PDA

Ver Versão Completa : Melhorar consumo em pick-up diesel



Péricles
31/01/2006, 22:01
Gostaria de idéias e relatos de alguém que conseguiu melhorar o consumo de motores diesel.

Edintruder
01/02/2006, 19:53
Alivia o pé e usa óleo lubrificante misturado no diesel. Sempre que coloco meio litro no tanque, (sempre desde que andei conversando com bombistas), o consumo fica sempre na faixa de 10 km/l dentro do balneário.

Péricles
02/02/2006, 13:19
Edintruder,

Pode ser qualquer tipo de óleo? Novo ou queimado?

Alguém saberia dizer como é que esse óleo age pra reduzir o consumo?
Quem tiver mais dicas de como reduzir o consumo eu agradeço.

dero
02/02/2006, 19:48
Alivia o pé e usa óleo lubrificante misturado no diesel. Sempre que coloco meio litro no tanque, (sempre desde que andei conversando com bombistas), o consumo fica sempre na faixa de 10 km/l dentro do balneário.

Interessante :roll:

E sem o óleo ficava em qtos km/l?

Não carboniza em excesso?

Não fica fumaçando preto?


valeu

renanabraham
03/02/2006, 13:40
pois é....

isso é a unica coisa que não gosto no meu carro(L200 GLS 2001) ela bebe diesel D+
eu tinha uma land e o motor tinha mais cavalos e nao comia tanto disel!
e o motor da land tava com a bomba aberta!....

Martin Melcop
03/02/2006, 13:57
Renan,

o que vc considera consumo exagerado na L200?
Na minha antiga fazendo Rio São Paulo a 80 - 100 Km/h fiz 17 Km/l
A minha era uma 2000

Walter L. L. Casitta
03/02/2006, 15:04
Você quis dizer 1,7Km/l não é? Porque 17Km/l só rebocada! :discordo:

wagnerf
03/02/2006, 15:15
Etá nunca tive L200 mas pelo que já me falaram e le, é que a bicha bebe mesmo, também assustei com os 17, a minha frontier esta dando em BH 8,6, isto no primeiro tanque que usei, para que tinha TR4 automatica a gasolina já ta bom demais. a neste tanque usei aditivo STP

Edintruder
03/02/2006, 16:44
E sem o óleo ficava em qtos km/l? 8,5~9,5
Com óleo 10~10,5 no msmo uso
Não carboniza em excesso? é pouca quantidade para criar carvão.
Não fica fumaçando preto? Só pela bomba aberta, pois não altera nada a fumaça.
Eu colocao óleo novo do mais barato memo, vou direto na promoção, tenho colocado uns 750 ml por tanque ou seja, 1% de óleo lubrificante.
Nunca coloquei óleo usado pois apresenta características de lubrificação alteradas, tal como acredito que suja o sistema de injeção.

Jean Carlo
03/02/2006, 16:47
A minha ranger faz 8,5 p/km na cidade com ar ligado , e na estrada com ar na média de 120 faz 10 p/ km , e a questão de fumacear na arrancada , tem que arrancar firme , com giro , se arrancar molão fumacea mesmo.

Martin Melcop
03/02/2006, 16:57
Você quis dizer 1,7Km/l não é? Porque 17Km/l só rebocada! :discordo:

Não está errado, fiz 945 Km com o tanque e não estava totalmente vazio!!!

O próprio Troller, se for a 80 - 100 Km/h ele faz mais que 13,5 KM/l

renanabraham
03/02/2006, 17:05
minha l200 ta fazendo uns 6 ou 7 na cidade! na estrada faz uns 10 a 11 no maximo!
125 reais da um tanque cheio dela e eu consegui fazer uns 690 km com um tanque cheio a parati do meu pai faz 650 km com 100 reais de gasol e motor 1.6 :D
se bem que a parata é totalmente diferente da l200 que é um carro reduido! motor de força!... :lol:

dero
03/02/2006, 18:10
Edintruder,

Qual a especificação do óleo? :pensativo:

valeu

Homero
03/02/2006, 19:48
Péricles,


Um detalhe que eu creio piora um pouco o consumo das L200 é o fato de a transmissão ser um tanto curta.Provalvemente a 120 km/h real voce deve estar a 3300 rpm.Então, se voce não carrega peso, colocando um pneu BF 285/75/16 (quase um 33) , se couber , voce teria uma transmissão uns 9% mais longa o que poderia ajudar.Por outro lado , um pneu mais largo tem mais arrasto o que deveria piorar mas eu acho que o resultado seria positivo, alem de diminuir um pouco o ruido na estrada.

Os motores diesel , normalmente são eficientes principalmente depois que o turbo entra.A valvula Waste Gate é um pouco precaria ao meu ver pois ela simplesmente tampa um orificio no escapamento que desvia o fluxo do gas de escape de forma que não passe pela turbina.(na Ranger é assim).Quando a pressão esta abaixo da programada , esse orificio deveria estar vedado de modo a todo o fluxo passar pela turbina.Quando a pressão chega na programada , o diafragma vence a mola e esse orificio é aberto , desviando parte dos gases da turbina e dessa maneira mantendo a pressão dentro do valor programado.
Acontece que se a WG não fizer uma boa força para que o orificio feche , haverá um escape de gas , o que atrasa a entrada da turbina , então se apertarmos um pouco a WG isso aumentará um pouco a pressão programada , mas principalmente fechará melhor o desvio enquanto a pressão está abaixo do valor programado o que faria a turbina entrar mais cedo e portanto o motor mais cedo passa a trabalhar com mais rendimento.
Então acredito que 1 ou 2 voltas na WG deve melhorar o consumo.
Aumentar o debito (abrir o óleo) , apesar de fumaçar antes de entrar a turbina, parece que melhora o consumo e ao meu ver é o fato que com maior débito a turbina entra mais cedo .Minha ranger melhorou da ordem de 10% no consumo ao apertar a WG e abrir o óleo .Desde nova ela fazia uns 10km/l e depois de ajustado passou a fazer 11 de media.Uma vez meu filho que tem um pe pesado , foi de São Paulo a Curitiba e voltou , 840 KM sem abastecer e a luz acendeu ao chegar em casa.

Se na L200 for tão facil como na Ranger eu recomendaria apertar o WG e aumentar o debito pelo menos 1/2 volta.


Homero

JairoM
04/02/2006, 14:34
Na minha, eu faço 10km/l.
Se pisar fundo, faz 9.5. Se pegar leve, pianinho, chega a 10.0

Homero, explica pra gente como é em detalhe esta regulagem .......

