Ver Versão Completa : Substituir Hidrovácuo por Hidroar mantendo o sistema de freio original hidráulico.
jsuttili
25/02/2015, 15:25
Boa Tarde... Olhei uns quantos tópicos aqui do forum, mas nenhum específico sobre a substituição do hidrovácuo por um Hidroar...
Bom Deixa eu explicar o que penso...
Meu jipe é motor OM364 - portanto tem o compressor que no originalmente faz o vácuo para o freio..
A minha ideia é fazer o compressor gerar ar comprimido (segundo meu mecânico, só precisa inverter as válvulas internas).
Quero utilizar o ar comprimido para buzina, encher pneus etc....
Tenho instalado freio a disco nas 4 rodas por acionamento original hidráulico e quero manter o sistema assim..
Minha idéia é só substituir o hidrovácuo da band por um que trabalhe com ar comprimido, que pelo o que li.. alguns já adaptaram o do caminhão 608 (peça difícil de achar)...
Então o que eu quero é instalar o hidroar no local do hidrovacuo e manter todo o sistema hidráulico original........
Alguém já fez essa adaptação??? de qual veículo dá pra utilizar o hidroar ou hidrobuster (sei lá o nome certo)?????
Sérgio Porto, essa é pra você ! kkkkk
Sergioporto
25/02/2015, 19:42
Sérgio Porto, essa é pra você ! kkkkkTou
por aqui rsrsrrs
Colega ,eu fiz isso.Nao coloquei hidroar do 608 por não encontrar novo ,somente recondicionado.Seria barbada colocar,aproveitando o mesmo cilindro mestre ,em razão disso coloquei 1 cuica para dianteira com o cilindro mestre e outra cuica com cilindro para traseira.Mantive o sistema hidráulico original com excessao do cilindro mestre original.Isto quer dizer que se falhar qualquer das cuícas ou cilindro vou ter freio num eixo.
O problema deste sistema que adaptei é ficar sem ar nenhum e ai freio nenhum ao contrário do hidroar do 608, que se faltar ar vai ter freio ,mesmo com pedal duro.
para evitar esta falha,pretendo colocar mais uma pinça no eixo traseiro acionado com cabo que será acionado por uma cuica ,servindo de freio de mao e em emergência,ficando sem ar,automáticamente acionará cuica do freio de mao.
Tenho freio á disco nas quatro rodas mas está sendo difícil achar pinça que segure a toy para adaptar.
Freio à ar é um espetáculo apesar que não tinha queixa quando era com hidrovácuo ,mas acampamento , encher colchão ,encher pneu,passar um ar dentro da viatura ,buzina à ar.
Tenho um colega que faz ar com compressor de ar condicionado do Galaxy que tem cárter à parte,ficou muito bom mas não colocou freio à ar.
Abs
Na minha opinião gambiarra totalmente desnecessária, o sistema de freio a disco somado a instalação do mesmo freio a disco na traseira fica perfeito, barato e praticamente sem manutenção... quer ar? compre um compressor desses de camelo que liga na bateria, outro dia usei um que custou R$100,00 e nao demorou nem 3 minutos pra encher o pneu da minha ranger..
tenho um ônibus "710" e quando ta sem ar o bicho fica simplesmente sem freio algum, vai arriscar?
Sergioporto
25/02/2015, 21:36
Na minha opinião gambiarra totalmente desnecessária, o sistema de freio a disco somado a instalação do mesmo freio a disco na traseira fica perfeito, barato e praticamente sem manutenção... quer ar? compre um compressor desses de camelo que liga na bateria, outro dia usei um que custou R$100,00 e nao demorou nem 3 minutos pra encher o pneu da minha ranger..
tenho um ônibus "710" e quando ta sem ar o bicho fica simplesmente sem freio algum, vai arriscar?
Como expliquei acima ,sem ar ,sem freio,porisso o freio de emergência apesar que freio de mao original da minha toy após algumas modificações ficou muito.Nao arrasta rodas mas segura bem mas não é confiável !
Dudu ,no tipo de serviço que trabalho e onde às vezes não disponho de ar ou mesmo energia os compressores xing ling não aguentam o abraço ,porisso a "gambiarra".Gostei do sistema que meu amigo fez,um compressor de ar condicionado de Galaxy acionado através de polia m agnética onde o mesmo só usa para buzina e encher pneus ou colchoes.
Abs
Sergio c
25/02/2015, 22:04
Eu tb acho que com freio a disco nas 4 rodas, mesmo o motor não fazendo vácuo, o pedal fica duro, mas freia tranquilamente.
