Ver Versão Completa : ARGENTINA (Salta, Cachi etc), BOLÍVIA (Eduardo Avaroa), PERU, floresta - abril 2015
Galera,
Segueplanejamento prévio para seus comentários, críticas, sugestões -e justificativas para os mesmos! :-D
Saída:28 de março
Volta: 21 de abril
Total:25 dias
Rotaprévia:
Dia1: Brasília,Campo Grande, Concepción e Asuncion (Paraguai)
Dia 2: Resistencia(Argentina), Ruta 16 até Cafayete
Dia 3-5: Cafayete- Salta (visitando Gargantadel Diablo e Anfiteatro, Quebrada de Las Flechas, Quebrada da LasConchas e Parque Nacional Los Cordones (cactos gigantes):300km, com muitas costelas de vaca e escassos pontos de referência,levamos 7:40h para completá-lo. Vale Encantado.)
Salta - SanAntonio de Los Cobres (Payogasta, La Poma, Altos do Rio Calchaqui,Abra Acay e bate-volta até o Viaduto La Polvorilla)
San Antoniode Los Cobres - Purmamarca (Cerrode Las Siete Colores) - Tilcara (Salinas Grandes)
Tilcara- Paso de Jama
[dúvida:ou deveríamos pegar o Pasode Sico?Sem sim, porque deveríamos pegar essa entrada, e não a Jama?Quais as vantagens e quais as desvantagens?]
Dia 6: travessiada fronteira
Dia 7-9:ReservaEduardo Avaroa (Bolívia) - não pretendemos ir à super turísticaSPA no Chile, mas fazer basicamente a mesma coisa no extremo sudoesteda Bolívia, por ser mais rústica, mais diversa etnicamente, menosturística e tão (ou mais) bela como (que) SPADia7:Desertode Dali, Termas de Polquesno pequeno Salarde Chalviri, Gêiseres Sol de la Mañana,a 4.876 metros, LagunaColorada,também conhecida como LagunaFanta.Almoço no refúgio da Laguna Fanta. Caminhada até um monte comvisão privilegiada da lagoa e dos inúmeros flamingos. Dia8:Arbolde Piedra, Deserto Siloli, Paso de los Incas, Laguna Honda e aHedionda.Restaurante, no tal Vallede las Biscachas.VulcãoOllagüeem atividade, várias plantações de quinoa e pequena cidade de SanJuan.Dormir no hotel de sal. Dia9:café da manhã na IlhaIncahuasi,de corais e cactos gigantes. Hotel de sal original, que fica noSalar, transformado em museu. 4h percorrendo o sala, antes de chegara Colchani,depois Uyuni.
Dia 10:seguirp/ Uyuni e Salar
Dia11: Uyuni
Dia12: seguirp/ La Paz
Dia13: LaPaz
Dia14:Tiahuanaku,coroico
Dia15: Titicacae ilhas
Dia16:seguirp/ Cuzco
Dia17-19: Cuzco,ruínas e Macchu Pitchu (Plazade Armas,é onde está o charme da cidade. Primeira visita: Sacsayhuaman, ondese compra o passaporte que dá direito a entrar em outros 15 pontosturísticos na região de Cusco. Pukapukara e depois a Tambomachay.Písac (grande sítio arqueológico, mas caminhada longa e degrausintermináveis). Ollantaytambo, lugar mais bonito do tour. Chinchero,com feira bonitinha. Machupicchu. Trem para na cidadezinha deMachupicchu Pueblo.)
Dia20: cruzara cordilheira para a floresta Amazônica até Puerto Maldonado
Dia21-22: seguirpela 30C norte e entrar na Amazônia Boliviana na 18, depois 13, aí8, até Riberalta, e Guajará-Mirim, já na divisa com Brasil(Rondônia) - ou sugerem seguir de Puerto Maldonado via Acre? Lirelatos de estradas péssimas. Então ir pela Amazônia boliviana meparece ser mais interessante e belo. Alguém já fez essa rota viaBolívia?
Dia23-25: retornovia Rondônia, Mato Grosso e Goiás
Veículo: FajeroFull 2004/2005 diesel, Geolandar 285/70R17, c/ placas de proteçãoembaixo e Snorkel OGZ - a princípio apenas umveículo.
Ocupantes: 3pessoas - meu amigo (63 anos c/ décadas de experiência c/ seuDefender 110 na Am. Latina inteira), minha esposa 29 e eu, 37 - c/experiência c/ Jalapão e tbm. 5.000Km TransAmazônica, TransUruará,Cuiabá-Santarém, MT-322 na R.I. Xingu, Ilha do Bananal (c/ direitoa encalhamento com jacarés).
Equipamento: 2triângulos, 1 macaco hidráulico original + chaves, 1 bombacompressora de ar, 1 pá pequena, GPS Montana, galão 20L p/ diesel,galão p/ água potável e frutas que não apodrecem rápido. Oque mais DEVO levar de equipamento?
Mêsdo ano: abril- alguém sabe se há algum mês no segundo semestre que érecomendável fazer essa viagem, se não conseguirmos ir agora emabril? Digo; depois do inverno e antes das chuvas?
Alguémdisposto a ir com outro carro nessa rota e mês?