Edintruder
04/02/2006, 16:57
Óleo para motores a gasolina serve. Vou experimentar usar o 2T para ver como fica.

dero
04/02/2006, 19:02
Estive calculando por aqui, mesmo com a aditivação de óleo lubrificante a 2% (1 litro no tanque) e o consumo melhorando 10% a despesa por tanque cresce quase 10% tb por conta do preço do óleo lubrificante. :pensativo: cociente 0% :cry:

(diesel R$1,70 x lubrificante R$10,00)

Não seria o caso de procurar algum óleo de valor menor q o valor do diesel?

Alguem sabe se o processo de mistura de mamona, girassol, óleo de frango, etc ao álcool requer catalização ou outro processo ou se é so misturar e pronto (10% de álcool e 90% de óleo).

Pergunto isso pq a aditivação de biodiesel é de 5% e pode ir aumentando exponencialmente a medida q os processos comerciais se tornarem mais em conta.

Creio q em um mundo ideal a tendência é trabalhar com "diesel" 100% bio.

valeu

Homero
04/02/2006, 20:01
JairoM,

Basicamente é o seguinte:

A WG é composta por um diafrgma(corpo , diafragma,mola e haste) que atraves de uma haste mantem o desvio de gas de escape fechado.Essa valvula de desvio possui uma alavanca que vai parafusada na haste do diafragma.Então em repouso essa haste puxa essa alavanca.
Eu solto o diafragma da turbina , solto a mangueira que leva a pressão até o diafragma , solto a contraporca da haste e giro o diafragma no sentido de apertar 1 ou 2 voltas.Prendo novamente o diafragma no seu lugar e ai pode se perceber que a haste está mais curta e para colocar de volta precisa um certo esforço.É esse esforço a mais que vai ajudar a vedar melhor o desvio.

Essa descrição vale para a Ranger mas creio que o mesmo principio se aplica a outras.(não conheço a L200)



Para abrir o combustível:

Normalmente uma bomba injetora rotativa tem tres ajustes:

1-Marcha lenta - encosto do retorno do acelerador(encosto quando se tira o pé do acelerador)
2-Rotação Máxima - é o batente de aceleração máxima(encosto quando se pisa tudo no acelerador)
3-Debito maximo- encontra-se no corpo da bomba(os outros 2 estão num balancim de acionamento) geralmente tem um lacre que deve ser rompido(plastico) e é basicamente (na Ranger) um parafuso de cabeça sextavada de se não me engano 6 mm e uma contraporca de 13 mm.Solta-se a contraporca e aperta-se 1/2 volta e reaperta-se a contraporca.Testa-se e se for o caso aperta-se mais ...

Ao se abrir o debito pode ocorrer de a marcha lenta subir , se necessário reajustar a marcha lenta.Eu deixei a marcha lenta um pouco mais alta (pior pro consumo urbano) mas a dirigibilidade melhorava.

De um troller de um amigo eu abri o oleo (MWM 2.8) e é identico a Ranger , também melhorou o consumo.

O Edintruder talves possa te dar mais informações.

Com rel~ção a usar óleo lubrificante adicionado ao diesel , posso estar enganado , mas não creio que é o efeito de aditivo(mudança quimica do combustível) que promova a melhoria de consumo , mas sim o fato de melhorar o funcionamento da bomba injetora , eventualmente mais debito (menor vazamento interno) e equalização da injeção(quantidade igual para cada cilindro)


Homero

Miranda
05/02/2006, 01:25
tem um povo aqui na regiao socando oleo de soja no motor! =p

dero
05/02/2006, 07:53
tem um povo aqui na regiao socando oleo de soja no motor! =p

Tem detalhes de como é feito? :roll:

valeu :concordo:

JairoM
06/02/2006, 08:58
Obrigado, Homero...

axel
06/02/2006, 11:36
Ola a todos,
estou de volta depois de uns 60 dias andando pelo Brasil em especial o nordeste, e acabei de fazer algumas contas sobre os gasto com óleo e manutenção da ranger.
Quero deixar minhas observações sobre consumo após rodar mais ou menos 15 mil (RO, MT, GO, BA, PE, PB, RN, CE, PI e MA) em menos de 60 dias, não sei ao certo o erro causado pelo frentista ao encher o tanque, pois pode ter dado uns litros a menos ou a mais entre um abastecimento e outro, já que ate a inclinação do carro influencia na hora de encher o tanque.
Bom, andando entre 90-100 (km/h) ficou por volta de 14 (13,5 – 14,5), andando entre 100-120 (mais em 110) ficou com uns 11km/l, agora a 140 e vez por outra chegando a 150, o consumo ficou em 8km/l, foi um susto ao perceber o derrame de óleo nesta faixa de velocidade.

Locais onde testeis entre um abastecimento e outro foram:

GO 060 (piranhas – trindade) 90-100 km/h. (17/12/05)
BR 407 (BA) (Capim Grosso – Senhor do Bonfim) +-110 km/h (19/12/05)
BRs (122,428,116,316) (PE) (Petrolina – Salgueiro) 140 km/h (19/12/05)

No geral andei a 100 km/h, exceto pelas praias que rodei em torno dos 40km/h.

Estou somando os recibos dos postos de combustível (ta faltando uns trechos, pois ainda não desfiz todas as bolsas), mas já ultrapassou o valor de 1820,00R$ com uma media de 1,85 o litro (exceto o MT onde fica com uma media de 2,10 a 2,20 o litro).

Grande abraço a todos

Edintruder
06/02/2006, 11:57
dero,
O Diesel aqui custa R$ 1,99, e o óleo e eu compro sempre os da promoção + ou - R$ 5,50. Mas eu uso o óleo não é pelo consumo, mas pela melhora da lubrificação da bomba injetora, pois estive conversando com alguns bombistas e todos dizem o mesmo: "o óleo diesel de hoje está mais fino que o de antigamente e tem bomba se entregando com 50.000 km."
Daí que me disseram pra misturar óleo lubrificante no tanque, e notei que o consumo se mantém mais baixo nessa condição.
Mesmo o tanque cheio estar custando mais caro, faço isso para poupar R$1200,00 mais adiante...

jeisonk
06/02/2006, 12:29
tem um povo aqui na regiao socando oleo de soja no motor! =p

Tem detalhes de como é feito? :roll:

valeu :concordo:

Nao tenho detalhes, mas aqui na regiao (medio norte de MT) tem muita gente usando oleo de soja sem o ultimo refino, ele passa por 3 refinos para se tornar o oleo que consumimos, e o pessoal daqui compra ele mais bruto, vem em caminhao tanque igual combustivel normal e armazenam em fazendas.
Nao tenho maiores detalhes sobre durabilidade, mas tem um agricultor aqui que ja esta no 3º ano seguido usando somente oleo de soja num trator que ele esta usando como "cobaia" e nao tem tido problemas, levou para analizar o motor e bomba e nao tinha nada anormal.
E no ultimo ano virou febre, todo mundo usando em tratores, caminhoes e camionetes por aqui. Fica aquele cheiro de pastel frito na cidade.
Mas tambem to curioso quanto a aprovaçao real disso ou nao.
Abraços

dero
06/02/2006, 16:31
estive conversando com alguns bombistas e todos dizem o mesmo: "o óleo diesel de hoje está mais fino que o de antigamente(...)
Mesmo o tanque cheio estar custando mais caro, faço isso para poupar R$1200,00 mais adiante...

