Ver Versão Completa : Relação mais curta para T4 3.2 TGV (BF 33")
Ola amigos do forum, a algum tempo venho pensando em encurtar a relação do meu T4.
Percebo um pouco de morosidade em arrancadas em lombas, principalmente brincando em dunas mais ingremes, é perceptivel que falta um folego na arrancada, principalmente depois que coloquei os pneus 33". Alem disso, estou com um erro de aproxiomadamente 10% no velocimetro (marcador 100km/h e GPS indicando 109-110km/h).
OBS: não pretendo mexer em injeção eletronica nem nada, apenas relação de transmissão.
Configuração do carro:
T4 12/13 3.2 TGV
- pneus BF MUD 33" x 12,5
- Bloqueio LSD 75% dianteira e Detroit Locker 100% traseira
Estou pensando em uma redução na faixa 10 - 15%.
Vamos por partes:
- quais combinações de coroa e pinhao existem no mercado?
- existe alguma marca mais indicada?
- que combinações voces podem recomendar para meu setup atual? Vale a pena deixar um pouquinho mais reduzido?
- existe / vale a pena investir em relacoes "forjadas" (mais resistentes que as originais)?
Obrigado aos que lerem e ajudarem.
Pretendo chegar a um veredito e postar as impressoes quando alterar.
Um abraço!
Baron
pedro bonadio
26/02/2015, 11:56
Para o Dana 44 do Troller existem as seguintes opções mais curtas que a original de 4.09:1 (45/11)
4.27:1 (47/11) - S10 e Blazer MWM 2.8
4.56:1 (50/11) - Nenhum veículo com Dana 44 no brasil, logo só acha R&P importadas
4.77:1 (43/9) - S10 e Blazer 2.4
4.88:1 (44/9) - CJ5, Rural, Engesa, F75
5.13:1 (41/8) - Nenhum veículo com Dana 44 no brasil, logo só acha R&P importadas
5.38:1 (43/8) - Jeep, Rural, F75
5.88:1 (53/9) - Rural, F75
O ideal para o uso com 33" é a 4.27:1 ou a 4.56:1. Com a 4.27:1 vai encurtar 4,4%. Com a 4.56:1 encurtará 11,1%.
Admitindo o pneu original do Troller (255/75R15) tendo 30" reais e o 33"x12.5"R15 tendo 33" reais são 10% de diferença.
Logo o uso com a 4.27:1 vai ser obsoleto e não irá te trazer tantos benefícios.
A 4.56:1 te trará um carro mais esperto e ágil, porém em velocidades cruzeiro sua rotação estará mais alta e seu velocímetro trabalhando próximo do original.
Se tem em mente usar pneus maiores(35" ou 37") pode-se pensar na possibilidade de usar relações mais curtas (4.77:1 e 4.88:1).
Marcas confiáveis:
- Dana/Spicer
- Yukon
- Superior
- Nitto
- G2
Mas uma que está sendo muito vendida, pelo valor, e tem tido uma boa aceitação é a Motive Gear.
Na minha opinião para pneus 33", não é necessário a troca de coroa e pinhão. É um investimento relativamente alto e está difícil de encontrar mão de obra qualificada para instalação/troca de coroa e pinhão (Ajustes).
Para pneus 35" é indispensável a redução, usaria entre 4.56:1 e 4.88:1.
Se você vai trocar, já faça um upgrade. Utilize as de melhores qualidades, "forjadas".
Deixo bem claro que esta é a minha opinião e que ninguém precisa concordar.
Abraços
Ola Pedro!
Muito obrigado mesmo pelo nivel de sua resposta!! Simplesmente tem todas as informações que eu precisava... ajudou demais!!!!!
Se eu tivesse uma opção de "chipar" o 3.2 de maneira confiavel (como fazem nos demais motores..), realmente mudar a relação não é o mais em conta.. mas, como além disso, no futuro há grande possibilidade de trocar o pneu 33" por um 35".. já vou fazer um upgrade com isso em mente, portanto 99% que vou com a relação 4.77:1 (43/9)
Acho que o carro vai ficar muito esperto, divertido nas trilhas e na areia / dunas, enquanto que na rodovia vai manter uma condição de cruzeiro muito similar ao original e na cidade vai arrancar em segunda marcha hehe.
Por hora devo ir de Dana mesmo.. mas estou ainda cotando.
