Ver Versão Completa : Restauração reboque militar anfíbio M100 1/4 TON
Celso CJ5 diesel
28/02/2015, 10:33
Faz algum tempo que estou para criar esse tópico e nunca arranjo tempo. Hoje resolvi mostrar um pouco do trabalho que fiz no meu reboque M100.
Como muitos, sempre tive vontade de ter um reboque militar. O meu objetivo era um M100, ou seja, pós-segunda guerra. Queria um de paralamas redondos e frei de mão no estilo do Jeep M38A1.
Foi então que a partir do tópico criado pelo Marcos http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/90359-carreta-anfibia-bantam-1-4-ton.html conheci o Leonardo (Kiko) de Joinvile/SC.
Depois de muita conversa por telefone com o Leonardo, há aproximadamente um ano negociei um reboque com o Evaldo, também conhecido como Sapo e, que é dono de um ferro-velho em Joinvile.
Eu consegui que a nota fiscal de arremate do Exército, saísse em meu nome, pois isso facilitaria e muito a futura regularização de seus documentos.
Ele estava no bagaço, como vocês podem ver pelas fotos. Exigiria muita paciência, pesquisa e profissionais competentes para deixa-lo em perfeitas condições.
Celso CJ5 diesel
28/02/2015, 10:45
Quando trouxe para casa é que fui ver a empreitada em que acabara de me meter.
A caçamba e um dos paralmas estavam totalmente podres, vários detalhes do engate faltando, sem lanternas, chassis precisando de reparos e etc, etc, etc, etc. Enfim, tinha pouca coisa. Porém, o pouco que havia serviria como "gabarito" para restaura-la.
O primeiro passo foi ler bastante sobre o assunto, encontrar os manuais originais e conversar com quem entende do assunto. Dessa forma, um bom papo com o Angelo Meliani e seu "grande" pai Aldo foi fundamental.
Celso CJ5 diesel
28/02/2015, 10:53
Segue o arquivo do manual original do reboque M100 para facilitar a vida de quem tem o mesmo desejo. A página 69 vai dar pau na hora de ler e ou imprimir. Dessa forma, imprima da 1 a 68, depois a 69 em separado e da 70 em diante. Esse é o melhor manual que eu encontrei disponível na web.
Celso CJ5 diesel
28/02/2015, 11:00
O primeiro passo foi refazer a caçamba. Eu optei por contar com a ajuda dos amigos da Parati Funilaria e Pintura, de Araçatuba/SP e também com o um fera em corte e dobra de chapa, que existe por lá. O serviço deles é de primeira linha. A caçamba velha foi usada com gabarito.
Tudo foi feito em chapa 16, seguindo EXATAMENTE o manual e o que tinha sobrado da velha.
O chassis foi retirado, reparado, revisado e jateado com areia, antes de receber fundo específico para tinta Duco.
Celso CJ5 diesel
28/02/2015, 11:15
Depois começou a procura por peças originais ...
Eu queria instalar os dois drenos no assoalho do caçamba. Dessa forma, contatei o John Bizal, proprietário da Midwest Military Inc. http://www.midwestmilitary.net/index.htm
Ele foi muito atencioso e acabei comprando quase tudo que precisei dele, pagando pelo PayPal.
Aqui vocês podem ver o detalhe dos drenos do assoalho e as válvulas originais que foram instaladas. Detalhe foi preciso cortar e soldar no assoalho novo. O John concordou em me vender somente o pedaço do assoalho onde fica o orifício do dreno, pois ele fabrica somente o assoalho inteiro.
Celso CJ5 diesel
28/02/2015, 11:25
Como disse a caçamba seguiu exatamente o padrão de dobras e vincos da original. Para isso foi preciso dobrar, levar para a funilaria, rebater os vincos nas extremidades, pois eles não chegam no final, retornar para terminar a dobra, especialmente na borda superior.
Aqui você também poderão ver os paralamas redondos made in USA (NOS new old stock), comprados da Midwest. Eles ficaram mais baratos que se eu os comprasse no Brasil. Além, disso somente a Iron Parts topou fabricar.
