Conectar

Ver Versão Completa : Ranger 3.0 - Problema com vazamento de água e carcaça de distribuição

Coophamat
12/02/2015, 21:19
Ola pessoal, resolvi criar esse tópico com algumas fotos mostrando o problema com o vazamento de água na ranger 3.0 ocasionado pela corrosão do selo do motor e/ou a carcaça de distribuição.

Eu sei que já existe alguns tópicos sobre o assunto, inclusive aprendi sobre ele aqui no fórum.

Tenho uma ranger 3.0 XLS 2005 com 229 mil km e desde que compramos ela vazava água, porem, pouca. Bastava completar diariamente, o problema é que o vazamento foi aumentando até o ponto de jogar toda água fora.

Vamos lá, essa é a viatura.

492750

A desconfiança começou quando a temperatura estava subindo, eu retirei a termostática e a ao realizar o teste da panela, vi que ela abria muito pouco, logo resolvi trocar.

492751

Ao retirar vi que o estado do selo e da carcaça de distribuição era bem parecido com o da válvula, a corrosão era muito grande.

492752492753

Com isso comecei a busca por um mecânico disposto a fazer o serviço na viatura. Um amigo indicou um mecânico aqui em Campo Grande - MS, então levei para ele analisar e com uma breve conversa com o mesmo já peguei uma confiança nele, pois, ele disse que já havia feito o serviço em outras 5 Rangers, dessas 5, 4 eram apenas o selo e uma era a carcaça, porem, o serviço é o mesmo, a remoção total do motor do cofre e desmontagem da frente.

A mecânica fica no bairro Copasul, o nome é JZJ mecânica diesel e o mecânico que fez o serviço é o Senhor Zezão.

Deixei para ele em uma sexta feira e ele começou a desmontagem no sábado cedo, quando foi segunda feira ele me ligou pedindo para ir lá ver o tamanho da desgraça.

Aqui a VTR sem o coração:

492754

O motor já desmontado. Detalhe para o ponto de corrosão na frente do mesmo:

492755

Detalhe do local do selo:

492756

Agora a carcaça de distribuição. Esse buraco que ela tem atras, é o fundo do abitaculo da bomba d'água, ela simplesmente se soltou devido a alta corrosão. (nas próximas fotos com a carcaça nova vai dar pra ver bem como é essa parte.):

492757

Recipiente da bomba d'água:

492758

Bom, depois de saber do tamanho do estrago, a relação de peças foi passada e a correria começou para achar as peças.

- Carcaça de distribuição;
- selo do motor;
- jogo de juntas inferior;
- tubo de silicone preto para alta temperatura;
- filtro de diesel;
- filtro de óleo de motor;
- 8 litros de óleo de motor.

Encontrei as peças aqui em Campo Grande na loja Rocket que é autorizada MWM internacional, porem não tinha em estoque o selo do motor.

Busquei em alguns ferros velhos aqui na cidade e encontrei uma usada em bom estado, porem, o preço passado foi de R$1400,00 e a nova na loja estava custando R$1900,00.

Meu pai tem uma Triton e precisou trocar os 4 bicos injetores e a caixa de direção então ele foi até o Paraguai comprar essas peças já que la é bem mais em conta que aqui no Brasil, lá ele procurou essas peças da Ranger e conseguiu comprar apenas o jogo de junta inferior, original da mwm. A carcaça lá nova custa R$790,00 mas não tinha a pronta entrega, apenas fazendo o pedido e sem prazo para entrega.

Com isso acabamos comprando a carcaça por aqui e com um choro a mais ela saiu R$1880,00 a vista.

492759
492760
492761

detalhe qua a carcaça ja vem com bomba d'água nova.

jogo de juntas:

492762

Válvula termostática:

492763

Esqueci de tirar foto do selo.

Vamos para montagem:

O senhor Zezão fez toda limpeza da frente, tirando toda corrosão e logo em seguida começou a montagem da carcaça, o que gostei no serviço dele é que é muito detalhista, limpando peça por peça, parafuso por parafuso, um verdadeiro trabalho de laboratório, coisa fina mesmo, parecendo que ele limpava para botar o prato de comida em cima.

O selo do motor comprei em uma auto peças aqui chamada Mille e custou R$6,00 original MWM, a termostática comprei na Dois irmãos da marca Whaler que era a mesma da antiga e custou R$340,00.

492764

Depois de entregar as peças ele demorou 2 dias para montar e instalar o motor, o serviço ficou muito bom, sem nenhum vazamento, faz quase uma semana que estou rodando e a Ranger está funcionando como nunca tinha visto; motor respondendo bem melhor e menos ruidoso.

Logo mais coloco mais fotos e mais informações e quem tiver passado pelo mesmo problema e quiser postar imagens e soluções ae fique a vontade para contribuir com o fórum.

Coophamat
12/02/2015, 21:26
Esqueci de falar quanto custou o investimento:

- Carcaça de distribuição nova com bomba d'água original MWM - R$1880,00
- Selo do motor original MWM - R$6,00
- Válvula termostática Wahler - R$340,00
- Jogo de junta inferior original MWM comprado no Paraguai - R$120,00
- Filtro de óleo de motor comprado no Paraguai - R$50,00
- Filtro de diesel original MWM - R$68,00
- Tudo de silicone preto comprado no Paraguai - R$5,00

- Mão de obra cobrada pelo senhora Zezão para execução do serviço - R$1100,00

Não lembro quanto meu pai pagou no óleo de motor, pois, ele comprou um balde de top turbo e eu usei 8 litros e devolvi o balde para ele.

Borjaoo
12/02/2015, 21:42
e como ficou a viatura? 100%?

tipo, toda ranger 3.0 é MWM?
peguei uma 2007/2008 agora, ta com 156mil km, queria saber se esse problema é crônico ou bem comum pra já ficar atento...

Coophamat
12/02/2015, 22:29
Ficou 150%, está muito boa a caminhonete.

O motor 3.0 e fabricado pela internacional, sendo quem fabrica o mwm, por isso todas as peças estão na embalagem da mwm.

Esse problema foi corrigido nas ranger a partir de 2008 se não me engano.

Borjaoo
12/02/2015, 23:16
Que bom que deu tudo certo e vc esta satisfeito!

Mas agoa eu fiquei com uma pulga atras da orelha, vou ver se mais alguem tem outras informaçoes... a minha foi fabricada em dezembro de 2007 mas sei que usa peças das 2008 pois preciso trocar em vreve o reservatorio de agua do radiador e o da 2007 que é bem mais barato não serve pois o meu é "junto" com o da agua do limpador de parabrisas, como das 2008vel diante... torcer para o motor também ser hahaha

Mirão
12/02/2015, 23:53
Segundo informações que adquiri na smaff df, quando fui comprar minha Ranger que é 2008, as que foram fabricadas no segundo semestre de 2007, vieram sem o problema do selo, digo porque fui orientado sobre isso e o vendedor tentava me empurrar uma xls meio detonada, digo meio por que ela estava no estaleiro para revisão e era bem feinha de conjunto. Por isso acredito que a motorização tenha sido corrigida e o marco está justamente no reservatório, caro pra cacete, o da minha tá ressecado.

Borjaoo
13/02/2015, 12:42
Que alivio! O meu tb ta ressecado e custa 500 um novo...foda

JRoberto
13/02/2015, 16:47
Muito bom esse tópico! Sugiro que coloque esses dois primeiros posts lá no tópico da Ranger 3.0, vai ser muito útil, acho que lá a visitação é maior.
Como está a corrente? Ainda é a original?

Abraços!

Mirão
13/02/2015, 22:54
Existe um tópico ou tutorial sobre o assunto no fórum. Mas são tantos assuntos em pauta que muita coisa se torna repetitiva e o tópico se perde entre tantos outros.

Borjaoo
14/02/2015, 08:19
oa, também quero saber sobre a corrente!

Coophamat
14/02/2015, 14:24
A corrente havia sido trocada pelo antigo proprietário (meu primo), acho que deve ter uns 10 ou 15 mil km, portanto está nova.

JRoberto
14/02/2015, 19:58
A corrente havia sido trocada pelo antigo proprietário (meu primo), acho que deve ter uns 10 ou 15 mil km, portanto está nova.

Show! Só aproveitar agora.