Quando concluir as modificações, vou postar minha avaliação. devo levar em março o carro para revisão e já faço o serviço.
Obrigado novamente.
Um abraço!
Baron
pedro bonadio
27/02/2015, 12:06
4.77:1 com pneus 35" fica show de bola. Com o TGV ainda...
Boa sorte
William Bescro
27/02/2015, 19:27
Prezados,
Boa Noite.... Tenho a mesma configuração e realmente ele ficou manco, não que isso tire o meu sono... em contrapartida o visual ficou lindo... rsrsrs.....
Porém, mudando de assunto com sua licença, gostaria de perguntar aos mais experientes de plantão, qual alternativa de padrão visual de qualidade e beleza, poderia implantar no jipão para cobrir a banda dos pneus que saem das caixas de rodas quando usamos esse tamanho de pneu com os inevitaveis alargadores de 33mm para não pegar nas caixas e barra de direção...
Pergunto isso, pois qualquer chuvisco com pista molhada as laterais do Jeep fica uma meleca só, sem contar que quando vamos para uma trilha com barro, se andar com as janelas abertas recebe "tijoladas de barros" que voam dos pneus, tirando a graça de interagir com a natureza em sua aromática essência...
Grato. William
Pedro Rocha
02/03/2015, 18:16
Baron,
só uma opinião...
acho 4,77 muito curta pra 35... se vc faz só trilhas e uso urbano.. ok, mas se vc utiliza o carro em viagens ou pega estrada com frequência, com o tempo vai achar meio curta.
acho o seguinte... se for partir pros 35 e o jipe é de trilha vc vai ficar satisfeito com 4,77, se tb faz viagens e expedições vai de 4,56, se for manter os 33... chipa ele e esquece relação.
É muito importante ter mão de obra qualificada pra desmontar e montar direito c&p, não é qualquer um que faz bem feito, e se moer o prejuízo geralmente é alto.
Em Natal tem a JMpowercar (Junior Maia) que tem piggyback pro TGV, fica bem disposto, acho mais em conta. Sem falar que o piggyback na hora de vender o carro é só tirar fora... deixando claro que não tenho nenhum interesse comercial, só andei em um carro feito por ele e gostei da reprogramação, da oficina, e do atendimento.
Bom, não sei se ajudei ou atrapalhei, mas é só mais uma opinião, para que vc possa escolher o que melhor te atende.
Abraço.
Mateus César Degregori
02/03/2015, 18:39
Já ouvi muitos comentários que o pessoal ta usando a coroa e pinhão 9x44 pros Troller 3.2 dizem ficar muito bom.
Baron, vc é aqui de Caxias, da uma passada la no Oda que ele manja do assunto
Boa tarde Mateus, sim sou de Caxias e já levo o carro no Oda, ele que faz a manutenção periodica da viatura e instalação de acessórios no geral. Já me instalou os bloqueios, amortecedores, pneus e alargadores,.. etc.. sem erro!
A relação escolhida talvez não seja a mais ideal para pneu 33", mas como no futuro provavelmente farei upgrade para um 35" ou 37".. a viatura ja fica preparada.. pela minha avaliação, o carro em viagem / cruzeiro deverá ficar levemente mais reduzido que um original com pneus originais. Como rodo sempre na faixa 90-100km/h (literalmente passeando).. não me preocupa ficar um pouco mais reduzido.. além disso, gostaria de na cidade poder rodar com marchas mais "altas"... em resumo, o importante é ter torque sobrando.
Se minha expectativa estiver correta, com o motor 3.2 TGV deve ficar muito interessante a combinação.. estilo trator hehe
Amanhã o carro vai pra oficina fazer a revisão e instalar as novas relações. Final de semana provavelmente ele já vai subir umas dunas pelo litoral e já tiro a contra prova, tanto offroad quanto em estrada! Se conseguir posto umas fotos pra vocês.
Vou compartilhando as impressões com vocês.
Um abraço!
Baron
Srs.,
Instalada as relações 9x43 ou (4,77)!!! Mesmo que eu não tenha conseguido rodar em umas dunas ou trilhas neste findi vamos as impressões!!
Impressão mais marcante -> carro ficou muito ajustado.. motor x relação.. não posso dizer perfeita, porque perfeita ficaria com pneus 35".. mas ficou bom demais!!! torque absurdo e constante.. o TGV ja tem essa caracteristica, mas imagine agora 100% da faixa util de rpms um torque pleno e forte! voce escolher qualquer marcha, sim, qualquer, acelera e o carro vai embora! parece um caminhão.
