PDA

Ver Versão Completa : Vitara JLX 97 - 1.9 Diesel Turbo Intercooler

Jumperhd
23/02/2015, 23:25
Pessoal vou começar a postar as fotos da troca do meu motor original 1.6 16v por um motor 1.9 Aspirado Diesel com uma turbina original do motor eletrônico e com um intercooler do Audi. Esse motor veio da Alemanha e o vendedor me informou que estava em um Jetta.
Algumas semanas atrás começamos a retirar o motor, hoje não deu tempo de passar na mecânica mas a caixa tbm foi retirada para uma revisão geral e vamos adaptar o Kit da Deeptec de SP, dessa forma vou utilizar minha caixa original.
Tbm vou postar as fotos das peças do meu motor original pois pretendo vender tudo. Já estou com os documentos andando no Detran para transformar a Vitara em Diesel.

Abraço

tjflorindo
24/02/2015, 09:08
Parabéns pela empreitada!!

Acompanhando de perto

Pessoal vou começar a postar as fotos da troca do meu motor original 1.6 16v por um motor 1.9 Aspirado Diesel com uma turbina original do motor eletrônico e com um intercooler do Audi. Esse motor veio da Alemanha e o vendedor me informou que estava em um Jetta.
Algumas semanas atrás começamos a retirar o motor, hoje não deu tempo de passar na mecânica mas a caixa tbm foi retirada para uma revisão geral e vamos adaptar o Kit da Deeptec de SP, dessa forma vou utilizar minha caixa original.
Tbm vou postar as fotos das peças do meu motor original pois pretendo vender tudo. Já estou com os documentos andando no Detran para transformar a Vitara em Diesel.

Abraço

Jumperhd
24/02/2015, 09:51
Obrigado tjflorindo, é uma peleia mas vai valer a pena o esforço.

Abraço

dirtyal
24/02/2015, 10:23
E consegue-se legalizar o carro depois?

Curumim
24/02/2015, 12:50
Jumperhd,

Sugestão: faça um vídeo do motor original funcionando antes de retirá-lo da viatura. Isso com certeza facilitará a venda.

Jumperhd
24/02/2015, 13:05
Sobre a legalização aqui no estado de SC está mais prático, pois a maioria dos Detrans já estão com a carta laudo da Suzuki em mãos, dessa forma o Detran consegue mudar no documento o local que diz carro Automóvel para Jipe. Com a carta laudo eles vão conseguir constatar que tratasse de um carro 4x4 caixa múltipla com reduzida de fábrica.

Realmente sobre o motor Curumim não tinha pensado nisso, vou ver se acho algum vídeo recente pq agora o motor já foi retirado. Só estou vendo no Detran para fazer baixa desse motor para usar o bloco em algum outro Vitara.

Jumperhd
24/02/2015, 20:31
Segue novas fotos, motor limpinho, capa seca acoplada, já colocamos o motor no cofre para testes, agora estamos mudando o suporte do filtro de óleo e radiador de óleo pois o suporte que venho com o motor está pegando na embreagem.
Estou procurando outro suporte do AP 2.0, dessa forma o filtro de óleo vai ficar tortinho e não vai atrapalhar a embreagem.
Flange da turbina para saída escapamento 3",falta fazer os acabamentos.493782493783493784
Platô tbm já foi instalado.493785

Vou postando fotos conforme evolução.

Abraço

Curumim
24/02/2015, 22:44
Alguma ideia de potência e torque?

Jumperhd
24/02/2015, 23:28
Antes de comprar pesquisei e vi o seguinte

21 Kgf
92 Cv com turbo, uns dizem que gera mais que isso. Pq esse motor aspirado da uns 85 CV.
Ja com o intercooler vai ganhar um pouco a mais.
E tem tbm o escape que vou de 2.5".

Eu acho que vai gerar uns 105 CV. Mas o certo é fazer o teste dinamômetro.

Bruno Fiorese
25/02/2015, 18:01
Jumperhd,

parabéns pelo projeto, com certeza o Vitara vai ficar o bicho!

Jumperhd
25/02/2015, 18:10
Obrigado Bruno, vamos fazer funcionar esse negócio.
Viu aproveitando q q vc me diz do X-Crawler e o bloqueio lock right. Tem um pessoal que coloca o bloqueio na dianteira pois a Vitara já tem uns 70% de bloqueio atrás. Você que já usa oque vc me diz.

Aguardo,

Jumperhd
25/02/2015, 21:18
Pessoal, já estou colocando a lista de peças do motor completo original 1.6 16V Standard, se esqueci de algo é só pedir.

Bloco G16ABielas
Pistoes
Virabrequim
Comando de Valvulas
Parafusos e mancais, anéis, bronzinas.
Cabeçote
Injeção Completa
Todos os sensores, MAF e MAP
Caixa do Filtro de Ar
Distribuidor
Motor de Arranque
Saída do escape, Catalisador
Chicote
Ventoinha viscosa do Radiador
Bomba de Óleo
Bomba de Agua
Valvula Termostática
Lembrando que esse motor estava rodando, então preciso me desfazer pq comprei o motor a Diesel.