Celso CJ5 diesel
28/02/2015, 11:28
Nas fotos já aparece o chassis, reparado e com fundo, ponteado na caçamba. Todos os ganchos e puxadores da caçamba antiga foram removidos e fixados na nova. Tudo no lugar exato. Foi preciso trocar a última travessa do chassis, que foi dobrada nova, bem como a caixa para guardar o cabo. Essa vocês verão mais adiante.
Celso CJ5 diesel
28/02/2015, 11:33
A borda superior da caçamba é rebatida sobre um cano de 1 pol, depois toda a borda é ponteada ao cano. Por incrível que pareça, não foi fácil encontrar um cano, com parede grossa de 1 pol para finalizar a borda. Eu encontrei na Canos Oliveira em São Paulo e o pessoal de lá também foi muito atencioso.
Celso CJ5 diesel
28/02/2015, 11:38
Enquanto isso o Leonardo, recuperou e literalmente construiu todas as peças do engate militar e civil (alternativo), conforme já descrito pelo Marcos. O engate ficou perfeito!! Também gostaria de agradecer publicamente ao Leonardo. Você é 10! Como se não bastasse me ajudar com o engate, foi fundamental para a compra e garantiu o transporte seguro do reboque até Botucatu.
xibiu!!!
28/02/2015, 11:39
Olá amigo Celso.
Muito legal o seu trabalho.Sou fã dessas carretas M100 militares da Bantam.
Continue postando as novidades que estarei acompanhando o tópico.
Celso CJ5 diesel
28/02/2015, 11:46
A empreitada seguiu em duas frentes: funilaria e mecânica. Essa última sob responsabilidade do Guilherme (Pardal 4x4) de Botucatu.
Repito que mais uma vez que contar com bons profissionais é fundamental em qualquer projeto.
O Guilherme desmontou cuidadosamente os componentes mecânicos do reboque, que foram jateados e depois receberam primer. Alguns desses componentes ainda eram originais, como os rolamentos do eixo e foram mantidos, pois estavam em ótimas condições. Tudo foi guardado, uma vez que poderiam ser utilizados na montagem.
Enquanto isso providenciei dois pneus novos Pirelli militar 650x16, restaurei as rodas originais que eram rebitadas, comprei dois amortecedores novos, buchas e calços novos.
Conforme falei no início do tópico, li bastante antes de iniciar e sabia exatamente quais as peças e componentes que precisaria. Esse é o grande problema para restaurar reboques e Jeeps americanos. A disponibilidade de peças novas de estoque antigo, bem como reproduções é enorme, mas estão lá nos Estados Unidos. Vou procurar listar tudo que comprei e de onde, talvez ajude alguém.
Celso CJ5 diesel
28/02/2015, 12:30
Enquanto isso ... Comprei um par de lanternas originais e novas pelo eBay motors. Elas vieram de um vendedor do Vietnan. Também pelo eBay comprei um cabo inter veicular novo e original de um outro vendedor nos Estados Unidos.
hercilio.neto
28/02/2015, 14:50
Muito legal.
acompanhando...
Celso CJ5 diesel
28/02/2015, 15:37
Os itens comprados da MidWest foram: dois drenos do assoalho da caçamba (reprodução); dois plugs e respectivos suportes do dreno; um par de paralamas; chicote elétrico completo com conectores Douglas a prova de água (reprodução); demais conectores Douglas macho e fêmea; alavanca do freio de mão, cremalheira freio de mão; tencionador cabo freio de mão; correntes de segurança do engate; mola do engate luneta e rebites de latão para fixação das plaquetas. Os que não está escrito "reprodução" são todos novos de estoque antigo (NOS).
Alguns itens foram comprados no eBay: cabo inter veicular; um par de lanternas blindadas 24V, sendo ambos NOS e as três plaquetas de identificação do reboque, confeccionadas em latão e tinindo de novas.
Itens comprados no Brasil: luneta do engate, pé do engate,um par de amortecedores Cofap (Jeep 51); lonas de freio (Jeep 51); prisioneiros de rodas e batente do eixo também do Jeep 51; parafusos diversos; lona para carreta Bantam M100.
