uso! E resolvi 100% do problema utilizando gasolina PÓDIUM neles. Se eu não usar Pódium, dão problemas.

Quando comprei a Triton Diesel (primeiro veiculo que tive com esse tipo de combustivel), ninguém nunca me falou em TER que usar aditivo (mas também não existia S10 ainda), eu de cara passei a abastecer com Diesel S10 Pódium achando erroneamente que estava protegido (porém lembro de ter procurado bastante no site da BR se ele tinha mais durabilidade que o S10 comum e não falam nada em lugar nenhum). Ai me ferrei! rsrsr

Moipessoa
29/05/2015, 09:17
kkkkkk,

Tomara que o seu não tenha nada prejudicado Glaicon!

Só pra tranquilizar o pessoal, ontem a tarde finalmente peguei a viatura com os 4 bicos novos! Realmente é outro carro! Eu nem lembrava que era tão bom!! rsrsr Agora é cuidar para que nunca mais aconteça!

Segundo o Eng. da Teccon, o primeiro efeito da deterioração do Diesel é perder a Lubricidade por conta da Bio estabilidade ficar comprometida! (no caso do S10 pior ainda por usar o Bio combustivel). E a segunda seria essa de criar fungos e bacterias que vão gerar aquelas borras horriveis que com certeza não foi o meu caso pelo tanque ter se apresentado limpo quando abri pra limpeza.

Já criei uma tabela no meu telefone onde anoto a data dos abastecimentos e colocarei no maximo 1/4 de tanque sempre com Teccon! Quando tiver com quase 2 meses, irei "queimar" o resto de Diesel e abastecer com um novo! Nem que eu tenha que fazer as "500 milhas do Aterro do Flamengo"!! kkkk (pra quem não é do RJ e não conhece, "Aterro do Flamengo" são pistas bem asfaltadas, arborizadas e largas que ligam o centro a Copacabana, quase sem transito e onde é possivel rodar a qualquer hora do dia sem "sofrer" com sinais de transito, cruzamentos e excesso de carros, além de ser muito agradável visualmente).

Virarei o "neurótico" do Diesel agora!! Não vou descuidar disso de jeito nenhum!

Eu tinha esse problema com a Gasolina! Elas perdem suas caracteristicas com 3 meses também! A diferença é que não estraga nada na moto ou carro! basta tirar o máximo que der do tanque e botar uma nova que está tudo ok! Só que a BR tem a gasolina Pódium, que além de alta octanagem, ela dura 1 ano no tanque! (está inclusive no site da BR também!)

Como eu tenho, além da Triton Diesel, 1 carro, 4 motos e um jet ski e praticamente só uso no dia a dia uma das minhas motos, o restante sempre dava problema com combustivel velho por pura falta de uso! E resolvi 100% do problema utilizando gasolina PÓDIUM neles. Se eu não usar Pódium, dão problemas.

Quando comprei a Triton Diesel (primeiro veiculo que tive com esse tipo de combustivel), ninguém nunca me falou em TER que usar aditivo (mas também não existia S10 ainda), eu de cara passei a abastecer com Diesel S10 Pódium achando erroneamente que estava protegido (porém lembro de ter procurado bastante no site da BR se ele tinha mais durabilidade que o S10 comum e não falam nada em lugar nenhum). Ai me ferrei! rsrsr

Inspetor,

veículos a diesel, foram concebidos inicialmente, para rodar bastante. até as pick up D-20 e F-1000, eram consideradas carros de trabalho. mas pelas vantagens do motor (torque alto em baixa rotação, trás aquela ideia de durabilidade, etc), quem pode pagar, acaba comprando um carro com motor diesel (apesar de atualmente não ser vantagem financeira), e não roda o suficiente para que os efeitos do combustivel, em repouso no tanque, não prejudique o motor.

se gosta de "rodar" com o jet (em um dos seus posts vc cita o jet e as motos), é hora de repensar que está aproveitando pouco seus momentos de lazer, tá faltando engatar o reboque na pick up no fds e ir pra angra, região dos lagos, ou pra serra rodar com as motos nas trilhas...

motor diesel gosta de trabalhar, não gosta de ficar descansando... :cool:

Inspetor22
29/05/2015, 16:29
Moi, concordo com vc! Tenho que rodar mais!