493832493831493833493834493835

Jumperhd
28/02/2015, 11:58
Segue link para os classificados, se alguém precisar de peças.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/147705-pecas-motor-vitara-1-6-16v.html

Bruno Fiorese
02/03/2015, 19:23
Jumper,

o que posso dizer é que com a configuração que utilizo a XCrawler e o bloqueio nunca me deixaram na mão, já rodei em várias situações de exigência da tração. Agora quanto ao bloqueio na dianteira acho uma boa ideia, sim! Se tiver as rodas-livres manuais pra compensar no uso urbano, acredito que fica tranquilo e o desempenho na trilha vai ser satisfatório com certeza!

Abraço!

Jumperhd
03/03/2015, 20:53
Conseguimos montar os suportes para direção hidráulica, ar condicionado, falta só o alternador pois vou mudar a polia para V e colocar ele um pouco mais pra frente.
Arranjamos também um filtro de óleo que ficou um pouco mais inclinado, dessa forma não atrapalha a embreagem.
Mudamos também o suporte do motor, ele ficou um pouco mais para dentro. Já consegui os coxins do AP 2.0 , 25 reais. Se e não me engano os coxins da Vitara é mais que 100,00 reais.
Também foi raspado um pouco a capa seca pq ficou meio trancado o motor e a caixa.

Acho q essa lá por quinta o motor está em definitivo no carro.

Abraço

494289494291494292

Jumperhd
05/03/2015, 15:27
Como eu imaginava, hoje quinta-feira o motor está montado. Os suportes do ar-condicionado, direção e alternador ficaram certinhos. A correia ficou independente mesmo para o alternador e outra em microV para a direçao e ar-condicionado.
Agora falta mudar a saída de água do radiador, vai ser instalado um cebolão no radiador tbm, colocar outra ventoinha no radiador, instalar o intercooler ( quero ver achar um lugar), instalar o Snoorkel e as mangueiras de admissão, fazer o escapamento entre outras coisas menores.

Segue as fotos;

494504 494505494506

padovanieduardo
07/03/2015, 22:13
Parabéns pela empreitada!!
Nos mantenha informados dos passos da transformação. Se for possível do custo com mão de obra e adaptacões, tb.
Estou muito interessado em transformar o meu vitarinha colocando um motor 1.9 diesel.

Jumperhd
08/03/2015, 00:21
Sim pode ficar tranquilo, vou alimentando com as fotos e mantenho vocês atualizados.
Segunda vou postar sobre o radiador que teve algumas alterações e no final de tudo mostro os custos.

Abraço

Jumperhd
09/03/2015, 20:24
Boa Noite !

Estou em função agora da ventoinha do radiador, arranjei do Tempra que é dupla mas não coube no radiador ficou pra fora, então vou conseguir do Astra que é 15" ai vai fechar. Vou acabar usando quem sabe uma das ventoinha do Tempra no intercooler pq em situações em mato fechado pode ser que o intercooler não se saia muito bem.
Ai começamos a mexer no escapamento, cano direto de 2,5" sem abafador sem nada. Hoje colocamos a malha, falta agora fazer a solda e fixar. A curva após a flange do turbo vai passar por baixo do motor e vai sair pro mesmo lado onde estão as presilhas do escape original.
Aproveitando que tinha que limpar o tanque de combustível e tirar a bomba elétrica, vamos levantar um pouco mais o tanque pois tem um espaço ótimo para ser aproveitado e uma trilha as vezes pega o tanque de combustível apesar que uso a proteção, mas vai ficar até visualmente melhor.

494962494963494971494973

nanito
10/03/2015, 10:06
Mas que peitaço, hein amigo!!

Sucesso na empreitada!!

Depois posta uns videos da viatura em funcionamento!!

Abraço!

Fabil
10/03/2015, 11:09
qual embreagem está usando?

Jumperhd
10/03/2015, 16:26
Heheh poise Nanito, vamo ve qq vai dá.

O Fabil, to usando a embreagem do Santana.

Jumperhd
10/03/2015, 21:21
Hoje tirei fotos do radiador, pois foi alterado a saída de água de lado. Tbm foi colocado um cebolão lá embaixo.
O escapamento ficou pronto, já foi pintado tbm e colocado no lugar.
O tanque de combustível foi lavado, retirado a bomba elétrica e tbm foi posicionado mais pra cima.
Amanhã vamos instalar o cavalete do filtro do diesel da toyota e a ventoinha no radiador.

495099495100495101495102

Curumim
11/03/2015, 11:36
Jumper,

Você acha que teria dado para aumentar o tanque com o espaço que sobrou? Esse tanquinho de 42 litros (e de plástico) é muito limitante.

dirtyal
11/03/2015, 12:36
O Vitara 4 portas tem tanque de 55L.

