PDA

Ver Versão Completa : Diesel s-10 em motores antigos



Mirão
06/03/2015, 12:15
Senhores foristas e fordeiros, bom dia! apesar do assunto ser recorrente no fórum resolvi criar esse tópico para solucionar dúvidas de muito picapeiro. Afinal,. o diesel S-10 é bom ou não para os carros com motores antigos ou abaixo da especificação Euro-V. Considero muito importante a avaliação do pessoal mais envolvido em mecânica e adaptações pelo fato da prática ser melhor que a teoria, podendo o tópico servir de parâmetro para os que desejam utilizar o S-10 mas têm um pé atrás. Da minha parte, fui com tudo quando esse combustível chegou aos postos, achava que era o que havia de melhor devido a limpeza do óleo. Hoje, tenho dúvidas e não uso regularmente, depois que me disseram que também é batizado. Prá mim o efeito foi no bolso, muito caro. Gostaria de saber a opinião dos demais companheiros do fórum para chegarmos a uma conclusão.

Borjaoo
06/03/2015, 21:31
Mirão,

acho válida sua iniciativa, também já pesquisei e li relatos aqui no fórum mas nada muito concreto, difícil de tirar conclusões. Eu estou tentado a fazer alguns abastecimentos de S10 na mihna Ranger, por enquanto tô usando diesel comum aditivado pois o preço está "bom", mas estou muito curioso com o consumo no S10...

Juliano_SBO
07/03/2015, 00:51
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/142703-f1000-mwm-229-diesel-s10-pode.html

Mirão
07/03/2015, 14:50
Pois é borjaoo, tô pesquisando o que o Juliano indicou mas me parece que falta alguma coisa, muito achismo como disse o Shimamoto e não sei se realmente esse combustível faz bem, só vejo a galera relatar que estourou o motor depois de um certo tempo utilizando s10, tá ficando mítica essa coisa. Convém ou não usar? nossas viaturas não tem bomba injetora.

Leonardo Raffi
07/03/2015, 17:25
até onde eu sei o s10 não é tão oleoso e evapora rapido... e nas bombas injetoras rotativas(utiliza do diesil para lubricar) diminui muito sua vida util... recomendação não usar e se usar batizar com oleo lubrificante.... esse oleo judia até dass bombas lubrificadas com oleo do carter... segundo um bombista experiente... este oleo é bom para os injetdos eletronicos

Mirão
07/03/2015, 17:58
Leonardo foi por pensar assim e devido a divulgação do s10, que usei algum tempo. Não trouxe benefícios nem prejuízos à viatura. Hoje uso óleo comum, sujeira pura, os aditivados tão sumindo aquí no DF e não procuro em outro local por fidelidade ao posto que abasteço. Isso também é importante, abastecer em um posto que tenha credibilidade e o pessoal saber que você abastece quase sempre ali pois se der problemas por causa de combustível ruim fica melhor para recorrer. Penso comigo, e os bicos? se derem pau são muito caros. Corre uma conversa entre os bombeiros que caminhonetes antigas PODEM abastecer com s10 mas as novas, denominadas Euro-V, não podem utilizar diesel comum. E essa mistura de s10 x comum? li no fórum que há reação química e um bombêbado (bombeiro de posto + bêbado), me disse, ou mentiu, que alguns postos batizam s10 com óleo comum. E a fiscalização? não é à toa que chamo mo Brasil de Lisarb, por isso acho importante definir aqui, para donos de caminhonetes não tão modernas, qual tipo de diesel vamos adotar, s10 x diesel aditivado x comum. Será que teremos que partir para uma enquete? o que for definido vou seguir enquanto tiver minha branquela, acredito em vocês. Postei a foto dela no tópico Poste a foto de sua ranger, a tenho a quatro anos e foi só alegria... até agora.

jhdadam
08/03/2015, 01:50
Minha contribuiçào: tenho uma pajero sport 2000 a tres anos e a 2 anos uso s10, nenhuma reclamação até agora....viatura não solta uma fumacinha sequer.

dropen
08/03/2015, 06:29
Olá pessoal,

Achei interessante o tópico e vou acompanhar. Eu tenho um JPX 96 com motor Xud original e tenho usado somente o S-10 há uns 8 meses e não tem apresentado problemas...
Aindá sou meio novato, não sei qual os prós e contras, haviam me passado que não podia misturar o S-10 com S-500 com isso optei pelo S-10.

abraco!!

Moipessoa
08/03/2015, 08:28
é exatamente o uso alternado entre o S-10 e o comum, sem a limpeza do tanque (e tubulações do tanque até a distribuição de combústivel no motor) após o uso do comum que tem causado os danos nos motores antigos.
é simples o raciocínio: pega uma bomba graxeira e "injeta" graxa na mangueira, deixa 3 meses ali parado, nesses 3 meses toda semana coloque 300 gramas de graxa a mais nessa mangueira. ao fim dos 3 meses, injete querosene com uma bombinha, e veja o que vai parar dentro do seu motor.

Mirão
08/03/2015, 23:03
É isso ai amigos, vamos postar, ler e acompanhar as opiniões. Depois vamos deduzir e concluir de fato o que é melhor pra nossas vtrs. Durabilidade dos componentes são economia pro nosso bolso.

Borjaoo
09/03/2015, 07:43
Minha contribuiçào: tenho uma pajero sport 2000 a tres anos e a 2 anos uso s10, nenhuma reclamação até agora....viatura não solta uma fumacinha sequer.

amigo você fez algum procedimento especial antes de começar a usar o s10?

WOLNEYCBA
09/03/2015, 09:55
Bom, enquanto não tenho uma informação mais precisa sobre o assunto vou fazendo o seguinte: duas abastecidas com Diesel comum (pra lubrificar a bomba) alternadas com uma de S-10 (pra não deixar acumular resíduos).

Mirão
10/03/2015, 18:48
Wolney e vc chegou há alguma conclusão? teve algum melhor rendimento comesse procedimento?

Borjaoo
10/03/2015, 23:57
isso, gostaria muito de saber o consumo até que eu mesmo possa fazer os testes por aqui...

Mirão
11/03/2015, 16:09
A situação é: - No que influi alternar o abastecimento, gostaria de utilizar o combustível mais benéfico pra nosso tipo de vtr. Pelo que vejo, ainda estamos divididos e não chegamos a nenhuma conclusão. Nossos carros são euro o quê? I, II, III, IV? ou Euronada? no que influi o uso do S-10 em motores eletrônicos e principalmente nos commom rails cujos bicos custam o olho da cara? Particularmente eu continuaria usando diesel aditivado, como fazia antes do S10, só que ele tá sumindo e sobraram apenas o comum (sujo, batizado, bio m****) e o novo S10. Nem o intermediário, S500, vejo por essas bandas.

Ipiabas/RJ
11/03/2015, 17:41
Boa tarde, galera.
Estou passando por essa situação. Tenho meu posto de combustível de confiança, que pertence a um amigo de bandeira Ipiranga. Ele só tem bomba de diesel comum. A Ipiranga que trocar por S-10, tendo em vista que em breve não haverá mais o D. comum para vender. Estivemos conversando e ponderei sobre estes questionamentos quanto a mudança de um para outro. No meio do assunto chegou um representante da Ipiranga e disse que o S-10 não tem detergente na sua composição, diferente do diesel aditivado, este sim com detergente, o que faz liberar a borra acumulada no fundo do tanque, causando entupimento nos bicos. Ele garante que o S10 não causa dano nenhum no motor, podendo usar com segurança. Como meu posto de confiança vai trocar o comum pelo S-10, não vou ter outra alternativa.
abraços.

Ronaldi
11/03/2015, 19:38
Pessoal,
Minha contribuição. Usei apenas diesel s10 na minha ranger 2007 durante 2 anos seguidos(rodei +_ 36.000 km) sem nenhum problema.Vendi a caminhonete a 3 meses e estou com uma SW4 2007 e usando tambem só diesel s10 e até agora tudo OK.

Borjaoo
12/03/2015, 11:27
Vixe, depois de ler o relato do Ipiabas agora tô com pé atrás.
Tava abastecendo só com Diesel Comum aditivado, fiz uns 4 abastecimentos, achando que era vantagem.

O jeito é voltar para o comum e testar o s10 então.

alguma informação a respeito do consumo com s10?

Imperador!
12/03/2015, 13:13
Vejo a questão da seguinte forma:
- O enxofre lubrifica as BI antigas
- O S10 tem exatamente pouco enxofre
- Usuários comuns não tem como dizer se há ou não desgaste maior dos carros por usar S10 em veículos mais antigos.

Somente quem tem sofrido são os caminhões e carretas que rodam bastante, o que me leva a concluir, em teoria, que de fato o S10 não é bom para as BI, mas os resultados, para usuários comuns, só aparecem alguns muitos milhares de km depois.

Ipiabas/RJ
12/03/2015, 15:35
Para caminhões é obrigatório o uso do arla 32.

Imperador!
12/03/2015, 17:20
Para caminhões é obrigatório o uso do arla 32.

Falei de caminhões com BI mecânica, pra ficar claro...

Mirão
13/03/2015, 00:05
Pessoal, ainda não sei o motivo do uso do arla 32, alguém poderia explicar? o que é e para que serve esse componente. Imperador, essa é a questão que tanto saliento. Os motores eletrônicos com bombas de alta e baixa, diferentes da BI mecânica. Motores intermediários entre o mais antigo, analógico e os mais atuais, de 2012 em diante, convém ou não, utilizar o s10?