Não sei se o cilindro mestre do freio é dividido em dois cilindros de pressão separados, mas se não for, teria-se que achar um que fosse para o caso, se estourasse o flexível de um eixo, o outro eixo frearia normalmente.
jsuttili
26/02/2015, 08:11
Tou
por aqui rsrsrrs
Colega ,eu fiz isso.Nao coloquei hidroar do 608 por não encontrar novo ,somente recondicionado.Seria barbada colocar,aproveitando o mesmo cilindro mestre ,em razão disso coloquei 1 cuica para dianteira com o cilindro mestre e outra cuica com cilindro para traseira.Mantive o sistema hidráulico original com excessao do cilindro mestre original.Isto quer dizer que se falhar qualquer das cuícas ou cilindro vou ter freio num eixo.
O problema deste sistema que adaptei é ficar sem ar nenhum e ai freio nenhum ao contrário do hidroar do 608, que se faltar ar vai ter freio ,mesmo com pedal duro.
para evitar esta falha,pretendo colocar mais uma pinça no eixo traseiro acionado com cabo que será acionado por uma cuica ,servindo de freio de mao e em emergência,ficando sem ar,automáticamente acionará cuica do freio de mao.
Tenho freio á disco nas quatro rodas mas está sendo difícil achar pinça que segure a toy para adaptar.
Freio à ar é um espetáculo apesar que não tinha queixa quando era com hidrovácuo ,mas acampamento , encher colchão ,encher pneu,passar um ar dentro da viatura ,buzina à ar.
Tenho um colega que faz ar com compressor de ar condicionado do Galaxy que tem cárter à parte,ficou muito bom mas não colocou freio à ar.
Abs
Sergio.. Bom Dia..
Fala ai como q vc fez pra fazer ar comprimido.. vc utiliza o compressor do motor?? Teve q adaptar alguma coisa... modificou válvulas???
jsuttili (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/65892-jsuttili/), da uma olhada nestes tópicos lá expomos nossa opinião ,http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/104990-freio-ar-na-band-3.html , http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/104990-freio-ar-na-band-4.html#post2189598.
jsuttili
26/02/2015, 13:30
Vlw.. Bira..... era isso que tava pensando...
Agora o problema é achar um hidroar do MB 608... será que não tem outra que dê pra adaptar mais fácil de achar?
Diogo_Vargas
26/02/2015, 14:34
Vlw.. Bira..... era isso que tava pensando...
Agora o problema é achar um hidroar do MB 608... será que não tem outra que dê pra adaptar mais fácil de achar?
E aí Suttili, bom aqui em Porto Alegre eu compro peças para Mercedes na Madiesel (fone: 51 - 33432218) e acabei de ligar para lá e me passaram o valor do Hidroar do 608 novo da Marca Piloto por 1400,00 e o recondicionado na base da troca por 650,00... Salgada a brincadeira.
Tem nesse site abaixo por 295,00 mas não dá para saber se é recon ou não.
http://www.lrfreios.com.br/products.php?product=Hidroar-608
Também estou interessado na idéia, se eu achar algo mais em conta lhe aviso.
Abraço e até.
jsuttili
26/02/2015, 17:00
Pois é Diogo.. já tinha visto esse da IR Freios.. mas não me agradei muito... certo que é recon.....
To aqui pensando o que dá pra fazer..... talvez deixar o sistema original e instalar um compressor a parte pro ar.. sei lá....
Ou se tivesse como criar vácuo a partir do ar comprimido.. daí o sistema ficaria original ainda.......
Seria interessante se tivesse outras opções.. Será que algum expert em freios, uma alma caridosa daria a solução?
Heheh
Abraço...
Sergioporto
26/02/2015, 18:06
Pois é Diogo.. já tinha visto esse da IR Freios.. mas não me agradei muito... certo que é recon.....
To aqui pensando o que dá pra fazer..... talvez deixar o sistema original e instalar um compressor a parte pro ar.. sei lá....
Ou se tivesse como criar vácuo a partir do ar comprimido.. daí o sistema ficaria original ainda.......
Seria interessante se tivesse outras opções.. Será que algum expert em freios, uma alma caridosa daria a solução?
Heheh
Abraço...Queres colocar fro à ar ou quer ar somente para acessórios ?e
jsuttili
26/02/2015, 19:39
Queres colocar fro à ar ou quer ar somente para acessórios ?e
quero principalmente para os acessórios, bloqueio, buzina e encher pneus.....
Sergioporto
26/02/2015, 20:19
quero principalmente para os acessórios, bloqueio, buzina e encher pneus.....
Entao vai a dica :Instala um compressor do ar
condicionado do Galaxy que tem cárter próprio com óleo ao invés do compressor normal que óleo está junto com liquido.Faz acionamento dele através de polia magnética ,coloca válvula reguladora de pressão ,um reservatório para acumular ar e seja feliz .esta instalação um amigo fez ,o Joao Eduardo que faz parte deste fórum também.Talvez ele apareça por aqui e de mais detalhes.