Jumperhd
11/03/2015, 21:20
Isso mesmo que eu ia responder, o tanque é 55 L. Mas assim esse espaço eu tenho pq usei o calço de carroceria de 2" então tinha sobrado em torno de uns 10 cm ai cortamos os suportes originais e jogamos mais pra cima tipo deu uma diferença legal principalmente na estética. Teria que avaliar Curumim q tanque tu tem se é o de 42L ou o 55L e se tu já ta usando os calços ai da pra trabalhar quem sabe com outro tanque.

dirtyal
11/03/2015, 21:55
O pessoal da tracado me comentou que nao cabe o tanque de 55 no Vitara 2P, mas eu ja achei na internet nos USA um tanque maior pra vitara, so nao guardei o site. Mas se sobra 10cm com lift de carroceria, da pra colocar um tanque maior, provavelmente.
Mas o 4P com tanque e 55L ta mais que bom, admito qeu os 42L do Vitara são ruins, que infelizmente sao os mesmos 42L do Jimny.

Curumim
12/03/2015, 08:34
Opa!

Estava achando que era o de 2 portas, como o meu.

55L tá bom demais!

Jumperhd
13/03/2015, 18:13
Agora estamos com a ventoinha colocada, foi usada do palio. O espaço entre o motor e o radiador não ficou tão espaçoso mas tbm não vai comprometer. O cavalete do filtro de óleo e o filtro já estão sendo colocados, foi usado um padrão da Bosch com filtro para motor MWM.
Todos os canos de água foram colocados, radiador do óleo tbm ligado, o bujão de água acabei comprando um novo e foi adaptado pra cima da caixa de filtro de ar.
Os canos de ar quente tbm foram ligados.
Agora estou com dificuldade de ligar o intercooler pois não tem lugar, talvez vou mexer no parachoque ou comprar aquela bolha da L200 e adaptar no capo.
Falta a ligação elétrica, para dentro do painel como luz de óleo, água e essas coisinhas.

495423495424495425495426

Jumperhd
18/03/2015, 13:42
Hoje vamos terminar a parte elétrica, pois até encontrar um abençoado que lidasse com isso foi complicado.
Ele vai ligar os sensores de água, óleo, conta-giro e o interessante do conta-giro para ligar vai ser puxado do alternador.
Um probleminha que tivemos foi que, a alavanca de marchas ficou meio que fora de posição pouca coisa e então não estava entrando muito bem a 2º e a 4º, então foi aberto e precisou desentortar pouca coisa a manopla do câmbio ai funcionou.
496027

Amanhã ou sexta-feira vamos ligar o carro e ver como que deu hehe.

Abraço

tjflorindo
18/03/2015, 20:28
Serviço de "patrão" e que agilidade da adaptação! Aqui demoraria de 6 meses a um ano e olhe lá!!

Parabéns!!

Punch
19/03/2015, 23:26
Sensacional, parabéns pelo projeto!

Jumperhd
21/03/2015, 19:06
Pronto, motor ligado e funcionando só falta os detalhes agora.

Vejam o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=fWW9EVhQh1Y&feature=youtu.be

Curumim
22/03/2015, 02:34
Que som bacana!

Jumperhd
23/03/2015, 10:33
Bom Dia!

Essa é a última semana, tivemos que mudar a posição da bateria pois com o calor do escape acho que afetaria. O bom é que se precisar colocar uma bateria de maior amperagem vai caber susse.
Tbm tivemos que aumentar um pouco a fiação pq mudou o caminho, vai passar atrás da bateria então ficou um pouco curto.
Única coisa que não deu certo ainda e não sei como arrumar é o conta-giro vou ter que descobrir, pois acho que o conta-giro tinha alguma ligação com o módulo de injeção e não rodou.
Agora estamos ligando a luz do 4x4, ré, etc...

496583

Curumim
23/03/2015, 12:24
Vi em algum tópico que fizeram a adaptação do conta-giros da Sportage diesel.

Jumperhd
25/03/2015, 18:47
Ja fui fazer um teste e sabe oque aconteceu estouro o diferencial dianteiro a carcaça. Alguem tem o de ferro pra vender?? So estourou a primeira parte depois do cardã.
Depois coloco as fotos

Jumperhd
25/03/2015, 20:04
Segue a foto;

497040

Perdido
25/03/2015, 21:19
Lamentável o ocorrido.

De qualquer forma, parabéns pela empreitada. Acompanhando o tópico.