Imperador!
13/03/2015, 10:47
Pessoal, ainda não sei o motivo do uso do arla 32, alguém poderia explicar? o que é e para que serve esse componente. Imperador, essa é a questão que tanto saliento. Os motores eletrônicos com bombas de alta e baixa, diferentes da BI mecânica. Motores intermediários entre o mais antigo, analógico e os mais atuais, de 2012 em diante, convém ou não, utilizar o s10?

Todos os common rail é melhor usar S10 que diesel comum, apesar de nos fabricados antes de 2012 poder usar também o comum... fica no preço e na vontade do dono do carro.

O arla 32 é um líquido para tratamento dos gases emitido pelo escapamento do carro, que através de reações químicas diminui as emissões de gases poluentes, transformando os NOx em amônia (NH3). Particularmente, considero muito superior ao sistema EGR das picapes diesel.

https://www.youtube.com/watch?v=AV6Id_mXQd8

Borjaoo
13/03/2015, 11:15
ranger é common rail?? quais anos??

VOVÔ DO TROLLER
13/03/2015, 13:11
ranger é common rail?? quais anos??
Todos os motores 3.0 da Ranger diesel (assim como os dos Trollers) são common rail. Acredito (não tenho certeza) que vai de 2006 até 2011 ou 2012.

Mirão
13/03/2015, 16:42
Idoso e o que você pensa a respeito do assunto. Eles (os motores), são anteriores ao novo combustível, os NGD eram abastecidos com diesel comum ou aditivado, então, sempre considerei nosso antigo diesel um lixo, muito sujo. O novo s10 é limpinho, não fosse o cheiro e uma relativa oleosidade, passaria pela boa e velha gasolina amarela, é ralo muito limpo e transparente. Meu temor consiste principalmente na ralificação ou seja, a baixa oleosidade do s10 comparada ao antigo. Que benefícios ou malefícios trará aos motores mais modernos que os antigos e menos modernos que os atuais, os quais exigem a utilização somente de diesel s10. Estamos entre o antigo e o moderno, no meio termo daí, é bom decidir o que é melhor para as viaturas.

Jhonny César
13/03/2015, 19:18
To só atras da moita escutando:banho:...... To curioso tb....

Particularmente eu uso o s-10.... uns fala q é bom, outros falam que é ruim para o meu tipo de motor.... Mas por medida de segurança ando com uma valvula PCV de reserva em baixo do banco :mrgreen:.... nos males, troco a valvula e continuo andando..:lol:... O bom que todas a cada 6 meses desço o tanque prta fazer limpeza e ate agora sempre limpinho...

Moipessoa
13/03/2015, 20:04
To só atras da moita escutando:banho:...... To curioso tb....

Particularmente eu uso o s-10.... uns fala q é bom, outros falam que é ruim para o meu tipo de motor.... Mas por medida de segurança ando com uma valvula PCV de reserva em baixo do banco :mrgreen:.... nos males, troco a valvula e continuo andando..:lol:... O bom que todas a cada 6 meses desço o tanque prta fazer limpeza e ate agora sempre limpinho...

tanque limpo (pode considerar limpa tb as linhas de combustível até os bicos), não terá problemas de motor por conta do combustível limpando a sujeira do fluxo e jogando pro motor.

Imperador!
14/03/2015, 09:45
Quando se fala em S10 bom ou ruim para motores antigos, deve-se pensar em motores com bomba injetora. Dessa lista, estão fora por já serem common rail: Ranger 3.0 (desde 2005), Hilux 3.0 (desde 2006), Frontier 2.8 (desde 2006), Frontier 2.5 (desde 2007), L200 Triton (desde 2008), Pajeros (somente Dakar e Full de 2007 em diante), S10 (de 2006 pra frente)...

Os motores com BI (os modelos anteriores) aos citados é que podem sofrer com diesel S10. E ainda assim também não são todos, somente aqueles que usam o enxofre do diesel como lubrificante das BI (bombas rotativas, apenas). Quem tem bomba em linha não deve sofrer, porque a bomba em linha é lubrificada a óleo.

Borjaoo
14/03/2015, 10:47
Opa, finalmente uma informação bem fundamentada! Obrigado Imperadr!! Feliz em saber que posso usar na minha vtr sem medo!!

Mirão
14/03/2015, 13:29
È isso aí, vou pro S10! fiquei satisfeito, mas antes vou limpar o tanque.

Imperador!
15/03/2015, 08:15
Opa, finalmente uma informação bem fundamentada! Obrigado Imperadr!! Feliz em saber que posso usar na minha vtr sem medo!!

Na minha ex Ranger 3.0, somente usava S50 (na época) também. Certa vez abasteci com diesel comum S500 e posso dizer que o carro é muito mais esperto usando S50/S10...

leojaz
15/03/2015, 16:13
Discussão interminável essa, mas achei muito interessante o comentário do Imperador, que resumiu quais veliculos poderao usar S10 sem medo.
Tenho uma Full 3.2 2006, e essa é minha maior preocupação no momento. Em algumas capitais não existe mais o S -500. E a única vez que abasteci com S-10 ascendeu a luz de injeção. Não sei se foi coincidência, foi a única vez que pensei " deu m***"!
Pergunto: o que fazer quando aqui em Natal acabar a oferta de S500, as como acabou FZ????

Borjaoo
15/03/2015, 16:35
Na minha ex Ranger 3.0, somente usava S50 (na época) também. Certa vez abasteci com diesel comum S500 e posso dizer que o carro é muito mais esperto usando S50/S10...

agora me deixou super ansioso pra testar o s10!!!
hahaha

tenho que esperar a viatura sair do hospital ainda...

Mirão
15/03/2015, 16:55
leojaz, considerei plausível o comentário do Imperador, bastante convincente, talvez a mistura de combustível ou o tanque sujo possa ter causado o acendimento da luz da injeção. Como é bom comentar o assunto, tem algumas postagens no tópico relatando sobre a mistura e a sujeira no tanque. Me dou por satisfeito, vou limpar o tanque, verificar mangueiras e viciar no S10, até por que não sei por quanto tempo teremos o S500, governo pilantra,. Deveria ter mantido o S50 que atenderia perfeitamente os dois casos e seria um diesel bem mais limpo, ficando o caríssimo S10 por opção aos nossos motores bi-diesel e atendimento aos modernos que só podem utilizar o S10. Aí eu emplacaria no falecido S50, mas pelo jeito, no caso do motor eletrônico é S10 mesmo, pelo fato de em outros países há anos, esses motores já consumiam S50 e S10. Os demais 500, 800 ou mais, são proibidos no continente europeu e em vários países.

Dog Master
15/03/2015, 18:19
Quando se fala em S10 bom ou ruim para motores antigos, deve-se pensar em motores com bomba injetora. Dessa lista, estão fora por já serem common rail: Ranger 3.0 (desde 2005), Hilux 3.0 (desde 2006), Frontier 2.8 (desde 2006), Frontier 2.5 (desde 2007), L200 Triton (desde 2008), Pajeros (somente Dakar e Full de 2007 em diante), S10 (de 2006 pra frente)...

Os motores com BI (os modelos anteriores) aos citados é que podem sofrer com diesel S10. E ainda assim também não são todos, somente aqueles que usam o enxofre do diesel como lubrificante das BI (bombas rotativas, apenas). Quem tem bomba em linha não deve sofrer, porque a bomba em linha é lubrificada a óleo.

Opa.muito legal as explicações, bem técnicas mesmo! Me desculpe a falta de conhecimento, mas quais seriam as bombas rotativas e as em linha? Especificamente da minha viatura (da ass.) qual seria o tipo de BI?

Agradeço!!

Imperador!
15/03/2015, 19:37
Opa.muito legal as explicações, bem técnicas mesmo! Me desculpe a falta de conhecimento, mas quais seriam as bombas rotativas e as em linha? Especificamente da minha viatura (da ass.) qual seria o tipo de BI?

Agradeço!!

A sua sem dúvida é uma bomba injetora rotativa. Só se encontra bomba em linha em carros diesel bem antigos (e não em todos): F1000 D226, algumas F1000 D229, algumas D10, D20... nessa área de bomba em linha meu conhecimento é bem menos preciso, rs...




Bomba injetora em linha - destina-se a enviar o gasóleo sob pressão para cada um dos injectores em quantidades perfeitamente reguladas conforme a aceleração do motor e no momento mais conveniente para o seu bom funcionamento. A bomba injetora é construída por: corpo da bomba com cárter, janela de visita e coletor de alimentação. No cárter está o veio de excêntricos (da bomba injetora, que não é o veio de excêntricos do motor), a bomba de alimentação e os impulsores. Na janela de visita está a régua cremalheira e os elementos de bomba que são constituídos por cilindro, êmbolo e camisa com setor dentado. No coletor de alimentação estão as válvulas de retenção e no extremo da régua cremalheira está o regulador automático de velocidade.
Bombas de injeção rotativas - permite um rápido funcionamento e dimensões inferiores às bombas de injeção em linha, são geralmente utilizadas nos motores Diesel de baixa potência específica e para automóveis, que são aplicações com baixa solicitação de uso, pois as bombas injetoras rotativas possuem capacidade volumetrica de injeção menor que as bombas em linha. A distribuição do combustível efetua-se a partir de êmbolos de movimento alternado que distribuem o combustível para cada um dos injetores do motor através de um distribuidor. Durante o funcionamento, todas as suas peças são lubrificadas pelo próprio combustível que segue para os injetores, não necessitando de qualquer sistema de lubrificação suplementar. A distribuição do combustível é feita pela deslocação dos dois êmbolos opostos, situados numa sede disposta transversalmente no interior do elemento fixo que é a cabeça hidráulica. Este conjunto do rotor e a cabeça hidráulica constituem o distribuidor da bomba. Os êmbolos opostos são acionados pelos excêntricos que estão no alojamento do corpo onde se movimenta o rotor. normalmente no alojamento do corpo da bomba existe o número de excêntricos igual ao número de cilindros do motor. Quando no movimento do rotor os êmbolos opostos são acionados pelos excêntricos, enviam o combustível sob alta pressão para os canais que fazem parte do distribuidor que coincidem nos intervalos bem definidos com orifícios existentes na cabeça hidráulica para alimentar cada um dos injetores.



