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Ver Versão Completa : Bomba injetora mecânica (tire as duvidas com um bombista).



samuelfuz
22/02/2015, 14:51
Olá! Sou técnico mecânico especializado em bombas e bicos injetores. Como constatei temos poucas postagens sobre sistema diesel mecânico.
Podem perguntar a vontade que na medida do possível estarei respondendo. Cuidado com alguns comentários que são postados sobre bomba injetora, pois os que li são errôneos e escritos por pessoas sem o menor conhecimento da área.

fmatos944
22/02/2015, 15:38
Olá! Sou técnico mecânico especializado em bombas e bicos injetores. Como constatei temos poucas postagens sobre sistema diesel mecânico.
Podem perguntar a vontade que na medida do possível estarei respondendo. Cuidado com alguns comentários que são postados sobre bomba injetora, pois os que li são errôneos e escritos por pessoas sem o menor conhecimento da área.


Olá amigo então la vai a primeira dúvida.

Eu tenho uma l200 gls 2003 e na ultima revisão que fiz pedi que o mecânico aumentasse a pressão da bomba. Acho que ele aumentou muito pois esta com muita fumaça. Queria retornar um pouco, ele disse que tinha "apertado 1/4 de volta", neste caso eu queria voltar a metade do aperto que ele fez ou seja 1/8 de volta. Apertando o parafuso aumenta a pressão? Qual exatamente seria o parafuso a fazer isso?

PP5GAS
22/02/2015, 16:33
Samuel

A dúvida é usar diesel S-10 com bomba injetora. É prejudicial, diminui a vida útil da mesma?

Itamar Hr2008
22/02/2015, 17:10
Olá! Sou técnico mecânico especializado em bombas e bicos injetores. Como constatei temos poucas postagens sobre sistema diesel mecânico.
Podem perguntar a vontade que na medida do possível estarei respondendo. Cuidado com alguns comentários que são postados sobre bomba injetora, pois os que li são errôneos e escritos por pessoas sem o menor conhecimento da área.

Boa tarde Samuel, estou com uns probleminhas na minha HR e se puder me ajudar agradeço demais.

Vamos lá...

Minha HR quando fria pela manhã ( ou qualquer hora do dia após esfriar) solta uma fumaça branca e o motor vibra muito, logo após andar uns 2km e já mais aquecida a fumaça para e a vibração vai normalizando. Já me disseram que esta fora de ponto, que pode ser regulagem de valvulas, já passei scanner e acusou POSIÇÃO DO VIRABREQUIM, levei n mecânico e o mesmo disse que poderia ser bicos sujos ou a bomba com algum problema. Por favor se puder me dar uma ajuda agradeço...Abraço!

Hugo4x4
22/02/2015, 18:57
Samuel

Duas Land Rover Defender exatamente iguais, uma fabricada em 2004 na placa diz que o pistão bombeador está com 1,27 mm de recorrido quando o pistão correspondente do motor está no PMS e na outra 2005 diz 1,42 mm , você sabe porque os valores são diferentes?

fmatos944
24/02/2015, 08:14
Samuel sumiu....

Walter da Camper
24/02/2015, 10:45
Samuel, bem vindo ao forum. Aí vai minha pergunta:

Qual a forma prática para ajustar o ponto da BI "de ouvido"?

O método científico de colocar o relógio comparador nós já conhecemos, pois consta dos manuais de serviços, porém há casos em que o motor já passou por modificações, teve a taxa de compressão alterada e, por isso, não aceita mais a regulagem padrão de fábrica (fica atrasado).

Abçs.

Dimasi
24/02/2015, 17:11
O Samuel deu um gostinho na galera e sumiu hahahaha.

Walter da Camper
24/02/2015, 21:03
Já já ele aparece. Vamos botar uma fé, porque bombista é tudo sangue bom.

tito livio
26/02/2015, 07:14
Kd o Samuel, preciso saber qual a prevenção devo dar na minha Pagero fulo diesel3.2? E qual combustível usar?

Edintruder
11/03/2015, 15:40
Pelo visto não sabe pesquisar, pois tem muita postagem sobre bombas injetoras pelo fórum. Basta pesquisar um pouco.

Pra piorar abre um tópico logo na primeira postagem e simplesmente some...

J.Ohia
11/03/2015, 16:04
Mais um Troll no fórum.
Será que vai precisar impor um limite mínimo de postagens para que a pessoa possa abrir um tópico novo, como fazem nas mensagens privadas?

enasor
11/03/2015, 17:31
Mais um Troll no fórum.
Será que vai precisar impor um limite mínimo de postagens para que a pessoa possa abrir um tópico novo, como fazem nas mensagens privadas?

