Ver Versão Completa : Ajuda Freio dianteiro Tracker
thnoguei
20/02/2015, 21:15
Pessoal, boa noite!
Gostaria de uma ajuda de vocês! tentei procurar aqui no forum algum tópico relativo ao problema que estou tendo meu Tracker, mais não achei nada! estão vou postar aqui o problema, comprei o meu tracker com 51000KM a 1 mês e o antigo dono nunca trocou as pastilhas de freio, eram originais, o caso é o seguinte, eu comprei as pastilhas novas e eu mesmo realizei a substituição, fiz a substituição da seguinte forma: Desmontei a pinça, retirei os dois pinos, fiz a sangria e substitui, para montar, passei vaselina nos pinos pois estavam um pouco seco, montei tudo certinho. Ai vem o problema! quando o disco está frio, o carro anda que nem uma beleza, mais quando esquenta o freio dianteiro fica travando e o pedal do freio fica alto, o até carro parece um carro mil. Isso só acontece no freio dianteiro. Minha Duvida será que por ser freio ABS tem algum procedimento de montagem ou eu que montei errado!! Detalhe antes funcionava normalmente!
Fico no aguardo de ajuda!!!
valeu galera!!
Oi Thiago!!
Tudo certo brow!! Q legal! comprou um carro lindo!! kkkk Boa sorte com a viatura!!
Sobre o freio, o meu vai fazer 80kkm e está com as pastilhas originais. Ou seja, dependendo do pé, elas duram muito. Peguei o carro com uns 50kkm e não troquei ate hj e ainda há muita "lona" pra usar.
Qdo peguei compra na suzucar um kit q até hj tá no plastico.
Moral da história, será que vc precisava mesmo trocar? Já estava assobiando ou algo do tipo? Não sei pq mas acho q as pastilhas originais desse carro duram muito mais q o normal.
Sobre os sintomas, ou montou errado (pastilhas com lados invertidos) ou as pastilhas não são realmente idênticas ao que deveria ser. O ideal era comparar na mão com a velha e esmirilhar algum canto caso seja necessario. Talvez esteja travando por excesso de largura.
Um detalhe q eu sei são aquelas chapinhas adicionais em volta da pinça ou pastilha. Uns de aço finos que vc consegue entortar com o dedo. Dependendo da posição que deixou eles chiam ou prendem tb, na maioria dos carros.
Estou especulando pq ja desmontei tudo pra fazer o lift mas não troquei as pastilhas. Comparo com outros carros (astra, peugeot 206 e fielder) que já troquei pastilhas na garagem).
Boa sorte e poste os resultados!!
[ ]s
OBS: vamos uma hora fazer um clube do bolinha dos Trackeiros.. kkk
MARCANGIANE
21/02/2015, 12:58
como o amigo chuva disse,veja se as pastilhas são de mesmo tamanho/formato se for então faça a sangria do freio para extrair o ar do sistema, se não der certo esmerilhe as bordas das pastilhas.
thnoguei
21/02/2015, 20:35
Oi Thiago!!
Tudo certo brow!! Q legal! comprou um carro lindo!! kkkk Boa sorte com a viatura!!
Sobre o freio, o meu vai fazer 80kkm e está com as pastilhas originais. Ou seja, dependendo do pé, elas duram muito. Peguei o carro com uns 50kkm e não troquei ate hj e ainda há muita "lona" pra usar.
Qdo peguei compra na suzucar um kit q até hj tá no plastico.
Moral da história, será que vc precisava mesmo trocar? Já estava assobiando ou algo do tipo? Não sei pq mas acho q as pastilhas originais desse carro duram muito mais q o normal.
Sobre os sintomas, ou montou errado (pastilhas com lados invertidos) ou as pastilhas não são realmente idênticas ao que deveria ser. O ideal era comparar na mão com a velha e esmirilhar algum canto caso seja necessario. Talvez esteja travando por excesso de largura.
Um detalhe q eu sei são aquelas chapinhas adicionais em volta da pinça ou pastilha. Uns de aço finos que vc consegue entortar com o dedo. Dependendo da posição que deixou eles chiam ou prendem tb, na maioria dos carros.
