Conectar

Ver Versão Completa : Barbada ou roubada? Vitara 94 aut. de cidade..

Edelberto
20/02/2015, 00:41
Olá pessoal.

Precisava antes me REapresentar no fórum.. Como vcs podem ver sou membro cadastrado há um tempo, mas acabei não conseguindo me envolver em 4x4 na época e me desliguei do assunto desde então..
Recentemente me reacendeu o tesão antigo e tenho andado de olho num 4x4 que possa também ser prático pra mim e minha mulher no dia a dia como carro alternativo.

O caso hoje é que tenho um Vitara em vista, e gostaria de algumas considerações de vocês!!

Trata-se de um Vitara 2 portas, capota de aço, 94, câmbio automático. Tem 160mil km e o **Câmbio automático foi trocado há 4 anos**
(Pra deixar frisado, ter câmbio automático é uma exigência da patroa!)

O Vitara que tenho interesse é claramente carro de cidade. Não tem preparo algum pra trilha, e o dono não tem perfil de esmerilhador nem de jipeiro; aliás confessou que mal gosta de dirigir e deu pra ver que pouco (nada) entende de carro. No mais o carro parece bonito e sem muitos detalhes, e está num preço abaixo da média que tenho visto. O motivo pra isso seria o ralado no parachoque (que não me importa pois já penso em colocar o de aço).

Tenho lido sobre os vitaras de câmbio automático e me satisfiz com o que ouvi.
Entretanto me preocupo com umas questões sobre a manutenção:
-O proprietário aparentemente não tem noção da existência do óleo do câmbio.
-O câmbio foi trocado em 2009 em virtude 'de um mau uso de um funcionário que pisava muito forte e não sabia usar câmbio automático'.. (??)
-O motor, diz ele que está bom. O "moço" que cuida do carro teria elogiado, dizendo que não consome muito óleo, etc. E que troca o óleo 'todo ano'.... (não sei se quis dizer 'todo ano' literalmente, mas enfim..)

Quer dizer, eu não sei se é um carro pouco esmerilhado de um usuário urbano que não abusa,, ou se será um carro com problemas causados por manutenção deficiente..
-Considerando a hipótese de que depois dessa troca ele nunca mais tenha nem completado o óleo do câmbio, quatro anos já seria tempo pra estar ruim novamente?
-Em relação a diferenciais e tração que é raramente usada, haveria alguma consideração?

Eu gostaria de ir iluminando essas ponderações por enquanto. Posteriormente quero investigar melhor pedindo pra falar com o pai do atual dono, que foi quem comprou o carro na época e que acredito que vá ter mais noção das coisas..

É isso aí, desculpem a história longa! Por favor opinem, pois gostaria de ir visitar (ou não) o carro com mais embasamento..

Obrigado e um abraço!

achoefel
20/02/2015, 08:25
Bem vindo. Tive um vitara igual ao seu, 97. Excelente carro. Gastador. Quando comprei, o antigo dono tinha feito a caixa automática, e gastado 5 mil reais no conserto. Fiquei 2 anos com ele, e gostava muito, nunca deu problema na caixa. Vendi porque precisava de grana. Ele estava com 190 mil km quando comprei. Dava uma batidinha no motor, e mandei abrir. O bloco onde fica apoiado o virabrequim tinha uma rachadura, e mandei soldar. Ficou ótimo. Vendi ele com uns 215 mil km. Seria interessante voce levar num mecanico de confiança para dar uma olhada geral. Depois de comprar, fazer uma revisão geral, trocando todos liquidos, filtros, etc.

pacosancas
20/02/2015, 09:30
...
-Considerando a hipótese de que depois dessa troca ele nunca mais tenha nem completado o óleo do câmbio, quatro anos já seria tempo pra estar ruim novamente?...

Olá Edelberto,

Isso vai depender se o antigo dono utilizou o carro para trilha, ou para estradas de terra. Segundo o manual de serviço de Grand Vitara, em condições normais, o fluido deve ser trocado aos 165 mil km, e as mangueiras aos 60 mil (Nao sei se o vitara automático tem radiador para o fluido do cambio, as mangueiras são para isso).

Mas se as condições foram severas (estrada de chao, reboque, trilhas), entao o manual diz que o fluido deve ser trocado cada 30.000km.

Eu comprei meu GV com 75.000 km; o antigo dono só utilizou na cidade. Estava fazendo um forte barulho (quase um grito) ao trocar de segunda para terceira se subir muito de voltas e acelerar forte (ao ultrapassar, por exemplo). Agora, com 83 mil fiz a troca do fliudo. O fluido velho estava totalmente preto (o color do novo é vermelho). Após da troca, o barullo parou. Eu acho que o fluido estava já velho demais.

Se tem alguma dúvida, acho melhor trocar; consertar uma caixa automática pode ser caro, caro...

Sorte!

Edelberto
21/02/2015, 18:14
Pacosancas, pelo que pude sacar do estilo do dono, certamente não era carro usado em trilha. Estrada de terra ele mencionou poucas ocasiões específicas, então também não seria um uso constante. Claro que ainda preciso ver de perto, mas o carro está original e sem preparo algum pra trilha.

Considerando este uso, dá pra confiar que com uns 70 mil km após a troca do câmbio, ele ainda vai estar em boa condição?

Fora isso, será se VALE A PENA comprar por R$16k este vitara original sem acessórios, inteiro e não fuçado, já pensando em instalar parachoques de aço, lift, pneus maiores, etc?
Ou é melhor já partir pra um mais pronto na faixa dos R$20-25k??

tjflorindo
22/02/2015, 21:28
Edelberto,

Se você for usar ele pra trilha, comprar um já com uma preparação pode ser bem interessante financeiramente!
Nós sempre fazemos os orçamentos/planejamentos financeiros por baixo, quando vamos fazer sempre aparece gastos não previstos.
O meu comprei apenas com o Lift ( que tinha sido mal feito e refiz)...
Mas, se pensar no básico: Para choques, lift susp + carroceria, rodas c/ tala mais larga, pneus, roda livre
Perfumarias: fucinho de aço do diferencial, Guincho, snorkel, bloqueio e tal....
Isso por cima, passa de R$ 10 mil instalado...
Então comprar um já com uma boa gama de acessórios pode ser uma boa jogada!

Pacosancas, pelo que pude sacar do estilo do dono, certamente não era carro usado em trilha. Estrada de terra ele mencionou poucas ocasiões específicas, então também não seria um uso constante. Claro que ainda preciso ver de perto, mas o carro está original e sem preparo algum pra trilha.

Considerando este uso, dá pra confiar que com uns 70 mil km após a troca do câmbio, ele ainda vai estar em boa condição?

Fora isso, será se VALE A PENA comprar por R$16k este vitara original sem acessórios, inteiro e não fuçado, já pensando em instalar parachoques de aço, lift, pneus maiores, etc?
Ou é melhor já partir pra um mais pronto na faixa dos R$20-25k??