Ver Versão Completa : Intenção de compra defender 110 de 2002 a 2005
Ola a todos gostaria de uma orientação de vcs, já faz algum tempo que venho formulando a intenção em adquirir uma Defender 110, venho já algum tempo vendo os anúncios e gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre esta viatura que esta em Leme/SP ano 2002/2003, segundo o proprietário ela esta somente com a pintura um pouco queimada no teto e no capo, a mecânica esta td em ordem ele garante, o preço acho que chegaremos em 65.000 http://www.webmotors.com.br/comprar/land-rover/defender/2-5-csw-110-4x4-turbo-diesel-4p-manual/4-portas/2002-2003/13385159 , os preços estão variando de 52.000 ate 75.000 e claro que td depende do estado da viatura.
ary nunes
06/03/2015, 20:16
Boa noite bira
Acho estranho o anuncio mencionar Air bag e controle de tração itens inexistentes nas 300 tdi.
Boa sorte.
Ary
Defender 110 2004
Segue algumas fotos, e o relato do 1º contato, e pelas perguntas que fiz noto que ele não tem muito conhecimento sobre a defender.
Boa tarde Ubiracy,
Bem vou tentar lhe responder dentro das minhas limitações de conhecimento. Primeiro de tudo cito que estou com esse carro faz menos de 1 ano e o motivo da compra foi que eu me formei guia de turismo e pretendia montar um negócio no seguimento de turismo para ciclistas mas, em função da minha localização acabou não rolando então não vejo porque manter um carro desse na garagem já que não irei usá-lo para o que eu imagino que seja o propósito dele.
Longas viagens em estrada e fora de estrada.
Quando comprei o corro foi da seguinte maneira, a grande maioria das Lands que me interessavam estavam em Curitiba e em uma situação inusitada que me aconteceu (fechei negócio em uma land com um rapaz e duas horas depois a mulher dele me ligou dizendo que o carro era dela e me pediu mil desculpas mas disse que não a venderia) No final do dia o cara me ligou sabendo que eu já estava com as passagens para ir para lá e insistiu que eu fosse que o mecânico dele me arrumaria uma se eu tivesse dois dias.
Bem ai que está a questão, Curitiba tem muitas Lands rodando e todo mundo leva o carro nesse bendito mecânico que trabalha em uma oficina 4 X 4 especializada em Land Rover pois, ele foi mecânico da importadora Land Rover em Curitiba muitos anos e de 10 land que eu vi lá 8 ele era mecânico. Então mesmo que você não compre a minha indico você comprar lá pois, me parece que o cara é fera realmente.
Já tinha andado em algumas aqui em SP e quando andei nessa realmente senti o carro diferente, mais forte e acabei comprando em função de tudo que aconteceu. O cara que me recebeu lá, me levou até essa oficina que devia ter umas 20 Discovery e umas 10 Lands entre elas a minha.
Quando eu trouxe para minha cidade e meu mecânico a viu realmente disse que era a melhor de todas que havíamos visto 5 ou 6 até então mas, se não fosse também já era pois, já havia comprado.
Bem agora respondendo as suas perguntas: Motor, câmbio e diferencial segundo meu mecânico estão perfeitos e eu normalmente quando tenho qualquer problema nos meus carros já os levo para manutenção.
Lataria tem alguns detalhes sim, capo e teto com pintura queimada mas, como todas as outras que eu vi ou tem detalhes ou tem maquiagem pois, é um carro com mais de 10 anos e usado em viagens longas ou trilhas que não foi o meu caso.
O uso que faço dela desde que a tenho é na cidade para meu cotidiano já que estava com minha ranger em uma garagem para venda e duas viagens mais distante, uma para Jatai GO casa da família e uma para Paraty RJ lugar que frequento, inclusive amanhã estarei indo para lá. Não faço trilhas de carro, sou ciclista então prefiro fazer de bike.
O plano de manutenção eu acho que não tenho mas, se não me engano a loja que me vendeu que é essa especializada me passou alguns papeis e deve estar em algum lugar aqui em casa mas, em último caso passo o telefone deles e você entra em contato com eles.
Agora me desculpa a ignorância mas, não faço a mínima ideia do que seja o painel corta fogo e cofre do motor.
Os bancos são novos da Rally disigner. Você deseja mais fotos de quais detalhes especificamente, pergunto porque posso tirar de algo que não seja o que você quer observar.
Aguardo seu retorno.
Mauricio
Labrador
09/03/2015, 10:28
Birawc...
tenta achar o antigo dono dela...
pelo relato de duas uma! ou o cara não tem nenhuma curiosidade sobre o que ele tem (acredito que não seja isso) e/ou ele não quer dar as informações corretas sobre o que você perguntou...
o interessante era pedir fotos de alguns lugares mais "pontuais"... chassi (apesar de não ser de litoral), se existe pontos de ferrugem nas portas e também verificar se a porta traseira não está "rachando" com o peso do estepe...
pelas fotos ela está bonita... questões sobre a pintura é simples...
eu também estou na procura da minha, que já faz mais de 3 meses... e se tudo der certo e Deus quiser vou buscar a minha essa semana...
Abraço!
Motor já feito... hummm!
Pode ser uma grande problema no futuro!!!
E estranho ele não saber nada ou muito pouco da vtr...
Se fosse você iria procurar por mais um tempo!
Com calma encontra uma melhor!
Muskito, o grande problema são as distancias as viaturas que estão em SP ficam + fáceis de tentar dar uma olhada como estou no interior de SP (Catanduva), tentoi ver algo perto, achei 3 anuncios que são do RJ que tambem chamarão a atenção, http://www.webmotors.com.br/comprar/land-rover/defender/2-5-county-sw-110-4x4-turbo-diesel-4p-manual/4-portas/2003-2004/13299211 , http://www.webmotors.com.br/comprar/land-rover/defender/2-5-county-sw-110-4x4-turbo-diesel-4p-manual/4-portas/2004/13134319# , http://www.webmotors.com.br/comprar/land-rover/defender/2-5-csw-110-4x4-turbo-diesel-4p-manual/4-portas/2003-2004/13246948 esta ultima foi a que achei + interessante, talvez alguém conheça o histórico e as viaturas acima.
Abçs.
Muskito, http://www.webmotors.com.br/comprar/land-rover/defender/2-5-csw-110-4x4-turbo-diesel-4p-manual/4-portas/2003-2004/13246948 esta ultima foi a que achei + interessante, talvez alguém conheça o histórico e as viaturas acima.