Celso CJ5 diesel
28/02/2015, 15:49
Esses itens chegaram essa semana para finalizar o projeto; são os conectores Douglas, machos e fêmeas, à prova d'água; as plaquetas de identificação em latão e seus respectivos arrebites de latão e uma lona de cobertura fabricada sob encomenda pelo Luiz do www.militarizandomeujeep.com.br
Os reboques M100 podem ter diferentes fabricantes. O meu foi fabricado pela empresa Dunbar Kapple Inc., da cidade de Geneve, estado de Ilinois, nos USA. Assim, encomendei as plaquetas referentes do fabricante original. Agora falta somente pinar os números do registro do reboque. Ainda não fiz isso, porque acho melhor deixar para hora de documentá-lo.
Lembrando que o reboque está pronto. Aguardando somente pela instalação desses itens.
Quanto as fotos finais ... vou fazer e postar em breve.
Celso CJ5 diesel
28/02/2015, 16:01
Alavanca do freio de mão completa NOS.
Esqueci de colocar os suportes (clips) para os conectores Douglas, que foram comprados da Willys Jeep Parts
https://www.willysjeepparts.com/Trailer_Plug.htm
Esses clips fixam os conetores aos chassis em quatro pontos.
Celso CJ5 diesel
28/02/2015, 16:09
Eu procurei os arrebites de latão em muitos locais e não encontrei. Liguei para diversas fábricas e todos me desencorajaram. Foi então que os pedi para o John Bizal e aí foi fácil. A medida exata deles é 9/64" x 3/16" e são de latão. Dependendo do modelo e ano do reboque, existe diferença no modo de fixação das plaquetas. O meu reboque é 1951 e as plaquetas originais ou que sobrou delas eram de latão e fixadas com rebites, também de latão.
URSO 4X4
01/03/2015, 15:01
lindo,lindo,lindo recuperar a historia,parabens,vai te trazer satisfação e orgulho
Celso CJ5 diesel
02/03/2015, 19:01
Agora quase pronta e empoeirada. Detalhe da caixa para acomodar o cabo inter veicular e etc.
O reboque foi pintado com tinta Duco e cor foi uma reprodução exata dos refletores vermelhos importados dos USA.
Uma rápida pesquisa na internet, revelou que existem diversos tons de verde para as viaturas militares americanas pós 2 guerra. Eu segui exatamente uma dessas tonalidades. Aliás, ficou perfeito com o tom da lona.
Celso CJ5 diesel
02/03/2015, 19:11
O Guilherme (Pardal 4x4) foi o responsável pela montagem do reboque. A qualidade do serviço que ele realizou foi excelente, seguiu minuciosamente o manual que disponibilizei no início desse tópico. Tenho que agradecer a paciência e dedicação, com que ele realizou o serviço. Acredito que ele também ficou muito satisfeito no final.
Agora vou atrás da documentação e emplacamento. A intenção é obter uma placa preta.
pedrofarmacia
02/03/2015, 19:15
Show de bola, parabéns
Olá Celso, rapaz, parabéns pelo capricho e cuidado com que foi feito o trabalho!! desde a pesquisa de como era
o reboque original ate a finalização com a plaqueta e as lanternas, ficou realmente uma joinha!!
...e pensar que iria pro ferro-velho ou virar uma carretinha franksteim!
Abração!
Parabéns pelo capricho! Qual a VTR que irá rebocar esse lindo exemplar? :pipoca:
Celso CJ5 diesel
03/03/2015, 17:23
Parabéns pelo capricho! Qual a VTR que irá rebocar esse lindo exemplar? :pipoca:
O Jeep eu tenho "Cj5 com espírito Bandeirante", veja na frota. Porém, gostaria muito que fosse um M38A1 ou um M38. Estou fazendo o caminho inverso da maioria: comecei pelo reboque! Para mim o M38A1 é um dos mais bonitos modelos já fabricados. O difícil é encontrar um verdadeiro.
Renan Folly
03/03/2015, 19:37
e vc tem a "receita" dessa tinta DUCO?
Celso CJ5 diesel
04/03/2015, 08:37
Vou conversar com o pintor e ver se consigo.
