Ver Versão Completa : SAMURAI 93 - Cadastro do Motor - Problemas para transferir o veículo
Gianni77
11/03/2015, 08:38
Prezados, bom dia.
Ao tentar transferir um Samuka 93 que comprei em São Paulo no Detran de Fortaleza, verificou-se que o motor que está no veículo consta instalado num outro Samurai, azul, emplacado em Campinas.
O Detran não vai transferir o veículo enquanto não conseguir uma Declaração de Venda do Motor, assinada pelo proprietário do outro veículo, com firma reconhecida.
Tenho o número do motor, placa do carro e renavan, nome e CPF do cidadão; mas não consigo entrar em contato com ele.
O jipe foi "meiado" com meu irmão que mora lá em Fortaleza. Eu passo metade do mês em São Paulo e Metade lá a trabalho. Meu irmão já está desistindo do negócio e em breve vou desistir também. Meu último recurso foi recorrer a este espaço e a outros fóruns pra ver se consigo achar essa boa alma.
Espero que alguém possa ajudar.
Abraços.
Giovanni.
Amigo, primeiro vc deve consultar quem te vendeu o carro. Será que foi ele quem trocou o motor? Será que o samurai doador esta rodando ou deram baixa? Pode ser difícil encontrar mesmo um dono antigo e disposto a fazer uma declaração.
Você pode consultar um bom despachante de carro para pegar mais informações. O cara que te vendeu deve se responsabilizar por isso e seria bom que ele conseguisse esse documento.
Boa sorte.
Walter da Camper
13/03/2015, 10:03
Se o motor consta como pertencente a outro carro, pode ter ocorrido uma dessas 2 hipóteses:
1-o carro doador foi desmontado e não foi dada baixa do carro no Detran.
2-o carro doador teve o motor trocado (provavelmente colocaram um AP...) e não fizeram a regularização no Detran.
De uma forma ou de outra, a responsabilidade é de quem vendeu o carro. Ou ele acha o dono do Samuka azul e providencia a baixa do motor no Detran, ou te devolve o dinheiro acrescido das despesas para trazer o carro de volta a SP.
Com esse artifício de apresentar declaração pode resolver o problema da transferência, mas se o motor continuar cadastrado no samuka antigo, vai dar problema na próxima transferência, por isso exija a baixa pelo proprietário do samuka azul.
No estado de São Paulo, há uns 10 anos, é obrigatório constar o nº do motor no campo de observação do documento. Ao comprar um veículo dá pra ver se o motor bate com o docto.
Outra forma de evitar cair nessa roubada é passar o carro por uma daquelas empresas particulares de vistoria ao custo de uns 120 reais.
Lucas Lee
13/03/2015, 15:38
Realmente a responsabilidade é de quem vendeu o carro. Mas cuidado com estas empresas de vistorias: quando comprei o primeiro samurai, na transferência (Detran) foi detectado que a numeração não estava gravada no motor. No local a textura indicava que NUNCA tinha sido marcada. Se foi ou não, não paguei pra ver, então após umas 3 idas ao Detran, foi liberado para que fosse feita a regravação (ou a gravação, já que não existiu uma anterior). Mas no doc do carro constava uma numeração "compatível" com a que seria a correta. Assim foi feito. Tudo ok.
O que me causou supresa foi a transferência anterior não ter detectado isso, a empresa de vistoria tirou foto de tudo mas não tinha a numeração do motor, só atestava que o motor era dele mesmo. Pra completar, existe uma numeração de chassi "nacional" e outra "japonesa", me lembro que em dois lugares distintos e o perito do Detran também identificou essa outra falha. O proprietário anterior bancou a regravação do motor, que inclusive foi feita em outro local. O local original continuou lá, bonitinho e sem gravação alguma. Então, estas empresas de vistorias querem o seu $$ e não se importam se vai dar um problema depois ou não.