Jumperhd
29/03/2015, 21:09
Poise pessoal, continuando ainda não achei coroa e pinhão e nem o fuçinho em ferro velho ou alguém que tenha disponivel então vou ter que comprar nos comércio mesmo paciência.
Mas já andei com a Vitara e fiz 300 km entre asfalto e cidade. A média deu 13Km/l mas estou com um vazamento meio grande na bomba injetora em dois oring e amanhã vou mandar consertar. Acho que arrumando isso e regulando novamente a BI creio que vou conseguir chegar nos 15Km/l desejado.
Sobre o desempenho é assim, o motor funciona com pouca rotação até 4.500 rpm em quinta marcha chego até 120 e 130Km/h
acho que está bom pois estou em um jipe e está bem alto. Uma coisa boa é que onde antes eu batia até a 3º marcha agora subi até em 5º marcha !! Oque isso quer dizer que tenho um torque muito bom não perco força e para ultrapassar as vezes nem preciso bater 4º marcha.
Agora só estou com um problema que acho que é a minha bomba que falta regulagem penso até abrir um pouco ela nem que faça mais fumaça mas em baixa rotação ficou meio manco, ou seja até a turbina encher lá pelos 2.000 RPM ela vai devagar subindo a velocidade mas quando a turbina aciona mesmo ai fica forte o negócio. Vou mexer na bomba caso não melhore tenho ainda que instalar o intercooler que já chegou. Se mesmo assim não melhorar tenho então que comprar uma turbina com geometria variável para que comece a encher em 1.300 rpm, ai sim fica bala. Tbm pensei no Supercharger do fiesta esse enche já na lenta.
Não consegui usar ainda a 4x4 ou a reduzida direito né pois quebrou o diferencial mas eu penso o seguinte com esse torque que está agora e ainda mais com a reduzida acionada acho que vai virar um baita jipe.

Tenho ainda que fazer o snorkel, arrumar o conta giro, instalar o intercooler e essa semana posto mais fotos de como ficou e quem sabe um vídeo.

Abraço

Jumperhd
30/03/2015, 10:23
Fui no bombista e agora sim :drool: O carro ficou TOP ! Uma mangueira da admissão que aciona a LDA estava meio esgualepada e foi trocada, outra coisa foi aberto 1/4 do parafuso da BI e ai nossa outro carro muito bom! :D:D

Logo faço um vídeo.

dirtyal
30/03/2015, 10:36
Consegue estimar o valor final dessa adaptação?

Jumperhd
30/03/2015, 11:15
Ah sim ainda não tenho os valores da adaptação pq ainda estou em função. Mas posso jogar meio por cima;

Motor Completo com turbo e motor de arranque e transporte - R$ 10.000,00
Capa Seca para utilizar o mesmo câmbio - R$ 900,00
Intercooler - R$ 350,00
Ventoinha do Radiador - R$ 130,00
Instalação elétrica - R$ 450,00
Cavalete do filtro de óleo - R$ 200,00
Escapamento - R$ 500,00

Isso são as coisas básicas. Ai temos a mão de obra do mecânico e dai mangueiras, suportes de ferro para ar-condicionado, direção hidraulica e alternador, solda coxim do motor, correias, limpeza do tanque de combustivel e retirada da bomba entre outros detalhes.

Olha vai sair por uns R$ 16.000,00 tudo.

Ai tenho meu motor original ainda pra vender por inteiro que estava bom. Só nele tenho pra vender central, capa seca, e todo o motor. Acho que consigo abater a mão de obra do mecânico.

Eu coloquei peças novas, boas, mas da pra usar coisas com valores reduzidos né.

dirtyal
30/03/2015, 11:24
Perfeito, teu valor ta bem realista.

Jumperhd
30/03/2015, 11:35
Sim e eu fiz uns calculos para saber quanto demoraria para se pagar, eu ando por mês de 1.500km a 2.000km eu fiz média de 13km/l mas acho que tirando esse vazamento da BI vou fazer 15km/l. Para pagar os 10.000,00 tenho que andar 2 anos e meio pra cima.

Fabil
30/03/2015, 13:57
muito bom... parabens!! mais um vitara fumacendo nas trilhas!!! :palmas:

Curumim
30/03/2015, 15:05
Jumper,

Considera na conta ainda que, quando venderes o Vitara, não será pelo mesmo preço dos movidos a gasolina. :D

Jumperhd
30/03/2015, 15:48
Hauhauhauahuaah poise Curumim tem mais isso ainda, mas olha depois desse empenho de mudar o motor e olha que ficou muito bom, eu já estava desanimado com desempenho em baixa mas acabei de voltar da mecânica e ele me disse que com essa abertura da BI melhorou somente uns 30% :shock: que é possível abrir um pouco mais sem quebrar o lacre da bomba, vocês não tem idéia do desempenho do carro ficou muito ágil, forte.

Curumim
31/03/2015, 01:05
Jumper,

Não demora com os vídeos! Hehe

Curumim
31/03/2015, 09:33
Resolveu o problema do conta-giro?

Jumperhd
31/03/2015, 10:35
Os vídeos vou fazer assim que chegar o diferencial dianteiro que comprei, acho que só vai chegar na segunda-feira :( .
Mas posso fazer um vídeo dela na 4x2 para vocês ter uma noção da aceleração e desempenho.

Viu sobre o conta-giros não consegui ainda adaptar não sei como fazer. Já estou pensando em acoplar um externo, fazer oque vai ficar feio mas não achei aqui no fórum algum jeito. O eletricista disse o seguinte, que o conta giro original por vim com sinal do módulo não vai funcionar com o sinal do alternador.

Tó nessa agora.

Curumim
31/03/2015, 10:46
E o conta-gito da Sportage? Não vale a pena tentar?