Boa idéia!!!! Fica esta boa sugestão do colega para que os administradores do fórum apreciem esta possibilidade ...

Edintruder
12/03/2015, 09:42
Boa idéia!!!! Fica esta boa sugestão do colega para que os administradores do fórum apreciem esta possibilidade ...

x3!

Acho que esse fato se repete muito pelo fórum inteiro. Entrei no fórum do escort clube e não consigo abrir um tópico antes de um nro x de postagens. Acho que aqui seria uma alteração positiva.

Pelincho 2015
12/03/2015, 17:03
tenho uma ranger 2.2 2014 com 45 mil km e desde nova apresentava esporadicamente corte de combustivel , agora fiquei na mao, a revenda trocou a bomba e alegou quebra da mola por contaminacao do diesel e me cobrou 3800 reais, porem eu avisei do problema desde cedo e nao me deram garantia , o que faco ?, sou medico e nao uso a camionete fora do asfalto, abasteco so em posto conhecido, acho que a ford nao deveria ter feito isso, minha primeira atitude e nao comprar mais a marca e vou falar para todos meus colegas nos sites das unimeds de todo o brasil para fazerem o mesmo

Edintruder
13/03/2015, 17:54
Pelincho, chegasses a reclamar no 0800 da Ford?

Entenda que para quebrar uma mola ou é defeito no material ou fadiga da mola. Nesse caso é certeza de falha no material.

Busca os teus direitos pois é um absurdo a concessionária fazer isso com o consumidos. Isso só acontece no Brasil!

Acho que não comprar a marca ajuda, mas ajudaria muito mais se ninguém mais comoprasse nenhum veículo zero km. Pois o lucro da marca em cima do consumidor brasileiro é aburdo. Beira ao ridículo!!!
Eu sou contra a compra de carros zeros justamente pelo valor cobrado e pela péssima qualidade dos veículos atuais.

Se o óleo e filtros foram trocados dentro da concessionária, mais razão terás ainda, pois o filtro de boa qualidade não deixa passar nenhum contaminante particulado e nem mesmo água.

Edintruder
13/03/2015, 18:07
Como o Samuel não respondeu pra ninguém, vou te responder.
Repara que em 2005 teve alteração do conama, e a Maxion foi comprada pela International. Nesse ano, o único veículo que ainda usava o HSD 2.5 era a Land Defender. Dessa forma a International ajustou o ponto para reduzir as emissões e se manter em conformidade com a legislação ambiental.

Samuel

Duas Land Rover Defender exatamente iguais, uma fabricada em 2004 na placa diz que o pistão bombeador está com 1,27 mm de recorrido quando o pistão correspondente do motor está no PMS e na outra 2005 diz 1,42 mm , você sabe porque os valores são diferentes?

Edintruder
13/03/2015, 18:15
Fmatos,
Como o Samuel não te respondeu, eu te responderei.
Quando o teu mecânico mexeu na tua L200, ele não aumentou a pressão, apenas a vazão. A pressão de injeção é dada por dois fatores, o volume injetado x a pressão de restrição que é ajustada pela regulagem dos bicos.

Quando abre o débito, permite uma maior vazão através do ajuste de anel de acelerador interno, permitindo maior vazão final em regime de máximo acelerador. É tudo questão de regulagens.

Entenda que os bicos irão abrir da mesma forma, porém irão injetar mais diesel, e como faltará oxigênio para queimar todo o combustível, parte dele sairá através de fumaça preta. Para aumentar a pressão somente ajustando os bicos para uma pressão um pouco maior. Porém corre o risco da bomba não conseguir atingir essa maior pressão caso ela possua desgaste pelo uso. Daí tem que fazer a troca dos componentes desgastados da bomba.

Outro ponto, para evitar a fumaça, basta acelerar mais gradualmente e evitar enfiar o pé no fundo com rpm abaixo da faixa de torque. FAzendo isso não existe riscos para o motor. Tuido questão de adaptação.


Olá amigo então la vai a primeira dúvida.

Eu tenho uma l200 gls 2003 e na ultima revisão que fiz pedi que o mecânico aumentasse a pressão da bomba. Acho que ele aumentou muito pois esta com muita fumaça. Queria retornar um pouco, ele disse que tinha "apertado 1/4 de volta", neste caso eu queria voltar a metade do aperto que ele fez ou seja 1/8 de volta. Apertando o parafuso aumenta a pressão? Qual exatamente seria o parafuso a fazer isso?