Coophamat
15/02/2015, 21:18
Pessoal, eu tenho notado um problema na luz do óleo do motor. Desde que compramos, a luz pisca conforme a rotação do motor vai subindo, quando o mecânico mexeu no carro, eu relatei o problema para ele, logo ele verificou a parte de lubrificação já que precisou desmontar essa parte por um todo. Ele disse que estava tudo normal, inclusive a bomba de óleo que é embutido na carcaça de distribuição é nova e todo restante foi limpo. Notei que a luz continua piscando do mesmo jeito, nem mais nem menos. Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Bom, eu estava acostumado a dirigir a triton do meu pai, ela parece ter a relação de transmissão bem mais curto que o da Ranger, logo o motor andava sempre acima dos 2500 rpm, na Ranger dificilmente se usa a 5ª ou D como está na alavanca e ando sempre abaixo dos 2000 rpm. Eu não tenho coragem de esticar as marchas dela, mesmo sabendo que se trata de um motor HSD. A minha pergunta aos proprietários de Ranger e qual a rotação máxima que pode chegar sem medo nesse motor?

Ontem eu dei uma pisada mais forte de segunda e estiquei até cerca de 3200 rpm e confesso que fiquei surpreso com a força que ele mostra acima dos 2500 rpm.

Coophamat
02/03/2015, 20:44
Ontem realizei a troca da água do radiador, estava bem limpa mas tinha um pouco de óleo, nota-se pelo prisma de cores que fica sobre a água escorrendo. Creio que deve ser algum óleo usado na montagem da distribuição.

Mas o que ainda me preocupa e a luz do óleo que pisca conforme relatei. Não sei por onde começar.

Coophamat
05/03/2015, 22:52
Ola pessoal, ontem fiz uma viagem com a Ranger de cerca de 900 km, sem carga, somente eu e uma passageira.

Na ida saímos de madrugada e com AC desligado grande parte do tempo, pé em cima andando sempre na faixa de 100 km/h, a rodovia tem muito radares e estava com pouco movimento, na volta estava sozinho e voltei por outra estrada recém inaugurada, com uma pista muito boa, sem movimento e sem radar com pouquíssimas curvas. O AC permaneceu ligado o tempo todo e confesso que dei uma boa pisada na viatura, mas eu fiquei muito decepcionado com o desempenho dela, achei muito fraca, cai muito na subida, não mantem 120 km/h nem que a pau e pra fazer ela chegar a essa velocidade tem que pisar bastante.

Bom eu creio que tem algo errado no carro né, minha experiencia com caminhonete não é tão grande, mas todas as outras que andei iam fácil nos 120 km/h, um amigo tem uma s10 com motor sprint eletrônico e em uma viagem que fiz com ele, 120 no piloto automático e ela subia e descia sem o ponteiro mexer, outra que andei na estrada tanto dirigindo como de passageiro foi a ranger 2011 que meu irmão tinha e lembro que ela andava muito bem, chegava fácil em 160 km/h e mantinha, sem contar a triton do meu pai que já viajei muito com ela, essa sim é muito violenta pra andar, é só encostar o pé no acelerador em quinta marcha na subida que ela chega fácil em 140 km/h.

Eu achei as marchas da Ranger muito longa, em quinta a 100 km/h ela ta em cerca de 1600 rpm, toda hora precisa reduzir para quarta para ela ter algum desempenho e ela não tem aquela retomada que a maioria das caminhonetes tem para ultrapassar.

O que achei interessante é que o painel bate exato com o gps (garmin nuvi 205) 100 no painel e 100 no gps, uso pneus 31x10,5. A máxima que consegui na viagem foi 154 km/h marcados no gps, mas demorou um bocado para atingir essa velocidade, o ac estava desligado e aproveitei a descida, quando começou a subir ela não caiu muito, mas percebi que a ventoinha acionou, então terminei de subir e aliviei o pé voltando para velocidade de cruzeiro de 110 km/h que usei na volta.

Em relação a viatura na viagem foi bem tranquila, não baixou nem uma gota de água e nem de óleo, na volta abasteci em um posto shell ainda no estado de SP e fez uma média de 12,17 km com um litro de diesel.

Eu confesso que em uma determinada parte de viagem já na volta eu parei a Ranger no acostamento e fui verificar se ela não estava freiada, mas eu encostei a mão nas rodas e estavam frias, mexi ela pra frente e pra trás e aparentemente estava tudo ok.

Bom, nem sei por onde começar a verificar o que está errado, turbina, bicos, bomba de baixa e de alta, peneira do tanque entupida, diferencial com problema, cambio ou sei lá mais o que.

Alguém tem alguma dica?

Borjaoo
05/03/2015, 22:59
Amigo também acho que ela na quinta pede a quarta muito facil. Mas consigo por mais de 120km fácil, não posso falar muito nas subidas pois a região que rodo é muito ruim, muitos caminhões e curvas e acaba ficando difícil andar em velociade alta. Ainda não tive oportunidade de Viajar com a viatura pra outra região pra testar melhor.

No mais, como vim de uma Hilux 2.5 na ranger me sinto em um jato.

Mirão
06/03/2015, 07:37
Meus amigos foristas, por acaso não está desenhado na alavanca de marchas um "D" no lugar de 5? ocorre que o "D" não é uma quinta marcha normal, serve mais para diminuir a rotação do motor trazendo economia de combustível e evitar o desgaste do international. Na verdade elas são 4+D, e vão cobrar uma redução em caso de subida íngreme ou ultrapassagem quando não vem embalada, mas, a redução é para "encher" o motorzão e mudar novamente pra "D". Interessante,a minha chega aos 180 fácil porém a velocidade não é real, não bate com o gps garmim nuvi, uma diferença de 7 a 10 km/h acho que elas, pelo menos as XL que é a minha, não tem limitador de velocidade e qualquer decida leve bate os 200 no velocímetro, 187 reais. Mas não gosto de altíssima velocidade, o desgaste é grande, também o consumo além de muito perigoso, mas ela não nega fogo não, já dei muita canseira em frontiers, hilux, pajeros e outras pelos retões de pista que vão pro nordeste (praia) S-10 então, nem encosta, tive uma DLX 2003/04 que cortava giro aos 160 km/h. Só não ando na frente das novíssimas e modernas caminhonetes. Tem algo errado aí ou voces não estão pilotando corretamente. Ah! uso pneus aro 15 235/70.

Borjaoo
06/03/2015, 21:25
Valeu pela informação Mirão!!
Igual a toyota então... D4-D.

Agora quanto a velocidade, acho que a minha alcança isso aí também, mas não tive lugar para testar, ainda.

Coophamat
07/03/2015, 00:23
Obrigado pelas respostas borjaoo e mirão. Mas eu ainda Bato na tecla de que a ranger ta frouxa demais, eu estava acostumado com a triton e ela humilha a ranger, as duas tem mesma potência então tem que andar parecido. A ranger que meu irmão tinha eu lembro que era bem forte na rodovia também.

Tem um primo que está vendendo uma ranger 2011 e eu falei pra ele que queria andar naquela caminhonete para ver como é para poder tirar alguma conclusão.

Em relação a 5 drive eu acho que a maioria das caminhonetes são assim hoje, inclusive a triton. Ela tem relação de 0,77 assim como a da ranger, mas eu acho que a relação do diferencial deve ser diferente.

Borjaoo
09/03/2015, 22:05
pensando bem, esse tal de D aí, na Hilux 2.5 que eu tinha, por exemplo, se eu tivesse descendo um morro e colocasse a quinta, ele ficava de boa mesmo se eu tivesse abaixo de 70 por hora, a ranger começa a pedir quarta mesmo descendo... é assim mesmo???

Coophamat
09/03/2015, 22:26
Então Borjaoo, eu creio que a diferença da Ranger para as demais deve ser a relação do diferencial, a redução é de 3,54 e eu acho que nas outras a redução é bem maior. A 4x2 e a 4x4 tem a mesma relação?

Pessoal, conversando com meu primo que era antigo proprietário dessa Ranger ele me disse que trocou a bomba de baixa pressão, mas devido ao preço ele colocou a da s10. Será que isso pode dar algum problema? Ele falou que não deu diferença nenhuma e que sempre andou com muito peso nela.

Essa é uma foto que ele tirou na época que ele usava ela.

494993

Bom, ainda não tive tempo de verificar o que está errado nela, mas vamos ver se começo pela turbina essa semana.