Jumperhd
31/03/2015, 11:28
Poise, só que dai vou ter que comprar o painel inteiro né.

Curumim
31/03/2015, 12:25
Realmente.

Achei no Mercado Livre por 350,00.

Jumperhd
31/03/2015, 20:59
Segue fotos do intercooler, acho se semana que vem já vai estar instalado. Comprei o scoop do capô da Hilux.

497672497673

Jumperhd
25/04/2015, 11:59
Pessoal, só para dar uma satisfação pois não fiz ainda os vídeos. Estou sem o diferencial dianteiro ainda pois um camarada de Jundiai me deu um golpe no diferencial, me mandou um de samurai com relação 11x41 e o fuçinho de ferro. Mas na Vitara é usado o 8x41, então atrasou tudo.Ainda bem que consegui usar o fuçinho e agora tenho que cobrar dele a diferença do valor.
Estava com um vazamento no radiador do óleo, nos dias frios não vazava mas quando esquentava o óleo estava pingando, já arrumamos.
Agora estou com o seguinte problema, acho que o radiador da Vitara não está dando conta do recado vou ter que substituir por um de aluminio já pensei no do Santana dizem que é bom.
Segunda vai pra mecânica pra instalar o intercooler para ver se melhora um pouco esse aquecimento. Já o consumo de diesel está assim, entre cidade e estrada tá fazendo 10km/l. O engraçado que é mais economico dentro da cidade. Já na estrada por usar rotação alta ele consome mais, e o problema é outro a relação de diferencial que ficou muito curto. No futuro eu coloco uns da F75 ai melhora.

Abraço

AlemãoRS
25/04/2015, 13:16
Já achou C&P pra dianteira?
Se não achou ainda pode procurar do 1.6 8v AUTO que é 8x37. Claro que ai teria que trocar a traseira também, mas vai ficar 12% mais longa a relação.

Jumperhd
25/04/2015, 13:31
Oi Alemão,

Já achei, só que somente nova, poise tbm pensei nessa possibilidade mas como penso no futuro em ter uns diferenciais mais resistentes então penso em guardar uma grana e depois trocar tudo de uma vez. Mas com certeza com essa configuração que tu passou já ia ficar um pouco mais longo.

Jumperhd
27/04/2015, 21:58
500183

Segue a adaptação do intercooler da L200.

Perdido
28/04/2015, 22:53
Olá amigo,

Parabéns pelo trabalho em seu projeto.

Caso vc não for utilizar a caixa do filtro de ar, avisa que tenho interesse.

Abraços...

Richard

Jumperhd
29/04/2015, 10:00
Bom Dia !

Segue outras fotos, não tive dó e agora não tem volta o capô já foi furado, intercooler no lugar, só colocar o scoop.
Vou alterar a caixa de ar mesmo Perdido, vou por da Kombi ou do Tempra ou da L200 como tá ali na foto ai voltamos a conversar. Tu vai precisar do sensor tbm que fica na caixa ?
O reservatório de água vai para o outro lado tbm.
500362500363500365

Curumim
29/04/2015, 12:09
Para mim, do jeito que está, essa solução da caixa de ar seria uma complicação, pois, no Vitara, impediria a ligação com o snorkel, que atravessa o pára-lama esquerdo.

Agora, confesso que meu deu dó de ver o capô cortado, mas esse destino também me aguarda! :brinde:

padovanieduardo
29/04/2015, 12:42
Jumper, boa tarde

Está ficando fantástico!!
Pergunto, como ficou a questão de vibração e ruído no interior da viatura?

O intercooler que você usou é da L200 de que ano?

Sobrou espaço para a ligação do snorkel?

Abraço

Jumperhd
30/04/2015, 09:25
Bom Dia !

Então, esse filtro de ar que estamos estudando ligar vai ser feito algumas modificações mas vai ficar ali desse lado mesmo, só vou ter que cortar aquela lata que fica em cima do parafuso que segura o amortecedor. Ai ele vai mais para baixo entrando o snorkel pelo mesmo lugar que usamos originalmente o filtro na Vitara.
Vai entrar o ar por cima descendo e indo para a turbina, dai da turbina para o Intercooler e do intercooler para o motor.
Referente a vibração está tudo ok por enquanto né, tudo depende de uma boa adaptação, coxins, suportes. Mas está tudo ok referente a vibração.
Sabe que não sei que ano é esse intercooler, só sei q tem a ventoinha pois tem o sensor de temperatura acoplado mas por enquanto deixei sem a ventoinha.
Hoje vou postar mais fotos, pois creio que esteja pronto já a ligação do intercooler.

Jumperhd
04/05/2015, 14:31
Mais algumas fotos, como podem observar falta ajustar algumas coisas;
- Porta fusível e relês (vai ficar entre a bateria e reservatório de água do parabrisa)
- Mudar canos de ar que vão para a turbina, falta arranjar outras mangueiras pois essa cinza é horrível, e tbm falta pintar o cano principal.
- O filtro de ar é do tempra, mas preciso pintar a caixa e tbm instalar o snorkel, mas para isso preciso tirar o paralama e arrancar aquela caixa plástica de dentro.
- Ligar os canos do ar condicionado
- Instalar o scoopy do capô
- Instalar os manômetros de pressão de óleo, turbo vou comprar Watchdog do Sukys.
- Arrumar o conta-giro

Acho que é isso que eu lembre ehhe.