Ela foi preparada misturando os tons e elemento fosqueante até ficar na cor exata do refletor.
Celso CJ5 diesel
11/03/2015, 09:16
Algumas fotos do reboque praticamente finalizado, com a lona instalada. Falta somente colocar as plaquetas de identificação, mas isso aguardará a documentação do reboque, que já estou providenciando.
Alguém tem um reboque desses com placa preta? Estou precisando de algumas orientações sobre como proceder.
Celso CJ5 diesel
11/03/2015, 09:22
Assim que fixar as plaquetas postarei mais fotos.
Lauro Paiva
11/03/2015, 12:35
Celso,
Parabéns!!!
O reboque ficou show, e quanto a documentação, e a placa preta quem faz essa vistoria de originalidade?
Gostei principalmente do "ralo" quero um sistema desses para o meu java, a lama e a chuva deixam o interior da vtr um aquario, kkk
No mais posta mais fotos quando ele estiver sendo rebocado pelo jipe.
Denise Ávila
13/03/2015, 08:49
Parabéns!
Acompanhando e babando.
MarcioNatal
13/03/2015, 23:38
Parabéns Celso, está ficando 10! :palmas::palmas::palmas:
Um abraço.
Márcio Humberto
GLMedina
26/05/2015, 16:22
Parabéns pela reforma. Comprei uma também que precisa do mesmo. Vale à pena!
Paulo André BR
27/05/2015, 08:58
Celso,
Muito bom seu trabalho, espero poder ver pessoalmente em Botucatu!
Gosto muito dessa carretinha e já passou na minha cabeça ter uma para fazer par com meu M38A1 - 1957, versão Civil.
Aliás, meu motor era do seu Jeep, quando trocou pela mecânica da Band. Fui buscar lá em Bauru!
Olha umas fotos do meu Jeep, para você se empolgar e montar um militar :dance:.
A carroceria é a mesma, apenas a tampa da bateria do civil é lacrada e não tem aquela tomada lateral na coluna direita.
Esse daí levei sete anos montando lá em Pardinho/SP
502885502886
Como pode ver, o meu está com placas pretas, um despachante aqui de Sã Paulo que fez. Acho que o Meliani tem uma dessas com placa preta, não?!
Se precisar dá um alô.
ps. a carretiha está em Botucatu, na oficina do Guilherme?
Abraço!
Paulo André BR
28/05/2015, 18:47
Ops...
Fotos com problema.
Segue novamente:
503008
503009
Marcos_sc
28/05/2015, 21:51
Que trampo lindo, parabéns !!!
frenando giló
28/05/2015, 22:54
parabéns pela empreitada ficou muito bom ..
Ian Jeep
29/05/2015, 16:42
Ops...
Segue novamente:
503009
IaewPaulo blz?
Nossa q Jeep Lindo, parabéns pelo trabalho!! :palmas:
Abre um tópico pra ele, e posta mais fotos dele e da restauração.
Sempre quis ter um modelo desses, acho essa carroceria do M38A1 muito bonita, cheio de detalhes.
Lauro Paiva
30/05/2015, 10:36
:drool: olhando e babando!!!!!
MAIS FOTOS!!!!!
xibiu!!!
30/05/2015, 10:45
Parabéns amigos Celso CJ5 e Paulo André pelo belíssimo trabalho no restauro dessas duas jóias.
Paulo André BR
01/06/2015, 08:33
Ian, um dia abro um tópico pro meu M38A1...
Por enquanto e para não tumultuar o tópico do amigo Celso, segue uma colaboração de umas fotos que tenho de época de um M38A1, quando ia para o front de batalha, reparem a nitidez da foto!
503193503194503195503196503197503198503199
Esse sim faria o par perfeito com a carretinha!
Abraço e obrigado!
Lauro Paiva
05/06/2015, 14:40
Rapaz,
Quanto não valeria um desses assim na caixa hoje em dia, e olha o capricho do pessoal!!!!
assim que terminar o java, vou partir para um jeep (se possível com carretinha,kkk)
Celso CJ5 diesel
08/06/2015, 08:43
Fala Paulo André! Tudo bem contigo meu amigo?