Alguém sabe como faço para editar o titulo do tópico?

JRoberto
10/03/2015, 13:45
Alguém sabe como faço para editar o titulo do tópico?

Clica no triângulo no canto inferior esquerdo, e pede aos moderados a alteração.

Coophamat
21/03/2015, 22:45
Ola pessoal, a ranger tinha um barulho insuportável que vinha da traseira, parecia ter um chocalho pendurado, qualquer ondulação no asfalto ela fazia um escândalo, se pegasse uma estrada de chão dava vontade de chorar. Eu já tinha verificado tudo por baixo, por cima, e no local do estepe. Hoje resolvi que ia retirar a caçamba para verificar, então fui até um funileiro conhecido para ele me ajudar.

O protetor de caçamba estava arrebitado a caçamba e ao retirar todos os arrebites tiramos fora o protetor. Logo vimos o defeito. Um dos parafusos que segura a caçamba ao chassi estava solto. Como e um parafuso grande e pesado ele fazia todo esse escândalo.

Em fim, reapertamos todos os parafusos e surpreendentemente a viatura não faz nenhum barulho mais, da até gosto andar em ruas onduladas. Ponto para a ranger.

mariano47
24/03/2015, 13:39
tive olhando e estou com o mesmo problema, esta sumindo agua do reservatório mas não é muita, as mangueiras estão com ar e o motor começa a super aquecer, já troquei reservatório com tampa algumas mangueiras e nada, o que pode ser?

Coophamat
24/03/2015, 20:06
tive olhando e estou com o mesmo problema, esta sumindo agua do reservatório mas não é muita, as mangueiras estão com ar e o motor começa a super aquecer, já troquei reservatório com tampa algumas mangueiras e nada, o que pode ser?

Se estão com ar você deve retirar. Basta soltar aquela mangueira de retorno que fica sobre a carcaça da válvula termostática e ir adicionando água no reservatório até ir saindo o ar.

Você já testou a termostática? Vale a pena testar e substituir se sua ranger tiver com uma boa quilometragem, custa caro mas pode salvar seu motor, não espere ela travar de vez.

Esse final de semana eu estava atoa e resolvi dar uma conferida das mangueiras da admissão da Ranger para ver se tinha algum furo que pudesse perder ar e tirar o rendimento que sinto falta. Primeira coisa foi tirar o sensor T-map e dar uma conferida, ele não estava muito sujo, mas tinha muito óleo nele.

496839

Eu limpei ele e coloquei no lugar. Agora o que me deixou preocupado foi a quantidade de óleo que tinha nas mangueiras, muito óleo. Esse óleo deve estar sendo jogado pelo suspiro, pois, desde a entrada da turbina já tem óleo. Eu tentei tirar o suspiro mas não dei conta, não sei se tem alguma macete para tirar ou se ele está travado no lugar.

Será que o motor da minha viatura está perdendo compressão e forçando o óleo a sair pelo suspiro? Quando eu deixo a mangueira do suspiro aberta solta uma boa quantidade de fumaça por ali.

Mirão
24/03/2015, 21:55
Coophamat, não sou mecânico mas como vc sabe sou bastante curioso, quando tive uma D-20, ela começou jogar óleo pelo suspiro e perdeu compressão eu a vendi e falei para o novo proprietário verificar o problema pois era perigoso fundir o motor, mesmo ciente ele inventou viajar para o tocantins, resultado, fundiu na cidade de Palmas, então amigão, corra ao seu mecânico antes que fique muito caro essa história.

Imperador!
24/03/2015, 22:12
Se estão com ar você deve retirar. Basta soltar aquela mangueira de retorno que fica sobre a carcaça da válvula termostática e ir adicionando água no reservatório até ir saindo o ar.

Você já testou a termostática? Vale a pena testar e substituir se sua ranger tiver com uma boa quilometragem, custa caro mas pode salvar seu motor, não espere ela travar de vez.

Esse final de semana eu estava atoa e resolvi dar uma conferida das mangueiras da admissão da Ranger para ver se tinha algum furo que pudesse perder ar e tirar o rendimento que sinto falta. Primeira coisa foi tirar o sensor T-map e dar uma conferida, ele não estava muito sujo, mas tinha muito óleo nele.

496839

Eu limpei ele e coloquei no lugar. Agora o que me deixou preocupado foi a quantidade de óleo que tinha nas mangueiras, muito óleo. Esse óleo deve estar sendo jogado pelo suspiro, pois, desde a entrada da turbina já tem óleo. Eu tentei tirar o suspiro mas não dei conta, não sei se tem alguma macete para tirar ou se ele está travado no lugar.

Será que o motor da minha viatura está perdendo compressão e forçando o óleo a sair pelo suspiro? Quando eu deixo a mangueira do suspiro aberta solta uma boa quantidade de fumaça por ali.

Aí vai depender do que você considera muito ou pouco óleo, porque é NORMAL óleo na mangueira da turbina como também é NORMAL sair fumaça pelo suspiro do motor. Fotos podem ajudar bastante.

O sensor T-Map realmente fica sujo de óleo com o tempo, mas uma limpeza simples deixa ele pronto pra outra

Coophamat
24/03/2015, 23:53
Aí vai depender do que você considera muito ou pouco óleo, porque é NORMAL óleo na mangueira da turbina como também é NORMAL sair fumaça pelo suspiro do motor. Fotos podem ajudar bastante.

O sensor T-Map realmente fica sujo de óleo com o tempo, mas uma limpeza simples deixa ele pronto pra outra

Então, se passar o dedo por dentro da mangueira do intercooler ele fica sujo de óleo, mas não escorre se deixar a mangueira de "boca para baixo".

Eu vou tirar uma foto no final de semana e posto, já que moro em condomínio e é difícil ficar mexendo na viatura.

Mirão, quando o mecânico mexeu no motor para trocar a distribuição, ele me alertou sobre a fumacinha que sai no suspiro, mas ele disse que não era para se preocupar.

Eu tentei tirar aquele suspiro que fica em cima do motor, mas não consegui. Ele parece estar travado, mas fiquei com medo de forçar. Alguém sabe como tira aquilo para ver se tá entupido?

Imperador!
25/03/2015, 10:58
Então, se passar o dedo por dentro da mangueira do intercooler ele fica sujo de óleo, mas não escorre se deixar a mangueira de "boca para baixo".

Eu vou tirar uma foto no final de semana e posto, já que moro em condomínio e é difícil ficar mexendo na viatura.

Mirão, quando o mecânico mexeu no motor para trocar a distribuição, ele me alertou sobre a fumacinha que sai no suspiro, mas ele disse que não era para se preocupar.

Eu tentei tirar aquele suspiro que fica em cima do motor, mas não consegui. Ele parece estar travado, mas fiquei com medo de forçar. Alguém sabe como tira aquilo para ver se tá entupido?
Então, esse melado da mangueira aí é normal. O errado seria ele estar pingando o que melaria todo o conjunto da turbina. Ou seja, nesse ponto não tem nenhum problema.

Seu suspiro não deve estar com problema visto ainda sair fumaça (o que é normal). Vale verificar todavia o antichama.

496962

E pra desmontar, são só dois parafusos, salvo engano...

Mirão
25/03/2015, 11:06
Cuidado pra não quebrar o suspiro, porém realmente convém limpa-lo a minha situação com a D20 era muito pior, o motor soprava até pela tampa de válvulas, um maxxion 4 cilindros e também soltava muita fumaça azulada pelo escapamento o que não é o caso, pois a sua não queima nem consome óleo de motor em excesso mas mantenha as devidas cautelas.

Coophamat
26/03/2015, 14:14
Imperador! Muito obrigado pela imagem, exclareceu bastante.

Mirão, ela baixa uma pouco de óleo sim, da ultima troca eu já rodei cerca de 2500 km e baixou cerca de 1/3 da marca máxima para minima na vareta.

Quanto a retirar o suspiro, ele parece estar travado lá, mas não forcei muito, só com a mão mesmo, talvez se der umas pequenas pancadas e der uma forçada com uma chave de fenda ele solte, vou tentar no final de semana.

Mirão
26/03/2015, 17:43
Essa baixa de óleo considero normal.