Abçs.
Dentre elas, esta citada é a única que o anunciante diz ter o histórico de manutenção e procedência.
Isso já é um ótimo começo! Sinal de ter tido um dono que gosta/conhece o carro.
Se precisar que alguém veja o carro para vc avisa que tento ver com a ajuda de mecânico que entende. Me mande uma MP, que te passo meu tel/email.
Quando comprei a minha vi uma em SP que interessava, como moro no RJ, paguei um mecânico para olhar.
Vi outra em BH, fiz a mesma coisa.
E acabei comprando em Petrópolis, do lado de casa!
Gastei +- 200 pratas em cada "vistoria", e não me arrependo em nada! Mesmo sem ter comprado nenhum dos veículos de fora.
Vtr no litoral tem a questão da corroção...
Esta http://www.webmotors.com.br/comprar/...-2004/13246948 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.webmotors.com.br%2Fcomp rar%2Fland-rover%2Fdefender%2F2-5-csw-110-4x4-turbo-diesel-4p-manual%2F4-portas%2F2003-2004%2F13246948) parece boa mas apesar do dvd e pneus mud ainda tem os bujoes plasticos...
Ola Abel, desculpe-me mas o que vc quis dizer com ainsda tem bujoes plasticos, que bujoes são este.
Abç
Esses bujões ressecam e se quebram com facilidade, devido ao calor excessivo e qualidade do material.
Existe um farto histórico de vtrs que perdem seus motores por aquecimento gerado pela quebra desses bujões.
O recomendado é que estes sejam trocados por metálicos, aumentando a segurança dos proprietários das vtrs.
Mesmo com este histórico, ainda hoje vemos muitos proprietários rodando com estes de plástico.
De qualquer forma, vale uma avaliação, pois a vtr mesmo com estes pode estar em ótima condição de manutenção.
Bira e pessoal, pensem nisso. duas coisas que não se faz por quem procura por um Defender usado:
avaliar carro por foto e kilometragem de hodometro, vcs notaram que não existem Defs usados
a venda no Brasil com mais de 200 mil kilometros rodados? curioso não?
Abração!
É bem por ai Meccano!
Mas no caso do nosso companheiro que reside longe de onde está a vtr desejada, vale uma "avaliação" inicial por fotos... pequenos detalhes acabam sendo visíveis e já chamam atenção.
Lógico que se faz necessário uma segunda avaliação, onde será feita pessoalmente, para confirmar o que não se mostra na foto.
Quanto a Km, quanto menos rodado melhor, mas se está mais rodado e com histórico de manutenção, não vejo problema em comprar. A minha por exemplo comprei com 240Km sendo ano 2001. Se fizer a conta 14 anos rodando na média 17Km por ano, ou seja praticamente nada!
Birawc, volto a dizer... se precisar de uma avaliação pelo RJ me avise. Uma cidade boa para se encontrar boas Defs é Petrópolis, pois não tem mar e a galera de lá tem $$$ para manter as vtrs.
Abs.
Ola, domingo fui dar uma olhada na viatura em Leme, o proprietário foi muito solista, e nos recebeu muito bem rodei 500km entre idas e volta, resumindo a viatura esta muito boa de mecânica e sem nenhum vazamento de óleo, conferi a parte inferior estava nota 10 nenhuma ferrugem no chassis ou lataria na parte debaixo, ferrugem mesmo tinha no painel corta fogo lado do passageiro possível mente devido ao ar condicionado, mas não foi amor a primeira vista, a pintura estava muito detonada principalmente capo e teto, o restante talvez com uma boa polida resolva, mas me apego aos pequenos detalhes no acabamento interno e externo solto faltando 2 telas de regulagem do ar na parte do motorista são os detalhes que nos dão as informações de como a viatura e tratada, e verifiquei que ele não tem muito cuidado e , e um pessoa que comprou para usar de uma forma turismo, mas que acabou não dando certo, percebi infiltrações no interior, resumindo não descartei pois com um pouco de trabalho resolve-se estes detalhes, mas continuando a procura p/ encontra a menina dos meus olhos rssss.
Birawc,
nesses veículos o importante de se verificar é a mecânica e suspensão.
Os detalhes de lataria e acabamentos, são pontos que incomodam mais à vista do que problemas de mecânica, que são mais caros e complicados de se resolver.
Pinga pinga, praticamente todas tem! Afinal de contas, se o carro está preparado para entrar na água, tem que haver por onde a água entrar e sair.
Valeu Muskitu, e que sou meticuloso me atento aos detalhes e são estes que irão dar informações de como o proprietario trata a viatura os cuidados que ele tem.
Aguem sabe desta viatura em http://df.olx.com.br/distrito-federal-e-regiao/veiculos/carros/land-rover-defender-110-2004-2005-71656062 , http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/veiculos/carros/land-rover-defender-equipado-e-impecavel-68717272 , http://sp.olx.com.br/vale-do-paraiba-e-litoral-norte/veiculos/carros/land-rover-defender-110-2003-county-tdi-csw-110-65180214 , http://sp.olx.com.br/regiao-de-bauru-e-marilia/veiculos/carros/land-rover-defender-110-71101715 , cvs poderiam informar as principais diferenças com relação ao anos da defender 2001 a 2005.
Caros Landeiros será que teria alguém ai em Brasília(Taguatinga Norte) que poderia ver uma defender 110 fazer uma avaliação da mesma levar a um mecanico caso seja necesario ou me indicar alguem que possa fazer isto pago pelos serviços assim do um pulo certo aviatura e esta http://df.olx.com.br/distrito-federal-e-regiao/veiculos/carros/land-rover-defender-110-2004-2005-71656062 , e so mandar uma mengagem MP que retornarei de imediato.
Abç
jcgaucho
17/03/2015, 17:53
Valeu Muskitu, e que sou meticuloso me atento aos detalhes e são estes que irão dar informações de como o proprietario trata a viatura os cuidados que ele tem.
Aguem sabe desta viatura em http://df.olx.com.br/distrito-federal-e-regiao/veiculos/carros/land-rover-defender-110-2004-2005-71656062 , http://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/veiculos/carros/land-rover-defender-equipado-e-impecavel-68717272 , http://sp.olx.com.br/vale-do-paraiba-e-litoral-norte/veiculos/carros/land-rover-defender-110-2003-county-tdi-csw-110-65180214 , http://sp.olx.com.br/regiao-de-bauru-e-marilia/veiculos/carros/land-rover-defender-110-71101715 , cvs poderiam informar as principais diferenças com relação ao anos da defender 2001 a 2005.