Estou especulando pq ja desmontei tudo pra fazer o lift mas não troquei as pastilhas. Comparo com outros carros (astra, peugeot 206 e fielder) que já troquei pastilhas na garagem).
Boa sorte e poste os resultados!!
[ ]s
OBS: vamos uma hora fazer um clube do bolinha dos Trackeiros.. kkk
Grande Chuva td bem? Cara to curtindo bastante esse carro!! gostei muito!!!!! outro nivel!!! rsrsrs
Chuva / Marcangiane Valeu pelas informações chequei tudo isso e está em ordem, abaixo o descritivo
Então, em relação ao Freio, tive que substituir as pastilhas pois o antigo dono só usava o freio ao invés do freio motor, as pastilhas já estavam quase ferro com ferro, no caso da montagem, as pastilhas são identicas as originais (mesmo tamanho, não vi nenhuma diferença entre elas) as pastilhas comprei na Suzucar, marca Willtec, e a instalação foi feita da seguinte forma, peguei as pastilhas dei uma boa esmerilhada nas pontas, as chapinhas tive cuidado para não amassar, depois que coloquei as pastilhas verifique se não estava prendendo nessas chapinhas, e fiz a sangria, tudo certinho, inclusive levei no mecanico para verificar também!! (esse mecanico sempre mexeu nos meus 4x4, e de confiança), apos tudo isso, o mais estranho é que o carro anda bem nos primeiros KM depois que esquenta começa aparecer esse problema, muito estranho nunca tive nenhum problema igual a esse nos meus carros anteriores. Será que não pode ser alguma coisa relativa ao sistema ABS??? já estou ficando chateado com esse problema!!!!
Estou pensando em levar em oficina especializada em freio ABS! o que vocês acham???
Valeu galera!!!
Vamos fazer o clube do bolinha trackeiros!!!
Abs Parmezan!!
Meu caro,
Muito estranho então.. não sei se tem a ver com o ABS, mas talvez vc possa testar.
Há um fusivel grande no cofre do motor que simplesmente desliga o ABS! kkk
Fica proxima a bateria, dentro de uma caixinha com variso fusiveis grandes, conforme foto abaixo.
Testei o carro um dia no asfalto sem abs, fica uma mércia pra parar, mas pára..
Pro barro fica muito bom, já que o ABS tem uns probleminhas no barro..
Testa retirando o fusivel e depois posta plz..
OBS: teve um evento de um camarada chamado Denys q tem um gv 2000 v6. ele uma época estava procurando a central abs pra trocar.. se for algo relacionado ao abs, dá uma perguntada pra ele o que foi e pq ele mexeu nesse módulo (é identico ao da tracker. mandei o mail dele na sua caixa particular.)
[ ]s
493519
Ricardo Passoni
21/02/2015, 22:02
Tiago o disco/cubo de roda como estao ? Pode estar empenado algum dos dois de uma olhada , mas precisa de relogio o tal de comparador rs! , veja pq com os relatos de quase ferro com ferro pode ter empenado...
Abraco e parabens pelo carro.
MARCANGIANE
23/02/2015, 10:59
Então amigo pode ser o pistão da pinça travando,quando você freia o pedal do freio trepida?
Vellasco
23/02/2015, 20:52
thnoguei (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/66240-thnoguei/),
Diz aí, quando vc substituiu as pastilhas vc usou alguma ferramenta pra empurrar o pistão de volta pra dentro da pinça, tipo um sargento? Se não, pode ser que o pistão esteja muito pra fora, posição que funcionava com a pastilha desgastada, e o anel de vedação perdeu sua função de mola, ou seja, não está conseguindo afastar a pastilha do disco. Se sim, pode ser que o anel não esteja muito bom ou até mesmo o pistão, que foi o meu caso.
Sorte,
Ricardo Bambhoo
24/02/2015, 00:12
Então amigo pode ser o pistão da pinça travando,quando você freia o pedal do freio trepida?