Quanto ao amigo da Pajero Full 2006, acredito ter sido uma coincidência... esse seu carro tanto pode usar S10 como S500 sem problemas. É mais provável a EGR dela estar começando a obstruir. Abs!

VOVÔ DO TROLLER
15/03/2015, 20:18
Idoso e o que você pensa a respeito do assunto. Eles (os motores), são anteriores ao novo combustível, os NGD eram abastecidos com diesel comum ou aditivado, então, sempre considerei nosso antigo diesel um lixo, muito sujo. O novo s10 é limpinho, não fosse o cheiro e uma relativa oleosidade, passaria pela boa e velha gasolina amarela, é ralo muito limpo e transparente. Meu temor consiste principalmente na ralificação ou seja, a baixa oleosidade do s10 comparada ao antigo. Que benefícios ou malefícios trará aos motores mais modernos que os antigos e menos modernos que os atuais, os quais exigem a utilização somente de diesel s10. Estamos entre o antigo e o moderno, no meio termo daí, é bom decidir o que é melhor para as viaturas.
Conversei com um amigo que tem oficina especializada em diesel e ele me recomendou que nos motores 3.0 eletrônicos eu usasse o S 10 da Shell que já vem aditivado. Ele não recomenda o uso de outros s 10 que não sejam aditivados de fábrica, como o Shell. Abs. Válter

Mirão
15/03/2015, 21:29
Mais uma, sinceramente não sabia que existia diesel S10 aditivado, para mim os aditivos sempre são detergentes, descarbonizadores, posso estar errado Idoso Do Troller, será que você poderia especificar que espécie de aditivo foi adicionado pela Shell? e por que? para atender todos os motores, novos e antigos? desculpe a chateação, acontece que sou curioso mesmo, o Imperador tá dando aulas nesse post, mas sempre vem coisa nova, é um aprendizado isso aqui! vou sair mecânico teórico parabéns a todos. :concordo:

Borjaoo
15/03/2015, 21:49
eu sabia que existia esse shell, acho que chama evolux, já vi no posto daqui, porém não sei o que é esse tal aditivo.

Mirão
15/03/2015, 22:33
Tá vendo ai borjaoo, aqui a gente aprende né?

Borjaoo
15/03/2015, 22:49
demais!! muito bom!!

Imperador!
16/03/2015, 10:19
eu sabia que existia esse shell, acho que chama evolux, já vi no posto daqui, porém não sei o que é esse tal aditivo.

Shell Evolux que eu saiba não tem nada de aditivado. É só um nome comercial que a Shell inventou pra dizer que o S10 dela é melhor. Pra mim, é a mesma coisa que o BR, Ale e Ipiranga, até nas médias. Acho que isso aí só um químico mesmo pode dizer.

VOVÔ DO TROLLER
16/03/2015, 17:09
Mais uma, sinceramente não sabia que existia diesel S10 aditivado, para mim os aditivos sempre são detergentes, descarbonizadores, posso estar errado Idoso Do Troller, será que você poderia especificar que espécie de aditivo foi adicionado pela Shell? e por que? para atender todos os motores, novos e antigos? desculpe a chateação, acontece que sou curioso mesmo, o Imperador tá dando aulas nesse post, mas sempre vem coisa nova, é um aprendizado isso aqui! vou sair mecânico teórico parabéns a todos. :concordo:

Todo S10 da Shell é "adivado". Também não sei qual aditivo foi adicionado. Eles mesmos não dizem, pois é "segredo de estado". Como disse o Imperador, somente um químico para dar a resposta. Abs.

VOVÔ DO TROLLER
16/03/2015, 19:21
Todo S10 da Shell é "adivado". Também não sei qual aditivo foi adicionado. Eles mesmos não dizem, pois é "segredo de estado". Como disse o Imperador, somente um químico para dar a resposta. Abs.

Pelo menos a Shell diz que o seu S10 evolux é aditivado. Melhores informações no http://www.shell.com/bra/products-services/postos-shell/fuels/shell-evolux-diesel.html (http://www.shell.com/bra/products-services/postos-shell/fuels/shell-evolux-diesel.html). Com relação à minha experiência pessoal, posso dizer que experimentei o S10 de diversas bandeiras no meu T4 3.0 eletrônico e o que eu achei melhor, foi justamente o S10 da Shell ( maior desempenho, menor consumo, menor emissão de fumaça). De qualquer forma , a qualidade do tanque de armazenamento no posto, se foi "batizado" ou não ,bem como, o tempo que o diesel está estocado, fazem toda a diferença,
Abs.válter

Jhonny César
17/03/2015, 08:37
Pelo menos a Shell diz que o seu S10 evolux é aditivado. Melhores informações no http://www.shell.com/bra/products-services/postos-shell/fuels/shell-evolux-diesel.html (http://www.shell.com/bra/products-services/postos-shell/fuels/shell-evolux-diesel.html). Com relação à minha experiência pessoal, posso dizer que experimentei o S10 de diversas bandeiras no meu T4 3.0 eletrônico e o que eu achei melhor, foi justamente o S10 da Shell ( maior desempenho, menor consumo, menor emissão de fumaça). De qualquer forma , a qualidade do tanque de armazenamento no posto, se foi "batizado" ou não ,bem como, o tempo que o diesel está estocado, fazem toda a diferença,
Abs.válter


Outra informação boa na hora de abastecer sua :safari-rig: .... Isso é certo e comprovado..: São 4 dicas


Dica 1:Procure encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
A temperatura do ambiente e do solo é mais baixa pela manhã. Todos os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo da terra. Quando as temperaturas estão mais altas, os combustíveis tendem a expandir-se. Por isso, ao encher em horários quentes (tarde ou noite), o litro de combustível pode não ser exatamente 1 litro.
Na indústria petrolífera, a gravidade específica e a temperatura do solo tem um papel muito importante. Nesses locais, cada carregamento de caminhão é cuidadosamente controlada no respeito à temperatura, para que cada litro seja exato.
Dica 2:Fale para o funcionário não encher o tanque com pressa. Quanto menos pressão no tanque, menos vapor e, consequentemente, maior parte de combustível real no tanque.
Todas as mangueiras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encher o tanque com a pistola apertada ao máximo, uma porcentagem do combustível que entra no veículo já vai se transformando em vapor, já contabilizado pela máquina, e volta novamente para o tanque. Você paga por uma coisa que acaba não recebendo.
Dica 3:Não espere ficar na reserva para encher seu tanque. Quanto mais combustível tiver no tanque, menos ar há lá dentro e, consequentemente, menos espaço para se transformar em vapor. O combustível evapora mais rápido do que você pensa. Os grandes reservatórios de refinarias tem tetos flutuantes que se adaptam a quantidade de combustível do tanque. Tudo isso para não deixar espaço para o ar, para ter evaporação mínima.
Dica 4:Não encha o tanque em postos que foram reabastecidos recentemente. Se você chegar em um posto e ver que o caminhão está abastecendo os depósitos, ou que tenha acabado de abastecer, evite. Ao reabastecer o depósito, todo combustível do tanque é agitado e o “lixo” do fundo acaba misturando com o restante. Assim, você pode correr o risco de pegar um combustível de má qualidade.


Segue as riscas e tudo vai de boa.... :D

Mirão
17/03/2015, 12:59
Valeu jhonny, vou observar isso aí. Hoje deixei a viatura pra fazer a limpeza do tanque e depois ver um problema de cambagem. Vou mesmo adotar o S10. Vamos ver no que vai dar.

VOVÔ DO TROLLER
17/03/2015, 13:12
Outra informação boa na hora de abastecer sua :safari-rig: .... Isso é certo e comprovado..: São 4 dicas


Dica 1:

Procure encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
A temperatura do ambiente e do solo é mais baixa pela manhã. Todos os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo da terra. Quando as temperaturas estão mais altas, os combustíveis tendem a expandir-se. Por isso, ao encher em horários quentes (tarde ou noite), o litro de combustível pode não ser exatamente 1 litro.
Na indústria petrolífera, a gravidade específica e a temperatura do solo tem um papel muito importante. Nesses locais, cada carregamento de caminhão é cuidadosamente controlada no respeito à temperatura, para que cada litro seja exato.
Dica 2:

Fale para o funcionário não encher o tanque com pressa. Quanto menos pressão no tanque, menos vapor e, consequentemente, maior parte de combustível real no tanque.
Todas as mangueiras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encher o tanque com a pistola apertada ao máximo, uma porcentagem do combustível que entra no veículo já vai se transformando em vapor, já contabilizado pela máquina, e volta novamente para o tanque. Você paga por uma coisa que acaba não recebendo.
Dica 3:

Não espere ficar na reserva para encher seu tanque. Quanto mais combustível tiver no tanque, menos ar há lá dentro e, consequentemente, menos espaço para se transformar em vapor. O combustível evapora mais rápido do que você pensa. Os grandes reservatórios de refinarias tem tetos flutuantes que se adaptam a quantidade de combustível do tanque. Tudo isso para não deixar espaço para o ar, para ter evaporação mínima.
Dica 4:

Não encha o tanque em postos que foram reabastecidos recentemente. Se você chegar em um posto e ver que o caminhão está abastecendo os depósitos, ou que tenha acabado de abastecer, evite. Ao reabastecer o depósito, todo combustível do tanque é agitado e o “lixo” do fundo acaba misturando com o restante. Assim, você pode correr o risco de pegar um combustível de má qualidade.