Prezado Bira, vi que estamos com idêntico interesse. Acredito que conseguiremos nosso objetivo com o auxilio de colegas mais experientes. Eu estou ainda com algumas dúvidas, como por exemplo, se utilizo meu jimny 2011 como parte do negócio ou não (mas não tenho a grana!). Por tudo isso gostaria muito de acompanhar a sua compra e aprender...
Por exemplo eu li numa reportagem que tem como proposta orientar na compra de uma LR com pequenas dicas que gostaria de ter a confirmação.Exemplo "Olhe no compartimento do motor e verifique se o turbo e o coletor de escape ficam com cor de barro cozido, uma marca que não pode ser removida e que indica o uso intensivo em lama". Porém a questão prea mim que sou zero a esquerda - onde fica o turbo e o coletor de escape?
É isso, boa sorte na compra e deixa uma boa pra mim....
Ola , segue algumas fotos que recebi agora a pouco Land Rover defender 110 2004/2005 DF., temos dois amigos do fórum que se disponibilizaram a ver esta viatura, agora e só aguardar.
Esta outra e a de SP, vou pedir p/ um primo meu ver, e as corres das duas e exatamente a minha 1º opção, segundo relato esta esta com a pintura do teto um pouco queimada, o preço das duas estão iguais mas os anos diferentes.
Segue estorico:
Defender 110 2003/2003
Modelo 110 CSW 5 Lugares
Motor 300 Tdi
194.000Km
Revisões:
Até 2005: Land Rio
2006 a 2012: The Specialist
2012 a 2014: Alternativa 4X4 (Leandro)
2014 a 2015: Nova 4X4 (Leandro)
Atualmente passa por pequenas revisões preventivas junto com troca de óleo e filtros a cada 5000 km
Embreagem da Ford Ranger com 2 anos de uso apenas (muito confortável)
Discos de freio e pastilhas trocados recentemente (6 mêses)
Amortecedores trocados há 6 mêses. Genéricos Tek-Com
Tulipas trocadas em dezembro de 2014
Bomba de vácuo trocada em novembro de 2014 (Perin)
Hidrovácuo trocado em Dezembro de 2014
Reservatório de água com sensor de nível instalado na The Specialist (dispensa referencias)
Pneus BF Goodrich AT 285/75-16 com 4000 km
Bancos dianteiros originais em couro. Com capas impermeáveis da Paddock Spares.
Banco traseiro do Defender 110 Puma (2008) em tecido, com cinto de três pontos nos três lugares. Instalado pelo Marcelo Baptista (dispensa referencias)
Possui 2 bancos dobráveis Rally Design (somente 1 instalado)
Ar condicionado original Land Rover na frente e atrás.
Alarme original
Acessórios:
DVD Pioneer com módulo Stetson e Sub de 12 polegadas
Parafusos de Inox nas dobradiças do capô, nas lanternas e no acabamento dos faróis.
Parafusos de Inox para as 5 portas (ainda não instalados)
Guincho Warn 9.5ti instalado em parachoque Antoalde, com cabo de aço e controle com fio. Usado apenas 4 vêzes.
Engate traseiro
Estribos Antoalde
Chapa protetora de paralamas de 3mm comprada na John Craddock Ltd
Snorkel Mantec Flexite comprado na John Craddock Ltd
Trava de combustível Veronezzi.
O que ainda será feito:
Martelinho na traseira (onde fica a luz da placa) e no teto
Instalação da luz da placa (LED) que ainda não chegou da Paddock Spares
Revisão Eletrica
Revisão e higienizaçãoo do Ar condicionado
Troca da trava da porta dianteira direita.
Opcionais: ar condicionado, direção hidráulica, vidro elétrico, trava elétrica, alarme
Prezado Bira, vi que estamos com idêntico interesse. Acredito que conseguiremos nosso objetivo com o auxilio de colegas mais experientes. Eu estou ainda com algumas dúvidas, como por exemplo, se utilizo meu jimny 2011 como parte do negócio ou não (mas não tenho a grana!). Por tudo isso gostaria muito de acompanhar a sua compra e aprender...
Por exemplo eu li numa reportagem que tem como proposta orientar na compra de uma LR com pequenas dicas que gostaria de ter a confirmação.Exemplo "Olhe no compartimento do motor e verifique se o turbo e o coletor de escape ficam com cor de barro cozido, uma marca que não pode ser removida e que indica o uso intensivo em lama". Porém a questão prea mim que sou zero a esquerda - onde fica o turbo e o coletor de escape?
É isso, boa sorte na compra e deixa uma boa pra mim....
O turbo fica ligado ao coletor de escape, ao lado direito do motor para quem olha de frente-lado do motorista.
Procure no fórum- via google- que existem vários tópicos bem detalhados sobre o que olhar na compra.
abs
Sergio
Ola meus amigos, tem alguma diferenças expressiva entre a ano de 2003 e a 2004/05, a unica coisa que pode observar e que a de 2003 ten ar original de fabrica na parte de traz e creio que a mecanica deva ser a mesma.
Olá Bira! esses dois ultimos 110 das fotos merecem ser vistos, parecem bons, mas é sempre um risco. as pessoas retocam
TUDO e ter certeza é dificil.
A diferença basica nesses anos é o 300TDI até 2004, depois vem o motor Puma com eletronica embarcada. o ideal seria de
2000 até 2004...
Nunca teve ar condicionado atras original, cuidado com essas instalações, NUNCA vi uma bem feita. e ar atras realmente
não é prioridade nesse tipo de carro.
Quando puder ver os carros tenha o foco nos vazamentos, disposição das mangueiras e fios no compartimento do motor,
comportamento dinamico do carro, se não puxa pra lado nenhum, mesma coisa FREANDO, senão tem problema nos freios,
ou buchas, rolamentos ou...
Um detalhe que diz muito é o perfeito alinhamento das latas e partes, junções, grades, portas, parachoque dianteiro etc e se possivel fuja
desses piso de onibus nas laterais, isso aparenta ser remendo em quase 100% das vezes. o reparo bem feito em alumínio é caro então...
