PDA

Ver Versão Completa : AUMENTO POTÊNCIA MOTOR - escape e centelha

Andre Sousa
30/01/2006, 16:49
Uma questão intrigante.

Há que defenda o aumento da potência do motor com a utilização de alguns artifícios:

a) redimensionamento do escapamento - colocando tubos mais largos, eliminando o catalisador e redimensionando o curso do escapamento;

b) instalando um aparelho que potencializa a centelha, gerando uma maior queima e a possibilidade até de usar álcool.

É folclore ou realidade?
Alguém já usou?

Argumentos dos que defendem o uso:
a) a legislação internacional restringe a emissão de poluentes e os escapamentos são fabricados para filtrar os gases. Sem o catalisador e com uma maior facilidade de eliminação dos gases aumenta o rendimento do motor. Especialmente em veículos com anos de uso.
b) O motor do Suzuki é projetado para queimar gasolina com maior octanagem. Como no Brasil a qualidade da gasosa é baixa, uma melhor queima pode ser conseguida com maior centelha.

Verdade???????

diogoandre
30/01/2006, 16:58
Entendo muito pouco..

mas andei lendo que a gasolina com alta octanagem é para motores com maior taxa de compressão, acima de 10, o dos suzukis é 9.5 , então nesse caso não faria muita diferença... mas sei lá, só to falando o que li em algum lugar por aí...

WOT
31/01/2006, 09:50
Para andar com alccol seria preciso rebaixar o cabeçote para aumentar a taxa de compressão, a bomba de combustível teria que ser trocada pq não iria durar mto tempo com álcool, os bicos injetores talvez tenham q ser trocados (isso eu não tenho certeza) e você vai ter que fazer um remapeamento do chip da injeção p/ se adaptar ao álcool, isso já tem várias empresas que fazem bem feito.
O escapamento sozinho não faz uma diferença tão notável no desempenho, mas no consumo....
A ignição mais potente, como seria o caso de uma MSD ou semelhante, que gera uma faísca mais forte e mais longa aumenta a eficiência da queima, mas novamente, em termos de potência, pouco se faz..
Antes que perguntem, filtros de ar esportivos também não ajudam se colocados em qualquer lugar, o que ajuda é fazer a captação de ar mais frio, o que no caso do off-road não é mto aocnselhável pq seria provavelmente em algum lugar que ficaria sujeto a pegar água muito fácil no caso de transpôr rios e etc..
Talvez possa melhorar o desempenho com um comando que favoreça mais o torque, polia regulável, aliado ao MSD e o escapamento 4x1 também visando maior torque.
Espero ter ajudado
Abraço

AlemãoRS
31/01/2006, 10:26
Como preciso trocar meu sistema de escapamento, provavelmente eu vou tirar o catalisador, não sei qual abafador vou utilizar ainda, mas não acho que isso vá fazer alguma diferença notável no desempenho.O sistema de exaustão de um motor deve estar de acordo com a admissão, sem alterar a quantidade da mistura ar/combustível que entra no motor(trocando comando, remapeamento da injeção, etc) não vejo como ter algum ganho significativo.

JOSE CANDIDO
31/01/2006, 12:24
Concordando com as dicas mecanicas acima, tambem acho muito dificil conseguirmos um ganho consideravel de potencia com as trocas desses itens ....

Andre, pra vc que esta usando pneus maiores, talvez o melhor fosse considerar a troca da relacao dos diferenciais, que serviriam como uma "maior potencia" ... é logico que o carro nao vai "andar mais" , mas com certeza fica mais valente ... ademais, agente so anda a 100, 110 mesmo .....

Tem um grupo sendo formado aqui no site, vc viu ?? o rodrigo portugal vai fabricar os kits ....