Certíssimo :concordo:




jeisonk,

Muito Interessante :D

Se souber de mais alguma coisa.....



valeu

PY5KJ
07/02/2006, 08:35
pessoal, a mistura de qualquer substância oleosa e líquida no diesel não prejudicará o funcionamento do motor, uma vez que na sua origem ele foi desenvolvido para um óleo bem mais grosso q o de hj. A justificativa do colega de rgde para lubrificar a bomba e bico está correta. Agora, que irá diminuir o consumo não creio q seja correta, pois custo do litro do óleo, diminuição do poder calorífico, etc tudo isso tem que ser levado em conta. Dentre pouco tempo, estaremos com biodiesel disponível e com certeza será o futuro. Aqui no paraná já tivemos algumas experiências, inclusive com restos de óleos de frituras e deu certo. Então, é só aguardar...
Para que o motor seja econômico, é só não sair da faixa de torque máximo!!!!

Péricles
07/02/2006, 19:39
Agora fiquei encucado :!: :parede:
No manual da L200 Sport, lá na página 67 tem escrito o seguinte:

"ATENÇÃO
Aditivos de Diesel podem danificar os componentes do sistema de ignição. Portanto, nunca use aditivos de combustível."

Alguém saber falar algo sobre isso? :pensativo:

PY5KJ
07/02/2006, 19:56
péricles, talvez vc queira ter dito "sistema de injeção" certo?

Péricles
07/02/2006, 22:21
PY5KJ,

Não, eu quiz dizer "sistema de ignição" mesmo. É o que está escrito lá no manual.

João Pedro
08/02/2006, 01:56
Péricles, aí é que está um dos problemas de se adicionar determinados óleos e/ou sendo estes aditivos no motor. Alguns componentes de injeção, e do sistema de aspergimento de pressão para ignição, podem se dar mal com certas substãncias. O que, no entanto, parece até piada, visto o alto índice de enxofre e de outras impurezas em nosso diesel.

Não obstante, o uso do óleo de soja seria viável (se refinado). Em certas fazendas, onde o plantio ou a facilidade/preço do óleo primário ebundam, o custo benefício em tratores e caminhões torna-o perfeitamente lógico, uam vez que estes veículos (feitos para o trabalho e mais robustos) não são de vida longa.
Sem o devido refino ele, demandada a compressão dos motores diesel, pode "saponar" (quase virar sabão), além de não inflamar corretamente - ao menos nas especificações dos motores - o que levaria a formação de uma película em determadas partes deste.
Tente, por exemplo, passar óleo de soja para lubrificar alguma peça metálica móvel (eu já fazia isto com rifles .22 - para caça pequena - quando guri e meu pai me dava altas broncas). Ele forma uma espécie de goma (por falta do devido refino) e as peças móveis tendem a travar.

O uso da mamona, apesar de ser uma cultura ainda imune a pragas e que não exige solos fértis, não é tão simples assim. Aí entram a coisa da logística, da inexperiência de cultivo e das plntas de refino (que só se viabilizarão se forem grandes). Partie de plantas de refino e cultivo pequenas e "familaires", como quer o governo, tem a meta do fracasso como única opção. Vejam que a soja só é pungente face às grandes fazendas que se iniciaram no início da década de 70, e com isto carrearam os pequenos produtores no rastro do seus sucessos.

O biodiesel é viável e dará uma independência enorme ao Brasil. Mas não será barato, pois refiná-lo em escala industrila, debalde a aparente simplicidade, requer técnica (não é barata) e consumo de energia. A opção do uso da soja, uma vez que esta monocultura já está implantada, era de se considerar, mas a soja é uma commoditie e aí é outra história.

João Pedro
08/02/2006, 02:01
Aliás, para complementar, tudo é uma questão de custos.
Veja bem, nós precisamos de petróleo e oensamo nele no que ele tem de mais vulgar, menos importante, que é o transporte pessoal. Isto se pode fazer com QUALQUER óleo ou outro combustível vegetal.
Dentro de pouco tempo o petróleo tera de ser usado, apenas, para a pteroquímica, essa sim de importância capital. Mas, um dia que nem petróleo para isto existir, ou se ele ficar muito caro até para isto, o Brasil tem uma planta de cultivo e refino de alcool espetacular. O pulo do gato será a alcoolquímica. Com o alcool podemos fazer tudo o que fazemos com o "ouro negro" até polímeros (plásticos).
E vocês só pensando em cachaça né?! :mrgreen:

J. G. Junior
08/02/2006, 13:36
Olá pessoal,

Vejam isto que foi escrito pela "Engine Manufacturers Association" acho que eh Americana, com relação as características diesel "Recommended Guideline on Diesel Fuel".

Kinematic Viscosity

Viscosity affects injector lubrication and fuel atomization. Fuels with low viscosity may not provide sufficient lubrication for the precision fit of fuel injection pumps or injector plungers resulting in leakage or increased wear. Fuels which do not meet viscosity requirements can lead to performance complaints. Fuel atomization is also affected by fuel viscosity. Diesel fuels with high viscosity tend to form larger droplets on injection which can cause poor combustion and increased exhaust smoke and emissions.

( Isto eh, viscosidade afeta a lubrificação e a atomização. Mais viscoso, melhor lubrificação da bomba, e tb pior queima do combustivel com mais fumaça )

Cetane Number/Cetane Index

Cetane number is a relative measure of the interval between the beginning of injection and autoignition of the fuel. The higher the number, the shorter the delay interval. Fuels with low Cetane Numbers will cause hard starting, rough operation, noise and exhaust smoke. Current commercial fuel cetane requirements may not adequately address these customer satisfaction issues. Generally, diesel engines will operate better on fuels with cetane numbers above 50 compared to fuels with cetane numbers of the national average of approximately 45.

Cetane number may be increased through the refining process or the blending of combustion ignition improving additives by fuel suppliers.

