Conectar

Ver Versão Completa : Comprei uma Ranger XLT 2004 diesel 2.8 turbo e queria saber como usar o 4X4?



kevinmk
22/02/2015, 20:26
Tenho dúvidas se no 4x4 High e no 4X4 Low as 4 rodas giram igualmente juntas? por exemplo, fazendo uma curva fechada a roda de dentro da curva vai girar menos que a de fora, ou as 4 vão giram juntas?
E em dia de chuva no asfalto é melhor deixar no 4x4 High? ou somente ativar o 4x4 em chão de baixa aderência, como terra?
Obrigado!

Ps: é o meu primeiro post, desculpa se fiz algo errado.

mguriano
22/02/2015, 21:42
Companheiro, quando o 4x4 está ativo, as rodas de dentro vão girar menos que a de fora, pois os dois eixos têm diferencial pra fazer essa correção.
No asfalto não se deve usar o 4x4, nem mesmo em dias de chuva, pois a ranger não tem diferencial central pra corrigir a diferença de velocidade entre as rodas dianteiras e traseiras em curvas, o que pode sobrecarregar algum componente mecânico ou até mesmo causar perda de aderência em alguma roda.

Se falei alguma besteira peço aos mais experientes pra corrigirem.
Essa também foi uma dúvida minha quando comprei e foi o que eu entendi nas minhas pesquisas.

Walter da Camper
24/02/2015, 20:19
Informação correta. Nenhum veículo 4x4 "part time" deve ser usado em 4x4 no asfalto.
Somente aqueles que possuem diferencial central podem tracionar 4x4 em piso de boa aderência. São eles:
Niva, Land Rover, SW4, Subaru, Pajeros TR4, Dakar e Full... e outros que não me lembro. Desses citados, os 3 Mitsubishi tem a opção de 4x2, os demais são 4x4 full time.

kevinmk
05/03/2015, 01:15
Muito obrigado! me ajudou muito!

Borjaoo
05/03/2015, 07:15
jurava que em chuva forte deveria ligar o 4x4 high na estrada!! melhor ifcar no 4x2 mesmo então???

Miranda_MG
05/03/2015, 07:47
jurava que em chuva forte deveria ligar o 4x4 high na estrada!! melhor ifcar no 4x2 mesmo então???

Liga não, Borjaao. Se nem na estrada dá pra ligar, na cidade em que as curvas são mais fechadas então, pior fica. Perda de aderência e/ou engrenagens quebradas podem acontecer sim.

Se já usou, inclusive, deve ter notado que a direção fica mais dura, certo? Pois é, é o conjunto mecânico sendo forçado.

Abraço,

Miranda

Borjaoo
05/03/2015, 10:39
Entendi. E em estrada de terra "boa", convem ligar?

Miranda_MG
05/03/2015, 13:16
Entendi. E em estrada de terra "boa", convem ligar?

Terra boa é terra batida? Se sim, também não. Tem aderência também.

Quando a estrada de terra tem cascalho, terra solta e qualquer coisa que gere aderência menor, rola. Mas, mesmo assim, velocidade menor, mesmo no uso do 4x2, é uma postura mais prudente.

Abraço,

Miranda

Borjaoo
06/03/2015, 21:27
Poxa, o 4x4 High é recomendado pra qual tipo de situação então? O low ainda entendo, descidas em terrenos MUITO ruins, na trilha e tal...

E Miranda, vi aqui que você também é de MG. Sou de João Monlevade, não sei se conhece mas é relativamente perto de BH e estou sempre por aí, gostaria de perguntar se você tem alguma oficina boa pra indicar aí da região. Valeu!!

Miranda_MG
07/03/2015, 04:45
Poxa, o 4x4 High é recomendado pra qual tipo de situação então? O low ainda entendo, descidas em terrenos MUITO ruins, na trilha e tal...

E Miranda, vi aqui que você também é de MG. Sou de João Monlevade, não sei se conhece mas é relativamente perto de BH e estou sempre por aí, gostaria de perguntar se você tem alguma oficina boa pra indicar aí da região. Valeu!!

:curtir:

High - Velocidades mais elevadas em que o 4x4 é necessário para manutenção da dirigibilidade.
Low - Em baixas e em que algum esforço adicional é necessário. Nas situações em que mencionou e desatolamentos de outros veículos, por exemplo. Dá uma poupada boa na picape usar o L assim.