Na estrada, com os Bf33" com 26 libras estou com um erro agora de 10% para menos - odometro a 100km/h e GPS a 90-91km/h.. por isso cito acima que perfeito ficaria com os BF 35.. (investimento futuro para a viatura)
Cidade: 50% a menos de cansaço para conduzir o carro no transito.. uso da primeira marcha facultativo.. voce pode arrancar em segunda até em morros sem esforço ou desgaste da embreagem.. (proprietários dos TGV leiam abaixo o comentário do motor ficar mais lisa a aceleração.. vai interessar muito a voces) a sensação é que o torque está sempre maximo nas rodas..
Antes, arrancando em bem morros ingremes com o ar condicionado ligado, ficava um buraco na acaleração (um dos maiores causadores disso são os pneus maiores)... parecia que o carro ia apagar.. agora, quando soltou a embreagem o carro já começa a subir hehe..
Estrada: retomadas muito fortes, carro muito esperto e gostoso de conduzir. Não necessário mais mudanças de marcha.. para ter idéia.. estava em quinta marcha, reduzi a 50km/h em um radar, acelerei e segui viagem sem mudar de marcha.. No entanto, se voce é motorista que curte 120-130km/h de velocidade de cruzeiro.. este não é o caminho para voce.. giro fica elevado e o consumo deve ser alto rodando desta forma (não consegui averiguar a velocidade final real.. mas não deve ir muito acima disso)
Dois pontos muito interessantes e peculiares:
1) Aos proprietarios do 3.2 TGV que falam que o motor engasga: muitas vezes com pouca rotação (1000 e pouquinhos rpms), retomando em terceira marcha por exemplo, o carro "coiceiava".. alguns falam aqui no forum em "engasgar". (senti que isso ficou mais perceptivel quando aumentei o diametro dos pneus.. por isso talvez alguns proprietarios não percebam, pois mantem o rodado original).
Com a relação mais curta, simplesmente sumiu este fenomeno.. voce pode retomar até em 5° marcha a 50km/h que o giro sobe LISO!! portanto, acredito que o carro original ficava com um buraco na curva de torque nessa faixa de rotação, somada ao escalonamento das relações, por isso do comportamento.. com o torque partindo praticamente abaixo dos 1000 rpm.. o motor fica sempre liso, sempre cheio.. é muito interessante.. só dirigindo para entender..
2) Impressões com o bloqueio traseiro (Detroit locker 100%): dirigibilidade ficou MUITO mais suave com o aumento no torque na roda com a redução na relação.. minha noiva dirigiu o carro como se fosse o C3 dela.. quem dirige mal percebe que existe bloqueio 100% automatico na traseira.. (e olha que o bloqueio atua forte!!)
Resumo: vale cada centavo.. mesmo que voce utilize pneus 33" (que na pratica não prejudicam em muito a performance do carro).. a dirigibilidade muda drasticamente.. e como a dica dos colegas do forum já que vai mexer, coloca uma relação que permita uso de pneus maiores para um futuro..
Somando também o fato das opções muito caras (e com poucos usuários) de remapeamento para este motor, achei a melhor opção, motor fica original e há um otimo ganho em performance offroad.
Assim que tiver o novo consumo na cidade / estrada posto para vocês.
Qualquer dúvida / curiosidade, estamos ai para ajudar.
Um abraço!
Baron
Baron.
Muito bom o relato, parabéns.
Uso meu Troller praticamente no dia a dia e para viagens. Não corro demais, mas ando geralmente a uns 110-120 em ultrapssagens.
Pelo que entendi não é o meu caso. Quanto fica o giro nessas velocidades +/-?
Abraços.
Vinicius.goncalvesmoreira
08/03/2015, 10:51
Srs.,
Instalada as relações 9x43 ou (4,77)!!! Mesmo que eu não tenha conseguido rodar em umas dunas ou trilhas neste findi vamos as impressões!!
Impressão mais marcante -> carro ficou muito ajustado.. motor x relação.. não posso dizer perfeita, porque perfeita ficaria com pneus 35".. mas ficou bom demais!!! torque absurdo e constante.. o TGV ja tem essa caracteristica, mas imagine agora 100% da faixa util de rpms um torque pleno e forte! voce escolher qualquer marcha, sim, qualquer, acelera e o carro vai embora! parece um caminhão.