Cetane index is an approximation of fuel ignition quality through measurement of distillation range and specific gravity. It is not affected by the use of combustion improver additives; therefore it produces an indication of the base cetane number of the fuel.

( Não sei o numero de cetanos do diesel brasileiro)

Existem mais detalhes do combustivel no site :

http://tdiclub.com/articles/Diesel_Fuel_Guidlines/

Abraços,

Homero
08/02/2006, 15:29
João Pedro,

Concordo com tudo que voce falou , só acho que motor de caminhão e trator é muito duravel apesar do trabalho pesado (eles tem a rotação limitada mais baixa para prolongar a vida)
Quanto ao enxofre , se não houvesse agua no combustível ele aumenta a lubricidade do diesel e protege a bomba! (poluição então seria o problema, com agua forma-se acido sulfurico e ai ocorre corrosão)).Isso eu li em uma discussão sobre a Petrobras diminuir o enxofre do diesel e se não me engano a partir de janeiro/06 deveria parar de existir o diesel metropolitano (menos enxofre da ordem de 100 ppm) e em todo o territorio o diesel teria algo como 300 ou 500 ppm .(anter era algo como 3000 ppm)
Se isso for verdade , usar oleo lubrificante misturado a partir de janeiro , ficou ainda mais saudavel.

Quanto a usar óleo vegetal in natura , como no exemplo de limpar metais que voce deu que ocorre um endurecimento , oque se usa para desengripar ? Provavelmente diesel que é solvente até certo ponto poderia dissolver o residuo.
Se isso for verdade , se for usado uma mistura de diesel e oleo vegetal creio que os efeitos desagradáveis seriam minimizados.
Me lembrei que quando usava motor de aeromodelo que usava metanol e eleo de ricino , se guardasse o motor com resto de combustível dentro , ele acabaria travando pelo endurecimento do oleo.Hoje o combustível possui um aditivo que evita isso.

De qualquer maneira acho que se usado continuamente o oleo vegetal misturado no diesel não teria problemas, mas se deixar parado por um mes por exemplo, pode ocorrer algum travamento.

J. G. Junior,


O numero de cetano no Brasil no minimo 42 , apesar e existir uma portaria de 1983 que diz que deveria ser de 48 a 53, mas ninguem respeita.
Uma vez pedi informação para a Petrobras atraves de email e recebi uma resposta ridicula dizendo que 42 era adequado para os mot0res a diesel fabricados no Brasil... Percebi também da resposta que varia bastante dependendo da composiçaõ ... , mas, nunca menos de 42...

Há varios anos atras , como sobrava gasolina e faltava diesel foi decidido acrescentar nafta ao diesel .Se não me engano a nafta ia na gasolina e deixando de por na gasolina e adicionando ao diesel , diminuia a dependencia de petroleo importado.A partir dai a viscosidade do diesel diminuiu mas o alto teor de enxofre garantia a lubrificação da bomba e bicos ...


Homero

Péricles
13/02/2006, 11:13
Sobre a não recomendação para o uso de aditivos na L200Sport GLS por parte da Mitsubishi, questionei a própria fábrica e a resposta foi a seguinte:

"A MMC não restringe o uso de diesel aditivado vindo direto do posto de gasolina, a recomendação é para não usar aditivos auxiliares(extras) misturados ao diesel comum."

Existe tanta diferença na composição desses dois aditivos?

Péricles
13/02/2006, 11:15
Sobre a não recomendação para o uso de aditivos na L200Sport GLS por parte da Mitsubishi, questionei a própria fábrica e a resposta foi a seguinte:

"A MMC não restringe o uso de diesel aditivado vindo direto do posto de gasolina, a recomendação é para não usar aditivos auxiliares(extras) misturados ao diesel comum."

Existe tanta diferença na composição desses dois aditivos?

Edintruder
13/02/2006, 11:45
Deve existir! A maior diferença é o corante!!!

Marvila
03/03/2006, 22:43
Eu sou retiscente à aditivação do diesel com óleo lubrificante. A viscosidade elevada, comparada com o diesel, não permitirá a combustão total e o resultado será a formação de resíduos nos cilindros. Poderá formar borras no tanque com maior facilidade podendo prejudicar todo o conjunto do sistema de injeção, inclusive a própria bomba, acaso o filtro não dê conta do recado. Quem mora em regiões frias sabe que a especificação do óleo lubrificante tem de ser o mais "fino" possível para lubrificação rápida, na partida do motor. É recomendando por alguns fabricantes a adição de querosene no tanque - motores MB - em regiões frias para auxiliar na partida dada ao aumento da viscosidade do diesel em baixas temperaturas. Imagina ele aditivado com óleo lubrificante.
Costumo adicionar a 1 tanque de diesel, a cada 10 mil km, um frasco de Tunap 332 - www.lumobras.com.br - que mantém limpo o sistema. Depois, após queimar todo o tanque de diesel, troco o filtro de diesel.
Como sugestão: pneus calibrados, filtros sempre em dia, diesel de boa qualidade - filtrado ou centrifugado. Não apertar o pé, dirigindo com tranquilidade, não alongar marchas, evitando aceleradas bruscas e reduções. Sempre que for ligar o veículo mantenha a embreagem pressionada. Isto libera as engrenagens do volante do motor, traduzindo em menor esforço do conjunto mecânico/elétrico.
É isso aí!
Marvila

Edintruder
04/03/2006, 13:42
Marvila,
A mistura do óleo lubrificante no diesel não é para reduzir consumo, mas somente para preservar a Bomba Injetora, pois o óleo diesel antigo ou o atual Marine, é mais viscoso que o diesel aditivado, o metropolitano e o comum atual. Tem muita caminhonete que apresente desgaste na bomba injetorta com menos de 70000km (inclusive a minha) justamente pela deficiente lubrificação do diesel atual. Três bombistas de renome na região me disseram a mesma coisa e sujeriram o uso de óleo lubrificante no diesel. O melhor é que o cosumo reduz cada vez que se adiciona óleo lubrificante, até porque se a bomba não está colocando muita pressão, o engrossamento do óleo ajuda a aumentar a pressão de injeção melhorando a pulverização pelos bicos.


Sempre que for ligar o veículo mantenha a embreagem pressionada.