Só que minha vida no momento está corrida demais! Trabalho de 6 as 18 e a noite to fazendo a 2a. Faculdade! E não é qq faculdade, é Engenharia Mecanica! Me formo ano que vem! Então está Punk!!

Qt a viajar levando o jet, é a melhor coisa que tem! Só que o transito e a distancia desanima bastante! E durante as aulas, acabo andando aqui no Rio mesmo. E boto na Praia em frente de casa (mas preciso por de Triton). Pois ai perco menos tempo em deslocamentos. Mas nas férias rodo um pouco mais sim! Já moto não dá pq é moto esportiva 1.000 cc, pra por na caçamba seria horrivel! Rsrs, qd rodo, prefiro rodar com ela na estrada mesmo.

Mas você está certissimo! Carro a Diesel é feito pra rodar! Tô pensando seriamente em vende-la e pegar uma triton Flex. O problema é que ela está tão zero por pouco uso e excesso de zelo (sou cuidadoso ao extremo com minhas coisas!!) que ela parece 0 km! Ai dá dó de vender pelo preço normal... E eu ainda teria que comprar uma 2014 no minimo, se não a Flex com certeza estaria mais surrada que a minha atual! Eu quase não uso, mas vivo na garagem lavando e encerando tudo! Gosto de "tratar" das viaturas! Pra vc ter ideia de como sou "doente", minha Triton por baixo do paralama, motor, cardã é toda limpinha! Rsrs

Mas é isso ai mesmo! Agora vou tentar usar mais pra não dar de novo mole com o Diesel...

enasor
29/05/2015, 17:20
Parabéns pela belíssima viatura, meu caro Inspetor ... está novíssima ... dá, mesmo, dó de vender!!! E essa foto aí, com ela na praia, está linda demais ... é coisa pra colocar em "folhinha" de calendário ... Abs.

E.T.:

Ah! sim ... Depois passa pra gente o "link", ou de quem você está adquirindo o Teccon 10, preço, etc. ... também rodo pouco e estou pensando em utilizá-lo no tanque da minha viatura ... sabe como é, né???!!!! "caldo de galinha e prudência não fazem mal a ninguém" ... concordo que, com o tempo, o combustível (biodiesel + diesel) pode ir perdendo as características de lubricidade, principalmente por causa do biodiesel que, além de tudo, também é muito higroscópico ... acredito que esse Teccon aí, no mínimo, vai ajudar a manter, ou melhorar, esta lubricidade do S10 ... e os bicos, e demais elementos que precisam de uma boa lubricidade, só terão a agradecer ... acho que, como você, também vou "embarcar nessa" de testar esse produto!

Inspetor22
29/05/2015, 17:48
Obrigado Enasor! A foto ficou legal mesmo!

Tá na mão!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-651446493-teccom10-road-500-ml-otimizador-de-combustivel-_JM#redirectedFromParent

ai tem 500ml, trata 250 litros de Diesel na "melhor dosagem" segundo o Engenheiro que desenvolve o produto.

Como ele diz, NINGUÉM deveria andar sem bio estabilizador! Pois o cara pode até rodar bastante, mas não sabe a quanto tempo o Diesel foi fabricado e está armazenado nos postos... E mal não faz!

Abc

Coophamat
30/05/2015, 17:49
Inspetor, como roda pouco tem a opção da triton v6. Tem umas usadas muito boa, pois dificilmente foram para o pesado.

