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Ver Versão Completa : 4x4 da pajero sporte não aciona



francisco js pereira
05/03/2015, 11:24
bom dia nobres companheiros,sou novo no 4x4 Brasil
estou com um problema na minha Pajero sport 3.5 em primeiro momento o 4x4 não estava acionando,fiz a troca das solenoides que estavam ruins e troquei o interruptor de ponta pino tomada cinza e por ultimo detectei um problema também no interruptor ponta bola com tomada preta fiz a troca deste também e continuou o problema de não acionar o 4x4 fiz um teste com um fio na tomada preta e acionou o 4x4 sendo assim constatei que o problema estava na caixa ou seja quando aciono a alavanca para o 4x4 h a caixa não aciona o interruptor, tem uma peça dentro da caixa q aciona o mesmo porem essa peça não esta se movendo quando mexe a alavanca, tive que colocar um botão por fora para fazer o acionamento do 4x4 H e o 4x4 L continua na alavanca, gostaria de saber se alguém já se deparou com um problema desse e se encontrou solução desde já agradeço.

ronaldo est
08/03/2015, 22:07
Francisco,
Estou com um problema semelhante,que me parece que também é algo dentro da caixa,relativo à alavanca.Também não descobrí a causa e conto aquí o que ocorre para ver se alguém que conheça esse cambio possa nos ajudar:
Quando o cambio está frio logo que se liga,o funcionamento é normal,acopla e desacopla o 4X4 e a roda livre,os solenóides funcionam perfeitamente .Após uns 15km (em estrada ,em 4X2) começa a piscar a luz das rodas dianteiras e um ruído raspante na roda dianteira esquerda (é a roda livre querendo engatar).É preciso parar o carro,e assim que se para, ouve-se um click da roda livre acoplando.As luzes no painel piscam ,é claro,pela divergencia de informações.Aí não desengata mais a roda livre ,tendo que se andar com ela acoplada,o que deixa o carro mais pesado pelo "arrastamento" do sistema de tração dianteira.
Os interruptores funcionam quando estão fora da caixa,mas quando instalados,deixam de dar o sinal em ambas as posições da alavanca,sempre com o cambio quente.(Com o cambio frio,funciona normalmente).Logo,não mandam o sinal para os solenóides que deixam de mandar vácuo para o atuador,e como este tem uma mola que se faltar vácuo a roda livre é engatada(como alguém já comentou em outro post,acaba sendo bom ter a roda livre engatada sozinha se um solenóide queimar se precisar da tração num atoleiro).
Por esse comportamento todo,também concluí que seria algo relacionado à alavanca,que quando aquece e dilata algo,aciona o interruptor da roda livre,o de conector preto,ponta bola,fio longo,que deixa de dar polaridade,algo levanta a bola dele por dentro.
Alguém por aí conhece esse cambio?
Abçs.

ronaldo est
08/03/2015, 22:09
Só complementando,a minha não é Sport ,é GLS-B diesel,cambio manual.