A Ranger só bate arranque com o pedal pressionado.

josiasmaia
18/11/2006, 19:36
entao quer dizer que sair mais forte, com mais giro, o consumo diminue???de onde tirou isso???eu pensava que andar na "maciota" era melhor!!!! e em relaçao a por oleo no combustivel melhora mesmo o consumo??e altera o desempenho??
vlw

Pequeno jr
18/11/2006, 20:00
Anda na faixa de torque do seu carro que é a melhor solução.

josiasmaia
19/11/2006, 16:06
só mais uma perguntinha...
vc poderia me dizer por favor qual o giro ideal pra eu andar no meu carro???
é uma l200 2001 87 cv...
vlw

Marvila
19/11/2006, 17:08
Josias Maia,
sempre obtive ótimo consumo da minha ex-L200 GL 00/00 andando na faixa de 2.500 a 2.800 rpm. Inclusive, sempre fiz acima de 11 km/l de média (estrada e cidade). Também sei que andar acima de 3.000 rpm na L200 de 87 hp eleva em muito o consumo médio.
Abs
Marvila
Ranger Limited 2.8 04/04

Walter L. L. Casitta
19/11/2006, 17:45
Josias Maia,
sempre obtive ótimo consumo da minha ex-L200 GL 00/00 andando na faixa de 2.500 a 2.800 rpm. Inclusive, sempre fiz acima de 11 km/l de média (estrada e cidade). Também sei que andar acima de 3.000 rpm na L200 de 87 hp eleva em muito o consumo médio.



Considerando que o melhor torque da L200 esta n faixa de 2000RPM, também acredito que a uns 2500RPM da pra fazer uma viagem mais econômica...

marcos ambrogi
19/11/2006, 23:48
Costumo viajar em uma rodovia, Tamoios, no limite legal, 80Km/h. Notei uma economia surpreendente andando em 5ª marcha, porém abaixo de 2mil giros. Isso prejudica o motor de alguma forma?

Pequeno jr
20/11/2006, 08:06
só mais uma perguntinha...
vc poderia me dizer por favor qual o giro ideal pra eu andar no meu carro???
é uma l200 2001 87 cv...
vlw

Se posso dar a idéia do carro do meu pai, na cidade ele anda em torno dos 2500 a 2.800 rpm. Estrada não tem como fazer isso pq imagina vc pegar um retão como de correntina-BA que são 184km e andar a 80/90km por hora... é froidz.

Edintruder
20/11/2006, 21:23
Costumo viajar em uma rodovia, Tamoios, no limite legal, 80Km/h. Notei uma economia surpreendente andando em 5ª marcha, porém abaixo de 2mil giros. Isso prejudica o motor de alguma forma?

De maneira alguma isso pode prejudicar algo, na verdade o motor está com redução de tensões causadas pela maior pressão do turbo. Não que estrage andar no pau, porém o motor trabalha com uma temperatura mais uniforme e com pouca variação de pressão da admissão.

Porém para o menor consumo, é melhor andar com marchas mais longas e pé mais suave. Se precisar embalar, reduz uma marcha para utilizart a faixa de torque do motor, após pode colocar uma 5a marcha e andar a 50km/h na cidade. O consumo em motores diesel é diretamente proporcional a rmp utilizada, quanto maior a rpm maior o consumo.

marcos ambrogi
20/11/2006, 22:10
Beleza Edi, mais uma vez valeu pela informação

Fernando Lopes
23/11/2006, 14:16
Alguem poderia me informar se adicionar 1/2 litro de querosene ao tanque de oleo diesel quando for abastecer irá trazer algum beneficio ( limpeza da bomba injetora e bicos , melhoria na queima de combustivel , economia de combustivel) ???


Adicinar querosene no combustivel (diesel) tem um resultado pelo menos parecido ao adicionar Aditivo STP ou nao tem nada a ver ?

Obrigado e me desculpe se falei besteira.

wagnerf
23/11/2006, 14:25
Fernando da uma pesquisada, que este assunto já foi bem discutido aqui.

Abraços

csirani
23/11/2006, 14:50
Este ano foram comprados 2 caminhões Ford Cargo 2628 com motor cummins eletrônico aqui. De manhã no inverno acabou congelando o óleo dentro dos filtros e o motor parou de funcionar. Como o pessoal não é capaz de esperar fincou querosene dentro para voltar a funcionar e até agora, aparentemente sem nenhum problema ocasionado.

Contudo, quando foram fazer a primeira revisão do caminhão, no diagnóstico apontou isso e levamos uma c@#... da Ford dizendo que poderia danificar o sistema de injeção e que se fizessemos mais uma vez, perderíamos a garantia do sistema de injeção.

É claro que que não foi adicionado no tanque e sim diretamente no filtro, até o momento não foi percebido qualquer anormalidade.

Dieselboy
23/11/2006, 15:13
Fernando

Tenho adotado esta prática com maior frequência nas últimas semanas, sendo que iniciei este processo de forma gradativa há cerca de 2 meses. O resultado tem me agradado bastante, pois observei que o motor parece trabalhar mais "redondo" quando adiciono querosene ao tanque.

Não me lembro de nenhum aditivo ou mesmo Diesel aditivado que tenha demonstrado efeito similar.

Evidentemente que isto pode apenas ser um efeito "placebo" (se é que pode-se utilizar este termo na mecânica) mas o fato é que o MWM 229TD passou até a trabalhar numa faixa de giro menor desenvolvendo a mesma velocidade na qual antes trabalha com um giro mais alto :shock:

Não posso precisar com exatidão o valor, mas vendo no painel à grosso modo parece ter diminuido uns 100 RPM, outro detalhe que é bastante perceptível é a melhora na resposta das retomadas :dance: :dance:´dá para notar a diferença nas ultrapassagens sendo que algumas vezes não preciso nem reduzir uma marcha para ultrapassar :dance: :dance:

O ruído também diminuiu um pouco aliás fato este que pode comprovar que o motor passou mesmo a trabalhar num regime de giros menor.

Quanto ao consumo não notei diferença alguma, até o presente momento tem feito a mesma média que fazia antes da adição do querosene, ou seja em torno de 9,5 km/L (cidade) e 11 km/L (estrada).

Quanto aos benefícios desta dição em relação à bomba e aos demais componentes há relatos em outros tópicos que mencionam uma melhora na lubricidade do óleo Diesel o que se traduz num menor esforço e consequentemente menor desgaste da bomba injetora à médio e longo prazo.

PS - Retifico o que disse acima a respeito de não lembrar de nehum Diesel que tivesse efeito similar à adição de querosene. Na verdade quando absteci a F-1000 com Diesel argentino notei efeito semelhante, talvez porque a cetanagem do óleo deles seja superior :pensativo::pensativo:

Quem tiver motores eletrônicos é bom proceder com muita cautela de preferência consultando de antemão um bombista experiente, pois pelo que me consta alguns eletrônicos são muito sensíveis em relação ao Diesel, portanto uma "mistura" de querosene pode ser um tanto quanto "indigesta" para estes motores.

