PDA

Ver Versão Completa : Relação 2ª/3ª



Zanella
10/03/2015, 12:45
Olá companheiros da vida BANDida,

minha band (14b) antes de turbinar apresentava um vazio entre a 2 e 3 marcha, imaginei que turbinada este vazio deixaria de existir, continua. Estou me referindo em subidas realmente íngremes onde levo a 2ª até o limite, joga a 3ª e o motor sofre, sendo necessário retornar a marcha. A band do meu irmão com motor MB não sofre este problema. Este problema é comum aos 14b ou será que a relação da minha pode estar errada?

fabiano r
10/03/2015, 14:14
Boa tarde Zanella! A minha 314 sente pouco quase nada (nada que trocando a marcha em alta não resolva) mas é alongada e você deve considerar que os motores MB tem mais torque que os 14B.

A minha em segunda passa dos 50km/h fácil a terceira vai a 100km/h

Tenta ver se consegue testar outra 14B.

Abs. Fabiano r

Sergio c
10/03/2015, 15:02
Fabiano, na verdade os motores M Benz e os 14B tem o mesmo torque, o que muda é a faixa de rotação do motor para a entrega desse torque, o que nos motores MB é um pouco acima da marcha lenta, nos 14B é em giro bem mais elevado.
Então, se deixar apanhar ou baixar a rotação dos 14B em subidas, demora um pouco mais para ergue-la novamente.

Dimasi
10/03/2015, 17:24
A turbina não resolveu pq quando vc joga a 3a, ela deixa de soprar o pouco que soprava na 2a. Se trocar o caracol quente por um menor, pode ser que atenue, mas ai vai amarrar em alta. O degrau existe, mas não deveria ser tão sentido, ainda mais na pkp que tem as relações mais curtas. Em trilhas ou estrada de terra use a reduzida que vc sobe em 3a e 4a sem sentir o buraco.

Zanella
10/03/2015, 18:49
A turbina não resolveu pq quando vc joga a 3a, ela deixa de soprar o pouco que soprava na 2a. Se trocar o caracol quente por um menor, pode ser que atenue, mas ai vai amarrar em alta. O degrau existe, mas não deveria ser tão sentido, ainda mais na pkp que tem as relações mais curtas. Em trilhas ou estrada de terra use a reduzida que vc sobe em 3a e 4a sem sentir o buraco.

na reduzida não sentiu, já tinha testado, crucificar a velocidade de cruzeiro em benefício de uma eventual ladeira acentuada não parece viável, se o buraco existe e esta tudo certo, mantenho a 2ª marcha....

obrigado

hercilio.neto
10/03/2015, 22:17
Zanela,
qual a medida dos pneus?

Zanella
11/03/2015, 00:03
Zanela,
qual a medida dos pneus?

estou utilizando o jogo 235/85 16

hercilio.neto
11/03/2015, 08:53
estou utilizando o jogo 235/85 16
Essa medida é próxima à original.
Talvez a relação tenha sido alongada, providencia que considero desnecessária para quem tem câmbio de 5 marchas.
No meu jipe uso pneus 33" e turbina Garret .42/.48 e não tenho problema entre a 2.ª e 3.ª marcha.
Obs: motor OM364

Zanella
11/03/2015, 11:06
Na cidade ou subida não exageradas tbm não sinto, o buraco aparece em subidas realmente muito íngremes e só nesta troca de 2 para 3.