Edintruder
13/03/2015, 18:20
PP5GAS,
Como o Samuel não te respondeu, eu te responderei.

Para bombas em linha pode ser usado o S-10 sem problemas pois ela é lubrificada através de óleo em separado. Para sistemas common rail também deve ser utilizado o S-10. Para Bombas rotativas eu evito e não indico, pois tem muitos casos de desgastes prematuros por baixa lubricidade desse óleo. Os engenheiros e técnicos da Patrobrás afirmam que o ajuste de lubricidade está garantido, porém eu não acredito na Petrobrás, e casos de problemas com o uso contínuo do S-10 em bombas rotativas ainda persistem em aparecer...

Daí eu digo que é por conta e risco.


Samuel

A dúvida é usar diesel S-10 com bomba injetora. É prejudicial, diminui a vida útil da mesma?

Edintruder
16/03/2015, 16:40
Walter, pelo visto o Samuel não vai voltar para te responder.

Vou te ajudar com uma experiência que tive para colocar um HSD 2.5 judiado no ponto.

Basicamente é muito similar ao ajuste do ponto de ignição em um carro com distribuidor. Coisa que está ficando rara hoje em dia.

A maior dificuldade é botar no ponto fino para ligar o motor. Depois que ligar fica muito mais fácil pois é ajuste muito sensível mesmo.

O ponto correto de ouvido, o motor tem que responder muito bem ao acelerador sem poder "estourar" na admissão quando entra o avanço da bomba injetora.

Quanto mais adiantada, mais fácil o motor liga, porém na medida que o motor acelera, o avanço deixa muito crítico e começa a estourar na admissão. Após achar esse ponto tu começas a atrasar até parar de estourar. O movimento de giro da BI nesse caso é fração de graus. Esse será o melhor ponto de ajuste "de ouvido" da BI. Se deixar muito atrasado, aumenta a fumaça e o motor irá trabalhar mais quente e o consumo aumentará um pouco.

É muito comum os HSD com correia dentada apresentarem a falta de um ajuste fino após a troca correia dentada, tensor e polia de virabrequim. No caso, travando virabrequim e BI, o ponto de injeção fica fora chegando a não pegar o motor. Daí começam as dores de cabeça dos mecânicos que desatam a falar mal do HSD... Eu aprendi da pior forma possível. Na marra e sob pressão! rsrsrs


Samuel, bem vindo ao forum. Aí vai minha pergunta:

Qual a forma prática para ajustar o ponto da BI "de ouvido"?

O método científico de colocar o relógio comparador nós já conhecemos, pois consta dos manuais de serviços, porém há casos em que o motor já passou por modificações, teve a taxa de compressão alterada e, por isso, não aceita mais a regulagem padrão de fábrica (fica atrasado).

Abçs.

Emerson Höpner
17/03/2015, 12:18
Edintruder, parabéns pelas respostas. O Fórum foi enriquecido com teus comentários.

Walter da Camper
17/03/2015, 15:11
Edintruder, obrigado pela resposta.
Esses "estouros" na admissão são iguais aos que ocorrem em motores otto? Ou é uma sequencia de pequenos estouros, conforme a rotação?
Em sites portugueses eu achei a informação de que o ponto muito adiantado faz o motor "grilar". Já viu esse comportamento?



Walter, pelo visto o Samuel não vai voltar para te responder.

Vou te ajudar com uma experiência que tive para colocar um HSD 2.5 judiado no ponto.

Basicamente é muito similar ao ajuste do ponto de ignição em um carro com distribuidor. Coisa que está ficando rara hoje em dia.

A maior dificuldade é botar no ponto fino para ligar o motor. Depois que ligar fica muito mais fácil pois é ajuste muito sensível mesmo.

O ponto correto de ouvido, o motor tem que responder muito bem ao acelerador sem poder "estourar" na admissão quando entra o avanço da bomba injetora.

Quanto mais adiantada, mais fácil o motor liga, porém na medida que o motor acelera, o avanço deixa muito crítico e começa a estourar na admissão. Após achar esse ponto tu começas a atrasar até parar de estourar. O movimento de giro da BI nesse caso é fração de graus. Esse será o melhor ponto de ajuste "de ouvido" da BI. Se deixar muito atrasado, aumenta a fumaça e o motor irá trabalhar mais quente e o consumo aumentará um pouco.