Tive exatamente este problema na minha Tornado. Em volta dos 2 pistões tava cheio de sujeira grudada de forma que eles não davam recuo suficiente para aliviar a pressão da pastinha sobre o disco, assim o freio ficava travando. Retirei a pinça, dei uma boa limpada com WD, gasolina, diesel, uma lixadinha (lixa muiiiito fina) nos pistões e ficou ZERADO ! Desmonta ai e de uma bela olhada em busca de sujeiras, limpe tudo, lixe e monte novamente pra ver ser resolve. Acho que deveria ser a 1a providencia a ser tomada.
thnoguei
24/02/2015, 00:13
Meu caro,
Muito estranho então.. não sei se tem a ver com o ABS, mas talvez vc possa testar.
Há um fusivel grande no cofre do motor que simplesmente desliga o ABS! kkk
Fica proxima a bateria, dentro de uma caixinha com variso fusiveis grandes, conforme foto abaixo.
Testei o carro um dia no asfalto sem abs, fica uma mércia pra parar, mas pára..
Pro barro fica muito bom, já que o ABS tem uns probleminhas no barro..
Testa retirando o fusivel e depois posta plz..
OBS: teve um evento de um camarada chamado Denys q tem um gv 2000 v6. ele uma época estava procurando a central abs pra trocar.. se for algo relacionado ao abs, dá uma perguntada pra ele o que foi e pq ele mexeu nesse módulo (é identico ao da tracker. mandei o mail dele na sua caixa particular.)
[ ]s
493519
Chuva Valeu pela dica!
Vou fazer esse teste essa semana!! ainda não consegui mexer no carro!!!
Valeuu!!
thnoguei
24/02/2015, 00:15
Tiago o disco/cubo de roda como estao ? Pode estar empenado algum dos dois de uma olhada , mas precisa de relogio o tal de comparador rs! , veja pq com os relatos de quase ferro com ferro pode ter empenado...
Abraco e parabens pelo carro.
Ricardo Boa noite!
Então Ricardo, tanto disco e o cubo de roda estão em ordem, o disco não está empenado e o cubo está legal! Obrigado!! pela dica vou dar uma verificada mais detalhada!! Valeu!!!!
Abraços
thnoguei
24/02/2015, 00:17
Boa noite amigo!
Então quando piso no freio não trepida nada!! está em ordem!!! vou dar uma checada com mais calma e detalhe! ainda não tive tempo para verificar essas dicas que vocês estão me enviando!!
Abraços!!
thnoguei
24/02/2015, 00:21
thnoguei (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/66240-thnoguei/),
Diz aí, quando vc substituiu as pastilhas vc usou alguma ferramenta pra empurrar o pistão de volta pra dentro da pinça, tipo um sargento? Se não, pode ser que o pistão esteja muito pra fora, posição que funcionava com a pastilha desgastada, e o anel de vedação perdeu sua função de mola, ou seja, não está conseguindo afastar a pastilha do disco. Se sim, pode ser que o anel não esteja muito bom ou até mesmo o pistão, que foi o meu caso.
Sorte,
Vellasco boa noite!
Quando realizei a substituição o pistão estava bem para fora! então fiz o recuo do pistão, sem sangria, vou dar uma verificada nesta questão da mola do pistão! vou pegar um tempo para desmontar a pinça toda!!
Obrigado pela informação!!!
Abs
thnoguei
24/02/2015, 00:23
Tive exatamente este problema na minha Tornado. Em volta dos 2 pistões tava cheio de sujeira grudada de forma que eles não davam recuo suficiente para aliviar a pressão da pastinha sobre o disco, assim o freio ficava travando. Retirei a pinça, dei uma boa limpada com WD, gasolina, diesel, uma lixadinha (lixa muiiiito fina) nos pistões e ficou ZERADO ! Desmonta ai e de uma bela olhada em busca de sujeiras, limpe tudo, lixe e monte novamente pra ver ser resolve. Acho que deveria ser a 1a providencia a ser tomada.
Ricardo Boa noite!
Vou fazer também essa informação que você me falou! antes de qualquer coisa vou desmontar ela toda e verificar a situação do pistão da pinça e dar uma boa limpada e lixada!
