PDA

Ver Versão Completa : Fênix: uma grande aventura

Páginas : [1] 2

Rodrigo-ce
03/03/2015, 23:34
Um pouco da história

Pick up curta 1984, foi adquirida em Dezembro de 2013. Antes de comprar essa pick up tinha procurado muito um jeep na minha cidade, mas os que encontrei eram muito caro e problemáticas, foi quando decidi ficar com essa band cs que achei próximo a onde moro.
O último dono tinha feito a pintura, instalado uma tanque extra. Aparentemente não apresentava problemas de lataria. Resolve comprá-la.
Quando trouxe a band para casa não tive nenhum trabalho, foi muito fácil conduzi-la, mas quando tive que levá-la para implacar surgiram os defeitos.
Na hora que engatei a 1º marcha para sair da garagem a alavanca travou e fui parar casa a dentro com a band, mesmo freando ela não parou, mas consegui dar uma jeito para ela parar. Resultado ficamos sem a parede da sala.

Depois desse problema a band foi levada para o estaleiro (Janeiro de 20140). Na primeira reforma trocamos todos os componentes dos freios incluindo as tubulações. Na hora que começamos a desmontar os freios percebemos lonas quebrada é muito vazamento de fluido. Esse foi o motivo pela qual não conseguimos pará-la ( episódio do problema da parede). Tive muito trabalho para conseguir colocar freio na band (sangria), foi uma semana tentando,praticamente dois litros de "dot" ficaram no asfalto. Para facilitar nosso serviço usamos um vídeo do Tonella em que ele troca os freios de um fusca, mas no final tudo deu certo. Foi trocado também o sem-fim da caixa de direção, os retentores e colocado um óleo com maior viscosidade para evitar vazamento. Substituímos os rolamentos dos diferencias. Na hora que desmontamos o diferencial traseiro descobrimos que uma das mangas estava com a rosca muito gasta a ponto de não pegar mais aperto.
Abrimos a caixa de marcha e constatamos que os anéis sincronizadores estavam gastos (motivo da alavanca ter travado). Não mexemos nos anéis apenas trocamos o óleo da caixa e os parafusos da tampa. Aproveitamos para retirar o disco de embreagem que foi recondicionado, o garfo e o colar trocados . Limpamos o filtro em banho de óleo.
Montamos tudo, andei com ela por uns três meses sem apresentar problemas, até que um dia passei por um buraco com certa velocidade e percebi que o volante desalinhado, andei mais uns metros até achar um local para estacionar. Levantei o capô para olhar o que tinha acontecido e notei que o motor estava inclinado, voltei para o interior da band e tentei dar partida e nada dela pegar foi o jeito chamar um reboque.
Já em casa fui ver o por que do motor estar inclinado. Quando me posicionei em baixo da band vi que tinha quatro parafusos do suporte do motor quebrado e um cheiro forte de diesel. Quando o motor deitou quebrou o copinho que permitiu a entrada de ar no sistema (motivo de não ter pegado)
Depois desse episódio resolvi desmontá-la por completo, trocar tudo que não prestava, tirar todas as "gambiarras do antigo dono". Até as longarinas do chassi foram desmontadas. Passei 2014 juntando ferramentas, reformei a garagem, adquiri conhecimentos para poder reformá-la em casa.

Rodrigo-ce
04/03/2015, 00:14
Ficha técnica antiga
- Pick up curta cabine simples, carroceria metálica 1984 (OJ55LP-B) motor 314
- Direção mecânica
- Filtro em banho de óleo
- 4x4 e reduzida
- Diferencial modelo antigo com seis estrias e duas tampas
- Diferencial traseiro flutuante com duas tampas
- Freios a tambor
- Portas com pestanas
494313
Imagem antes da desmontagem.
A partir de agora nasce a "Fénix" band militarizada que vai ser refeita do zero ( peça a peça)
Nova ficha técnica que vai ser montada
- A viatura para expedições
- Diferencial dianteiro moderno com homocinética + barra estabilizadora
- Relação 12x35
- Terminais de direção do MB 608 + Higt- steer
- Pneus 33
- Guincho mecânico dianteira e guincho elétrico traseira
- Jumelos do MB 1113
- Carroceria do jeep Kaiser
- Filtro de ar seco MB 712
- Snorkel
-Turbina K 16
- Motor retrabalhado com pistões com três canaletas do OM 352
- Faróis Hella
- Pintura verde fosca
Sejam pacientes que tem muita coisa para ser modificada. A medida que eu for modificando vou postando. Preparem as pipocas que vai ser um tópico longo. Tempo previsto para o termino do projeto aproximadamente dois anos ou mais.
Todas as opiniões serão bem vindas, por favor desculpe pelos testos longos.

Rodrigo-ce
04/03/2015, 00:49
Alguns detalhes das longarinas
494318494319494323
Essas partes estavam cobertas com pedaços de molas que foram usadas para reforçar o chassi
494322494321
Vejam esse cordão de solda que foi dado na travessa frontal a onde fica o suporte do radiador

494324

Para substituir as longarinas que estavam comprometidas, foi comprado um perfil de 3/16 conforme as medidas do chassi
494326494325

URSO 4X4
04/03/2015, 00:50
acompanhando,com paciença

Meccano
04/03/2015, 01:27
Ôpa Rodrigo! acompanhando total!

garde tudo que puder para facilitar uma possível reversão futura.

Bom trabalho-terapia e nos mantenha atualizados!

HERICK
04/03/2015, 03:45
Muito trabalho pela frente, boa sorte na empreitada! Acompanhando :pipoca:

hercilio.neto
04/03/2015, 08:27
Beleza Rodrigo,
Rapaz, o chassi estava criminoso.

Concordo com o Meccano, guarde a caçamba.

O corpo do copo do filtro do diesel é difícil de encontrar, já resolveu essa parada?

Boa sorte na reforma, no que puder ajudar, pode contar comigo.

PS: Que azar esse lance da parede, heim.

Rodrigo-ce
04/03/2015, 23:33
Meccano, Urso, Herich, Hercílio moçada obrigado pelo apoio. Todas as peças que foram retiradas estão guardadas.
Hercílio o incidente da parede fez da band um objeto detestável para as pessoas que moram aqui em casa, mas isso passa.
o suporte do copo está preso ao motor com todas as peças, já comprei copinhos reserva de plástico, mais prático que o original.

Hoje recebe algumas peças que mandei para ser virada:
A travessa frontal vai ser montada de acordo com a 1º imagem com parafusos sem solda. Dessa forma fica fácil manutenções futuras nessa região. Para substituir as travessas tubulares comprei tubos com parede reforçada.

494434494435

Os perfis de encaixe do chassi 3º imagem foi aumentado 150mm, porém o comprimento do chassi continua o mesmo. Apenas somei os 150mm do estribo + o perfil (igual a 3º foto). O estribo vai ser montado por fora do parachoque, fiz isso por que pretendo colocar um tanque de 120L da GM silverado que montarei no local do estepe e o estepe vai para caçamba.
O suporte de encaixe( foto da 4º imagem), também foi aumentado e reforçado, com as seguintes medidas 350x110x1/4"
motivo: fazer uma boa amarração nas longarinas de encaixe e dar apoio ao peso do tanque.
Moçada uma abraço a todos, qual quer novidade vocês ficarão sabendo.
494436494437

hercilio.neto
05/03/2015, 10:01
o suporte do copo está preso ao motor com todas as peças, já comprei copinhos reserva de plástico, mais prático que o original.

Ah, o que quebrou foi o copinho transparente. Pensei que fossem os copos metálicos onde ficam os filtros de diesel antes da bomba.

tuna
05/03/2015, 11:17
Acompanhando, parabéns pela empreitada

[]'s

lucianobarbosa
05/03/2015, 19:24
Rodrigo vamos acompanhando a saga que esta muito interessante,eu to com um chassi da f75 para restaurar que esta bem parecido com o seu ou um pouco pior rss, Parabens pela empreita
abarçoss:palmas:

Alguns detalhes das longarinas
494318494319494323
Essas partes estavam cobertas com pedaços de molas que foram usadas para reforçar o chassi
494322494321
Vejam esse cordão de solda que foi dado na travessa frontal a onde fica o suporte do radiador

494324

Para substituir as longarinas que estavam comprometidas, foi comprado um perfil de 3/16 conforme as medidas do chassi
494326494325

Rodrigo-ce
05/03/2015, 23:09
Hercílio tudo em paz.
Foi o copinho de vidro que quebrou, mas já foi substituídos pelos de plástico.
Uma das vantagens do copo de plástico e não trincar quando tiver que passar em locais com muita água.

Rodrigo-ce
05/03/2015, 23:40
Tuna e Luciano sejam bem vindos ao tópico.
Luciano a recuperação do chassi não é tão complicado. O mais importante é a união das partes que foram cortadas por inteiro.
Aqui eu uso a seguinte técnica: corto a parte reta que está podre, levo uma amostra para ser virada conforme a original. No ponto que vai unir os dois perfis coloco internamente um pedaço de perfil, que evita sobrecarregar o local de junção (soldas) das longarinas, além de dar mais segurança serve para suportar o peso da estrutura diminuindo as chances de trincas ou quebra da solda naquele local.
Eu acho muito bonita as F75, se sobrar Dilmas um dia compro uma e adapto a mecânica da band nela.

Rodrigo-ce
06/03/2015, 00:34
Hoje a Fênix recebeu alguns presentes:
- Um gancho de reboque usado que comprei na sucata.
Apesar dessa peça ser vendida nova eu prefiro as originais. São mais fortes e esteticamente mais charmosas.
Montarei duas na frente.

.494532

- Conjunto completo da suspensão do MB 1113.
Muitos me criticaram a respeito dessa modificação dos jumelos, sou contrario a opinião deles. Pensei muito antes de fazer a substituição.
Fiz comparações e tirei medidas comparativas com os originais.
As imagens abaixo dá para ver que os da band são quase tamanho dos do MB 1113, muda apenas aparte de fixação.
O suporte de mola da traseiro da band chega a ser maior que o do MB
Eles são um pouco mais caro, mas em robustez e durabilidade vale cada centavo. Quem tiver interessado em fazer esse UP vá em frente
que vale a pena.
494533494534494535

- Vejam a diferença dos terminais de direção do MB 608, faz os da band parecer um brinquedo.
494536494537

- Feixe de molas dianteiro
494538
Gostaria da opinião de vocês !
Aqui em Fortaleza não vendem mais feixes para a band, os da pick up principalmente. Já fui a vários lugares atrás do feixe traseiro
e não encontrei. ME ACONSELHARAM A REFORMAR OS VELHOS, FAZENDO A TROCA DE ALGUMAS MOLAS E UM ARQUEAMENTO, MAS EU SEI QUE OS MEUS FEIXES NÃO ESTÃO MAIS EM CONDIÇÕES DE ARQUEAR.
SERÁ QUE ESSA SOLUÇÃO VALE A PENA CERTO?
Um forte abraço a todos. Darei uma ligeira parada para o bouço respirar, assim que tiver novidades postarei.
nn

HERICK
06/03/2015, 05:32
Num posto de molas pode ser montado um conjunto de feixe de molas novo, basta levar o antigo de gabarito.

tuna
06/03/2015, 09:00
Rodrigo, vou deixar minha opinião, a questão é polêmica, portanto essa é só minha opinião, sou contra o reforço excessivo do sistema terminais/barra de direção, se considerarmos todos os elementos envolvidos na equação, terminais/barras foram projetos para serem fusíveis do sistema...
eu uso terminais reforçados da Della Rosa para willys, porém eles mantém a medida do cônico original e da rosca da barra também... portanto não há necessidade de reforçar a barra...
Explico, eu prefiro ter que trocar terminais com mais frequência a não saber a que tipo de fadiga meus MUNHÕES estão sendo submetidos, também prefiro ter o trabalho, numa trilha, de tirar a barra de direção e desentortá-la do que ter administrar o remendo de um munhão quebrado...
Vc. terá que retrabalhar o munhão para colocar terminais mais parrudos, e eu não sei até que ponto essa intervenção é saudável.
Mas peraí, todo mundo usa, e nunca aconteceu nada...
Pois é, agora imagina o tanto de porrada que o munhãozinho original enfraquecido pelo alargamento está tomando lá, porque não tem ninguém mais no sistema para ceder, na hora que o munhão colapsar, uma roda vai pra cada lado e já viu, nunca se sabe se isso vai acontecer estacionando ou a 100 por hora numa rodovia.

Minha humilde opinião, tenha-a como dois centavos de contribuição.

Novamente parabéns pelo criterioso trabalho com o chassis

[]'s

Rodrigo-ce
06/03/2015, 21:11
Num posto de molas pode ser montado um conjunto de feixe de molas novo, basta levar o antigo de gabarito.
Herick obrigado pela dica vou passar em posto de molas para ver o orçamento.
Forte abraço.

Rodrigo-ce
06/03/2015, 22:02
[QUOTE=tuna;2250457]Rodrigo, vou deixar minha opinião, a questão é polêmica, portanto essa é só minha opinião, sou contra o reforço excessivo do sistema terminais/barra de direção, se considerarmos todos os elementos envolvidos na equação, terminais/barras foram projetos para serem fusíveis do sistema...
eu uso terminais reforçados da Della Rosa para willys, porém eles mantém a medida do cônico original e da rosca da barra também... portanto não há necessidade de reforçar a barra...
Explico, eu prefiro ter que trocar terminais com mais frequência a não saber a que tipo de fadiga meus MUNHÕES estão sendo submetidos, também prefiro ter o trabalho, numa trilha, de tirar a barra de direção e desentortá-la do que ter administrar o remendo de um munhão quebrado...
Vc. terá que retrabalhar o munhão para colocar terminais mais parrudos, e eu não sei até que ponto essa intervenção é saudável.
Pois é, agora imagina o tanto de porrada que o munhãozinho original enfraquecido pelo alargamento está tomando lá, porque não tem ninguém mais no sistema para ceder, na hora que o munhão colapsar, uma roda vai pra cada lado e já viu, nunca se sabe se isso vai acontecer estacionando ou a 100 por hora numa rodovia.]

[Minha humilde opinião, tenha-a como dois centavos de contribuição.]

Grande Tuna, concordo com tudo que você relatou. Fiquei muito contente por você ter levantado essa questão, por que me fez lembrar de algo que tinha esquecido de comentar.
Quando resolve fazer essa mudança radical percebe que o furo cônico do braço do munhão não poderia ser reaberto para usar esses terminais do MB 608, por que ficaria muito frágil.
Será confeccionando um conjunto de braços de munhão para trabalhar com esse sistema. O material que usarei será o aço 4340, para você ter ideia até para usinarmos ele é trabalhoso.
Trabalhei muito tempo na área metal mecânica. Esse material era muito usado por nós da oficina para fazermos peças para guindastes que trabalhavam no porto suspendendo conteiners. Antes de fazermos essas peças fizemos vários ensaios mecânicos para descobrir qual o melhor material a ser usado para evitar as constantes quebras das peças dos guindastes e o aço 4340 foi o que deu a melhor resposta para atrito, fadiga, resistência a torções.
Outra possibilidade que pode ser cogitada é o tratamento térmico para essas peças (revinimento), nesse caso a peça vai para o forno recebe
uma camada de tempera que endurece a penas as camadas superficiais da peça. Esse tipo de tratamento permite que a peça mantenha suas características elásticas. Evita que fique quebradiça (peças forjadas ou temperadas).
Um abração.

dudu83
07/03/2015, 14:58
Rodrigo, vou deixar minha opinião, a questão é polêmica, portanto essa é só minha opinião, sou contra o reforço excessivo do sistema terminais/barra de direção, se considerarmos todos os elementos envolvidos na equação, terminais/barras foram projetos para serem fusíveis do sistema...
Pois é, agora imagina o tanto de porrada que o munhãozinho original enfraquecido pelo alargamento está tomando lá, porque não tem ninguém mais no sistema para ceder, na hora que o munhão colapsar, uma roda vai pra cada lado e já viu, nunca se sabe se isso vai acontecer estacionando ou a 100 por hora numa rodovia.

Minha humilde opinião, tenha-a como dois centavos de contribuição.

Novamente parabéns pelo criterioso trabalho com o chassis

[]'s

compartilho da sua opinião sou totalmente contra o famoso "fica bão","todo mundo usa", felizmente no Caso do nosso amigo ele tem vasta experiencia com metais e suas adaptações serão com embasamento técnico coisa difícil de se encontrar aqui pelo fórum...

No caso das molas, não aconselho arquear, em poucos meses volta.. molas novas sao baratas procure por essa marca http://www.aesa.com.br/molas..

maravilhoso esse seu serviço de restauraçao do chassis, o meu preferi trocar a parte de tras..

494640494641

Rodrigo-ce
07/03/2015, 23:51
Opa! Dudu como tem passado?
Muito obrigado pela dica.
Será que o pessoal da aesa vende para pessoa física e mandaria via transportadora os feixes.
Hoje conversei com um fornecedor de molas aqui de Fortaleza, mas as molas que eles fabricam são muito mau vista no mercado, quebram muito.
Gostei muito da sua técnica de amarração para soldar o chassi evitando que as longarinas empenem. Um belo trabalho.

dudu83
08/03/2015, 20:46
Opa! Dudu como tem passado?
Muito obrigado pela dica.
Será que o pessoal da aesa vende para pessoa física e mandaria via transportadora os feixes.
Hoje conversei com um fornecedor de molas aqui de Fortaleza, mas as molas que eles fabricam são muito mau vista no mercado, quebram muito.
Gostei muito da sua técnica de amarração para soldar o chassi evitando que as longarinas empenem. Um belo trabalho.

Entra em contato com a fabrica... pelo menos eles podem indicar alguma revenda no Nordeste, afinal acredito que uns 90% das band fabricadas foram parar em Pernambuco rsrssr

tive que bolar esse jeito de remendar as partes, diminui 50 cm o chassis, ate procurei algumas oficinas especializadas em chassis mas mesmo explicando o serviço pros "profissionais" parecia que eu estava tentando reinventar a roda, resolvi fazer peguei algumas travessas de forma de concreto que possuem roscas sem fim e fui alinhando, no final nao gastei nem R$100,00 pra fazer o chassis...a parte de tras retirei de um chassis que comprei num ferro velho por R$400,00

tuna
09/03/2015, 09:09
[QUOTE=tuna;2250457]Rodrigo, vou deixar minha opinião, a questão é polêmica, portanto essa é só minha opinião, sou contra o reforço excessivo do sistema terminais/barra de direção, se considerarmos todos os elementos envolvidos na equação, terminais/barras foram projetos para serem fusíveis do sistema...
Pois é, agora imagina o tanto de porrada que o munhãozinho original enfraquecido pelo alargamento está tomando lá, porque não tem ninguém mais no sistema para ceder, na hora que o munhão colapsar, uma roda vai pra cada lado e já viu, nunca se sabe se isso vai acontecer estacionando ou a 100 por hora numa rodovia.]

[Minha humilde opinião, tenha-a como dois centavos de contribuição.]

Grande Tuna, concordo com tudo que você relatou. Fiquei muito contente por você ter levantado essa questão, por que me fez lembrar de algo que tinha esquecido de comentar.
Quando resolve fazer essa mudança radical percebe que o furo cônico do braço do munhão não poderia ser reaberto para usar esses terminais do MB 608, por que ficaria muito frágil.
Será confeccionando um conjunto de braços de munhão para trabalhar com esse sistema. O material que usarei será o aço 4340, para você ter ideia até para usinarmos ele é trabalhoso.
Trabalhei muito tempo na área metal mecânica. Esse material era muito usado por nós da oficina para fazermos peças para guindastes que trabalhavam no porto suspendendo conteiners. Antes de fazermos essas peças fizemos vários ensaios mecânicos para descobrir qual o melhor material a ser usado para evitar as constantes quebras das peças dos guindastes e o aço 4340 foi o que deu a melhor resposta para atrito, fadiga, resistência a torções.
Outra possibilidade que pode ser cogitada é o tratamento térmico para essas peças (revinimento), nesse caso a peça vai para o forno recebe
uma camada de tempera que endurece a penas as camadas superficiais da peça. Esse tipo de tratamento permite que a peça mantenha suas características elásticas. Evita que fique quebradiça (peças forjadas ou temperadas).
Um abração.

Aí sim :concordo: tem know how aí pra mais de metro:violao:!!

Continuo acompanhando e aprendendo aqui.

[]'s

Rodrigo-ce
09/03/2015, 23:20
Dudu com relação aos feixes estou tentando negociar com a Fama. Falei hoje com a representante que ficou de me dar uma resposta.
Já os Fabrini até para as hilux é difícil encontrar aqui.
Aqui na minha região tem uma fabrica de molas chamada Tabuleiro, amanhã vou ver o custo dos feixes.
Caso não consiga os da Fama vou ficar com os da tabuleiro. Os da Fabrini já desisti.

Rodrigo-ce
09/03/2015, 23:37
Tuna tudo bem.
As obras pararam um pouco ultimamente ando na batalha para encontrar os feixes traseiros.
Meu tempo também está curtíssimo é por isso que só entro no fórum esse horário, é quando eu sento na cadeira para descansar,
está sendo uma verdadeira maratona: trabalho, estudo, os serviços da band, as filhas e ainda sair para procurar e comprar peças.
Outra coisa que anda me preocupando são as soldas que tenho feito com a mig que não tem saído lá essas coisa. Foi a única coisa que não tive tempo de aprender nas oficinas que trabalhei, mas devagarinho eu chego lá.
Acredito que logo logo terei novidades.
Forte abraço.

Ian Jeep
09/03/2015, 23:57
compartilho da sua opinião sou totalmente contra o famoso "fica bão","todo mundo usa", felizmente no Caso do nosso amigo ele tem vasta experiencia com metais e suas adaptações serão com embasamento técnico coisa difícil de se encontrar aqui pelo fórum...

No caso das molas, não aconselho arquear, em poucos meses volta.. molas novas sao baratas procure por essa marca http://www.aesa.com.br/molas..

Dudu, aki na região, onde vc encontra feixes de mola para toyota? qual marca recomenda?
E grampos, suportes, jumelos, bases e buchas, são difíceis achar ?

Abraços

dudu83
10/03/2015, 01:31
Dudu, aki na região, onde vc encontra feixes de mola para toyota? qual marca recomenda?
E grampos, suportes, jumelos, bases e buchas, são difíceis achar ?

Abraços

eu compro na Norte auto peças, faz um tempinho que comprei, mas me lembro bem que o custo é bem baixo

tuna
10/03/2015, 13:47
Tuna tudo bem.
As obras pararam um pouco ultimamente ando na batalha para encontrar os feixes traseiros.
Meu tempo também está curtíssimo é por isso que só entro no fórum esse horário, é quando eu sento na cadeira para descansar,
está sendo uma verdadeira maratona: trabalho, estudo, os serviços da band, as filhas e ainda sair para procurar e comprar peças.
Outra coisa que anda me preocupando são as soldas que tenho feito com a mig que não tem saído lá essas coisa. Foi a única coisa que não tive tempo de aprender nas oficinas que trabalhei, mas devagarinho eu chego lá.
Acredito que logo logo terei novidades.
Forte abraço.

Rodrigo, tá usando mistura?
A regulagem da velocidade do arame é crucial, para uma boa solda, existem alguns produtos que ajudam muito, como preparador de superfície para mig (pode ser também fundo para solda mig, que já deixa o metal protegido)

esse ajuda muito
http://www.milmaquinaseferramentas.com.br/353/22/14/101/quimox-preparador-de-superficies-1000-ml.html

no mais gás aberto, regular a amperagem e velocidade do arame e pau, eu costo muito de fazer o cordã circular no youtube tem as dicas...