É muito comum os HSD com correia dentada apresentarem a falta de um ajuste fino após a troca correia dentada, tensor e polia de virabrequim. No caso, travando virabrequim e BI, o ponto de injeção fica fora chegando a não pegar o motor. Daí começam as dores de cabeça dos mecânicos que desatam a falar mal do HSD... Eu aprendi da pior forma possível. Na marra e sob pressão! rsrsrs

Edintruder
17/03/2015, 20:18
Emerson, NÓS fazemos o Fórum o que ele é hoje. Não eu ou você, mas nós.

Walter, ocorre exatamente o mesmo que no motor ciclo otto sim. Se ficar muito adiantado o motor tranca quando injeta e não liga. Em relação ao grilar de válvuas, sim, pode grilar sim, porém em diesel é sempre mais complicado separar o ponto do grilar de válvulas do ruído do próprio motor.
Os estouros ocorrem ao acelerar o motor solto até quase no limite de corte da BI. Na medida que passa dos 50% do rpm ele começa a dar os estouros. Nesse ponto tem que atrasar mais um pouco até ele acelerar rápido e com linearidade. Compra um estetoscópio baratinho e no lugar do "sino" coloca uma haste de metal. Eu uso um eletrodo de solda de 3,25mm. Com esse etestoscópio consegues escutar o motor certinho, de onde vem cada ruído, assim como identificar rolamentos ruins. Eu só consigo ouvir as válvulas dessa forma.
Dependendo do motor, a reguilagem de válvulas tem que ser rotineira, como nos MWM sprint 4.07 e 6.07.

PP5GAS
17/03/2015, 21:36
PP5GAS,
Como o Samuel não te respondeu, eu te responderei.

Para bombas em linha pode ser usado o S-10 sem problemas pois ela é lubrificada através de óleo em separado. Para sistemas common rail também deve ser utilizado o S-10. Para Bombas rotativas eu evito e não indico, pois tem muitos casos de desgastes prematuros por baixa lubricidade desse óleo. Os engenheiros e técnicos da Patrobrás afirmam que o ajuste de lubricidade está garantido, porém eu não acredito na Petrobrás, e casos de problemas com o uso contínuo do S-10 em bombas rotativas ainda persistem em aparecer...

Daí eu digo que é por conta e risco.

Grato Edintruder
Realmente é ver para crer. Em todo caso tenho uma bomba reserva do 14B, revisada, para eventual substituição.
Vou continuar no S10 para saber até onde a injetora aguenta.

Abraço

Edintruder
18/03/2015, 08:43
PP5Gas,
Vou esperar o teu resultado do uso. Tem muito material hoje afirmando que esse problema já foi corrigido, porém não consigo acreditar. Se pudesse eu usaria diesel marítimo S5000! Era vida eterna das bombas injetoras! kkkk

Walter da Camper
18/03/2015, 09:36
Há algum tempo atrás eu dei uma pesquisada sobre a questão da lubricidade e encontrei trabalhos de pesquisa independentes feitos em laboratórios de universidades (tese de mestrado, doutorado...) onde se chegou à conclusão de que a adição de 3 ou 4% de biodiesel é capaz de recuperar a lubricidade do S10 igualando à do S500.
O problema é que nossas bombas foram projetadas para o S1800 e é por isso que, mesmo usando S500 as bombas hoje duram metade do que duravam há 15 anos.




PP5GAS,
Como o Samuel não te respondeu, eu te responderei.

Para bombas em linha pode ser usado o S-10 sem problemas pois ela é lubrificada através de óleo em separado. Para sistemas common rail também deve ser utilizado o S-10. Para Bombas rotativas eu evito e não indico, pois tem muitos casos de desgastes prematuros por baixa lubricidade desse óleo. Os engenheiros e técnicos da Patrobrás afirmam que o ajuste de lubricidade está garantido, porém eu não acredito na Petrobrás, e casos de problemas com o uso contínuo do S-10 em bombas rotativas ainda persistem em aparecer...

