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Ver Versão Completa : Motor muito sujo - Lavar ou não???



pauloneto
18/02/2015, 18:33
Pessoal, meu motor está muuuuuuito sujo de barro! Tenho um Jimny 4Sport 2015 e faço trilha todo fds onde passo em algumas possas de lama que vao direto pro motor rsrsrs... Na minha concessionária em ribeirão Preto eles não fazem lavagem, fui atrás de vários outros lugares e os que aceitaram lavar o motor dizem que a responsabilidade é toda minha e não senti firmeza suficiente.

O Mecânico da css disse que é bom lavar pois isso pode estragar o motor, diminuir vida util de varias peças, correrias, rolamentos, etc... (?)

Porém, não faço a menoooor de ideia de como lavar, do que isolar e nem de onde fica cada coisa, não manjo nada de mecânica. Alguns dizem que os componentes do jimny são isolados, outros dizem que não...

E aí, o que acham?? Segue uma foto de como o motor está:

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MATOSWR
18/02/2015, 21:22
amigo, vamos la. em caso de sujeira leve não é importante lavar. Mas no seu caso, deve lavar sim, pois com certeza isso prejudicará seu motor. você pode levar num bom lava jato que eles vão saber lavar. só não deixar usar soluções desemgraxantes, como solupan. eles agridem as borrachas e eles adoram usar.

bem, se você não encontrar e quiser fazer, vou dizer como eu faço no meu jimny. (sempre lavei o meu e nunca tive problema)

Lavadora de autapressão. regule pra menos pressão.
Lave da borda para o centro.
só não jogue água com autapressão no radiador, pode danificar as aletas, nem na caixa de fusivel.
O que tiver dificil tire com um escova.

após lavar dê um jato de ar comprido pra tirar o excesso de água, se vc tiver ar comprido.

termine a limpeza com um pano.

antes de ligar: jogue limpa contato no alternador e nos terminais, farol, e chicote que fica em cima da admissão.

veja se tem água no filtro.

Logo apos a lavagem deixe o carro ligado, até aquecer bastante. assim a água evapora e evita oxidação nos terminais.

fazendo assim não tem erro. (a central do jimny é dentro do carro, não tem risco de queimar)

pauloneto
18/02/2015, 23:20
amigo, vamos la. em caso de sujeira leve não é importante lavar. Mas no seu caso, deve lavar sim, pois com certeza isso prejudicará seu motor. você pode levar num bom lava jato que eles vão saber lavar. só não deixar usar soluções desemgraxantes, como solupan. eles agridem as borrachas e eles adoram usar.

bem, se você não encontrar e quiser fazer, vou dizer como eu faço no meu jimny. (sempre lavei o meu e nunca tive problema)

Lavadora de autapressão. regule pra menos pressão.
Lave da borda para o centro.
só não jogue água com autapressão no radiador, pode danificar as aletas, nem na caixa de fusivel.
O que tiver dificil tire com um escova.

após lavar dê um jato de ar comprido pra tirar o excesso de água, se vc tiver ar comprido.

termine a limpeza com um pano.

antes de ligar: jogue limpa contato no alternador e nos terminais, farol, e chicote que fica em cima da admissão.

veja se tem água no filtro.

Logo apos a lavagem deixe o carro ligado, até aquecer bastante. assim a água evapora e evita oxidação nos terminais.

fazendo assim não tem erro. (a central do jimny é dentro do carro, não tem risco de queimar)

Você não isola nada com saco plástico ou algo do tipo? E pode jogar agua em tudo mesmo? Porque fico com medo de ir agua daqueles fios do lado do bloco, no ABS, na buzina, etc... Até de entrar água pela vareta do óleo rsrs...