Lucas Nassif
24/01/2007, 18:26
No último fim de semana fui pra Montes claros na Hilux At 2006! Em circuito SOMENTE estrada, ela ficou na marca de 13 a 13,5 km/l, andando entre 80 e 120 km/h e as vezes usando piloto automatico! Já o consumo total, envolvendo ida e volta, e andando dentro de montes claros mesmo ela fez 12,4 km/l!! Eu achei espetacular, pois a S10 diesel 2003 que tinha, mau mau fazia 10,5 na estrada andando na manha!!

ABssss

dsamaz
25/01/2007, 14:14
Eu achei espetacular, pois a S10 diesel 2003 que tinha, mau mau fazia 10,5 na estrada andando na manha!!
ABssss

A tua S10 eh q fazia 10,5... A minha fez 14,45 km/l na última medição na estrada. Na cidade sempre dá + de 11,0 km/l.

T+
Daniel

Lucas Nassif
25/01/2007, 14:22
eu
A tua S10 eh q fazia 10,5... A minha fez 14,45 km/l na última medição na estrada. Na cidade sempre dá + de 11,0 km/l.

T+
Daniel

Daniel, uma pergunta: A sua já é modelo eletronica?

A sua eu não sei, mas a minha qdo eu medi os 10,5 eu tava viajando, portanto estava com mais de 500 kg na caçamba! Andando na estrada, sem peso, a minha passava dos 12,5 tranquilo! O que eu estou falando, que a Hilux estava carregada tambem, é 3.0 16V, e automatica com piloto automatico (o que faz ela beber mais) e mesmo assim ela fez 13,5! Estou comparando a Hilux nas mesmas condições do que quando tirei a média na S10!

Abss

murilloaquino
25/01/2007, 16:03
Pelo contrario...
Quando ce usa o piloto automatico, a tendencia é o consumo diminuir bastante por manter uma aceleraçao constante na estrada...
sempre q possivel, ligue o piloto automatico q economizará...

Walter L. L. Casitta
25/01/2007, 16:18
Pelo contrario...
Quando ce usa o piloto automatico, a tendencia é o consumo diminuir bastante por manter uma aceleraçao constante na estrada...
sempre q possivel, ligue o piloto automatico q economizará...

Isso é só teoria. Eu só ando na estrada com piloto automático ligado e tenho certeza que com ele o consumo é maior porque o controlador não tem como prever as subidas, decidas ou os obstáculos acelerando sempre mais do que deveria. É um sistema burro, mesmo assim muito útil.

Lucas Nassif
25/01/2007, 16:22
Pelo contrario...
Quando ce usa o piloto automatico, a tendencia é o consumo diminuir bastante por manter uma aceleraçao constante na estrada...
sempre q possivel, ligue o piloto automatico q economizará...

Isso é o que todo mundo fala, mas se for pesquisar direito, já ta mais que provado que o piloto automatico faz consumir mais! Nao acredita? Lê a Revista AutoEsporte do mes passado!

[]'s sem confusões :discordo:

Edintruder
25/01/2007, 18:38
Em serras ele consome mais pois segura muito nas descidas e não embala um extra antes de iniciar a subida, principalmente se for com câmbio automático que reduz as marchas na subida, porém em estradas planas ele é mais econômico.

Walter L. L. Casitta
25/01/2007, 20:04
porém em estradas planas ele é mais econômico.

Se não tiver trafego...

Charles Noronha
25/01/2007, 21:36
Como normalmente as rodovias brasileiras tem buracos e caminhões a 60km/h, fica dificil usar bem o piloto automatico.

Marcello Ladeira
27/01/2007, 11:06
Renan,

o que vc considera consumo exagerado na L200?
Na minha antiga fazendo Rio São Paulo a 80 - 100 Km/h fiz 17 Km/l
A minha era uma 2000
Martin seu comsumo é recorde... estive na CVRD esta semana e o que não falta lá são L200 quadradinhas... o motorista que me levou de Marabá numa pkp novinha (40.000km e 4 meses de uso), sempre a 90-100km (pois elas tem um limitador chamdo BlueTec) falou que ela fazia 10.5km/l. A 100 por hora de 5a. ela fica à 2.750rpm o que esplica o consumo exagerado.

[]'s,

Marcello Ladeira
27/01/2007, 14:27
Walter vc colocou o piloto automático na Ranger? Como fez isso? sinto falta de um treco destes na minha L200 pois na estrada ela vai bem de 5a. a partir do 50km/h, ou seja, é quase um automático. hehehehe.

[]'s,

edubelem
27/01/2007, 15:41
Agora que cheguei aos 35k, parece que aconteceu alguma coisa lá dentro do motor, que a bicha ta mais econômica que nunca, pois antes fazia 8.5 – 9.2 na cidade, agora esta fazendo simplesmente 10 – 10,5.

FlavioLouveira
27/01/2007, 16:09
Walter vc colocou o piloto automático na Ranger? Como fez isso? sinto falta de um treco destes na minha L200 pois na estrada ela vai bem de 5a. a partir do 50km/h, ou seja, é quase um automático. hehehehe.

[]'s,


A MIt tem piloto auto , tanto para as auotmaticas qto para as manuais, a minha tem e funciona muito bem, no volante mesmo fica os botoes..da uma olhada em um para a sua

Lucas Nassif
27/01/2007, 16:11
A 100 por hora de 5a. ela fica à 2.750rpm o que esplica o consumo exagerado.

[]'s,

2.750 rpm a 100ph é osso! Por isso que ela bebe bem...
Na hilux, a 2.750 eu to a 160....

FlavioLouveira
27/01/2007, 16:43
é verdade, tem uma diferença de rotaçao grande para as L200 mais antigas, nao sei de cabeça , mais a minha nao fica tudo isso nao a 100 por hora, de jeito nenhum...

Lucas Nassif
27/01/2007, 16:54
é verdade, tem uma diferença de rotaçao grande para as L200 mais antigas, nao sei de cabeça , mais a minha nao fica tudo isso nao a 100 por hora, de jeito nenhum...

A sua tem 141cv ne!! Agora, se a 100ph ela ta a 2.750 rpm, a 120-130 ph ela tá a qts RPM??