500882500883500885

Fabil
04/05/2015, 14:54
ficou muito bom!!! e o comportamentamento dinamico do carro, ficou bacana de andar? as rotaçoes do motor casaram legal com o escalonamento do cambio?

abs

Jumperhd
04/05/2015, 17:45
Então, acho que de tudo isso que foi feito eu tenho dois problemas para resolver;

- Substituir o radiador, não está esquentando além do normal não passa dos 80º só que eu acho que sobe meio rápido a temperatura, talvez carro a diesel é assim mesmo e eu ainda não acostumei.
- Ficou meio curto a 5º marcha, ai depende de cada um, como eu só vou em cidades próximas 80 100 km não posso reclamar mas atinjo 100 km/h tranquilamente e se pisar vai mais só que fica meio acelerado o negócio. Agora o benefício de ser mais curto é que nossa ficou muito forte em baixa muito top. Para se ter uma idéia ligando a reduzida e colocando o carro para subir um morro não muito ingrime ele vai sozinho pode ate desembarcar do carro.

Agora que está praticamente pronto vou fazer uns vídeos e postar para vcs.

Curumim
05/05/2015, 08:14
Parabéns a toda a equipe que está trabalhando na instalação desse motor: o cofre está limpo, sem gambiarras.

Perdido
06/05/2015, 00:39
Olá amigo Jumperhd.

O que eu preciso mesmo é somente a caixa que vai o filtro de ar... acabei quebrando a minha...

Se não me engano não possui sensor nessa caixa, mas vou verificar a do meu Vitara e aviso.

Obrigado

Richard

thejpedros
06/05/2015, 15:04
Coloca o de opala, tem o fluxo cruzado e maior capacidade de água... além de poder ser recuperado caso fure. só n sei se vai caber aí.

Jumperhd
07/05/2015, 11:58
Vou pesquisar TheJpedros se esse do opala caberia, nem que eu abra um pouco pros lados.

thejpedros
07/05/2015, 14:25
Vou pesquisar TheJpedros se esse do opala caberia, nem que eu abra um pouco pros lados.

No suporte original ele cabe, o problema é que ele usa fluxo cruzado e no motor do vitara ele é na mesma direção e precisei adaptar. não sei nesse.

thejpedros
07/05/2015, 14:27
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/138047-preparando-o-voodoo-child-vitara-3p-93-a.html

aqui eu posto a foto, da pra ver que ele coube no suporte original com pouca adaptação, mas se olhar por cima vai ver um cano que é anodizado de escapamento de fusca kkkk que uso para o retorno.

Jumperhd
08/05/2015, 22:19
Aham entendi, vou pesquisar sobre esse radiador. Ele tem 3 canaletas ?? Ele é de cobre ou aluminio ?

thejpedros
08/05/2015, 22:30
Aham entendi, vou pesquisar sobre esse radiador. Ele tem 3 canaletas ?? Ele é de cobre ou aluminio ?

3 canaletas?
ele é de cobre.

Jumperhd
08/05/2015, 22:53
Sim a colméia, tem alguns que é só 2 canaletas outros 3 e até 4.

thejpedros
08/05/2015, 23:55
não sei te responder, vou procurar.

padovanieduardo
11/05/2015, 14:06
Jumper, boa tarde.
Estão muito bonitas as instalações e a colocação das peças bem distribuídas no cofre do motor, mas como ficou o acesso aos parafusos que prendem o amortecedor? Deu o espaço ou eles dicaram por baixo das peças?
Se você tiver que trocar o amortecedor, terá que retirar o filtro de ar e o intercooler?
E o painel, conseguiu resolver a questão do conta giro?
Mande mais fotos e vídeos..rsrrs

Jumperhd
12/05/2015, 17:03
Então, realmente para acessar os amortecedores é preciso tirar a caixa do filtro de ar e do outro lado tirar o porta fusiveis, mas seria só isso. Mas como tenho calço então ficou sobrando aquela lata pra cima do amortecedor e essa lata foi cortada.
O painel ainda não consegui arrumar, tenho que abrir ele novamente e tentar através de um osciloscópio ver que tipo de oscilação tem o resistor que está lá, pois através desse resistor ele lia através do módulo de injeção.
Sim estou devendo os vídeos, e usei o carro ontem no barro preciso lavar ele depois coloco mais umas fotos.

Abraço

Jumperhd
12/05/2015, 17:04
Ahh só para informar que veio a carta laudo da Suzuki e estou com a documentação andando no Detran.

Fabil
12/05/2015, 17:23
Se nao me engano existem prontos circuitos conversores p/ conta-giros de ciclo otto p/ ciclo diesel e vice-versa, dá uma googlada ai

carta laudo da suzuki? o que consta nesta carta?