Toyota dele tem o 14 b.
Espero ter ajudado,qualquer dúvida estou sempre pelo fórum ,fiz minha gambiarra como diz Dudu mas consciente do que estava fazendo.
Se fosse tanta gambiarra ,caminhões não rodavam !!!!!!
Abs
Ficou muito bom e ele não colocou freio hidroar !
jsuttili
26/02/2015, 20:59
Entao vai a dica :Instala um compressor do ar
condicionado do Galaxy que tem cárter próprio com óleo ao invés do compressor normal que óleo está junto com liquido.Faz acionamento dele através de polia magnética ,coloca válvula reguladora de pressão ,um reservatório para acumular ar e seja feliz .esta instalação um amigo fez ,o Joao Eduardo que faz parte deste fórum também.Talvez ele apareça por aqui e de mais detalhes.
Toyota dele tem o 14 b.
Espero ter ajudado,qualquer dúvida estou sempre pelo fórum ,fiz minha gambiarra como diz Dudu mas consciente do que estava fazendo.
Se fosse tanta gambiarra ,caminhões não rodavam !!!!!!
Abs
Ficou muito bom e ele não colocou freio hidroar !
O problema é espaço.... Com o alternador bosch 120, bomba hidráulica e compressor do ar condicionado fica difícil de colocar mais um compressor......
Deixa eu fazer uma pergunta de amador...
Originalmente o compressor do motor 364 faz pressão na saída?? ou só faz o vácuo para o servofreio?
Eu já tenho o cilindro instalado com as válvulas.... se eu conectar a saída do compressor do jeito que está na entrada das válvulas do cilindro ele vai fazer pressão ou não?
OBRIGADO...
Sergio c
26/02/2015, 21:17
O problema é espaço.... Com o alternador bosch 120, bomba hidráulica e compressor do ar condicionado fica difícil de colocar mais um compressor......
Deixa eu fazer uma pergunta de amador...
Originalmente o compressor do motor 364 faz pressão na saída?? ou só faz o vácuo para o servofreio?
Eu já tenho o cilindro instalado com as válvulas.... se eu conectar a saída do compressor do jeito que está na entrada das válvulas do cilindro ele vai fazer pressão ou não?
OBRIGADO...
Na verdade, os compressores dos motores MB(caminhões) comprimem o ar para ser usado nos freios e em outras utilidades, armazenando-o em um cilindro ou mais.
Quando esses motores foram adaptados nas bands, os engenheiros, para não terem de por equipamentos iguais aos caminhões, simplificaram as coisas e, usaram a entrada de ar do compressor para fazer vácuo e utilizá-lo no servo freio, como nos caros a gasolina.
Nas bands, a entrada do compressor é praticamente "fechada" pela mangueira do hidrovácuo, e o mínimo ar que sobra, é jogado para dentro do cárter, com um pouco de óleo que passa pelos anéis do compressor (já fiz esse teste).
Para ter ar comprimido com esse sistema, teria que ter uma válvula "torneira" para deixar entrar ar pela mangueira do HV e outra para desviar o ar que iria para o cárter, aí sim, sobraria um bom ar.
Mas teria que ser com o veículo parado, pois se ficaria sem a assistência do ar no HV.
jsuttili
26/02/2015, 21:28
Na verdade, os compressores dos motores MB(caminhões) comprimem o ar para ser usado nos freios e em outras utilidades, armazenando-o em um cilindro ou mais.
Quando esses motores foram adaptados nas bands, os engenheiros, para não terem de por equipamentos iguais aos caminhões, simplificaram as coisas e, usaram a entrada de ar do compressor para fazer vácuo e utilizá-lo no servo freio, como nos caros a gasolina.
Nas bands, a entrada do compressor é praticamente "fechada" pela mangueira do hidrovácuo, e o mínimo ar que sobra, é jogado para dentro do cárter, com um pouco de óleo que passa pelos anéis do compressor (já fiz esse teste).
Para ter ar comprimido com esse sistema, teria que ter uma válvula "torneira" para deixar entrar ar pela mangueira do HV e outra para desviar o ar que iria para o cárter, aí sim, sobraria um bom ar.
Mas teria que ser com o veículo parado, pois se ficaria sem a assistência do ar no HV.
Gostei... era isso q eu tava pensando........ em colocar um registro entre a entrada de ar do hidrovacuo e o compressor, onde eu pudesse abrir quando quisesse ar.......
Vc disse que vai um pouco de óleo junto com o ar né... será q é interessante colocar um separador de óleo na linha? pra retirar o óleo do ar comprimido?
Sergio c
27/02/2015, 08:34
Jsutili, sempre passa um pouco de óleo pelo anel do pistão do compressor, que na verdade é um motor ao contrário, tocado pela biela junto ao vira brequim do motor a diesel, e ninguém se preocupa muito com o estado desse "motor" hehehehe.