Daí eu digo que é por conta e risco.

fassis
18/03/2015, 11:12
Edintruder, aproveitando o gancho. Tenho uma Xterra com o motor MWM sprint 4.07 TCA, bomba mecânica. Abri um pouquinho o débito, com boa melhora. Gostaria de saber se é tranquilo aumentar a pressão de turbo (dizem que a original é algo como 1,1 ou 1,2 bar) para até 1,5 bar, regulando o débito da BI, caso necessário. Um mecânico que trabalhou na ford, na época dos 6.07 TCA da f250, disse que teve um problema e a própria ford recomendou um avanço no ponto de injeção. Ele diz que se fizer isso no 4.07 TCA (aumentar um pouco, coisa de 2 ou 3 graus), melhora o desempenho e diminui a fumaça. O que me diz disso? Meu único receio é que o diesel queima lento. Se aumentar a pressão, a vazão e adiantar o ponto, pode dar algum problema? Sabemos que o diesel tem uma queima lenta. Com mais combustível, mais pressão e ponto de injeção mais adiantado, pode ser que a queima comece muito mais cedo (vai estar mais quente, devido a maior pressão) e pode se iniciar antes do pistão atingir o PMS em um nível que dê problema. O que você recomenda nesse caso: só aumento a pressão e débito ou posso adiantar o ponto de injeção sem medo?

Edintruder
19/03/2015, 16:42
Assis, a velocidade de queima do diesel é 20m/s. Daí quanto antes ele for injetado mais espaço de tempo (fração de segundo) ele tem para queimar, por isso faz menos fumaça, pois não é só a questão de ter o², mas ter tempo para a queima. Por isso em alta rpm o motor começa a fumaçar preto e tem uma perda considerável de torque, pois nesse regime a eficiência reduz muito em qualquer motor a combustão por pistões.

Se adiantar muito a injeção, ele irá dar os estouros como falei antes, desse forma fica evidente que está muito adiantado. Nesse regime pode causar danos às válvulas de admissão que sofrerão o impacto da explosão sem estarem assentadas nas suas sedes.

O aumento de pressão da turbina faz somente pelo débito, pois para apertar a WG por si só vai gerar restrição do fluxo de ar na admissão, e a redução do torque em rpm mais elevada é antecipada.
Dessa forma, abre o débito, adianta um pouco o ponto da BI e experimenta. Se a pressão estiver indo além dos 1,5Bar, dá uma reduzida na própria haste da WG, aliviando a pressão da haste.
Outro detalhe, uma particularidade da BI que equipa o 4.07 é que não dá para abrir mais que 2,5 voltas que ela sofre riscos de quebras na base do eixo de ressaltos do came. Podes abrir ela toda, mas tenha a consciência que se der muito "rojão" ela poderá quebrar...

Hugo4x4
27/03/2015, 06:49
Como o Samuel não respondeu pra ninguém, vou te responder.
Repara que em 2005 teve alteração do conama, e a Maxion foi comprada pela International. Nesse ano, o único veículo que ainda usava o HSD 2.5 era a Land Defender. Dessa forma a International ajustou o ponto para reduzir as emissões e se manter em conformidade com a legislação ambiental.

Edintruder

Obrigado pela resposta, o homem desapareceu!

Walter da Camper
27/03/2015, 16:26
Edintruder, não entendo de que forma o aumento do débito faz elevar a pressão na turbina com WG.
Nas turbinas APL, o débito influencia diretamente na pressão, devido ao aumento do fluxo no caracol quente, mas nas turbinas com WG essa válvula se abre a partir de determinada pressão e, ao que parece, aumentar o débito só vai fazer com que a WG abra cada vez mais para jogar o excesso de fluxo para fora e, portanto, a pressão na admissão permaneceria sempre a mesma.
Está correto meu raciocínio? Ou será que a WG chega rápido à abertura máxima e, a partir daí, realmente o débito volta a influenciar na pressão da turbina?


Assis, a velocidade de queima do diesel é 20m/s. Daí quanto antes ele for injetado mais espaço de tempo (fração de segundo) ele tem para queimar, por isso faz menos fumaça, pois não é só a questão de ter o², mas ter tempo para a queima. Por isso em alta rpm o motor começa a fumaçar preto e tem uma perda considerável de torque, pois nesse regime a eficiência reduz muito em qualquer motor a combustão por pistões.

Se adiantar muito a injeção, ele irá dar os estouros como falei antes, desse forma fica evidente que está muito adiantado. Nesse regime pode causar danos às válvulas de admissão que sofrerão o impacto da explosão sem estarem assentadas nas suas sedes.

O aumento de pressão da turbina faz somente pelo débito, pois para apertar a WG por si só vai gerar restrição do fluxo de ar na admissão, e a redução do torque em rpm mais elevada é antecipada.
Dessa forma, abre o débito, adianta um pouco o ponto da BI e experimenta. Se a pressão estiver indo além dos 1,5Bar, dá uma reduzida na própria haste da WG, aliviando a pressão da haste.
Outro detalhe, uma particularidade da BI que equipa o 4.07 é que não dá para abrir mais que 2,5 voltas que ela sofre riscos de quebras na base do eixo de ressaltos do came. Podes abrir ela toda, mas tenha a consciência que se der muito "rojão" ela poderá quebrar...