Dicassão bem-vindas!!! :safari-rig:
abs
Amostardeiro
23/02/2015, 08:47
Piotrek
Beleza de roteiro, não leva frutas e nenhum outro produto "in natura", a vigilância é bem rígida quanto a estes produtos.
Abs
Entrando pelo Acre, em Assis Brasil/Inapari, você tem apenas 100 km até Brasiléia de estrada ruim. Entrando por Guajará, além da parte boliviana, até o entroncamento da BR-364 (uns 140 km) estava bastante ruim (tem que se informar a respeito deste trecho BR-425). Tem outras opções, via Bolívia, de sair em outras cidades de Rondônia e Mato Grosso mas tem que ver as condições das estradas além do perigo em terras bolivianas.
Valeu Amostardeiro e Acreano!
Sobre frutas, vou consumi-las antes de qquer fronteira - ou comprar novamente dps da travessia. Obgd pela dica.
Acreano, acompanhei tua viagem no ano passado, pelo teu blog. Vc não conhece ninguém que tenha seguido depois de Puerto Maldonado por dentro do noroeste da Bolívia, via Riberalta até Guajará-Mirim?
Não li nenhum relato aqui no Fórum nem na Internet de qquer jipeiro que fez esse percurso. Estou atrás de info sobre essa rota.
Outros comentários dos demais colegas são muito bem-vindos!
abs
Valeu Amostardeiro e Acreano!
Sobre frutas, vou consumi-las antes de qquer fronteira - ou comprar novamente dps da travessia. Obgd pela dica.
Acreano, acompanhei tua viagem no ano passado, pelo teu blog. Vc não conhece ninguém que tenha seguido depois de Puerto Maldonado por dentro do noroeste da Bolívia, via Riberalta até Guajará-Mirim?
Não li nenhum relato aqui no Fórum nem na Internet de qquer jipeiro que fez esse percurso. Estou atrás de info sobre essa rota.
Outros comentários dos demais colegas são muito bem-vindos!
abs
Desta rota não tenho nenhum relato, a não ser uma postagem antiga de rotas bolivianas:
ROTA 2
Rota 3
La Paz – Rurrenabaque
421
Apenas 66km asfaltados. Os restantes 357km encontram-se encascalhados, em condições regulares de tráfego.
Rota 8
Rurrenabaque – Guayaramerin (Fronteira Bolívia/Brasil) (1)
602
Encascalhada, transitável durante todo o ano. Entre Riberalta e Guayaramerin falta construir 4 pontes.
Veja o link abaixo:
http://www.yotellevo.es/de-puerto-maldonado-madre-de-deus-peru-a-guayaramerin-beni-bolivia.htm
Dia1:Brasília,Campo Grande, Concepción e Asuncion (Paraguai)
Dia 2:Resistencia(Argentina), Ruta 16 até Cafayete
Tá certo disso?
2 dias de Brasília a Cafayate?
1 dia de BSB a Assuncion?
Passando aqui pra acompanhar, sorte no planejamento.
Abraços
Tb estou com a mesma dúvida do Jeison.
Abs
Evanio Machado
Obgd. Acreano!
Jeison e Evanio: o Acreano, se não estou enganado, fez Goiânia - Assuncion em 1 dia; e chegou em Salta no dia seguinte. Isso, de fato, é apertado. Na verdade, o roteiro feito pelo Valter, meu amigo, sugere 3 dias para chegar em Cafayete, o que parece menos cansativo.
Contudo, a viagem possui 4 focos:
a) região de Salta,
b) sudoeste da Bolívia (Reserva Eduardo Avaroa)
c) La Paz c/ Titicaca, e
d) Cuzco e Macchu Picchu.
No restante, vamos passar reto - pra aí sim desfrutar com calma os demais locais (acima).
O que temos visto, contudo, é que a maioria dos jipeiros faz Atacama, ao invés de Eduardo Avaroa. E se fazem Avaroa, o fazem em veículos alugados com guias - por receio de assalto e/ou do sal dos salares.
Nós realmente estamos planejando irmos com nosso próprio carro (e GPS montana).
Assim, ficaríamos muito gratos por ter relatos de quem já foi pra essa região (Reserva Eduardo Avaroa e Salar de Uyuni) com seus próprios veículos.
Além disso, a não ser o mencionado acima pelo Acreano, não vimos qualquer relato de jipeiros que passaram por Puerto Maldonado e seguiram pelo noroeste da bolívia para então chegar em Guajará-Mirim via Rondônia. Estamos atrás disso.
Se souberem de alguém que tenha feito o(s) roteiro(s) acima, por favor nos coloquem em contato. Ou se souberem de algum relato online - não encontramos - tbm será muito bem-vindo!
abs
Obgd. Acreano!