Sou de BH, mas estou alguns dias pela região do Vale do Aço. Mais perto ainda daí.

No VA ainda estou usando CSS. Encontrei uma em Ipatinga em que o serviço é 10 (acredite) e, enquanto eu for manter na garantia, fico por lá. Ou mesmo depois que reprogramar (se fizer).

Em BH, tem uma região conhecida que é a da Pedro II com algumas oficinas de 4x4. Tome cuidado com a escolha porque também é onde há lojas de conduta questionável. No passado, era a região onde você poderia comprar um rádio para o seu carro que havia sido roubado e acabava achando o seu próprio. Agora melhorou, mas...

Enfim, no bairro Santo André, mais ou menos na altura do Shopping Portal de Veículos, há uma série de oficinas de 4x4. Algumas têm representações de peças de fabricantes conhecidos; o que dá um pouco mais de credibilidade. Se precisar de um nome, não tenho. Qualquer coisa, pergunta nos jeep clubes de BH e região para uma indicação mais precisa.

Um dia que passar por lá e tiver um pouco mais de tempo, a gente toma uma. :brinde: Hehehe...

Abraço,

Miranda

Mirão
07/03/2015, 18:16
Miranda, às vezes vou a São Francisco MG e pego solo arenoso. Areia solta mesmo. Ai ligo a high mas não passo de 60 km/h tô errado? fiquei sabendo também que é bom de vez em quando ligar a tração. Quando vou às fazendas ou pescar e tenho que passar por algum degrauzinho, ligo a low. Atolei numa areia solta na praia em João Pessoa, também sai com a low e toda vez que uso uma opção só ligo e desligo parado, além do que após desligar dou uma marcha a ré antes de ir em frente. Tô certo?

Miranda_MG
08/03/2015, 07:52
Miranda, às vezes vou a São Francisco MG e pego solo arenoso. Areia solta mesmo. Ai ligo a high mas não passo de 60 km/h tô errado? fiquei sabendo também que é bom de vez em quando ligar a tração. Quando vou às fazendas ou pescar e tenho que passar por algum degrauzinho, ligo a low. Atolei numa areia solta na praia em João Pessoa, também sai com a low e toda vez que uso uma opção só ligo e desligo parado, além do que após desligar dou uma marcha a ré antes de ir em frente. Tô certo?

Ôpa, Mirão.

Não sou nenhum super especialista em 4x4, cara. Mas tento ajudar. Inclusive, tem tópicos aqui no fórum sobre condução off road... :curtir:

Te respondendo, se na areia solta vai sem o Low, a velocidade é mais alta e High não força o motor, pode usá-lo. Agora, se sentir o esgotamento do motor, aí é o Low mesmo. O problema é que em algumas situações, ter que parar para engatar o Low (já que tem que parar mesmo), significa atolar... Então, às vezes, dá pra manter o High mesmo exigindo um pouco mais se o pedaço a ser transposto não for muito extenso. O que pode ajudar na areia, mas não apenas solta, fofa também, é diminuir a calibragem dos pneus. E sendo frequente essa última situação, também vale a pena carregar um pequeno compressor.

Acionar o 4x4 de vez em quando é necessário sim por causa da lubrificação do conjunto. Aí, quem não tem terra ou areia pra isso, pode fazer no asfalto mesmo. Mas sempre em linha reta (com volante já nessa posição quando do acionamento). Tinha um amigo que gastava uns 10 minutos de vez em quando na própria garagem num espaço de 40 m, indo e vindo com a tração acionada.

A ré é um bom hábito: não custa fazer e, teoricamente, permite o encaixe (ou, nesse caso, a garantia do desencaixe) do conjunto da tração. Se é efetivo, não tenho absoluta certeza, mas já que não custa, a gente faz. é o mesmo caso de manter o carro funcionando uns 30 segundos ou mais assim que se para para, diferente do desligamento imediato, não forçar a turbina.

Abraço,

Miranda

Mirão
08/03/2015, 11:33
Valeu a dica Miranda, então faço o certo, mesmo não sendo trilheiro, também tenho o hábito de aguardar uns 15 segundos antes de desligar o motor e + 15 antes de por em movimento.