Abss

Bianor
27/01/2007, 16:59
Pessoal tem se falado muito em diversos "recursos milagrosos" para economizar combustivel. Sera que os colegas fizeram o basico ou seja a manutenção básica ?
Por exemplo a pouco tempo fiz o ajuste da bomba injetora e turbina.
Coloquei num tópico, parece que só quem viu foi o dieselboy.
Mas ai vai o link http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23634
Agora fiz a calibração dos bicos, claro que só vale para os menos abonados como eu que andam de diesel mecânico, nada de eletronicos.
Procurei o tecnico responsável do bosch serviçe e ele me explicou como funcionam os bicos injetores, que o mesmo tem molas internas que mantem a contra-pressão necessária 220 bar para manter a estanqueidade do diesel dentro do bico face a pressão da bomba.
Como o ajuste da mola é feito por pinos que adequam a carga da mola, gerando a pressão necessária, foram trocados os tais pinos e colocado no lugar de novo.
Constatei que a fumaça sumiu mesmo.
O motor ficou meio aspero, como que funcionando a seco mesmo, até a marcha lenta caiu, não notei diferença no desempenho mas deve haver melhora na economia de combustível, na contaminação do óleo do motor e na formação de carvão na camara de combustão.
Segue um desenho esquematico do bico injetor:
http://img265.imageshack.us/img265/9996/bicoinjetorwb6.jpg (http://imageshack.us)

FlavioLouveira
27/01/2007, 17:27
A sua tem 141cv ne!! Agora, se a 100ph ela ta a 2.750 rpm, a 120-130 ph ela tá a qts RPM??

Abss

Amanha vou ate Goiania e depois em Brasilia , e com certeza, vou memorizar os rpms hahaha :mrgreen: :mrgreen: , uns quase mil kilometros daqui...Talvez amanha a noite mesmo, se meu hotel tiver wirelles ou internet, eu ja posto aqui.... Fico devendo a resposta:concordo:

Marcello Ladeira
27/01/2007, 20:38
A L200 Sport Manual de 5a a 100 km/h fica pouco acima de 2500 RPM, isso apenas pela diferença de diametro do pneu.

[]'s,

haundrich
28/01/2007, 00:57
Pelo contrario...
Quando ce usa o piloto automatico, a tendencia é o consumo diminuir bastante por manter uma aceleraçao constante na estrada...
sempre q possivel, ligue o piloto automatico q economizará...

Na teoria, concordo.
Na prática, depende do carro (principalmente de como foi ajustado o PID de controle de velocidade) e do motorista.
Já vi carros automáticos de colegas que ficam mais economicos.
Enquanto que o meu pai sempre consegue ser mais econômico sem o piloto automático do canguru dele.

haundrich
28/01/2007, 01:05
uma coisa que ninguém mencionou ainda...
Ha muito postos que trocam a engrenagem do registrador da bomba, que quando deveria dosar 1 Litro, na verdade vai dosar 0,99 , outros deixam com 0,92 L , até chegar aos mais inescrupulosos..
Isso mata o cálculo do consumo.
Pneus maiores, sem aferir novamente o velocímetro, também mata o ccálculo de médio de consumo...

Edintruder
28/01/2007, 10:32
uma coisa que ninguém mencionou ainda...
Ha muito postos que trocam a engrenagem do registrador da bomba, que quando deveria dosar 1 Litro, na verdade vai dosar 0,99 , outros deixam com 0,92 L , até chegar aos mais inescrupulosos..
Isso mata o cálculo do consumo.
Pneus maiores, sem aferir novamente o velocímetro, também mata o ccálculo de médio de consumo...

No caso dos pneusmaiores tem que medir a tangente do pneu original e medir o novo, faz um cálculo para ter a proporção em % e sempre soma essa porcentagem à km rodada do período, vai dar certinho e dá para notar que o consumo pouco altera com os pneus maiores no uso normal.

FlavioLouveira
28/01/2007, 18:05
A sua tem 141cv ne!! Agora, se a 100ph ela ta a 2.750 rpm, a 120-130 ph ela tá a qts RPM??

Abss


eu tirei foto, mas ficou ruim... a cravados 130 fica a 2750... a 140 fica abaixo de 3000 na reta, um pouquinho abaixo só...

RABUGENTO
28/01/2007, 19:24
A Ranger 3.0, roda a 120kmh com 2100/2200 rpm, velocidade de cruzeiro...

Marcello Ladeira
28/01/2007, 23:07
Flávio a minha a 120 km/h fica pouco acima de 3100, isso com os BF AT que estou utilizando antes devia ficar pouco acima de 3200. O câmbio da Manual é curto demais - se tivessemos uma relação mais longa dava pra fazer mais de 10 na estrada.

[]'s,

Wallace
29/01/2007, 11:27
Eu tenho piloto automatico (controle de cruzeiro) em tudo quando é carro, atualmente na RAM, Cherokee e no Focus.
E para mim normalmente ele faz gastar mais sim, principalmente em estradas com subidas de descidas, nas bem planas pode ser ate que tenha um minima economia.
No final de semana pelo computador da RAM fiz 10 km/l indo de SP a Brangança e voltando, isso a 1.600 rpm (torque maximo da RAM) o que dá uns 95 km/h com o piloto ligado o tempo todo.

Lucas Nassif
29/01/2007, 20:47
eu tirei foto, mas ficou ruim... a cravados 130 fica a 2750... a 140 fica abaixo de 3000 na reta, um pouquinho abaixo só...

Como???????? Se a 100 km/h ela fica a 2.750RPM, não é possivel que a 130 km/h ela esteja tambem a 2.750 giros!!

OBS...nao deu pra ver a foto aki!!

Abssssssssssssssssssssssssssssssssss

murilloaquino
29/01/2007, 21:45
nao esqueça q existe as l-200 quadradinhas, com 90 cv e 2750 rpm a 100 km/h
e tem as sport auto, com 2750 a 130 por hora

Lucas Nassif
29/01/2007, 21:47
AAAAA táááá, essa que fica a 100ph com 2.750 é a quadradinha???? Axei que as duas eram Sport!!

[]'s enganados

Miguels
29/01/2007, 22:29
A transmissão pode se ver afetada ao longo do tempo se andar a baixa velocidade (<50 km/h) na quinta marcha. É como se (valha a analogia) desse partida iniciando pela quinta... as engrenagens sofrem devido as diferentes relações entre si (diâmetros diferentes = transmissão diferente de força).


De maneira alguma isso pode prejudicar algo, na verdade o motor está com redução de tensões causadas pela maior pressão do turbo. Não que estrage andar no pau, porém o motor trabalha com uma temperatura mais uniforme e com pouca variação de pressão da admissão.

Porém para o menor consumo, é melhor andar com marchas mais longas e pé mais suave. Se precisar embalar, reduz uma marcha para utilizart a faixa de torque do motor, após pode colocar uma 5a marcha e andar a 50km/h na cidade. O consumo em motores diesel é diretamente proporcional a rmp utilizada, quanto maior a rpm maior o consumo.