Grande abraço

Fabil
31/01/2006, 17:46
alterando escapamento e aumentando potencia da faisca, o ganho seria quase que imperceptivel, e o custo beneficio horrivel.... um modulo MSD deve custar em tornos duns 500,00, um coletor dimensionado + escapamento completo em 2pol deve ficar nuns 800,00, ou seja R$1300,00 p/ uma mixaria de cavalos...

o MLEHOR custo x beneficio que existem em materia de ganho de potencia em motores é TURBINA, obvio que os gastos vao alem dos 2.000,00 mas pode-se tranquilamente ganhar mais de 50% de potencia.... e se achar que é pouco, praticamente com o mesmo projeto, chega-se a 100% de aumento na potencia, mas claro, para isso, vai ser necessario preparacoes $$$$$ mais avancadas no motor, como bielas. pistaos forjados, comando de valvulas agressivo, etc...etc...
mas uma turbinada basica, ganha-se 50% facinho...

T+

Gasoso
31/01/2006, 23:25
Uma questão intrigante.

Há que defenda o aumento da potência do motor com a utilização de alguns artifícios:

a) redimensionamento do escapamento - colocando tubos mais largos, eliminando o catalisador e redimensionando o curso do escapamento;

b) instalando um aparelho que potencializa a centelha, gerando uma maior queima e a possibilidade até de usar álcool.

É folclore ou realidade?
Alguém já usou?

Argumentos dos que defendem o uso:
a) a legislação internacional restringe a emissão de poluentes e os escapamentos são fabricados para filtrar os gases. Sem o catalisador e com uma maior facilidade de eliminação dos gases aumenta o rendimento do motor. Especialmente em veículos com anos de uso.
b) O motor do Suzuki é projetado para queimar gasolina com maior octanagem. Como no Brasil a qualidade da gasosa é baixa, uma melhor queima pode ser conseguida com maior centelha.

Verdade???????

Existem duas famílias basicas para preparação de motores... a preparação aspirada e a com compressor (mecânico ou turbina)...

O que vc citou são ítens básicos de uma preparação aspirada. A questão é que para eles surtirem efeito significativo vc tem de fazer mais algumas coisas...
8)
Por exemplo, não adianta muita coisa melhorar o coletor de escape se vc não coloca um comando de válvulas mais agressivo (deixa as válvulas abertas mais tempo).... a troca do coletor já é para não "sufocar" o motor com coletor esportivo.... a questão é que nunca ouví falar de comandos especiais para vitaras...
:wink:
Além disso, é preciso levar em conta que se vc altera o comado, vc precisa mexer na programação do sistema de injeção... o carro com certeza andaria sem vc fazer isso, mas vc não estaria aproveitando tudo que um novo comando pode lhe oferecer....
Aumentar a taxa de compressão também seria muito bom, só trás benefícios ao funcionamento do motor até uns 12:1... o problema é que , como já foi postado acima, para isso vc tem de rebaixar o cabeçote... a bronca vem depois, quando o motor gastar ou se por azar estourar um mangote e vc tiver de fazer um serviço cabeçote... aí vc pode não ter mais o que aplainar no seu depois de rebaixar ele para um tunning.... cabeçote de gol tem em toda a esquina...é tunnar sem medo.... mas de suzuki é outra história....
:twisted:
Bobinas e velas de alta potência também são muito bons... só fazem melhorar a queima do combustível, mas para valer a pena gastar com isso vc tem de instalar algo que precise queimar mais combustível que na instalação original....
Outro ponto é que estamos falando de jipes, que precisam de potência em baixas rotações... a maior parte dos Tunnings de motor só alcança os picos de potência em altas rotações... Os próprios comandos, se muito agressivos deixam a carro falhando em marcha lenta.... fica horrivel andar no transito, imagine em uma trilha... para os vitaras seria necessário um comando e regulagens específicas para dar potência em baixa rotação e eu nunca ví por aí um comando de válvulas desenvolvido para isso....

O "ideal" já sonhando demais.... :lol: , seria um compressor mecânico, acionado por correia, o popular Blower. Como eles não dependem de turbinas, operam em baixas rotações e por isso a curva de torque fica ótima para baixas rotações... localize no google comparações entre o gol turbo e o fiesta super charger... a potência do gol é maior, mas o fiesta tem mais torque e potência em baixos rpm....