MATOSWR
19/02/2015, 10:34
é como eu disse, não jogo água com força em cima de coisas eletricas. nessas parte é melhor voce limpar manualmente. No alternador eu uso água, com baixa pressão , depois limpa contato. é ele é resistente a água, só não deve rodar cheio de lama!
Na vareta de óleo tem um oring de borracha, não entra água. a buzina não tem problema também, a minha já atravessou varios riachos e alagamentos e funciona bem. rs

pauloneto
19/02/2015, 13:37
é como eu disse, não jogo água com força em cima de coisas eletricas. nessas parte é melhor voce limpar manualmente. No alternador eu uso água, com baixa pressão , depois limpa contato. é ele é resistente a água, só não deve rodar cheio de lama!
Na vareta de óleo tem um oring de borracha, não entra água. a buzina não tem problema também, a minha já atravessou varios riachos e alagamentos e funciona bem. rs

É... até porque sempre me perguntei: Se o capo internamente está sujo de lama espirrada, então ja foi muita água com barro no motor (quente ainda por cima).

pauloneto
19/02/2015, 13:38
Alguém sabe se existe algum protetor inferior que bloqueie um pouco essa lama pro motor? Porque senão neguin aqui iria ter que lavar sempre ou então só eu que meto o loco assim na lama mesmo haha...

pedropedreiro
19/02/2015, 14:18
Alguém sabe se existe algum protetor inferior que bloqueie um pouco essa lama pro motor? Porque senão neguin aqui iria ter que lavar sempre ou então só eu que meto o loco assim na lama mesmo haha...

Paulo, o da Newtrack diz que diminui em 80% a projeção de água no motor (sei lá de onde eles tiraram essa estatística :P ): http://www.newtrack.com.br/Produto.aspx?IdProduto=220&IdProdutoVersao=303
Mas acho que só serve pro 4all.

jorgeffn
19/02/2015, 15:33
Eu já mandei lavar umas 4 vezes o motor do Jimny, sempre no mesmo lava-jato... seguindo essas orientações já postadas... mas sem isolar nada com plástico... ainda não tive problemas... hehehe
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abs

pacosancas
20/02/2015, 09:37
Eu lavei com jato uma vez o motor do meu GV... A buzina começou a tocar sozinha, e tive que desligar a bateria até a água secar... :-?

maiconbruno1
20/02/2015, 10:17
O melhor é lavar você mesmo. Na lavagem os caras nunca fazem com cuidado, estão com pressa, não tem conhecimento das peças do carro, o que eles fazem é LAVAR. No meu Tracker uma vez lavaram até o radiador... deixei o carro lá, lava jato de um amigo, quando voltei tinham lavado o motor, resolvi não discutir, mas o carro ficou meio lerdo, mandei pra revisão e por sorte os sensores não queimaram, só precisei revisar as velas e bobinas.

Minha receita e que aprendi com o meu pai:
Comprar:
1. Aspirador de pó.
2. Compressor de ar.
3. Lavadora de alta pressão.
4. Escovas de várias medidas, inclusive dental e flanelas.

Lavar o carro pela manhã, com o motor frio.
Evitar uso produtos químicos.
Sujar bastante flanelas retirando o excesso de lama ou usar escovas de limpeza multiuso.
Em partes menores, utilizar os escovas dentais.
Em partes delicadas, lavar com água em baixa pressão.
Em partes não acessíveis, usar o compressor de ar para soprar poeira e etc.
Secar tudo com um pano limpo, claro.
Deixar o capô aberto para secar partes não acessíveis.

Dá um trabalhão, mas não tem desespero depois, afinal, só você sabe quanto foi seu carro...

pauloneto
20/02/2015, 18:59
E quais seriam os problemas reais em deixar ele sujo? Porque puts... primeira trilha que fizer no próx fds vai ta tudo sujo de novo rsrs

Glaicon
21/02/2015, 08:42
E quais seriam os problemas reais em deixar ele sujo? Porque puts... primeira trilha que fizer no próx fds vai ta tudo sujo de novo rsrs
Tente se informar onde fica o módulo eletrônico da viatura.
Se for junto ao cofre do motor, deverá isolar, em virtude dos chicotes e plugs existentes.
Se for junto aos pés do passageiro dianteiro ou próximo disso, não haverá problema.
Como disseram antes, a sujeira poderá atacar alguma correia, principalmente se for algum punhado de barro que se soltar da lataria.
Além disto, o barro ou lama ressecados na frente do radiador viram uma crosta que impedem a refrigeração adequada.
Cuide disso.:concordo:

Chuva
21/02/2015, 15:44
Tente se informar onde fica o módulo eletrônico da viatura.
Além disto, o barro ou lama ressecados na frente do radiador viram uma crosta que impedem a refrigeração adequada.
Cuide disso.:concordo:

Falou e disse!

Já vi mais de um fervendo o motor por não lavar o radiador..

