PDA

Ver Versão Completa : Mangueira do radiador explodiu



Ian Moreira
07/01/2004, 18:27
Galera ontém fui testar o Laranjão com o 4.1+3marchas C10, Putz :shock: :!: ficô uma loucura o Jeep ficou violento demais, dá até medo, já era umas 7:00 horas e fui eu e o mecânico(uns110Kg) o filho dele(uns 110Kg) o ajudante dele(uns 70Kg) e eu né com uns 65Kg :lol: :D :) :( ééé, 97 Kg, sendo um total de: 387 Kg em cima do Jeepão, mais com esse motor não faz muita diferença, fomos para um loteamento novo que abriram, e a região é de aclive, desceram o filho e o ajudante , e eu dei um cacete no Jeep durante uns 20 minutos com ele reduzido(para testar) de 1º,2º e 3º, aí eu fui subir um barranco e meu Jeep Cravou feio ficando com as rodas traseiras quase que no ar e eu acelerei bem dei ré, engatei 1º e etc.. , até que derrepente: POW , saiu vapor pra todo lado, assustei muito :? , fomos ver, e vimos que a mangueira da parte de cima estourou, o meu agora tem ventoinha elétrica e radiador de 3 cólmeias,
agora vamos aos fatos peço a ajuda de todos :) parta saber o que vou fazer, e o que pode ter acontecido:

:arrow: Mangueira velha( ela era a única original e a C-20 era 95) :?:
:arrow: A tampa do radiador, que segundo o mecânico travou o suspiro(só que ele tem ladrão :| ) :?:
:arrow: A falta de um reservatório adcional (igual a todos os carros modernos de 90 prá) ou seja aumentar a quantidade de água :?:
:arrow: O radiador pode não estar suportandoe talvez tenha ter de ser trocado :?:
:arrow: Será que eu posso simplesmente voltar a andar e testar


PS: Voltei para casa guinchado por um camarada Jipeiro, Valéu Edson :P :!:

Campa
07/01/2004, 19:12
Fala Ian!!

Essa mangueira, quando está velha ou ressecada, estoura mesmo ... A do meu opala estourou com menos tempo de uso que tinha essa aí. Detalhe, parado na rua em marcha lenta....

Essas perguntas que vc mandou me parecem que vc está preocupado com um aquecimento extra .... seu motor está sem termômetro? Como ele dá para se ter a idéia se ele está trabalhando no limite ou não.

Uma coisa que sempre me preocupa é a válvula descelostática ... fundi um motor por causa dela...

Eu sugeriria dar uma checada na temperatura de trabalho do motor e na tampa do radiador .... remontar e continuar testes.

Dos jipes adaptados que vi / ouvi falar esse é um dos melhores motores para se usar.

[s] descelostáticos!

Campa.

Louback
11/01/2004, 19:57
Ian, eu aprendi na pele, não adianta trocar o motor sem redimensionar o sistema de refrigeração, tente colocar um tanque de expansão de água, a água não teve para onde se dilatar, aumentou a pressão e POW, se não me engano, este motor que você usa, normalmente trabalha com este reservatório. Espero ter lhe ajudado . :D :wink:

leopoldo
11/01/2004, 21:09
Hummmmmm,

Essa de dilatação não cola, mas alguns outros fatores podem estar contribuindo como:

1- (já comentado) mangueira velha.
2- Mangueira instalada forçada (muito esticada), ou o radiador está se movedo mais que a mangueira permite.
3- Válvula termostática travada por acumulo de corrosão no sistema.

Um outro fator que pode afetar o motor.......fuga de compressão para as galerias de refrigeração. Isso é fácil de ver. Com o motor frio, abra a tampa do radiador, ligue o motor, deixe êle esquentar, vai brotar água pelo bocal do radiador, acelere e veja se saem bolhas pelo bocal. Se sair um jato d'agua com bolhas....pode ser que a junta esteja com problemas.