Jeison e Evanio: o Acreano, se não estou enganado, fez Goiânia - Assuncion em 1 dia; e chegou em Salta no dia seguinte. Isso, de fato, é apertado. Na verdade, o roteiro feito pelo Valter, meu amigo, sugere 3 dias para chegar em Cafayete, o que parece menos cansativo.
abs
Eu fiz Goiânia/Ponta Porã em um dia, sem correr, almoçando em Campo Grande e chegando a tardinha em Ponta Porã. Lá tem que ir na PF e depois em Juan Caballero para dar entrada e por isso não é possível fazer em um dia. Aproveite para visitar o shopping China no lado Paraguai e um outlet que estava em fase de acabamento, que acho que deve estar pronto. Depos para Assuncion é rápido mas devido as várias cidades e barreiras policiais, leva um tempo maior. Cuidado com a polícia que é corrupta e vai tentar tirar algum. Na cidade de "Emboscada" (o nome já é sugestivo) logo após a aduana, eles costumam ficar logo a frente dentro de uma casinha com um radar para pegar os incautos e também por ultrapassagem proibida. Muito cuidado nesta cidade!
Eu fiz Goiânia/Ponta Porã em um dia, sem correr, almoçando em Campo Grande e chegando a tardinha em Ponta Porã. Lá tem que ir na PF e depois em Juan Caballero para dar entrada e por isso não é possível fazer em um dia. Aproveite para visitar o shopping China no lado Paraguai e um outlet que estava em fase de acabamento, que acho que deve estar pronto. Depos para Assuncion é rápido mas devido as várias cidades e barreiras policiais, leva um tempo maior. Cuidado com a polícia que é corrupta e vai tentar tirar algum. Na cidade de "Emboscada" (o nome já é sugestivo) logo após a aduana, eles costumam ficar logo a frente dentro de uma casinha com um radar para pegar os incautos e também por ultrapassagem proibida. Muito cuidado nesta cidade!
Humm, boas dicas, Acreano!
Outras possibilidades que pensamos, ao invés de entrar no Paraguai via Ponta Porã / Pedro Juan Cabalero, seria:
a) descer por Dourados até Guaíra e aí cruzar pro oeste até Assunción, ou
b) descer mais ainda até a Ruta 12 na Argentina e seguir pra Resistencia/Corrientes - desse modo, pulado o Paraguai.
Talvez seja melhor - para evitar esses rolos no Paraguai. O que acham?
Depois, na Argentina,
c) pegar a Ruta 16 direto até Salta ou quem sabe
d) depois da Ruta 16, descer pela Ruta 89 até Tucuman, pra aí sim subir pra Salta, já beirando a Cordilheira.
Alguém fez uma dessas opções? O que recomendam?
Outros pontos que estão mais obscuros são:
e) a travessia no noroeste da Argentina pro Chile, com o único objetivo de entrar no sudoeste da Bolívia (Reserva Eduardo Avaroa): sugerem fazermos via Paso Jama ou via Paso Sico? Por que? Não faremos Atacama, mas somente Avaroa na Bolívia.
f) quem já trafegou com veículo próprio na Reserva Pedro Avaroa, bem como no Salar do Uyuni? Quais dicas dão?
g) depois de passar por Cuzco, quem já passou por Puerto Maldonado e seguiu norte pela 30C (Peru) pra entrar a leste na rota 18 (Bolívia), até encontrar a rota 13, depois rota 8 até Riberalta e então Guajará-Mirim já na divisa Bolívia-Rondônia?
Pesquisamos muito e não encontramos relatos sobre esses pontos.
IsmaelMatos
25/02/2015, 21:39
Piotrek, boa noite
Há tempos venho acumulando informações sobre países e rotas na América do Sul.
Sobre a Bolívia, tenho anotados os seguintes alertas:
- http://www.forumxt600.com.br/forum/ftopic37162.html (necessário se registrar no site)
- http://www.consbras.org.bo/index.php?id=42
Tuas referências à Reserva Eduardo Avaroa já estão anotadas.
Saudações e Boa Viagem!!
Obgd. Acreano!
Contudo, a viagem possui 4 focos:
a) região de Salta,
b) sudoeste da Bolívia (Reserva Eduardo Avaroa)
c) La Paz c/ Titicaca, e
d) Cuzco e Macchu Picchu.
No restante, vamos passar reto - pra aí sim desfrutar com calma os demais locais (acima).
O que temos visto, contudo, é que a maioria dos jipeiros faz Atacama, ao invés de Eduardo Avaroa. E se fazem Avaroa, o fazem em veículos alugados com guias - por receio de assalto e/ou do sal dos salares.
Nós realmente estamos planejando irmos com nosso próprio carro (e GPS montana).
Assim, ficaríamos muito gratos por ter relatos de quem já foi pra essa região (Reserva Eduardo Avaroa e Salar de Uyuni) com seus próprios veículos.
Além disso, a não ser o mencionado acima pelo Acreano, não vimos qualquer relato de jipeiros que passaram por Puerto Maldonado e seguiram pelo noroeste da bolívia para então chegar em Guajará-Mirim via Rondônia. Estamos atrás disso.
Se souberem de alguém que tenha feito o(s) roteiro(s) acima, por favor nos coloquem em contato. Ou se souberem de algum relato online - não encontramos - tbm será muito bem-vindo!
abs
Olá Piotrek,
Imagino que essa sua viagem será muito legal. O Salar de Uyuni e a Reserva Nacional Eduardo Avaroa são atrações imperdíveis. Eu conheci essa região em uma viagem de moto que fiz em setembro de 2011, quando entrei na Bolívia em Corumbá e fiz San Jose de Chiquitos - Santa Cruz de La Sierra - Samapaita - Aiquile - Sucre - Potosi - Uyuni - HOTEL JARDINES DE MALLKU CUEVA - Villa Mar - Bolivia (http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CDsQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.mallkucueva.com%2Fen-us%2F&ei=QD7wVOfeGMmwyASY_oDwCw&usg=AFQjCNFF6srkhHrnAs_NozeTy1NMgqJcPQ&bvm=bv.87269000,d.aWw) - SPA, e dessa subimos pelo norte do Chile - Peru - Rio Branco/Ac….