Coophamat
01/04/2015, 21:44
Pessoal, hoje levei a Ranger em uma oficina que trabalha com injeção eletrônica e mecânica em geral de caminhonetes. É onde meu pai está dando manutenção da triton dele. Bom eu fui lá porque meu pai deixou a triton dele para arrumar a tração, pois, a roda livre não está desacoplando, como o cara é especialista em injeção eletrônica diesel eu comentei com ele da falta de potencia que sinto na Ranger. De cara ele ja condenou a Ranger, não a minha, mas no geral, disse que o motor é uma bomba, não presta, os bicos duram no máximo 100 mil km e que quase não tem peça de reposição.

Bom, ele nem olhou a viatura, já de cara condenou os bicos e disse que pra ele saber algo era pra arrumar 4 bicos para substituir e testar. Ele perguntou a quilometragem, e quando eu disse que ela tinha mais de 230 mil ele condenou mais ainda. Falou para eu vender logo e sair dessa bomba.

Enfim, ainda completou dizendo que a cunhada dele tinha uma que fundiu com 40 mil km e o motor não teve retifica, teve que jogar fora e comprar outro. Disse também que já pegou ranger que ele não conseguiu tirar o bicos nem tirando o motor e forçando com um guincho. Mas talvez o cara não estivesse em um bom dia e resolveu descontar sua raiva sobre minha pobre Ranger.

Fiquei de levar para ele na próxima semana para ele passar o aparelho e ver se tem algo errado na injeção, ainda disse que vai testar a turbina e ver se não tem vazamento no intercooler ou em alguma mangueira.

VOVÔ DO TROLLER
01/04/2015, 22:30
Pessoal, hoje levei a Ranger em uma oficina que trabalha com injeção eletrônica e mecânica em geral de caminhonetes. É onde meu pai está dando manutenção da triton dele. Bom eu fui lá porque meu pai deixou a triton dele para arrumar a tração, pois, a roda livre não está desacoplando, como o cara é especialista em injeção eletrônica diesel eu comentei com ele da falta de potencia que sinto na Ranger. De cara ele ja condenou a Ranger, não a minha, mas no geral, disse que o motor é uma bomba, não presta, os bicos duram no máximo 100 mil km e que quase não tem peça de reposição.

Bom, ele nem olhou a viatura, já de cara condenou os bicos e disse que pra ele saber algo era pra arrumar 4 bicos para substituir e testar. Ele perguntou a quilometragem, e quando eu disse que ela tinha mais de 230 mil ele condenou mais ainda. Falou para eu vender logo e sair dessa bomba.

Enfim, ainda completou dizendo que a cunhada dele tinha uma que fundiu com 40 mil km e o motor não teve retifica, teve que jogar fora e comprar outro. Disse também que já pegou ranger que ele não conseguiu tirar o bicos nem tirando o motor e forçando com um guincho. Mas talvez o cara não estivesse em um bom dia e resolveu descontar sua raiva sobre minha pobre Ranger.

Fiquei de levar para ele na próxima semana para ele passar o aparelho e ver se tem algo errado na injeção, ainda disse que vai testar a turbina e ver se não tem vazamento no intercooler ou em alguma mangueira.

Não é bem o que dizem os proprietários de carros com este motor, muito pelo contrário.Abs.
Válter
p.s. não ter peça de reposição é uma piada. Será que ele é mecânico ou mexânico?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/136822-pesquisa-quantos-km-roda-um-motor-de-ranger-exmp-power-estroke-mwm-maxion.html

Mirão
02/04/2015, 20:20
Coophamat, esse cara é um palhaço, o sucesso do troller veio com a mecânica Ranger, o sistema commom rail é show e elas voam baixo meu camarada, Ranger 3.0 pse é o bicho e os trollers bicho papão nas trilhas, se esse mexânico não consegue tirar os bicos eu não deixaria ele tirar nem os parafusos de roda da minha branquela e a cunhada dele rodou sem óleo, Kkkk! não quero falar mal das mulheres mas caminhonete diesel é carro pra macho, não pra meninas. Já pensou ver uma mulher trocando roda de uma caminhonete com pneu furado? mal trocam de carro pequeno, imagina olharem água e óleo. Esse cara tá é doido.

Coophamat
06/04/2015, 13:02
Então Idoso do Troller, aqui em Campo Grande tem a Rocket que é autorizado MWM internacional, lá tem acho que tudo para Ranger, inclusive foi onde comprei a carcaça de distribuição, então peça eu acho que não é problema para ela, talvez quando lançou devia faltar algo ou ser caro.

Coophamat, esse cara é um palhaço, o sucesso do troller veio com a mecânica Ranger, o sistema commom rail é show e elas voam baixo meu camarada, Ranger 3.0 pse é o bicho e os trollers bicho papão nas trilhas, se esse mexânico não consegue tirar os bicos eu não deixaria ele tirar nem os parafusos de roda da minha branquela e a cunhada dele rodou sem óleo, Kkkk! não quero falar mal das mulheres mas caminhonete diesel é carro pra macho, não pra meninas. Já pensou ver uma mulher trocando roda de uma caminhonete com pneu furado? mal trocam de carro pequeno, imagina olharem água e óleo. Esse cara tá é doido.

Pois é Mirão, o cara tem ódio mortal da Ranger, mas problema é dele, eu gosto.

Ontem eu fiz a troca da água do radiador pela segunda vez. A água estava limpinha, sem nenhum resquício de óleo e não baixou nenhuma gota. Eu aparei a água em um balde grande para poder analisar o aspecto da água, estava limpa como disse e sem óleo, mas tinha um pouquinho de areia, mas muito pouco mesmo, alguns grãos. Espero que tenha saído tudo, pois, areia é uma beleza para lixar as partes metálicas. Agora vou rodar mais alguns dias e fazer a substituição novamente, e em seguida vou substituir a água por água com aditivo.

A unica coisa que ainda me deixa encucado é a luz do óleo que pisca conforme a rotação do motor, eu li em algum lugar por aqui que no filtro de óleo tem uma borracha que se não for colocada corretamente pode diminuir a pressão do óleo, alguém sabe se essa informação procede?

marcoswiedemann
06/04/2015, 15:18
Então Idoso do Troller, aqui em Campo Grande tem a Rocket que é autorizado MWM internacional, lá tem acho que tudo para Ranger, inclusive foi onde comprei a carcaça de distribuição, então peça eu acho que não é problema para ela, talvez quando lançou devia faltar algo ou ser caro.

A unica coisa que ainda me deixa encucado é a luz do óleo que pisca conforme a rotação do motor, eu li em algum lugar por aqui que no filtro de óleo tem uma borracha que se não for colocada corretamente pode diminuir a pressão do óleo, alguém sabe se essa informação procede?

Essa informação ate onde sei procede sim, se o filtro não encaixar perfeito pode perder pressão no oleo.
Outro sintoma de perda de potencia é, qual filtro de diesel vc ta usando?
Comece usar o com refil.

CARLOS-BSB
13/04/2015, 13:59
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/48002-ngd-internacional-3-0-pesquisa-de-vida-util-e-problemas-25.html?highlight=barulho+sistema+RANGER
.

Coophamat
18/04/2015, 23:28
Ola pessoal, eu to achando que o barulho da corrente de comando da ranger ta muito exagerado, ela faz aquele da partida quando frio, as vezes ela faz com o motor quente, igual já foi discutido várias vezes. Acontece que ela da uns estralos parecendo uma corrente de moto quando esta muito esticada.

Eu fiz um video do motor funcionando, mas ao tentar upar no YouTube minha NET caiu. Então amanha faço isso.

A impressão que tenho e que ta se acentuado o barulho.

Carlos-bsb obrigado por contribuir com o tópico, esse seus post foram de extrema utilidade para mim, inclusive liguei na oficina de Brasília o box 11 para ver o preço das peças.

Mirão
19/04/2015, 11:35
Quando tenho problemas sérios vou sempre ao Box 11, o Lindomar é gente fina Coophamat.

Coophamat
20/04/2015, 16:13
Fiz dois videos, o primeiro mostra o barulho do motor e o segundo a luz do óleo piscando.

Não ficou 100% pois foi feito pelo telefone celular e não fiz nenhuma edição.

https://youtu.be/cYlKkLUZHPA
https://youtu.be/2lISlif0RUY

Mirão
20/04/2015, 17:15
Eu pensava que esse barulho era de tucho descarregando, as vezes isso ocorre na minha Ranger e me disseram que era normal.-+

Coophamat
20/04/2015, 18:20
Mas é esse o barulho Mirão? Eu penso que o barulho que seja normal é aquele quando da a partida frio e acaba quando a luz do óleo apaga, as vezes ele começa se ficar muito tempo na lenta mais depois que da uma acelerada ele para.