Miúdogeo
27/03/2015, 17:09
Samuelfuz, como devo proceder em um motor de l200 2.5 que está a algum tempo parado. O que devo fazer antes de ligar ele?

PP5GAS
27/03/2015, 21:10
PP5Gas,
Vou esperar o teu resultado do uso. Tem muito material hoje afirmando que esse problema já foi corrigido, porém não consigo acreditar. Se pudesse eu usaria diesel marítimo S5000! Era vida eterna das bombas injetoras! kkkk

Espero demorar bastante para obter o resultado. :zzz:

Edintruder
27/03/2015, 22:42
Walter, as turbinas WG tem um diafragma para abrir a waste gate de alívio de pressão, porém esse diafragma tem um limite de movimento, exatamente como a segunda hipótese do teu raciocínio. Dessa forma o fluxo de gases aumenta mais do que a capacidade de vazão através dessa "porta". Para reduzir a pressão tem que aliviar a tensão da haste para aumentar o curso da abertura dessa peça da turbina. Entenda que o motor está dimensionado para um regime mínimo e máximo pontualmente calculado. Os engenheiros calculam cada detalhe de cada curva de torque x potência, x consumo específico x volume e deslocamento de massa de ar e gases em cada regime de rpm de trabalho do motor. Nós, seres que gostamos de fuçar e aumentar a potência por empirismo é que esculhambamos todo esse trabalho dos engenheiros! kkkk

Só para ilustrar, o aumento de fluxo é feito pelo aumento da temperatura da combustão multiplicado pela rotação do motor no momento da queima, dessa forma a cada 2 voltas do virabrequim, num motor de 4 litros aspirado, ele aspira os 4 litros e expele algo como 12 litros devido a dilatação do ar queimado. Quando manda mais combustível, esse volume aumenta, para por exemplo 16 litros na saída. Se multiplicarmos ela rotação do motor, por exemplo a 2.000rpm, teremos cerca de 4.000 litros aspirados em um minuto e cerca de 12.000 litros expelidos, e se aumentarmos o combustível, chegamos nos 16.000 litros por minuto. Essa diferença de 4.000 litros em um minuto demanda um caracol maior e um escapamento de maior diâmetro. Por isso uma válvula de WG que tem o diâmetro de uma moeda de 25 centavos não chega a dar conta sem o ajuste mecânico, e isso explica porque o aumento de pressão por si só gera redução de potência se não forem redimensionadas as peças que canalizam o ar e os gases do motor.

Os valores são exemplos apenas, somente usei como forma de ilustração que encontrei do tempo que dava aulas. Apenas recurso didático.


Edintruder, não entendo de que forma o aumento do débito faz elevar a pressão na turbina com WG.
Nas turbinas APL, o débito influencia diretamente na pressão, devido ao aumento do fluxo no caracol quente, mas nas turbinas com WG essa válvula se abre a partir de determinada pressão e, ao que parece, aumentar o débito só vai fazer com que a WG abra cada vez mais para jogar o excesso de fluxo para fora e, portanto, a pressão na admissão permaneceria sempre a mesma.
Está correto meu raciocínio? Ou será que a WG chega rápido à abertura máxima e, a partir daí, realmente o débito volta a influenciar na pressão da turbina?

Edintruder
27/03/2015, 23:05
Miúdo, espero que o Samuel te responda, mas começa carregando a bateria, revisa água e óleo. Troca filtro de diesel e drena a linha de diesel do tanque até a bomba, pois o diesel muito tempo parado começa a criar uma espécie de lodo. Mas esse muito tempo parado seria quanto tempo?

A bomba da L200 particularmente dá algum trabalho para sangrar, então tu bombeias pelo filtro o diesel até a entrada da bomba, fecha os parafusos, abre os 4 bicos e dá partida até cuspir bastante diesel nos 4 bicos. Fecha os bicos e liga o motor. Isso para um motor parado há alguns anos. Se for meses liga normalmente.

Se por algum motivo tiver ar na bomba injetora, enche o filtro de diesel com óleo de motor novo, pois como tem uma densidade maior ele consegue empurrar o ar de dentro da bomba com mais facilidade. Daí abre o parafuso de sangria atrás bem encima da bomba injetora e vira arranque até sair óleo pelo parafuso de sangria. Abre os 4 bicos e vai virando até cuspir óleo nos 4 bicos. Daí vai fechando os bicos até o motor ligar.