FlavioLouveira
29/01/2007, 22:36
Eu tenho piloto automatico (controle de cruzeiro) em tudo quando é carro, atualmente na RAM, Cherokee e no Focus.
E para mim normalmente ele faz gastar mais sim, principalmente em estradas com subidas de descidas, nas bem planas pode ser ate que tenha um minima economia.
No final de semana pelo computador da RAM fiz 10 km/l indo de SP a Brangança e voltando, isso a 1.600 rpm (torque maximo da RAM) o que dá uns 95 km/h com o piloto ligado o tempo todo.


Pegando esse monte de estrada que eu fiz ate Goiania e Brasilia, eu percebi que em estrada duplicada o piloto NO MEU CASO PESSOAL é melhor, pois na subida ele mantem melhor a uns 130, cai um pouquinho mas nao tenta reduzir a marcha, já se estou com meu pé acelerando acabo dando uma pisada e vira e meche da aquela reduzida e o carro pula acelerando ahhahaha....
Agora viagei com pesos pesados no carro, mais bagagem e ferramentas do pessoal bem pesada, e a caminhonte foi muito bem mantendo uns 130 (nao to dizendo que outras nao fazem) , mas foi muito bem... Quando o pessoal nao é alto, menos de 1,80, se acomoda 2 pessoas bem atras, e a suspensao nao pula muito ( sim fiquei uns 140 km atras) , entao a viagem fica , na medida do possivel, confortavel......


Mas assim, o consumo na minha ultima medição foi o mesmo que eu postei, quando eu voltar medirei novamente... E para melhorar consumo, tem que começar pelo combustivel...

Edintruder
29/01/2007, 22:56
A transmissão pode se ver afetada ao longo do tempo se andar a baixa velocidade (<50 km/h) na quinta marcha. É como se (valha a analogia) desse partida iniciando pela quinta... as engrenagens sofrem devido as diferentes relações entre si (diâmetros diferentes = transmissão diferente de força).

Miguels, existem caixas aonda a 5a mercha fica fora do eixo principal deslocada, (caso das caixas VW) e a relação da 5a recebe menos lubrificação, esse desenho não é similar nas caixas longitudinais, caso das picapes, então não sofre em nada por falta de lubrificação uma vez que as engrenagens tem uma parte submersa em óleo. Outro ponto que tenho que discordar é que no momento em que a rpm está abaixo da faixa de torque, a força transmitida pelo motor é muito menor do que a passada em velocidade normal, onde temos toda uma pressão aerodinâmica para enfrentar e mais todo o torque do motor para empurrar, fora isso a temperatura da transmissão se eleva reduzindo naturalmente a viscosidade do óleo, aumentando o atrito interno em toda a transmissão.
Dessa forma, andando de forma normal, tanto faz a marcha que se anda, não existe como danificar nenhum componente ou ter uma possível redução da vida útil de determinada peça da transmissão.
Podemos sim, enumerar alguns fatores que danificam caixas:
1- Dar solavancos no acelerador ou embreagem;
2- Não manter o nível do óleo adequado;
3- trocar as marchas sem o uso de embreagem fora do tempo correto do motor;
4- Reduzir marchas e não elevar o rpm antes de soltar a embreagem;
5- Forçar desengate de marchas em momento de esforço;
6- Apoiar a mão sobre a alavanca do câmbio;
7- Tentar fazer engates rápidos sem dar tempo dos sincronizados emparelhar a rpm das rodas dentadas;
8- Tentar fazer ou engatar marchas com o veículo parado sem o uso de embreagem;
9- Engatar marcha de sentido oposto ao movimento em que o veículo se desloca no momento.

Pela explicação dada lá em cima, a única peça que pode sofrer, se caso se der o movimento a partir do zero, é a embreagem, fora isso não existe nada que possa danificar. Um exemplo, é que todas as caixas agüentam mais torque nas marchas mais longas do que nas marchas mais reduzidas, dessa forma não existe nenhuma base para reforçar essa sua tese.

Miguels
30/01/2007, 17:52
Miguels, existem caixas aonda a 5a mercha fica fora do eixo principal deslocada, (caso das caixas VW) e a relação da 5a recebe menos lubrificação, esse desenho não é similar nas caixas longitudinais, caso das picapes, então não sofre em nada por falta de lubrificação uma vez que as engrenagens tem uma parte submersa em óleo. Outro ponto que tenho que discordar é que no momento em que a rpm está abaixo da faixa de torque, a força transmitida pelo motor é muito menor do que a passada em velocidade normal, onde temos toda uma pressão aerodinâmica para enfrentar e mais todo o torque do motor para empurrar, fora isso a temperatura da transmissão se eleva reduzindo naturalmente a viscosidade do óleo, aumentando o atrito interno em toda a transmissão.
Dessa forma, andando de forma normal, tanto faz a marcha que se anda, não existe como danificar nenhum componente ou ter uma possível redução da vida útil de determinada peça da transmissão.
Podemos sim, enumerar alguns fatores que danificam caixas:
1- Dar solavancos no acelerador ou embreagem;
2- Não manter o nível do óleo adequado;
3- trocar as marchas sem o uso de embreagem fora do tempo correto do motor;
4- Reduzir marchas e não elevar o rpm antes de soltar a embreagem;
5- Forçar desengate de marchas em momento de esforço;
6- Apoiar a mão sobre a alavanca do câmbio;
7- Tentar fazer engates rápidos sem dar tempo dos sincronizados emparelhar a rpm das rodas dentadas;
8- Tentar fazer ou engatar marchas com o veículo parado sem o uso de embreagem;
9- Engatar marcha de sentido oposto ao movimento em que o veículo se desloca no momento.

Pela explicação dada lá em cima, a única peça que pode sofrer, se caso se der o movimento a partir do zero, é a embreagem, fora isso não existe nada que possa danificar. Um exemplo, é que todas as caixas agüentam mais torque nas marchas mais longas do que nas marchas mais reduzidas, dessa forma não existe nenhuma base para reforçar essa sua tese.

Ed, essa constatação sua é convincente e aparentemente bem fundamentada. Não tenho como contestá-la com meus conhecimentos. Tentarei me aprofundar mais no tema tendo como base a resistência ao atrito das diversas engrenagens face às ligas metálicas utilizadas nas pickups. Vaeleu, Ed!

eder simoes
05/12/2012, 15:33
truco....6 ladrao.......kkkkkk....nao existe l200 que passe de 8,5....andando ate 100 km por hora....

eder simoes
05/12/2012, 15:55
l200 fazendo 17 km por litro.......sem comentarios.....nem moto faz isso.....j ative 3 l200, 2.5 e a 3.2, nehuma delas passou de 9 kmm por litro....e eu nao passo de 100 a 120 por hora...