Esse que ta ocorrendo na minha as vezes fica um toc, toc totoc alto, as vezes fica uns dois dias sem fazer, as vezes fica fraco. Esses dias fiz uma viagem de 900 km (bate e volta) e depois da viagem acho que ficou mais de uma semana sem fazer.

Mirão
20/04/2015, 21:52
O barulho é esse aí, e começa mesmo na lenta e geralmente quando se roda pouco ou devagar mas é só andar rápido que ele some é isso? a diferença está apenas no tempo de ocorrencia das nossas vtrs. A minha ocorre vez ou outra, já passei meses sem acontecer e já ouve vezes que se repetiu na mesma semana. Me disseram e também já li aqui no fórum que isso é normal nas Rangers, são os tuchos descarregando, não adianta trocar a corrente de comando que esse barulhinho chato de algo pegando na hélice não vai acabar não.

Coophamat
23/04/2015, 19:09
Pessoal, eu olhei o recipiente onde vai o filtro de óleo, parece que está vazando um pouco de óleo na tampa do recipiente.

499812

Mirão
23/04/2015, 23:04
Coophamat, realmente há um merejamento de óleo aí. Essa tampa vende separado, ela já tá desgastada e quebrada em cima, troca ela, é um pouco cara mas é aconselhável. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-634800417-tampa-carcaca-filtro-oleo-motor-ranger-30-diesel-_JM.

Cachoeira
24/04/2015, 13:11
Ola pessoal, resolvi criar esse tópico com algumas fotos mostrando o problema com o vazamento de água na ranger 3.0 ocasionado pela corrosão do selo do motor e/ou a carcaça de distribuição.

Eu sei que já existe alguns tópicos sobre o assunto, inclusive aprendi sobre ele aqui no fórum.

Tenho uma ranger 3.0 XLS 2005 com 229 mil km e desde que compramos ela vazava água, porem, pouca. Bastava completar diariamente, o problema é que o vazamento foi aumentando até o ponto de jogar toda água fora.

Vamos lá, essa é a viatura.

492750

A desconfiança começou quando a temperatura estava subindo, eu retirei a termostática e a ao realizar o teste da panela, vi que ela abria muito pouco, logo resolvi trocar.

492751

Ao retirar vi que o estado do selo e da carcaça de distribuição era bem parecido com o da válvula, a corrosão era muito grande.

492752492753

Com isso comecei a busca por um mecânico disposto a fazer o serviço na viatura. Um amigo indicou um mecânico aqui em Campo Grande - MS, então levei para ele analisar e com uma breve conversa com o mesmo já peguei uma confiança nele, pois, ele disse que já havia feito o serviço em outras 5 Rangers, dessas 5, 4 eram apenas o selo e uma era a carcaça, porem, o serviço é o mesmo, a remoção total do motor do cofre e desmontagem da frente.

A mecânica fica no bairro Copasul, o nome é JZJ mecânica diesel e o mecânico que fez o serviço é o Senhor Zezão.

Deixei para ele em uma sexta feira e ele começou a desmontagem no sábado cedo, quando foi segunda feira ele me ligou pedindo para ir lá ver o tamanho da desgraça.

Aqui a VTR sem o coração:

492754

O motor já desmontado. Detalhe para o ponto de corrosão na frente do mesmo:

492755

Detalhe do local do selo:

492756

Agora a carcaça de distribuição. Esse buraco que ela tem atras, é o fundo do abitaculo da bomba d'água, ela simplesmente se soltou devido a alta corrosão. (nas próximas fotos com a carcaça nova vai dar pra ver bem como é essa parte.):

492757

Recipiente da bomba d'água:

492758

Bom, depois de saber do tamanho do estrago, a relação de peças foi passada e a correria começou para achar as peças.

- Carcaça de distribuição;
- selo do motor;
- jogo de juntas inferior;
- tubo de silicone preto para alta temperatura;
- filtro de diesel;
- filtro de óleo de motor;
- 8 litros de óleo de motor.

Encontrei as peças aqui em Campo Grande na loja Rocket que é autorizada MWM internacional, porem não tinha em estoque o selo do motor.

Busquei em alguns ferros velhos aqui na cidade e encontrei uma usada em bom estado, porem, o preço passado foi de R$1400,00 e a nova na loja estava custando R$1900,00.

Meu pai tem uma Triton e precisou trocar os 4 bicos injetores e a caixa de direção então ele foi até o Paraguai comprar essas peças já que la é bem mais em conta que aqui no Brasil, lá ele procurou essas peças da Ranger e conseguiu comprar apenas o jogo de junta inferior, original da mwm. A carcaça lá nova custa R$790,00 mas não tinha a pronta entrega, apenas fazendo o pedido e sem prazo para entrega.

Com isso acabamos comprando a carcaça por aqui e com um choro a mais ela saiu R$1880,00 a vista.

492759
492760
492761

detalhe qua a carcaça ja vem com bomba d'água nova.

jogo de juntas:

492762

Válvula termostática:

492763

Esqueci de tirar foto do selo.

Vamos para montagem:

O senhor Zezão fez toda limpeza da frente, tirando toda corrosão e logo em seguida começou a montagem da carcaça, o que gostei no serviço dele é que é muito detalhista, limpando peça por peça, parafuso por parafuso, um verdadeiro trabalho de laboratório, coisa fina mesmo, parecendo que ele limpava para botar o prato de comida em cima.

O selo do motor comprei em uma auto peças aqui chamada Mille e custou R$6,00 original MWM, a termostática comprei na Dois irmãos da marca Whaler que era a mesma da antiga e custou R$340,00.

492764

Depois de entregar as peças ele demorou 2 dias para montar e instalar o motor, o serviço ficou muito bom, sem nenhum vazamento, faz quase uma semana que estou rodando e a Ranger está funcionando como nunca tinha visto; motor respondendo bem melhor e menos ruidoso.

Logo mais coloco mais fotos e mais informações e quem tiver passado pelo mesmo problema e quiser postar imagens e soluções ae fique a vontade para contribuir com o fórum.

----------------------------------------------------------------------------------
Oi pessoal,

Apenas passando um do pouco do que sei...

O problema deste ferrugem na caixa de distribuição é comum neste motor. Já me falaram que este defeito teria sido sanado de determinado ano em diante, mas parece que apenas foi criado um pequeno friso na base traseira da caixa para funcionar como dreno para líquidos que se acumulariam entre o bloco do motor e ela. Parece que o dreno tem eficiência duvidosa, considerando que ele pode, inclusive, vir a entupir (quem pegar uma caixa antiga e uma nova vai poder notar a diferença...). Então, os últimos modelos com este motor, não estão livres deste episódio.

Este ferrugem acontece devido:

1) Tampas do reservatório de arrefecimento vazando (e acostumamos a completá-lo sempre...) mexe com a pressão do sistema de bombeamento. As variáveis pressão, temperatura e velocidade de escoamento no sistema estão ligados ao fenômeno CAVITAÇÃO (olhar no google sobre isso...as imagens são impressionantes). Eu mesmo já presenciei erosão no metal do habitáculo da bomba d'agua da ranger (não tinha furado ainda...estava apenas começando) e o sistema vazava pela tampa (e entrava ar). Essa erosão levada adiante, causa a perfuração conforme na foto enviadada acima. Qualquer sistema de escoamento hidráulico não está livre disso...mas o ar no sistema parece propiciar o fenômeno. Portanto manter sempre o reservatório do liquido de arrefecimento lacrado!

2) Não lavar este motor. Muitos lavam este motor (inclusive com desengraxante, solupan etc..) isolando a parte elétrica/eletrônica. Porém, no pé da válvula termostática (atrás/junto) existe um orifício que é o selo deste motor. Infelizmente entre o bloco e a caixa de distribuição existe um mínimo espaço com entrada/acumulação de água, que com o tempo, atrapalha perfurando o selo e/ou o habitáculo da bomba d'agua. Muitos, na montagem de uma nova caixa de distribuição optam por passar um pouco de junta liquida (a mesma que fecha o cárter do motor) na parte superior, junto da cavidade que aloja a válvula termostática lacrando esta passagem e resolvendo de forma bastante eficiente este "tendão de aquiles" deste motor. Ao passar tal selante, deverá ser feito de forma contida de modo a não atrapalhar o trabalho das juntas alojadas ali, próximos.

