Ver Versão Completa : Sw4 2008 turbina assobiando!
Bom dia galera! sou novo aqui no fórum e recentemente comprei uma sw4 2008 automatica 3.0 4x4, peguei ela de um cliente de confiança a viatura tem boa procedencia, noto que em marcha baixa 1º 2º acelerando, a turbina dela assobia legal, um amigo mecanico me disse que isso nao é normal da turbina assobiar, que teria que fazer reparos nelas ou mesmo troca-la, pois ela assobia assim porque a borboleta deve pegar no corpo da turbina, disse ele. coooomo sou novo no assunto de sw gostaria de saber informações dos amigos, não sei se a turbina dela é eletronica ou não. tenho uma f250 6cc diesel que ta com 560 mil km e nuuunca fiz ou mexi na turbina dela. a sw esta com 160 mil km. obrigado a todos.
Jacques Campos Fernandes
26/03/2015, 21:19
Amigo, creio que seja normal, pois sempre vi as Hilux e SW4 dando um assobio na turbina, que eu até acho bonito.
mas como sou novo no fórum, vamos aguardar os mais experientes falarem.
Abracos
Drauzio.Macedo
28/02/2016, 10:27
Tambem estou com o mesmo problema, a SW4 esta com 200 mil km e a turbina começou a assobiar. até encomoda um pouco.
Abri as mangueiras e apresenta um pouco de oleo, bem pouco.
Nao acende luz da injeção e nao corta a aceleração como li em outros forum, mas ta encomodando o assobio.
Alguem já passou por isso ?
Gostaria de opiniões ?
Obrigado
Drauzio.Macedo
28/02/2016, 10:33
Rmattos, resolveu seu problema ?
O que era ?
Arildo MT
28/02/2016, 14:23
Só uma historia, pode não ter nada a ver, quando trabalhava como operador de usina, havia motor scania 113 eu acho, trabalhavam 24 com boma aberta, turbo, inter cooler, rpm no maximo do maximo, eram montados sobre chassis, quando ligava/desligava a carga fazia uma gangorra balançando lateralmente, plena carga nos horarios de pico, ficava vermelho como brasa o coletor de exaustão, turbina, escape, podia acender cigaro neles, quando começava a assoviar, avisava o supervisor, ''não davam bola'', + uns 10, 20, 30 dias estourava a turbina, jogava oleo, saia uma lavareda de 02, 03 metros pelo escape, não dispara a rpm, porque não tinha como girar mais com aquela carga toda e turbina estourada, erá um piseiro feio de se ver e chegar lá perto pra desligar, é claro que em um carro se assovio for sinal de desgaste, vai demorar muito mais pra abrir o bico de vez.
Drauzio.Macedo
28/02/2016, 17:31
Arildo obrigado
À história faz sentido é um sinal antes de estouras, tomara que demore muito para acontecer isso com a Hilux kkkkkk
Hoje cedo desmontei quase tudo....
Tirei o intercooler mangueiras é parte da turbina !!!
Não encontrei nada tão visível
O intercooler tem um pouco de óleo mas não chega a escorrer
As mangueiras perfeitas
O mais estranho que o eixo da turbina não tem quase nenhuma folga é difícil de uma folga muito pequena, coisa de décimos de mm
E agora o tá fazendo ela assoviar tanto ????
Não desmontei a tubulação do óleo para ver se algo está entupido
Meu pai estava junto e depois de montar tudo e funcionar ele me perguntou "será que não é falta de óleo" !!! Aí ficou a dúvida
Quando virei o eixo da turbina com a mão não está tão livre assim tinha um peso para virar mais ou menos de retentores ou alguma vedação segurando.
Quem conhece por favor sabe me dizer se tem que virar livre tipo um rolamento
Vc da um impulso e ela fica virando ou dá algumas voltas
Por favor que sabe essa informação vai me ajudar muito
Obrigado e abraço a todos
Arildo obrigado
À história faz sentido é um sinal antes de estouras, tomara que demore muito para acontecer isso com a Hilux kkkkkk
Hoje cedo desmontei quase tudo....
Tirei o intercooler mangueiras é parte da turbina !!!
Não encontrei nada tão visível
O intercooler tem um pouco de óleo mas não chega a escorrer
As mangueiras perfeitas
O mais estranho que o eixo da turbina não tem quase nenhuma folga é difícil de uma folga muito pequena, coisa de décimos de mm
E agora o tá fazendo ela assoviar tanto ????
Não desmontei a tubulação do óleo para ver se algo está entupido
Meu pai estava junto e depois de montar tudo e funcionar ele me perguntou "será que não é falta de óleo" !!! Aí ficou a dúvida
Quando virei o eixo da turbina com a mão não está tão livre assim tinha um peso para virar mais ou menos de retentores ou alguma vedação segurando.
