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Sócrates Dantas
02/03/2015, 01:24
Estou com um probleminha chato, a rotação elevada da marcha lenta, em torno de 1100 rpm e com o ar ligado 1400 rpm mais ou menos.
O consumo está 5km/l na cidade com ac ligado, antes era 6.5 - 7km/l.
Essa camioneta ficou 3 anos parada, virabrequim trincado, fiz agora o motor, sou 2 dono e está com 180k rodados.
Aqui onde moro não conhecem bem a máquina.
Desliguei o sensor, a luz check acende, fica em torno de 650 rpm, porém a dirigibilidade fica desconfortável, tipo com freio-motor mais forte e dá tranco no cardam qdo tira o pé e retoma a aceleração.

Abs

OliverThies
02/03/2015, 07:13
Pode ser mangueiras de vácuo rasgadas ou ligadas da forma errada.
EGr tbm deixa a rotação mais alta.
Mas acredito ser simples de resolver.

r0d
02/03/2015, 09:12
O problema aparenta estar nas mangueiras de vácuo.

Existe um adesivo dentro do capo com o diagrama de ligações dela.

Se não tiver, dê uma olhada nesses:

http://www.yotatech.com/attachments/f2/99838d1411931327-do-you-have-2001-tacoma-3rz-photo-1-1-.jpg
http://cimg7.ibsrv.net/gimg/www.yotatech.com-vbulletin/600x450/picture_php_pictureid_35049_4e83ba90a886a4f666980f bc660188b5b36c8dfd.jpg
http://repairguide.autozone.com/znetrgs/repair_guide_content/en_us/images/0900c152/80/26/1c/08/large/0900c15280261c08.gif

Sócrates Dantas
02/03/2015, 09:34
O diagrama está no capô e estão corretas as ligações, quanto as mangueiras, também estão boas, mas vou desmontar hoje e verificar uma a uma, pois é muito justo para mexer no motor.
Sabe me dizer o consumo da 3RZfe com ar ligado na cidade?

Abs

r0d
02/03/2015, 17:33
No meu 22RE tem dois lugares para ajustar a marcha lenta: um parafuso no TBI e um parafuso na valvula de vacuo que do AC.

Essa válvula do AC é ativada quando se liga o AC e serve para aumentar a rotação do motor.

Veja se não existe algo parecido no 3RZ-FE.

Sócrates Dantas
02/03/2015, 18:24
Desmontei e não havia nada mesmo, o pior que a junta do corpo da borboleta se foi, fiz uma temporária de silicone escuro. Ficou da mesma forma, acelerada.
Por coincidência hoje cedo antes de desmontar andei por um período com ela perfeita, 650 rpm e 900 rpm AC ligado.
Percebi que há um ajuste manual no êmbolo que gira no atuador marcha lenta, são 2 parafusos que pode afrouxar e depois ajustar para ficar mais ou menos aberto a entrada de ar. Existe também um ajuste no Potenciômetro da abertura da borboleta, mas todos esses ajustes são marcados com tinta e são originais, prefiro não mexer, acredito ser outro problema, senão ficaria o tempo todo acelerada.