3) Pode também haver vazamentos no selo d'agua atrás desta caixa (do lado da válvula termostática) ou Trinca no caninho de plástico no pé da válvula...Isto são coisas imprevisíveis (e mais difíceis). Os males deste vazamento seriam atenuados, se a tampa já estiver com a tal junta liquida citada no item 2.

4) Manter o líquido de arrefecimento em dia. Aconselho usar o liquido já diluído (ROSA) da própria MWM. Não precisa misturar agua (muitas vezes com cloro e fluor) e ele inibe a ferrugem e protege as mangueiras, lubrificando-as.

A grande vantagem deste motor é que em caso de necessidade, dizem que é o mais facil de ser tirado e colocado dentre todos os outrosmodelo de pickup.

Tomara que eu tenha ajudado em algo...

marcoswiedemann
24/04/2015, 14:56
Fiz dois videos, o primeiro mostra o barulho do motor e o segundo a luz do óleo piscando.

Não ficou 100% pois foi feito pelo telefone celular e não fiz nenhuma edição.
https://youtu.be/2lISlif0RUY

Melhor vc fazer a troca dessas correntes rapido, no 2º video a luz do oleo, vc ta com motor frio e ta com pe no fundo do acelerador isso não é recomendado.

Mirão
24/04/2015, 18:40
Marcos, mas o que vem a ser isso? não sabia que o sistema de corrente interfere na luz de óleo, pra mim aquela luz só acende se o nível de óleo estiver baixo, ou a bomba tá indo pro saco, podendo fundir o motor. Cachoeira, valeu as dicas, vou até marcar essa página, pode ser necessária, me disseram que o problema havia acabado nos modelos 2008 em diante. Incrível, tenho a caminhonete há 4 anos e nunca precisei sequer completar a água do resevartório, vou aproveitar que ele ressecou e trocar o conjunto, reservatório + líquido de arrefecimento.

Mirão
24/04/2015, 18:43
Cara, voei, li o texto do cachoeira e vi que na verdade é o do Coophamat, não entendi essa.

Coophamat
24/04/2015, 21:39
Mirão, o texto é do cachoeira mesmo, muito bom por sinal.

Marcos, eu só dei uma pisada para gravar o video, não costumo pisar fundo não, nem com motor frio e nem com motor quente. Na rodovia costumo respeitar o limite de velocidade da via.

Bom, eu conversei hoje com meu primo ex proprietário da Ranger, ele disse que trocou o kit da distribuição completo cerca de 5 mil km antes de entregar ela pra mim, então o kit não tem nem 10 mil km. Mas, ele disse que colocou o kit paralelo.

Depois que trocou o kit que ele disse que o barulho começou, ae o mecânico falou que ele teria que trocar um tensor.

Segundo ele, a peça é essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-647558407-tensor-corrente-distribuicao-motor-marca-ranger-2001-2012-_JM

Agora eu pergunto, Essa peça existe mesmo? Será que procede a informação?

Coophamat
24/04/2015, 22:31
Off topic.

F1000 95 de um amigo.

499981
499982
499983
499984

Pensa em um 229 violento.

Imperador!
25/04/2015, 07:22
Mirão, o texto é do cachoeira mesmo, muito bom por sinal.

Marcos, eu só dei uma pisada para gravar o video, não costumo pisar fundo não, nem com motor frio e nem com motor quente. Na rodovia costumo respeitar o limite de velocidade da via.

Bom, eu conversei hoje com meu primo ex proprietário da Ranger, ele disse que trocou o kit da distribuição completo cerca de 5 mil km antes de entregar ela pra mim, então o kit não tem nem 10 mil km. Mas, ele disse que colocou o kit paralelo.

Depois que trocou o kit que ele disse que o barulho começou, ae o mecânico falou que ele teria que trocar um tensor.

Segundo ele, a peça é essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-647558407-tensor-corrente-distribuicao-motor-marca-ranger-2001-2012-_JM

Agora eu pergunto, Essa peça existe mesmo? Será que procede a informação?

Se ele botou kit paralelo pode esperar um bucho estourar na tua mão. E no preço que tá aquele tensor, melhor trocar logo a corrente por uma original e ficar despreocupado.

Coophamat
27/04/2015, 22:39
Imperador, não entendi muito o que você disse, esta dizendo para trocar os tuchos, o kit todo ou aquela peça que me falaram que precisa trocar?

Hoje a Ranger me deu um pequeno susto, fui sair de manha e quando precisei do freio o pedal foi lá no fundo. Logo depois a luz do freio acendeu no painel.

Rodei ate o mecânico de freios que meche para meu pai desde que ele tinha uma f100.

Um burrinho de freio da roda traseira estourou, e vazou todo óleo. O burrinho foi trocado, as lonas traseiras foram reguladas e o freio ficou muito bom, ate o de estacionamento.

Gasto total de R$118,00 peça, fluido e mão de obra.

Mas eu não to satisfeito com o motor dela, não to confiando nele, parece que vai dar problema qualquer hora, hoje eu percebi que ta soltando fumaça cinza quando pisa mais forte. Tem óleo pelo lado de fora da turbina e o óleo ta com uma aparência feia.

Borjaoo
27/04/2015, 23:01
amigo, acho que o Imperador quis dizer para você trocar o kit correntede comando completo.

Mirão
27/04/2015, 23:06
Coophamat pelo histórico que vc tá passando o melhor é abrir o bicho e fazer a cirurgia necessária, se o motor estourar fica caro demais.

Coophamat
27/04/2015, 23:25
Mas cara, fazer um motor desse gasta mais de R$10.000,00 brincando. Nem tenho essa grana agora. Motor tem 230 mil km.

Motor desse tem a obrigação de chegar nos 300 mil.

Borjaoo
28/04/2015, 00:22
300? achei que chegava nos 500 fácil.

conhecido meu fez o 3.0 da hilux dele com 700mil.

Mirão
28/04/2015, 15:01
Até passa de 500, depende do trato do dono, mas quero dizer que, se abrir agora, não tem como gastar $10.000. Como disse o Imperador não deixe estourar, senão vai 10.000 mole mole. Verificando o problema agora, você que é cuidadoso pelo que vejo, vai ter motor pra milhares de quilômetros, Também não posso afirmar que deve abrir o motor porém digo que tá na hora de um especialista verificar o funcionamento da viatura, um mecânico bom em ford Ranger. Mudando de assunto, que Efe bonita, aquela vermelha hein?

Imperador!
28/04/2015, 19:13
Só pra fazer o cabeçote dela, trocando as válvulas, juntas, retífica (supondo que todo o resto esteja bom) você vai gastar em torno de R$ 2.000,00. Se precisar trocar bicos, acrescente de 500 a 700 por bico. Agora se passar pra parte de força o preço é totalmente outro.

Óleo sujando a turbina pelo lado de fora pode não ser um problema, depende da quantidade e isso só tem como avaliar com imagens ou video.

Sobre o kit, realmente eu indiquei a troca do kit completo. Nos kits paralelos o mais comum é quebrar a corrente (por incrível que pareça) e não estragar os tensores.

Sobre a fumaça cinza pode ser tanta coisa, que nem adianta especular.

Para concluir, os motores common rail de primeira geração (que na verdade não são primeira geração, só apenas no Brasil) bem como os últimos HSD com BI são homologados pra 300.000km. Nisso aí entra Ranger 3.0, Ranger 2.8, Hilux 3.0, L200 4D56 (rs), L200 Triton... Os novos motores common rail (Amarok, Ranger 3.2, Ranger 2.2..) são homologados pra 500.000km. E o que isso significa? Que a montadora garante, tendo feito todos os serviços conforme o manual do motor e do proprietários e fazendo as manutenções de praxe, que o motor rodará PELO MENOS a quilometragem indicada. Poderá rodar mais (geralmente sorte) ou menos (quase impossível fazer 100% da manutenção indicada.)