….continuando
Quando chegamos em Uyuni, depois de cinco tombos (a maior parte do trecho foi em estrada de chão), alugamos 4x4 com motoristas e despachamos as motos de caminhão até o Chile. Estávamos as 3 motos com garupas e a prudência falou mais alto tendo em vista que todo esse percurso é de areia, costelas de vaca, buracos, etc… e passa por rota de de tráfico de drogas, eles até não importunam os turistas, parece que há uma acordo tácito, mas temos que saber onde e quando não devemos passar. Na noite que estivemos hospedados no hotel em Villa Mar, houve ação da polícia no vilarejo com trocas de tiros.
Olha o que pode acontecer no Salar de Uyuni, veja as fotos 12 e 13 (contando de cima para baixo) nesse link http://motonboliviachileperu.blogspot.com.br/2011/09/potosi-bo-uyuni-bo-e-o-majestoso-salar.html
Ainda, com relação ao Salar de Uyuni, penso que seja muito importante ler o relato desse outro link, esses passaram aperto sério no salar http://www.rotascapixabas.com/2011/12/01/3º-dia-no-salar-de-uyuni-perdidos-no-salar-parte-2/
Penso que vc já saiba desse casal, eu os conheci em um encontro de Jipes em Blumenau, e eles fazem uma ralto bem longo sobre a região http://www.mundoporterra.com.br/outras-aventuras/2004-2005-deserto-do-atacama-e-uyuni-roy-rudnick-e-michelle-francine-weiss/
Vale destacar que o problema não é apenas a violência e sim a navegação, como no Salar na reserva Avaroa há vários caminhos e trilhas, mas com certeza você já deve estar avisado disso e tem bastante experiência para se preparar adequadamente.
Espero que essa minha pequena indicação possa contribuir um pouco para o seu planejamento. E estou ansioso para ver o resultado dessa bela construção de sua viagem, vou ficar aqui na espia.
Um forte abraço
Evanio Machado
(resido em Curitiba e Brasília a seu dispor)
Obrigado por sua resposta e pela torcida, Evanio!
Então vc mora entre Curitiba e Brasília? Vou ver com Valter meu amigo com quem planejo a viagem e podemos ver se nos encontramos. O Ivan tbm quer se encontrar conosco.
Sobre tua viagem, eu já tinha visto. Muito bacana. Fucei TODAS as viagens feitas para a região aqui no Fórum.
Sobre o casal, já tinha visto há uns meses, mas já tinha me esquecido: estou relendo agora. Eles foram guerreiros. Sozinhos na Reserva Eduardo Avaroa e sem GPS.....
Faltam relatos de jipeiros que rodaram por lá por conta própria, infelizmente.
O relato desse casal está ajudando bastante.
Espero recebermos mais relatos aqui.
abs!
geovanih
01/03/2015, 10:52
Humm, boas dicas, Acreano!
Outras possibilidades que pensamos, ao invés de entrar no Paraguai via Ponta Porã / Pedro Juan Cabalero, seria:
a) descer por Dourados até Guaíra e aí cruzar pro oeste até Assunción, ou
b) descer mais ainda até a Ruta 12 na Argentina e seguir pra Resistencia/Corrientes - desse modo, pulado o Paraguai.
Talvez seja melhor - para evitar esses rolos no Paraguai. O que acham?
Depois, na Argentina,
c) pegar a Ruta 16 direto até Salta ou quem sabe
d) depois da Ruta 16, descer pela Ruta 89 até Tucuman, pra aí sim subir pra Salta, já beirando a Cordilheira.
Alguém fez uma dessas opções? O que recomendam?
Outros pontos que estão mais obscuros são:
e) a travessia no noroeste da Argentina pro Chile, com o único objetivo de entrar no sudoeste da Bolívia (Reserva Eduardo Avaroa): sugerem fazermos via Paso Jama ou via Paso Sico? Por que? Não faremos Atacama, mas somente Avaroa na Bolívia.
f) quem já trafegou com veículo próprio na Reserva Pedro Avaroa, bem como no Salar do Uyuni? Quais dicas dão?
g) depois de passar por Cuzco, quem já passou por Puerto Maldonado e seguiu norte pela 30C (Peru) pra entrar a leste na rota 18 (Bolívia), até encontrar a rota 13, depois rota 8 até Riberalta e então Guajará-Mirim já na divisa Bolívia-Rondônia?
Pesquisamos muito e não encontramos relatos sobre esses pontos.
