Ver Versão Completa : HT homologado
Júnior DRM
09/03/2015, 22:46
Eu sou radioamador classe C e tenho um HT Baofeng que não é homologado pela ANATEL, por isso gostaria de saber o q pode acontecer se eu for parado em uma blitz e estiver com todos os documentos certos mas com o ht que não é homologado?
Qual seria um ht homologado e não muito caro?
Amigo, se for o BAOFENG UV-5R (mesmo do meu) pode ficar tranquilo que já está homologado, ok. Mas no caso de rádio não homologado, tenho quase certeza que acarreta apreensão e gerará um processo na anatel, terminando em multa e até crime, a ser verificado pela polícia.
eliasFerreira
10/03/2015, 08:25
Também tenho o Baofeng UV-5R, e queria saber onde posso conseguir algum tipo de documento que diz que ele é homologado, pra poder imprimir e levar no jeep, caso algum policial, ou outra pessoa, questione sobre isso.
Num dos tópicos dessa área colocaram um link, mas não achei nada lá.
Júnior DRM
10/03/2015, 09:10
Muito obrigado rfdex, o meu é o UV-5RA ele se enquadra nessa homologação? Também gostaria de saber como faço pra conseguir o comprovante de homologação.
ALBUS ALES
10/03/2015, 10:07
No site da anatel abaixo você pode pesquisar se o seu radio é ou nao homologado e pode imprimir o certificado de homologação do radio.
http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/consulta/homologacao/tela.asp?SISQSmodulo=10199
A quem possa interessar: http://baofeng-uv-5r.blogspot.com.br/2014/09/certificado-de-homologacao-do-baofeng.html
Abraço
Júnior DRM
10/03/2015, 15:42
No site da ANATEL não esta dando para abrir o certificado pra ver e imprimir, o certificado é o mesmo do link que o rfdex postou, posso imprimir esse e guardar junto com os outros documentos?
eliasFerreira
10/03/2015, 21:39
Deu certo.
Obrigado.
eliasFerreira
12/03/2015, 11:14
Encontrei outro com a data de validade maior.
http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/HistoricoCertificado/Homologacao.asp?NumRFGCT=190714&idtHistoricoCert=9796051
conradogf
24/06/2015, 15:46
Valeu! Obrigado!
A homologação de QUALQUER TRANSCEPTOR, portátil ou não, não é "HERDADA"... Em outras palavras, todo proprietário, tem a OBRIGAÇÃO de homologar seus equipamentos UM A UM, pagando a "módica" taxa de R$ 200,00... O que inviabiliza a homologação de equipamentos baratos...
Existem hoje, APENAS DOIS BAOFENG UV-5R homologados por seus donos no Brasil. Tal fato, não homologa os demais Baofeng do Brasil "por tabela"...
Outra coisa... Homologação particular, NÃO É TRANSFERÍVEL, ou seja, se você comprar um rádio que foi homologado por seu proprietário anterior, terá de HOMOLOGAR NOVAMENTE e vai "morrer" com mais DUZENTOS MERRÉIS...
Só existe uma homologação transferível... É a homologação COMERCIAL/INDUSTRIAL, que existe quando você compra um aparelho que foi homologado pela indústria ou ainda pelo comerciante que te vendeu. Nesses casos, o aparelho vem com a etiqueta da Anatel colada nele. Mas há pouquíssimos vendedores que fazem essa homologação e em geral um aparelho nessas condições, CUSTA O DOBRO...
Quem quiser se arriscar e levar um Baofeng no carro, pode TENTAR convencer um policial desse MITO da homologação por tabela... Se ele se convencer, ótimo... Do contrário, diga adeus ao rádio e se prepare para multa e processo.
Hoje, a Anatel não fiscaliza em larga escala, por falta de efetivo, mas as blitz, estão sendo feitas sempre com reforço policial e com a presença de um fiscal da Anatel. Exatamente para quebrar a tentativa de "miguelar o guarda"...
Estou com o processo de homogação do meu Yaesu "de painel" em tramitação.
Como tudo no site da Anatel, tá longe de ser uma coisa fácil de fazer, mas também não é impossível. Dispensa despachantes, labres etc...
P.S.: Tá cheio de espertinho que baixa da Internet o modelo da etiqueta, imprime a cores e cola no aparelho... Se fosse fácil assim, tava bom... Na prática, não basta ter essa etiqueta... É necessário levar junto com a licença da estação, o CERTIFICADO DE HOMOLOGAÇÃO...