Mirão
28/04/2015, 20:09
Imperador, dificilmente alguém cumpre a tabela de manutenção à risca mas quanto ao motor, troca de óleo e filtros dentro ou próximo do limite ajuda muito, bem como a água do reservatório do radiador e o fluido(Óleo)dos freios que também devem ser trocados e isto ninguém observa, costumam ver lona e pastilha mas não sabem que existe prazo de validade da água devido a composição do etileno glicol e do fluído de freio. Também existe a sacanagem por parte de lojistas e garagistas de voltar velocímetro pra pegarem pessoas de boa fé que acreditam na quilometragem baixa na hora da compra e depois tomam um susto quando o carro começa a dar problemas.

Coophamat
28/04/2015, 22:23
Imperador, obrigado mais uma vez pelo esclarecimento, amanhã eu tiro uma foto da turbina para você ter ideia como ela está por fora.

Hoje eu fui no mecânico que trocou a carcaça da distribuição, para ver se ele da uma conferida no motor da caminhonete, mas ele estava fazendo serviço fora, amanhã vou ligar para ele e combinar uma hora para levar lá.

Mirão, eu não creio que o odômetro dessa viatura tenha sido adulterada, ela nunca passou por loja de veículo. Ela era da Vale, ficava no morro do Urucun em Corumbá, eu acho que devia fazer transito entre o município e a mineração, pois, ela é 4x2. Eles usam um tempo e o veiculo vai a leilão, no caso essa ficou parada por 18 meses até ser arrematada em 2012 pelo meu primo. Depois ele passou ela para mim.

Bom, eu gosto muito da Ranger, mas se aparecer uma Hilux 2,8 4x4 querendo fazer negócio eu faço na hora, mas eu não sei quanto vale a Ranger realmente, na Fipe ela tem valor de R$40.000,00 mas acho que não vale isso.

Imperador!
29/04/2015, 14:54
Imperador, dificilmente alguém cumpre a tabela de manutenção à risca mas quanto ao motor, troca de óleo e filtros dentro ou próximo do limite ajuda muito, bem como a água do reservatório do radiador e o fluido(Óleo)dos freios que também devem ser trocados e isto ninguém observa, costumam ver lona e pastilha mas não sabem que existe prazo de validade da água devido a composição do etileno glicol e do fluído de freio. Também existe a sacanagem por parte de lojistas e garagistas de voltar velocímetro pra pegarem pessoas de boa fé que acreditam na quilometragem baixa na hora da compra e depois tomam um susto quando o carro começa a dar problemas.

Aí é que tá Mirão. A manutenção recomendada não é somente troca de óleos e filtros. Em alguns motores exige-se reaperto, regulagem de válvulas, limpeza de dutos e por aí vai. Troca de óleos e filtro é uns 60%, mas não é tudo...

Mirão
29/04/2015, 19:16
Coop, não me referi diretamente à sua viatura, me referi aos golpes por aqui e francamente, não sei pór que desvalorizam tanto nossas vtrs em relação às outras, sua Ranger é bonita e se vender por mais ou menos 40, vc não compra outra. Várias marcas de caminhonetes estão usando motores com sistema common rail, comando por corrente e 16 válvulas, vide a nova L-200 triton savana no home do fórum. Meu irmão tinha uma S-10 de boa procedência, viajava, consertava uma besteirinha, viajava, consertava outra até que apelou e vendeu. Tá de Frontier. Outro amigo dono de uma S-10 colina, é só viajar em estrada de chão que volta consertando alguma coisa. Cara não ando muito em chão, ando um pouco em estrada e a viatura é pro dia a dia, sofre no trânsito mas não dá tantos problemas. Não vendo barato é 50tinha na grana ou 55 na troca, se não der, fica comigo até virar relíquia. É melhor a gente consertar dar manutenção e valorizar o que temos, porque elas são aviões e são econômicas e Imperador, anotei o que disse, difícil por aqui é conseguir alguém que te lembre disso sem vc pedir prá fazer.

Coophamat
29/04/2015, 20:00
E isso ae mirão, se a gente não valoriza o que nem, ninguém vai fazer isso.

Queria ter uma f1000, mas como vem o primeiro herdeiro por ai não da, então eu trocaria a Ranger por um Hilux das antigas que gosto bastante.

Marquei com o mecânico de levar a Ranger na quarta que vem para ele ver os defeitos dela. Mas antes vou levar em um especialista em turbo para olhar a turbina dela.

Coophamat
29/04/2015, 20:08
Outra coisa, hoje ela soltou fumaça cinza outra vez, eu estava em terceira a 50 km/h quando olhei para o retrovisor ela vinha soltando fumaça, soltei na Banguela e deixei assim ate chegar no sinal. Quando abriu o sinal arranquei e tava tudo normal.

Depois mais tarde passando pelo mesmo lugar fez outra vez, mas dessa vez eu acelerei forte e logo em seguida parou.

Rodei quase 100 km hoje dentro da cidade e só essas duas vezes ela soltou fumaça.

Mirão
29/04/2015, 20:28
Pode ser coisa simples, eu ainda não desisti daquela bombeirona não, difícil é ver ela e se der negócio eu faço, to nem ai pro tamanho (pois é dele que eu gosto), se é 4x2, se o X10 é adaptado (tem é que estar bom), se der um negócio honesto, no devido valor, eu faço e devagar arrumo ela no jeito, se não der paciência e depois da metade do ano parto logo pra uma efezenscinquenta 4x4 cummins e paro com isso. Quanto a fumaça da pratinha parece ser um problema simples pois pelo visto é algo meio esporádico, não constante ao rodar.

Borjaoo
29/04/2015, 20:40
qual bombeirona, mirão?

Mirão
29/04/2015, 21:33
Essa aqui borjaoo, http://df.olx.com.br/distrito-federal-e-regiao/veiculos/carros/ford-f-1000-cd-4pt-6lug-mwm-x10-turbo-vd-troco-80172699?xtmc=CD&xtnp=1&xtcr=6, apareceu no tópico "Estranhos modelos de F1000", tô tentando pegar ela mas não consigo me encontrar com o proprietário pra ver o carro, o preço tá salgado mas tudo se conversa. Quero ver é se essa viatura é boa e vale a pena, chamei de bombeirona por causa da cor, ai descobri que ela ERA MESMO DA CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS DE BRASÍLIA, adquirida de leilão. Perigoso mas tem que ver. Dá uma olhada nos posts lá do tópico, página-06 em diante, aceito comentários, críticas, tudo. O bom do fórum é que ninguém deseja ver o outro ma m****.

Borjaoo
29/04/2015, 21:57
eita, bonitona mesmo. Pra pilotar uma dessa precisa de carteira C devido ao PBT?

Mirão
01/05/2015, 08:27
Borjaoo, não sei se ela se enquadra nos mesmos moldes da 250, talvez, mas também não me preocupo a minha categoria é "AE". Sei que ela é comprida e parece um caminhãozinho, do jeito que eu gosto, imagina ela com 4" a mais. Caso eu consiga, devagar vou deixar no jeito pois não quero para revender, só se houver arrependimento. Uma das minhas vontades é fazer um BL ou SL o que for melhor. Acho elas um pouco baixas perto da 250. Também não gosto de faixas exageradas, no máximo a indicação de 4x4, o que não é o caso dela, ou aquele turbo, que vem nas caçambas de algumas só pra quebrar o efeito cheguei que esse vermelho pode dar. Tudo isso é fruto da minha imaginação, não sei se consigo pegá-la, tô tentando.

Coophamat
04/05/2015, 19:34
Hoje levei a Ranger em um especialista em turbina indicado por um amigo. Bom, ele fez vários teste e a turbina está ok, segundo ele está muito boa, sem folgas e dando a pressão normal. O óleo que tem nela segundo ele é proveniente do suspiro (ou será respiro?), o que achei legal é que ele falou bem da Ranger, disse que é uma caminhonete muito boa e esse motor não tem complicação, é bem simples.

Amanhã vou levar em uma oficina diesel especializada em bombas e injeção eletrônica diesel, foi indicada pelo Diogo da turboeste que foi quem conferiu a turbina, para passar o aparelho e verificar se tem alguma parâmetro irregular ou algum defeito nos bicos.

Na quarta está marcado para o outro mecânico conferir o motor para ver se conseguimos resolver o problema da luz do óleo que pisca e o barulho da distribuição, no tópico da Ranger 3.0 vi que pode ocorrer vazamento de pressão do óleo no filtro devido a vareta que tem dentro dele.