D) Como a quebrada das conchas e a das flechas são " paralelas" sugiro esse caminho que fiz:
https://maps.google.com.br/maps?saddr=RN+9&daddr=-26.0592294,-65.9700087+to:RN+40&hl=pt&sll=-25.54492,-64.709473&sspn=1.553746,2.469177&geocode=FSSVf_4doL0g_A%3BFSNecv4dqGAR_CktFtpA2DMfl DE_E5iOEyngCQ%3BFUH6fP4dMqgM_A&mra=dme&mrsp=0&sz=9&via=1&t=m&z=9
E) O paso jama é mais rápido
F) O Uyuni não vai estar alagado?
Achei poucos dias na região de cuzco. Não vai ao vale do colca?
Abraço
D) Como a quebrada das conchas e a das flechas são " paralelas" sugiro esse caminho que fiz:
https://maps.google.com.br/maps?saddr=RN+9&daddr=-26.0592294,-65.9700087+to:RN+40&hl=pt&sll=-25.54492,-64.709473&sspn=1.553746,2.469177&geocode=FSSVf_4doL0g_A%3BFSNecv4dqGAR_CktFtpA2DMfl DE_E5iOEyngCQ%3BFUH6fP4dMqgM_A&mra=dme&mrsp=0&sz=9&via=1&t=m&z=9
E) O paso jama é mais rápido
F) O Uyuni não vai estar alagado?
Achei poucos dias na região de cuzco. Não vai ao vale do colca?
Abraço
Valeu, Geovanih! A sugestão "D" parece ótima. Jama de fato é mais rápido e a estrada está melhor. Se eu tivesse 3 meses, 6 meses, faria Sico.
Uyuni alagado? Até onde sei, alaga em dezembro a fevereiro. Em março, depende do ano, mas tem um pouco de água até primeira quinzena. Estaremos lá apenas em abril - alguém foi em abril e encontrou Uyuni alagado?
abs!
williys branco
08/03/2015, 13:31
Ola nos add no face Celia Zillig...la podem ver fotos w trocar ideias e relatos
williys branco
08/03/2015, 13:40
Na Bolivia vc tem q ter em seu carro o BOUTIQUIM seria uma caixa de primeiros socorros de uso obrigatorio.
No salar recomendo um mapa off line..garmin..um via satelite....ou acompanhar os carros 4x4 de turismo q fazem esses roteiros...
Jamais apos Avaroa pegar o caminho para HITO LX..
Na Bolivia vc tem q ter em seu carro o BOUTIQUIM seria uma caixa de primeiros socorros de uso obrigatorio.
No salar recomendo um mapa off line..garmin..um via satelite....ou acompanhar os carros 4x4 de turismo q fazem esses roteiros...
Jamais apos Avaroa pegar o caminho para HITO LX..
Obrigado, Williys Branco!
Vou adicionar agora no FB. É impressão ou tua msg ficou inacabada? Não entendi o que vc quis dizer com HITO LX.
Mudamos o roteiro baseado nas sugestões e no tempo que temos disponível:
Saída:28 de março
Volta: 21 de abril
Total: 25 dias
A viagem possui 3 focos:
a) região de Salta-ARG,
b) sudoeste da Bolívia (Reserva Eduardo Avaroa: vulcões, gêiseres, termais, flamingos, lagoas, cactus gigantes etc)
c) La Paz c/ Titicaca
No restante, vamos passar reto - para desfrutar com calma os demais locais (acima).
Rota prévia:
Dia 1: Brasília, descendo até próximo de Foz do Iguaçu
Dia 2-3: Resistencia (Argentina), Ruta 16 até Catamarca
Dia 4-10: Cafayete- Salta; visitando Garganta del Diablo e Anfiteatro, Quebrada de Las Flechas, Quebrada da Las Conchas e Cachi e plantações de pimenta, Payogasta, Parque Nacional Los Cordones – cactos gigantes. Recta Tin Tin, Piedra del Molino, Vale Encantado e Cuesta del Obispo, El Carril, e aí Salta.
Em Salta: igrejas, Museu de Alta Montanha (fantástico), teleférico para o Monte San Bernardo. San Antonio de Los Cobres (Payogasta, La Poma, Altos do Rio Calchaqui, Abra Acay e bate-volta até o Viaduto La Polvorilla), Purmamarca (Cerrode Las Siete Colores), Tilcara (Salinas Grandes), e aí Paso Jama.
Dia 11: travessia da fronteira
Dia 12-16: Reserva Eduardo Avaroa (sudoeste da Bolívia) - não pretendemos ir à superturística Atacama no Chile, mas fazer o extremo sudoeste da Bolívia, por ser mais rústica, mais diversa etnicamente, menos turística e tão (ou mais) bela como (que) Atacama
Dia 12: Desertode Dali, Termas de Polquesno pequeno Salarde Chalviri, Gêiseres Sol de la Mañana, a 4.876 metros, Laguna Colorada, também conhecida como Laguna Fanta. Almoço no refúgio da Laguna Fanta. Caminhada até um monte com visão privilegiada da lagoa e dos inúmeros flamingos.
Dia 13: Arbolde Piedra, Deserto Siloli, Paso de los Incas, Laguna Honda e a Hedionda. Restaurante, no Valle de las Biscachas. Vulcão Ollagüe em atividade, várias plantações de quinoa e pequena cidade de San Juan. Dormir no hotel de sal.
