Martin427
09/03/2015, 10:37
Caros,
Meu carro (3.0 11/12) está com o sistema de arrefecimento todo em ordem, desde a bomba d'agua até a tampinha do reservatório. A última manutenção foi feita há uns 10.000 km e desde então tudo tem estado em ordem.
Ontem notei que com o carro quente, a água do reservatório tinha subido coisa de 3 dedos, até quase a boca. Fiquei encanado, mas não podia parar o carro na hora e segui viagem. Como tenho sensor de nível no sistema, se estourasse e vazasse a água, eu ia perceber. A temperatura também estava em ordem e a ventoinha armando normalmente. Taquei pau.
Chegando em casa, ainda estava alto o nível. Deixei esfriar umas 2 hrs e abri a tampa.
Assim que abri a tampa, começou um barulho de arroto humano e a água desceu pro nível normal (o mesmo nível que estava desde 10.000 km atrás). Fiz o procedimento básico para eliminar o ar do sistema e fechei de novo. Já andei 200 km depois disso e não tornou a acontecer. Não sumiu nem uma gota d'agua, nem antes de acontecer isso, nem depois.
Uma pergunta específica: tenho notado que, com o motor ligado, retorna bastante água pela mangueira que vem de cima do radiador e da termostática (a mais fininha, ligada ao lado da tampa do reservatório). Isso é normal? Desconfio um pouco daquela válvulinha que tem nessa mangueira.
E uma pergunta geral: alguém já viu algo parecido? Além de todas as merdas, Troller agora tem gases e precisa arrotar igual neném?
Abraço,
Martin
Meu carro (3.0 11/12) está com o sistema de arrefecimento todo em ordem, desde a bomba d'agua até a tampinha do reservatório. A última manutenção foi feita há uns 10.000 km e desde então tudo tem estado em ordem.
Ontem notei que com o carro quente, a água do reservatório tinha subido coisa de 3 dedos, até quase a boca. Fiquei encanado, mas não podia parar o carro na hora e segui viagem. Como tenho sensor de nível no sistema, se estourasse e vazasse a água, eu ia perceber. A temperatura também estava em ordem e a ventoinha armando normalmente. Taquei pau.
Chegando em casa, ainda estava alto o nível. Deixei esfriar umas 2 hrs e abri a tampa.
Assim que abri a tampa, começou um barulho de arroto humano e a água desceu pro nível normal (o mesmo nível que estava desde 10.000 km atrás). Fiz o procedimento básico para eliminar o ar do sistema e fechei de novo. Já andei 200 km depois disso e não tornou a acontecer. Não sumiu nem uma gota d'agua, nem antes de acontecer isso, nem depois.
Uma pergunta específica: tenho notado que, com o motor ligado, retorna bastante água pela mangueira que vem de cima do radiador e da termostática (a mais fininha, ligada ao lado da tampa do reservatório). Isso é normal? Desconfio um pouco daquela válvulinha que tem nessa mangueira.
E uma pergunta geral: alguém já viu algo parecido? Além de todas as merdas, Troller agora tem gases e precisa arrotar igual neném?
Abraço,
Martin