Resumindo minha opinião, tudo o que vc postou melhoraria um pouquinho o funcionamento do carro; mas, para valer a pena o investimento, vc teria de mexer em mais coisas e isso seria inviável em um motor suzuki....
é mais barato, mais seguro e mais e fácil vender seu motor e adaptar um AP... aí vc turbina, comprime, expreme :mrgreen: ..... com bem poquinha grana....

[]s

JOSE CANDIDO
01/02/2006, 11:50
Gasoso escreveu:

O "ideal" já sonhando demais.... , seria um compressor mecânico, acionado por correia, o popular Blower. Como eles não dependem de turbinas, operam em baixas rotações e por isso a curva de torque fica ótima para baixas rotações... localize no google comparações entre o gol turbo e o fiesta super charger... a potência do gol é maior, mas o fiesta tem mais torque e potência em baixos rpm....

Resumindo minha opinião, tudo o que vc postou melhoraria um pouquinho o funcionamento do carro; mas, para valer a pena o investimento, vc teria de mexer em mais coisas e isso seria inviável em um motor suzuki....
é mais barato, mais seguro e mais e fácil vender seu motor e adaptar um AP... aí vc turbina, comprime, expreme ..... com bem poquinha grana....

[]s

É isso aí Gasoso !!! :concordo: dica boa !!!!

Abs

Andre Sousa
01/02/2006, 12:21
Aí.

O nível da galera Suzuki tá altíssimo.

Valeu d+.

Muito obrigado.

Fabil
01/02/2006, 16:49
o mais proximo que podemos testar nos nossos suzukis seria o SUPERCHARGER ( blower) dos FIESTA / ECOSPORT.... alguem se habilida a ser cobaia ?

T+

WOT
02/02/2006, 15:43
Pelo que eu já ouvi falar o aumento do consumo com o blower é estúpido, mais um problema.
Falando em carros turbo, existe preparação p/ tudo, pode se colocar uma turbina pequena de baixa inércia e pulsativa, o que faria a turbina encher em rotações bem mais baixas, mas como jeep não é o carro ideal p/ dar pau, eu acho q uma redução boa já resolve bem o problema de desempenho nas trilhas.
Se for o caso de trocar o motor por um ap 2.0, já aumentaria o desempenho sem preparação alguma.
Abraço

Fabil
02/02/2006, 16:57
qualquer aumeto de potencia resulta em maior consumo..... um blower , assim como turbina, quanto maior a pressao de trabalho, mais combustivel tem que injetar de modo que a mistura fique estequiometrica....

Supercharger
03/02/2006, 10:03
o mais proximo que podemos testar nos nossos suzukis seria o SUPERCHARGER ( blower) dos FIESTA / ECOSPORT.... alguem se habilida a ser cobaia ?

T+

Não se preocupe, você ainda vai me ajudar a esticar, trocar e procurar muita correia, hehehe. :concordo:

samukanvas
03/02/2006, 13:05
Pro pessoal que tá querendo aumentar a potência e manter uma curva de torque mais linear existe uma boa opção tb.

É um "turbo" mecânico ou blower ou turbo.... tanto faz... o negócio é bem simples e é muito utilizado em carros de arrancada. Tranta-se de um turbo com uma polia no lugar da parte quente.

As vantagens seriam: O motor faz muito menos esforço pra girar esse turbo mecânico que um blower do fiesta por ex., é lubrificado pelo óleo do motor e não "frita" o óleo do motor porque não tem parte quente, pode ser refrigerada com água do radiador tb mas não é necessário, monta-se em qualquer lugar do motor e não ocupa muito espaço, é leve etc....

Martin Melcop
03/02/2006, 13:09
Outra vantagem do Blower é que ele começa a soprar a qualquer RPM, não precisa esperar como o turbo.

Tem um tópico bem grande onde discutimos Pros e Contras entre turbo e blower

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1638&highlight=blower

samukanvas
03/02/2006, 13:17
Outra vantagem do Blower é que ele começa a soprar a qualquer RPM, não precisa esperar como o turbo.

Num é bem assim não martin.... tem situação que o turbo gera mais pressão que o blower na mesma rotação.