Ah, levante TODOS os tapetes ok?
Boa sorte e disponha do pessoal aqui o quanto quiser ou precisar!
Meccano, a ultima que fui ver domingo não teve um ponto que não olhei, levei minha lanterna um papelão corri a viatura de fio a pavio, achando apenas a ferrugem no painel corta fogo lado passageiro assoalho abaixo do ar condicionado andei na viatura estava td ok exceto do barulho no asfalto provocado pelos pneus mt, agora e aguardar que os amigos do fórum se prontificaram a ver a viatura lá em DF, a que possui o ar condicionado original e a de SP.
jcgaucho
19/03/2015, 16:30
O turbo fica ligado ao coletor de escape, ao lado direito do motor para quem olha de frente-lado do motorista.
Procure no fórum- via google- que existem vários tópicos bem detalhados sobre o que olhar na compra.
abs
Sergio
Obrigado amigo. Tenho lido bastante sobre o tema, mas como sou meu nulo em motores a diesel (verdade: motores em geral!) fico as vezes em dúvidas como essa de localizar um peça especifica... mas to indo seguindo os mais experientes do forum. O que percebo é que viaturas de 15 anos de vida com nada pra fazer não devem existir a venda..acho que ninguem faria tudo que é necessario para depois vender uma jóia. Então assumi que terei mesmo que fazer sempre algo. O importante é não ter que gastar muito naquilo que fizer. E vamos em frente. Mais um vez obrigado.
defender sem nada pra fazer ??!? ..risos... NÃO EXISTE!!! .. vc ou ela sempre vão inventar algo... Sim, ela inventa tb e tem personalidade!!
Seguindo um conselho de um amigo, criei um caderno com tudo que faco nela , com data, custo , etc... ate servicos de pintura e recuperacao q eu mesmo faco, vou anotando... Tipo a historia do carro... e deixei a ultima folha do caderno pra anotar o que quero fazer ainda... advinha ? ja to com as 3 ultimas folhas...rs.... E sabe que isso é que é gostoso...
Em tempo, ainda não me deixou na mão... isso eu acho o melhor...
Meccano, a ultima que fui ver domingo não teve um ponto que não olhei, levei minha lanterna um papelão corri a viatura de fio a pavio, achando apenas a ferrugem no painel corta fogo lado passageiro assoalho abaixo do ar condicionado andei na viatura estava td ok exceto do barulho no asfalto provocado pelos pneus mt, agora e aguardar que os amigos do fórum se prontificaram a ver a viatura lá em DF, a que possui o ar condicionado original e a de SP.
Pois é Bira, sempre aprendendo... nunca vi um ar desses originais, um desse até eu gostaria de ter!
os adaptados da até dó pela execução, geralmente os caras fazem um trambolho...
Pelo jeito vc é um cara fução, o perigo é comprar o carro no inpulso depois é aquela M**da!
Boa sorte e aguardamos vc por aqui em breve!
* tem uma forma de verificar as folgas da transmissão: calce BEM o carro num lugar plano, deixe tudo destravado,
entre em baixo, meta umas luvas, esconda as crianças hehehe... e gire com as mãos os diferenciais, alguma folga é normal pela sequencia de conecções mecanicas, muita folga não é bom... vai no bom senso...
jcgaucho
22/03/2015, 17:42
Ola amigos. Estou decidido a compra uma defender 110 e a se aproxima a hora de ir em loco olhar a bichinha. Lendo coisa aqui no forum vi que um colega teve problemas no Detran pq não conseguiu localizar o número de chassi. Alguem pode me ajudar em localizar esse número pois sera uma das primeiras coisas que vou fazer. Obrigado
JC, esse numero vc acha na lateral da longarina do chassi na parte dianteira direita, passa uma escova de arame que da até pra ler.
Boa sorte na busca!
Ola meus amigos, aguardando resposta DF Brasilia , e de Londrina PR, de SP o cara deu p/ traz, apos eu ter fechado com ele inventou algumas situações, uma delas que a 90 que ele estava comprando foi vendida que o para brisa quebrou então retirou a venda porem no anuncio baixo p/ 74 eu tinha fechado em 70.
jcgaucho
24/03/2015, 12:47
JC, esse numero vc acha na lateral da longarina do chassi na parte dianteira direita, passa uma escova de arame que da até pra ler.
Boa sorte na busca!
Obrigado amigo. Com certeza a sorte é boa companheira nessas horas...
Descartei hoje a Defender de DF http://df.olx.com.br/distrito-federal-e-regiao/veiculos/carros/land-rover-defender-110-2004-2005-71656062 , agradeço ao nosso amigo Titaniun o qual gentilmente desprendeu seu tempo e olhou a viatura p/ mim envio-me os vídeos que fez e assim como eu não gostou, me parece que o motor esta com uma certa pressão, ele comenta que tinha trocado os selo que apresentou vazamento porem não ferveu, aproveitou e trocou as bronzinas do comando de válvula e mais algumas coisas, mas parece que fés o básico p/ vender o que me chamou + atenção foi o descaso com o interior porta que não abre, vidro que não sobe ou desce banco rasgado etc..
A muitas contradição nos relatos dele sobre a viatura, após a vistoria feita pelo nosso amigo Titaniun, ele começou a ligar e ate propôs teaser a viatura a SP pois tinha uma reunião esta semana e caso tivesse realmente interesse viria com ela.
caramba!!! incrivel... acho que tem q tentar achar alguem honesto ou ate aqui do forum que tenha o historico da vtr... pq um carro desta idade e com este perfil de trilha e que guenta tudo , se o cara nao cuidar ele detona a vtr...
Minha opiniao sobre compra de defender...
Acho que defeitos todos os carros tem, se nao tiver eh pq tem alguem que nao sabe ou ta escondendo...
Vou dar o exemplo da minha vtr... apos 3 meses com ela, hj eu digo que sei um pouco mais dela...
-De motor ta nota 8... tem um vazamento bem pequeno de junta (foi falado pelo vendedor)
-De cambio e caixa..7... de vez em qdo enrosca a 2 .. pequeno vazamento na caixa (trocar orings) - vendedor nao falou...
-De lata ta nota 5...alguns lugares muito bom...outros muito ruins (coluna corta fogo tem que dar um trato) .. vendedor nao falou mas alguns itens tava visivel, outros talvez nem ele soubesse pq tava embaixo do carpete...
