PDA

Ver Versão Completa : Cardãn L200



Aryan
31/01/2006, 12:39
E ae galera, to estreando ae no forum pra trata de um problema incomum.. pois creio q poucos de vc´s fizeram oq eu fiz na minha caminhonete! Segue foto em anexo, da minha L200 rebaixada, geral não gosta disso aki, mas espero q possam me ajudar!

Pra rebaixar passei todas as molas na maquina e coloquei mais dois calços na suspençao.. pra senta de verdade.. mas a merda do cardan começo a vibrar!! O cardan traseiro fikou muito inclinado disseram os mecânicos da concessionária.. e fazia uma barulho horrível!

Fui numa tornearia e mandei fazer dois calços de ferro pra colocar no suporte daquele rolamento de borracha q une os dois cardans... ficando assim reto o cardan traseiro... o barulho diminuiu bastante.. cerca de 80%... mas entre 160 e 170 ainda sinto vibração.. e não eh cardan desbalanceado!!

Se alguém tiver uma opinião a respeito.. ficaria muito grato se compartilhasse.. pra tenta soluciona de vez esse problema..

http://server3.pictiger.com/img/51801/picture-hosting/dsc-01295.php

Arnaldo Tomazetti
31/01/2006, 13:22
Olá amigo, você pode postar uma foto aqui do cardã montado ? De forma que se possa visualizar as duas cruzetas ? Erga o carro numa rampa hidráulica e tire a foto...
Podem ser várias coisas, ou a luva deslizante foi colocada em estria errada, ou a luva está dando fim de curso...tem que ver...
abs

Walter L. L. Casitta
31/01/2006, 13:35
Você vai ter que torcer o eixo traseiro de modo que diminua o ângulo entre o cardam o pinhão do diferencial...

Aryan
31/01/2006, 13:42
Você vai ter que torcer o eixo traseiro de modo que diminua o ângulo entre o cardam o pinhão do diferencial...

Entao... esqueci de citar, quanto a isso me certificaram q nao eh o problema.. mas estou em duvida

Edintruder
01/02/2006, 20:06
Entre 160 e 170... Não achas que é um pouco demais para o projeto destinado da caminhonete? A essa velocidade, qualquer detalhe conta muito, tal como um perfeito balanceamento dos pneus. Se o cardam estiver desbalanceado ou vibrando, a vibração será transmitida à palanca das marchas e portanto facilmente notada.
Já que gostas de velocidade, instala freios a disco na traseira, usa pinças da Kombi que fica muito bom e evita sustos maiores, pois o disco tende a aquecer rápido demais e a eficiência do tambor traseiro é limitada nessas situações criticas, precisando muitas vezes dar uma repedalada no meio da frenagem.


Podem ser várias coisas, ou a luva deslizante foi colocada em estria errada, ou a luva está dando fim de curso...


Coloca peso nela e verifica o curso existente na luva do cardam, se tiver um espaço fica frio que está ok, e estria errada é muito difícil pois é tudo igual, e se tiver modelos diferentes, só monta na posição certa.
Podes mandar colocar homocinéticas no lugar das cruzetas, sem vibração ou ruido, porém sai bem caro pelo luxo.

Armandinho
17/08/2014, 15:52
Pessoal, estou com esse mesmo problema. Troquei o rolamento de centro e comprei um generico, pois na autorizada estava custando 815 reais e o generico que comprei numa loja de auto-peças custou 120 reais. Quando peguei o carro depois de trocada a peça, ele estava vibrando acima de 60km/h, levei de volta na oficina e eles usaram o mesmo suporte do original com as buchas do generico que estavam novas, melhorou um pouco e a vibração começa a aparecer a partir dos 80km/h. O que devo fazer? Devolver essa peça generica,comprar a original e torcer para que a vibração acabe ou levar em uma oficina especializada em cardan e fazer o dito balanceamento??Será que eh caro?? Agradeço se alguem puder me ajudar.

diogov8
17/08/2014, 16:48
Pode ser óbvio da minha parte mas já checou o balanceamento do carro?

Armandinho
18/08/2014, 13:44
Pode ser óbvio da minha parte mas já checou o balanceamento do carro?

Amigo, o carro estava normal. So troquei o rolamento de centro porque o mesmo começou a roncar... e pude observar tambem que as borrachas internas do rolamento original eram muito mais frouxas do que o outro que eu comprei. Entao estou achando que a borracha do generico por ser mais rigida, nao esta absorvendo as vibrações do cardã. Quando tiver tempo essa semana levarei o carro em uma oficina especializada em cardã. Desde ja agradeço a sua observação

SAPO-BOMBA
18/08/2014, 13:51
Ou a peça veio com defeito, ou é erro de montagem.

ArturTriton
31/05/2023, 19:54
Em uma oficina na qual fiz uma troca de óleo e ajuste de alguns barulhos, me foi indicado a troca do rolamento do cardãn traseiro, ao consultar o serviço na autorizada, me foi dito que teria que trocar também uma parte do eixo acoplado neste rolamento, pois o mesmo é fixo ao rolamento e que não é possivel fazer somente a troca do rolamento, o valor cobrado é bastante alto. Minha dúvida é se é comum a troca deste rolamento com 90 mil Km numa triton 2012/13 mecânica. E se realmente não é possivel fazer somente a troca do rolamento. Ainda, quais as consequencias ao conjunto do diferencial se eu rodar por mais algum tempo sem realizar a troca desta peça, sendo que no momento não me parece ser perceptivel quaisquer alteração na tração do caminhonete. Peço ainda a indicação de uma oficina mecanica na cidade de Porto Alegre/RS para a realização deste serviço. Agradeço a atenção e possiveis orientações quanto as minhas dúvidas. Obrigado.

lfschmitz
21/06/2023, 17:06
Em uma oficina na qual fiz uma troca de óleo e ajuste de alguns barulhos, me foi indicado a troca do rolamento do cardãn traseiro, ao consultar o serviço na autorizada, me foi dito que teria que trocar também uma parte do eixo acoplado neste rolamento, pois o mesmo é fixo ao rolamento e que não é possivel fazer somente a troca do rolamento, o valor cobrado é bastante alto. Minha dúvida é se é comum a troca deste rolamento com 90 mil Km numa triton 2012/13 mecânica. E se realmente não é possivel fazer somente a troca do rolamento. Ainda, quais as consequencias ao conjunto do diferencial se eu rodar por mais algum tempo sem realizar a troca desta peça, sendo que no momento não me parece ser perceptivel quaisquer alteração na tração do caminhonete. Peço ainda a indicação de uma oficina mecanica na cidade de Porto Alegre/RS para a realização deste serviço. Agradeço a atenção e possiveis orientações quanto as minhas dúvidas. Obrigado.


Me causa muita estranheza esse caso. Primeiro, um rolamento de cardan durar tão pouco: a minha Triton 3.2 AT 2017 está com mais de 180mkm e não há qualquer sinal de que haja algum rolamento comprometido. A menos que se faça uso severo (fora de estrada com freqüente uso de reduzida, carga, tracionando reboque...), costuma durar bem mais de 200mkm.

Fica a dúvida quanto à quilometragem: uma picape diesel com mais de 10 anos de uso e apenas 90mkm? A média no Brasil é em torno de 20mkm/ano.

Segundo, sugiro postares foto para termos certeza de qual é a peça a que te referes. Nunca ouvi de precisar trocar parte do eixo com o rolamento.

Por fim, riscos: se o cardan sofrer muita vibração ou tiver algum desalinhamento por conta do rolamento comprometido, pode provocar quebra de uma cruzeta. Dependendo da situação, pode ser perigoso.