Martin Melcop
03/02/2006, 13:53

Num é bem assim não martin.... tem situação que o turbo gera mais pressão que o blower na mesma rotação.

Sim, mas o que falei é que o Blower funciona já em marcha lenta, coisa que o turbo não funciona.

Os turbos começam a soprar em 2.200 RPM, um blower já em 1.100 rpm

Claro se colocar 4.000 RPM o turbo vai ter um rendimento bem melhor que o blower.

samukanvas
03/02/2006, 15:30
Sim, mas o que falei é que o Blower funciona já em marcha lenta, coisa que o turbo não funciona.

Os turbos começam a soprar em 2.200 RPM, um blower já em 1.100 rpm

Claro se colocar 4.000 RPM o turbo vai ter um rendimento bem melhor que o blower.

Aí é que tá meu amigo martin.... :mrgreen: Eu não sou preparador nem "igenheiro" :parede: , mas essa idéia de turbina ou compressor começar a soprar em "tantos" giros é mais gosto do freguês que regra :concordo:

Tem muito motozim turbo com "1k" a 1500rpm... :mrgreen:

Fabil
03/02/2006, 16:03
nao necesariamente turbina só pressuariza acima de 2.000 giros... tudo depende de uma serie de fatores, como cilindrada do motor e tamanho da carcaca da turbina....
T+

AlemãoRS
06/02/2006, 10:01
O que equipa o fiesta é um blower, ou compressor mecânico, é a mesma coisa. O problema como já citado anteriormente é que o aumento do consumo é maior do que num motor turbinado com a mesma pressão de trabalho, justamente por ele ser acionado por correia e a potência conseguida com o turbo é ainda maior.

Fabil
06/02/2006, 20:35
blower - compressor - supercharger sao tudo a mesma coisa..

Alemao.. a nivel de comparacao.... vc sabe me dizer o consumo de um GOL 1.0 Turbo ( 116cv) e de um Fiesta 1.0 supercharger ( 96cv ?) ?

Gasoso
06/02/2006, 21:57
Fabil,

Nestes dois carros, o consumo varia muito mesmo... depende do "humor" do motorista...

Se pisar, eles bebem pra caramba, tanto um como outro... o teste teria de ser feito de maneira identica nos dois modelos para valer como comparativo....

Veja só, já rodei num gol turbo... numa nice, na estrada, fiz 15Km/l... na volta sentei o pé e o consumo caiu para 10 Km/l... é muita diferença....

[]s

AlemãoRS
06/02/2006, 22:55
Como disse o Gasoso é complicado essa comparação, mas como o blower é acionado pelo motor como um ar condicionado, ele vai ter além do aumento de consumo ocasionado pela maior quantidade de ar jogada pra dentro do motor, o aumento do acionamento, que não ocorre num turbo.

WOT
08/02/2006, 17:57
Só a título de curiosidade, teve um carro de Rally de velocidade de antigamente que usava os dois sistemas.
O blower para as baixas rotações e o turbo regulado mais p/ altas.
Devia ser o bixo

AlemãoRS
08/02/2006, 18:05
A VW acabou de lançar na Europa um Golf com motor 1.4 com blower e turbo, tem 170cv!O Blower é utilizado até 3500 rpm e acima disso entra o turbo.

Fabil
08/02/2006, 18:47
e como funfa isso??? depois de 3500 rpm a correia que toca o blower desacopla ?
T+

AlemãoRS
09/02/2006, 15:34
Dizer que o blower deixa de funcionar é uma maneira de dizer. Pro blower utiliza-se uma turbina pequena, sendo assim, em rotações maiores ela perde força. Pro turbo utiliza-se uma turbina grande que só vai atuar nas rotações altas, onde o blower perde força. Claro que por um perido em rotações médias ambos funcionam juntos.

A Porsche utilizou no 959 no fim da década de 80 esse conceito com dois turbocompressores em série, um pequeno e um grande, funcionava da mesma forma.