Já Já o Toco (Anderson Wzorek) aparece por aqui e te dá as dicas, ele sim é mestre!

[]'s

Rodrigo-ce
10/03/2015, 23:29
Rodrigo, tá usando mistura?
A regulagem da velocidade do arame é crucial, para uma boa solda, existem alguns produtos que ajudam muito, como preparador de superfície para mig (pode ser também fundo para solda mig, que já deixa o metal protegido)

esse ajuda muito
http://www.milmaquinaseferramentas.com.br/353/22/14/101/quimox-preparador-de-superficies-1000-ml.html

no mais gás aberto, regular a amperagem e velocidade do arame e pau, eu costo muito de fazer o cordã circular no youtube tem as dicas...

Já Já o Toco (Anderson Wzorek) aparece por aqui e te dá as dicas, ele sim é mestre!

[]'s
Valeu pela dica. Comprei ontem um produto parecido com esse, só muda o nome.
Passei a substância em alguns pedaços de chapa, amanhã vou ver qual foi o efeito do produto na hora que eu for soldá-los.
Estou usando mistura 85/15 é a plus da White Martins. Estou estabilizando bem o arco e a velocidade do arame também, talvez eu não esteja fazem bem a limpeza da superfície, mas vou procurar prestar mais atenção nesse detalhe.
Muito obrigado pelas dicas.

Rodrigo-ce
10/03/2015, 23:38
Finalmente o problema dos feixes traseiros foi resolvido.
Consegui fechar negócio com a fabrica de molas da minha região.Que me atendeu muito bem.
Vou deixar o link para quem precisar: www.molastabuleiro.com.br
Eles trabalham com toda linha de molas para band.
Assim que chegar posto as fotos.
Um forte abraço a todos.

anderson_wzorek
10/03/2015, 23:55
Já que citaram meu nome vou dar meus pitacos sobre a soldagem:

Para qualquer processo de soldagem, em especial os que usam gás de proteção para poça de fusão:

1. A superfície deve estar isenta de ferrugem, graxas, oléo e sujeiras em geral;
2. Vazão do gás deve estar entre 8 a 12 L/min.
3. Sempre procurar soldar em locais onde não tenham correntes de ar, pois este tira o gás de proteção e permite que o hidrogênio contamine a soldagem.
4. Como a soldagem mig necessita diretamente da relação entre corrente e velocidade do arame esse ponto é critico para a qualidade da soldagem, um esquema que sempre ensino pro pessoal:
Pegue um pedaço de aço limpo para servir de corpo de prova, e comece a fazer o cordão. Procure regular a máquina para que no momento da soldagem o som fique parecido com um pedaço de bacon fritando, ou um papel rasgando.
5. durante a soldagem se você observar uma bolinha na ponta do arame que está fundindo a velocidade está baixa.
6. Se começar a estourar o metal base está sujo.
7. Se sentir a tocha sendo levemente empurrada para trás a velocidade do arame está muito alta.
8. Utilize um gel ou spray anti respingo para proteger o bocal da tocha e a superfície soldada.

Para soldagens de topo sempre procure fazer chanfros (bizel), isso aumenta a área de soldagem e permite com que a solda atinja boa parte da espessura do material.

Para emendas dos perfis da longarina sempre corte as pontas em angulo (30 a 45°), isso permite com que as vigas se apoiem e dividam os esforços, eliminando o cisalhamento da soldagem.

Para reparação de trincas sempre antes da soldagem faça um furo no começo e outro no final da trinca e ai sim preencha a trinca e furos com solda. O final da trinca é um ponto cheio de acumulo de tensões e mesmo soldada essas tensões precisam ser aliviadas e a trinca vai continuar, o furo faz um alivio prévio das tensões e evita com que o problema re-aparaça.

Acho que é isso, espero que as dicas sejam válidas e se você ou os colegas aqui precisarem algo sobre mecânica industrial e eu puder ajudar só falar.

Grande abraço e parabéns pela obra.

tuna
11/03/2015, 10:24

Para qualquer processo de soldagem, em especial os que usam gás de proteção para poça de fusão:

1. A superfície deve estar isenta de ferrugem, graxas, oléo e sujeiras em geral;
3. Sempre procurar soldar em locais onde não tenham correntes de ar, pois este tira o gás de proteção e permite que o hidrogênio contamine a soldagem.
4. Como a soldagem mig necessita diretamente da relação entre corrente e velocidade do arame esse ponto é critico para a qualidade da soldagem, um esquema que sempre ensino pro pessoal:
Pegue um pedaço de aço limpo para servir de corpo de prova, e comece a fazer o cordão. Procure regular a máquina para que no momento da soldagem o som fique parecido com um pedaço de bacon fritando, ou um papel rasgando.
5. durante a soldagem se você observar uma bolinha na ponta do arame que está fundindo a velocidade está baixa.
7. Se sentir a tocha sendo levemente empurrada para trás a velocidade do arame está muito alta.
8. Utilize um gel ou spray anti respingo para proteger o bocal da tocha e a superfície soldada.

Para soldagens de topo sempre procure fazer chanfros (bizel), isso aumenta a área de soldagem e permite com que a solda atinja boa parte da espessura do material.

Para emendas dos perfis da longarina sempre corte as pontas em angulo (30 a 45°), isso permite com que as vigas se apoiem e dividam os esforços, eliminando o cisalhamento da soldagem.

Para reparação de trincas sempre antes da soldagem faça um furo no começo e outro no final da trinca e ai sim preencha a trinca e furos com solda. O final da trinca é um ponto cheio de acumulo de tensões e mesmo soldada essas tensões precisam ser aliviadas e a trinca vai continuar, o furo faz um alivio prévio das tensões e evita com que o problema re-aparaça.

Acho que é isso, espero que as dicas sejam válidas e se você ou os colegas aqui precisarem algo sobre mecânica industrial e eu puder ajudar só falar.

Santa aula Batman, :master:

[]'s

Rodrigo-ce
11/03/2015, 12:51
Grande Tuna
Oobrigado por ter convidado o Anderson Wsorek para dar uma força na parte de solda.

Rodrigo-ce
11/03/2015, 13:10
Anderson seja bem vindo ao tópico.
Suas dicas serão preciosíssima para dar continuidade aos trabalhos.
Eu vi seus trabalhos com o RED uma verdadeira obra de arte da serralheiria.
Percebi a qualidade que envolve seu projeto: traçagem de peças, criação de gabaritos e soldagem; parabéns pelo RED.
Suas dicas de solda já estão anotadas.
Forte abraço.

dudu83
12/03/2015, 01:47

muito obrigado pelas dicas

Rodrigo-ce
13/03/2015, 23:25
Pequenas novidades, mas de grande importância para o projeto

Barra estabilizadora comprada junto com uma diferencial moderno.
495465

Setor hidráulico comprado em 2013, de um colega do fórum .
495466

Imagem do meu pequeno estoque de peças de reposição.

495467

Feixes traseiros comprado de uma empresa aqui da minha cidade.

fabiano r
01/04/2015, 16:46
Boa tarde Rodrigo!

Assinando o tópico!

Amigo boa sorte na empreitada!

Abração!

Fabiano r

Lauro Paiva
02/04/2015, 10:10
Rodrigo, que folego!

Assinando e acompanhando o tópico!!!

Cada post é uma aula, parabéns!!!!!

MarcioNatal
02/04/2015, 15:27
Rodrigo, passei por isso durante looongos dois anos e meio. Apurrinhação sempre vai aparecer, e o danado do Murphy, com a sua lei, também. Bola prá frente, e continuo aqui acompanhando e aprendendo.

Um abraço.

Márcio Humberto

Rodrigo-ce
02/04/2015, 22:59
Moçada uma feliz pascoa a todos.
Tive que voltar a faculdade para terminar duas disciplinas, mas logo retomo os trabalhos com boas novidades.
Forte abraço a todos.

fabiano r
18/05/2015, 15:28
Boa tarde Rodrigo!

Quando volta aos trabalhos?

Moçada uma feliz pascoa a todos.
Tive que voltar a faculdade para terminar duas disciplinas, mas logo retomo os trabalhos com boas novidades.
Forte abraço a todos.

Rodrigo-ce
18/05/2015, 16:03
Retomada dos trabalhos.
Finalmente começou a reconstrução das longarinas do chassi.
Com relação a parte de solda um colega do Senai me deu uma dicas de regulagem da máquina.
Os testes foram feitos com chapas de 3/16 (4,7mm) iguais as do chassi.
Para saber se as soldas realmente tiveram uma boa aderência. Cortei um pedaço de chapa, soldei e depois entortei na prensa para ver a resistência mecânica das soldas.

O chassi foi montado para dimensionar a inclinação do perfil conforme o original.
502197502198

Para evitar que o perfil enrugasse na hora que estava curvando, fiz dois corte nas laterais, usei um inclinômetro para dar o grau certo.
502200

Peças já curvadas conforme as do chassi
502203502205

Corte de algumas regiões que estavam podre
502206502207502208

Confecção de um molde de papelão para cortar as peças que foram cortadas
502209
502210502211

Rodrigo-ce
18/05/2015, 16:16
Longarinas na mesa de operação.
502212

Peças cortadas, agora é só fazer as amarrações para aplicar solda.
502213502214502215502216

Cordão de solda aplicado por dentro e por fora.
502217

fabiano r
18/05/2015, 16:23
Com solda mig é barbada kkk você tem uma oficina montada em casa?

Baita empreitada!

Rodrigo-ce
18/05/2015, 17:29
Grande Fabiano.
Na realidade solda mig é barbada para quem sabe dominar essas geringonças, que não é bem meu caso, mas com ajuda dos colegas estou deixando de apanhar da máquina.
Sim eu tenho uma oficina em casa, aqui no Ceará fazer um serviço desse porte numa band custa uma fortuna. Já faz sete anos que mudei de profissão. Com a montagem da band estou tendo a oportunidade de adquirir novos conhecimentos em solda, serralharia e manutenção de motores.
Quem vive de retorcer metais e sujo de graxa jamais consegue ficar muito tempo longe desses prazeres.

hercilio.neto
20/05/2015, 09:30
Rodrigo,
Dê mais detalhes desse serviço aí.
Você recortou a longarina e substituiu uma parte da peça, ou a peça inteira?
Teve alguma intervenção na parte rebitada?

Cara, pelo jeito você tá fazendo igual ao Dudu. Refazendo desde o primeiro parafuso, hehe.
Estamos de olho.

alexgira
20/05/2015, 22:37
Rodrigo,

Assinando e acompanhando a empreitada.
Boa Sorte!

Abraços!
Alex

Rodrigo-ce
21/05/2015, 23:20
Rodrigo,
Dê mais detalhes desse serviço aí.
Você recortou a longarina e substituiu uma parte da peça, ou a peça inteira?
Teve alguma intervenção na parte rebitada?

Cara, pelo jeito você tá fazendo igual ao Dudu. Refazendo desde o primeiro parafuso, hehe.

Estamos de olho.
Grande Hercilio como vai.
Você esteve aqui próximo da minha casa em Jeriquaquara. Se eu soubesse teria aparecido por lá para conversarmos um pouco.
Tu acreditas que já fazem 28 anos que troquei São Paulo por Fortaleza. Já fui várias vezes a terra da garoa e ainda não conheço Jeri.
Sim eu estou cortando a longarina logo após aquela parte curvada dos diferencias dianteiro e traseiro. Em outras palavras vou substituir aquela parte que tem uma emenda de fábrica que existe nas pick up.
Cortarei 1m de cada lado da longarina, as fotos do post 41 mostra o perfil que mandei fazer. Para ficar igual a parte que vou retirar usei a prensa para fazer a mesma inclinação que existe entre as duas emenda de fábrica.
Aqueles outros pedacinhos que aparece nos post 41 e 42 eu tive que confeccionar ante de cortar a longarina por que eles fazem parte daquela curva que fica abaixo do diferencial traseiro, ali é o ponte de partida que irei usar para marcar o local do corte.
Com as pecinhas no lugar fica mais fácil de traçar o corte em grau (bico de gaita) para fazer a união das partes curvada da longarina com o novo perfil reto.
Forte abraço.

Rodrigo-ce
21/05/2015, 23:33
Rodrigo,

Assinando e acompanhando a empreitada.
Boa Sorte!

Abraços!
Alex
Colega seja benvindo.
Fique a vontade para perguntar. O que eu souber respondo.
Como a oficina fica em minha casa e tenho muito tempo disponível a empreitada serve como passatempo para mim.
De acordo com o que falei no post 44 fazer os pequenos detalhes de funilario é uma forma de brincar no meu laboratório de mecânica.
Ainda vem muita coisa interessante.
Forte abraço, obrigado por acompanhar.

Rodrigo-ce
21/05/2015, 23:57
Posicionando a chapa no local para traçar as medidas para refazendo a parte curvada da longarina.
502484

Chapa já moldada
502485

Posicionamento da peça no local para conferir os últimos detalhes antes de soldar.
502486

Lauro Paiva
22/05/2015, 13:59
Grande Rodrigo-Ce,

Uma pergunta, não valia a pena fazer o chassi inteiro, em vez de remendar????
Eu acompanho o trabalho que dá fazer o serrar a parte ruim, fazer o gabarito, ajustar e depois soldar é um bocado de coisa.
Se fizer logo a peça inteira, fica sem emenda....
só um pitaco de curioso
bela empreitada!!!!

Rodrigo-ce
22/05/2015, 18:47
Grande Rodrigo-Ce,

Uma pergunta, não valia a pena fazer o chassi inteiro, em vez de remendar????
Eu acompanho o trabalho que dá fazer o serrar a parte ruim, fazer o gabarito, ajustar e depois soldar é um bocado de coisa.
Se fizer logo a peça inteira, fica sem emenda....
só um pitaco de curioso
bela empreitada!!!!
Meu amigo Lauro, infelizmente o chassi da bandeirante não tem como fazer todo.
Também pensei nisso, falei com vários colegas que são serralheiros a esse respeito é todos disseram que não era possível.
O grande problema desse tipo de chassi são as curvaturas do diferencial, se você pegar um perfil em "U" e começar a curvar ele começa a enrugar e ficar deformado.
Quando ele vem da fábrica o serviço de curvatura é feito por uma grande prensa que evita a deformação.
Para fazer por inteiro o chassi teria que ser tubular tipo o do javali para facilitar o trabalho.
Veja essa foto de uma chassi tubular aonde havia curvas foram substituídas por retas e reforçadas com chapas.
Forte abraço.
502546

dudu83
22/05/2015, 21:20
fazer tubular seria ótimo, masss alem das curvas o chassis da band é tipo um "V"...

Rodrigo-ce
22/05/2015, 23:06
fazer tubular seria ótimo, masss alem das curvas o chassis da band é tipo um "V"...

Dudu tudo em paz contigo.
Concordo com você a respeito do chassi.
Felicidades.

hercilio.neto
23/05/2015, 15:30
Belo trabalho, Rodrigo.
Sigo acompanhando.

Meccano
23/05/2015, 16:46
Explendido trabalho Rodrigo!!!!!!!!!!

vc fara a zincagem do chassi todo num só banho?

Abração e acompanhando tambem!

*comparando com as Defender, parece tão fininho...

Rodrigo-ce
05/06/2015, 18:45
Hercilio e Meccano muito obrigado pelos elogios.
Meu trabalho só deu certo por conta dos muitos colegas que postam no fórum, sem a colaboração de vocês eu continuaria sem saber o que era uma bandeirante.
Mas vamos ao que interessa, Forte abraço a todos.

Rodrigo-ce
05/06/2015, 18:49
Explendido trabalho Rodrigo!!!!!!!!!!

vc fara a zincagem do chassi todo num só banho?

Abração e acompanhando tambem!

*comparando com as Defender, parece tão fininho...

Meccano o chassi será pintado, eu nem sabia que as land tinham chassi zincado.
Você com uma Defender agora ?

Rodrigo-ce
05/06/2015, 19:25
Repondo uma parte da longarina para soldar o pedaço do perfil.
503613
Partes já soldas
503614503615
Traçagem do grau que será cortado a longarina e o perfil,usando um goniométro.
503616
Peças cortadas em grau e chanfradas para facilitar a penetração da solda.
503617503618
Mesa gabaritada pronta para fazer a união das peças.
503619503620503621503622503623

Rodrigo-ce
05/06/2015, 19:39
Longarina quase pronta.
503624
Já em casa
- Amortecedores
- Caixa satélite
- Roda livre AVM modelo premiu
- Cubos de dianteiro e traseiro
- Par de eixos flutuantes
- Prisioneiros do flutuante
- Prisioneiros de rodas + porcas
- Juntas homocineticas Spicer
- Fitas de mola do Fiorino
- Intercooler do vw 8/150
- Radiador + tampa
- Mangas de roda
- Bomba injetora auxiliar
- Coxins do motor e radiador
- Tanque de 90l da D20 +boiá
503626503627

hercilio.neto
05/06/2015, 20:29
Rapaz, essa Band vai ficar show.

Rodrigo-ce
05/06/2015, 23:12
Rapaz, essa Band vai ficar show.

Tudo em paz Hercilio.
Aos pouco eu chego lá.
Bom fim de semana.

hercilio.neto
06/06/2015, 14:58
Tudo em paz Hercilio.
Aos pouco eu chego lá.
Bom fim de semana.
É isso aí. Esse é o tipo de trabalho que tem que ser feito com muita calma, pra que fique tudo bem alinhado.
Bom fim de semana.

Gerson 666
06/06/2015, 15:48
Rodrigo-ce, que trabalhão cara, tem que ter muita perseverança e conhecimento pra fazer isso. Continue na labuta e nos informando. Com certeza, esse trabalho ficará muito bom e sua Band está, literalmente, ressurgindo das cinzas. Um abraço

fabiano r
07/06/2015, 19:17
Rodrigo postei as fotos que você pediu no link da minha assinatura.

Pelo número da turbina é do caminhão VW 13180 e 15180 qualquer coisa é só perguntar nós não sabe nós descobre kkkk

Abs. Fabiano

Rodrigo-ce
07/06/2015, 23:51
É isso aí. Esse é o tipo de trabalho que tem que ser feito com muita calma, pra que fique tudo bem alinhado.
Bom fim de semana.

Hercilio hoje terminei de soldar as longarinas, elas estão presas por duas travessas a do radiador e a dos amortecedores. A montagem foi para fazer alguns cálculos de ajustes que irei fazer, mas a primeira vista ficou muito bom. Até comentei com minha filha: Agora nós temos chassi.
Você não imagina a trabalheira que dá recortar, soldar, levar para prensa para alinhar, soldar novamente, ajustar e assim vai a reforma.
Amanhã posto uma foto do pré resultado.

Rodrigo-ce
07/06/2015, 23:58
Rodrigo-ce, que trabalhão cara, tem que ter muita perseverança e conhecimento pra fazer isso. Continue na labuta e nos informando. Com certeza, esse trabalho ficará muito bom e sua Band está, literalmente, ressurgindo das cinzas. Um abraço

Gerson tudo bem. Esse 666 é por que você é fã de black metal?
Felizmente é assim mesmo que não tem dinheiro para comprar um jeepão igual ao dos colegas Francisco Bicalho e Hercilio o jeito é reformar o que tem.

Rodrigo-ce
08/06/2015, 00:02
Rodrigo postei as fotos que você pediu no link da minha assinatura.

Pelo número da turbina é do caminhão VW 13180 e 15180 qualquer coisa é só perguntar nós não sabe nós descobre kkkk

Abs. Fabiano

Fabiano eu achava que essa turbina fosse do Ford cargo, mas brigadão pelas dicas.
Terça eu passa na loja da vw e tiro essa dúvida.

fabiano r
08/06/2015, 11:25
Rodrigo falei com o Felippe, ele disse para você comprar a K16 do FORD Cargo 815 com motor cummins 4btaa(mecanico).

Abração!

Lauro Paiva
09/06/2015, 08:10
Acompanhando e babando, :drool: as aulas de soldagem o preparo das peças...
Quando chegar no Oiapoque, vou montar minha oficina,kkkkk

Rodrigo-ce
09/06/2015, 15:42
Acompanhando e babando, :drool: as aulas de soldagem o preparo das peças...
Quando chegar no Oiapoque, vou montar minha oficina,kkkkk

Grande Lauro, modéstia sua.
Tudo isso aprendi com as postagens de vocês
Deu uma parada na montagem do Javali, ultimamente não tem aparecido postagens sua.

Rodrigo-ce
09/06/2015, 15:57
Moçada as primeira impressões das longarinas montadas.
Tem várias imagens de ângulos diferentes, para facilitar a visualização.
Fiquem a vontade para fazer os comentários.
503977503978503979503980503981
.

Lauro Paiva
09/06/2015, 18:31
Pois é,

Grande Rodrigo, babando, babando, babando o seu chassi está MUITO LEGAL PARABÉNS!!!
Só uma pergunta, você colocou reforços por dentro das emendas? para diluir um pouco os pontos de tensão, nas fotos não consegui visualizar se haviam chapas internas nos pontos de solda.

Sobre o java ele está na oficina do Donivel, que estava em reforma, mas parece que vem novidade por aí, falei hoje a pouco com ele.

Rodrigo-ce
10/06/2015, 12:25
Lauro, os reforços serão colocados essa semana juntamente com os suportes do motor.
Eu montei o chassi para tirar algumas medidas aproveitei e mandei umas imagens para o pessoal.
Vi o material que o Odim confeccionou os parachoques do seu jeep um verdadeiro espetáculo. O java vai virar um blindado.

Lauro Paiva
10/06/2015, 19:13
Lauro, os reforços serão colocados essa semana juntamente com os suportes do motor.
Eu montei o chassi para tirar algumas medidas aproveitei e mandei umas imagens para o pessoal.
Vi o material que o Odim confeccionou os parachoques do seu jeep um verdadeiro espetáculo. O java vai virar um blindado.

Vindo de você é um GRANDE ELOGIO!!!!
Obrigado!!! e torcendo pela Band CS militarizada!!!
quero ver mais fotos!!!!

Rodrigo-ce
13/06/2015, 21:38
Hora de recuperar a parte interna do chassi.
Estado geral das peças.
504426504427504428

Fazendo o molde para cortar a chapa
504429504430504431

Peças quase prontas
504432

HERICK
14/06/2015, 08:35
Caracas meu amigo, mas vale o esforço, vai ficar zerada, depois é partir pro abraço.

Rodrigo-ce
14/06/2015, 12:50
Caracas meu amigo, mas vale o esforço, vai ficar zerada, depois é partir pro abraço.

Herick a ideia inicial era apenas acabar com os podres que existia por motivo de falta de cuidado do antigo dono.
Aos pouco vou ajeitando o que é possível.

hercilio.neto
14/06/2015, 21:52
Rodrigo,
Olhando essas partes que foram removidas, dá pra ver que o serviço era inadiável.
Realmente estava bem corroído.
O incrível é que a gente roda com o jipe sem saber o real estado do chassi.
Quando reformei o Imortal sabia que ia encontrar muitos problemas de corrosão, porque era possível perceber vários pontos estufados na lataria. Isso foi confirmado após o jateamento.
Mas o meu receio mesmo, era com relação ao chassi, porque sei que é um trabalho difícil. Tem que ter resistência e precisão nas soldas e cuidar do alinhamento.
Por sorte o chassi do Imortal estava em ótimo estado, bastou ser pintado para ficar equivalente ao resto que foi reformado.

Boa sorte aí amigo.
Sigo acompanhando e torcendo para que fique tudo zerado na sua Band.