Sobre lavar, não vejo problemas. Ultimamente lavo nas coxas com mangueira mesmo, pra tirar o excesso, não o residual. Uma vez ate tirei o parachoques pra lavar com escova de dentes, mas dá muito trabalho e tempo.

Apenas evite as partes elétricas, bobinas, bateria, caixa de fusiveis e qquer lugar onde ver muito fio. A parte do filtro de ar tb é importante não molhar muito, jatos rápidos..

Alem da eletrica, talvez o mais importante mesmo é a parte do radiador, com uma bomba vap com náo muita pressão pra não entortar a colmeia.. o resto se continuar um pouco marrom desencana.

boa sorte

EvandroES
22/02/2015, 16:04
Cara tenho uma GVIII, já tive vários outros carros e o que eu sempre fiz foi meter brasa. Toco o jatinho em tudo e depois ligo o carro pra evaporar a água. Até hoje não tive problemas. Pode ser sorte.rsrsrs

portouna
24/07/2015, 19:15
Colegas, pela primeira vez levei minha Tracker a um lava rápido, como de costume uma completa inclusive com motor. Como o objetivo desta lavagem era principalmente lavar por baixo, pois das vezes que lavo esta parte fica de fora, tirei até os protetores do cambio e cárter. Quando fui busca-la ela estava normal, rodei um pouco na cidade e estacionei-a em casa, mas como fui colocar os protetores novamente tive que tira-la e entrei de ré, até ai tudo bem. O problema aconteceu assim que dei partida para fazer a manobra de novo, motor tossindo em baixa rotação, e ao dar meia chave aparece um barulho de corrente elétrica, são três "tic-tic-tic", como já era tarde não tinha a quem leva-la e terei sorte se encontrar mecânico amanhã....alguém já passou por isso? Será algum sensor que não podia molhar??? Abraços

Chuva
24/07/2015, 20:45
Eu começaria desmontando as 4 bobinas, secando os supressores, molas e as velas com um pano fino e comprido, pra secar o maximo o possivel. Depois tacar wd40 em tudo e dar uma raspadinha com chave de fenda nos parafusos das bobinas. tb tacar wd40.. se não resolver, trocaria a bateria, pelo menos para teste.

poste ai o resultado depois. boa sorte

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padula14
25/07/2015, 16:29
Recentemente levei meu GV98 pra lavar por baixo e motor... resultado logo depois q sai do lava jato meu gv começou a fraquejar em baixa... como eu tava indo pro mecanico pra troca aembreagem fui assim mesmo... porem tive que ir eh 4x4L porque o Gv perdeu muita força... chegando la depois de ver oq era o resultado foi as duas bobinas estavam molhadas e foram pro saco... resultado tive q trocar e logo depois fui viajar pra brotas, porem antes passie na casa da minha namorada em outra cidade e chegando la o GV esquentou.... e o pq ele esquentou... pq nao lavaram o radiador, ele tava todo cheio de barro e nao permitia o resfriamento correto...
conclusão
daqui em diante eu mesmo vo lava pra nao passar mais por esse problemas alem de terem cobrado muitas dilmas pelo serviço porco...

portouna
25/07/2015, 17:29
Levei minha TKR a dois mecânicos de confiança, em um houve o diagnostico, que em casa ontem já suspeitei, um dos cilindros deixa de operar, o cheiro de gasolina sem queima é nítido no escape, infelizmente nenhum pode ficar com o carro, levarei no começo da semana novamente. De fato pelo relato do colega "padula14" e recomendado a limpeza pelo "chuva", está com jeito de ser bobina mesmo, o carro falha demais em baixa, mas o meu ainda tem força. Infelizmente tenho medo de desmonta-las e não conseguir refazer ou pior quebrar algo, por isso "chuva" acho melhor deixar por conta dos especialistas, mas grato pela dica, na minha antiga Blazer V6 AT 4X4, fiz muita coisa por conta, mas nesse prefiro não me arriscar...
Tão logo tenha uma solução, compartilho com os colegas.

CELIO MELLO
18/07/2018, 22:13
Olá Jorgeffn! Resgatei um post antigo seu sobre lavagem de motor e estava precisando de uma indicação de local confiável para lavar a meu Jimny em BH. Vc podia me ajudar ? Abs