Dia 14-15: café da manhã na Ilha Incahuasi, de corais e cactos gigantes. Hotel de sal original, que fica no Salar, transformado em museu. 4h percorrendo o salar, antes de chegara Colchani, depois Uyuni.
Dia 16: seguir p/ UyuniDia 17: seguir p/ La PazDia 18: La Paz
Dia 19: Tiahuanaku, coroico
Dia 20: Titicaca e ilhas
Dia 22-25: retorno via montanhas, até Cochabamba (mas ficou errado por erro do GoogleMaps). A ideia é ir até Coroico, descer e seguir pra Cochabamba e seguir pro leste, desviando de Sta. Cruz de la Sierra e entrar no Brasil.
Mapa da rota aqui (https://maps.google.com.br/maps?saddr=Bras%C3%ADlia+-+Distrito+Federal&daddr=-23.7985419%2C-52.2385297+to%3A-26.8342597%2C-53.5652371+to%3A-27.506229%2C-54.130203+to%3A-27.9746388%2C-54.8132375+to%3A-27.6227491%2C-62.164777+to%3A-27.583021%2C-64.908561+to%3A-28.1206323%2C-65.8967705+to%3A-27.8201092%2C-65.8575462+to%3A-26.873558%2C-65.6941073+to%3A-24.9419981%2C-66.1339963+to%3ASalta%2C+Argentina+to%3A-24.6012857%2C-65.3742338+to%3A-24.3158372%2C-65.394093+to%3A-24.1497864%2C-65.4709846+to%3A-24.0799787%2C-65.4083042+to%3A-23.5236577%2C-65.9968039+to%3A-23.5679522%2C-66.9155079+to%3AUyuni%2C+Potos%C3%AD%2C+Bol%C3%ADv ia+to%3A-18.3639547%2C-67.8815067+to%3ALa+Paz%2C+Bol%C3%ADvia+to%3A-16.6066662%2C-67.2861099+to%3A-17.1441865%2C-62.7414886+to%3ACuiab%C3%A1+-+Mato+Grosso+to%3ABras%C3%ADlia+-+Distrito+Federal&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-16.772987%2C-58.150635&spn=7.106645%2C13.392334&sll=-16.88866%2C-66.634827&sspn=1.776548%2C3.348083&geocode=Fcv_Dv8dSmAl_Sl14prfGD1akzEkSnVp5HCEcw%3BF fPclP4dP-fi_CkVKaaoJxHtlDEEps3TTUjmMg%3BFa2KZv4dy6jO_Cn9yVY 3TUX6lDGEs2JZGBN3aA%3BFctJXP4d5QnG_ClDOSqr1F_5lDGm xKjYlqH2dQ%3BFRIkVf4dy527_CkzjUfqvtX4lDEaW7Z5ifyX7 w%3BFaOCWv4d13BL_CkVA5Upexk5lDGYccJHSCBchQ%3BFdMdW _4d75Ih_Cnjp014IHsjlDE7Ns8a6TqmUg%3BFcjpUv4dvn4S_C nN5W4FMacmlDEqyO9bkJLlFw%3BFbN_V_4d9hcT_Cnzy18c6lc hlDG7YmLiboE3BA%3BFSrxZf4dZZYV_Cm5xnNsOiMilDEiRCla t9LD9w%3BFVJqg_4dFOAO_CmjMy-Z_xMclDHWBd3soK5oYg%3BFazXhf4dxeMZ_Cn5t1FRo8MblDEG 8ofVLJnNpQ%3BFTudiP4d53ca_CmbYLao07gblDFsj4odI8E3p Q%3BFUP4jP4dUyoa_Cl5s8TbL6cblDEDKBSYkCeqMA%3BFeaAj _4d-P0Y_ClLtamwWg0blDEAcAuau24m8w%3BFZaRkP4d0PIZ_Cm_Pz eEthMblDEMbRL2kAnkQA%3BFbcOmf4d_fcQ_CmPJoVdkVADlDH tbGUqpRr4sA%3BFbBhmP4dTfMC_CnplPLxgcMClDHvwVb8eLwC Ig%3BFb_Mx_4dr1AE_Cm98tNY2br_kzFTZk4sHoRVFA%3BFc7J 5_4d3jX0-ynx3ucBYY5XkTH_8Ps6IAL1oA%3BFeA6BP8dEB3w-ykPpPUECt9ekTGzikW0dvzbVw%3BFTaaAv8do0v9-yl9_DO2iPzhkzFxx3zhv4n96A%3BFYZm-v4dEKRC_Cmf0-QOiN7tkzFmXcclswZjuQ%3BFf3wEf8dnAOo_CnFT9hwZqWdkzE OUQ6QCE5QTg%3BFcv_Dv8dSmAl_Sl14prfGD1akzEkSnVp5HCE cw&t=h&mra=dvme&mrsp=21&sz=9&via=1%2C2%2C3%2C4%2C5%2C6%2C7%2C8%2C9%2C10%2C12%2C 13%2C14%2C15%2C16%2C17%2C19%2C21%2C22&z=7). O Google Maps não deixa fazer algumas rotas, então tem partes erradas. O Google Maps não deixa continuar pro Paso Jama e entrar no Chile, pra subir pra Reserva Eduardo Avaroa etc.