Jumperhd
12/05/2015, 17:41
Vou pesquisar.
Nessa carta laudo vem informações sobre a estrutura do carro, angulo de entrada e saída, que é traçado e tbm tem reduzida e essas coisinhas. Ai o Detran já me confirmou que o carro pode usar um motor a Diesel.
O próximo passo é um documento que fala sobre o carro que tenho e eu peço alteração das caracteristicas do veículo, nesse documento tbm coloco em anexo a NFE do motor e o decalque do motor.
Ai vai para o Inmentro para a vistoria de segurança. Acho que semana que vem que vou fazer mas estou com medo pois já coloquei o motor no carro hehehehe, massss dizem que é possível pagar uma taxa caso você tenha feito essa alteração sem informar.
Após isso tem que ser feito a vistoria veicular na delegacia para que saia o documento novo. Uma alteração que vai ser feito é de Passageiro/Automovel para Misto/Utilitario/Jipe.
E ai é só alegria. Mas o importante foi escutar da mulher do Detran que o carro aceita motor a Diesel hehe.

Jumperhd
12/05/2015, 18:03
Olhem como ficou com o Scoop, acabei de tirar ela da lavação.
501645501646

Pedro Mello
12/05/2015, 18:29
Fala, Junior!

To aqui acompanhando, na torcida, para essa documentação sair, ansioso pelo bloco do motor antigo, hehe.

Um abraço!

obs: O carro ficou mt bacana! O barulho do motor a diesel é demais, e a adaptação no capô ficou mt boa tambem

Jumperhd
15/05/2015, 11:52
Poise, dei entrada nos documentos, agora falta a vistoria de segurança.
Segue fotos do manometro do turbo, como estou sem o conta giro não sei ao certo com quantos giros estava no começo que estava enchendo e no final. Mas no começo enchendo 0.5 e dai no final tá ficando com 1.1kg
Segunda vai pra instalação do conta-giro ai vamos saber como vai ficar.
501863501864

padovanieduardo
31/05/2015, 22:27
Jumper,
Como ficou o documento? Tranquilo, já documentou diesel?
Essa carta da Suzuki, tem prazo de validade? Se eu pedir a minha hoje, será que posso instalar o motor no inicio do próximo ano?
Como está a viatura? Mais algum ajuste?

Jumperhd
02/06/2015, 11:04
Bom Dia !

O documento estamos lidando ainda. A carta da Suzuki não tem validade mas quem deve pedir para a Suzuki é o Detran da sua cidade e demora até 3 meses para vir.
Agora sobre o carro está ótimo um pouco de consumo de óleo pois a turbina que veio no motor está com folga então o Régis vai dar garantia na turbina KKK - BorgWarner.
Estava baixando um pouco a água mas era um vazamento no selo do motor, tirado o vazamento ficou ótimo.
O consumo melhorou muito com a entrada do Intercooler, e tbm vai muito do pé do cidadão né estou fazendo média de 12,75 entre cidade e rodovia.
Tenho dois problemas para resolver além do turbo, um é o conta giro que arranjei uma caixinha para mudar a frenquencia do sinal do painel/alternador, vai funcionar.
E o outro problema, o Radiador original não da conta do recado pessoal preciso mandar fazer um maior com boa dissipação de calor ou arranjar outro radiador que caiba ali no cofre.
503341

thejpedros
02/06/2015, 11:19
como ficou o radiador?
a MasterCooler Performance faz radiadores especiais, entra em contato com eles.

Jumperhd
05/06/2015, 17:25
Vou ligar para eles para fazer um orçamento, pois não tem outro jeito não está influenciando muitooo mas é melhor que o motor trabalha um pouco menos quente.

roberto_cwb
18/06/2015, 20:07
Boa noite Jumperhd.
Vc ainda tem as peças do seu motor antigo pra vender ? Semana que vem vou ter que encostar o meu. Dependendo do diagnostico do mecanico vou precisar de algumas peças.

padovanieduardo
15/07/2015, 16:56
Jumperhd,

Depois de algum tempo como está o comportamento da viatura?
Teve algum outro problema? Conseguiu resolver os detalhes do conta giros?

Comecei a procurar alguma coisa de motor 1.9 diesel, mas aqui no interior de São Paulo não encontrei nada. Tudo o que se encontra de motor está em Santa Maria -RS.

Abraço

Jumperhd
17/07/2015, 08:16
Bom Dia !

Tenho ainda o motor inteiro para vender. Não estou ainda querendo negociar pois deu uns problemas no Detran então até não sair a documentação para garantir não vou vender o motor.

Sobre o carro oq posso falar que ficou ótimo a instalação do motor. Único problema que tenho é conta-giros que ficou em uma mecânica aqui na minha cidade e o cara não resolveu ainda, e o outro problema é o consumo de óleo mas percebemos que a turbina está jorrando uma boa quantidade de óleo então acho que é ali o problema. Mandei pro RÉGIS que me vendeu o motor e ele tentou dar um "jeito" na turbina mas não trocou o conjunto rotativo. Pelo jeito vou ter de eu trocar o conjunto rotativo.
Até para informar vocês o sr. REGIS não é confiável, não cumpre a sua palavra então cuidem se forem comprar motor ou peças dessa pessoa, eu não compro nem mais uma agulha dele.