Quem conhece por favor sabe me dizer se tem que virar livre tipo um rolamento
Vc da um impulso e ela fica virando ou dá algumas voltas
Por favor que sabe essa informação vai me ajudar muito
Obrigado e abraço a todos
olha, vou contar mais uma historia.. um amigo meu tinha uma F250 maxpower 4x4 2007, deu mesmo sintomas na dele, assobiando parecendo turbina quando acelerava, tudo indicava ser turbina, levou em mecanicos e os mecanicos averiguaram tudo e nao era turbina, ele chegou pedir 1 kit de turbina completo na representante cummins, R$2.500 pra testar, veio a turbina errada e por essa sorte um torneiro viu onde era o problema, a junta do coletor de escape estava queimada e estava vazando, dali do vazamento que saia esse assobio de turbina, realmente eu andei na camioneta e é identico o barulho, ate legal porem enjoativo..
depois ele trocou de camionete e a outra picape 2013 dele tambem deu mesmo problema, ele ja sabia a principal suspeita ja levou na CCS e mandou averiguar e trocar..
da uma verificada na junta do coletor, se tem alguma parte que esta manchado de fumaça algo assim, é bem provavel que seja esse probleminha ja que vc nao encontrou problema na turbina
Drauzio.Macedo
29/02/2016, 20:29
olha, vou contar mais uma historia.. um amigo meu tinha uma F250 maxpower 4x4 2007, deu mesmo sintomas na dele, assobiando parecendo turbina quando acelerava, tudo indicava ser turbina, levou em mecanicos e os mecanicos averiguaram tudo e nao era turbina, ele chegou pedir 1 kit de turbina completo na representante cummins, R$2.500 pra testar, veio a turbina errada e por essa sorte um torneiro viu onde era o problema, a junta do coletor de escape estava queimada e estava vazando, dali do vazamento que saia esse assobio de turbina, realmente eu andei na camioneta e é identico o barulho, ate legal porem enjoativo..
depois ele trocou de camionete e a outra picape 2013 dele tambem deu mesmo problema, ele ja sabia a principal suspeita ja levou na CCS e mandou averiguar e trocar..
da uma verificada na junta do coletor, se tem alguma parte que esta manchado de fumaça algo assim, é bem provavel que seja esse probleminha ja que vc nao encontrou problema na turbina
laramie obrigado pela historia
quando desmontei parte da turbina vi uma marca de fumaça pequena no coletor :semideia até passou pela minha cabeça, mas nao dei importancia....rs
achei que aquilo nao podia fazer o barulho, agora lendo sua historia.....ai faz sentido.
Final de semana vou trocar a junta, até me animei kkkk
ai posto aqui o resultado
isso mostra a importacia do forum, troca de informação
Obrigado
laramie obrigado pela historia
quando desmontei parte da turbina vi uma marca de fumaça pequena no coletor :semideia até passou pela minha cabeça, mas nao dei importancia....rs
achei que aquilo nao podia fazer o barulho, agora lendo sua historia.....ai faz sentido.
Final de semana vou trocar a junta, até me animei kkkk
ai posto aqui o resultado
isso mostra a importacia do forum, troca de informação
Obrigado
Comenta a soluçao pra gnt, as vezes alguem precisa futuramente.
Drauzio.Macedo
05/03/2016, 21:21
Comenta a soluçao pra gnt, as vezes alguem precisa futuramente.
Esse final de semana nao deu pra mexer, mas assim que resolver posto com certeza...
Esse final de semana nao deu pra mexer, mas assim que resolver posto com certeza...
Dráuzio e então já conseguiu ver a questão do assobio?
É que estou em negociação com uma Hilux que quando ligou fria saiu uma certa quantidade de fumaça branca e tinha um assovio bem alto da turbina. Ao andar com o carro, vidros fechados e ar ligado não se ouvia mais nenhum barulho.
Como termina sua história? obg
Süpptitz
10/04/2016, 11:32
Tenho uma SW4 do mesmo ano que a sua e aconteceu a mesma coisa. Começou a assoviar em lenta e após rodar mais uns 300 km, pifou, virou uma sirene de polícia e então parou, perdendo toda a força do motor.
A turbina é eletrônica sim e o que deve estar com problema é a parte fria. Você pode mandar consertar ela agora e talvez não precise trocar o eixo. Se precisar, eu posso lhe passar o nome e endereço de uma empresa em São Paulo que é confiável. Lembrando que uma nova custa mais de R$ 7.000,00.
Abraços. Tadeu
Tenho uma SW4 do mesmo ano que a sua e aconteceu a mesma coisa. Começou a assoviar em lenta e após rodar mais uns 300 km, pifou, virou uma sirene de polícia e então parou, perdendo toda a força do motor.
A turbina é eletrônica sim e o que deve estar com problema é a parte fria. Você pode mandar consertar ela agora e talvez não precise trocar o eixo. Se precisar, eu posso lhe passar o nome e endereço de uma empresa em São Paulo que é confiável. Lembrando que uma nova custa mais de R$ 7.000,00.
Abraços. Tadeu
Obg Supptitz, eu fiquei cabreiro e desisti da negociação mesmo o carro parecendo muito nova.