Na estrada, com os Bf33" com 26 libras estou com um erro agora de 10% para menos - odometro a 100km/h e GPS a 90-91km/h.. por isso cito acima que perfeito ficaria com os BF 35.. (investimento futuro para a viatura)
Cidade: 50% a menos de cansaço para conduzir o carro no transito.. uso da primeira marcha facultativo.. voce pode arrancar em segunda até em morros sem esforço ou desgaste da embreagem.. (proprietários dos TGV leiam abaixo o comentário do motor ficar mais lisa a aceleração.. vai interessar muito a voces) a sensação é que o torque está sempre maximo nas rodas..
Antes, arrancando em bem morros ingremes com o ar condicionado ligado, ficava um buraco na acaleração (um dos maiores causadores disso são os pneus maiores)... parecia que o carro ia apagar.. agora, quando soltou a embreagem o carro já começa a subir hehe..
Estrada: retomadas muito fortes, carro muito esperto e gostoso de conduzir. Não necessário mais mudanças de marcha.. para ter idéia.. estava em quinta marcha, reduzi a 50km/h em um radar, acelerei e segui viagem sem mudar de marcha.. No entanto, se voce é motorista que curte 120-130km/h de velocidade de cruzeiro.. este não é o caminho para voce.. giro fica elevado e o consumo deve ser alto rodando desta forma (não consegui averiguar a velocidade final real.. mas não deve ir muito acima disso)
Dois pontos muito interessantes e peculiares:
1) Aos proprietarios do 3.2 TGV que falam que o motor engasga: muitas vezes com pouca rotação (1000 e pouquinhos rpms), retomando em terceira marcha por exemplo, o carro "coiceiava".. alguns falam aqui no forum em "engasgar". (senti que isso ficou mais perceptivel quando aumentei o diametro dos pneus.. por isso talvez alguns proprietarios não percebam, pois mantem o rodado original).
Com a relação mais curta, simplesmente sumiu este fenomeno.. voce pode retomar até em 5° marcha a 50km/h que o giro sobe LISO!! portanto, acredito que o carro original ficava com um buraco na curva de torque nessa faixa de rotação, somada ao escalonamento das relações, por isso do comportamento.. com o torque partindo praticamente abaixo dos 1000 rpm.. o motor fica sempre liso, sempre cheio.. é muito interessante.. só dirigindo para entender..
2) Impressões com o bloqueio traseiro (Detroit locker 100%): dirigibilidade ficou MUITO mais suave com o aumento no torque na roda com a redução na relação.. minha noiva dirigiu o carro como se fosse o C3 dela.. quem dirige mal percebe que existe bloqueio 100% automatico na traseira.. (e olha que o bloqueio atua forte!!)
Resumo: vale cada centavo.. mesmo que voce utilize pneus 33" (que na pratica não prejudicam em muito a performance do carro).. a dirigibilidade muda drasticamente.. e como a dica dos colegas do forum já que vai mexer, coloca uma relação que permita uso de pneus maiores para um futuro..
Somando também o fato das opções muito caras (e com poucos usuários) de remapeamento para este motor, achei a melhor opção, motor fica original e há um otimo ganho em performance offroad.
Assim que tiver o novo consumo na cidade / estrada posto para vocês.
Qualquer dúvida / curiosidade, estamos ai para ajudar.
Um abraço!
Baron
Muito bom o relato Baron....me empolgou a colocar os 35"!! Estava pensando nos 33" para manter a relação original, mas estou vendo que mesmo nos 33" o carro vai ficar "cansado", e já que tem que trocar de qualquer forma, que seja uma relação para os 35"
Deixa te perguntar, quanto vc gastou para comprar as relações (dianteira e traseira)?? Comprou em que lugar??
Já comprei um jogo de rodas de liga 15x8 com offset -25 pro meu....agora vem os pneus e a relação!
Abraço
Baron.
Muito bom o relato, parabéns.
Uso meu Troller praticamente no dia a dia e para viagens. Não corro demais, mas ando geralmente a uns 110-120 em ultrapssagens.
Pelo que entendi não é o meu caso. Quanto fica o giro nessas velocidades +/-?
Abraços.
Ola GBratz!
Acabei tendo que viajar a SP no inicio desta semana e voltei apenas hoje a tarde.. portanto não consegui rodar com o carro para verificar o RPM nestas velocidades..