Segue as riscas e tudo vai de boa.... :D

Legal, boas dicas.
Outra dica. Abasteça em postos que tenham grande rotatividade de combustível. Quanto mais novo o combustível, melhor. Combustível velho, é fria.

Moipessoa
17/03/2015, 13:44
Legal, boas dicas.
Outra dica. Abasteça em postos que tenham grande rotatividade de combustível. Quanto mais novo o combustível, melhor. Combustível velho, é fria.

principalmente pela capacidade do S10 se associar a água do ambiente.:concordo:

lima0390
18/03/2015, 15:17
Galera, sou um pouco leigo no assunto, mais aqui vai o que sei. Dei umas pesquisada na internet e falei com algumas pessoas e o que entendi foi.

Diesel S-10 é altamente corrosivo. Motores que não foram preparados para o uso do novo combustível, em hipótese alguma deverá ser usado, sob o risco de desgastes e corrosões em componentes do motor (dizem que a corrosão se da pela alta capacidade do S-10 se misturar com água e sobre o teor de enxofre sem muito baixo para lubrificação e proteção das peças). Quais motores não são preparados para o seu uso? Somente motores com bomba injetora. Sistema de injeção eletrônica e o cammon rail podem usar sem medo, desde que haja a limpeza total do antigo combustível.

Na minha cidade tem 2 postos de combustível, um com diesel comum e outro com s-10. Tenho uma ranger 2014, uma pajero sport 2010 e 3 caminhões antigos. Fui pesquisar, pois todos usam diesel e queria fechar com o posto para pagar mensal. A ranger tem que usar o s-10, isso é obvio. A pajero, que eu usava s-10, descobri que ela só pode ser abastecida com o diesel comum, justamente por ainda ser bomba injetora, eu mesmo não acreditei, que um carro de 2010 ainda fosse bomba injetora. Detalhe, a muito tempo eu percebia uma falta de potencia na pajero, e assim que voltei para o diesel comum, ela já melhorou e muito, e os caminhões, sem nenhuma duvida seria o diesel comum.

Como falei, sou leigo nesse assunto, posso estar errado, mas fui pesquisar para saber o que fazer, e infelizmente tenho que usar os dois postos kkkk.

Mirão
18/03/2015, 18:32
Tenho que perguntar uma coisa. Onde é que está aquele separador de água do diesel na Ranger 3.0? na antiga GM S-10 havia um dispositivo que eu destorcia quando o painel acusava água no filtro, a Ranger (não sei se é por que ela é XL) não acusa no painel, pra onde tá indo a água? tenho ela há quatro anos e agora que me toquei disso. Se puderem deem uma explicação pois vou adotar o diesel S10 como combustível prioritário, S500 só usarei em último caso.

Imperador!
18/03/2015, 19:17
Tenho que perguntar uma coisa. Onde é que está aquele separador de água do diesel na Ranger 3.0? na antiga GM S-10 havia um dispositivo que eu destorcia quando o painel acusava água no filtro, a Ranger (não sei se é por que ela é XL) não acusa no painel, pra onde tá indo a água? tenho ela há quatro anos e agora que me toquei disso. Se puderem deem uma explicação pois vou adotar o diesel S10 como combustível prioritário, S500 só usarei em último caso.

O filtro de água é no próprio filtro de combustível...
Você tem o manual da sua, lá tem dizendo direitinho...496035

Mirão
18/03/2015, 21:48
Não é a toa que você é o Imperador! Valeu! minha viatura nunca marcou nada no painel a esse respeito, será que é porque faço a troca de óleo e filtros sempre aos 7000Km? me falaram que é um gasto desnecessário mas considero uma prevenção. Quanto ao manual, segundo o antigo proprietário quando a comprei, arrombaram ela num estacionamento de shopping (ele tava no cinema) para pegar as chaves de baixar o estepe e limparam tudo dentro e o manual se foi. O cara não teve o cuidado de passar uma corrente no estepe, sabe-se lá se funcionava o alarme, por que eu o troquei. Em brasília se der mole roda mesmo no estepe, se não rodar tudo.

Borjaoo
19/03/2015, 01:32
pô, será mesmo que precisa limpar a tranqueira toda pra usar o s10? e se precisar abastecer com comum outra vez, depois tem que limpar tudo denovo?

Imperador!
19/03/2015, 10:01
Não é a toa que você é o Imperador! Valeu! minha viatura nunca marcou nada no painel a esse respeito, será que é porque faço a troca de óleo e filtros sempre aos 7000Km? me falaram que é um gasto desnecessário mas considero uma prevenção. Quanto ao manual, segundo o antigo proprietário quando a comprei, arrombaram ela num estacionamento de shopping (ele tava no cinema) para pegar as chaves de baixar o estepe e limparam tudo dentro e o manual se foi. O cara não teve o cuidado de passar uma corrente no estepe, sabe-se lá se funcionava o alarme, por que eu o troquei. Em brasília se der mole roda mesmo no estepe, se não rodar tudo.

Também trocava os filtros com essa km e nunca acendeu comigo também não. Bom sinal pro diesel q vc tá usando !


pô, será mesmo que precisa limpar a tranqueira toda pra usar o s10? e se precisar abastecer com comum outra vez, depois tem que limpar tudo denovo?

É um exagero, vá colocando S10 aos poucos até substituir o diesel comum pelo S10.

Imperador!
19/03/2015, 10:04
Não é a toa que você é o Imperador! Valeu! minha viatura nunca marcou nada no painel a esse respeito, será que é porque faço a troca de óleo e filtros sempre aos 7000Km? me falaram que é um gasto desnecessário mas considero uma prevenção. Quanto ao manual, segundo o antigo proprietário quando a comprei, arrombaram ela num estacionamento de shopping (ele tava no cinema) para pegar as chaves de baixar o estepe e limparam tudo dentro e o manual se foi. O cara não teve o cuidado de passar uma corrente no estepe, sabe-se lá se funcionava o alarme, por que eu o troquei. Em brasília se der mole roda mesmo no estepe, se não rodar tudo.

Mirão, segue link para os manuais da Ranger, se você tiver interessado:

https://www.dropbox.com/s/hc5wzptxg0ft4wt/manual%20ranger%203.0%20%28Ford%29.pdf?dl=0

https://www.dropbox.com/s/pn3g4729vk06qtc/Manual%20Motor%20Ranger%20NGD%203.0.pdf?dl=0

https://www.dropbox.com/s/t53i2s3j33apc6i/manual%20ngd%2030.rar?dl=0

enasor
19/03/2015, 11:15
Caro Imperador, bom dia.

Com o perdão do criador do tópico, deixe-me intrometer só um pouquinho para tirar uma dúvida com você, se estiver ao seu alcance, é claro ...

Não entendo “bulhufas” de mecânica, muito menos de bomba injetora, sistema common rail, etc., etc. Estou tentando aprender um pouquinho aqui com vocês ...

Já sei que o sistema da minha viatura (da assinatura) é o common rail. E você explanou que tem os seguintes tipos de bomba injetora: "Bomba injetora em linha" e "Bomba injetora rotativa" ... e, ainda: “Só se encontra bomba em linha em carros diesel bem antigos”. Sendo assim, posso inferir que a bomba injetora da minha viatura é a do tipo “bomba injetora rotativa”???... ou, no caso da minha viatura, não é nada disso ... agradeço-lhe antecipadamente pela atenção ...

Abs.

E.T.:

E aproveitando o "gancho", e não querendo abusar da sua boa vontade, deixa eu tirar outra dúvida:

A viatura está com 38.500 kms. e a adquiri recentemente de uma mulher, e a mesma andou fazendo viagens pela América Latina e, certamente, andou abastecendo com o diesel S-50, S-500, ou sei lá o quê ... você recomendaria eu fazer uma limpeza no tanque?

Na concessionária Mitsubishi me falaram que é só eu "montar" na viatura e sair andando ... mas, depois que eu vi relatos de gastos dispendiosíssimos com bomba injetora, principalmente em Pajeros Full, eu fiquei com a "pulga atrás da orelha". Rsrsrs.

Ipiabas/RJ
19/03/2015, 13:30
Imperador ou melhor professor.
Aproveitando a aula sobre motores diesel, sou daqueles que não entendo nada mais gosto de saber como funciona.
Minha viatura é uma P. sport 2007. Qual BI é utilizado nela?

Imperador!
19/03/2015, 15:20
Caro Imperador, bom dia.

Com o perdão do criador do tópico, deixe-me intrometer só um pouquinho para tirar uma dúvida com você, se estiver ao seu alcance, é claro ...

Não entendo “bulhufas” de mecânica, muito menos de bomba injetora, sistema common rail, etc., etc. Estou tentando aprender um pouquinho aqui com vocês ...