Borjaoo
08/03/2015, 11:55
:curtir:

High - Velocidades mais elevadas em que o 4x4 é necessário para manutenção da dirigibilidade.
Low - Em baixas e em que algum esforço adicional é necessário. Nas situações em que mencionou e desatolamentos de outros veículos, por exemplo. Dá uma poupada boa na picape usar o L assim.

Sou de BH, mas estou alguns dias pela região do Vale do Aço. Mais perto ainda daí.

No VA ainda estou usando CSS. Encontrei uma em Ipatinga em que o serviço é 10 (acredite) e, enquanto eu for manter na garantia, fico por lá. Ou mesmo depois que reprogramar (se fizer).

Em BH, tem uma região conhecida que é a da Pedro II com algumas oficinas de 4x4. Tome cuidado com a escolha porque também é onde há lojas de conduta questionável. No passado, era a região onde você poderia comprar um rádio para o seu carro que havia sido roubado e acabava achando o seu próprio. Agora melhorou, mas...

Enfim, no bairro Santo André, mais ou menos na altura do Shopping Portal de Veículos, há uma série de oficinas de 4x4. Algumas têm representações de peças de fabricantes conhecidos; o que dá um pouco mais de credibilidade. Se precisar de um nome, não tenho. Qualquer coisa, pergunta nos jeep clubes de BH e região para uma indicação mais precisa.

Um dia que passar por lá e tiver um pouco mais de tempo, a gente toma uma. :brinde: Hehehe...

Abraço,

Miranda


Opa!
Aí sim! Também vou muito ao Vale do Aço, família por parte de mãe maioria é de Ipatinga.

Muito obrigado pelas dicas, se algum dia a oportunidade de tomar uma ampola saudável aparecer, será um prazer!

Aproveitando que você é daqui, vou perguntar: por algum acaso não conhece trilhas boas na nossa região? compatíveis com nossas viaturas é claro, uso a minha pra trabalho então não posso enfiar em qualquer buraco kkkk

abraços!!!

Miranda_MG
09/03/2015, 12:56
Opa!
Aí sim! Também vou muito ao Vale do Aço, família por parte de mãe maioria é de Ipatinga.

Muito obrigado pelas dicas, se algum dia a oportunidade de tomar uma ampola saudável aparecer, será um prazer!

Aproveitando que você é daqui, vou perguntar: por algum acaso não conhece trilhas boas na nossa região? compatíveis com nossas viaturas é claro, uso a minha pra trabalho então não posso enfiar em qualquer buraco kkkk

abraços!!!

Borjaao,

Vou ficar te devendo a informação, meu caro. Não sou do VA, apenas estou morando por aí. Tem pouco tempo (uns meses só) e, ainda assim, uns dias eu fico aqui em BH. Então ainda conheço pouco a região.

Para você ter idéia, só na semana passada que fui ao Parque do Rio Doce. E mesmo assim, rapidaço. Mas, se eu souber de algo, te aviso sim.

Abraço,

Miranda

Miranda_MG
09/03/2015, 12:57
A propósito, vi no outro tópico: a lateral que o ônibus pegou é a da sua Ranger ou do seu pai?

E como está o conserto?

Abraço,

Miranda

Borjaoo
09/03/2015, 16:09
Então meu caro, o balaio bateu foi na minha. Ainda não começaram a consertar, o boletim de ocorrencia ficou pronto hoje e agora estou aguardando a seguradora da empresa de onibus entrar em contaro comigo pra indicar oficina.

Mas enquanto isso deixei a caminhonete na oficina pra embuchar pinça de freio que estava precisando, acabou que o mecanico constatou que os amortecedores dianteiros estão ruins, buchas inferiores e parafusos da barra de torção... la vai meu dinheiro... sai de uma hilux 2.5 no intuito de levantar uma grana que ja foi quase toda embora arrumando essa... foda. Gostaria ate e saber se alguem aqui usa ranger 3.0 pra trabalho, pois preciso de caminhonente de certa forma resistente, carrego peso mas ando em asfalto, nao sei se a ranger é boa ou se o ex dono deixou de cuidar.

Quanto as trilhas, tava perguntando referente ao nosso estado, peto de BH ou VA jehe se souber de algum passeio bom, favor indicar!!


Abraço!!