Rodei com ele na cidade apenas e ja testando com ele fazendo regeneração.. o carro fica praticamente igual a quando não regenerando.. voce não sente mais diferença tao grande no comportamento.. a unica coisa que muda (e mudava ja antes) é o ruido do motor durante este periodo.. mas ele não fica mais com um buraco em baixa rotação, portanto, quando ganha rpms, não há mais aquela diferença mais notavel.. gostei do resultado.
Tudo dando certo, no findi acho que vou pegar estrada e verifico e compartilho aqui no forum.
Abraço!
Muito bom o relato Baron....me empolgou a colocar os 35"!! Estava pensando nos 33" para manter a relação original, mas estou vendo que mesmo nos 33" o carro vai ficar "cansado", e já que tem que trocar de qualquer forma, que seja uma relação para os 35"
Deixa te perguntar, quanto vc gastou para comprar as relações (dianteira e traseira)?? Comprou em que lugar??
Já comprei um jogo de rodas de liga 15x8 com offset -25 pro meu....agora vem os pneus e a relação!
Abraço
Fala Vinicius!
Sinceramente, se altura não é problema pra voce, manda de vez os 35", fica muito bonito!!! podes colocar a mesma relação que eu pus que vai ficar SHOW! acredito que o odometro vai ficar zerado!!!
Eu gastei R$1250 em cada relação (mesmo para dianteira e traseira, comprei direto do mecanico) + a mão de obra que fica em torno de R$250 cada eixo... (tive a infelicidade de pegar dois rolamentos de roda enforcados e tive que trocar.. vieram de fabrica montados assim... paciencia).. acho que se voce pesquisar mais capaz de achar mais barato pela internet..
Quando estiver pronta sua viatura, posta fotos e compartilha as impressões.. futuramente vou por 35" no meu.. até uma duvida minha é se com rodas originais e pneus 35" + espaçadores AVM é necessário utilizar calços ou molas maiores.. me falaram que apenas reposicionar o parachoques resolve as interferencias..
Um abraço!
Baron
Fala Vinicius!
Sinceramente, se altura não é problema pra voce, manda de vez os 35", fica muito bonito!!! podes colocar a mesma relação que eu pus que vai ficar SHOW! acredito que o odometro vai ficar zerado!!!
Eu gastei R$1250 em cada relação (mesmo para dianteira e traseira, comprei direto do mecanico) + a mão de obra que fica em torno de R$250 cada eixo... (tive a infelicidade de pegar dois rolamentos de roda enforcados e tive que trocar.. vieram de fabrica montados assim... paciencia).. acho que se voce pesquisar mais capaz de achar mais barato pela internet..
Quando estiver pronta sua viatura, posta fotos e compartilha as impressões.. futuramente vou por 35" no meu.. até uma duvida minha é se com rodas originais e pneus 35" + espaçadores AVM é necessário utilizar calços ou molas maiores.. me falaram que apenas reposicionar o parachoques resolve as interferencias..
Um abraço!
Baron
Baron.
Eu uso 35" com as molas originais e espaçadores AVM e a única coisa que tive que mudar foram os suportes dos faroletes (colocando o da direita no lado esquero e o do lado esquerdo na direita).
De resto não fiz mais nada. E o bom de não mudar a altura é que consigo entrar em qualqe garagem e estacionamento público.
Abraços.
Baron.
Eu uso 35" com as molas originais e espaçadores AVM e a única coisa que tive que mudar foram os suportes dos faroletes (colocando o da direita no lado esquero e o do lado esquerdo na direita).
De resto não fiz mais nada. E o bom de não mudar a altura é que consigo entrar em qualqe garagem e estacionamento público.
Abraços.
Perfeito! Exatamente o que eu gostaria de ouvir =)
Proximo upgrade BF35"
Um abraço!!!!
Baron.
Muito bom o relato, parabéns.
Uso meu Troller praticamente no dia a dia e para viagens. Não corro demais, mas ando geralmente a uns 110-120 em ultrapssagens.
Pelo que entendi não é o meu caso. Quanto fica o giro nessas velocidades +/-?
Abraços.
Hoje aproveitei que estava na estrada e verifiquei o RPM das velocidades (aferidas no GPS):
100km/h --> aprox. 2100 rpm
110km/h --> aprox. 2500 rpm
120km/h --> aprox. 2800 rpm
Em breve tento fazer uma media de consumo
Abraço!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.