Já sei que o sistema da minha viatura (da assinatura) é o common rail. E você explanou que tem os seguintes tipos de bomba injetora: "Bomba injetora em linha" e "Bomba injetora rotativa" ... e, ainda: “Só se encontra bomba em linha em carros diesel bem antigos”. Sendo assim, posso inferir que a bomba injetora da minha viatura é a do tipo “bomba injetora rotativa”???... ou, no caso da minha viatura, não é nada disso ... agradeço-lhe antecipadamente pela atenção ...

Abs.

E.T.:

E aproveitando o "gancho", e não querendo abusar da sua boa vontade, deixa eu tirar outra dúvida:

A viatura está com 38.500 kms. e a adquiri recentemente de uma mulher, e a mesma andou fazendo viagens pela América Latina e, certamente, andou abastecendo com o diesel S-50, S-500, ou sei lá o quê ... você recomendaria eu fazer uma limpeza no tanque?

Na concessionária Mitsubishi me falaram que é só eu "montar" na viatura e sair andando ... mas, depois que eu vi relatos de gastos dispendiosíssimos com bomba injetora, principalmente em Pajeros Full, eu fiquei com a "pulga atrás da orelha". Rsrsrs.

Como você bem disse, sua Pajero é Common Rail. Sistema common rail utiliza um sistema de alimentação diferente de bomba injetora. Utiliza-se um sistema de baixa pressão que traz o combustível até a bomba de alta pressão que abastece os bicos injetores. Portanto, nenhum veículo common rail utlizava bomba injetora, utiliza bomba de alta pressão (high pressure pump). No caso da Pajero Full, só se encontra bomba injetora (rotativa) até o modelo 2006/2007, quando o carro passou a ser common rail.

Na teoria, todos os carros fabricados a partir de 2012 devem ser abastecidos com S10 ou S50. O manual do seu carro deve dizer isso bem claramente. No caso da Full, acredito que ela não tenha DPF ainda, o que tornaria possível abastecer com S500, porem provoca uma carbonização precoce da válvula EGR (pesquise no fórum sobre ela). Minha recomendação é procurar utilizar sempre o S10.

Imperador!
19/03/2015, 15:27
Imperador ou melhor professor.
Aproveitando a aula sobre motores diesel, sou daqueles que não entendo nada mais gosto de saber como funciona.
Minha viatura é uma P. sport 2007. Qual BI é utilizado nela?

Bomba injetora rotativa. Lembrando que nenhuma Pajero Sport possui sistema common rail.

Uma curiosidade sobre o sistema mecânico e eletrônico de injeção é que o eletrônico é muito mais silencioso. Num motor mecânico mais de 50% do barulho que é ouvido vem da bomba injetora.

496181

http://www.dieselhub.com/tech/common-rail.html

Mirão
19/03/2015, 22:01
Boa noite galera, desejo me explicar por partes. Primeiro ao grande Borjaoo, deixei a vtr na oficina para limpar o tanque e verificar o problema da cambagem, a boa noticia é que o mecânico disse para usar o S10 sem precisar de limpeza alguma do tanque, acrescentou que esperasse o marcador de combustível atingir o vermelho e completar com o outro diesel, depois é só seguir em frente, apenas pediu para diminuir o s500 o máximo possível. Quero agradecer o prof. Imperador Como disse o Ipiabas e com razão) pela preocupação e dedicação além da paciência que tem conosco, aprendizes em manutenção de carros diesel. Um abraço ao Enasor, barriga verde como eu e aproveitar pra dizer que o tópico pertence a todos e foi bastante pertinente a pergunta dirigida ao Imperador, estamos aqui pra isso, sanar nossas dúvidas e acredito que ninguém tenha feito perguntas tão burras quanto eu, se bem acredito que não exista pergunta burra, existe falta de coragem de perguntar. Imperador, consegui um manual hoje, justamente na oficina tá novinho, valeu a ajuda, fica no tópico para quem precisar. Abraço turma, mas se eu tiver alguma dúvida, vou perguntar!

Borjaoo
20/03/2015, 00:43
amigos, peguei minha viatura pra rodar até as peças chegarem (parachoque traseiro e lateral, danificados num acidente.....), tava com 2/5 de tanque com S500, meti s10 e fiz minha viagem... rodei 520km e quando enchi o tanque novamente, 12.6km/l nessa mistura com s10, antes fazia 11.5km/l, agora é torcer pra manter assim!!!

obs: consumo medido na ponta do "lápis" (na verdade app pro celular), no computador de bordo a vida inteira marca algo pra cima do real...

enasor
20/03/2015, 08:13
... sua Pajero é Common Rail ... nenhum veículo common rail utlizava bomba injetora ...

Caro Imperador ... meus agradecimentos pela pronta resposta, bastante esclarecedora. Até então, eu pensava que minha viatura tinha bomba injetora, susceptível de danos dispendiosos no futuro em razão da má qualidade de nosso diesel. Tirou-me uma grande preocupação da cabeça.

Meus respeitos.


... Um abraço ao Enasor, barriga verde como eu ...

Muito obrigado pelo abraço, meu caro amigo Mirão ... adorei o termo "barriga verde". Fazia tempo que eu não via este termo. Kkkkkkkkkkkkkk.

Forte abraço a todos.

Ipiabas/RJ
20/03/2015, 09:20
IMPERADOR DOS PROFESSORES, obrigado por mais uma aula online. Diante da exposição, chego a conclusão que o S10, vai fazer mal para o motor da minha "lerdinha", pela baixa lubrificação da BI. vc tem alguma recomendação para o uso do S10, sem prejudicar o motor, já que mais cedo ou mais tarde o diesel comum vai deixar de ser vendido?
Já li por aqui que pode ser adicionado óleo lubrificante junto ao tanque com S10. Procede isto?
Mais uma vez obrigado pela paciência.

Imperador!
20/03/2015, 09:52
IMPERADOR DOS PROFESSORES, obrigado por mais uma aula online. Diante da exposição, chego a conclusão que o S10, vai fazer mal para o motor da minha "lerdinha", pela baixa lubrificação da BI. vc tem alguma recomendação para o uso do S10, sem prejudicar o motor, já que mais cedo ou mais tarde o diesel comum vai deixar de ser vendido?
Já li por aqui que pode ser adicionado óleo lubrificante junto ao tanque com S10. Procede isto?
Mais uma vez obrigado pela paciência.

Eu não posso dizer com certeza, mas acho que qualquer problema decorrente de S10 só apareceria após uns 200.000km rodados...DIZEM que colocar um pouco de óleo lubrificante ajuda.

leoss
20/03/2015, 15:30
Cara, eu acho que qualquer problema, como o imperador Disse só vai ocorrer ( e se ocorrer) depois de milhares e milhares de Km’s. Se sua BI tem cárter e lubrificação independente do enxofre oriundo do diesel, a probabilidade de dar problemas é baixa... Conheço pessoas que tem Ranger e F1000 2.5 e estão usando o S-10 a 60 ,70 mil Kilometros e até agora tudo normal ,além de menos fumaça e uma pequena melhora na média...
Eu só não estou usando ainda, pelo preço.....

Mirão
26/03/2015, 18:36
Pessoal, o tópico exauriu? será que já sanamos todas as dúvidas? tô no S10, não mudo mais apesar de ser bem caro. Ford abraços como diz Pagel.

Borjaoo
27/03/2015, 02:29
Mirão, pro meu uso aqui a diferença de preço compensa, dá 1 ou 1,2km/l a mais... a cada viagem que faço de 440km economizo R$5,00 hehehe

Junior84
27/03/2015, 03:54
Então se misturar S10 e S500 pode se obter alguma economia?

Mirão
27/03/2015, 15:40
Ainda não fiz o reabastecimento por que tô rodando só na cidade, não cheguei à metade do tanque, e geralmente não completo na cidade, só quando viajo, reabasteço sempre próximo ao 1/2 tanque, coloco cinquentinha e demora pra baixar, rodo só quando necessário. Mas vou completar pra calcular uma média, normalmente a viatura faz entre 10.5 e 10.8 na cidade, com óleo comum, vamos ver se melhora, na estrada oscila entre 11.8 e 12.5 km/litro, não gosto muito de andar acima de 120 km/h e sei que o velocímetro dela mente muito, 120 equivale a 110 no meu GPS, daí está tanta economia. Junior, não aconselho misturar os combustíveis de jeito nenhum, a conclusão desse tópico, pela maioria, é utilizar o S10 nas viaturas que não utilizam bomba injetora, se a sua for bomba injetora vai de S500 mesmo, não convém misturar, se a viatura for do ano 2012 em diante, só S10, as intermediárias (eletrônicas abaixo de 2012, "não pode ser ano 2011 modelo 2012 devido à nova tecnologia") ficam por opção do proprietário. A maioria, creio eu, optaram para o S10.

Ipiabas/RJ
27/03/2015, 15:48
Boa tarde, galera.
Cheguei a conclusão que vou continuar no velho diesel enquanto meu posto de confiança tiver dele.
Depois que ele mudar para o S10 mudo com ele. Pelo menos sei que o combustível é de inteira confiança. Já perdi dois motores por causa de combustível adulterado.
Um abraço a todos e vamos que vamos!

maxgomes
02/04/2015, 11:05
Tenho f250 mwm 6cc a 6 meses rodei ums 25 mil km e só uso s10 tomo uma facada quando abastece porém gostei mt meu carro trabalha filé fumaça mt pouco e me deu mt seguranca até o momento

Mirão
02/04/2015, 20:03
Maxgomes ela ficou mais econômica? tive a impressão que a Ranger ficou mais esperta e solta menos fumaça porém o consumo ficou praticamente a mesma coisa, 11,5 km/l mas tá chegando aos 120 km/h sem o menor esforço, o pé lá no alto, o motor roncando baixinho quase imperceptível, parece até motor a gasolina. Observei que tá andando um pouco mais e parece que o desgaste de motor é menor, roda na maciota e a quinta marcha tá mais forte pra retomadas. è a gasolina supra em forma de diesel sob todos os aspectos. Não quero fazer propaganda mas o posto é bandeira BR ok!