Esse motor dá mais trabalho, mas com essas dicas tu conseguirás ligá-lo em poucos minutos.


Samuelfuz, como devo proceder em um motor de l200 2.5 que está a algum tempo parado. O que devo fazer antes de ligar ele?

Walter da Camper
30/03/2015, 15:23
Obrigado Edintruder. Excelente explicação.


Walter, as turbinas WG tem um diafragma para abrir a waste gate de alívio de pressão, porém esse diafragma tem um limite de movimento, exatamente como a segunda hipótese do teu raciocínio. Dessa forma o fluxo de gases aumenta mais do que a capacidade de vazão através dessa "porta". Para reduzir a pressão tem que aliviar a tensão da haste para aumentar o curso da abertura dessa peça da turbina. Entenda que o motor está dimensionado para um regime mínimo e máximo pontualmente calculado. Os engenheiros calculam cada detalhe de cada curva de torque x potência, x consumo específico x volume e deslocamento de massa de ar e gases em cada regime de rpm de trabalho do motor. Nós, seres que gostamos de fuçar e aumentar a potência por empirismo é que esculhambamos todo esse trabalho dos engenheiros! kkkk

Só para ilustrar, o aumento de fluxo é feito pelo aumento da temperatura da combustão multiplicado pela rotação do motor no momento da queima, dessa forma a cada 2 voltas do virabrequim, num motor de 4 litros aspirado, ele aspira os 4 litros e expele algo como 12 litros devido a dilatação do ar queimado. Quando manda mais combustível, esse volume aumenta, para por exemplo 16 litros na saída. Se multiplicarmos ela rotação do motor, por exemplo a 2.000rpm, teremos cerca de 4.000 litros aspirados em um minuto e cerca de 12.000 litros expelidos, e se aumentarmos o combustível, chegamos nos 16.000 litros por minuto. Essa diferença de 4.000 litros em um minuto demanda um caracol maior e um escapamento de maior diâmetro. Por isso uma válvula de WG que tem o diâmetro de uma moeda de 25 centavos não chega a dar conta sem o ajuste mecânico, e isso explica porque o aumento de pressão por si só gera redução de potência se não forem redimensionadas as peças que canalizam o ar e os gases do motor.

Os valores são exemplos apenas, somente usei como forma de ilustração que encontrei do tempo que dava aulas. Apenas recurso didático.

Topatudo
14/11/2018, 09:17
Bom dia todos, acabei postando aqui porque não consigo abrir um tópico.
Procurei por tema análogo e não encontrei.
Minha pergunta é: É possível trocar a bomba injetora eletrônica do Iveco daily 2006 por uma mecânica?
Desde já agradeço a atenção

Walter da Camper
14/11/2018, 10:57
Já ví muitos casos de mecanização de motores diesel eletrônicos.
Se o motor for o mesmo 2.8 das Iveco anteriores, é possível instalar a bomba injetora do motor antigo no lugar da bomba de alta desse motor. Se pesquisar em oficinas de van/pickup/caminhão, deve ter mecânico que já fez isso na Iveco e tem a formula pronta.


Bom dia todos, acabei postando aqui porque não consigo abrir um tópico.
Procurei por tema análogo e não encontrei.
Minha pergunta é: É possível trocar a bomba injetora eletrônica do Iveco daily 2006 por uma mecânica?
Desde já agradeço a atenção

Topatudo
14/11/2018, 14:51
Já ví muitos casos de mecanização de motores diesel eletrônicos.
Se o motor for o mesmo 2.8 das Iveco anteriores, é possível instalar a bomba injetora do motor antigo no lugar da bomba de alta desse motor. Se pesquisar em oficinas de van/pickup/caminhão, deve ter mecânico que já fez isso na Iveco e tem a formula pronta.

Agradeço a informação!
Vou descobrir onde acho esses mecânicos, até porque minha ideia não é em cima de um motor recente, mas de um mais antigo, de 2006. Acredito que se os encaixes no bloco do motor da bomba eletrônica forem idênticos aos da bomba mecânica, não deve dar quase trabalho, vai ser mais achar o ponto do motor.
Caso alguém aqui conheça algum mecânico habituado a esse tipo de serviço, agradeceria se informasse.
Mais uma vez, obrigado, Walter da Camper.

Walter da Camper
15/11/2018, 10:40
Pesquise no youtube "mecanização" "mecanizar" "mecanizado" motor... diesel... etc.
Já vi alguns videos de oficinas que mecanizaram pajero, hilux, triton, troller tgv...
Um desses pode ter a solução pronta para o seu caso.