- Alguns pontos de corrosão no chassi... vi e sabia a encrenca... ja to resolvendo (diy)...
Se for fazer tudo daria uns 6k acho ... qdo fui negociar, o valor da vtr chegou no meu numero e sabia que poderia ir arrumando devagar , ou ate, eu mesmo fazer... enfim, é uma vtr 97, quase 20 anos de uso, 280kkm (provavelmente original), e que a minha grana pode pagar ... e agora com um dono de vdd , aos poucos vou arrumando...
O tita é um super parceiro!! Gente bonissima!!!
jcgaucho
27/03/2015, 16:15
Prezados.
Cada vez mais percebo a dificuldade de se realizar a compra de um defender... pelo que percebi devemos nos concentrar naqueles com motores 300 TDi, porém observo que existe o TDi 2.4 e o TDi 2.5. Os dois são mecânicos ou no 2.5 ja começa a eletrônica? Entre duas viaturas em bom estado, qual deles um inexperiente (e com pouca grana) deve optar (2.4 ou 2.5) ?
Obrigado
Fontedasroubadas
29/03/2015, 01:23
Ola Amigos,
Aproveitando a deixa a respeito de integridade de mecânica, gostaria de quebrar um mito: Eu sei que manutenção preventiva é tudo, mas até que kilometragem devo começar a pensar numa retifica ? quanto sairia mais ou menos uma retifica de uma 300tdi 1998 ? com mao de obra e tudo
Obrigado
Ola companheiros feito e consumado, comprei ontem a minha azulo-na 110 ano 2003, fui de buscarem Cambe PR região de Londrina, meu primo tinha ido olhar e me deu sinal positivo na semana passada, ai de quarta ate segunda as 13hs foi só negociando a principio queria 74 + saiu por menos.
Esta em casa guardada, a viagem de volta foram 400km e td transcorreu muito bem, e perto das que tinha testado esta 1000 % e andando bem, mas não vou fazer nada nela esta semana estou sem tempo e além disto tenho que deixar td pronto p/ viajar p/ serra da canastra com a família e os amigos mas vou de Band, segue algumas fotos tiradas lá, assim que dar uma lavada post outras e coloca + impressões sobre a viatura, ciente que não achei nenhum problema mas sei que eles irão aparecer.
Abs a todos.
Beleza de 110 Bira!! esta parecendo muito boa mesmo, e sem acessorios sem noção e necessidade q só servem
pra furar a lataria e enferrujar...
A caixa do ar quente tambem parece boa. verifique os comandos de arame e veja se fecha e abre sem problema.
Agora é o kit básico de trocas de fluidos,oleos, mangueiras, correias e por ai vai...
Muito boa sorte com o belo Defender, esse azul é muito bonito.
Nos mantenha atualizados e disponha sempre!
Abração!
Meccano obrigado, pretendo começar a fazer estes itens que vc mencionou, o óleo do motor e os filtros eu mesmo farei o serviço, os outros fruídos irei ver com vcs quais são as especificações e pedirei p/ algum dos meus fornecedores ai eu também farei o serviço, mas o que preciso fazer primeiro e lavar bem pois esta muito sujo, mas so semana que vem depois que retorna da serra da canastra.
abç
https://lh5.googleusercontent.com/-vXulZ9uf-v8/Uw5dqlOgaKI/AAAAAAAABIs/gESWsU1UDmY/w769-h577-no/DSCN0371.JPG
Blz Bira! eu começaria com essa boinha de nivel do expansor, ela já me avisou sobre um vazamento no
radiador do ar quente e salvou a lavoura na estrada a noite. o mico foi enfiar os pés na beira do riacho pra encher a garrafa dágua e completar o reservatório hehehe, normal!
Depois vem o termometro paralelo no painel, tambem absolutamente necessario. e a Defa vai ficando uma beleza e...
CONFIAVEL como tem de ser.
Abração!
Meccano, onde posso adquirir esta bolinha de nível do expansor, não há necessidade da substituição do reservatório de agua e o esquema de ligação ao painel ?
Você usou também em paralelo algum aviso sonoro, acho muito interessante pois na minha band tenho os dois e já me salvou bem antes do problema.
Ainda nem mexi na viatura desdeque comprei na tersa passada ela esta ancorada na garagem, neste feriado do dia 3 fui com afamilia e amigos para serra da canastra carregar as baterias foi muito bom, tenho que arrumar um tempo para começar a dar um geral nela, mas hoje dei uma limpada foi na Band após a viajem.
https://lh3.googleusercontent.com/-6p6SbP7b-c0/VEGfWzPnoNI/AAAAAAAAHbs/E15QH7D8YTg/w679-h577-no/DSCN9877.JPG
Olá Bira, a boia vc encontra na getset aqui em SP, não é preciso trocar o reservatório.
Quanto a ligação eletrica não saberia orienta-lo corretamente.
Eu não tenho o aviso sonoro, mas ando sempre com um olho no peixe, outro no gato o tempo todo heheh!
O amperimetro e pressão do oleo tambem são uteis... o termometro paralelo nem se discute.
Disponha e boa sorte!
jcgaucho
07/04/2015, 21:45
Alo amigos. Parabens ao Bira...to acompanhando e aprendendo tb. Acredito que finalmente encontrei a viatura que esta dentro de minhas possibilidades e pode me trazer a alegria LR. Uma Defender 2000, segundo dono, ao que parece bem tratada. Vou busca-la dia 13 em Porto Alegre....Nunca entrei numa. Serão aproximadamente 1500 Km de aprendizado...
ary nunes
07/04/2015, 21:54
Boa noite Bira,
No tópico abaixo você encontra todas todas as informações necessárias para ligar o sensor de nível.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/95569-alarme-de-falta-de-agua.html
Boa sorte
Ary
Defender 110 2004
Obrigado pelas dicas, ontem dei uma ducha nela ficou outra, tem alguns pequenos detalhes na pintura mas e coisa insignificante R$ 300,00 resolve.
Devo usar estes óleos, alguma sugestão ?
-MOTOR : LUBRAX TOP TURBO 15W40 7LTS
+B12 6LTS DE OLEO + 1LT DE B12
-Caixa de velocidade 2,38 LTS
MTF 94 QUAL MARCA ?