Rodrigo-ce
14/06/2015, 23:34
Hercilio é como você disse uma vez " não somos nós que escolhemos as bands são elas que nos escolhe"
Fiquei tão enfeitiçado que não olhei para todos os detalhes, para todos os efeitos foi a que deu certo.
Hoje não me arrependo de ter comprado a pick up e não um jeep. Os jeeps são charmosos, bonitos, mas pouco espaçosos para quem viaja com no mínimo 4 pessoas e carregado de equipamentos. Mas você deve estar se perguntando como é que leva todo esse pessoal em uma pick up cs. Esse detalhe só vou revelar mais para frente do tópico.
Pratico escalada e quando vou para esses passeios vai toda turma em um carro só com o parta malas cheio de equipamentos e suprimentos para ficar dois ou três dias fora.

O chassi caso venha dar problema no futuro vou montar um tubular semelhante aos da Icon. Que foi minha primeira ideia, mas abandonei por que
tinha que encomendar os tubos de outro estado e haveria mais junções com solda no setor de curva dos diferencias.
A obra está tranquila como foi falada vai ficar tudo novo e com algumas modificações benéficas para minha band.
O maior beneficio desse trabalho é conhecer cada parafuso da minha band. Quando terminar andarei em um carro praticamente 2016 com tudo novo e seguro.
Hoje em dia sei montar tudo: cambio, diferencias ...e ainda aprendi a fazer adaptações. Foi outra vantagem desse serviço.

Lauro Paiva
15/06/2015, 08:35
Grande Rodrigo-ce
Impressionante sua dedicação e esmero no trabalho, e uma ponta de inveja por não ter espaço para eu mesmo fazer as mudanças no meu java.
A band ideia da band "maior" é show de bola, você vai sentir isso quando for acampar, corre mesmo o risco de levar mais do que precisa, com uma vantagem, o que se leva a mais como peças de reposição, são essas que não que quebram, kkkk
firme na solda!!!
forte abraço!!!!

Rodrigo-ce
01/07/2015, 21:05
Grande Rodrigo-ce
Impressionante sua dedicação e esmero no trabalho, e uma ponta de inveja por não ter espaço para eu mesmo fazer as mudanças no meu java.
A band ideia da band "maior" é show de bola, você vai sentir isso quando for acampar, corre mesmo o risco de levar mais do que precisa, com uma vantagem, o que se leva a mais como peças de reposição, são essas que não que quebram, kkkk
firme na solda!!!
forte abraço!!!!

Lauro, logo logo você vai arrumar um cantinho para criar sua oficina, você vai ver que é tão necessária que não vai resistir a tentação de reformar a casa para ter espaço para as manutenções do java.
Grade abraço.

Rodrigo-ce
01/07/2015, 21:17
Finalmente aquelas partes internas do chassi que estão no poste 75 estão indo para sucata.
Hoje terminei uma das longarinas interna do chassi.
Que trabalheira que da fazer esses furos circular com serra copo. Até hoje meus braços estão tremendo kkkk...
506136506137506138506139

anderson_wzorek
01/07/2015, 21:50
Cara parabéns pelo trabalho, realmente está ficando muito bom.
Uma sugestão: Pense em furar a travessa dianteira para passar o cardã para um possível guincho mecânico
Vai poupar trabalho mais para frente e com certeza agora ficará mais bem feito devido a facilidade para trabalhar na travessa.

abraço

Rodrigo-ce
01/07/2015, 22:16
Cara parabéns pelo trabalho, realmente está ficando muito bom.
Uma sugestão: Pense em furar a travessa dianteira para passar o cardã para um possível guincho mecânico
Vai poupar trabalho mais para frente e com certeza agora ficará mais bem feito devido a facilidade para trabalhar na travessa.

abraço

Anderson obrigado pelo elogio e pela dica. E o seu projeto está em que fase?
Eu já estou finalizando a travessa. Uma imagem dela para ajudar.
506147
Decidi modificar peça não gastava muito da original.
Essa nova vai ser toda fecha, tem um outro perfil que encaixa na frente desse. As duas serão parafusada conforme a original.
Dessa forma eu posso limpar quando encher de lama.
Eu ainda não furei por que não sei exatamente qual a distância do chassi para o cardã.
Estou negociando um guincho Ekron assim que chegar farei isso.
Grande abraço.

hercilio.neto
02/07/2015, 00:36
Muito bom.

Rodrigo-ce
03/07/2015, 00:03
Muito bom.

Muito obrigado Hercilio vindo de você que é um especialista em bands é grande elogio.

Lauro Paiva
10/07/2015, 09:09
Rapaz!!!!
O negócio é sério mesmo!!!!
Forte abraço!!!

titanium
10/07/2015, 09:55
Rodrigo,

É com imenso prazer que leio seus Posts aqui no seu tópico!
A sua forma de relatar, o capricho com que faz as coisas e a sua dedicação são Admiráveis!

Ter uma oficina em casa é essencial para quem gosta de uma Band, visto que ela é um Lego Infinito e sempre com algo interessante por fazer...

A minha Band CD, a Lenda, tive que passar adiante esse ano pois tenho um planejamento de ter + 1 herdeiro...
E Como não tenho mais espaço (oficina) para fazer coisas nela, tive que desistir...
Até ficaria fácil comprar uma cabine 4 portas para colocar nela... mas não ficaria confortável.

Para ficar confortável, eu teria que por a mão na massa e refazer a cabine alongando ela em uns 20 centímetros.
Tenho todo o ferramental e a coragem para fazer isso, mas não tenho o principal: LOCAL.
Aqui em Brasília existe 1 profissional capaz de fazer isso com qualidade, mas o cara pega serviço pra entregar em mais de 1 ano... enrola... já ouvi relatos de peças que somem... de peças boas que são trocadas por umas de pior qualidade...
:(

Então resolvi abrir mão dela e repassar para quem pudesse fazer bom uso dela, do jeito que está hoje.

A sua Band CS ficará ÓTIMA!
Fazer o projeto do zero é uma oportunidade ímpar! Você conhecerá todos os detalhes dela.

Queria tira uma dúvida quanto ao chassi.
O chassi original é feito em qual Liga???
Será que é 1020 mesmo? Ou alguma liga diferenciada?
Se for uma liga diferenciada E você usou 1020 nas travessas novas/reformadas, seria bom você pensar em reforços.

Outro ponto que está na hora de você analisar, já que você está querendo levar 4 pessoas nela, é se as modificações de cabine que você fará necessitarão de mais pontos de apoio para a cabine e, eventualmente, de reforço estrutural.

Cara, está ficando MUITO bacana mesmo (preciso repetir isso!!) rsrsrsrs

Ah!
Se eu tivesse uma Band CS dessas e 4 pessoas para levar, eu faria um motorhome! rsrsrs
:D

Abração e força para continuar a jornada!

Rodrigo-ce
10/07/2015, 23:18
Rapaz!!!!
O negócio é sério mesmo!!!!
Forte abraço!!!

Meu amigo você anda meio sumido.
Como tem andado os projetos?
Por enquanto tenho tido muito trabalho na oficina.
De parafuso em parafuso chegaremos lá.
Forte abraço.

Rodrigo-ce
11/07/2015, 00:26
Titanium tudo em paz contigo.
Fiquei feliz sabendo que a chumbinho conseguiu resolver seus problema de transporte do futuro herdeiro
Tenho uma reclamação: Você ficou muito difícil depois que passou para turma das Lands! É preciso visitar mais seus velhos amigos toyoteiros.
Obrigado pelos elogios. Essa mania de ajeitar tudo( como uma pessoa que fez a tubulação de escape cortando e soldando) é coisa do Ceará.

- O chassi original é feito em qual liga?
aço 1045, tem um pouco mais de carbono que o aço 1020. O 1045 é mais duro e tem a capacidade de ser temperado, quando soldado se resfriado bruscamente pode ficar quebradiço.
Com o aço 1020 não tem esse problema ele é mais maleável, depois de soldado pode torcer e retorce que ele enverga, mas não quebra.
Fiz uns teste de resistência mecânica antes de meter bronca.

- Será bom pensar em reforços?
Na parte que fiz a junção do perfil velho com o novo de (1020) fiz um reforço na frente em cima e embaixo. Hoje terminei as longarina internas que foram feitas em chapa 3/16 mais grossa que a original, que vai servir de reforço para a parte externa.

- As modificações da cabine necessitarão de mais apoio e reforços?
tenho duas opções: comprar uma cabine dupla de fibra, caso dê preguiça ou fazer uma do zero.
Se eu for fazer tenho usarei chapa de 1,8 ou 2 mm.
Modificarei quase tudo, talvez só aproveite as parte que ficam próximas ao motor. A band vai receber uma gaiola para ajudar na segurança.
A caminhada contínua, as vezes acho que tudo foi uma loucura (excesso de sol na cabeça), mas só existia essa opção refazer o chassi ou perder a band. E conhecendo as oficinas da minha região jamais fariam com a dedicação que estou fazem sem contar que esse tipo de mão de obra é muito cara.

Montei a oficina de forma que tudo poça ser resolvido dentro de casa. Tem de tudo um pouco aqui: mig, compressor, prensa, talha, bancada com morça e viradeira de chapa. A única coisa que está faltando é uma dessas ferramentas de virar tubos que você comprou recentemente.
Titanium valeu mesmo pela visita e pelos comentários, apareça quando poder e fique a vontade em fazer perguntas.
Tudo de bom, grande abraço.

Lauro Paiva
11/07/2015, 08:08
Rodrigo,

Você recomenda algum livro ou apostila, para que os pobres mortais como eu possam conhecer um pouco mais de tipos de aço e características, achei um do Senai, muito bom, mas muito geral.
As vezes penso em juntar os seus posts e de outros foristas e fazer uma apostilona!!!
Forte abraço!!!!

titanium
11/07/2015, 10:29
Titanium tudo em paz contigo.
Fiquei feliz sabendo que a chumbinho conseguiu resolver seus problema de transporte do futuro herdeiro
Tenho uma reclamação: Você ficou muito difícil depois que passou para turma das Lands! É preciso visitar mais seus velhos amigos toyoteiros.
Obrigado pelos elogios. Essa mania de ajeitar tudo( como uma pessoa que fez a tubulação de escape cortando e soldando) é coisa do Ceará.

- O chassi original é feito em qual liga?
aço 1045, tem um pouco mais de carbono que o aço 1020. O 1045 é mais duro e tem a capacidade de ser temperado, quando soldado se resfriado bruscamente pode ficar quebradiço.
Com o aço 1020 não tem esse problema ele é mais maleável, depois de soldado pode torcer e retorce que ele enverga, mas não quebra.
Fiz uns teste de resistência mecânica antes de meter bronca.

- Será bom pensar em reforços?
Na parte que fiz a junção do perfil velho com o novo de (1020) fiz um reforço na frente em cima e embaixo. Hoje terminei as longarina internas que foram feitas em chapa 3/16 mais grossa que a original, que vai servir de reforço para a parte externa.

- As modificações da cabine necessitarão de mais apoio e reforços?
tenho duas opções: comprar uma cabine dupla de fibra, caso dê preguiça ou fazer uma do zero.
Se eu for fazer tenho usarei chapa de 1,8 ou 2 mm.
Modificarei quase tudo, talvez só aproveite as parte que ficam próximas ao motor. A band vai receber uma gaiola para ajudar na segurança.
A caminhada contínua, as vezes acho que tudo foi uma loucura (excesso de sol na cabeça), mas só existia essa opção refazer o chassi ou perder a band. E conhecendo as oficinas da minha região jamais fariam com a dedicação que estou fazem sem contar que esse tipo de mão de obra é muito cara.

Montei a oficina de forma que tudo poça ser resolvido dentro de casa. Tem de tudo um pouco aqui: mig, compressor, prensa, talha, bancada com morça e viradeira de chapa. A única coisa que está faltando é uma dessas ferramentas de virar tubos que você comprou recentemente.
Titanium valeu mesmo pela visita e pelos comentários, apareça quando poder e fique a vontade em fazer perguntas.
Tudo de bom, grande abraço.

Grande Rodrigo!

Amigo não fiquei difícil não... a vida que apertou o passo!
Desde o início do ano que as coisas estão mais corridas que o de costume, mas vinha acompanhando o fórum de longe, só nas leituras.. isso aqui pra mim é um prazer..

Gosto muito de ler as coisas por aqui e ajudar no que for possível. O fato é que diariamente aprendo aqui no fórum!
rsrsrs

Mas ler topicos como o seu são gratificantes!

Homi, eu sou cearense e gosto de um trabalho de restauração/recuperação.
A ferramenta dobra tubos eu vou precisar fazer uns ajustes antes de usar com tubo (perfil) normal, mas estou animado com as possibilidades com ela!

Como o Lauro falou, você dá verdadeiras aulas sobre Materiais... seria bom se você pudesse nos indicar um livro/apostila que tivesse pelo menos 10% do seu conhecimento para que pudéssemos aprender um pouquinho! rsrsrsrs

Eu perguntei sobre as resistências e reforços mais por uma questão de dúvida...
Mas pelo visto, você como um bom especialista, já fez todo o projeto e já calculou bem a resistência das coisas!
Show de bola!
hehehe

Mais uma vez digo: Esse trabalho que você está fazendo nenhum mecânico faria, nem na sua região e talvez pouquíssimos no Brasil teriam a competência de fazer com todo esse capricho e Precisão no que toca o dimensionamento correto dos materiais.
Em resumo, é um serviço PROFISSIONAL.

..

Quanto a cabine deixo minha humilde opinião:
- Faça você mesmo, utilizando recortes de uma outra cabine simples (com as portas), que você encontra facilmente em Brejo da Madre de Deus - PE;
- Deixe a cabine parecida com a cabine original 4 portas que saiu em 2001 (ou seja, com as portas traseiras reduzidas - para não parecer gambiarra)
- Faça a cabine com 20 centímetros a mais do que a original
- Faça o piso totalmente reto: sem desnível, sem travessas de sustentação (como nas 89), sem tanque, sem bateria dentro. Isso fará com que os passageiros de trás possam colocar os pés debaixo dos bancos dianteiros, isso melhora ABSURDAMENTE a ergonomia dos passageiros e o conforto.
- Fazendo o passo anterior, incline o banco traseiro, tanto o assento quanto o encosto devem ficar angulados (inclinados para trás - como nas SUVs) para melhorar a ergonimia e o conforto.

Em resumo, ergonomia é conforto.

Se fizer algo nesse sentido terá uma pickup muito confortável!

..

Uma outra sugestão é verificar se aí no Ceará tem alguma empresa que faça "Galvanização à Fogo".
É bem possível que tenha....

Aí sugiro você preparar todo o chassi, inclusive os suportes para a futura cabine, e outros acessórios que queira colocar, e mandar galvanizar à fogo.
É um processo que eles irão submergir todo o chassi em uma sequência de tanques e o resultado final é um chassi completamente preparado para enfrentar anos e anos de maresia, sem nem pensar em pegar ferrugem!

Se a galvanização não for possível, uma pintura eletrostática já está de Muito bom Tamanho! rsrsrs

E se nada disso for po$$ivel, lembre-se de prepara bem o metal (tirando impuresas, óleos, graxas, etc) antes de passar o fundo. E recomendo usar fundo e tintas usadas em Barco, em PU.

...

Mas com certeza isso tudo você já pensou! só estou relembrando! rsrsrsr

...

Sua oficina está Muito bem montada e dá para fazer 90% das coisas!
Para ficar perfeita acho que só faltava um Torno profissional, um forno para tratamento térmico de peças e uma estufa + forno para pintura eletrostática!... kkkkkkkkkkkk
:mrgreen:

É isso aí meu camarada!
Segue com o projeto, Sem Pressa, Dentro do seu po$$ível que o resultado final será compensador!

Forte abraço!

Lauro Paiva
12/07/2015, 10:53
GRande Rodrigo!!!!

Colocaria também na sua oficina uma forja e uma frezadeira, kkk só pra fazer coro com o Titanium!!!!

Uma pergunta, em qualquer gaiola temos que efetuar soldas, certo?
Se em vez de usar uma dobradeira, comprarmos os tubos já curvados, tem alguma inconveniência?????
Ou algum fator positivo????
E sobre piso comcordo em gênero número e grau com o Titânium, faça o piso reto, andei numa toy assim é MUITO MAS MUITO MELHOR!!!
Agora sobre a porta menor.... a que eu andei usava a porta de trás grande como a da frente, não era um primor de estética, mas acho que vale a pena fazer um desenho com as duas alternativas para estudar melhor.
forte abraço!!!

Rodrigo-ce
12/07/2015, 13:28
LAURO E TITANIUM

O pouco conhecimento que tenho foi fruto dos anos de mecânica que tenho, muitas das experiências são assimiladas com a própria convivência no ambiente de trabalho com os colegas.
A melhor indicação que posso dar para vocês é:
-Um curso de ferramenteiro
o curso tem disciplinas de: usinagem (uso de tornos, retificas, plainas, fresas etc) ajustagem ( confecção de gabaritos, uso de ferramentas manuais), Resistências dos metais voltados para fabricação de ferramentas, Tempera dos metais (uso de fornos e forjas) entre outras coisa.

- Pode ser também o curso de mecânica industrial
Esse é mais voltado para usinagem (torno, fresa, retifica... Que é o meu caso.

- Outra boa opção os vídeos que são encontrados no you tube do tele curso 2000 de mecânica. Têm muitas dicas boas.
- A respeito de livros. Não ajuda muito por que eles só trazem fórmulas e catálogos técnicos, geralmente servem mais para tirar dúvidas a respeito de processos de usinagem, mas vou deixar duas indicações que são de uso geral em oficinas de usinagem.
506969 506970
OBS: OS LIVROS SÃO VOLTADOS PARA QUEM TRABALHA COM USINAGEM, NADA DE MECÂNICA AUTONOTIVA
MUITAS DAS COISA QUE TÊM NELES É PRECISO DE CONHECIMENTO TÉCNICO, POR ISSO INDICO UM DOS CURSO QUE CITEI PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DA LINGUAGEM DESSES LIVROS.

hercilio.neto
12/07/2015, 14:07
Eita que esse tópico tá fervendo!
Alto nível de conhecimento, dá até medo de dar meus pitacos. Mas não vou me furtar, hehe.

Se a Band for usada no dia-a-dia, a melhor opção é a cabine dupla de 4 portas.
Como o documento inevitavelmente terá que ser regularizado, de repente tudo poderia ser transformado em uma Band longa de 4 portas, fica a sugestão.

A cabine dupla alongada como sugeriu o Daniel é uma boa opção, tentando preservar ao máximo o visual original.
Como você mora no litoral e já teve muito trabalho no chassi devido à corrosão, minha sugestão é fazer a cabine em fibra de vidro.

Não repare na edição, pra lá de amadora, da imagem. É só para exemplificar a ideia.

506971

titanium
12/07/2015, 19:30
Eita que esse tópico tá fervendo! Alto nível de conhecimento, dá até medo de dar meus pitacos. Mas não vou me furtar, hehe.Se a Band for usada no dia-a-dia, a melhor opção é a cabine dupla de 4 portas.Como o documento inevitavelmente terá que ser regularizado, de repente tudo poderia ser transformado em uma Band longa de 4 portas, fica a sugestão.A cabine dupla alongada como sugeriu o Daniel é uma boa opção, tentando preservar ao máximo o visual original. Como você mora no litoral e já teve muito trabalho no chassi devido à corrosão, minha sugestão é fazer a cabine em fibra de vidro.Não repare na edição, pra lá de amadora, da imagem. É só para exemplificar a ideia.506971Hercilio, Lauro e Rodrigo,Tem como fazer uma porta meio-termo entre a curta traseira (original) e a grande dianteira!A mágica seria feita na porta, ao invés de "alongar" o curvão traseiro...

hercilio.neto
13/07/2015, 00:56
Entendi Titanium,

No exemplo que eu postei anteriormente ficaria assim então:

507006

Mas ainda prefiro a extensão no curvão, acho que fica mais harmônico, menos aparente e mais fácil de executar.

titanium
13/07/2015, 12:14
Exatamente, Hercílio!
Era o que eu faria... Deixaria a porta mais longa mas não do modelo da dianteira... Exatamente como na sua foto.

O problema de alongar o curvao é que o passageiro traseiro vai ficar com uma chapa de aço ao lado da cabeça e isso complica ele ver a paisagem e até um pouco ao acessar o carro, já que a porta traseira original é pequena.

Mas gosto é gosto. Só estou falando como eu faria na Toyota... Isso depois de passar mais de ano analisando as diversas possibilidades.

Em termos de complicação em fazer eu não acho que seja tanto, pois de qualquer forma eu no meu caso teria que refazer assoalho e a porta iria comprar da normal dianteira para eu mesmo fazer a nova porta traseira do tamanho adequado.

Mas é isso aí!

Abraços!

Rodrigo-ce
13/07/2015, 13:00
Grande Rodrigo!

Amigo não fiquei difícil não... a vida que apertou o passo!
Desde o início do ano que as coisas estão mais corridas que o de costume, mas vinha acompanhando o fórum de longe, só nas leituras.. isso aqui pra mim é um prazer..

Gosto muito de ler as coisas por aqui e ajudar no que for possível. O fato é que diariamente aprendo aqui no fórum!
rsrsrs

Mas ler topicos como o seu são gratificantes!

Homi, eu sou cearense e gosto de um trabalho de restauração/recuperação.
A ferramenta dobra tubos eu vou precisar fazer uns ajustes antes de usar com tubo (perfil) normal, mas estou animado com as possibilidades com ela!

Como o Lauro falou, você dá verdadeiras aulas sobre Materiais... seria bom se você pudesse nos indicar um livro/apostila que tivesse pelo menos 10% do seu conhecimento para que pudéssemos aprender um pouquinho! rsrsrsrs

Eu perguntei sobre as resistências e reforços mais por uma questão de dúvida...
Mas pelo visto, você como um bom especialista, já fez todo o projeto e já calculou bem a resistência das coisas!
Show de bola!
hehehe

Mais uma vez digo: Esse trabalho que você está fazendo nenhum mecânico faria, nem na sua região e talvez pouquíssimos no Brasil teriam a competência de fazer com todo esse capricho e Precisão no que toca o dimensionamento correto dos materiais.
Em resumo, é um serviço PROFISSIONAL.

..

Quanto a cabine deixo minha humilde opinião:
- Faça você mesmo, utilizando recortes de uma outra cabine simples (com as portas), que você encontra facilmente em Brejo da Madre de Deus - PE;
- Deixe a cabine parecida com a cabine original 4 portas que saiu em 2001 (ou seja, com as portas traseiras reduzidas - para não parecer gambiarra)
- Faça a cabine com 20 centímetros a mais do que a original
- Faça o piso totalmente reto: sem desnível, sem travessas de sustentação (como nas 89), sem tanque, sem bateria dentro. Isso fará com que os passageiros de trás possam colocar os pés debaixo dos bancos dianteiros, isso melhora ABSURDAMENTE a ergonomia dos passageiros e o conforto.
- Fazendo o passo anterior, incline o banco traseiro, tanto o assento quanto o encosto devem ficar angulados (inclinados para trás - como nas SUVs) para melhorar a ergonimia e o conforto.

Em resumo, ergonomia é conforto.

Se fizer algo nesse sentido terá uma pickup muito confortável!

..

Uma outra sugestão é verificar se aí no Ceará tem alguma empresa que faça "Galvanização à Fogo".
É bem possível que tenha....

Aí sugiro você preparar todo o chassi, inclusive os suportes para a futura cabine, e outros acessórios que queira colocar, e mandar galvanizar à fogo.
É um processo que eles irão submergir todo o chassi em uma sequência de tanques e o resultado final é um chassi completamente preparado para enfrentar anos e anos de maresia, sem nem pensar em pegar ferrugem!