Valeu
sadyventorini
09/09/2016, 11:33
Bom dia tenho uma srv 2010/11 e mandei fazer a revisão me informaram que estava o intercooler furado dae troquei e após isso ela começou a assobiar e se piso no fundo ela entra em proteção !!!! A caminhonete estava perfeita !!! Dois na Toyota ligaram dizendo que o módulo do motor pifou!! Quase desmaiei!!! Nao fiz ainda poos não estou convencido que um módulo possam quimar do nada depois da troca intercooler !! Hoje levei em um autorizado bosh que faz disel, ele andou comigo e me disse que é no turbo e que custa em torno de 500 reais!! Bom segunda levarei lá e se deus quiser de certo !!! Vou postar o resultado mas um defeito muito difícil de encontrar!!
Abrs a TDs!!!
Drauzio.Macedo
04/11/2016, 07:33
Olá pessoal
Troquei a turbina e todas juntas possíveis, coletores, intercoler e ficou outra Hilux.
Bem mais potente, sem assobio e até a fumaça sumiu, valeu apena muito
Abraço a todos
Engels Kbça
09/11/2016, 21:03
Bom dia galera! sou novo aqui no fórum e recentemente comprei uma sw4 2008 automatica 3.0 4x4, peguei ela de um cliente de confiança a viatura tem boa procedencia, noto que em marcha baixa 1º 2º acelerando, a turbina dela assobia legal, um amigo mecanico me disse que isso nao é normal da turbina assobiar, que teria que fazer reparos nelas ou mesmo troca-la, pois ela assobia assim porque a borboleta deve pegar no corpo da turbina, disse ele. coooomo sou novo no assunto de sw gostaria de saber informações dos amigos, não sei se a turbina dela é eletronica ou não. tenho uma f250 6cc diesel que ta com 560 mil km e nuuunca fiz ou mexi na turbina dela. a sw esta com 160 mil km. obrigado a todos.
Está usando algum chip ?? :pensativo:
TonhoSala
03/12/2016, 16:55
Minha sw4 2001 estava assobiando e eu não liguei pra isso. Até que um dia quebrou o escapamento logo na saída da turbina. Mandei soldar e parou o assobio.
Resumindo o assobio era vazamento pela rachadura.
539957
Boa noite amigos, ontem a minha SW4 começou a fazer um barulho tipo assobio, gravei um video pra que vcs deem uma olhada nesse barulho ( o video esta no meu celular, como faco para posta-lo aqui ), fui no mecânico hoje, ele me disse que o problema é da turbina, e que, futuramente terei que troca-la, me disse que de 2 a 3 anos, o que ocorreu, de acordo ele, é que a impureza e sujeira do nosso diesel, fez com que a turbina desse esse problema, ele me disse que uma turbina original custa em torno de 11 mil, uma paralela 7 mil, e , uma recondicionada 3 mil
Espero que não seja a turbina como eu vi relatos aqui nesse tópico
Abs
boa tarde conseguiu ver o que era a minha esta com mesmo problema ??
broadcast33
15/01/2021, 21:22
Passando só pra contar minha história: Tenho 2 SW4, uma 2006 com 184mil e uma 2008 com 73mil rodados, as 2 com barulho de flauta na turbina. Achava estranho, pois a 2006 subiu o barulho subitamente. Fui investigar e achei o filtro de sensor da pressão do turbo meio entupido, troquei e o barulho de flauta foi embora, diminuiu muito se tornando o que considero normal. Fui investigar na 2008 e para minha surpresa o filtrinho estava rachado, colei ele com bonder e já comprei um novo pra trocar, o barulho de flauta se foi também. Esse filtrinho ou entupido ou rachado, faz com que o sensor trabalhe "pensando" que a pressão é menor e corrige as palhetas pra aumentar. Acredito que pelo fato da turbina ser TGV, algum fator faz o assobio aumentar, acredito eu por aumento da pressão no turbo, pois a leitura do sensor sente que está baixa...Vou ver agora questão de consumo, se houve alteração. Abraço a todos
broadcast33
15/01/2021, 21:29
Passando só pra contar minha história: Tenho 2 SW4, uma 2006 com 184mil e uma 2008 com 73mil rodados, as 2 com barulho de flauta na turbina. Achava estranho, pois a 2006 subiu o barulho subitamente. Fui investigar e achei o filtro de sensor da pressão do turbo meio entupido, troquei e o barulho de flauta foi embora, diminuiu muito se tornando o que considero normal. Fui investigar na 2008 e para minha surpresa o filtrinho estava rachado, colei ele com bonder e já comprei um novo pra trocar, o barulho de flauta se foi também. Esse filtrinho ou entupido ou rachado, faz com que o sensor trabalhe com pressão menor. Acredito que pelo fato da turbina ser TGV, algum fator faz o assobio aumentar, acredito eu por aumento da pressão no turbo, pois a leitura do sensor é que está baixa...Vou ver agora questão de consumo, se houve alteração. Abraço a todos