Fabil
09/02/2006, 16:45
se o blower em questao utiliza uma carcaca tao pequena que em 3000 rpm já está no maximo de sua vazao, acima de 3000rpm ele nao ficara estrangulando o sistema??

T+

AlemãoRS
09/02/2006, 16:49
Não, porque o turbo está depois dele no sistema, eles estão em série.

Gasoso
13/02/2006, 00:13
Alemão,

Quando disse em série, acho vc quis dizer que eles trabalham somando compressões não é isso?
Digo isso pois muitas vezes a expressão "em série" é utilizada para se referir a coisas que somam forças em situações em que a real "ligação" entre as coisas é outra ....

Vou tentar expor meu raciocínio...

:pensativo: Se eles estiverem ligados em série para o fluxo de ar admitido pelo motor, o ar admitido por um passa por dentro do outro... neste caso, para o blower comprimir o motor (já que ele vem primeiro), ele teria de comprimir o turbo (que vem logo após) para conseguir comprimir o motor... isso causaria problemas pois o turbo é ligado ao escapamento.... Vejam bem, a pressão e o fluxo de ar do blower iria alterar a rotação da turbina pela sua parte fria (normalmente, a turbina gira livremente no ritmo imposto pelos gases do escapamento e, neste caso, seria "incomodada" pelo fluxo de ar forçado que o blower faz na parte fria pois estariam em série). Isso provavelmente não seria uma interferência benéfica pois iria alterar o fluxo de ar dos gases de escapamento com a parte quente da turbina girando travada pela parte fria (com uma turbina maior que o blower, o fluxo de ar do blower diminui no maior diâmetro da turbina, fazendo com que o fluxo da admissão provavelmente seja menor naquele ponto do que no escape ....)

Quando a turbina começar a comprimir, ela vai sugar ar e, como o blower é menor, ele não dará conta do fluxo de ar da turbina porque sua rotação é limitada por engrenagens ou correias e um fluxo de ar maior em um equipamento menor exigiria maior rotação, coisa que o blower não pode oferecer pois, como já disse, esta ligado a correias ou engrenagens...

Resumindo, em série, com o ar de um passando por dentro do outro, seria muito difícil de fazer funcinar... acho que não daria certo ou no mínimo existem maneiras mais simples de se fazer a mesma coisa...

Finalmente, desconheço completamente este carro em sí, mas me parece que o turbo e o Blower estão ligados em paralelo no coletor de admissão, com tomadas de ar independentes..., isto é, o blower tem uma entrada de ar e o turbo tem outra, mesmo que elas utilizem o mesmo filtro (entrada inicial), mas eles captam o ar em locais separados sem que o ar captado e comprimido por um passe por dentro do outro, misturando-se apenas dentro do motor ou em outra parte do coletor, sei lá... e aí sim, somando forças e compressão....

Se esta onça for em série mesmo :shock: :shock: , onde encotro algo para ler sobre a viatura ??... gostaria de saber como equalizaram o funcionamento dos equipamentos, etc... nunca ouvi falar disso....

[]s concordando com a ideia de turbo e blower trabalharem juntos, mas sinceramente, estranhando a tal ligação em série...
:mrgreen:

AlemãoRS
14/02/2006, 17:25
Perfeito Gasoso, pensei uma coisa e disse bobagem! :mrgreen:
A entrada de ar de cada um é separada, somente depois eles se juntam no coletor.

LMPortocarrero
04/03/2006, 22:49
Esse supercharger do Fiesta e Eco Esport é fabricado no brasil pela Eaton, e tem um custo bem inferior aos importados mas é somente para motores 1.0 e não para os 1.3 e 1.6 do Samurai e do Vitara

LMPortocarrero
04/03/2006, 22:54
Alemão, no Volks é usado um compressor do tipo roots que usa umas coisas parecidas c/ umas pas que empurram o ar p/ detro do coletor, e o compressor é ligado e desligado por meio de uma embreagem magnética.E essa tecnologia é chamada pela Volks de Twin-Charger

AlemãoRS
05/03/2006, 23:20
Legal esse lance da embreagem magnética, onde eu li a respeito não mencionva isso.