Se a galvanização não for possível, uma pintura eletrostática já está de Muito bom Tamanho! rsrsrs

E se nada disso for po$$ivel, lembre-se de prepara bem o metal (tirando impuresas, óleos, graxas, etc) antes de passar o fundo. E recomendo usar fundo e tintas usadas em Barco, em PU.

...

Mas com certeza isso tudo você já pensou! só estou relembrando! rsrsrsr

...

Sua oficina está Muito bem montada e dá para fazer 90% das coisas!
Para ficar perfeita acho que só faltava um Torno profissional, um forno para tratamento térmico de peças e uma estufa + forno para pintura eletrostática!... kkkkkkkkkkkk

É isso aí meu camarada!
Segue com o projeto, Sem Pressa, Dentro do seu po$$ível que o resultado final será compensador!

Forte abraço!

Piso: vai ser reto, tudo que atrapalhava vai ficar na parte de trás (tanque e bateria).
Ótima sugestão deixar os bancos um pouco mais inclinado.
Galvanização: sim aqui tem empresas que galvaniza, já trabalhei na manutenção de uma. Esse processo é muito bom para peças que não tenha soldas (ex chassi original da band), quando existe muitas solda como é caso do meu chassi. Processo de galvanização enfraquece a resistência das soldas.
A galvanização (consiste em uma elétro deposição de metal usando a corrente elétrica para fazer a deposição do material) , em outras palavras peça e mergulhada em tanque com um certo ácido, o processo gera muito calor no material.
Fazíamos isso em cilindros hidráulicos usados em basculante. As peças depois de banhadas eram levas para os tornos para ser polidas, Obs os macacos hidráulicos não tinham soldas eram maciços.

Rodrigo-ce
13/07/2015, 13:06
GRande Rodrigo!!!!

Colocaria também na sua oficina uma forja e uma frezadeira, kkk só pra fazer coro com o Titanium!!!!

Uma pergunta, em qualquer gaiola temos que efetuar soldas, certo?
Se em vez de usar uma dobradeira, comprarmos os tubos já curvados, tem alguma inconveniência?????
Ou algum fator positivo????
E sobre piso comcordo em gênero número e grau com o Titânium, faça o piso reto, andei numa toy assim é MUITO MAS MUITO MELHOR!!!
Agora sobre a porta menor.... a que eu andei usava a porta de trás grande como a da frente, não era um primor de estética, mas acho que vale a pena fazer um desenho com as duas alternativas para estudar melhor.
forte abraço!!!
Com relação gaiola respondi no seu tópico.
A respeito das máquinas que você e oTitanium sugeriram, não tenho espaço e nem serviço para elas aqui. Geralmente quando preciso de serviço de fresa e torno mando fazer fora.
Quem sabe um dia eu abra uma oficina para recuperar jeeps.

Rodrigo-ce
13/07/2015, 13:10
Eita que esse tópico tá fervendo!
Alto nível de conhecimento, dá até medo de dar meus pitacos. Mas não vou me furtar, hehe.

Se a Band for usada no dia-a-dia, a melhor opção é a cabine dupla de 4 portas.
Como o documento inevitavelmente terá que ser regularizado, de repente tudo poderia ser transformado em uma Band longa de 4 portas, fica a sugestão.

A cabine dupla alongada como sugeriu o Daniel é uma boa opção, tentando preservar ao máximo o visual original.
Como você mora no litoral e já teve muito trabalho no chassi devido à corrosão, minha sugestão é fazer a cabine em fibra de vidro.

Não repare na edição, pra lá de amadora, da imagem. É só para exemplificar a ideia.

506971

Hercilio, fique tranquilo o fórum é democrático foi feito mesmo para da pitaco e com as opiniões da moçada que melhoramos nossos carros.

Rodrigo-ce
13/07/2015, 13:26
Moçada infelizmente vou ter que decepcionar vocês com relação a cabine.
O único modelo de band que eu gostaria de ter com 4 portas é o jeep longo e as portas seriam rebatidas como a do Land Rover.
Vejam que espetáculo de jeep. Esse sim com as 4 portas fica chique D+
507056
Já as band CD e CS na minha opinião acho que não ficam muito bonita com 4 portas.
Vou deixar para mostrar a todos a cabine mais lá para frente por que ainda estou organizando as idéias.

titanium
13/07/2015, 16:50
Moçada infelizmente vou ter que decepcionar vocês com relação a cabine.
O único modelo de band que eu gostaria de ter com 4 portas é o jeep longo e as portas seriam rebatidas como a do Land Rover.
Vejam que espetáculo de jeep. Esse sim com as 4 portas fica chique D+
507056
Já as band CD e CS na minha opinião acho que não ficam muito bonita com 4 portas.
Vou deixar para mostrar a todos a cabine mais lá para frente por que ainda estou organizando as idéias.

Rodrigo,

Veja que o tamanho da CS é pouco maior que a Longa brasileira...
507080

Na verdade se você quiser pode fazer uma Band Longa americana, mais conhecida por TROOPY.
Daria para fazer uma perua longa fechada aos moldes da Troopy americana, com ou sem 4 portas.
507081

Como a nossa função aqui é Palpitar, fica aí o registro!

Abraços!

Rodrigo-ce
13/07/2015, 22:22
Consultei o Detran e o inmetro para saber se poderia colocar a carroceria do jeep longo na minha CS.
Responderam que eu poderia duplicar ou estender a cabine é mudar de camionete para camioneta.
Eles aqui não aceitam que eu feche totalmente o carro, por que eles alegam que eu iria mudar as características do carro.
Como não gosto de lidar com esse pessoal preferi deixar quieto, mas valeu pela dica.

hercilio.neto
14/07/2015, 10:00
Rodrigo,
Pense mais sobre a adoção de 4 portas. O acesso ao banco traseiro na Band é complicado e desajeitado porque a porta é pequena e o estribo é alto.
Então se a ideia é andar com 4 ocupantes, em algum momento alguém vai ficar incomodado.

Rodrigo-ce
14/07/2015, 12:53
Rodrigo,
Pense mais sobre a adoção de 4 portas. O acesso ao banco traseiro na Band é complicado e desajeitado porque a porta é pequena e o estribo é alto.
Então se a ideia é andar com 4 ocupantes, em algum momento alguém vai ficar incomodado.

Eu ainda não bati o martelo a respeito das portas. Estou esperando montar o chassi para colocar o caixote em cima para ter uma visão melhor de como fazer, quanto precisarei aumentar e quanto irei diminuir da carroceria. Feito isso fica mais fácil tirar as medidas com a trena.
Acredito que mais alguns dias termino fazer os suporte do motor e carroceria e as novas furações das longarinas ai da para fazer a pré montagem e ter uma idéia de como distribuir tudo.

Lauro Paiva
16/07/2015, 23:15
LAURO E TITANIUM

O pouco conhecimento que tenho foi fruto dos anos de mecânica que tenho, muitas das experiências são assimiladas com a própria convivência no ambiente de trabalho com os colegas.
A melhor indicação que posso dar para vocês é:
-Um curso de ferramenteiro
o curso tem disciplinas de: usinagem (uso de tornos, retificas, plainas, fresas etc) ajustagem ( confecção de gabaritos, uso de ferramentas manuais), Resistências dos metais voltados para fabricação de ferramentas, Tempera dos metais (uso de fornos e forjas) entre outras coisa.

- Pode ser também o curso de mecânica industrial
Esse é mais voltado para usinagem (torno, fresa, retifica... Que é o meu caso.

- Outra boa opção os vídeos que são encontrados no you tube do tele curso 2000 de mecânica. Têm muitas dicas boas.
- A respeito de livros. Não ajuda muito por que eles só trazem fórmulas e catálogos técnicos, geralmente servem mais para tirar dúvidas a respeito de processos de usinagem, mas vou deixar duas indicações que são de uso geral em oficinas de usinagem.
506969 506970
OBS: OS LIVROS SÃO VOLTADOS PARA QUEM TRABALHA COM USINAGEM, NADA DE MECÂNICA AUTONOTIVA
MUITAS DAS COISA QUE TÊM NELES É PRECISO DE CONHECIMENTO TÉCNICO, POR ISSO INDICO UM DOS CURSO QUE CITEI PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DA LINGUAGEM DESSES LIVROS.

Grande broder!!!!!!
Vou procurar sim, um curso de ferramenteiro, algo como senai, a dica do tele curso ee uma otima.
Obrigado pelas dicas, e continuo torcendo pela obra!!!!
bom trabalho!!!!
Precisamos combinar um encontro dessa galera na próxima fenajeep, onde espero ir com meu porquinho!!!!!

Rodrigo-ce
18/07/2015, 22:38
Grande broder!!!!!!
Vou procurar sim, um curso de ferramenteiro, algo como senai, a dica do tele curso ee uma otima.
Obrigado pelas dicas, e continuo torcendo pela obra!!!!
bom trabalho!!!!
Precisamos combinar um encontro dessa galera na próxima fenajeep, onde espero ir com meu porquinho!!!!!
Quem sabe sobre algumas Dilmas e um dia eu vá olhar os produtos dessa feira.

Lauro Paiva
18/07/2015, 23:09
Vamos sim!!!!
E estou torcendo para ver a Band !!!!!!
De preferencia la na fenajeep!!!!!
Os outros Rodrigos estão se animando para ir também e se o porquinho estiver pronto ele vai também,kkkk

Ohlsen
19/07/2015, 00:51
Caro Rodrigo,

estou vendo que vc quer um carro bem feito, e vai conseguir, vc entende o que esta fazendo e sabe como fazer. O principal vc ja fez, a decisao. Se eu pudesse (e soubesse) tambem faria a minha, mas tenho que ficar na mao de mecanico... eh tempo, eh dinheiro e haja paciencia!

Sua dica de equilibrio, que tambem se nota em suas atitudes em relacao a esse seu trabalho com a Fenix, sem pressa, pedindo ajuda, ouvindo conselhos, ponderando sempre o custo x beneficio etc, ajuda bastante, principalmente quando a paciencia ta pedindo pra sair fora.

A minha, um jeep curto, tambem desmontei toda, mandei fazer as soldas que precisavam ser feitas no chassi (o chassi da minha tava bem mais bonito que o da sua, eu vi as fotos. Meu Deus!), que eram poucas e pequenas, algumas trincas. Mandei jatear e pintar com tintas pra navio, depois fiz um acabamento com tinta preta. Coloquei uma carroceria de fibra de vidro. Tenho ela desde de 2000, ela eh 76, ja tinha feito a carroceria dela 2 vezes, e ja ia ter que fazer de novo, preferi gastar com a de fibra e nao ter mais problemas com ferrugem. Tambem deixei ela com o piso liso, a bateria fica junto com motor e o tanque de plastico, da Metalurgica CLA, feita especificamente pra bandeirante, pra ser instalada na traseira, em baixo, onde fica o estepe, sobe medida, 80 litros. O bocal ficou bem na parte de traz , nao vai mais atrapalhar quem entra pro banco de traz.

Pra terminar falta pouca coisa de mecanica e eletrica, e a capotaria toda, ajeitar o ar condicionado e outos detalhes. Quando puder ($$$$$$) vou colocar turbo e intercooler, mas isso vou pesquisar bastante, ate o poder ($$$$$$$) chegar. Ouvi falar, pelo menos em relacao ao turbo, que o motor tem que ser turbinado "por dentro e por fora", eh uma das coisas que vou pesquisar. Se souber alguma coisa a esse respeito agradeco. Ate mais.

Ohlsen

Rodrigo-ce
19/07/2015, 22:58
Vamos sim!!!!
E estou torcendo para ver a Band !!!!!!
De preferencia la na fenajeep!!!!!
Os outros Rodrigos estão se animando para ir também e se o porquinho estiver pronto ele vai também,kkkk

Acho que você terá que vir à Fortaleza para vê-la.
A respeito da Fenajeep talvez eu pegue uma carona no porcão
Também estou torcendo para conclusão do seu jeep, ficarei muito feliz quando ver as imagens dele na feira.

Rodrigo-ce
19/07/2015, 23:14
Caro Rodrigo,

estou vendo que vc quer um carro bem feito, e vai conseguir, vc entende o que esta fazendo e sabe como fazer. O principal vc ja fez, a decisao. Se eu pudesse (e soubesse) tambem faria a minha, mas tenho que ficar na mao de mecanico... eh tempo, eh dinheiro e haja paciencia!

Sua dica de equilibrio, que tambem se nota em suas atitudes em relacao a esse seu trabalho com a Fenix, sem pressa, pedindo ajuda, ouvindo conselhos, ponderando sempre o custo x beneficio etc, ajuda bastante, principalmente quando a paciencia ta pedindo pra sair fora.

A minha, um jeep curto, tambem desmontei toda, mandei fazer as soldas que precisavam ser feitas no chassi (o chassi da minha tava bem mais bonito que o da sua, eu vi as fotos. Meu Deus!), que eram poucas e pequenas, algumas trincas. Mandei jatear e pintar com tintas pra navio, depois fiz um acabamento com tinta preta. Coloquei uma carroceria de fibra de vidro. Tenho ela desde de 2000, ela eh 76, ja tinha feito a carroceria dela 2 vezes, e ja ia ter que fazer de novo, preferi gastar com a de fibra e nao ter mais problemas com ferrugem. Tambem deixei ela com o piso liso, a bateria fica junto com motor e o tanque de plastico, da Metalurgica CLA, feita especificamente pra bandeirante, pra ser instalada na traseira, em baixo, onde fica o estepe, sobe medida, 80 litros. O bocal ficou bem na parte de traz , nao vai mais atrapalhar quem entra pro banco de traz.

Pra terminar falta pouca coisa de mecanica e eletrica, e a capotaria toda, ajeitar o ar condicionado e outos detalhes. Quando puder ($$$$$$) vou colocar turbo e intercooler, mas isso vou pesquisar bastante, ate o poder ($$$$$$$) chegar. Ouvi falar, pelo menos em relacao ao turbo, que o motor tem que ser turbinado "por dentro e por fora", eh uma das coisas que vou pesquisar. Se souber alguma coisa a esse respeito agradeco. Ate mais.

Ohlsen

Ohlsen, sobre turbinar o motor por dentro não é uma coisa tão do outro mundo.
Usa-se peças de outros motores para deixar o motor mais forte exemplo para OM 314: muda o avanço da bomba injetora, trocasse o virabrequim, instala uma válvula LDA tudo depende do gosto do cliente.
No meu motor trocarei a penas os pistões do OM 314 pelo do OM 352 com três canaletas, motivo ganharei mais torque.
Quando poder dê uma passada aqui na oficina que dependo do problema eu dou uma ajuda.

no meu caso vou dar uma pequena modificada por dentro do velho OM 314 usarei os pistões de três canaletas do OM 352. Motivo ganharei mais torque.

Rodrigo-ce
19/07/2015, 23:17
Para matar a saudade uma imagem da minha band lindíssima !!!
507589

Rodrigo-ce
19/07/2015, 23:38
Como tudo na vida tem uma razão, aqui está o motivo que me obrigou a reformar a band.
507590507591
Essa peça é de vital importância, é um dos suportes do motor. Estava andando na band passei num buraco e uns quilómetros depois ela parou, resultado tive que rebocá-la. Já em casa percebi que os quatro parafusos estavam quebrados.
Ontem fui extrair o que sobrou dos parafuso e descobri que o antigo dono por não entender deixou que fizessem um serviço porco.
Resumindo os parafuso que ficam nessa região deve ser de aço devido ao peso do motor. No lugar tinha três de ferro apertados pela metade e apenas um de aço.
Fica a dica.

Rodrigo-ce
20/07/2015, 00:34
Sei que vocês já estão cansados da novela das longarina, mas finalmente acabou últimas imagens para finalizar.
Como eu modifico tudo essas longarinas internas cobrem até perto da parte da travessa que segura os diferencias.
O chassi ficara quase todo fechado para evitar que entre tanta sujeira.
507595507598
Nova travessa do radiador, totalmente fechada, feita com duas peças uma dentro da outra que permite abrir para fazer manutenções.
507599507600507601
Para ficar completo a nova peça modifiquei também o suporte da grade.
Anderson sua dica ficou guardada, como ainda não foi monta as peças quando o guincho chegar farei a furação da passagem dos cardã.
507602507603507604507605
Novo batente dos diferencias, agora será parafusado.
507606
Suporte do radiador com adaptado com fixadores do intercooler. Quando eu montar faço o defletor da hélice.
50760750760850760950760750761050761150761250761350 7614507615
507616

Rodrigo-ce
20/07/2015, 00:46
Continuação.
507618507619507620507621507622
Se alguém precisar fazer um suporte para radiador com intercooler fica as imagens.

fabiano r
20/07/2015, 13:39
Rodrigo não sei no que você trabalha mas tá perdendo tempo! Monta logo uma oficina especializada em restauração de Bandeirante meu amigo!

Gerson 666
20/07/2015, 14:34
Fibra é pros fracos rsrsrs, a Fênix está se tornando um pássaro imortal. Essa Bandeirante, tratada na base de chapa de ferro e aço, nunca mais acabará. Um abraço!

hercilio.neto
20/07/2015, 20:47
Rodrigo essa tela não vai restringir o fluxo de ar?

507665

Abs

Rodrigo-ce
20/07/2015, 23:15
Rodrigo não sei no que você trabalha mas tá perdendo tempo! Monta logo uma oficina especializada em restauração de Bandeirante meu amigo!

Fala Fabiano. Como tem andado o jeepão?
Trabalho na prefeitura em um terminal de ônibus completamente longe da diversão das oficinas.
Eu já pensei nisso, mas fico meio inseguro se minhas reformas seria aprovada pelos toyoteiros.
Estou esperando a visita de um mecânico que só trabalha com band no interior, ele vem comprar umas peças que troquei da Fênix e vou pedir a opinião dele a respeito dos meus serviços para saber se os donos de band aprovam.
Caso seja positiva o opinião dele vou começar a ofertar serviços para as bands dos clientes dele até chegar ao ponte atender quem necessitar de reformas de chassi.
Muito obrigado pela força, aprecio muito suas opiniões, grande abraço.

Rodrigo-ce
20/07/2015, 23:17
Fibra é pros fracos rsrsrs, a Fênix está se tornando um pássaro imortal. Essa Bandeirante, tratada na base de chapa de ferro e aço, nunca mais acabará. Um abraço!

Gerson valeu pela força.
Grande abraço.

Rodrigo-ce
20/07/2015, 23:34
Rodrigo essa tela não vai restringir o fluxo de ar?

507665

Abs

Hercilio a câmera deformou a imagem da tela, os furos são quase do tamanho dos furos da grade original mudando apenas os formato.
Valeu pela dica.

Uma dúvida: VOCÊ QUE É UM ESPECIALISTA EM BAND TAMBÉM COMPARTILHA DA OPINIÃO DO Fabiano ? OU ACHA QUE É MUITA OUSADIA PARA UM SIMPLES MECÂNICO.

hercilio.neto
21/07/2015, 01:15
Uma dúvida: VOCÊ QUE É UM ESPECIALISTA EM BAND TAMBÉM COMPARTILHA DA OPINIÃO DO Fabiano ? OU ACHA QUE É MUITA OUSADIA PARA UM SIMPLES MECÂNICO.
O Toyota Bandeirante é um veículo simples, mas o projeto é enjoado.
Com o tempo e experiência acaba-se entendendo como as partes interagem entre si e como, de tão robustas, podem danificar umas às outras, sem perdão.
Em diversos posts daqui do forum, vimos como um chassi travado incorretamente pode trincar lataria e até quebrar vidros. Que um eixo ligeiramente torto danifica quantos rolamentos forem trocados (inclusive na embreagem), que um coxim danificado pode quebrar a caixa seca, que um SPOA mal feito deixa a Band indirigível, etc.
Aqui em Campinas tínhamos um mecânico excelente (no mais puro sentido de excelência), o Sr. Chico Toyota, que perdemos em um atentado cruel.
Com uma simplicidade incrível, ele acertava alinhamento da direção com um gabarito de madeira. E era um homem tão bondoso e desprendido que muitas vezes me orientou por telefone a como fazer eu mesmo o serviço.
Escrevi tudo isso para dizer que no caso do Toyota Bandeirante a experiência conta muito.
Minha sugestão é que se associe a um mecânico com experiência em Toyota Bandeirante para consolidar o seu investimento. Você tem bastante conhecimento técnico sobre material e ferramentas, e já demonstrou grande habilidade nesse serviço de chassi. E mais, faz o trabalho com prazer.
Tem tudo pra dar certo.

Gerson 666
21/07/2015, 07:12
Aquela tela, em frente ao radiador eu uso também, na tá instalada naquele padrão mas funciona que é uma beleza. Depois que vi um caminhão com aquilo, instalei na minha e fica muito bom, te livra de insetos e todo tipo de sujeira que tenta parar por ali.

Rodrigo, vc pode até não contar com muita experiência, mas no quesito restauração, teu trabalho tá ficando muito bom. Vc tá fazendo o que todo mundo procura, mas nem sempre encontra quem faça, que é robustez com funcionalidade. Vc tá no caminho certo, vai ofertando teu trabalho aos interessados, trabalho bom sempre gera mais trabalho$$$.

Lauro Paiva
21/07/2015, 13:25
Sei que vocês já estão cansados da novela das longarina, mas finalmente acabou últimas imagens para finalizar.
Como eu modifico tudo essas longarinas internas cobrem até perto da parte da travessa que segura os diferencias.
O chassi ficara quase todo fechado para evitar que entre tanta sujeira.
507595507598
Nova travessa do radiador, totalmente fechada, feita com duas peças uma dentro da outra que permite abrir para fazer manutenções.
507599507600507601
Para ficar completo a nova peça modifiquei também o suporte da grade.
Anderson sua dica ficou guardada, como ainda não foi monta as peças quando o guincho chegar farei a furação da passagem dos cardã.
507602507603507604507605
Novo batente dos diferencias, agora será parafusado.
507606
Suporte do radiador com adaptado com fixadores do intercooler. Quando eu montar faço o defletor da hélice.
50760750760850760950760750761050761150761250761350 7614507615
507616

Em PRIMEIRO LUGAR!!!!! Não tem ninguém aqui cansado das fotografias, kkkkkkkkk
Todos gostam MUITO DAS FOTOGRAFIAS, PRINCIPALMENTE EU...
Sobre o suporte do radiador uma pergunta, ele não vai transmitir muitas vibrações para o radiador????
E um pitaco, eu também vou colocar uma tela pata proteger o radiador, mas vou fazer na verdade algo que já tinha no java.
A tela ficava presa numa moldura de aço e essa moldura toda é "retirável " para limpeza.
Na parte de cima fica uma porco borboleta que fixa a moldura com a grade para que ela não vibra.
Não sei se minha explicação está clara, vou procurar uma imagem que esclareça melhor.
Não sei se na região onde você anda é comum, mas na Amapá tem uma época do ano em que milhões de borboletas voam de um lado para outro, e isso foi a causa de vários carros fundirem o motor!!!!
Com essa tela retirável, fica fácil limpar e recolocar, mesmo na trilha!!!!
ACOMPANHANDO E TORCENDO!!!!

Wanderband
26/07/2015, 21:01
Para matar a saudade uma imagem da minha band lindíssima !!!
507589

Fala conterrâneo!! Cara, sua reforma está Show!! Ainda não tinha aparecido por aqui, apesar de estar do lado do colega aqui em Fortaleza. Geralmente quando eu acessava o forum4x4, entrava só naquela parte das Toyotas, não sabia que aqui tem o fórum das reformas.. Mas enfim, vim ver de perto (virtualmente) sua grade reforma! Esta de parabéns pela qualidade e esmero com que está desenvolvendo seus trabalhos!!

Qualquer dias desses apareço por ai.. ok?

Parece que aqui em Fortaleza terá 2 toyotas militares, cabine dupla hehehehehe
Eu estava sem fazer nada esse fim de semana, fui ao computador e montei uma cabine dupla em cima do meu chassi da picape curta (VIRTUALMENTE) hehehehehe

Olha ai como ficou, se estiver pensando também em colocar uma dupla, acho serve pro amigo também..
Legenda:
A foto 1 é a minha (igual a sua pelo tamanho do chassi);
A foto 2 é de uma cabine dupla de fábrica em um chassi longo;
A foto 3 foi uma montagem que eu fiz com o Paint, mantendo o entre-eixo de 2.955 mm (igual as nossas) e jogando a cabine dupla em cima.

508152

Um abração!!

Lauro Paiva
27/07/2015, 10:51
só batendo o ponto....
E aguardando novas FOTOS, kkkkkk

Rodrigo-ce
27/07/2015, 21:46
Hercilio, Gerson e Fabiano, tudo em paz com vocês.
Moçada apesar dos projetos de reforma está dando certo vou continuar minha vida normal mesmo.
Reformarei somente os jeeps que eu consegui possuir, deixarei o serviço de reforma de bands para os especialistas.
Quem trabalha com reforma não tem tempo para nada por que nunca falta coisa a ser consertada. Foi um dos motivos que deixei a mecânica.
Quero ter tempo para curti minha band depois que o serviço acabar.
Grande abraço a todos e mais uma vez obrigado pelas considerações.

Rodrigo-ce
27/07/2015, 21:57
Em PRIMEIRO LUGAR!!!!! Não tem ninguém aqui cansado das fotografias, kkkkkkkkk
Todos gostam MUITO DAS FOTOGRAFIAS, PRINCIPALMENTE EU...
Sobre o suporte do radiador uma pergunta, ele não vai transmitir muitas vibrações para o radiador????
E um pitaco, eu também vou colocar uma tela pata proteger o radiador, mas vou fazer na verdade algo que já tinha no java.
A tela ficava presa numa moldura de aço e essa moldura toda é "retirável " para limpeza.
Na parte de cima fica uma porco borboleta que fixa a moldura com a grade para que ela não vibra.
Não sei se minha explicação está clara, vou procurar uma imagem que esclareça melhor.
Não sei se na região onde você anda é comum, mas na Amapá tem uma época do ano em que milhões de borboletas voam de um lado para outro, e isso foi a causa de vários carros fundirem o motor!!!!
Com essa tela retirável, fica fácil limpar e recolocar, mesmo na trilha!!!!
ACOMPANHANDO E TORCENDO!!!!
Lauro o meu motor o OM 314 em ponto morto balança tudo, mas pensando nisso coloque em baixo do novo radiador os coxim do MB 608 que serve para diminuir as "vibrações".
A tela de proteção saí fácil, elas são parafusadas. Qualquer coisa é só soltar e limpar.
Tenho muitas fotos de javali aqui com aquela grade que vocẽ falou.
Grade abraço.

Rodrigo-ce
27/07/2015, 22:02
Fala conterrâneo!! Cara, sua reforma está Show!! Ainda não tinha aparecido por aqui, apesar de estar do lado do colega aqui em Fortaleza. Geralmente quando eu acessava o forum4x4, entrava só naquela parte das Toyotas, não sabia que aqui tem o fórum das reformas.. Mas enfim, vim ver de perto (virtualmente) sua grade reforma! Esta de parabéns pela qualidade e esmero com que está desenvolvendo seus trabalhos!!

Qualquer dias desses apareço por ai.. ok?

Parece que aqui em Fortaleza terá 2 toyotas militares, cabine dupla hehehehehe
Eu estava sem fazer nada esse fim de semana, fui ao computador e montei uma cabine dupla em cima do meu chassi da picape curta (VIRTUALMENTE) hehehehehe

Olha ai como ficou, se estiver pensando também em colocar uma dupla, acho serve pro amigo também..
Legenda:
A foto 1 é a minha (igual a sua pelo tamanho do chassi);
A foto 2 é de uma cabine dupla de fábrica em um chassi longo;
A foto 3 foi uma montagem que eu fiz com o Paint, mantendo o entre-eixo de 2.955 mm (igual as nossas) e jogando a cabine dupla em cima.

508152

Um abração!!

Wander tudo bem contigo.
Obrigado pelas imagens.
Fique a vontade para quando quiser aparecer.

Rodrigo-ce
27/07/2015, 22:15
Moçada o projeto anda um pouco lento, mas continua em andamento.
Estou dividindo o tempo entre trabalho, oficina, família e estudo para um concurso público.
Motivo este que tenho demorado a responder as postagens.
Devido ao concurso tem sobrado pouco tempo para a band, MAS QUAL QUER NOVIDADE VOCÊS SERÃO OS PRIMEIROS A VER.
Um grande abraço a todos.

Rodrigo-ce
01/08/2015, 23:17
Novo suporte ou travessa do cardã.
Nada de solda como era no antigo que impossibilitava as futuras manutenções.
O novo consiste em uma furação no chassi a onde a travessa é encaixada e parafusada, que facilita muito qual quer reparo.
508591
Traçada as furações no chassi.
508592
Peças prontas para ser soldadas.
508593508594
Essa aqui é para o Lauro Paiva!
Meu amigo os reforços que você me cobrou saiu.
Preparação das peças com limpeza química depois pintadas com ferro lack, como vou soldar chapa sob chapa. Fiz essa preparação por que geralmente a corrosão vem de dentro para fora, fato que acontece quando as chapas estão desprotegidas.
508595
Preparação do chassi.
508596508597
Reforços já soldados.
508598508599508600508601

hercilio.neto
02/08/2015, 12:43
Rodrigo, realmente a travessa removível será uma mão na roda. Fiquei meio na dúvida sobre a forma como será encaixada nas longarinas.

Rodrigo-ce
02/08/2015, 21:01
Rodrigo, realmente a travessa removível será uma mão na roda. Fiquei meio na dúvida sobre a forma como será encaixada nas longarinas.

Hercilio as laterais da travessa foram soldadas uma chapa de cada lado e nas longarinas tem uma furação com o diâmetro do cano da travessa que se encaixa na longarina feito isto as chapas têm 4 furos que serão parafusados na na longarina.
Espero ter explicado, mas caso não tenha ficado claro posto uma nova imagem com ela parafusa.

hercilio.neto
02/08/2015, 22:36
Hercilio as laterais da travessa foram soldadas uma chapa de cada lado e nas longarinas tem uma furação com o diâmetro do cano da travessa que se encaixa na longarina feito isto as chapas têm 4 furos que serão parafusados na na longarina.
Espero ter explicado, mas caso não tenha ficado claro posto uma nova imagem com ela parafusa.
Essa é a minha dúvida.
A travessa tem pontas que vão além da chapa com parafusos. A minha dúvida é como encaixar essas pontas. Os furos na longarina serão alongados para que a ponta da travessa entre obliquamente sem que seja necessário afastar uma longarina da outra?
Essa ideia da travessa removível é muito boa.

Lauro Paiva
03/08/2015, 09:01
novo suporte ou travessa do cardã.
Nada de solda como era no antigo que impossibilitava as futuras manutenções.
O novo consiste em uma furação no chassi a onde a travessa é encaixada e parafusada, que facilita muito qual quer reparo.
508591
traçada as furações no chassi.
508592
peças prontas para ser soldadas.
508593508594
essa aqui é para o lauro paiva!
Meu amigo os reforços que você me cobrou saiu.
Preparação das peças com limpeza química depois pintadas com ferro lack, como vou soldar chapa sob chapa. Fiz essa preparação por que geralmente a corrosão vem de dentro para fora, fato que acontece quando as chapas estão desprotegidas.
508595
preparação do chassi.
508596508597
reforços já soldados.
508598508599508600508601

rapaz!!!!!!!!!!
Os reforços são um espetáculo, assim como a travessa removível!!!!!
Só babando!!!!!!!
E uma pergunta...
Saindo um pouquinho do seu tópico, o chassi do porquinho é fechado, você acha que deveríamos abrir um furo em cada um deles para colocar alguma tinta protetora e depois fechar.
E dessa forma proteger o interior do chassi??????
Parabéns pela obra!!!!!

Rodrigo-ce
03/08/2015, 23:06
Essa é a minha dúvida.
A travessa tem pontas que vão além da chapa com parafusos. A minha dúvida é como encaixar essas pontas. Os furos na longarina serão alongados para que a ponta da travessa entre obliquamente sem que seja necessário afastar uma longarina da outra?
Essa ideia da travessa removível é muito boa.

Hercilio ainda não consegui tirar as fotos, tive um dia cheio aqui na oficina, mas vou providenciar.
Atravessa funciona mais ou menos assim as duas longarinas internas tem furos para passar 4 parafuso que serão soldados na longarina interna, dessa forma prendo a travessa com porcas por fora. No modelo antigo a travessa passa pelas duas longarinas interna e externa.
Na minha somente as longarinas internas tem furação. Na hora da montagem parafuso as duas longarina a travessa depois venho com as longarinas externas e encaixo nas longarinas externas.

Rodrigo-ce
03/08/2015, 23:17
rapaz!!!!!!!!!!
Os reforços são um espetáculo, assim como a travessa removível!!!!!
Só babando!!!!!!!
E uma pergunta...
Saindo um pouquinho do seu tópico, o chassi do porquinho é fechado, você acha que deveríamos abrir um furo em cada um deles para colocar alguma tinta protetora e depois fechar.
E dessa forma proteger o interior do chassi??????
Parabéns pela obra!!!!!

Grande Lauro.
Eu veja assim: só existe corrosão nas peças que tem contato com oxigênio, ou seja tem que estar expostas para que aja reação química, mas sua idéia é muito boa. Como está reformando acho perfeitamente viável dar um jato de tinta por dentro.
Se você der uma lida no tópico do Rodrigo Totimão vai ver que ele fez isso no javali dele.

Rodrigo-ce
03/08/2015, 23:49
Depois de muitas soldas chega a hora de começar a alinhar o que a solda entortou.
508756
Pré montagem da parte da frente par ver como é que ficou o ajuste das novas peças se vão encaixar certinho ou se irão precisar de algum ajuste.
508758508759508760

Lauro Paiva
13/08/2015, 16:55
Rodrigo,

Dando meus 0,0002 cents,
Não SEI SE É O SEU CASO!!!
Mas peças que são soldadas não devem estar sobre muita pressão isso gera tensões internas que levam a peça a sofrer fadiga mais cedo
forte abraço!!!!
Um grampo C tudo bem, falo de GRANDES PRESSÕES!!!

Ricardo Cazachi Donaire
22/01/2016, 13:56
Boa tarde Rodrigo, tudo bem?

Primeiramente parabéns pelo projeto cara!! Está ficando sensacional! Parabéns tbm pelo know how uma coisa que hoje em dia se falta muito nas oficinas que enviamos nossas viaturas para arrumar coisas que não sabemos....é triste..mas é a realidade nossa...

Mas vamos lá,

Eu sei que a conversa estava quente pro lado da travessa mas mudando um pouco de assunto eu gostaria de pedir uma ajuda aos jumelos do MB

Eu tenho uma duvida em relação ao conjunto completo de suspensão (jumelos) do MB 1113 que vc comprou...eu vou fazer exatamente essa mudança na minha Band...e vou fazer isso em casa. Já li bastante tópicos em relação a essa adaptação que gosto mais de chamar de Upgrade pois creio que temos mais vantagens que desvantagens.

Bom aqui vai a dúvida: qual a bucha que vc utilizou no olhal da mola da toyota para conseguir passar o novo pino do MB dentro da mola já que o diametro dele é maior que o do jumelo original??

E no geral, alguma dica, sugestão ou critica a respeito da instalação e do funcionamento desse upgrade?

Valeu!!

Rodrigo-ce
23/01/2016, 16:18
Ricardo tudo bem, muito obrigado pelo que você escreveu, mas só apenas um simples mecânico.

A respeito do uso dos jumelos do MB1113 eu acho uma excelente aquisição, mas a quem condene. Eu não vejo problemas.
No meu caso ele será montado completo: jumelo + algema (suporte do jumelo).
Eu retirei os suporte da band e vou parafusar os do MB 1113 na dianteira e na traseira.
Veja a imagem abaixo o conjunto da esquerda e da band e o da direita o do MB. Infelizmente não é possível fazer o que você está pretendendo colocar o jumelo do MB no suporte da band.
O motivo principal são as dimensões das peças do MB, caso você monte no suporte da band terá que reabrir para colocar as buchas do MB. Depois que reabrir vai ficar pouco material na parede do suporte da band podendo deixá-lo fraco sujeito a quebra, tem muita chace desse casamento não dar certo.
520920

Para usar os do MB aconselho montar o conjunto completo. Veja essa imagem do conjunto completo montado nesse chassi. Essa é a forma correta da montagem, para ficar completo você manda um fazer umas bucha de bronze para usar nos feixes de mola com o diâmetro dos pinos do MB que fica uma maravilha.

520924
Casa não queira fazer uma mudança tão radical eu aconselho que use os jumelos do caminhão D70 que da para encaixar nos suportes dianteiro da band sem muitas dificuldade. Ele é tão bom quanto os do MB, os pinos já vem com graxeiros.
. Nesse caso é só mandar fazer as bucha de bronze e colocar no lugar das buchas de borracha da band.
Uma imagem do jumelo do D 70 para você dar uma conferida, aqui muitos toyoteiros usam.

520923
Qualquer dúvida vá postando que eu respondo desde que eu saiba.
Grande abraço e obrigado pela visita a Fênix e pelas considerações.

fabiano r
25/01/2016, 07:52
Oooooww até que em fim um movimento aqui!

Grande abraço Rodrigo e força total nesse projeto!

Fabiano r

Ricardo Cazachi Donaire
25/01/2016, 13:02
Boa tarde Rodrigo!!

Cara obrigado pela aula!! nada melhor que fotos e legendas para entender rsrsrs

Bom tenho uma certeza, vou optar por instalar o conjunto completo do MB.

Agora eu tenho uma duvida...se puder me ajudar mais um pouco...rs...eu fui num moleiro e ele me mostrou o conjunto do 1113....e falou que nao daria certo pois o olhal nao passaria por dentro da algema dai então ele foi no estoque e pegou o conjunto TRASEIRO do MB 1111 que segundo ele daria certo. Na hora não entendi direito pois vi em varios e varios forum a utilização do conjunto 1113 e não do traseiro do 1111.

Você já ouviu falar nessa opção do conjunto traseiro do MB 1111?? Porque realmente ele é mais largo que o 1113...

- Escolhendo por instalar a o conjunto do MB 1113 fiquei com um duvida se quando for mandar fazer as buchas eu faço já na largura da algema ou mesmo embuchando o olhal da mola terei que colocar aquelas arruelas (original do MB) na lateral de cada olhal para retirar alguma folga axial existente ali? pois são essas arruelas que tiram as folgas axiais da mola do caminhão...

- A outra duvida é com esse outro conjunto do caminhão D70 no suporte original da band eu teria que embuchar o suporte ou a própria bucha do jumelo entra lindo e sem folga ali?

Desde de já valeu pelas explicações!!

Grande Abraço!!

Rodrigo-ce
25/01/2016, 14:37
Oooooww até que em fim um movimento aqui!

Grande abraço Rodrigo e força total nesse projeto!

Fabiano r

Valeu Fabiano.
Aos pouco está indo, como por aqui anda tudo em off tenho estocado peças para facilitar a retomada.
Que batalha essa que inventei. Uma dia conversando com o Diogo Vargas (Band Red) cheguei a conclusão que a melhor forma para montar as bandeirante é do jeito que ele tem feito, aos pouco. As peças vão quebrando e você vai substituindo-as .
Por ventura dando tudo certo aqui a coisa funcionará para valer a partir de abril.
Grande abraço.

Rodrigo-ce
25/01/2016, 15:23
Boa tarde Rodrigo!!

Cara obrigado pela aula!! nada melhor que fotos e legendas para entender rsrsrs

Bom tenho uma certeza, vou optar por instalar o conjunto completo do MB.

Agora eu tenho uma duvida...se puder me ajudar mais um pouco...rs...eu fui num moleiro e ele me mostrou o conjunto do 1113....e falou que nao daria certo pois o olhal nao passaria por dentro da algema dai então ele foi no estoque e pegou o conjunto TRASEIRO do MB 1111 que segundo ele daria certo. Na hora não entendi direito pois vi em varios e varios forum a utilização do conjunto 1113 e não do traseiro do 1111.

Você já ouviu falar nessa opção do conjunto traseiro do MB 1111?? Porque realmente ele é mais largo que o 1113...

- Escolhendo por instalar a o conjunto do MB 1113 fiquei com um duvida se quando for mandar fazer as buchas eu faço já na largura da algema ou mesmo embuchando o olhal da mola terei que colocar aquelas arruelas (original do MB) na lateral de cada olhal para retirar alguma folga axial existente ali? pois são essas arruelas que tiram as folgas axiais da mola do caminhão...

- A outra duvida é com esse outro conjunto do caminhão D70 no suporte original da band eu teria que embuchar o suporte ou a própria bucha do jumelo entra lindo e sem folga ali?

Desde de já valeu pelas explicações!!

Grande Abraço!!

Ricardo não fique vexado, estou aqui para responder e para perguntar também. Eu acredito que esse deva ser o lema dos toyoteiros: ajudar uns aos outros.
1) O jumelo do D70 só é possível usar na frente, o moleiro me falou que não é preciso embuchar os suportes da band. Já no feixe de mola eu não sei como ele se comporta. Mas em todo casa você pode mandar fazer um conjunto de buchas de bronze para os feixes de mola. As buchas de bronze são muito melhores que as originais.
2) As peças do 1111 deve ser mais antigas que as do 1113, com certeza vai ficar mais difícil na hora que precisar repôr.
3)Caso você compre o conjunto do MB 1113 SÃO AS PEÇAS DIANTEIRA DO CAMINHÃO 1113 (suporte + algema + pinos + graxeiros + travas dos pinos e arruelas de ajustagem). Uma imagem para facilitar.
521046
OBS: SÓ POSSÍVEL USAR ESSAS PEÇAS SE COLOCAR O CONTUNTO COMPLETO SUBSTITUINTO OS CONJUNTOS QUE ESTÃO NA BAND

Como de fazer na hora da montagem dos conjuntos do 1113
1) Mande confeccionar um conjunto de buchas sob medida para os olhais dos feixes da seguinte forma: O diâmetro externo da bucha com as medidas dos furos do olhal do feixe de mola e o diâmetro interno da bucha com as mediadas do diâmetro dos pinos do 1113.
O comprimento das buchas é igual do olhal do feixe.
2) Para ajustar as molas da band nas algemas do 1113 será necessário as arruelas, pode usar as do próprio MB. Elas são colocadas entre o feixe e a algema para tirar a folga, mas também é possível mandar fazer sob medida caso ache melhor.
Total de peças que você vai precisar para dianteira e traseira:
8 suportes DT
4 algemas
12 pinos de mola DT MB1113 cementado. Obs existe os pino comum que dura pouco e os cementados que tem alta durabilidade.
8 trava pino com porca MB
16 arruelas DT. Obs pode mandar fazer sob encomenda caso queira.
12 graxeiros reto 3/8"
16 parafusos sextavados 12x45 8,8 caso ache curto o tamanho dos parafusos pode comprar maior que 45 mm
16 porca 12mm travante
8 buchas feita sob encomenda para os feixes de mola.
CONTINUAÇAÕ NO OUTRO POST.

Rodrigo-ce
25/01/2016, 16:32
Colegas toyoteiro vou deixar uma tabela com os nomes comercias das ligas de bronze e suas aplicações que pode auxiliá-los na hora que precisarem mandar confeccionar peças para os 4x4 exemplos: coroas para sem fim (de guinchos Biselli ), embuchamentos etc.

Ricardo você pode usar para fazer as buchas o bronze Tm 620 que tem alta durabilidade.

Principais Ligas, Formatos, Características e Aplicações do Bronze

Denominação
Liga
ASTM/UNS
Formato
Características
Aplicações

Bronze Fosforoso
C51000
Bobinas, Chapas,
Tiras
Excelente conformabilidade a frio e limitada conformabilidade a quente. Excelente soldabilidade e brasagem.
Hélices de agitadores, foles, discos de fricção,
chavetas, diafragmas, porcas e rebites, arruelas de pressão, componentes para indústrias Químicas, Têxtil e de Papel. Molas, contatos, peças para interruptores, porta-fusíveis.

Bronze Fosforoso
C51100
Bobinas, Chapas,
Tiras
Excelente conformabilidade a
frio e ruim conformabilidade a quente. Excelente soldabilidade e brasagem.
Sinos, discos de embreagem, chavetas, conectores,
diafragmas, tirantes, molas, partes de interruptores, terminais.

Bronze Fosforoso
C52100
Bobinas, Chapas,
Tiras
Boa conformabilidade a frio e
ruim conformabilidade a quente. Excelente soldabilidade e brasagem.
Hélices de agitadores, foles, discos de fricção, chavetas,
diafragmas, porcas e rebites, arruelas de pressão, componentes para indústrias Químicas, Têxtil e de Papel. Molas, contatos, peças para interruptores, porta-fusíveis.

Bronze
SAE 65
Bz 12
Bz 14
CuSn
C90700
C90800
C91000
Buchas, Tarugos,
Barras Retangulares
Dureza tenaz com boa
resistência ao desgaste, à corrosão e à fadiga superficial. Permite trabalhar com cargas específicas elevadas. Importante estarem bem lubrificadas.
Engrenagens, buchas, mancais, coroas, guias
deslizantes, anéis de pistão.

Bronze
SAE 62
SAE 620
SAE 622
CuSnZn
C90500
C90300
C92200
Buchas, Tarugos,
Barras Retangulares
Resistente à corrosão e à
água do mar. Permite trabalhar com cargas específicas médias.
Anéis de vedação, válvulas, sede de hastes, flanges e
conexões, carcaça e rotores de bombas, peças resistentes à pressão e à temperatura.

Bronze
SAE 64
SAE 66
SAE 67
CuSnPb
C93700
C93500
C93800
Buchas, Tarugos,
Barras Retangulares
Excelente resistência à
abrasão, corrosão, antifricção e estanques de pressão. Boa capacidade de trabalhar precariamente sem lubrificação momentânea.
Buchas para prensa, sapatas, mancais, buchas para
pino de embolos, casquilhos de deslise.

Bronze
SAE 40
SAE 660
CuSnPbZn
C83600
C93200
Buchas, Tarugos,
Barras Retangulares
Boas propriedades de
antifricção e resistências médias. Utilizar em peças que requerem velocidade e pressão superficial moderada.
Peças pequenas como mancais, buchas, casquilhos,
coroas, anéis, material hidráulico e guarnições, elementos de acoplamento.

Bronze
SAE 68-A
SAE 68-B
SAE CA-624
SAE CA-630
SAE CA-954
SAE CA-955
CuAl
C95200
C95300
C62400
C63000
C95400
C95500
Buchas, Tarugos,
Barras Retangulares
Excelentes propriedades
mecânicas. Resistente à vibrações, desgaste, corrosão e cavitação. Tratáveis termicamente, exigem boa lubrificação.
Mancais deslizantes com cargas e choques extremamente
altos, coroas altamente solicitadas, buchas, engrenagens, assento e sede de válvulas, guias, pinhões, anéis, sapatas, peças para agitadores e ferramentas anti-faiscantes.

Bronze
SAE 430-A
SAE 430-B
SAE 43
CuZnAlMn
C86200
C86300
C86500
Buchas, Tarugos, Barras Retangulares
Excelente Resistência à Corrosão e excelentes propriedades de suportar cargas estáticas extremamente altas e em baixas velocidades.
Indicadas para mancais e coroas muito solicitadas e componentes internos de válvulas de alta pressão, buchas, porcas para prensas, peças para cilindros hidráulicos, componentes de pontes rolantes, suportes de alta resistência.

Bronze TM-23

Buchas, Tarugos
Boa conformabilidade e resistência à fadiga. Média resistência à corrosão. Excelente soldabilidade. Permite trabalhar em sistemas com lubrificação precária.
Mancais, buchas, casquilhos para indústrias automotiva, sucroalcooleira e de máquinas pesadas, válvulas.

Bronze TM-620

Buchas, Tarugos
Boa resistência à fadiga. Permite trabalhar com cargas específicas elevadas. Deve-se trabalhar em sistemas com lubrificação constante.
Mancais, buchas, casquilhos para indústrias automotivas, sucroalcooleira e de máquinas pesadas, placas de desgastes, linhas decorativas.

Lauro Paiva
25/01/2016, 18:20
Colegas toyoteiro vou deixar uma tabela com os nomes comercias das ligas de bronze e suas aplicações que pode auxiliá-los na hora que precisarem mandar confeccionar peças para os 4x4 exemplos: coroas para sem fim (de guinchos Biselli ), embuchamentos etc.

Ricardo você pode usar para fazer as buchas o bronze Tm 620 que tem alta durabilidade.

Principais Ligas, Formatos, Características e Aplicações do Bronze

Denominação
Liga
ASTM/UNS
Formato
Características
Aplicações

Bronze Fosforoso
C51000
Bobinas, Chapas,
Tiras
Excelente conformabilidade a frio e limitada conformabilidade a quente. Excelente soldabilidade e brasagem.
Hélices de agitadores, foles, discos de fricção,
chavetas, diafragmas, porcas e rebites, arruelas de pressão, componentes para indústrias Químicas, Têxtil e de Papel. Molas, contatos, peças para interruptores, porta-fusíveis.

Bronze Fosforoso
C51100
Bobinas, Chapas,
Tiras
Excelente conformabilidade a
frio e ruim conformabilidade a quente. Excelente soldabilidade e brasagem.
Sinos, discos de embreagem, chavetas, conectores,
diafragmas, tirantes, molas, partes de interruptores, terminais.

Bronze Fosforoso
C52100
Bobinas, Chapas,
Tiras
Boa conformabilidade a frio e
ruim conformabilidade a quente. Excelente soldabilidade e brasagem.
Hélices de agitadores, foles, discos de fricção, chavetas,
diafragmas, porcas e rebites, arruelas de pressão, componentes para indústrias Químicas, Têxtil e de Papel. Molas, contatos, peças para interruptores, porta-fusíveis.

Bronze
SAE 65
Bz 12
Bz 14
CuSn
C90700
C90800
C91000
Buchas, Tarugos,
Barras Retangulares
Dureza tenaz com boa
resistência ao desgaste, à corrosão e à fadiga superficial. Permite trabalhar com cargas específicas elevadas. Importante estarem bem lubrificadas.
Engrenagens, buchas, mancais, coroas, guias
deslizantes, anéis de pistão.

Bronze
SAE 62
SAE 620
SAE 622
CuSnZn
C90500
C90300
C92200
Buchas, Tarugos,
Barras Retangulares
Resistente à corrosão e à
água do mar. Permite trabalhar com cargas específicas médias.
Anéis de vedação, válvulas, sede de hastes, flanges e
conexões, carcaça e rotores de bombas, peças resistentes à pressão e à temperatura.

Bronze
SAE 64
SAE 66
SAE 67
CuSnPb
C93700
C93500
C93800
Buchas, Tarugos,
Barras Retangulares
Excelente resistência à
abrasão, corrosão, antifricção e estanques de pressão. Boa capacidade de trabalhar precariamente sem lubrificação momentânea.
Buchas para prensa, sapatas, mancais, buchas para
pino de embolos, casquilhos de deslise.

Bronze
SAE 40
SAE 660
CuSnPbZn
C83600
C93200
Buchas, Tarugos,
Barras Retangulares
Boas propriedades de
antifricção e resistências médias. Utilizar em peças que requerem velocidade e pressão superficial moderada.
Peças pequenas como mancais, buchas, casquilhos,
coroas, anéis, material hidráulico e guarnições, elementos de acoplamento.

Bronze
SAE 68-A
SAE 68-B
SAE CA-624
SAE CA-630
SAE CA-954
SAE CA-955
CuAl
C95200
C95300
C62400
C63000
C95400
C95500
Buchas, Tarugos,
Barras Retangulares
Excelentes propriedades
mecânicas. Resistente à vibrações, desgaste, corrosão e cavitação. Tratáveis termicamente, exigem boa lubrificação.
Mancais deslizantes com cargas e choques extremamente
altos, coroas altamente solicitadas, buchas, engrenagens, assento e sede de válvulas, guias, pinhões, anéis, sapatas, peças para agitadores e ferramentas anti-faiscantes.

Bronze
SAE 430-A
SAE 430-B
SAE 43
CuZnAlMn
C86200
C86300
C86500
Buchas, Tarugos, Barras Retangulares
Excelente Resistência à Corrosão e excelentes propriedades de suportar cargas estáticas extremamente altas e em baixas velocidades.
Indicadas para mancais e coroas muito solicitadas e componentes internos de válvulas de alta pressão, buchas, porcas para prensas, peças para cilindros hidráulicos, componentes de pontes rolantes, suportes de alta resistência.

Bronze TM-23

Buchas, Tarugos
Boa conformabilidade e resistência à fadiga. Média resistência à corrosão. Excelente soldabilidade. Permite trabalhar em sistemas com lubrificação precária.
Mancais, buchas, casquilhos para indústrias automotiva, sucroalcooleira e de máquinas pesadas, válvulas.

Bronze TM-620

Buchas, Tarugos
Boa resistência à fadiga. Permite trabalhar com cargas específicas elevadas. Deve-se trabalhar em sistemas com lubrificação constante.
Mancais, buchas, casquilhos para indústrias automotivas, sucroalcooleira e de máquinas pesadas, placas de desgastes, linhas decorativas.

Caro Rodrigo,

MUITO BOIA A TABELA!!!!
vOU TOMAR A LIBERDADE E COPIAR ESSA TABELA E COLOCAR NA PAGINA DO JAVA!!!!!

NOTA 10!!!!

titanium
26/01/2016, 23:50
Valeu Fabiano.
Aos pouco está indo, como por aqui anda tudo em off tenho estocado peças para facilitar a retomada.
Que batalha essa que inventei. Uma dia conversando com o Diogo Vargas (Band Red) cheguei a conclusão que a melhor forma para montar as bandeirante é do jeito que ele tem feito, aos pouco. As peças vão quebrando e você vai substituindo-as .
Por ventura dando tudo certo aqui a coisa funcionará para valer a partir de abril.
Grande abraço.

Salve salve Rodrigo!
Tudo bem contigo, meu camarada??

Rapaz, peço licença aqui para discordar de você num ponto... DEPENDENDO do que se pretende fazer com a Band, é melhor parar mesmo ela para revisar absurdamente TUDO, para depois curtir com tranquilidade...

O que estás fazendo é isso! Desmontou ela toda para montar cuidando de cada pequeno detalhe!
Isso lhe permitirá superar os problemas crônicos da Bandeirante com muito mais facilidade!
Na verdade, também é uma grande economia! Pois a mão de obra é sua e você se organiza para fazer tudo de uma vez... não tem que ficar parando para arrumar sempre que quebra algo...
quando ela ficar pronta, serão mais algumas pequenas paradas para Testes & Ajustes e pronto!
Terás uma Band 0km, pronta e confiável para qualquer empreitada! Seja uso diário, seja longas expedições!
O que inventar, ela estará pronta para lhe servir! E acho que esse é o grande lance de uma Band bem cuidada! Ser "pau pra toda obra"!

Mas veja, essa é apenas minha opinião e respeito os demais pontos de vista! E como falei, depende muito do Estado de Conservação da Band e da pessoa que fará uso... mas de modo geral, sempre prefiro ter um carro totalmente revisado e confiável.

No seu caso, além de revisado, ele terá melhorias substanciais no projeto da Band..
E além disso tudo, o que está fazendo só é possível parando o carro e reformando tudo..
E não tem jeito! Toda Band uma hora terá que parar para resolver os problemas profundos..

Não desanime! Todos gostariam de ter a oportunidade de encarar uma jornada como essa! É cansativa, claro, mas quando ficar pronta você irá curtir cada momento com a viatura e verás que o esforço valeu a pena!

Abraços!

Lauro Paiva
27/01/2016, 00:19
Titanium tem 1000% de razão!!!!!

Vai no seu passo curte cada aperto de parafuso, que a obra eh grande!!!!
forte abraco!!!!!

Ricardo Cazachi Donaire
27/01/2016, 22:05
Ricardo não fique vexado, estou aqui para responder e para perguntar também. Eu acredito que esse deva ser o lema dos toyoteiros: ajudar uns aos outros.
1) O jumelo do D70 só é possível usar na frente, o moleiro me falou que não é preciso embuchar os suportes da band. Já no feixe de mola eu não sei como ele se comporta. Mas em todo casa você pode mandar fazer um conjunto de buchas de bronze para os feixes de mola. As buchas de bronze são muito melhores que as originais.
2) As peças do 1111 deve ser mais antigas que as do 1113, com certeza vai ficar mais difícil na hora que precisar repôr.
3)Caso você compre o conjunto do MB 1113 SÃO AS PEÇAS DIANTEIRA DO CAMINHÃO 1113 (suporte + algema + pinos + graxeiros + travas dos pinos e arruelas de ajustagem). Uma imagem para facilitar.
521046
OBS: SÓ POSSÍVEL USAR ESSAS PEÇAS SE COLOCAR O CONTUNTO COMPLETO SUBSTITUINTO OS CONJUNTOS QUE ESTÃO NA BAND

Como de fazer na hora da montagem dos conjuntos do 1113
1) Mande confeccionar um conjunto de buchas sob medida para os olhais dos feixes da seguinte forma: O diâmetro externo da bucha com as medidas dos furos do olhal do feixe de mola e o diâmetro interno da bucha com as mediadas do diâmetro dos pinos do 1113.
O comprimento das buchas é igual do olhal do feixe.
2) Para ajustar as molas da band nas algemas do 1113 será necessário as arruelas, pode usar as do próprio MB. Elas são colocadas entre o feixe e a algema para tirar a folga, mas também é possível mandar fazer sob medida caso ache melhor.
Total de peças que você vai precisar para dianteira e traseira:
8 suportes DT
4 algemas
12 pinos de mola DT MB1113 cementado. Obs existe os pino comum que dura pouco e os cementados que tem alta durabilidade.
8 trava pino com porca MB
16 arruelas DT. Obs pode mandar fazer sob encomenda caso queira.
12 graxeiros reto 3/8"
16 parafusos sextavados 12x45 8,8 caso ache curto o tamanho dos parafusos pode comprar maior que 45 mm
16 porca 12mm travante
8 buchas feita sob encomenda para os feixes de mola.
CONTINUAÇAÕ NO OUTRO POST.

Boa noite Rodrigo!

Cara, isso sim é um texto explicativo!!!!!

Sim essa é minha intensão também...ajudar noque eu puder!!! estou a disposição!! 0/

Bom demorei um pouco para responder pq fui na band para pegar umas medidas e comparar com as medidas das peças do MB.

Bom vendo lá na band me pintou outra questao...da uma olhada na foto abaixo, me parece q a mola é levemente deslocada para fora da longarina e então que eu pergunto, com os suportes do MB minha mola tbm ficara nesta posiçao? ou isso vai se alterar? pq a mola quando fixada no eixo ela perde qualquer grau de liberdade para se mover axialmente para entrar nos novos suportes podendo ai nesse caso a mola acabar nao se encaixando nos suportes

521348

- outra coisa percebi que vou acabar tampando o numeral gravado no chassi da band com o novo suporte, vc chegou a pensar em algo para se fazer ali? eu pensei em cortar parte do "L" que esconderia o número e fixar normalmete...mas aceito opcoes rsrsrs

- outro ponto que eu faço com a fixação deste suporte na traseira da band? pq ali eu tenho uma espécie de uma asa tipo aquela que se fixa o parachoque dianteiro só que na traseira...olha a foto...eu teria que cortar o L do suporte para instalar ele ali correto?

521347

- sobre os materiais que listou, quando vc diz 16 arruelas DT siginifa dianteiro mesmo certo? ou tem outro significado? pergunto isso só para eu não sair comprando pecas erradas rsrs

- Tem diferença entre os suportes que vai a (algema + mola) e o outro que só vai a (mola)? pela foto aparentemente é a mesma peça mas só queria tirar essa duvida...

521346

Rodrigo-ce
28/01/2016, 00:23
Ricardo, ótima noite aqui em Fortaleza.
1) Quando a mola fica inclinada no jumelo tem grande chace da base que fica no diferencial está com o furo muito gasto, neste furo fica um pino que passa por todas as molas do feixe, caso o pino tenha quebrado ou o furo do suporte que apoia o feixe (peça que fica soldada no diferencial) estiver muito gasto a mola mestra ficará inclinada por falta de apoio (pino). Imagem do pino na direita.
Os grampos de molas devem ficar sempre bem apertados para evitar que eles fiquem fazem do cavidades (desgastando) as paredes do diferencial, se o seu estiver assim com a mola inclinada, no uso diário da band as molas ficam dançando na base e gastando o diferencial.
Com as peças bem apertadas as molas ficam normal com qual quer jumelo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/521348d1453937612t-fenix-uma-grande-aventura-img_20160127_190437186.jpg521351

2) Para não tapar a numeração pode colocar a peça em L invertida montada por dentro da longarina do chassi. Para montar por dentro basta colocar um pedaço de perfil em U e parafusar por dentro, será assim que farei na minha. Outra solução e cortar um pedaço da peça em L só para livrar o número, não é a peça toda o L.

(http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/521352d1453945737-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0035.jpg)
3) DT abreviação de dianteira
4) Algema prende a mola mestra do feixe e é presa por um pino no suporte.
521353
5) Suporte de algema. Fica presa ao chassi (obs 90º e só parafusá-lo na lateral do chassi, o que falei no número 3)
521354
Respondendo sua pergunta: as peças são diferentes
6) Veja a peça que você mencionou. Tanta na traseira como na dianteira os suporte serão parafusados na lateral do chassi. Os suportes original da band são rebitados por baixo do chassi. Os do MB serão parafusados na lateral.
Os suportes do MB não devem ser cortados, eles acompanham o angulo do perfil do chassi 90º (um L). Você vai parafusar na lateral da band.

Lauro Paiva
28/01/2016, 01:11
Juro que quando vejo uma explicação detalhada dessas, me da uma vontade danada de começar a fazer uma band!!!
PARABÉNS!!!!!

titanium
28/01/2016, 07:44
Pense num cabra que entendedor!!! Multiplique por 10!!! É o Rodrigo!!
Hehehehe

Ótima explicação Rodrigo!

Abraços a todos!

Rodrigo-ce
28/01/2016, 10:48
Juro que quando vejo uma explicação detalhada dessas, me da uma vontade danada de começar a fazer uma band!!!
PARABÉNS!!!!!

Pense num cabra que entendedor!!! Multiplique por 10!!! É o Rodrigo!!
Hehehehe

Ótima explicação Rodrigo!

Abraços a todos!

Moçada essas coisas de mecânica automotiva não é ensinado na indústria.
O que eu sei sobre 4x4 aprendi lendo esses tópicos que vou citar:
1) Band cruiser, Guiga toste
2) Toyota Bandeirante CD 88 "Lenda", Titanium
3 Bandeirante 81/81 inicio x fim x recomeço, Fabiano r
4) Javali em reta quase final de acabamento, Lauro Paiva
Tudo que sei sobre 4x4 aprendi lendo os tópicos desse pessoas que citei. Quando comecei a postar aqui no fórum essa moçada já estava na estrada fornecendo soluções para os novatos (pessoas como eu).
Os percussores desses tópicos são os merecedores de elogios.
Muitas vezes quando preciso de soluções no meu projeto consulto a página de vocês.
ex: esses dias precisei ver a instalação de freios a disco. Fui procurar resposta no tópico da "Lenda"
Moçada grande abraço, valeu pelas referencias e pela atenção dedicada para atender minhas solicitações.

Rodrigo-ce
28/01/2016, 21:35
Ricardo vou precisar passar um tempo fora. Só retorno depois do dia 17 de abril, quando voltar caso precise continuo dando assistência no que for preciso.

fabiano r
29/01/2016, 13:27
Leu os tópicos para aprender mas hoje sabe mais que os criadores dos tópicos e ainda por cima é muito modesto! :concordo:

Lauro Paiva
31/01/2016, 12:33
Moçada essas coisas de mecânica automotiva não é ensinado na indústria.
O que eu sei sobre 4x4 aprendi lendo esses tópicos que vou citar:
1) Band cruiser, Guiga toste
2) Toyota Bandeirante CD 88 "Lenda", Titanium
3 Bandeirante 81/81 inicio x fim x recomeço, Fabiano r
4) Javali em reta quase final de acabamento, Lauro Paiva
Tudo que sei sobre 4x4 aprendi lendo os tópicos desse pessoas que citei. Quando comecei a postar aqui no fórum essa moçada já estava na estrada fornecendo soluções para os novatos (pessoas como eu).
Os percussores desses tópicos são os merecedores de elogios.
Muitas vezes quando preciso de soluções no meu projeto consulto a página de vocês.
ex: esses dias precisei ver a instalação de freios a disco. Fui procurar resposta no tópico da "Lenda"
Moçada grande abraço, valeu pelas referencias e pela atenção dedicada para atender minhas solicitações.

Rodrigao -CE

Obrigado, fiquei lisonjeado pacas por ser citado por você!!!!
Excelentes explicações como sempre!!!
forte abraco!!!!!

Esse eh para você!!!!
:campeao:

Cenora
06/02/2016, 00:33
Ola Rodrigo... Vc tem telefone na sua oficina? Gostaria de pedir uma ajuda referente a um chassi. Obrigado. PS: ainda não consigo mandar MP!

Cenora
06/02/2016, 01:31
Ah Rodrigo, esqueci, se puder olhar este tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/154344-ajuda-na-compra-de-toyota-bandeirante.html
Grato.

Lauro Paiva
10/02/2016, 15:09
So batendo ponto!!!!
:campeao:

fabiano r
01/04/2016, 17:42
Paradeiro............mãos a obra Rodrigo!:pipoca:

Rodrigo-ce
16/04/2016, 17:39
Saudações aos navegantes!
Depois de quase um ano retomo os trabalhos da Fênix.
Atendendo a pedidos. Retomo o tópico com as imagens da travessa removível do cardã. Pelas imagens é possível ver os últimos trabalhos no chassi, que foram feitos em 2015.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526830-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0487.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526831-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0488.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526833-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0489.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526834-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0494.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526834-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0494.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526836-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0495.jpg

titanium
17/04/2016, 13:30
MARAVILHA, Rodrigo! Bom vê-lo de volta!

A solda da chapa quadrada no tubo (travess) ficou excelente!
Foi feita com MIG ou Inversora?

:pipoca:

Abração!

Leiom
17/04/2016, 15:07
Que bom que retornou Rodrigo! Força na reforma!

Caldeiraria e solda de primeira qualidade.

Rodrigo-ce
18/04/2016, 16:29
MARAVILHA, Rodrigo! Bom vê-lo de volta!

A solda da chapa quadrada no tubo (travess) ficou excelente!
Foi feita com MIG ou Inversora?

Abração!

Daniel também me deixa muito feliz saber que está na areá.
Obrigado pelo elogio,mas foi só uma soldinha.
Estou usando uma máquina da Esab modelo voltado para trabalhos automotivos.
Veja a referência: SMASHWELD 180M, SOLDAGEM MIGMAG ATÉ 180A, MONOFASICA 220 VOLTS.
A mistura usada foi 85/15 da White Martins, linha Star Gold Plus.
Ela veio equipada com adaptador de bobina de 18k, mas fiz uma adaptação para trabalhar com bobinas de 5k. Dessa forma possibilita trabalhar com duas versões de arame (0,6 e 0,8).
Grande abraço meu amigo é obigodo mais uma vez pela força.

Rodrigo-ce
18/04/2016, 16:37
Que bom que retornou Rodrigo! Força na reforma!

Caldeiraria e solda de primeira qualidade.

Obrigado pela força Leiom.
A verdade que sou apenas um simples aprendiz que continua aprendendo com vocês do fórum.
A montagem continua. Nessa primeira fase caminhando lentamente, mas com perspectiva de melhoras no andamento do projeto.
Grande abraço, felicidades também na tua reforma.

titanium
18/04/2016, 21:02
Daniel também me deixa muito feliz saber que está na areá.
Obrigado pelo elogio,mas foi só uma soldinha.
Estou usando uma máquina da Esab modelo voltado para trabalhos automotivos.
Veja a referência: SMASHWELD 180M, SOLDAGEM MIGMAG ATÉ 180A, MONOFASICA 220 VOLTS.
A mistura usada foi 85/15 da White Martins, linha Star Gold Plus.
Ela veio equipada com adaptador de bobina de 18k, mas fiz uma adaptação para trabalhar com bobinas de 5k. Dessa forma possibilita trabalhar com duas versões de arame (0,6 e 0,8).
Grande abraço meu amigo é obigodo mais uma vez pela força.

Maravilha Mestre!!

A linha de mistura Star Gold Plus da whitemartins é show!
eu utilizava na minha mig a 98% argônio e 2% de oxigênio, pois essa mistura solda os 3 elementos: inox, aço preto e alumínio.
Tem boa penetração, mas também tem perfil largo.

Deve ser uma delícia soldar com essa Smashweld! Ela deve manter o arco bem estável e com certeza tem uma regulagem bem mais fina do que a v8 (chinesa) que eu tinha!

Excelente!
Está aí uma coisa que me apaixonei e sonho ter novamente: máquina de solda!
Mas hoje eu teria 2: uma inversora de solda para "o pra valer" e uma TIG para construção de peças e acessórios mais detalhadas (em bancada).

Ah! e não é elogio vão... realizar uma solda em ângulo com essa penetração e aparência não á nada fácil! Só um profissional MUITO habilidoso consegue fazer!

Parabéns mais uma vez!

Também Gostei da adaptação para utilização de arames mais leves! Isso permitiria você adquirir rolos de aluminio e inox, se fosse o caso, por um preço menor (pois são rolos mais leves).
Tem como postar foto da máquina?

Sigo aqui babando a obra de arte (sua band)!

Abração!

Lauro Paiva
18/04/2016, 21:23
Saudações aos navegantes!
Depois de quase um ano retomo os trabalhos da Fênix.
Atendendo a pedidos. Retomo o tópico com as imagens da travessa removível do cardã. Pelas imagens é possível ver os últimos trabalhos no chassi, que foram feitos em 2015.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526830-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0487.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526831-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0488.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526833-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0489.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526834-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0494.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526834-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0494.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/526836-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0495.jpg
MUITO BOM!!!!!!]]
Dando só uma passadinha rápida e feliz de ver a qualidade do Trabalho!!!!

Rodrigo-ce
18/04/2016, 21:55
MUITO BOM!!!!!!]]
Dando só uma passadinha rápida e feliz de ver a qualidade do Trabalho!!!!