Platenik
18/04/2015, 09:27
http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/diesels10/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjf09TAxcjT19_VzMDA0 8fD0NTkwA_AyDQL8h2VAQAZ1u0XQ!!/?PC_7_2OI50D2IM8NM10IL7ERKFC0FD4000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/Portal+de+Conteudo/Produtos/Automotivos/Oleo+Diesel/Extra+Diesel+Aditivado+S10/

Amigos, no link da BR. é informado que pode ser usado por todosos carros. Acabei de reformar minha BI e o estado interno era péssimo,
com muita oxidação e uso diesel comum. Entendo a necessidade de lubrificação e refrigeração pelo próprio diesel e assim o comum, pela
presença de enxofre atende, mas a função detergente e a capacidade de separar da agua do S10 também ajuda. Sabemos que é ideal
para os carros Euro V mas a quem iremos recorrer se usarmos S10 nas velhinhas e tivermos avarias? E quando acabar o comum? Como
as velhinhas irão se alimentar?
O bombista que me atendeu recomendou o S10 e querosene. Ainda acho que temos muito a discutir pelas nossas velhinhas.

Miltinho
18/04/2015, 13:13
Lave o tanque, limpe os bicos, troque o filtro de combustivel!
Fiz isto em minha LCP e uso o S10 desde que foi lançado... Sem problemas algum, usava sempre junto a cada 3 a 4 abastecidas um aditivo.
Agora estou usando o TECCON 10 a cada abastecida na proporção de 1 ml/1 litro.
Abç.>
amigo você fez algum procedimento especial antes de começar a usar o s10?

Mirão
18/04/2015, 19:52
Não sabia que a porcaria da Petroladra adicionava biom**** no S10. Aí não tem quem aguente, além de de ser muito caro o combustível é batizado!

americo_mattar
19/04/2015, 07:00
Muito bom o tópico, confesso que não havia encontrado nada e acabei criando um na página das Toyotas, fiquei em dúvida, mas vou adotar o s10, pelo fato da bomba ser eletrônica creio que não vai dar problema. Alguma opinião a respeito?

Mirao, se não me engano o diesel vendido no mercado nacional e misturado com o biodiesel, não tem mais puro por conta das leis ambientais.




Não sabia que a porcaria da Petroladra adicionava biom**** no S10. Aí não tem quem aguente, além de de ser muito caro o combustível é batizado!

Mirão
19/04/2015, 11:30
Américo, pesquisei bastante, debati muito, observei vários posts aqui no fórum e em outros sites. Tive um certo receio quanto ao S10 mas mesmo assim eu o adotei e confesso, notei diferenças, a emissão de fumaça diminuiu exponencialmente. O consumo não apresentou melhoras significativas, ainda assim compensa o abastecimento, na ponta do lápis a caminhonete roda 300 metros a mais por litro cidade/estrada, naturalmente. Também tive a sensação de que o funcionamento do motor melhorou, respondeu com mais energia quando precisei forçar um pouco, em pista de areia solta você não vê o motor querer morrer quando acelera. Sempre que faço troca de óleo troco todos os filtros e ai sim tem diferença, o refil do filtro de combustível apresenta sempre como se estivesse novo, sem sujeira, diesel limpo. Reconheci que os motores com sistema eletrônico são apropriados para este tipo de diesel, sendo inapropriados apenas os convencionais, analógicos, de bomba injetora, então amigão, curve-se também, sem receios, à nova tecnologia, ela chegou pra ficar. Foi brincadeira o que eu postei acima, Kkkk, foi só pra descontrair, mas que o óleo diesel tá caro pra caramba isso é verdade, deveria haver um melhor planejamento sobre a política de combustíveis no Lisarb, como um pais que é auto suficiente em petróleo se torna dependente das refinarias estrangeiras? exportamos a matéria prima e importamos caro o resultado dela, depois chegam às bombas taxadas de impostos. Aliás tenho chamado os postos de IMPOSTOS DE COMBUSTÍVEIS.

Kim
19/04/2015, 11:55
Estou assinando somente para acompanhar.

Pois no meu engesa, tinha feito a BI, e com o uso do S10, tive que refazer por falta de lubrificação, fundiu.
Usava o motor 4BTAA Cummins.

Vou acompanhar o tópico.

ricarvalhal
19/04/2015, 14:45
A minha f1000 tem BI em linha.... a diferenca que notei é que com S10 a fumaca diminui.... assim voltei para o diesel comum !!!!!

Mirão
20/04/2015, 10:17
Pois é, o S10 não lubrifica a BI, está claro isso, portanto, não convém o uso deste combustível nos motores anteriores aos eletrônicos mas o inverso pode. A questão que ainda não foi respondida é " a que veio o S10 ? " quais seus reais benefícios se sua utilização nos caminhões mais novos obriga a adicionar um componente de lubrificaçaõ, no caso o Arla Flux, encarecendo ainda mais o abastecimento? se o caso fosse a emissão de poluentes e pureza do diesel, creio que o S50 atenderia bem a um custo menor, no entanto, deixaram no mercado apenas o diesel comum e o S10. Pelo fato da Ranger apresentar um problema crônico de entupimento devido aquela peneirinha do tanque e o motor aceitar o S10, fico com ele, por sua pureza, se trouxer algum malefício, só o tempo vai dizer. Antes do S10, gostava dos aditivados, não encontro mais, mas também, não tive mais problemas de perda de força do motor.

VOVÔ DO TROLLER
20/04/2015, 12:25
Pois é, o S10 não lubrifica a BI, está claro isso, portanto, não convém o uso deste combustível nos motores anteriores aos eletrônicos mas o inverso pode. A questão que ainda não foi respondida é " a que veio o S10 ? " quais seus reais benefícios se sua utilização nos caminhões mais novos obriga a adicionar um componente de lubrificaçaõ, no caso o Arla Flux, encarecendo ainda mais o abastecimento? se o caso fosse a emissão de poluentes e pureza do diesel, creio que o S50 atenderia bem a um custo menor, no entanto, deixaram no mercado apenas o diesel comum e o S10. Pelo fato da Ranger apresentar um problema crônico de entupimento devido aquela peneirinha do tanque e o motor aceitar o S10, fico com ele, por sua pureza, se trouxer algum malefício, só o tempo vai dizer. Antes do S10, gostava dos aditivados, não encontro mais, mas também, não tive mais problemas de perda de força do motor.

Todo o S10 da Shell é aditivado. Esta é a minha opção.

Mirão
20/04/2015, 17:38
IDOSO DO TROLLER, sabes informar que tipo de aditivo a Shell tá usando? se confirmar algum benefício de melhor lubrificação passarei a utilizar ele. Acho o S10 meio volátil, pouco oleoso na verdade, alguém discorda? uso o da Petrobrás, na verdade não tenho argumento para condena-lo mas o considero de baixa oleosidade, esse é o único temor que tenho, não quero estragar o motorzão da minha Ranger, posta aí suas observações sobre o aditivado da shell.

VOVÔ DO TROLLER
20/04/2015, 21:34
Olá Mirão. No site abaixo ,há informações sobre o diesel da Shell ,mas ela (como todas as demais distribuidoras), não disponibiliza o que coloca no diesel (é segredo de estado). O meu motor é o 3.0 NGD eletrônico, e com o uso do S10 da Shell, o carro anda mais, fica mais econômico ,não solta fumaça e o filtro de combustível está sempre limpo. Da minha parte, é o que posso fazer para reduzir a poluição (se comparado com o S500). Com relação à lubrificação não sei te informar. Vamos ver se alguém sabe.

http://www.shell.com/bra/products-services/on-the-road/fuels/shell-evolux-diesel.html

Mirão
20/04/2015, 22:48
Vou experimentar, o que vc descreveu acima também condiz com o diesel da BR, exceto na super economia, como eu postei, na ponta do lápis a economia foi de 300 mts a mais por km rodado, não gosto de andar acima de 120 km/h é 100 ou 110 km/h na média,acrescentando uns 22 ou 23 km a mais por tanque, o que compensa o abastecimento. Caso fosse 1 km a mais por litro, aí seria ótimo.

Carlos Sartori
05/05/2015, 17:58
rodei varios sites, claro q tds indicam o s10...
mas nenhum fala nda das mais velhinhas!
Estou pretendendo comprar minha efemil e ja rodei mt o forum p tentar aprender mais um cadim p
n dar murro em ponta de faca!
pelo q entendi o diesel s10 seria o melhor pensando em pureza e emissão de gases poluentes!
To querendo comprar uma f1000 mwm 1986! com certeza ele é bomba injetora...
mas alguem sabe me dizer se ela é bomba rotativa ou bomba em linha?
procurei o significado tbm, o q seria bl? (desculpa a ignorância) kkkk
um grande abraço

Junior84
05/05/2015, 21:59
Sei não. Não ariscaria S10 no meu motor mecânico. Li em posts antigos que o S10 não é saudável para motores não eletrônicos.

jardel machado
05/05/2015, 23:11
Acredito que a curto e medii prazo pode ate nao dar problema, mais depois de ums 50 mil rodados??? E muito risco pra pouco beneficio.