Duas perguntas importantes PARA QUEM JÁ ESTEVE na Bolívia, Chile e Peru - e Argentina:
1. Em alguma alfândega ou parada na estrada pediram a PID (permissão internacional para dirigir) a vcs?
1.a) Se sim, em quais locais específicos e em quais países?
1.b) Se pediram, vcs tinham a PID ou só a CNH? Se tinham só a CNH, o que ocorreu?
2. E passaporte, pediram em alguma fronteira ou em alguma estrada?
2.a) Se sim, em quais locais específicos e em quais países?
2.b) Se pediram, vcs tinham a passaporte ou só RG? Se tinham só RG, o que ocorreu?
Essas são perguntas importantes pq sairemos neste sábado, dia 28 de março, e uma das viajantes está sem passporte e nenhum de nós tem PID.
Viajaremos por Argentina e Bolívia. Entraremos no Chile pelo Paso Jama apenas para ter acesso ao sudoeste da Bolívia. Não ficaremos no Chile. No Peru entraremos apenas para cruzar a Ilha de Copacabana no Titicaca - não ficaremos no Peru.
Obrigado pelas dicas!
tjflorindo
23/03/2015, 14:28
Olá Piotrek, já fiz boa parte desse roteiro e moro perto do Paraguai/Bolívia. Só mais algumas sugestões/afirmações:
* Descer por Foz do Iguaçu e entrar direto na Argentina! Paraguai com a alta do dollar está caro como o Brasil e com certeza vai ter dor de cabeça;
* Na argentina a polícia vai te pedir uma ajuda para reformar/ pintar o posto policial, tenha uns trocados no Bolso.
E cuidado na Bolívia com Pajero a Diesel! As últimas experiencias que dois conhecidos meus tiveram não foram das melhores próximo a Roboré (entre Corumbá e Santa Cruz)....Roubaram os veículos e ficaram amarrados a beira da estrada. Não conheço muito a Bolívia, mas dizem que a região mais perigosa é a faixa que beira o Brasil de Corumbá até Rondonia.
Olá Piotrek, já fiz boa parte desse roteiro e moro perto do Paraguai/Bolívia. Só mais algumas sugestões/afirmações:
* Descer por Foz do Iguaçu e entrar direto na Argentina! Paraguai com a alta do dollar está caro como o Brasil e com certeza vai ter dor de cabeça;
* Na argentina a polícia vai te pedir uma ajuda para reformar/ pintar o posto policial, tenha uns trocados no Bolso.
E cuidado na Bolívia com Pajero a Diesel! As últimas experiencias que dois conhecidos meus tiveram não foram das melhores próximo a Roboré (entre Corumbá e Santa Cruz)....Roubaram os veículos e ficaram amarrados a beira da estrada. Não conheço muito a Bolívia, mas dizem que a região mais perigosa é a faixa que beira o Brasil de Corumbá até Rondonia.
Tranquilo, TJFlorindo, não passaremos por Paraguai nem na região que vc menciona na BOL.
GuilhermeAdolf
23/03/2015, 20:49
Duas perguntas importantes PARA QUEM JÁ ESTEVE na Bolívia, Chile e Peru - e Argentina:
1. Em alguma alfândega ou parada na estrada pediram a PID (permissão internacional para dirigir) a vcs?
1.a) Se sim, em quais locais específicos e em quais países?
1.b) Se pediram, vcs tinham a PID ou só a CNH? Se tinham só a CNH, o que ocorreu?
2. E passaporte, pediram em alguma fronteira ou em alguma estrada?
2.a) Se sim, em quais locais específicos e em quais países?
2.b) Se pediram, vcs tinham a passaporte ou só RG? Se tinham só RG, o que ocorreu?
Essas são perguntas importantes pq sairemos neste sábado, dia 28 de março, e uma das viajantes está sem passporte e nenhum de nós tem PID.
Viajaremos por Argentina e Bolívia. Entraremos no Chile pelo Paso Jama apenas para ter acesso ao sudoeste da Bolívia. Não ficaremos no Chile. No Peru entraremos apenas para cruzar a Ilha de Copacabana no Titicaca - não ficaremos no Peru.
Obrigado pelas dicas!
Amigo, acabo de voltar de uma roadtrip semelhante. Estou até escrevendo o relato aqui mesmo no fórum. Confira depois, irá te ajudar muito, garanto.
Sobre as outras dúvidas, veja:
- Leve a PID e passaporte. Se for parado e pedirem os documentos, nem hesite em procurar CNH. Entregue já os documentos todos e encha o guarda de papel, eles ficam meio perdidos e assim você é liberado mais rápido.
- Quanto ao Paso Jama ou Sico, não tenha dúvidas: vá pelo Jama! Afinal, a entrada da Reserva Eduardo Avaro é pela ruta 27, que é a do Paso Jama. Agora, o que eu não sei é como os oficiais de imigração boliviana vão entender sua entrada na Bolívia, vindo da Argentina. Porque não é uma rota comum. Afinal, vocês estão entrando na Bolívia pelo Chile, mas não passaram pela imigração chilena que fica na cidade de San Pedro de Atacama. Entende?