Qto ao pouco de óleo que passa, acredito que se instalar um cilindro com o dreno embaixo para retirar a água "umidade" que vem junto com o ar comprimido, não teria problema.
Os reservatórios dos compressores de ar com motores elétricos-diesel tb tem esse dreno, usados em oficinas.
Glauco mendes
27/02/2015, 08:45
Eu vou vou de hidro-ar como o da foto abaixo:
jsuttili
27/02/2015, 08:54
O meu é do MB608.. já tem o dreno....
É que se fosse muito óleo.. eu tava pensando em colocar um filtro separador pro óleo não ir até o cilindro... tipo aqueles de compressor industrial.. mas acho q não tem a necessidade...
vou instalar direto só pra ver no que dá...
jsuttili
27/02/2015, 08:55
Eu vou vou de hidro-ar como o da foto abaixo:
Tbm iria se achasse o hidroar com um bom preço.... hehehehe
Diogo_Vargas
27/02/2015, 09:08
Bom dia.
Bom tem algumas outras soluções...
- Usar um Gerador de Vácuo linha industrial: Esse equipamento funciona com ar-comprimido na entrada e na saída gera vácuo, podendo transformar o OM-364 para gerar ar-comprimido e adicionar na linha do Hidro Vácuo esse gerador só para ele, assim tem ar pelo compressor do motor para outras fuções... Minhas duvidas é em relação a pressão necessária para o HV funcionar e se esse gerador dá conta do recado, vai o link de um modelo que se encontra em lojas de automação industrial:
http://www.smcbr.com.br/pt_br/catalogo-nacional/capitulo-9-componentes-para-vacuo.pdf
- Outra solução que eu até desconhecia a poucos dias atrás é utilizar o alternador da Ford Ranger modelo turbo de fábrica (vi uma 2002) que acoplado na traseira do alternador tem uma bomba de vácuo exclusiva para o HV do freio, mas no teu caso Suttili tu já tem um alternador porrada.
Um abraço.
jsuttili
27/02/2015, 09:38
Bom dia.
Bom tem algumas outras soluções...
- Usar um Gerador de Vácuo linha industrial: Esse equipamento funciona com ar-comprimido na entrada e na saída gera vácuo, podendo transformar o OM-364 para gerar ar-comprimido e adicionar na linha do Hidro Vácuo esse gerador só para ele, assim tem ar pelo compressor do motor para outras fuções... Minhas duvidas é em relação a pressão necessária para o HV funcionar e se esse gerador dá conta do recado, vai o link de um modelo que se encontra em lojas de automação industrial:
http://www.smcbr.com.br/pt_br/catalogo-nacional/capitulo-9-componentes-para-vacuo.pdf
- Outra solução que eu até desconhecia a poucos dias atrás é utilizar o alternador da Ford Ranger modelo turbo de fábrica (vi uma 2002) que acoplado na traseira do alternador tem uma bomba de vácuo exclusiva para o HV do freio, mas no teu caso Suttili tu já tem um alternador porrada.
Um abraço.
Tbm pensei nessa solução de instalar um gerador de vácuo industrial....... mas não tenho nem ideia de quanto custa e de como dimensionar isso...
jsuttili
27/02/2015, 09:55
Será que daria conta....
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-621614590-gerador-de-vacuo-pneumatico-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-632032764-valvula-geradora-de-vacuo-12-_JM
Glauco mendes
27/02/2015, 10:15
Será que daria conta....
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-621614590-gerador-de-vacuo-pneumatico-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-632032764-valvula-geradora-de-vacuo-12-_JM
Interessante ai usaria o compressor do motor ao mesmo tempo para gerar ar para o reservatorio e vacuo para o freio?
jsuttili
27/02/2015, 10:25
Essa é a ideia Glauco... o sistema continuaria original.. mas com o plus de ter ar comprimido no carro..
Glauco mendes
27/02/2015, 10:30
Essa é a ideia Glauco... o sistema continuaria original.. mas com o plus de ter ar comprimido no carro..
Sim eu pretendo colocar o hidro ar para poder usar o ar que o compressor gera, mas se alguma destas valvulas permiti isso, ja é!! vou passar aqui no representante da Parker e vou tirar esta duvida....
jsuttili
27/02/2015, 10:37
Sim eu pretendo colocar o hidro ar para poder usar o ar que o compressor gera, mas se alguma destas valvulas permiti isso, ja é!! vou passar aqui no representante da Parker e vou tirar esta duvida....
Báa show Glauco... Se vc tem algum conhecido que lide com ar comprimido e consiga nos orientar facilitaria muito......
Ficamos no aguardo então...... :roll: