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Ver Versão Completa : Roda Livre Manual.



EclypX
19/02/2015, 05:54
Bom dia.

Adquiri uma Sportage 97 e percebi que a tração não funciona. O problema está na roda livre automática que, por algum motivo, foi moída e o eixo ficou girando livre. Algum outro mecanico já desmontou e retirou os pedaços que com certeza ficaram dentro, está tudo limpo e lubrificado.

A questão é. O acionamento da original é feito travando o eixo à três dentes no cubo da roda, transferindo a força à roda. No caso da roda livre manual, eu precisava ver pessoalmente se, ela transfere a força do eixo direto pra carcaça da roda livre, ou pros dentes do cubo??

Se alguém tiver uma instalada, ou até mesmo pra venda, e puder me mandar fotos, eu consigo ver se irá resolver meu problema. Se tiver pra venda, favor enviar preço.


Obrigado!

EclypX
19/02/2015, 06:03
É exatamente isso que preciso...

http://www.gama4x4.com.br/media/catalog/product/cache/1/small_image/228x/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/r/o/roda_livre_avm_32.jpg

rDuran
19/02/2015, 10:00
É exatamente isso que preciso...


http://www.gama4x4.com.br/media/catalog/product/cache/1/small_image/228x/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/r/o/roda_livre_avm_32.jpg



Entre em contato com a Tor Offroad é representante da AVM, procure pelo modelo que adapte ao seu ano, as mais comuns é de 98 pra frente que é a vácuo, a roda livre é a mesma, a diferença é que tem na especificação do modelo uma sigla K. Aonde você retira os 3 dentes e coloca uma peça auxiliar.

Pessoalmente eu prefiro as rodas livres da warn, inclusive o kit que eu comprei serve para os 2 modelos de roda livre da sportage (93 até 97 e 98 até 2003), são mais resistentes e não cai na trilha.

EclypX
19/02/2015, 22:50
opa, boa noite....

perae....essas da foto ligam a força do eixo direto na carcaça da roda, sem os dentes que entram no cubo. Pela foto dá pra ver que ela é limpa onde encaixa no cubo, não saem nenhum tipo de engate pra tracionar no cubo. Resumindo, ela trava o miolo do eixo direto na carcaça, ligando o eixo na roda....é isso??? Porque a original pra mim não resolve, pois com o problema, comeu tudo dentro do cubo, o original não tem onde prender os 3 dentes, entendeu???
se puder enviar fotos da sua, vou pesquisar certinho!!

obrigado.

EDuarte
20/02/2015, 07:15
opa, boa noite....

perae....essas da foto ligam a força do eixo direto na carcaça da roda, sem os dentes que entram no cubo. Pela foto dá pra ver que ela é limpa onde encaixa no cubo, não saem nenhum tipo de engate pra tracionar no cubo. Resumindo, ela trava o miolo do eixo direto na carcaça, ligando o eixo na roda....é isso??? Porque a original pra mim não resolve, pois com o problema, comeu tudo dentro do cubo, o original não tem onde prender os 3 dentes, entendeu???
se puder enviar fotos da sua, vou pesquisar certinho!!

obrigado.

Esquece o sistema original, o acionamento manual é completamente diferente do automatico, mais confiavel e robusto.
Existe tbm a automatica da AVM que o acionamento tbm é confiavel e robusto.
Pelo ano da sua viatura, vc precisa da 360 K.

[]s
(DU)

EclypX
14/03/2015, 21:27
Ja foram compradas as rodas livres e instaladas, ja as testei e ficou tudo perfeito. Comprei na TorOffroad as de alta performance, 520 moedas, show de bola!!!

Evaldo Silva
23/03/2015, 17:47
Ja foram compradas as rodas livres e instaladas, ja as testei e ficou tudo perfeito. Comprei na TorOffroad as de alta performance, 520 moedas, show de bola!!!

Olá.
Dia desses, desmontei a "roda livre" imaginando que estive com tudo "engripado" dentro dela, pois o antigo dono acho que nunca as tinha ligado antes. E como eu a comprei depois de quase 2 anos parada, imaginava que não estava transferindo a rotação do eixo dianteiro para as rodas por algum tipo de "sujeira" lá dentro, sei lá... Mas estava tudo engraxado e limpinho.... Acho mesmo que o sistema automático não vai valer a pena correr atrás. Acha que dá pra gente mesmo tirar a roda livre que vem nela e colocar essas manuais AVM? Pra olhar não parece nada muito diferente da que está no carro. Mesmos número de parafusos, etc...
Grato pela informação.

Evaldo

rDuran
24/03/2015, 10:55
Olá.
Dia desses, desmontei a "roda livre" imaginando que estive com tudo "engripado" dentro dela, pois o antigo dono acho que nunca as tinha ligado antes. E como eu a comprei depois de quase 2 anos parada, imaginava que não estava transferindo a rotação do eixo dianteiro para as rodas por algum tipo de "sujeira" lá dentro, sei lá... Mas estava tudo engraxado e limpinho.... Acho mesmo que o sistema automático não vai valer a pena correr atrás. Acha que dá pra gente mesmo tirar a roda livre que vem nela e colocar essas manuais AVM? Pra olhar não parece nada muito diferente da que está no carro. Mesmos número de parafusos, etc...
Grato pela informação.

Evaldo


Sim é de simples intalação, tem um manual junto,
e também caso a sua seja ano posterior a 98 não esqueça de desligar a solenoide do vacuo atrás da bateria.

E também para arrumar o sistema a vacuo é simples, basta trocar as mangueiras, devem estar entupidas, rasgadas ou ressecadas, mangueiras de combustivel de carro antigo da certinho, também tem q verificar os retentores de roda. mas ai vai do seu uso, se faz trilhas tem q ser manual pois o a vacuo costuma desacoplar com as erosões.

EclypX
29/03/2015, 20:43
viu, mas perae.....

se está tudo certinho, e não for acoplamento a vácuo como na minha, pode ser que vc não esteja sabendo como acoplar, vc sabe certinho como acopla as automáticas originais???

as mnhas estavam moídas, por isso troquei.

vlw

Caparaó
19/08/2015, 14:01
Instalei a roda livre manual AVM 460 HP na sportage 2000.
Está funcionando porém faz um barulho quando acionada na roda.
É normal um barulho quando ligada? não creio.
está funcionando porém há o ruído. Pode ser que tenha faltado desligar a válvula atrás da bateria.

Obs: não sei como explicar direito o ruido. lembra várias batidinhas rápidas(TRÈÈÈÈ)

EDuarte
19/08/2015, 14:33
Instalei a roda livre manual AVM 460 HP na sportage 2000.
Está funcionando porém faz um barulho quando acionada na roda.
É normal um barulho quando ligada? não creio.
está funcionando porém há o ruído. Pode ser que tenha faltado desligar a válvula atrás da bateria.

Obs: não sei como explicar direito o ruido. lembra várias batidinhas rápidas(TRÈÈÈÈ)

Provavelmente o rolamento agulha moído ou defeito na RL.

[]s
(DU)

Caparaó
19/08/2015, 14:44
Olá Duarte. Eu contava coma tua presença. rsss. Sempre atencioso.
Defeito na RL nova, defeito de fábrica? Já li, mas não me lembro o que é este rolamento agulha.

EDuarte
19/08/2015, 18:55
Olá Duarte. Eu contava coma tua presença. rsss. Sempre atencioso.
Defeito na RL nova, defeito de fábrica? Já li, mas não me lembro o que é este rolamento agulha.

É pouco provavel que seja defeito na rl.
O rolamento agulha fica atras da manga de eixo onde entra a homocinetica.

[]s
(DU)

Caparaó
25/08/2015, 11:16
Eta rolamento agulha.
Ele só fará o barulho se a roda estiver no modo 4 x 4? É o que está ocorrendo.

EDuarte
25/08/2015, 14:00
Eta rolamento agulha.
Ele só fará o barulho se a roda estiver no modo 4 x 4? É o que está ocorrendo.

Sim, só fará barulho qdo estiver em 4x4.

[]s
(DU)

Caparaó
26/08/2015, 08:59
Obrigado. Como a roda livre é nova vou logo trocar então. Seria bom se soubesse qual comprar, o código, para já chegar na oficina com os rolamentos agulha.