Carlos Sartori
05/05/2015, 23:18
Qnd eu tinha um chevette 81, so abastecia ele com gasolina comum!
uma unica vez q abasteci no posto shell com gasolina podium aditivada el foi parar na oficina...
Entupiu td, ficou uma porcaria... O mecanico disse q carros mais antigos n se dão bem com combustíveis mais
novos, cheios de aditivos e tal. nunca mais abasteci ele com essa gasolina e nunca mais tive problema!

Ignorancia minha--> q abreviaçao seria "bl"?

Junior84
06/05/2015, 00:08
Acho que é isso mesmo. Se quiser usar diesel S10 ou gasolina premium cheios de aditivos em seu veículo velhinho é melhor fazer uma boa faxina no sistema de distribuição de combustível pra tentar evitar entupir tudo com sujeira.

Carlos Sartori
06/05/2015, 00:37
Entao, mas pelo q me falaram a q estou p comprar é em bomba em linha, n sofreria tanto com o diesel, depois de uma limpeza do sistema é claro...
estou certo? Ou msm assim n compensaria a longo prazo?

Mirão
06/05/2015, 09:30
Como postei acima to utilizando diesel S10 do posto shell, como bom curioso perguntei o gerente sobre a utilização em caminhonetes que usam BI, segundo ele não há problema MAS... o pessoal das analógicas (ou mecânicas) em sua maioria optam pelo diesel comum. E eu concordo plenamente. Cheguei a essa conclusão por motivos óbvios e pesquisa aqui no fórum, pois se elas foram fabricadas antes do novo diesel, se os danos do motor nunca estiveram relacionados ao uso do antigo diesel, se o próprio diesel comum evoluiu diminuindo a quantidade de enxofre sem danificar motores, não há por que utilizar S10 em motores antigos e se o dono da viatura optar pelo S10, e se a bomba for em linha, basta fazer uma limpeza no sistema.

Carlos Sartori
06/05/2015, 09:50
o q é BI ou BL?
bomba em linha? bomba injetora?

Realmente era o q eu pensava... pq os carros vieram antes do diesel s10!

grande abraço

Mirão
06/05/2015, 12:01
Carlão, BI significa Bomba Injetora, BL significa Body Lift, material para elevar a altura da viatura, realmente alguns confundem as siglas utilizadas aqui quando são digitadas em minúsculas.

Mirão
06/05/2015, 12:13
Carlão, me esqueci de dizer que ainda existe um lift denominado SL que não sei bem o que é, acredito que sejam apenas calços na carroceria, pois já li que podem ser inclusos ao BL. Ex. BL de 4" e SL de 2" lê-se body lift de 4 polegadas e SL de 2 polegadas. Se descobrires o significado completo de SL me diga.

Carlos Sartori
06/05/2015, 12:41
opa mirão, mt obrigado pelo esclarecimento!
Estava na duvida msm por causa do tamanho das letras...
Se descobri te falo na hora!
grande abraço

Borjaoo
06/05/2015, 19:19
Carlão, me esqueci de dizer que ainda existe um lift denominado SL que não sei bem o que é, acredito que sejam apenas calços na carroceria, pois já li que podem ser inclusos ao BL. Ex. BL de 4" e SL de 2" lê-se body lift de 4 polegadas e SL de 2 polegadas. Se descobrires o significado completo de SL me diga.

supension lift se não me engano.

Mirão
06/05/2015, 20:26
É isso! valeu Borjaoo! mas qual é a diferença entre BL e SL?

Borjaoo
06/05/2015, 22:15
Cara, chutando sem pesquisar, mas acredito que em um adiciona-se apenas os calços entre chasse e carroceria (body), no sl acho que é uma coisa mais "robusta" onde troca mais coisas...lembrando, é um palpite, tô indo ver o jogo e não deu pra pesquisar kkk

Coophamat
07/05/2015, 08:09
BL e o aumento da distância entre o chassi e a carroceria do veículo.

SL e o aumento da distância entre o chassi e o solo.

Mirão
08/05/2015, 11:20
Então realmente é possível fazer os dois, sendo às vezes necessário fazer os dois BL e SL, caso a mudança da medida de pneus e rodas sejam mais drásticas, indo praticamente ao radical, como vemos em fotos aqui no fórum. Queria subir a minha em uns dois centímetros, pra não tirar muito a estabilidade, então tem que ser um BL, é isso?

Miranda_MG
08/05/2015, 18:18
Então realmente é possível fazer os dois, sendo às vezes necessário fazer os dois BL e SL, caso a mudança da medida de pneus e rodas sejam mais drásticas, indo praticamente ao radical, como vemos em fotos aqui no fórum. Queria subir a minha em uns dois centímetros, pra não tirar muito a estabilidade, então tem que ser um BL, é isso?

Mirão,

Você consegue com o SL também. Há vários kits de 2'' disponíveis: desde os mais simples aos melhores.
Em tempo, essa discussão surgiu em outro fórum e por lá foi dito que os DETRANs só regulamentam os SL. Os BL não. Não procurei ainda (mas vou, pois vou elevar minha Ranger também), mas é de se estudar.

Abraço,

Miranda

Mirão
08/05/2015, 22:51
É verdade Miranda, estamos fugindo ao tópico ocorre sem querer, um assunto puxa outro e quando agente percebe já aconteceu. Puxa o tópico dos BL pra gente debater e aprender, se não houver proibição pretendo subir a viatura um pouquinho só, ela tá muito baixinha perante as mais modernas.

Miranda_MG
08/05/2015, 23:15
É verdade Miranda, estamos fugindo ao tópico ocorre sem querer, um assunto puxa outro e quando agente percebe já aconteceu. Puxa o tópico dos BL pra gente debater e aprender, se não houver proibição pretendo subir a viatura um pouquinho só, ela tá muito baixinha perante as mais modernas.

Mirão,

Não quis te chamar a atenção, meu caro. Quando eu disse sobre outro fórum, não foi aqui no 4x4 Brasil. É isso. Fiz referência a ele apenas para alertá-lo sobre a legalidade do BL. Que, de novo, não pesquisei sobre e estou apenas replicando o que escutei. ;)
Mas talvez isso já tenha sido discutido por aqui. Vou dar uma procurada. Se eu achar, posto aqui.

Abraço,

Miranda

Mirão
09/05/2015, 13:40
Valeu! fico aguardando, considero um assunto interessante e 2" pega bem na ranger.

andersonsantana
04/04/2017, 20:03
Olá! Tenho uma L200 Triton 2009/2010. Sempre usei diesel S500 comum, mas há um ano uso apenas diesel Shell Evolux Diesel S10 Aditivado. Tive problemas nos três primeiros meses, pois, como não fiz a drenagem e a lavagem do tanque, bem como das linhas de combustível, o filtro de combustível absolveu muitas impurezas oriundas do diesel S500 comum. Houve também uma carbonização do sistema de admissão. A viatura apresentava perda de aceleração e de potência, bem como escapava fumaça preta e forte. Como solucionei o problema? Fiz a descarbonização total do sistema de admissão, incluindo a válvula EGR e o Common Rail, e troquei o filtro de combustível. De lá para cá, os problemas sumiram de vez. O desempenho da viatura está muito bom, o motor funciona redondo com ótima potência e torque. Nem precisei drenar e lavar o tanque e as linhas de combustível, mas o farei como preventiva. A concessionária Mitsubishi Salvador Car (Salvador/BA) recomenda o uso do diesel S10 para a minha L200 Triton que foi fabricada em 2009. O Ipiranga Diesel S10 Original Master Aditivado - cor verde - é muito bem falado. Li a ficha técnica do produto e tive ótima impressão. Ainda não o usei, mas pretendo fazer um teste, pois caso eu não encontre um posto Shell nalguma rodovia, o Ipiranga poderá ser uma alternativa. Como falei, sempre uso o Shell Evolux Diesel S10 Aditivado. Li alguns comentários aqui e percebi que alguns amigos não compreendem bem sobre o que é e o que não é diesel aditivado. Temos o S50 comum e o S50 aditivado. E segue: S500 comum e S500 aditivado. S1800 comum e S1800 aditivado. O mesmo vale para o S10: Temos o S10 comum e o S10 aditivado. S10 não é diesel aditivado. É um diesel comum só que com menor teor de enxofre. Enquanto o S50, por exemplo, tem 50 partes por milhão, o S10 tem 10 partes por milhão. No entanto, há aditivos também para o diesel S10. A Shell oferece ao mercado dois tipos de diesel S10: o Evolux Diesel S10 Comum e o Evolux Diesel S10 Aditivado, que é o que eu uso e que permite a limpeza de todo o sistema de admissão, incluindo os bicos injetores. A Ipiranga também oferece dois tipos de diesel S10: o Original Diesel S10 Comum e o Original Master Diesel S10 Aditivado. Ensina um bom mecânico que, se caso você usa apenas S10 aditivado na sua VTR, mas durante uma longa viagem você acaba usando S500 comum por falta do S10 Aditivado, na volta para o seu local de origem você deve reabastecer o tanque com S10 aditivado, rodar cerca de 500 km e efetuar a troca do filtro. Muitas pessoas dizem que não é o S500 comum que suja o sistema de alimentação, pois os carros antigos quando fabricados não havia o S10. No entanto, o S500 suja sim. Ocorre que, ao usar o S10 aditivado as impurezas são levadas para o final dos dutos e também acabam entupindo o filtro de combustível. Portanto, ao trocar o S500 comum pelo S10 Aditivado, o procedimento correto é drenar e lavar o tanque e as linhas de combustível, bem como trocar o filtro de combustível após rodar cerca de 500 km com o novo diesel. A minha viatura, repito, está ótima e o escape, que antes soltava fumaça preta e forte, agora parece escape de veículo movido a etanol de cana de açúcar. É quase incolor. Em relação à lubricidade das BI é importante destacar que a Petrobras acrescenta 5% de biodiesel no diesel S10, portanto não há com o que se preocupar quanto aos motores antigos com BI. Já os motores modernos, aqueles com Sistema Common Rail e alta pressurização, não necessitam de lubrificação uma vez que são eletrônicos. Por outro lado, os 5% de biodiesel que ajudam a lubrificar as BI também tem um lado negativo, pois o biodiesel provoca o surgimento de bactérias, fungos e leveduras que se alimentam do combustível, o que provoca corrosão do tanque e borra que obstrui o sistema. Solução? Há no mercado bons produtos de conservação e revitalização do diesel. Preservam as propriedades do diesel por mais tempo e protegem o tanque de corrosão. Exemplos: TECCOM 10 Road - Transporte Rodoviario - Teccom (https://teccom10.com.br/atuacao/transporte-rodoviario/) - e Actioil A550 - Saiba mais sobre nossos oleos para motor a diesel | Actioil (http://actioil.com.br/produtos). Lavando e drenando o tanque e as linhas de combustível e trocando o filtro, bem como aplicando um bom produto para preservar as propriedades do diesel, pode-se usar o diesel S10 aditivado em viaturas novas ou antigas tranquilamente. Uma outra importante dica, é nunca andar com o combustível na reserva, pois o sistema de admissão provoca a evaporação de uma parte do diesel que acaba se transformando em água. Quando mais espaço vazio houver no tanque maior quantidade de água haverá. A combinação da água com material biodegradável - o diesel tem 5% de biodiesel - provoca o surgimento de micro-organismos, que geram as tão conhecidas borras. Portanto, se possível, tanque cheio sempre ou, caso a viatura rode pouco, meio-tanque. Alerto que se usar TECCOM 10 Road ou Actioil A550, pode andar com tanque cheio sempre ainda que rode pouco, ainda que o diesel fique mais tempo armazenado no tanque, pois tanto o TECCOM 10 Road quanto o Actioil A550 preservam as propriedades do combustível. Espero ter contribuído para com o debate. Estou aqui para aprender também.