-CAIXA DE TRANSFERENCIA 2,30 LTS
LUBRAX GOLD - SEMISINTETICO- API GL-5 - SAE 75W-90
-DIFERENCIAIS DIANT 1,70 LTS / TRAS. 2,26 LTS
90W EP (LUBRAS 90W GL5)
-DIREÇÃO:
ATF ?
https://lh3.googleusercontent.com/-cuFK6pjivHo/VPcHDJtvkjI/AAAAAAAALOg/WfhJ8OIx4Vc/w433-h577-no/DSCN0034.JPG
Fala Bira, esse é o MTF 06, vc encontra em concessionarias Honda.
https://lh3.googleusercontent.com/-v8Apk5Aenug/VQ9xL5RsobI/AAAAAAAAL5k/kwLhzfkIZBY/w895-h577-no/DSCN0375.JPG
...adiantando, se for fazer a troca do fluido do radiador, para a completa drenagem do bloco, tem que sacar fora esse
parafuso do bloco [lado esq...] e tambem puxar o fluido velho do sistema do ar quente usando um aspirador de liquidos.
...está nos alfarrabios, dica do Gauer!
https://lh3.googleusercontent.com/-v8Apk5Aenug/VQ9xL5RsobI/AAAAAAAAL5k/kwLhzfkIZBY/w895-h577-no/DSCN0375.JPG
...adiantando, se for fazer a troca do fluido do radiador, para a completa drenagem do bloco, tem que sacar fora esse
parafuso do bloco [lado esq...] e tambem puxar o fluido velho do sistema do ar quente usando um aspirador de liquidos.
...está nos alfarrabios, dica do Gauer!
Só um comentário, este parafuso as vezes(muitas) teima em não sair, com risco até de quebra do mesmo.
Quando troco o fluido, e como sou covarde, prefiro fazer o seguinte: retiro o liquido velho pela mangueira inferior do radiador, coloco agua destilada, funciono o motor para diluir com fluido velho que sobrou no bloco e esvazio novamente. Ai coloco o fluido novo. Se tiver dúvidas sobre a origem do fluido velho, pode repedir a operação algumas vezes. Já vi colegas usando jato de ar comprimido para esvaziar o bloco sem precisar abrir o parafuso.
Claro, utilizar o parafuso é melhor mas nem sempre é possível ou seguro.
Abraço
Sergio
jcgaucho
10/04/2015, 10:42
Só um comentário, este parafuso as vezes(muitas) teima em não sair, com risco até de quebra do mesmo.
Quando troco o fluido, e como sou covarde, prefiro fazer o seguinte: retiro o liquido velho pela mangueira inferior do radiador, coloco agua destilada, funciono o motor para diluir com fluido velho que sobrou no bloco e esvazio novamente. Ai coloco o fluido novo. Se tiver dúvidas sobre a origem do fluido velho, pode repedir a operação algumas vezes. Já vi colegas usando jato de ar comprimido para esvaziar o bloco sem precisar abrir o parafuso.
Claro, utilizar o parafuso é melhor mas nem sempre é possível ou seguro.
Abraço
Sergio
EXCELENTE DICA... Estou fechando negócio com uma defender 2000 em POA/RS e a primeira coisa que vou fazer antes de pegar a estrada de volta para casa será a limpeza de radiador numa especializada (http://www.zagoradiadores.com.br) e vou ficar atendo ao detalhe que amigo chama atençao...
EXCELENTE DICA... Estou fechando negócio com uma defender 2000 em POA/RS e a primeira coisa que vou fazer antes de pegar a estrada de volta para casa será a limpeza de radiador numa especializada (http://www.zagoradiadores.com.br) e vou ficar atendo ao detalhe que amigo chama atençao...
Normalmente estas casas especializadas tem um equipamento que faz a substituição do liquido através da entrada do novo pelo sistema e provavelmente nem vão ter de tirar o parafuso.
boa sorte.
Abs
Sergio
1º Troca de óleo 6ltrs de Lubrax Extra turbo 15w40 + 1ltr de B12, filtro de óleo MANN W923/1 e de combustível Tecfil PSC496, tem outro na saída próximo ao tanque que ainda não sei o código p/ ver a referencia com as marcas p/ troca-lo.
Como havia comentado problemas sempre existem, vamos a solução pequeno vazamento creio que e na caixa de transferencia ?, segue fotos
tem outro na saída próximo ao tanque que ainda não sei o código p/ ver a referencia com as marcas p/ troca-lo.
Bira, me parece estar falando do sedimentador.
Ele vc não troca, somente limpa.
Abra a tampa lateral e depois tire a borboleta ou parafuso que o prende. O copo vai sair fácil. Tira ele e dá uma boa lavada, Depois é só colocar no lugar com cuidado para não quebrar o parafuso que o prende e fechar a tampa de novo.
Faça isso a cada troca de óleo.
jcgaucho
10/04/2015, 23:40
Normalmente estas casas especializadas tem um equipamento que faz a substituição do liquido através da entrada do novo pelo sistema e provavelmente nem vão ter de tirar o parafuso.
boa sorte.
Abs
Sergio
OK Sergio, ao que parece os camaradas da Zago são especializados mesmo, inclusive fabricam radiadores. Mas a minha preocupação é com coisas que ouvi, que não sei se são lendas urbanas, do tipo: depois que fiz a lavagem do radiador tive problemas de super aquecimento devido ao ar que restou no sistema!. Dai a inquetação.
Obrigado pela informação
Ola Muskitu, e o sedimentado sim, mas creio que ele deva ser substituído sim pois ele e o primeiro a sofrer com o diesel que nos temos, falo isto por experiência nos caminhões mesmo drenando as vezes não bastam se vc ver o estado deles quando substituímos, além da função de sedimentar separar a agua que por ventura possa haver no diesel exerce a função de pré filtragem e retém partículas de sujeiras creio que a cd 5 trocas dependendo da qualidade do diesel de cd região e o suficiente, mas isto fica a critério de cd um.
Fazendo uma pequena ressalva em outros veículos ele e descartável, dei uma pesquisada nos posts.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/98036-filtro-do-sedimentador-defender-90-a-3.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/98036-filtro-do-sedimentador-defender-90-a-2.html
Bira, de preferencia aos filtros de óleo e combustível da International, vc acha nas lojas MWM-Maxion.
vai achar tambem valvula termostática, esticadores, juntas etc. sempre que preciso de filtro compro lá
Abss!
Valeu Meccano, a única coisa e o pq vazamento que notei escorre do alto e pinga no ultimo parafuso conforme foto, algum diagnostico dos especialistas.
