Ver Versão Completa : BIODIESEL
CARLINHOS
31/01/2006, 22:50
BOA NOITE A TODOS !!!!!
GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM JÁ TEVE ALGUMA EXPERIENCIA COM BIODIESEL, ESTOU PERGUNTANDO PORQUE NA MINHA CIDADE INAUGUROU UM POSTO DE ABASTECIMENTO QUE ESTA VENDENDO BIODIESEL. JÁ PROCUREI NA INTERNET O NÃO CONSEGUI NADA ACHO QUE O SITE AINDA ESTA EM CONSTRUÇÃO.SE ALGUEM JÁ USOU E PUDER EXPLICAR FICO MUITO AGRADECIDO.
UM ABRAÇO A TODOS
CARLINHOS
Julio Militão
31/01/2006, 23:33
Caro Carlinhos,
Se tiveres intenção de usar biodiesel, faça-o aos poucos: 5%, 10%, 15%, 20% e 25%, depois pode usa-lo puro. A explicação para isso é que o biodiesel vai "limpar" o tanque e ductos que devem ter residuos de diesel etc. Os filtros devem ser trocados. Mais interessante ainda seria usar o óleo vegetal puro!!!
Oi Carlinhos,
Eu já tive experiência com o BIODIESEL, que nada mais é que um oleo vegetal, qualquer um, podendo até ser o oleo já usado em frituras, "tratado" (transesterificação) e o resultado é um combustível menos poluente, e que proporciona um desempenho bem melhor do veículo em relação ao diesel comum. Quanto a utiliza-lo puro não há problema, mas acredito que este posto já venda o Biodiesel misturado ao diesel comum. No Brasil há um projeto que preve a inclusão de 5 % de biodiesel no diesel normal mas o problema é que o preço da produção que é mais cara do que o diesel comum.
Espero não ter complicado mais do que esclarecido.
Um abraço a todos.
Francisco
Band 93
joao de marco
01/02/2006, 18:39
Pode usar o oleo de soja normal mesmo o de cozinha, pode colocar 50% soja e 50% diesel , estou usando em meus caminhoes a quase um ano , só alegria,e uso nos tratores 80% de soja , o funcionamento e o mesmo , não prescisa nem trocar filtros.
Julio Militão
01/02/2006, 21:39
joao de marco,
Legal tua experiencia! A quanto sai o litro por de oleo de soja por ai? Sabias que podes utiliza-lo puro? Basta pre aquece-lo a 80 graus que ele fica tão "fino" quanto o diesel. Vi um opel a diesel na Alemanha funcionando com oleo vegetal e segundo o proprietario o unico problema era na partida a frio que ele tinha que aquecer os bicos injetores. Tou pensando em adaptar minha Band pra funcionar com oleo de Babaçu.
Elmer_Jeep
02/02/2006, 10:34
um pouco mais de informação :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8940
[]'s
Tem um problema: O Enxofre
mauricera
11/02/2006, 09:35
Galera,
EM MINHA OPINIÃO USAR ÓLEOS VEGETAIS PURO PODEM COMPROMETER O ATRITO DAS PEÇAS DO CILINDRO, UMA VEZ QUE SÃO ÓLEOS QUE TÊM VISCOSIDADE ALTA(COMPARADOS À PRODUTOS REFINADOS) MAS QUE SÓ VÃO FAZER VOLUME NÃO AUMENTANDO O PONTO DE FULGOR OU DE QUEIMA,PODENDO ATRASAR A QUEIMA DO DIESEL NO CICLO DO CABEÇOTE, POR ISSO USA-SE ÁLCOOLE ÁCIDO NO PROCESSO AFIM DE MUDAR SUA VISCOSIDADE E PONTO DE QUEIMA.
INFELIZMENTE O BIODIESEL JÁ ESTÁ NA MÃO DE UM CARTEL, QUEM QUISER PRODUZIR MAMONA, PODE ATÉ GANHAR DINHEIRO NO COMEÇO, MAS O REFINO E O CONTROLE DA PORCENTAGEM NO DIESEL SERÃO SEMPRE DAS PETROLÍFERAS. FORA QUE A MAMONA É UMA "PRAGA", ATRAI UMA PORRADA DE OUTRAS PRAGAS E É UMA CULTURA MEIO DESORDENADA.
VOU ESCREVER UM NOVO TÓPICO SOBRE ENERGIA RENOVÁVEL.
ABRAÇOS,
MAURICERA
Algo a mais.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=229499#229499
[]´s
Opa..
vi um cara falando que o biodiesel, era praticamente o mesmo oleo, que o oleo de soja. Só que, com menos glicerina ou sem nenhuma !Ele disse que com o uso do oleo de soja pode ocorrer um acumulo de glicerina e causar defeitos na bomba e no motor.. isso pode ser verdade?
haundrich
08/03/2006, 19:29
Tenho amigo que está rodando caminhão e colheitadeira com oleo de algodão. Aumentou a economia e potência. Único detalhe foram as bombas injetoras Bosh que alguma forma estão deixando passar oleo para o carter. Segundo ele, o óleo é mais viscoso, e a prssão fica mais alta. A bomba tem de ser recalibrada, acredito. O bio-diesel ainda não é um projeto maduro.