Obrigado pela informação!!!
thnoguei
24/02/2015, 00:26
Galera!! muito obrigado pelas varias informações, ainda não tive tempo para verificar todas essas informações! vou tentar mexer nas pinças essa semana, assim que mexer vou postar aqui os resultados!
Mais uma vez Obrigado a todos pelas informações, essas informações serão bem uteis para verificar!!
Valeu Galera!
Abraços Parmezan.
thnoguei
25/02/2015, 23:36
Boa noite galera!!!
Finalmente hoje tive tempo de mexer e analisar todo o sistema. Fiz uma revisão geral no freio, a principio achei que o problema fosse eu ter montado as pastilhas erradas, ao analisar as informações que os amigo me passaram cheque tudo e estava tudo certinho na parte de baixo, (pinças e pastilhas), então parti para a parte de cima (hidrovacuo e Cilindro mestre), de inicio achei que o cilindro mestre estava com problemas, mais pensei antes funcionava normalmente e agora não, Porque? descobri que o cilindro mestre estava em ordem, o que não estava era o ajuste da haste do pedal, o antigo dono, nunca trocou as pastilhas nisso, como ele era dono de oficina, concluir que toda vez que o freio ficava "baixo" ele pedia para os mecanicos dele dar uma ajustada!, quando fui instalar as pastilhas novas, provavelmente a haste estava no fim da regulagem e por isso não voltava o pistão do cilindro, porém mesmo fazendo isso, o cara regulou de tal forma que tive que desmontar todo o hidrovacuo e o cilindro, para regular novamente e testar! despois que fiz isso o freio voltou a funcionar perfeitamente....
Detalhe, levei no mecanico que eu sempre levo, pedi para ele dar uma olhada no que poderia ser, a unica coisa que ele fez foi sangrar novamente a pinça disse que eu tinha montado errado!!! cheguei numa conclusão! o melhor mecanico somos nós!!!! não tem igual!!!
Galera agradeço pela ajuda de vocês! as informações foram muito uteis para chegar no diagnostico final!!!
Mais uma vez Obrigado!!!!
Abs Parmezan.
Vellasco
26/02/2015, 20:41
É isso aí cara infelizmente não temos como confiar 100% nos mecânicos hoje em dia, por isso que acho legal essa iniciativa que o pessoal tem de trocar informações e dicas de resolução dos problemas, pelo menos se não conseguirmos fazer sozinhos, já temos uma ideia do que pode ser no caso de um meca tentar empurrar a troca de algum componente.
Bom que resolveu o seu aí.
abraço,
É isso aí cara infelizmente não temos como confiar 100% nos mecânicos hoje em dia, por isso que acho legal essa iniciativa que o pessoal tem de trocar informações e dicas de resolução dos problemas, pelo menos se não conseguirmos fazer sozinhos, já temos uma ideia do que pode ser no caso de um meca tentar empurrar a troca de algum componente.
Bom que resolveu o seu aí.
abraço,
X2!!
"Se quer uma coisa bem feita, faça vc mesmo!"
Tem coisas que o dinheiro não compra! nem pagando algumas coisas dão certo..
Enfim, valeu pelo retorno e boa sorte com a viatura!
Tem uma galerinha trackeira perto em sp tentando marcar uma trilha leve(?) em Jundiaí (serra do Japi). Vc conhece Thiago, tá a fim?
[ ]
thnoguei
02/03/2015, 22:17
X2!!
"Se quer uma coisa bem feita, faça vc mesmo!"
Tem coisas que o dinheiro não compra! nem pagando algumas coisas dão certo..
Enfim, valeu pelo retorno e boa sorte com a viatura!
Tem uma galerinha trackeira perto em sp tentando marcar uma trilha leve(?) em Jundiaí (serra do Japi). Vc conhece Thiago, tá a fim?
[ ]
Blz Chuva!!
Melhor coisa é nos mesmos mexer no carro! assim damos aquele trato especial na vtr!!
Então chuva, se for passeio leve sem detonar muito o carro, eu topo em ir sim!!! pois meu carro ainda ta original!! a trilha já ouvi falar mais nunca fui!!
Um abraço!!