Valeu Meccano, a única coisa e o pq vazamento que notei escorre do alto e pinga no ultimo parafuso conforme foto, algum diagnostico dos especialistas.
Este vazamento é perfeitamente normal (porém não que dizer aceitável) nas caixas de transferências dos Defenders.
É o bem conhecido e documentado (faça pesquisa no fórum e vc vai achar vários relatos e soluções). O vazamento ocorre no pino intermediário da caixa de transferência, a solução é a troca do O ring ou o embuchamento.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/99158-caixa-de-transferencia-troca-dos-orings-do-pino-intermediario-diy.html
Abs
Sergio
Obrigado bello, estava imaginando isto pelos relatos superficiais no qual dei uma breve pesquisada, vou me a profundar melhor, não gosto muito de ver vazamentos, na minha band qd comprei o que não faltava era isto falavam que era quase impossível não ter algum, mas hoje posso dizer que não tem nada vazando nela não pinga uma gota de óleo na garagem, então vamos começar com a defender p/ tirar este probleminha pois ficar checando nível das caixas e bem desagradável.
Devo encostar a Band esta semana p/ ver o que esta ocorrendo com as marchas elas ficaram duras de engatar, pensei que fosse ar no sistema do cilindro auxiliar, mas sangrei e não resolve, depois que estiver com ela devo encostar a 110 p/ troca de correias e o que + for necessário.
Obrigado bello, estava imaginando isto pelos relatos superficiais no qual dei uma breve pesquisada, vou me a profundar melhor, não gosto muito de ver vazamentos, na minha band qd comprei o que não faltava era isto falavam que era quase impossível não ter algum, mas hoje posso dizer que não tem nada vazando nela não pinga uma gota de óleo na garagem, então vamos começar com a defender p/ tirar este probleminha pois ficar checando nível das caixas e bem desagradável.
Devo encostar a Band esta semana p/ ver o que esta ocorrendo com as marchas elas ficaram duras de engatar, pensei que fosse ar no sistema do cilindro auxiliar, mas sangrei e não resolve, depois que estiver com ela devo encostar a 110 p/ troca de correias e o que + for necessário.
Também não gosto de vazamentos, minha 110 98 não pinga uma gota, nem a Disco 97 da minha mulher. Quanto a caixa de transferência, vc pode trocar o O ring , trabalho mais fácil e barato mas temporário (dizem que se usar um de viton dura bem mais), ou embuchar o que custa muito mais caro porém dizem ser definitivo. Quando a minha 110 começar a vazar novamente talvez eu opte pelo embuchamento. A caixa da Disco já está embuchada.
Abs
Sergio
Ola, viatura fazendo a revisão, começando pelo motor, troca de correias etc, e regulagem de valvulas, o proprietario anterior tinha trocado as correias com 170.000 km hoje esta com 216.000 km segundo ele estava programado p/ 230.000 km e também a revisão de bicos e bomba, vou aproveitar e tirar os bicos p/ ver a situação a bomba parece estar ok pois o carro pega na primeira não falha ou engasga não esta enfumaçando apesar de estar com um grau a +, óleo não abaixou nada, rodei 600 km e esta no nível, qd terminar o serviço informo a real situação.
Blz Bira, com certeza o carro esta em ótimas condições, depois dessas revisões ficará super confiavel.
Vc comentou sobre a troca da correia de comando, qual seria o intervalo correto indicado pela LR para troca?
Seria aos 60 mil como o programado pelo antigo dono da sua Def?
No meu carro o antigo dono trocou a pouco, mas gostaria de saber ao certo para programar a próxima
antes de viajar pra patagônia.
Abração!
Meccano, também não tenho certeza acho que deve ser 50 mil, ele tinha programado com 60 mil, pois estaria revisando bomba e bicos, no meu caso estarei somente revisãndo os bicos pois o mecanico comentou que com esta km e pelo estado de conservação que o proprietário anterior tinha seria desnecessário mas vamos ver no decorrer do serviço os bicos irão p/ o bombista e vamos ver o que ele fala.
Lucianoferreira
17/05/2015, 23:07
:dance: Olá pessoal td beleza?!,
Sou novato por aqui e acabo de adiquirir (15/05/15) uma LR 110, fiz uma pesquisa nos relatos da galera o que me ajudou muito na escolha é decisão e espero ter acertado na minha escolha! Em termos de robustez da viatura estou xonadasso!! :violao::drool:....
Mas comprei a minha consciente de alguns manutenções necessárias como troca de cruzetas do dif traseiro e um pouco de Xime qdo estou em linha reta e passo num buraco, ou seja ela não está firme firme .... :neutral:
Gostaria de indicações de vcs onde encontro mecanicos especialistas com valores justos:confused:? Resído em SP / ABC .... Meu ex chefe que tem uma def 90 indicou a The Specialist que fica na Chácara Sto Antônio atrás do Carrefour da Marginal Pinheiros .... Conhecem? Indicam? Há outros ? :rolleyes:....
abs e agradeço a ajuda:bananadança:
tadeuelieser
18/05/2015, 15:31
:dance: Olá pessoal td beleza?!,
Sou novato por aqui e acabo de adiquirir (15/05/15) uma LR 110, fiz uma pesquisa nos relatos da galera o que me ajudou muito na escolha é decisão e espero ter acertado na minha escolha! Em termos de robustez da viatura estou xonadasso!! :violao::drool:....
Mas comprei a minha consciente de alguns manutenções necessárias como troca de cruzetas do dif traseiro e um pouco de Xime qdo estou em linha reta e passo num buraco, ou seja ela não está firme firme .... :neutral:
Gostaria de indicações de vcs onde encontro mecanicos especialistas com valores justos:confused:? Resído em SP / ABC .... Meu ex chefe que tem uma def 90 indicou a The Specialist que fica na Chácara Sto Antônio atrás do Carrefour da Marginal Pinheiros .... Conhecem? Indicam? Há outros ? :rolleyes:....
abs e agradeço a ajuda:bananadança:
Luciano, tb estou há pouco tempo com uma defender, e oq eu já aprendi é q as peças em si não são tão caras qto dizem por aí, mas a MO das oficinas especializadas são bem caras. Qd comprei a minha gastei um bom $ para dar uma geral no carro, pois precisava trocar vários componentes em pouco tempo. Mas se seu problema é somente o xime qd cai num buraco, dá uma geral nas buchas e no amortecedor de direção. Se o xime acontecer em velocidades acima de 80-90 km/h provavelmente é o balanceamento das rodas. Todos esses casos aconteceram cmg nos últimos meses.