Chegou a turbina ontem está sendo montado mas meu mecanico informou que com certeza ele nem mexeu nela e que o problema vai persistir.

Abraço

Jumperhd
11/08/2015, 23:24
OLá pessoal,

Então, coloquei novamente a turbina retificada e o carro é OUTRO, já era forte agora ficou coisa de louco. Depois da retifica a turbina começou até assoviar quando tá enchendo como as hilux e l200.
Não sei se tem alguma coisa haver mas o motor pelo menos tá esquentando bem menos tá bem tranquilo por isso vo esperar mais um tempinho pra colocar o radiador da master cooler.
Creio que agora o consumo de óleo melhore tbm pq era muita coisa que estava jorrando pro intercooler.
Está só pendente agora o conta giro que não dei jeito.
Mas estou bem contente com o desempenho e consumo do carro posso dizer no momento que valeu muito a pena.
Estou com os documentos andando em outra cidade pq na minha nao deu certo, então logo vou disponibilizar o motor inteiro antigo pra venda.

Abraçooo

RicardoM
12/08/2015, 08:35
Parabéns pela empreitada Jumper. Tenho vontade de ter um motor desses no meu vitara.

padovanieduardo
18/08/2015, 10:57
Nem me fale, fiquei aguado para comprar um e instalar no meu 3p auto, mas parece que a conversa entre o motor e meu câmbio não é das melhores e eu não quero trocar o câmbio.
Vou estudar.... quem sabe não acho alguém que instalou no cambio TH 180 e ficou bom.
Parabéns Jumper!

Parabéns pela empreitada Jumper. Tenho vontade de ter um motor desses no meu vitara.

Jumperhd
24/08/2015, 12:48
Opaa, te falo o seguinte, coloca esse motor e mete já a caixa do chevette 5 marchas e pronto cara fica muito bom. Tu vai gastar a capa seca e a caixa do chevette uns 1.300 reais e ainda tu pode vender teu cambio automático.

padovanieduardo
28/08/2015, 13:37
Valeu Junper!!
Vou pensar sobre o assunto mas quero insistir no Automático.
Encontrei um cara aqui na minha cidade que está concluindo a adaptação diesel+TH180, mas ele só trabalha nos carros dele, não pega mais serviço fora.
Vou tentar fazer com que ele me ajude.
Se nada der certo...desisto do auto e mando ver no manual mesmo!

Opaa, te falo o seguinte, coloca esse motor e mete já a caixa do chevette 5 marchas e pronto cara fica muito bom. Tu vai gastar a capa seca e a caixa do chevette uns 1.300 reais e ainda tu pode vender teu cambio automático.

Adrianwdr
22/09/2015, 12:08
Boa, JumperHD

Oque deu da empreitada ? Saiu tudo ok com os documentos junto ao Detran e a vistoria ?
Tem vídeo novo da viatura ?

Marcelo Scheid
30/09/2015, 23:14
tambem gostaria de video da viatura

Jumperhd
02/10/2015, 12:05
O carro está parado, pois o senhor Régis de Florianopolis que me vendeu o motor me entregou um motor com rachadura no cabeçote e desgastes nas camisas e agora estou entrando na justiça para cobrar o gasto.

Jumperhd
17/10/2015, 14:58
Bom, como preciso do carro para trabalhar chegou as minhas peças. Semana que vem começa a retífica e novamente a Vitara estará andando, quero deixar aqui o contato do senhor Valdison da empresa Majo Peças - skype majo.autopecas, ótimo atendimento e ele tem uma variedade grande de peças.
Por outro lado volto alertar voçês sobre o Sr. de Florianopolis, não tem palavra e por isso agora só justiça resolve.

Segue fotos das de algumas peças e depois vou fazer um video caprixado que estou devendo para vcs.

Abraço

514459514460

Adrianwdr
17/10/2015, 17:56
Estou doido pra ver ele andando.
Tem algum modo de nos falarmos (Whats, Facebook) ?

Jumperhd
17/10/2015, 19:26
Tem sim, só add Junior Nadal - Curitibanos SC no face ou no celular 49 - 8802-6113 .

Abraço!!

Jumperhd
03/11/2015, 18:18
Boa Tarde !

Essa semana quem sabe sai o carro da mecânica, segue fotos do motor retificado com pistões novos e cabeçote novo.

515702515703515704515705515706

Curumim
04/11/2015, 11:33
Tá bonito!

Jumperhd
12/11/2015, 21:26
Amanhã sai da mecânica, segue fotos do motor.
Só precisamos tirar um vazamento de água e reapertar o cabeçote depois andar.
Ai vou providenciar uns vídeos.
516315516316

Temos um colega aqui do grupo que está colocando um motor 1.9 tbm em seu Vitara, logo ele vai postar.

Abraços