Grande Lauro, agradecido pela visita e pelos comentários.

hercilio.neto
19/04/2016, 00:19
Agora entendi o lance das travessas removíveis.
Muito bem bolado.

O serviço ficou de primeira. Parabéns.

Rodrigo-ce
19/04/2016, 21:31
Agora entendi o lance das travessas removíveis.
Muito bem bolado.

O serviço ficou de primeira. Parabéns.

Valeu Hercilio
Somente na travessa do cardã usei esse novo método, a travessa traseira dos amortecedores continua de forma original, porém feita com mais curvatura para usar amortecedores com maior abertura.

fabiano r
20/04/2016, 08:59
Grande Rodrigo, bom retorno amigo! Parabéns pelo trabalho, sigo acompanhando!

Fabiano r

Rodrigo-ce
20/04/2016, 15:44
Grande Rodrigo, bom retorno amigo! Parabéns pelo trabalho, sigo acompanhando!

Fabiano r

Meu amigo obrigado pelas boas vindas.
Aqui anda tudo bem apesar de lento.
E você? Espero que esteja tudo bem, grande abraço.

Rodrigo-ce
20/04/2016, 16:17
Um conjunto desejado por muios colegas toyoteiro.
Conjunto de coroa e pinhão Coniflex 12x35 + jogo de parafusos da cora + rolamentos Fag específico para o pinhão.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527027&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527028&stc=1

Referências dos rolamentos para quem desejar comprar a parte.
Fag 32210-CYB-W136#S35

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527030&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527031&stc=1

Turbo alimentador K16 Borg Warner
Aplicação Ford Cargo 814/815, com motor Cummins 4BTAA

Diogo_Vargas
20/04/2016, 18:02
Nossa Rodrigo, duas coisas que pretendo um dia colocar na BandRed: relação e k16... Belo investimento.

Um abraço e acompanhando.

Rodrigo-ce
21/04/2016, 20:38
Nossa Rodrigo, duas coisas que pretendo um dia colocar na BandRed: relação e k16... Belo investimento.

Um abraço e acompanhando.

Grande Diogo
Esse conjunto fará uma grande diferença para você que viaja muito na band.
Valeu meu amigo grande abraço.

Rodrigo-ce
22/04/2016, 18:36
Mais uma mudança significativa para a band.
Alternador Bosch do GM Vectra de 120 Amperes.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527107&stc=1

Polia dupla para o alternador com furação semelhante a do original. É tirar uma e colocar a outra.
Referências da polia dupla.
- Marca: Cinap automotiva
-Aplicações: MB 355/ 352/ 366LA
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527108&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527109&stc=1

Wanderband
25/04/2016, 18:25
Fala vizinho!! Fico feliz com seu retorno à labuta com a Fênix. Show de bola sua reforma, sem contar com essa K16 que é muito boa. :) Faloww

Wanderband
25/04/2016, 18:51
Mais uma mudança significativa para a band.
Alternador Bosch do GM Vectra de 120 Amperes.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527107-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0622.jpg

Rodrigo, na minha eu também coloquei o meu alternador de 120 Ah do Vectra.
Não dei se o colega já tem um projeto de adaptação, caso não tenha e queira uma dica, copia essa que eu copiei do Soriano kkk :angel:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/112721-alternador-do-vectra-de-120a-instalacao-na-band-8.html#post2149260

Faloww

Rodrigo-ce
25/04/2016, 20:56
Fala vizinho!! Fico feliz com seu retorno à labuta com a Fênix. Show de bola sua reforma, sem contar com essa K16 que é muito boa. :) Faloww

Wander espero que esteja tudo bem contigo.
Eu já tinha as imagens de um outro forista, mas esse link que você enviou será útil para outra soluções que tenho em vista.
Obrigado pelo dica do link e pela visita.

Rodrigo-ce
30/04/2016, 14:00
Substituição do antigo filtro banhado a óleo pelo filtro de ar seco + elemento do filtro MB 352 turbo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527528&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527527&stc=1

Novo motor de arranque e partida Bosch, que substitui o antigo JF.
Referencias da peça para os que quiserem comprar, na 2º imagem.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527529&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527530&stc=1

hercilio.neto
30/04/2016, 21:14
Rodrigo,
O filtro seco é necessário quando se usa turbina, mas o filtro seco original da Band OM364 e 14B é pequeno.
Essa carcaça é da Puroar, não é mesmo? Ótimo dimensionamento para o Mercedes turbinado.
Esse filtro fornecerá ar suficiente, mas o tamanho da carcaça exige um certo quebra cabeça com os dutos da turbina e do snorkel. Essa engenharia vai depender do kit da turbina.

Rodrigo-ce
01/05/2016, 20:59
Rodrigo,
O filtro seco é necessário quando se usa turbina, mas o filtro seco original da Band OM364 e 14B é pequeno.
Essa carcaça é da Puroar, não é mesmo? Ótimo dimensionamento para o Mercedes turbinado.
Esse filtro fornecerá ar suficiente, mas o tamanho da carcaça exige um certo quebra cabeça com os dutos da turbina e do snorkel. Essa engenharia vai depender do kit da turbina.

Sim a carcaça é da Puroar.
Essa carcaça comprei nos classificadas do fórum por um preço irrecusável.
Pretendo fazer algo parecido com o que o Felipe Jipeiro fez. Em outras palavras vou fazer uns recorte nela.
Com relação ao Snorkel pode ficar com o mesmo diâmetro da saída da carcaça.
A saída da turbina vou dimensionar para 3"

Marcelo Oyarzábal
02/05/2016, 11:13
Belo serviço.
Parabéns.

Rodrigo-ce
02/05/2016, 15:56
Belo serviço.
Parabéns.

Marcelo valeu pela visita, obrigado pelo elogiou.
Mais uma vez muito o brigado pelas imagens das escotilhas da DEF.

Rodrigo-ce
02/05/2016, 16:36
Componentes do sistema de direção hidráulica
- Reservatório da DH marca ZF.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527625&stc=1
- Bomba hidráulica de palheta ZF, OM 352, Referencia: ZF7673955925.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527632&stc=1
- Polia da bomba hidráulica MB 352, Referencia: Suporte Rei R-738P.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527633&stc=1
- Suporte de DH da Toyota 14B.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527635&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527636&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527639&stc=1
- Suporte do filtro de diesel com complemento para o suporte da bomba hidráulica, OM 352 referencia: 3520921140.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527641&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527642&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527643&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527647&stc=1
- Suporte da bomba hidráulica + pino, OM 352 Referencia: 541.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527656&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527657&stc=1

Rodrigo-ce
02/05/2016, 17:02
- Polia da bomba dágua com três canais (gornes) MB 364A/ 364LA, referencia: Suporte Rei R-494P.
Observação: totalmente compatível com a peça de suporte da hélice ( aquela peça com o formato de estrela, que serve para encaixar a hélice do motor) do OM 314.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527659-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0637.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527660-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0638.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527661-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0639.jpg
- Polia de arrasto do virabrequim, com três canis (gornes), OM 364A/ 364LA,para adaptação de compressor de ar-condicionado.Referencia: Suporte Rei R-3293P.
Observação: essa polia possui as mesmas medidas do diâmetro interno e da espessura da polia original do OM 314. Em outras palavras encaixa no virabrequim do OM 314 sem ter que fazer ajustes.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527662-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0640.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527663-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0641.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527664-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0642.jpg
- Bomba dágua Urba MB608/ OM 314.
Jogo de juntas completo do cavalete dágua OM 352, referencias: 3522030580.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527665-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0653.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527667-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0655.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527669-fenix-uma-grande-aventura-dsc_0654.jpg

Rodrigo-ce
02/05/2016, 23:11
Maravilha Mestre!!

A linha de mistura Star Gold Plus da whitemartins é show!
eu utilizava na minha mig a 98% argônio e 2% de oxigênio, pois essa mistura solda os 3 elementos: inox, aço preto e alumínio.
Tem boa penetração, mas também tem perfil largo.

Deve ser uma delícia soldar com essa Smashweld! Ela deve manter o arco bem estável e com certeza tem uma regulagem bem mais fina do que a v8 (chinesa) que eu tinha!

Excelente!
Está aí uma coisa que me apaixonei e sonho ter novamente: máquina de solda!
Mas hoje eu teria 2: uma inversora de solda para "o pra valer" e uma TIG para construção de peças e acessórios mais detalhadas (em bancada).

Ah! e não é elogio vão... realizar uma solda em ângulo com essa penetração e aparência não á nada fácil! Só um profissional MUITO habilidoso consegue fazer!

Parabéns mais uma vez!

Também Gostei da adaptação para utilização de arames mais leves! Isso permitiria você adquirir rolos de aluminio e inox, se fosse o caso, por um preço menor (pois são rolos mais leves).
Tem como postar foto da máquina?

Sigo aqui babando a obra de arte (sua band)!

Abração!

Titanium, a máquina é está, junto com ela fiz o pedido ao vendedor de uma tocha do mesmo fabricante. Muita gente usa tochas da Oximig, muita boa, mas para essa máquina a tocha é mais exigente, porém muito boa.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527672-fenix-uma-grande-aventura-0030013-pt_br-mainview-01.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527673-fenix-uma-grande-aventura-indice.jpeg
Infelizmente essa mistura que tu usaste (98/2) não é comercializada aqui. Tive que trabalhar com a 85/15, tem uma maior porcentagem de CO2, mas da para resolver os problemas.
Concordo que uma máquina de solda é fundamental para os nossos trabalhos, principalmente com as viaturas.
Hoje tem máquinas no mercado 3 em 1 do tipo inversora: solda elétrodo revestido, migmag e Tig. A Welds vende esse tipo de máquina.
Uma boa dicá para que gosta de solda e quer aprender um pouco mais é assistir no you tube as dicas no canal Brazil Welds, com o mestre em soldas: Messias.
Já vi ele usando um dessas 3 em 1.
Outra coisa Titanium que faz muita diferença na regulagem fina da solda e do gás é o fluxômetro. Muitos usam o relógio de monômetro por ser mais fácil de achar e pelo preço. Mas para quem quer precisão para regular o gás o fluxômetro permite o controle ideal. Além dessa aquisição comprei também um alicate śo para migmag, que permite cortar pontas de arrame, tirar o bocal da tocha, o bico de contato e limpar escorrias da bocal. As imagens das peças ferramentas que adquiri.
Espero que você reaparelhe novamente sua oficina, grande abraço.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527676&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527677&stc=1

titanium
03/05/2016, 07:25
Titanium, a máquina é está, junto com ela fiz o pedido ao vendedor de uma tocha do mesmo fabricante. Muita gente usa tochas da Oximig, muita boa, mas para essa máquina a tocha é mais exigente, porém muito boa.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527672-fenix-uma-grande-aventura-0030013-pt_br-mainview-01.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527673-fenix-uma-grande-aventura-indice.jpeg
Infelizmente essa mistura que tu usaste (98/2) não é comercializada aqui. Tive que trabalhar com a 85/15, tem uma maior porcentagem de CO2, mas da para resolver os problemas.
Concordo que uma máquina de solda é fundamental para os nossos trabalhos, principalmente com as viaturas.
Hoje tem máquinas no mercado 3 em 1 do tipo inversora: solda elétrodo revestido, migmag e Tig. A Welds vende esse tipo de máquina.
Uma boa dicá para que gosta de solda e quer aprender um pouco mais é assistir no you tube as dicas no canal Brazil Welds, com o mestre em soldas: Messias.
Já vi ele usando um dessas 3 em 1.
Outra coisa Titanium que faz muita diferença na regulagem fina da solda e do gás é o fluxômetro. Muitos usam o relógio de monômetro por ser mais fácil de achar e pelo preço. Mas para quem quer precisão para regular o gás o fluxômetro permite o controle ideal. Além dessa aquisição comprei também um alicate śo para migmag, que permite cortar pontas de arrame, tirar o bocal da tocha, o bico de contato e limpar escorrias da bocal. As imagens das peças ferramentas que adquiri.
Espero que você reaparelhe novamente sua oficina, grande abraço.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527676-fenix-uma-grande-aventura-fc293080-fdfc-cf28-df79-016dcac5a3f8.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527677-fenix-uma-grande-aventura-images.jpeg

"Êêê lê lê"!!! Coisa bonita de vê!!
:drool:

Essa mistura da starweld é chamada da linha star gold, mas foi difícil de encontrar mesmo...

Muito bacana sua MIG, Rodrigo!

Eu infelizmente não consigo ter outra por agora...
mas estou pensando numa inversora portátil da ESAB ou Lincohn! :-P

Estou gostando de ver as aquisições!
Essas polias são ótimas! Assim você conseguirá colocar o alternador para trabalhar com 2 vias e instalar DH tranquilamente!

Abração!

Lauro Paiva
03/05/2016, 07:49
Grande Rodrigo!!!!!
Sua pagina eh sempre um prazer enorme visitar!!!!!!!
Parabéns de verdade por todas as informações sobre solda, aparelhos de soldar e os acessórios, assim que resolver algumas coisas eu vou partir para um equipamento meu!!!!!
To fazendo o possível para arrumar algo por ai e visitar a tua vtr, kkk
forte abraco!!!!!

Rodrigo-ce
03/05/2016, 21:43
Titanium para quem não tem espaço em casa ou em condomínio, mas precisa de equipamentos de soldagem recomendo uma das máquinas da Esab, muito competente e que não deixa a desejar por ser pequena e portátil. É a Caddy- mig da Esab, muito melhor do que as Lincou. Na falta da Esab como segunda opção recomendo as máquinas da Bambozzy que tem mais regulagem que as que já foram citadas.
Titanium quando poder dê uma conferida no site dos fabricantes desses equipamentos. " As pequenas perigosas"
Mig Esab
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527740-fenix-uma-grande-aventura-esabcaddy-mig-c160i.jpg
Elétrodo revestido e tig da Bambozzi
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/527741-fenix-uma-grande-aventura-_g_produtos58062_foto.jpg
Mig, elétrodo e tig da Bambozzi, sua máquina Titanium é está!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527743&stc=1
Lauro meu amigo você que vai montar sua oficina esses brinquedos poderão ajudá-lo muito nos serviços

Rodrigo-ce
03/05/2016, 22:02
Grande Rodrigo!!!!!
Sua pagina eh sempre um prazer enorme visitar!!!!!!!
Parabéns de verdade por todas as informações sobre solda, aparelhos de soldar e os acessórios, assim que resolver algumas coisas eu vou partir para um equipamento meu!!!!!
To fazendo o possível para arrumar algo por ai e visitar a tua vtr, kkk
forte abraco!!!!!

Grande Lauro o prazer é meu em recebê-lo.
Aproveitei para responder sobre os equipamentos de soldagem no post 192. Essas são pau para toda obra, recomendo.
Caso você não possa vir por essas cercanias, qual quer hora que montar minha VTR farrei uma visita a sua área de proteção. Sou biólogo tenho comum interesse naquilo que tu proteges.
É bom vê-lo novamente.

Rodrigo-ce
07/07/2016, 15:11
Moçada saudações.
Estou querendo comprar um jogo de rodas de aço estilo Mangels 16x7 para usar com freios a disco (originais). Já procurei na maioria dos sites.
Esses dias encontrei no site da Rodobras um modelo parecido com o que estou querendo, mas surgiu uma dúvida com o offset.
PERGUNTO. É POSSÍVEL USAR FREIOS A DISCO NAS RODAS DA RODOBRAS COM OFFSET MENOS 18 ?

A chei esse modelo da rodobras bastante atraente.
Aro 16, Tala 7", 6 furos com furação 139,7 até ai tudo bem sei que é possível usar na band, mas quando chega na medida do offset (-18) gerou uma dúvida. Sei que todos usam offset (-25) com freios a disco. Será que da para usar freios a disco com esse offst (-18) das rodas da Rodobras.
532157

hercilio.neto
08/07/2016, 22:50
Eu acho que aro 16 com offset de -25 dá certo sim, mas não tenho certeza. O ideal é colocar uma roda para ver se pega na pinça, não dá pra arriscar de comprar pela internet sem testar.

Rodrigo-ce
09/07/2016, 12:19
Eu acho que aro 16 com offset de -25 dá certo sim, mas não tenho certeza. O ideal é colocar uma roda para ver se pega na pinça, não dá pra arriscar de comprar pela internet sem testar.

Hercilio tudo bem.
Encontrei algumas opções de roda com o pessoal da Marisco off road, quase todas são 16x7 com offset -25 e furação 6x 139,7. Estas eu sei que dá para usar com tranquilidade. Apesar do preço maior um pouco, vou terminar ficando com a deles.
Obrigado pela dica Hercilio.

Rodrigo-ce
21/08/2016, 21:03
Recuperação da capa flutuante.
Mangas de eixo devidamente torneadas (diâmetro das sedes dos rolamentos),
Desempeno da capa.
Furo da cunha de mola recuperado.
Local dos grampos de molas soldado e retificado.
Faltando apenas a pintura.
534779534780534781534784534785
534788534789534790534791534792
534793534795534797534799534800

fabiano r
22/08/2016, 08:50
Recuperação da capa flutuante.
Mangas de eixo devidamente torneadas (diâmetro das sedes dos rolamentos),
Desempeno da capa.
Furo da cunha de mola recuperado.
Local dos grampos de molas soldado e retificado.
Faltando apenas a pintura.
534779534780534781534784534785
534788534789534790534791534792
534793534795534797534799534800

Grande Rodrigo tudo bem meu amigo?
Por acaso você não pensa em spoar a band? Pensa bem se for o caso já deixa para soldar o suporte do feixe de molas em cima.

Grande abraço!

Rodrigo-ce
22/08/2016, 21:41
Grande Rodrigo tudo bem meu amigo?
Por acaso você não pensa em spoar a band? Pensa bem se for o caso já deixa para soldar o suporte do feixe de molas em cima.

Grande abraço!

Fala Fabiano! Espero que esteja tudo em paz contigo?
Para falar a verdade sei pouca coisa a respeito desse assunto (Spoa).
Vou estudar mais um pouco sobre esse up.
Grande abraço meu amigo.

titanium
23/08/2016, 08:22
Fala Fabiano! Espero que esteja tudo em paz contigo?
Para falar a verdade sei pouca coisa a respeito desse assunto (Spoa).
Vou estudar mais um pouco sobre esse up.
Grande abraço meu amigo.

Bom dia a todos!!

Salve Rodrigo! Tudo bem com você?
Por aqui tudo caminhando bem!

Fabiano, acho que SPOA para o Rodrigo não faz muito sentido.... posso estar enganado, mas me parece que ele deseja fazer uso mais suave da sua Band... mais estradeiro, nada de trilhas médias ou pesadas...

(apenas opinião pessoal) eu não faria SPOA (molas sobre o eixo) para uso rodoviário, pois não haverá a necessidade de colocar pneus maiores.

Mas que fica bonita, fica! rsrsrsrs..

Abração procês! :pular:

fabiano r
23/08/2016, 13:27
Bom dia a todos!!

Fabiano, acho que SPOA para o Rodrigo não faz muito sentido.... posso estar enganado, mas me parece que ele deseja fazer uso mais suave da sua Band... mais estradeiro, nada de trilhas médias ou pesadas...

(apenas opinião pessoal) eu não faria SPOA (molas sobre o eixo) para uso rodoviário, pois não haverá a necessidade de colocar pneus maiores.

Daniel tudo bem amigo?

Cara não por fazer trilhas pois eu também não faço mas se pensar em um pneu 35 já pega na lata fora que com spoa pode colocar jumelo bem pequeno e ainda tirar lamina de mola que fica mais alto e mais macia a suspensão! Vou colocar umas fotos no meu tópico ainda não tenho atualizadas, mas vou postar algumas. olha lá!

Abs, Fabiano r

titanium
23/08/2016, 19:04
Daniel tudo bem amigo?

Cara não por fazer trilhas pois eu também não faço mas se pensar em um pneu 35 já pega na lata fora que com spoa pode colocar jumelo bem pequeno e ainda tirar lamina de mola que fica mais alto e mais macia a suspensão! Vou colocar umas fotos no meu tópico ainda não tenho atualizadas, mas vou postar algumas. olha lá!

Abs, Fabiano r

Opa Fabiano! Beleza!?

Então... você tem toda razão...
O SPOA permite calçar pneus 35" sem ter que fazer lata..
Só acho (apenas acho) que a ideia do Rodrigo é algo bem light...
rsrsrsrs

Eu mesmo fui proibido de calçar pneus 35" na Lenda por que senão a dona patroa não conseguiria subir na viatura! kkkkkk
O Tounda, por outro lado, quando foi calçar os 35" optou por cortar a lata...

O que será que fica mais fácil e "barato"?
Tens ideia?

Acho que essa informação é muito relevante para os interessados em calçar pneus maiores... (EU SOU UM DELES! rsrsrs)
No dia que tiver uma Band só pra mim, pode apostar que vou calçar pneus maiores... aí enfrentarei esse dilema!

É isso ae! Vamo que vamo!

Abração!!

fabiano r
23/08/2016, 22:17
Opa Fabiano! Beleza!?

Então... você tem toda razão...
O SPOA permite calçar pneus 35" sem ter que fazer lata..
Só acho (apenas acho) que a ideia do Rodrigo é algo bem light...
rsrsrsrs

Eu mesmo fui proibido de calçar pneus 35" na Lenda por que senão a dona patroa não conseguiria subir na viatura! kkkkkk
O Tounda, por outro lado, quando foi calçar os 35" optou por cortar a lata...

O que será que fica mais fácil e "barato"?
Tens ideia?

Acho que essa informação é muito relevante para os interessados em calçar pneus maiores... (EU SOU UM DELES! rsrsrs)
No dia que tiver uma Band só pra mim, pode apostar que vou calçar pneus maiores... aí enfrentarei esse dilema!

É isso ae! Vamo que vamo!

Abração!!
Eu spoei somente a traseira e eu mesmo fiz, na dianteira coloquei um calço no suporte do feixe de molas se fizer so isso com certeza fica mais barato que cortar a lata. No caso do Tounda ele não pode spoar pois daí não passa no portão do prédio. Segundo ele se nao fosse isso ele já teria spoado. Daí cortando a lata coube os pneus maiores sem levantar a band.

Rodrigo-ce
23/08/2016, 22:54
Bom dia a todos!!

Grande Daniel é bom vê-lo por aqui.
Moçada o Daniel descreveu exatamente o que eu penso, minha band é comportada só anda com pneuzinho e a "trilha eu faço a pé"
Forte abraço moçada.

Marcelo Oyarzábal
26/08/2016, 10:34
E aí Rodrigo, que serviço caprichado hein.
Vi seus eixos e lembrei que vou ter que tirar o meu traseiro, pois a solda puxou um dos suportes do pino de centro e no teste do jeep o eixo ficou quase 1 cm pro lado.
Vai postando mais fotos por favor. E a escotilha, vai fazer tipo a do Defender?

fabiano r
26/08/2016, 13:31
Vi seus eixos e lembrei que vou ter que tirar o meu traseiro, pois a solda puxou um dos suportes do pino de centro e no teste do jeep o eixo ficou quase 1 cm pro lado.

para soldar o eixo tem que ser com mig e tem q soldar aos poucos uma camada fina em uma ponta depois a outra espera esfriar um pouco e faz a solda por cima de novo se não empena mesmo!

Marcelo Oyarzábal
26/08/2016, 17:48
para soldar o eixo tem que ser com mig e tem q soldar aos poucos uma camada fina em uma ponta depois a outra espera esfriar um pouco e faz a solda por cima de novo se não empena mesmo!

Fabiano, obrigado pela dica. Vou refazer os suportes, não vou mais usar o original por que o pino ta gasto e isso pode influenciar no eixo correr também. Vou seguir o que vc falou sobre a solda. Obrigado.

Rodrigo-ce
26/08/2016, 20:53

Grande Marcelo que honra você por aqui, admiro muito tuas reformas. Sempre dou uma olhada nas tuas postagens.
Esses dias eu termino o serviço do diferencial dianteiro que tem muitos detalhes e é bem parecido com o do teu jipe. Nesta peça tem muitas imagens de como foram feito os suportes de mola, os suportes da barra estabilizadora e as peças que serve para apoiar os grampos de molas.
A respeito da escotilha eu tenho pensado sim. Eu encontrei uma FJ 45 que tem duas iguais as dos DEF.
Obrigado pelos elogios, grande abraço.

Rodrigo-ce
26/08/2016, 21:27
Fabiano, obrigado pela dica. Vou refazer os suportes, não vou mais usar o original por que o pino ta gasto e isso pode influenciar no eixo correr também. Vou seguir o que vc falou sobre a solda. Obrigado.

É como o mestre Fabiano falou, tem que ir aos pouco nada de pressa. Para a peça não sair da posição.
1) Primeiro pontei os quatro cantos da peça.
2) Depois custura um lado, enquanto esfria custura a segunda peça, depois volta e termina a primeira.
3) Faça um chanfro em cada lado das peças para facilitar a penetração da solda, os chanfros ajudam a evitar o excesso de solda.
4) As peças devem estar 100% limpas, esmerilhe-as até o metal ficar brilhante esses detalhes ajudara na fusão.
Marcelo se você tiver MIG ou TIG vai melhor, mas caso não tenha dá para fazer com elétrodo revestido desde que tenha muito cuidado para evitar que empene tudo.
5) Caso empene: coloque a peça em um torno mecânico em baixa rotação, marque com um giz a parte mais alta do empeno.
Coloca a peça em uma prensa hidráulica grande com a parte marcada para cima. Prense, depois leva novamente ao torno para ver se diminuiu o empeno. Repete as operação até que o empeno acabe.

Marcelo Oyarzábal
27/08/2016, 08:49
Opa, boas dicas. Mas o eixo não empenou, o que puxou foi o suporte do pino de centro, onde senta a mola, mas vou aproveitar e fazer os dois traseiros novos, vou seguir as dicas de vcs.

Obrigado.

Marcelo Oyarzábal
27/08/2016, 08:50
Rodrigo, quem tem à venda as escotilhas e as dobradiças é o Juliano, muito sério e tem tudo pra Defender. Pode ter algo que sirva pra sua adaptação.

Segue contato: 049 8831-6470 mas chora por que ele sai com o preço lá em cima.

Um abração

Rodrigo-ce
27/08/2016, 22:13
Rodrigo, quem tem à venda as escotilhas e as dobradiças é o Juliano, muito sério e tem tudo pra Defender. Pode ter algo que sirva pra sua adaptação.

Segue contato: 049 8831-6470 mas chora por que ele sai com o preço lá em cima.

Um abração

Obrigado pela dica.

Maggion
29/08/2016, 08:41
Acompanhando

jacildo santana
30/08/2016, 22:51
Passando pra assinar o ponto

Rodrigo-ce
31/08/2016, 20:55
Detalhe passo a passo da recuperação de um diferencial dianteiro.
Este diferencial achei em um ferro velho no dia que fui comprar a barra estabilizadora. Resolvi ficar com o conjunto completo pois o mesmo era moderno.
Quando chegou ele era assim.
53528453528553528653528753528853528953529053529153 5292535293535294535295535296535297535298

Rodrigo-ce
31/08/2016, 21:25
Começo da recuperação e da confecção dos componentes do diferencial.
53529953530153530253530353530453530553530653530753 5310535311535312535313535315535316535317535318

Marcelo Oyarzábal
31/08/2016, 21:38
Serviço de artista! Monta uma oficina aí na sua região que vai ganhar dinheiro!

Rodrigo-ce
31/08/2016, 21:52
continuação, hora de ver como ficou no diferencial.
53531953532053532153532253532353532453532553532653 53285353295353315353335353345353365353375353395353 40535344535342535345

Rodrigo-ce
31/08/2016, 22:35
continuação.
53534653534753534953535253535453535553535653535853 5359535360535362535364535365535365535366
535368535369535370

Rodrigo-ce
31/08/2016, 22:50
continuação.
53534653534753534953535253535453535553535653535853 5359535360535362535364535365535365535366
535368535369535370

Rodrigo-ce
31/08/2016, 22:59
Agora é só preparar para pintura e montagem.
535377

Rodrigo-ce
31/08/2016, 23:08
Serviço de artista! Monta uma oficina aí na sua região que vai ganhar dinheiro!

Não sou ligado ao dinheiro, sei que até preciso dele mas...

jacildo santana
31/08/2016, 23:40
[QUOTE=Rodrigo-ce;2390682]Agora é só preparar para pintura e montagem.
535377[/Q

UOTE]Rapaz
Eu costumo dizer q so trabalha quem tem ferramenta.
uma capa q tava "jogada" agora novinha é um belo trabalho,parabensssss.

Rodrigo,voçe relatou no começo do seu tópico o problema com os parafusos do braço motor um dos grandes problemas das bands aqui na oficina aparece muitos assim e uma coisa q costuma ser feito é um suporte pra dimensionar o peso .
Creio q voçe ja esteja pensando nisso ,hoje veio um colega aqui e lembrei de voçe tirei umas fotos.Da uma analisada.
535378535379

Outra coisa é em relação ao suporte do alternador agora do vectra ,eu tambem vou usar um me parece q do mesmo e no meu caso vamos usar suporte do toyota 1111 aqueles bem antigos voçe só precisa reabrir os furos é quase plug & play
535380se por ventura lhe servir eu devo ter outros.

Vamo nos falando.

Fica com DEUS.

Marcelo Oyarzábal
01/09/2016, 12:25
Ok, mas o público off roda precisa desse tipo de serviço, não tem muitas opções de oficina com essa preparação profissional.

titanium
01/09/2016, 16:04
Ok, mas o público off roda precisa desse tipo de serviço, não tem muitas opções de oficina com essa preparação profissional.

De fato!
há um nicho de mercado para adaptações offroad.
as oficinas comuns não querem pegar esse tipo de serviço, pois exige um nível de conhecimento absurdamente alto!

Em tempo, parabens pelo capricho Rodrigo! É MUITO BOM ver esse material de primeiríssima qualidade!
Seu tópico é uma verdadeira Enciclopédia!

:palmas:

Abração!

Rodrigo-ce
01/09/2016, 23:15
De fato!
há um nicho de mercado para adaptações offroad.
as oficinas comuns não querem pegar esse tipo de serviço, pois exige um nível de conhecimento absurdamente alto!

Em tempo, parabens pelo capricho Rodrigo! É MUITO BOM ver esse material de primeiríssima qualidade!
Seu tópico é uma verdadeira Enciclopédia!

:palmas:

Abração!

Daniel e Marcelo em um ponto eu concordo com vocês, que são pouquíssimas oficinas que faz esse tipo de serviço. As que eu conheço estão bem longe, em lugares como São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.
Mas aqui em Fortaleza não existe entendimento entre os colegas do off road. Cada um acha que sabe de tudo e que não precisa de ninguém.
Particularmente eu não quero acordo com eles. Já conversei com um, visitei a band na oficina de outro e dei dica, orientei outro. Em fim fiz tudo que podia para ajudar todos que conheci. Não me deram nem atenção porque cada uma achava que sabia tudo de band. Resumindo lavei as mão com a turma das band de Fortaleza.
Em outra palavras aqui não existe relação de amizade e sim de posses. Eu tenho, eu compro, eu mando fazer. Os trilheiros daqui não são agrupados porque tem uma viatura para à trilha e sim porque pertence a classe A ou classe B. O dinheiro é quem manda no coleguismos.
.
De mecânico para mecânico o papo é outro porque não existe a questão do dinheiro na joga. É simplesmente uma questão de troca de conhecimentos, cada um respeita o que o outro sabe.

Só há valorização em serviços como o que fiz quando o jipeiro é o próprio mecânico do jipe que sabe das necessidades de boas adaptações para a viatura. A maioria dos donos de band que eu conheço da minha região não sabem nem pregar uma prego na parede. quem dirá valorizar um serviço.
Eles dão graças a deus existir os dois mecânicos que eu citei,, porque eles jogam a viatura lá vão para casa dormir e depois os mecânicas ligam informando o valor da conta e dos serviços. Não considero esse pessoal jipeiro, vejo eles como meros condutores de veículos 4x4.
Esse é o motivo pelo qual não faço serviços particulares.
Postei as imagens para ajuda aqueles colegas que estão reformando suas viaturas e não tem nem um ponto de partida por onde começar. Esses sim sabem o real valor dessas postagens.

Rodrigo-ce
01/09/2016, 23:27
Colega obrigado pelas imagens.
Para resolver o problema da minha vou montar 4 suportes para o motor. Dois são os originais e os outro sobressalente será fixado na capa seca. Com esse mecanismo permite retirar o cambio sem que o motor venha a baixo, do mesmo jeito se tirar o motor o cambio continua no mesmo lugar sem aquela preocupação de ficar colocando escorra para segurar uma dessas peças.
Qualquer coisa estou aqui grande abraço

titanium
02/09/2016, 08:27
Daniel e Marcelo em um ponto eu concordo com vocês, que são pouquíssimas oficinas que faz esse tipo de serviço. As que eu conheço estão bem longe, em lugares como São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.
Mas aqui em Fortaleza não existe entendimento entre os colegas do off road. Cada um acha que sabe de tudo e que não precisa de ninguém.
Particularmente eu não quero acordo com eles. Já conversei com um, visitei a band na oficina de outro e dei dica, orientei outro. Em fim fiz tudo que podia para ajudar todos que conheci. Não me deram nem atenção porque cada uma achava que sabia tudo de band. Resumindo lavei as mão com a turma das band de Fortaleza.
Em outra palavras aqui não existe relação de amizade e sim de posses. Eu tenho, eu compro, eu mando fazer. Os trilheiros daqui não são agrupados porque tem uma viatura para à trilha e sim porque pertence a classe A ou classe B. O dinheiro é quem manda no coleguismos.
.
De mecânico para mecânico o papo é outro porque não existe a questão do dinheiro na joga. É simplesmente uma questão de troca de conhecimentos, cada um respeita o que o outro sabe.

Só há valorização em serviços como o que fiz quando o jipeiro é o próprio mecânico do jipe que sabe das necessidades de boas adaptações para a viatura. A maioria dos donos de band que eu conheço da minha região não sabem nem pregar uma prego na parede. quem dirá valorizar um serviço.
Eles dão graças a deus existir os dois mecânicos que eu citei,, porque eles jogam a viatura lá vão para casa dormir e depois os mecânicas ligam informando o valor da conta e dos serviços. Não considero esse pessoal jipeiro, vejo eles como meros condutores de veículos 4x4.
Esse é o motivo pelo qual não faço serviços particulares.
Postei as imagens para ajuda aqueles colegas que estão reformando suas viaturas e não tem nem um ponto de partida por onde começar. Esses sim sabem o real valor dessas postagens.

Grande Rodrigo!

Você tem razão... muitos são apenas proprietários e condutores de veículos dotados de tração 4x4... não têm o "Espírito Jipeiro" de ajudar ao próximo, de curtir e preservar a natureza, de cuidar de sua viatura como se da "família" fosse...

De fato tem muita gente assim, infelizmente..
Mas uma coisa te garanto! Nem todo mundo está no mesmo nível da escala de amadurecimento... alguns ainda terão que caminhar (acertar e errar) bastante para ir evoluindo...

Temos de ter paciência! rsrsrs

Mas o que é "de lascar", na minha opinião, é ver aqueles "cabras" que julgam seu jipe o melhor de todos e que nenhum é melhor...
kkkkkkkkkkkkkkkkk

Esse tipo de gente costuma me deixar "boquiaberto".
rsrsrs

Ah! E tem gente que sabe valorizar um bom serviço de upgrade!
São poucos, mas tem! kkkkkkk

O fato é: um serviço bem feito SAI CARO!!
Por isso existem poucas oficinas de adaptação... é um serviço que exige muito conhecimento... e mesmo assim, passível de erros e daquele processo de melhoria e correções quando o serviço fica pronto.
Tem que ter dinheiro e paciência para pagar por esse tipo de serviço.

Mas vamo que vamo!

Abração! :pipoca:

fabiano r
02/09/2016, 08:40
Rodrigo eu só tenho uma coisa para te dizer!

Meu amigo TÚ É FODAAAA!

PARABÉNS FÉRA!

Abs, Fabiano r

Rodrigo-ce
02/09/2016, 20:57
Rodrigo eu só tenho uma coisa para te dizer!

Meu amigo TÚ É FODAAAA!

PARABÉNS FÉRA!

Abs, Fabiano r

Fabiano sou apenas mais um contribuinte de idéias.
Nós vamos aprendendo um com outro. Por exemplo estou aprendendo contigo a Spoar a band.
Grande abraço meu amigo.

Rodrigo-ce
02/09/2016, 21:12
Titanium vamo que vamo pra frente que a gente chega lá
Vou prometer ser mais paciente com a moçada.
Eu mesmo passei por esse problema que você citou sobre oficinas.
Levei o diferencial traseiro para a tornearia de um amigo, ele soldou as sede dos rolamentos e quando foi tornear percebeu que estava empenado e não conseguiu fazer o serviço.
Tive que levar a peça para uma tornearia especializada em caminhões ( aqui agente considera esse pessoal mão grossa)
Resultado o cara desempenou e em dois dias me entregou pronto. Só achei ruim porque eles colocaram as medidas das sedes dos rolamentos sem micrômetro, mas dá para passar.
Grande abraço meu amigo e obrigado pela força.

fabiano r
05/09/2016, 07:40
Fabiano sou apenas mais um contribuinte de idéias.
Nós vamos aprendendo um com outro. Por exemplo estou aprendendo contigo a Spoar a band.
Grande abraço meu amigo.

Má eu não sei nada! :news-coffee:

Rodrigo-ce
05/09/2016, 23:38
Má eu não sei nada! :news-coffee:

É agente sempre responde isso para melhor passar HEHEHE.

titanium
06/09/2016, 07:29
É agente sempre responde isso para melhor passar HEHEHE.

hehehe... o Fabiano é humilde!
Esse fórum tem muita gente fera!

Aprendo diariamente muita coisa por aqui...

Abração turma! :torcendo:

fabiano r
06/09/2016, 17:34
Mas falando sério mesmo, sou iniciante todo dia a gente aprende alguma coisa e contribui com o pouco que sabe!

Um grande abraço para vocês!

Fabiano

Rodrigo-ce
07/09/2016, 20:39
A grande vantagem de ter uma oficina em casa é você acordar, tomar café, abrir uma porta dar alguns passos e já está no setor de solda, andar mais um pouco e chegar no setor de pintura, continuar caminhando chegar na parte de montagem. Caso não queira trabalhar volta por onde veio e vai ouvir música.
Algumas ferramentas do meu setor de pintura.
- Peneira para limpar impureza da tinta.
- Copo para diluição.
- Hélice de batedeira para misturar os produtos.
- Pistola HVLP com dois bicos 1,4 e 2,0 mm.
- Compressor.
535761

535762

Para substituir o vermelho terra fosco foi usado o marrom conhaque 1975 da Ford com aditivo fosqueante, fabricante Lazzuril. O resultado foi melhor do que o esperado.
Fica a dica para os que vão militarizar a viatura e não conseguiu encontrar a cor padrão.
535763

jacildo santana
08/09/2016, 21:19
A grande vantagem de ter uma oficina em casa é você acordar, tomar café, abrir uma porta dar alguns passos e já está no setor de solda, andar mais um pouco e chegar no setor de pintura, continuar caminhando chegar na parte de montagem. Caso não queira trabalhar volta por onde veio e vai ouvir música.
Algumas ferramentas do meu setor de pintura.
- Peneira para limpar impureza da tinta.
- Copo para diluição.
- Hélice de batedeira para misturar os produtos.
- Pistola HVLP com dois bicos 1,4 e 2,0 mm.
- Compressor.
535761

535762

Para substituir o vermelho terra fosco foi usado o marrom conhaque 1975 da Ford com aditivo fosqueante, fabricante Lazzuril. O resultado foi melhor do que o esperado.
Fica a dica para os que vão militarizar a viatura e não conseguiu encontrar a cor padrão.
535763

Rodrigo meu velho.
Já tinha costume de pintar ou tá começando agora?

No final desta empreitada vai ter diploma sobrando,kkkk

fica na PAZ.

Rodrigo-ce
09/09/2016, 20:59
Rodrigo meu velho.
Já tinha costume de pintar ou tá começando agora?

No final desta empreitada vai ter diploma sobrando,kkkk

fica na PAZ.

Jacildo para ser sincero só sei pintar o sete. Aprendi no you tube.
Fiz um teste no portão de casa. Continuo seguindo, acho que deu certo pelo resultado das peças.

jacildo santana
09/09/2016, 22:23
Jacildo para ser sincero só sei pintar o sete. Aprendi no you tube.
Fiz um teste no portão de casa. Continuo seguindo, acho que deu certo pelo resultado das peças.

Rapaz faz muito tempo q temos essa oficina.
Mas só agora eu inventei ,pra tentar agilizar o serviço as vezes a tinta
escorre ai tem q lixar kkkkkk, mas eu chego lá.

Mas por enquanto só vou de chassi e motor, pra mim tá de bom tamanho kkkk

Fica na PAZ
vamo q vamo

Rodrigo-ce
06/10/2016, 20:40
Preparação dos feixes de molas.

As molas foram embuchadas com buchas sob medida de bronze TM-23 para trabalhar com os jumelos do MB 1113.
537172

Primer e PU nas molas.
537173537174

Para evitar a musicalidade dos feixes usei borracha lonada de 1/8". As fitas de mola dos carros da Fiat são muito fraquinhas para resistir ao peso da band. Vou ver oque dá com essas tiras de borracha lonada.

537175537176537177537179537180

jacildo santana
06/10/2016, 21:26

As molas foram embuchadas com buchas sob medida de bronze TM-23 para trabalhar com os jumelos do MB 1113.
537172

Primer e PU nas molas.
537173537174

Para evitar a musicalidade dos feixes usei borracha lonada de 1/8". As fitas de mola dos carros da Fiat são muito fraquinhas para resistir ao peso da band. Vou ver oque dá com essas tiras de borracha lonada.

Grande Rodrigo....

Emfim boas novas!

Belo trabalho , muito melhor essas lonas, de fato as do fiat não aguentariam muito tempo.

Vamo q vamo

Abraçs

Rodrigo-ce
06/10/2016, 22:42
Grande Rodrigo....

Emfim boas novas!

Belo trabalho , muito melhor essas lonas, de fato as do fiat não aguentariam muito tempo.

Vamo q vamo

Abraçs

Valeu Jacildo.

titanium
07/10/2016, 07:20

537172

Primer e PU nas molas.
537173537174

Mestre Rodrigo, excelente serviço heim!?!? :palmas:

Já pensou em jogar um grafite entre a borracha e o metal?
Ou talvez uma graxa.... ?

Vai ficar igualzinho um Landau, sua Nave, meu amigo!
Extremamente confortável e sem ruídos! Bacana!

Abraços!

hercilio.neto
07/10/2016, 09:06

Rodrigo,
Pode ser que eu esteja escrevendo uma bobagem, mas para mim é intuitivo que o atrito entre as molas deixa a suspensão mais rígida.
Creio que a utilização de fitas e pastilhas de nylon ou espaçadores de metal tem a finalidade diminuir o atrito, favorecendo o movimento das lâminas.
Nesse caso, utilizando borracha o efeito seria o contrário disso.

Rodrigo-ce
07/10/2016, 20:10
Mestre Rodrigo, excelente serviço heim!?!? :palmas:

Já pensou em jogar um grafite entre a borracha e o metal?
Ou talvez uma graxa.... ?

Vai ficar igualzinho um Landau, sua Nave, meu amigo!
Extremamente confortável e sem ruídos! Bacana!

Abraços!

Valeu pelo apoio e pela idéia, vou pensar no que tu falaste.

Rodrigo-ce
07/10/2016, 20:23
Rodrigo,
Pode ser que eu esteja escrevendo uma bobagem, mas para mim é intuitivo que o atrito entre as molas deixa a suspensão mais rígida.
Creio que a utilização de fitas e pastilhas de nylon ou espaçadores de metal tem a finalidade diminuir o atrito, favorecendo o movimento das lâminas.
Nesse caso, utilizando borracha o efeito seria o contrário disso.

Hercílio eu creio que você tenha toda razão. Pessoalmente eu nunca vi band com esse sistema, porém só vou poder dar um parecer quando terminar a band.
Onde eu moro as ruas são calçadas com pedras, quando eu passava com a band pelo calçamento a sensação era de viajar em uma grande britadeira.
Assim que tiver um parâmetro a respeito do assunto eu posto o resultado.

titanium
17/10/2016, 20:57
Salve salve!

Eu acho que vale a tentativa!
Faz pequenos rebaixos na borracha (ou mesmo furos) de modo que consiga colocar graxa grafitada (como a molycote ) entre elas..

Mas realmente acho que ficará muito bom, muito macio e silencioso...

Acompanhando... :pipoca:

Abração!!

Rodrigo-ce
18/10/2016, 12:42
Preparação para receber os suportes de mola do BM 1113 (jumelos + algemas)

O primeiro passo foi pensar na melhor solução para colocar as algemas sem atrapalhar a numeração do chassi.
A grande vantagem das algemas do MB 1113 é o fato delas serem simétricas. Pode ser montadas para dentro ou para fora da longarina que não altera a distância das furações. Usando dessa vantagem resolve criar um suporte que recebesse o conjunto todo usando as mesmas furações dos longarinas.

1) Montagem no local para tirar as medidas.
537805537806537807537808537809

2) Gabarito para cortar a chapa e confeccionar os suportes.
537811537812537814537813

3) Hora de traçar as furações.
537810537815537816537817

4) Suporte montado e parafusado. Ficou faltando apenas a furação do parachoque, que ficará para outra etapa.
537818537819537820537821537822537823537824

fabiano r
18/10/2016, 13:12
Preparação para receber os suportes de mola do BM 1113 (jumelos + algemas)

O primeiro passo foi pensar na melhor solução para colocar as algemas sem atrapalhar a numeração do chassi.
A grande vantagem das algemas do MB 1113 é o fato delas serem simétricas. Pode ser montadas para dentro ou para fora da longarina que não altera a distância das furações. Usando dessa vantagem resolve criar um suporte que recebesse o conjunto todo usando as mesmas furações dos longarinas.

1) Montagem no local para tirar as medidas.
537805537806537807537808537809

2) Gabarito para cortar a chapa e confeccionar os suportes.
537811537812537814537813

3) Hora de traçar as furações.
537810537815537816537817

4) Suporte montado e parafusado. Ficou faltando apenas a furação do parachoque, que ficará para outra etapa.
537818537819537820537821537822537823537824

Mazaaa, agora vai que vai!

Rodrigo-ce
18/10/2016, 21:11
Salve salve!

Eu acho que vale a tentativa!
Faz pequenos rebaixos na borracha (ou mesmo furos) de modo que consiga colocar graxa grafitada (como a molycote ) entre elas..

Mas realmente acho que ficará muito bom, muito macio e silencioso...

Acompanhando... :pipoca:

Abração!!

Já guardei suas dicas. Forte abraço.