Caparaó
26/08/2015, 09:35
Procurei em outros tópicos e encontrei este código para o rolamento agulha: SCE 188 ou BE 188.

Aproveitando: Qual ou quais as conseqüências de se trocar a roda livre por manual AVM e e não desligar a tal da soneloide?

EDuarte
26/08/2015, 16:57
Procurei em outros tópicos e encontrei este código para o rolamento agulha: SCE 188 ou BE 188.

Aproveitando: Qual ou quais as conseqüências de se trocar a roda livre por manual AVM e e não desligar a tal da soneloide?

É esse codigo mesmo.
Se não desligar a solenoide o motor "pode" chupar agua.

[]s
(DU)

Alisson Wagemacher
27/08/2015, 13:20
Amigos,

E como faço pra saber se o acionamento da roda livre está bom, sem ser da pior forma?

No caso, atolado!

Obrigado

Leandroalves
01/11/2015, 02:45
Coloca ela em um eleva-car e testa, 4x2 só gira 2 traseiras, 4x4 gira as 4, 4x4 reduzida gira as 4 bem de vagar.

rDuran
03/11/2015, 08:42
Amigos,

E como faço pra saber se o acionamento da roda livre está bom, sem ser da pior forma?

No caso, atolado!

Obrigado


Você quer pra trilha, se sim nem use as automáticas a vácuo. em erosões ela desacopla e você fica sem tração.
Recomendo você nem perder tempo trocando os retentores, mangueiras, e etc... partir direto pra uma manual resolve

cipriani
07/12/2015, 17:42
amigos aproveitando o topico, estou partindo pras rodas livres manuais da AVM, depois de duas vezes precisar do 4x4 e ele me deixar na mao, hoje levei ao mecanico e constatei que o sistema de vacuo esta tudo OK, então erguemos o eixo traseiro e tentamos fazer ela andar com o eixo dianteiro somente e nada, ai entra minha duvida, entramos em baixo dela e vimos que o eixo do diferencial dinateiro girava so de um lado, no caso as pontas de eixo girava so do lado do motorista mas não tracionava, ai beleza, é a roda livre, mas isso é normal?
digamos, é normal girar um lado só? ou teriam que girar os dois e so uma roda livre acoplar?
um mecanico que falei ficou com medo de ser a caixa, enquanto o outro me disse que seria normal girar um lado só da ponta de eixo por que como diz ele "sempre vai girar um lado só
então galera, me deem uma luz, se isso é normal vou comprar as rodas livres
sei que ficou muito enrolado esse post, mas me ajuda ai
valeu abraços!

EDuarte
07/12/2015, 20:27
amigos aproveitando o topico, estou partindo pras rodas livres manuais da AVM, depois de duas vezes precisar do 4x4 e ele me deixar na mao, hoje levei ao mecanico e constatei que o sistema de vacuo esta tudo OK, então erguemos o eixo traseiro e tentamos fazer ela andar com o eixo dianteiro somente e nada, ai entra minha duvida, entramos em baixo dela e vimos que o eixo do diferencial dinateiro girava so de um lado, no caso as pontas de eixo girava so do lado do motorista mas não tracionava, ai beleza, é a roda livre, mas isso é normal?
digamos, é normal girar um lado só? ou teriam que girar os dois e so uma roda livre acoplar?
um mecanico que falei ficou com medo de ser a caixa, enquanto o outro me disse que seria normal girar um lado só da ponta de eixo por que como diz ele "sempre vai girar um lado só
então galera, me deem uma luz, se isso é normal vou comprar as rodas livres
sei que ficou muito enrolado esse post, mas me ajuda ai
valeu abraços!

É normal girar um lado só, sempre vai girar o lado que esta mais livre, a não ser que tenha bloqueio, aí tem que girar as duas.
Faça o teste novamente e qdo uma roda estiver girando, segure ela e automaticamente a outra começará a girar.

[]s
(DU)

cipriani
07/12/2015, 20:42
É normal girar um lado só, sempre vai girar o lado que esta mais livre, a não ser que tenha bloqueio, aí tem que girar as duas.
Faça o teste novamente e qdo uma roda estiver girando, segure ela e automaticamente a outra começará a girar.

[]s
(DU)

beleza amigo, obrigado pela luz
valeu abração