Topatudo
17/11/2018, 12:20
Olá, Walter.

Muito bom o seu conselho, só não sei se foi para o Iveco!:mrgreen:
Depois de seguir seu conselho e pesquisar mais, acabei percebendo que ele tem um motor fraco e inadequado em termos de resistência. Quando penso em motor, penso em motorzão com, pelo menos, uns 3.5 litros de baixo giro, baixa deterioração do equipamento. Não procuro performance, mas solidez no trafegar em situações ermas. Motor de baixa cubagem parece que não tem a "inércia dinâmica" de um motor com cubagem maior, tanto é que precisa girar mais para conseguir o mesmo performance.

O Iveco havia sido minha escolha por conta do 4x4, mas com o tanto que eu li que esse motor está aquém das minhas expectativas, prefiro procurar um outro carro que me garanta grande espaço interno, mas que disponha de um motor totalmente mecânico e de fácil instalação 4x4.

Mais uma vez, agradeço a atenção disponibilizada e volto à prancheta em busca do projeto perfeito!:parede:

*bobby*
29/12/2018, 21:21
Para aumentar a vida útil da bomba injetora no meu caso ranger 2002 2.8 seria melhor adicionar um pouco de óleo mineral 15w 40 no tanque para lubrificar melhor a bomba ou mesmo adicionar num tanque de diesel um frasco de militek ?

Elmer_Jeep
31/12/2018, 15:52
Para aumentar a vida útil da bomba injetora no meu caso ranger 2002 2.8 seria melhor adicionar um pouco de óleo mineral 15w 40 no tanque para lubrificar melhor a bomba ou mesmo adicionar num tanque de diesel um frasco de militek ?

Já ouvi de um bombista a recomendação de colocar 1 litro de querosene no tanque pelo menos 1x por ano. Acho mais plausível do que os lubrificantes que vc falou.

Mirão
10/02/2019, 18:32
Cadê o Samuca?

Dogcam79
08/08/2019, 12:06
Eu estava pensando em aumentar o débito da bomba do meu 4m40 (automático), mas depois desta aula, já desisti... Talvez fazer isso, amarre mais o carro, do que resolva minha situação... Ainda mais por causa do câmbio automático (tanto na questão de não controlar as trocas de marcha, quanto do escorregamento dos discos e perda de potência a toa).

Até assisti os vídeos do "amantes dos motores a diesel", que também é do Sul, e apaixonado por F1000, explicando sobre LDA, débito e pressão da turbina - E O MAIS IMPORTANTE: BOM SENSO - mas ao ver sobre ponto da bomba de diesel e na extrapolação do fluxo de gases, reconheço que ainda tenho que aprender e tentar pesquisar mais sobre o assunto...

E o bombista que eu conheci, faz mais o arroz com feijão... Tentei outros bombistas na leste de SP, mas não me passarem confiança... E o Maurício que era aqui do bairro, foi pra Jundiaí, e mal tem tempo pra atender ao telefone...

rsrs...

Abraços, e obrigado pela aula, a todos que contribuem com o fórun!


Assis, a velocidade de queima do diesel é 20m/s. Daí quanto antes ele for injetado mais espaço de tempo (fração de segundo) ele tem para queimar, por isso faz menos fumaça, pois não é só a questão de ter o², mas ter tempo para a queima. Por isso em alta rpm o motor começa a fumaçar preto e tem uma perda considerável de torque, pois nesse regime a eficiência reduz muito em qualquer motor a combustão por pistões.

Se adiantar muito a injeção, ele irá dar os estouros como falei antes, desse forma fica evidente que está muito adiantado. Nesse regime pode causar danos às válvulas de admissão que sofrerão o impacto da explosão sem estarem assentadas nas suas sedes.

O aumento de pressão da turbina faz somente pelo débito, pois para apertar a WG por si só vai gerar restrição do fluxo de ar na admissão, e a redução do torque em rpm mais elevada é antecipada.
Dessa forma, abre o débito, adianta um pouco o ponto da BI e experimenta. Se a pressão estiver indo além dos 1,5Bar, dá uma reduzida na própria haste da WG, aliviando a pressão da haste.
Outro detalhe, uma particularidade da BI que equipa o 4.07 é que não dá para abrir mais que 2,5 voltas que ela sofre riscos de quebras na base do eixo de ressaltos do came. Podes abrir ela toda, mas tenha a consciência que se der muito "rojão" ela poderá quebrar...