Inspetor22
30/05/2015, 18:18
Estava pensando nisso... A minha agora com 4 bicos zero e com o cuidado que terei, dificilmente dará problema de novo...

mas até pegaria uma a gasolina, Só que como falei... Meu carro é tão novo e está com 40 mil km, que se eu quiser uma em igual estado e km, terei que pegar uma 2013 ou até 2014.

Então vou aguardar sair a Nova Hilux 2016 pra ver se eu pego uma a gasolina zero. Pelas fotos que vi na internet, será bem bonita!

Moipessoa
30/05/2015, 19:47
Moi, concordo com vc! Tenho que rodar mais!

Só que minha vida no momento está corrida demais! Trabalho de 6 as 18 e a noite to fazendo a 2a. Faculdade! E não é qq faculdade, é Engenharia Mecanica! Me formo ano que vem! Então está Punk!!

Qt a viajar levando o jet, é a melhor coisa que tem! Só que o transito e a distancia desanima bastante! E durante as aulas, acabo andando aqui no Rio mesmo. E boto na Praia em frente de casa (mas preciso por de Triton). Pois ai perco menos tempo em deslocamentos. Mas nas férias rodo um pouco mais sim! Já moto não dá pq é moto esportiva 1.000 cc, pra por na caçamba seria horrivel! Rsrs, qd rodo, prefiro rodar com ela na estrada mesmo.

Mas você está certissimo! Carro a Diesel é feito pra rodar! Tô pensando seriamente em vende-la e pegar uma triton Flex. O problema é que ela está tão zero por pouco uso e excesso de zelo (sou cuidadoso ao extremo com minhas coisas!!) que ela parece 0 km! Ai dá dó de vender pelo preço normal... E eu ainda teria que comprar uma 2014 no minimo, se não a Flex com certeza estaria mais surrada que a minha atual! Eu quase não uso, mas vivo na garagem lavando e encerando tudo! Gosto de "tratar" das viaturas! Pra vc ter ideia de como sou "doente", minha Triton por baixo do paralama, motor, cardã é toda limpinha! Rsrs

Mas é isso ai mesmo! Agora vou tentar usar mais pra não dar de novo mole com o Diesel...


primeiro, parabens pela viatura, muito bonita mesmo.

faça o que eu digo mas não faça o q eu faço.
sou fanático por pescaria / pescasub, e por conta de tb estar fazendo a segunda faculdade (tb engenharia mecânica), esse ano só saí pra pescar em 4 oportunidades, e o tempo tb não tem ajudado.
moramos no mesmo estado, e entre 2009 e 2012, fui pra bahia pescar umas 40x, cada ida 1300 ou 1550 km rodados.
mas como uso a pick up tb pra uso diário, apesar de eu ficar 2 semanas "fora do ar", a pick up continua sendo usada (em menor distância), rodando uma média de 2 mkm /mês. acho pouco pro que eu cheguei a rodar por mês (3,5 mkm/mês) com a pick up anterior.

Inspetor22
30/05/2015, 21:12
Boa! Só quem faz Eng. Mec. Sabe o sofrimento que é! Kkkk

Até 10 mil kms por ano, já é pouco! O "normal" a meu ver, é uns 15 mil por ano... A minha está com 40 pq comprei em 2011 e já estava com 25. Ai no começo rodamos mais por empolgação, acabei viajando bastante, depois diminui... Nos ultimos anos tenho rodado uns 3 mil km por ano...

red_shot
03/06/2015, 11:01
Inspetor fiquei feliz que acabou essa novela e deu tudo certo! Acho que seria interessante criar um tópico afim de compartilhar a experiência do uso do S10 como a indicação do produto que você mencionou e também começarmos a divulgar os postos onde sempre abastecemos em cada cidade que tenha o produto de qualidade! Eu como disse sou novato no Diesel estou lendo bastante e aprendendo com os mais experientes aqui e já deu para eu perceber que a manutenção e bem mais cara que a Gasolina pq mandei fazer a revisão na minha geral que seriam coisas bobas e não saiu por menos de $ 2.700 sendo mão de obra $ 1.700