Você não tumultua nada. Fique à vontade para postar no tópico. Ele é nosso.
Seu Jeep realmente ficou excelente.
Meu sonho é que o reboque faça par com um M38A1.
Realmente é possível partir do Cj5 importado e chegar no M38A1, mas não seria originalmente um Jeep militar. Além disso, algumas ou muitas peças precisariam ser importadas. Nada impossível, mas extremamente caro, como pude experimentar com as peças do reboque. Lá nos USA é possível comprar tudo novo de estoque antigo, original da época.
Estou vendendo meu Jeep, preciso investir na obra na minha casa. Ficarei momentaneamente sem uma viatura, mas somente por um tempo. Depois vou atrás de um M38 ou M38A1. Sabe como é o reboque está se sentindo muito solitário.
Paulo André BR
10/06/2015, 09:27
Fala Paulo André! Tudo bem contigo meu amigo?
Você não tumultua nada. Fique à vontade para postar no tópico. Ele é nosso.
Seu Jeep realmente ficou excelente.
Meu sonho é que o reboque faça par com um M38A1.
Realmente é possível partir do Cj5 importado e chegar no M38A1, mas não seria originalmente um Jeep militar. Além disso, algumas ou muitas peças precisariam ser importadas. Nada impossível, mas extremamente caro, como pude experimentar com as peças do reboque. Lá nos USA é possível comprar tudo novo de estoque antigo, original da época.
Estou vendendo meu Jeep, preciso investir na obra na minha casa. Ficarei momentaneamente sem uma viatura, mas somente por um tempo. Depois vou atrás de um M38 ou M38A1. Sabe como é o reboque está se sentindo muito solitário.
É Celso... um M38A1 seria lindo! Mas muito complicado e pegar um pronto é uma fortuna, além de não ter graça, hahaha
Um M38 já é mais fácil, o Rui da Iron Parts tem quase tudo de lataria, não seria um legítimo, mas uma excelente réplica!
Aqui também temos três pilares que nunca se conversam, Vontade, Tempo e Dinheiro... :?
Boa sorte com a venda do seu super Jeep, uma nobre causa.
Só não vai carregar entulho na carretinha, hein!
Abraço,
Celso CJ5 diesel
10/06/2015, 09:55
Paulo André,
O máximo que ela carregará será cerveja!
Realmente é muito difícil encontrar um M38A1 no Brasil. Talvez seja mais barato importar um dos USA.
O Guilherme fez um excelente trabalho no reboque. Ele foi meticuloso e seguiu exatamente as especificações contidas no manual. Aliás, ainda está na oficina dele. Quando tiver um tempo passe por lá e poderá ver.
No momento estou tendo um trabalho monstro para documentar o reboque. Entreguei tudo e mais um pouco que o pessoal do Detran me pediu e estou aguardando a mais de um mês me chamarem. Eles não sabiam nem por onde começar o processo. É brincadeira!!!
Esse país não é sério!! Quem quer fazer as coisas direito é sempre penalizado, mas eu vou continuar insistindo.
Onde está seu CJ? Está em Pardinho? Gostaria de conferir como ele ficou ao vivo.
Paulo André BR
12/06/2015, 10:02
Celso,
Meu M38A1 está em São Paulo, é o carro de levar o lixo reciclável... hahah... brincadeira a parte, mas de vez em quando levo o lixo reciclável no Pão de Açucar com ele, um modo de usá-lo com frequência!
Onde fica a Oficina do Guilherme? Passa o endereço/contato?
Documentar é sempre estressante... nesse país quem faz direito toma na cabeça!!!
Enquanto não tenho um tópico pro meu, segue a matéria dele na 4x4eCia. Desconsiderem algumas frases de efeito da matéria, repórter é repórter e sempre enfeita!
504299504300504301
Acho que não dá para ler nada... mas...
Se vier pra São Paulo, poderá vê-lo!
Abraço
miguel l m martinez
28/11/2017, 11:33
Bom dia estou iniciando uma reforma de uma carretinha anfibia.
estou precisando de algumas peças, gostaria de saber se poderia me ajudar a encontra ou se tem algo que tenha algo de sobra da sua reforma.
obrigado.