andersonsantana
04/04/2017, 20:05
Recomendo S10 para qualquer motor.

VOVÔ DO TROLLER
05/04/2017, 10:15
Olá! Tenho uma L200 Triton 2009/2010. Sempre usei diesel S500 comum, mas há um ano uso apenas diesel Shell Evolux Diesel S10 Aditivado. Tive problemas nos três primeiros meses, pois, como não fiz a drenagem e a lavagem do tanque, bem como das linhas de combustível, o filtro de combustível absolveu muitas impurezas oriundas do diesel S500 comum. Houve também uma carbonização do sistema de admissão. A viatura apresentava perda de aceleração e de potência, bem como escapava fumaça preta e forte. Como solucionei o problema? Fiz a descarbonização total do sistema de admissão, incluindo a válvula EGR e o Common Rail, e troquei o filtro de combustível. De lá para cá, os problemas sumiram de vez. O desempenho da viatura está muito bom, o motor funciona redondo com ótima potência e torque. Nem precisei drenar e lavar o tanque e as linhas de combustível, mas o farei como preventiva. A concessionária Mitsubishi Salvador Car (Salvador/BA) recomenda o uso do diesel S10 para a minha L200 Triton que foi fabricada em 2009. O Ipiranga Diesel S10 Original Master Aditivado - cor verde - é muito bem falado. Li a ficha técnica do produto e tive ótima impressão. Ainda não o usei, mas pretendo fazer um teste, pois caso eu não encontre um posto Shell nalguma rodovia, o Ipiranga poderá ser uma alternativa. Como falei, sempre uso o Shell Evolux Diesel S10 Aditivado. Li alguns comentários aqui e percebi que alguns amigos não compreendem bem sobre o que é e o que não é diesel aditivado. Temos o S50 comum e o S50 aditivado. E segue: S500 comum e S500 aditivado. S1800 comum e S1800 aditivado. O mesmo vale para o S10: Temos o S10 comum e o S10 aditivado. S10 não é diesel aditivado. É um diesel comum só que com menor teor de enxofre. Enquanto o S50, por exemplo, tem 50 partes por milhão, o S10 tem 10 partes por milhão. No entanto, há aditivos também para o diesel S10. A Shell oferece ao mercado dois tipos de diesel S10: o Evolux Diesel S10 Comum e o Evolux Diesel S10 Aditivado, que é o que eu uso e que permite a limpeza de todo o sistema de admissão, incluindo os bicos injetores. A Ipiranga também oferece dois tipos de diesel S10: o Original Diesel S10 Comum e o Original Master Diesel S10 Aditivado. Ensina um bom mecânico que, se caso você usa apenas S10 aditivado na sua VTR, mas durante uma longa viagem você acaba usando S500 comum por falta do S10 Aditivado, na volta para o seu local de origem você deve reabastecer o tanque com S10 aditivado, rodar cerca de 500 km e efetuar a troca do filtro. Muitas pessoas dizem que não é o S500 comum que suja o sistema de alimentação, pois os carros antigos quando fabricados não havia o S10. No entanto, o S500 suja sim. Ocorre que, ao usar o S10 aditivado as impurezas são levadas para o final dos dutos e também acabam entupindo o filtro de combustível. Portanto, ao trocar o S500 comum pelo S10 Aditivado, o procedimento correto é drenar e lavar o tanque e as linhas de combustível, bem como trocar o filtro de combustível após rodar cerca de 500 km com o novo diesel. A minha viatura, repito, está ótima e o escape, que antes soltava fumaça preta e forte, agora parece escape de veículo movido a etanol de cana de açúcar. É quase incolor. Em relação à lubricidade das BI é importante destacar que a Petrobras acrescenta 5% de biodiesel no diesel S10, portanto não há com o que se preocupar quanto aos motores antigos com BI. Já os motores modernos, aqueles com Sistema Common Rail e alta pressurização, não necessitam de lubrificação uma vez que são eletrônicos. Por outro lado, os 5% de biodiesel que ajudam a lubrificar as BI também tem um lado negativo, pois o biodiesel provoca o surgimento de bactérias, fungos e leveduras que se alimentam do combustível, o que provoca corrosão do tanque e borra que obstrui o sistema. Solução? Há no mercado bons produtos de conservação e revitalização do diesel. Preservam as propriedades do diesel por mais tempo e protegem o tanque de corrosão. Exemplos: TECCOM 10 Road - Transporte Rodoviario - Teccom (https://teccom10.com.br/atuacao/transporte-rodoviario/) - e Actioil A550 - Saiba mais sobre nossos oleos para motor a diesel | Actioil (http://actioil.com.br/produtos). Lavando e drenando o tanque e as linhas de combustível e trocando o filtro, bem como aplicando um bom produto para preservar as propriedades do diesel, pode-se usar o diesel S10 aditivado em viaturas novas ou antigas tranquilamente. Uma outra importante dica, é nunca andar com o combustível na reserva, pois o sistema de admissão provoca a evaporação de uma parte do diesel que acaba se transformando em água. Quando mais espaço vazio houver no tanque maior quantidade de água haverá. A combinação da água com material biodegradável - o diesel tem 5% de biodiesel - provoca o surgimento de micro-organismos, que geram as tão conhecidas borras. Portanto, se possível, tanque cheio sempre ou, caso a viatura rode pouco, meio-tanque. Alerto que se usar TECCOM 10 Road ou Actioil A550, pode andar com tanque cheio sempre ainda que rode pouco, ainda que o diesel fique mais tempo armazenado no tanque, pois tanto o TECCOM 10 Road quanto o Actioil A550 preservam as propriedades do combustível. Espero ter contribuído para com o debate. Estou aqui para aprender também.

Ué? Ainda tem S50 no mercado? Sempre usei o aditivo Bardhal para diesel no meu Troller adquirido zero km e sempre misturei todos os tipos de combustível, S10, S50, s500 e S1800, sem contar que o carro ficou várias vezes parado, por dois ou três meses. Zero de problema até agora.
P.S. o carro está com mais de sete anos de uso e 100.000 km. Nunca foi feito nada no motor nem limpeza de nada. Esse aditivo da Bardhal, o Max Diesel, tá comprovando na prática que ele realmente é bom. Bom é aquilo que vc usa durante anos , prova e comprova que funciona. O resto é mimimi.

mfdomingues
05/04/2017, 10:37
Ué? Ainda tem S50 no mercado? Sempre usei o aditivo Bardhal para diesel no meu Troller adquirido zero km e sempre misturei todos os tipos de combustível, S10, S50, s500 e S1800, sem contar que o carro ficou várias vezes parado, por dois ou três meses. Zero de problema até agora.
P.S. o carro está com mais de sete anos de uso e 100.000 km. Nunca foi feito nada no motor nem limpeza de nada. Esse aditivo da Bardhal, o Max Diesel, tá comprovando na prática que ele realmente é bom. Bom é aquilo que vc usa durante anos , prova e comprova que funciona. O resto é mimimi.

S50 não é mais comercializado, assim como o S10 Evolux também vai sair de linha, aqui em SP não encontra mais, alias, só vi porque li na bomba onde estava o S10 evolux agora é só S10 e o dono do posto disse que este já vai sair de linha para entrada de um outro e baixa dos custos.