Ver Versão Completa : Hilux CD 4X4 2.8 2001 ou CD 4X4 3.0 de 2002 a 2004?
Marco255
10/03/2015, 13:57
Gostaria de comprimentar todos do fórum.
Não conheço muito de motores das Hilux. Estou me capitalizando para comprar uma pick-up das antigas, entre 2000 e 2004. Gostaria de saber qual a diferença desses motores, pois pelo que tenho lido aqui, existem os aspirados 2.8. Os 2.8 turbinados fora de fábrica. Os 3.0L, que não sei o que significa esse L. Os turbos de fabrica. Os 5L, que tb não sei o que significa. E os 1Kzt e 1Kzte. Esse últomo sei que o "e" significa eletrônico. Podem me ajudar por favor, pois pelo que li, esses 3.0, se não for colocado uma válvula no cabeçote, eles racham com facilidade.
Obrigado.
Boa tarde Marco
Falando apenas de picapes:
Até 2001 são 2.8 originalmente aspiradas de fábrica. Esse é o motor 3L. Muitos turbinam por conta própria. Teve é poca que a própria concessionária turbinava. Tem 77cv (aspirada). É famoso pela confiabilidade e durabilidade
De 2002 a 2004 saíram com 2 motores diferentes:
- O 3.0 aspirado, que é o 5L com 90 cv. Esse motor é praticamente o mesmo 3L, só que com cilindrada maior.
- O 3.0 turbinado, que é o 1KZTE, com 114cv (alguns lugares constam como 116cv). Nas picapes não vieram os 1KZT, só nas SW4. Esse tem fama de problemas no cabeçote (mais nas primeiras SW4). Esse motor é muito bom, apenas precisa ter manutenção rigorosa, principalmente no sistema de arrefecimento e os cuidados normais de partida e desligamento de motores turbinados (consta no manual do veículo).
Tive uma picape 2002 e vendi com 300.000 km, sem nunca ter problema de cabeçote. com essa km não baixava óleo ou água.
Troca de óleo e filtro a cada 5000km.
Marco255
10/03/2015, 17:51
Clandio, muito obrigado pelo esclarecimento. Foi bem esclarecedor. Então os motores 1Kzte que vem nas picapes turbinadas não dá problemas de rachadura no cabeçote como o 1Kzt?
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.
Marco
O Motor 1KZT e o 1KZTE, são os mesmos motores, apenas o 1KZTE posui bomba injetora com gerenciamento eletrônico. Esses motores possuem cabeçote em liga de alumínio e bloco em ferro fundido. Se houver superaquecimento, pode trincar o cabeçote sim.
Tem um tópico que se discute bastante sobre isso:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/6165-sw4-97-x-cabecote-e-radiador.html?highlight=cabe%E7ote
A conclusão que cheguei é que se tiver manutenção adequada no sistema de arrefecimento, e cuidados, principalmente no deligar o carro depois de exigido, não terás problema de trinca de cabeçote.
Felipe Reiter
10/03/2015, 21:36
Boa Noite Marco,
Primeiramente , Toyota é Toyota e não tem essa partes.
Indico A Hilux SR5 a todos que me perguntam, Show de Bola , Manutenção Barata , Facil de encontrar tudo , é Muito forte o motor ( Força não é velocidade é Torque ) , Porém consulte bons mecânicos e seja feliz.
Mais vale pagar um pouco mais , do que ter que fazer um motor por exemplo por falta de manutenção;
Marco255
12/03/2015, 11:24
Felipe, é essa mesmo que estou mirando.rs Espero conseguir uma boa quando tiver capitalizado. Agradeço muito a ajuda de todos, pois como falam aqui, o que importa é o histórico da vtr e não km, ou estado estético.
Muito obrigado pela colaboração de todos aqui, pois estou aprendendo muito com vcs!
Marco255
16/03/2015, 22:32
Clandio, obrigado por todo esclarecimento. Aprendi muito com vc.
Marco255
24/03/2015, 12:11
Clandio, e quanto as picapes com fabricação posterior a 2004? O que significa o motor D4D?
Marco<br><br>O D4D é outro motor. Não saberia te dizer muita coisa sobre ele. O nome desse motor é 1KD-FTV. Se Não me engano, quando foi lançado desenvolvia 163cv (3.0 turbo e intercooler). <br>Me parece que é o mesmo motor das atuais, só que agora aumentou a potencia acho que pra 170cv ou coisa assim.<br><br><br>
Iiiii. Saiu uns marcadores estranhos na mensagem.
Marco255
24/03/2015, 20:09
Ok, sem problemas. Mas esses motores mais novos não tem mais o problema da rachadura do cabeçote, correto?