Conectar

Ver Versão Completa : Por que as picapes turbo como a Ranger por exemplo não fazem aquele barulho de turbo?

kevinmk
23/02/2015, 01:36
Aquele barulho de quando se troca de marcha quando está em giro alto?

é uma curiosidade só...

Obrigado

Willian Del Piero Rocha
23/02/2015, 08:05
você está querendo dizer aquele barulho da válvula de alivio, tipo um apito?

Kako
23/02/2015, 09:06
Kevinmk,
www.youtube.com/watch?v=vlehWEIP1Bk

É esse barulho que VC esta falando?

Willian Del Piero Rocha
23/02/2015, 10:29
Kako ,esse aí é o pente ,que muitos caminhoneiros colocam , ,acho que ele está falando do apito da válvula de alivio .
https://www.youtube.com/watch?v=ceQ2p36WA04

kevinmk
23/02/2015, 10:40
isso mesmo, por que as picapes nao fazem esse barulho?

J.Ohia
23/02/2015, 16:17
A maior parte dos turbos modernos tem o sistema de waste-gate, que é uma válvula que abre no caracol quente da turbina para aliviar o excesso de pressão do escape, evitando assim que o turbo gire demais e envie muito ar pelo caracol frio.
Antigamente o sistema era valvula de alivio depois do turbo, que era acionado quando chegava a uma determinada pressao, e o ar em excesso era jogado para fora, causando o assovio caracteristico. Alguns, para evitar este barulho, canalizavam este ar para o cano de escape ou para o filtro de ar.

Willian Del Piero Rocha
23/02/2015, 17:55
Sem contar que esse apito característico da válvula ,ocorre quase sempre em motores turbo que trabalham com pressões bem mais altas(motores preparados) do que os motores turbo originais.

Dimasi
23/02/2015, 20:00
E a maioria dos motores diesel não tem a borboleta na admissão como nos carros a gasolina. O espirro se dá quando vc vem com alta RPM e alivia o acelerador para uma troca de marcha, a borboleta fecha ocasionando elevação súbita da pressão no duto e a abertura da válvula de alívio. O motor 14b é um dos poucos que que tem essa borboleta. Geralmente quem turbina tira essa borboleta. A minha está com a borboleta e a válvula, mas nunca ouvi ela atuar.

Walter da Camper
24/02/2015, 00:07
A explicação do Dimasi está correta. Os motores diesel não possuem borboleta de aceleração e por isso não necessitam da válvula de prioridade (ou blow-0ff) para descarregar o excesso de pressão para a atmosfera. O coletor é aberto e a pressão continua indo para os cilindros mesmo quando se tira o pé do acelerador.

Nos carros a gasolina o fechamento da borboleta ao tirar o pé, causa redução brusca da velocidade da turbina que, além de diminuir sua vida útil, aumenta o lag na reaceleração, pois ela tem que ganhar giro novamente após a mudança de marcha. A válvula Blow-off minimiza esses inconvenientes espirrando o excesso de pressão para fora e permitindo a turbina continuar girando.

No meu 14B eu travei aberta a borboleta da admissão para não ter que instalar válvula blow-off.

kevinmk
24/02/2015, 16:55
Entendi, muito boa as explicações, obrigado!
poderiam me ajudar nesse tópico que eu só tive uma respostas? http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/147561-comprei-uma-ranger-xlt-2004-diesel-2-8-turbo-e-queria-saber-como-usar-o-4x4.html
obrigado!

Dimasi
24/02/2015, 17:09
A resposta está correta. A Ranger como outras picapes, não tem diferencial central e o 4x4 só deve ser usado em terrenos com baixa aderência, como terra fofa, lama e areia.
Abs