Ola, vamos ao 1º problema encontrado na revisão bomba injetora com folga no eixo cai óleo diesel na caixa da correia dentada a principio pensamos que foce óleo do motor vazando pelo retentor mas o mecânico mexeu no eixo da bomba e caia óleo diesel, bomba foi p/ o bombista vamos ver o orçamento, dependendo do valor irei indagar o proprietário anterior para que ele ajude nesta despesa, a final ele garantiu a viatura.
Romerotrip
25/05/2015, 16:59
Ola Bira! Acompanhei toda sua procura pela sua Defender e aprendi muito com todos aqui. Sou novo no forum e como voce, procuro minha 110! Gostaria que vc indicasse alguma Defender que vc tenha visto e que valha a pena e se por ventura olhou esta do DF http://www.webmotors.com.br/comprar/land-rover/defender/2-5-csw-110-4x4-turbo-diesel-4p-manual/4-portas/2004-2005/13593466
Obrigado e parabens pela sua conquista!
Romero, desculpe-me pela demora, muita correria, quando esta foi postada eu tinha acabado de adquirir a minha, então não sei nd sobre ela mas vale apena pois parece interessante, peça fotos dela + detalhadas ligue p/ o proprietária 1 2 qts forem necessário tente ter o + de informações sobre ela salves alguém aqui conheça, e lembrando que esteja preparado pois mesmo vc se precavendo procurando e achando que encontrou a melhor vc sempre terá algo a fazer pois qd eles colocam a venda sempre a algo d errado pois deixam muitas vezes de fazer ou dar manutenção, ai meu amigo vai sobrar, se vc achar alguma precavenha-se, veja se ele te da garantia de 3 meses, mas faça isto no papel e pois muitas vezes estas viaturas vc vai achar longe da sua residência, coloque td no papel e principalmente a renuncia dele qt ao fórum p/ que se vc tiver alguma pendenga vc mova ação no local ao qual vc resida, assim quem estiver vendendo pensara melhor caso haja algum vicio ou defeito oculto.
Bomba injetora revisada bicos novos, na troca das correias verificamos que os bicos estavam detonados a bomba apresentava folga nos eixos em fim estava detonada, era original nunca tinha sido mexido.
Orçamento da bomba Injetora e bicos.
Romerotrip
29/05/2015, 17:11
Verdade Bira! Todas DF que estou vendo estao longe, entao, estou fazendo o que vc falou, pedindo o maximo de informaçoes e consciente que tera algo a fazer! Essa da garantia é uma boa, vou fazer isso! Valeu!
Romerotrip
29/05/2015, 17:14
é....bomba injetora não deixa pra menos Bira!
Romerotrip
29/05/2015, 17:17
Bira, vc falou como vendedor para repartir o prejú?
E Romero a coisa sai caro, principalmente qd se deixa pra depois, se for dado tds a manutenções preventivas os valores serão menores e não pesa tanto no orçamento, proxima revizão 256.000 km, trocar novamente a correia dentada e seus adjacentes, e limpeza dos bicos,regulagem de válvulas, seguido da troca dos óleos (dif. cambio e trans.).
A minha proposta p/ o vendedor foi exatamente esta dividir o prejudico.
Abs.
lucasmontanher
03/06/2015, 16:32
Boa tarde Bira.
Essa land é da minha cidade, de um grande amigo meu e que foi mecânico de jeeps da região por muito tempo!! Te digo que tanto ele (Jurandi) quanto o filho Diogo sempre foram muito cuidadosos com as manutenções dos carros!! Problemas como o encontrado na bomba e bicos da LR estão sujeitos a acontecer, e acredito que, sobre a divisão dos valores do prejú, isso vai ser solucionado da melhor maneira, pois o antigo dono é ponta firme!!
Confesso que "namorei" ela um bom tempo... Só não a comprei por ter investido na construção da minha casa.
Mas parabéns pelo carro e fiquei feliz em encontrar o novo dono dela por aqui!!
[]´s e acompanhando!!
Bom dia Lucas, não conheci o Sr Jurandi, apenas o Diogo e sua irmã por ocasião que estive para comprar a viatura, havia pedido a um primo meu que reside em londrina p/ olhar a viatura, ele deu sinal verde sobre ela e ressalto que o proprietário eram pessoas honestas o que me deixou mais tranquilo, o Diogo foi muito solista não tenho nada a reclamar sobre eles, expus a ele o problema e estou aguardando a solução contando com a palavra dele sobre a garantia que havia dado.
De resto estou muito contente com a viatura.
Abç.
As duas joias raras juntas posando para fotos, ate a presente data estão se comportado bem nada de brigas rss.:safari-rig:
lucasmontanher
08/06/2015, 13:40
Show de bola a garagem!
Bonito Toyota também.
flmietto
13/08/2015, 18:36
Boa noite srs,
estou há algum tempo atrás de uma defender 110, e dentre várias opções fiquei entre uma Black Edition 2004 de Curitiba e uma 2001 verde único dono de São Bento do Sapucaí.
A de Curitiba teve um sinistro (foi só funilaria, segundo o vendedor) e a outra não tem nenhum problema no histórico, porém tem menos opcionais e é mais velha. Ambas tem rodagens baixas (104 mil e 128 mil).
Alguém indica um mecânico em Curitiba pra vistoriar o carro? Porque só queria ir lá pra fechar negócio, se fosse o caso.
Recomendo a Moraz Auto Center. Pode falar com o Anderson ou o Cesinha (41 3333-6880). Se quiser pode aproveitar e vistoriar o meu, que também está à venda. http://www.webmotors.com.br/comprar/land-rover/defender/2-5-csw-110-4x4-turbo-diesel-4p-manual/4-portas/2003/9315711
Quando eu comprei a minha passei por vários perrengues porque fui ansioso pra compra depois do mecânico da região me dar o sinal positivo (e pelo preço),porém, de nada vale se ele não conhece de land. Mas agora com ela devidamente revisada na garagem não me arrependo da compra, realmente é uma lenda! Semana que vem vou fazer o serviço da troca do o'ring do pino intermediário pra acabar com pinga pinga na garagem e depois acabou preocupação 😅👍
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