- Engana-se você sobre a reserva eduardo avaroa. Ela é tão turística como o Atacama. Afinal de contas, é rota para os mochileiros que estão no Atacama e que seguem para Uyuni. Você verá quase uma centena de Toyotas. E digo: Vale muito a pena conhecer os atrativos do Atacama. Concordo que você verá "a mesma coisa" do atacama nesse trecho da bolívia. Mas honestamente, por mais parecidos, todos são diferentes e tem uma coisa única.
- Tenha muito muito cuidado na reserva. Existem veículos passando? Sim. Mas eu fiquei por horas sem ver algum. E existem trechos isolados e perigosos.
- Outro problema, terá você combustível suficiente pra sair da Argentina, subir até o Hito Cajon, atravessar a reserva e ir até Uyuni? O consumo é maior na cordilheira, não faça contas no limite. Se tá no limite, não arrisque. Combustível na Bolívia é e sempre foi problema, principalmente pra estrangeiros.
- O Salar de Uyuni fica cheio, ou parcialmente, apenas no verão. Fui agora em fevereiro e mesmo com as intensas chuvas, não era a totalidade que estava com água. A entrada do Salar tem uma profundidade maior, talvez meio metro de água salgada, depois fica só uma camada de água. Se seguir os carros bolivianos, não tem erro. Existe um traçado mais seguro, sem cair nos ojos del salar(buracos na camada de sal). Dá pra entrar lá sem problemas, andando devagar e depois conferindo se não incrustou o radiador de sal.
- NÃO NÃO NÃO esqueça de pegar a DECLARAÇÃO JURADA na aduana boliviana. Se não tiver, e for parado pela polícia, seu carro será CONFISCADO.
- Uyuni, como toda a Bolívia, não passa segurança alguma. Muito cuidado...
Quaisquer dúvidas, estou por aí.
Abraço
- Quanto ao Paso Jama ou Sico, não tenha dúvidas: vá pelo Jama! Afinal, a entrada da Reserva Eduardo Avaro é pela ruta 27, que é a do Paso Jama. Agora, o que eu não sei é como os oficiais de imigração boliviana vão entender sua entrada na Bolívia, vindo da Argentina. Porque não é uma rota comum. Afinal, vocês estão entrando na Bolívia pelo Chile, mas não passaram pela imigração chilena que fica na cidade de San Pedro de Atacama. Entende?
-Abraço
A aduana de Paso Jama funciona com o pessoal da Argentina e Chile. Se vier da Argentina, dá a baixa e entrada no Chile e vice-versa.
Miltinho
24/03/2015, 17:00
Mudou a Aduana do Chile?
Sempre foi em SPA!
A aduana de Paso Jama funciona com o pessoal da Argentina e Chile. Se vier da Argentina, dá a baixa e entrada no Chile e vice-versa.
GuilhermeAdolf
24/03/2015, 17:35
Mudou a Aduana do Chile?
Sempre foi em SPA!
Segundo o site do governo do Chile, os três pasos, Jama, Sico e Hito Cajon, tem como aduana/imigração base na cidade de San Pedro.
http://www.pasosfronterizos.gov.cl/complejos_pais.html
Segundo o site do governo do Chile, os três pasos, Jama, Sico e Hito Cajon, tem como aduana/imigração base na cidade de San Pedro.
http://www.pasosfronterizos.gov.cl/complejos_pais.html
Passei ano passado lá e foi assim. Funcionava os dois países em Paso Jama. Pode ter sido por conta que a estrada ficou fechada por 3 dias devido a uma nevasca e o número de carros, ônibus era grande no local e funcionou as duas para dar mais rapidez ao desembaraço.
Passei ano passado lá e foi assim. Funcionava os dois países em Paso Jama. Pode ter sido por conta que a estrada ficou fechada por 3 dias devido a uma nevasca e o número de carros, ônibus era grande no local e funcionou as duas para dar mais rapidez ao desembaraço.
Abra o link http://expedicionatacama.blogspot.com.br/p/pagina-1.html e outro viajante corroborá com o que eu disse.
Miltinho
24/03/2015, 22:15
Não tive esta sorte... Nas duas vezes que la estive, a aduana do Chile estava em SPA.
O lugarzinho sujo!
Abç.
Abra o link http://expedicionatacama.blogspot.com.br/p/pagina-1.html e outro viajante corroborá com o que eu disse.
Valeu, pelas dicas do Guilherme Adolf (http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/148130-roadtrip-paraguai-argentina-chile-e-bolivia-12600-km-sozinho-de-bandeirante-2.html), ao sair da Argentina via Paso Jama, ir até SPA, dar entrada e em seguida dar baixa, para tão somente depois seguir para Paso Cajón, para entrar na Bolívia. Faremos isso.
No mais, quem tem dicas para traçar rota no BaseCamp? Não entendi a diferença entre rota e track... e qdo tento traçar rota entre pontos, aparece uma linha reta, ao invés de o trajeto ser criado em cima das estradas.
Os vídeos que encontrei no YouTube não foram didáticos.
Quem ajuda?
Galera, aqui vai o relato da viagem: http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/150991-relato-noroeste-da-argentina-noa-e-sudoeste-da-bolivia-reserva-avaroa-e-uyuni.html
Foram 26 dias de paisagens lindas !!!!
[]s