Mirão
05/05/2015, 17:26
Como a gente aprende nesse fórum, gostaria que alguém listasse um conjunto de ferramentas para resolver pequenos problemas em casa mesmo, coisas que aprendemos aqui e não há necessidade de pagar mão de obra externa, seriam serviços de manutenção e checagens, troca de óleo e filtros, esse tipo de coisa que não exige muita prática mecânica. Não precisa ser uma oficina mas que não seja apenas o alicate e chaves de fenda. Caso alguém contribua não esqueça das numerações das chaves.

Mirão
05/05/2015, 17:56
Pessoal por favor não respondam aqui, criei um post sobre o assunto para não fugir a ideia desse tópico, obrigado.

Coophamat
20/05/2015, 21:40
Ola pessoal, dando uma atualizada nesse tópico.

Bom como alguns viram eu fiz um reparo no filtro de óleo de motor da Ranger, mas eu vou disponibilizar o link aqui para quem quiser ver o que foi feito e o resultado.

Aqui o começo do serviço:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/94287-topico-da-ranger-3-0-electronic-post2273929.html#post2273929

Aqui o termino com a conclusão:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/94287-topico-da-ranger-3-0-electronic-post2274441.html#post2274441

Então, a Ranger me deu mais uma alegria essa semana. Sábado de manhã ao sair da garagem eu vi umas gotas de óleo no chão, logo em seguida fui verificar de onde vinha, ao entrar embaixo notei vazamento na roda traseira esquerda e no diferencial.

502393
502394

Levei ontem ao mecânico, o Juvenal da JZJ no coophasul e ele desmontou para achar o defeito. Ele tirou a luva do pinhão, onde fica o retentor do pinhão e também o semi eixo traseiro esquerdo. Visualmente constatamos apenas que a sede do retentor em ambas partes estava com estrias causadas pelo retentor. Não tirei fotos detalhas.

502395

No semi eixo ele conseguiu sacar o rolamento sem danificar, então peguei as duas peças e levei em uma tornearia indicada por ele que fica atras do ceasa aqui em Campo Grande - MS, tornearia do Roberto.

Bom, ele não recomendou fazer solda ali para preencher as estrias, pelo fato de poder perder resistência e correr o risco de quebrar a ponta de eixo. O que ele recomendou foi fazer uma bucha e colocar no local, então pedi para ele fazer.

Ele fez na luva do pinhão e ficou joia o serviço, mas quando ele colocou a ponta de eixo no torno, a surpresa. Estava empenada. Então ele falou que desempenaria o semi eixo, mas que não poderia garantir, já que correria o risco dela quebrar durante o desempeno.

Eu liguei em uma auto peças aqui e achei a original para comprar, no valor de R$690,00, então sabendo que se quebrasse poderia comprar uma nova eu pedi para ele executar o serviço.

Eu fiquei acompanhando e demorou bastante, ele tirava do torno e mandava para prensa, depois voltava para o torno e verificava e assim foi até conseguir acertar. Fiquei perfeito, ele garantiu que ficaria 90% mas ele consegui deixar 100%, com muita paciência e boa vontade. Depois ele fez o mesmo processo que na luva.

O resultado:

502396
502397

Desmontado:

502398
502399

Como se trata de itens de segurança do veiculo, resolvi comprar as peças novas, a lista de peças foi: retentor do semi eixo, retentor do pinhão, rolamento do semi eixo com trava da marca tinkken e 01 litro de óleo 85w140 GL5 para completar o nível.

O total gasto no serviço foi:

R$200,00 de peças;
R$200,00 do serviço na tornearia e
R$120,00 de mão de obra do mecânico.

Agora só andar e ver se vai continuar vazando.

Detalhe importante, a primeira coisa que ele fez foi testar o suspiro do diferencial para ver se estava entupido, mas não está.

Mirão
21/05/2015, 14:06
É velho Coop. Lá vamos nós, hoje abri o capô da branquela e notei um merejamento em cima dos bicos. O que será que causou isso, de uma coisa já sei, lá se vão "quientim" pro meca.

Coophamat
22/05/2015, 18:58
É velho Coop. Lá vamos nós, hoje abri o capô da branquela e notei um merejamento em cima dos bicos. O que será que causou isso, de uma coisa já sei, lá se vão "quientim" pro meca.

Mirão, isso deve ser só aperto nos bicos, creio que é 17 ou 19, pega uma chave de boca e confere o aperto, se fosse outra coisa provavelmente ela iria falhar.

Pessoal, o mecânico recomendou eu fazer a troca dos dois tensionadores por causa do barulho da corrente, será que compensa trocar só os tensionadores para testar?

Mirão
22/05/2015, 21:59
Coop, vou verificar o que me disse, agora, pelo que li no fórum, faça tudo de uma vez. E compre peças originais para que fique perfeito.

Coophamat
22/06/2015, 22:01
Ola pessoal, dando uma atualizada aqui, recentemente comprei um scanner desses que vende no mercado livre, modelo ELM-327. Bom, eu fiquei meio decepcionado com seu funcionamento na Ranger, ele não mostra muita coisa em tempo real, testei na triton do meu pai e mostra o funcionamento completo do motor como pressão do rail, pressão do turbo, temperatura do ar e da água, voltagem do alternador, posição do pedal do acelerador e muitos outros parametros.

Bom, acontece que na Ranger ele apresenta um erro e mesmo se apagar ele volta em sequencia, mas esse erro não faz acender a luz no painel.

505344

Alguém sabe do que se trata esse erro?

Na pressão do turbo ele só mostra o máximo valor encontrado, no inicio aparecia sempre 1,5 bar, mas agora ele está apresentando 1,8 bar e as vezes 1,9 bar.

No mais, na Ranger da para acompanhar velocidade (GPS e Painel), temperatura da água, temperatura do a, rotação do motor e ver e apagar os erros da ECU.

Na temperatura do ar ele acusa um valor alto demais, chega a 155 graus.

Essa semana fiz uma revisão na parte elétrica dela, pois, ela estava com bastante dificuldade de pegar cedo, e quando ela pegava ela fazia um kik-kik no arranque. No arranque foi feito embuchamento, na parte elétrica foram testados as conexões e cabeamentos, carga do alternador e verificação se tinha algo roubando carga. No final das contas o diagnostico era a bateria, na hora da partida ela caia para 4 volts e o motor girava bem lerdo.

Para retirar o arranque é preciso tirar o escape da Ranger e na montagem, acho que ficou algo aberto, então ela está soprando um pouco como se a junta estivesse queimada, tenho que voltar ao mecânico para ele conferir.

Hoje eu troquei a bateria, coloquei uma de 70 amperes da marca bianchi, paguei R$230,00 em uma distribuidora de baterias e gastei mais R$120,00 no eletricista.

É isso pessoal, quem souber algo sobre o scanner e o erro que está acusando e tiver uma solução eu agradeço.

Só para completar eu to usando o scanner pelo Bluetooth e usando o aplicativo torque pró fornecido pelo próprio vendedor do aparelho.

Mirão
22/06/2015, 22:16
Consertei o arranque da minha, também foi embuchamento e a forma de retira-lo foi idêntica. Agora parece que o escape tá pegando em algum ponto por baixo, tá vibrando, ou então não foi corretamente reinstalado.

Mirão
22/06/2015, 22:24
Coop, acabei de ver esse scanner no mercado livre, é mais barato que diagnóstico de oficina, é confiável mesmo? tem garantias? até fiquei interessado, muito útil se for confiável pois esse sistema siemens que a Ranger possui é complicadíssimo, dá surra em muito scanner de mexânicos.

Coophamat
22/06/2015, 22:38
Então mirão, ela mostra bastante coisa, mas alguns ele só mostra o máximo valor obtido como pressão do turbo e temperatura do ar da admissão, não mostra a voltagem do alternador, não mostra pressão do rail nem pressão do óleo.

Ele serve muito bem como um computador de bordo, pois, da pra ver consumo instantâneo, consumo total, da pra medir de 0 a 100, 0 a 60 e outras coisas a mais, da também pra ver os erros na ECU e apagar.

Pra falar a verdade eu não fui a fundo no torque pró, talvez uma versão mais atual seja melhor do que a versão 1,5 que estou usando.

Outra coisa, acho que na XLT e Limited deve mostrar mais coisas, ja que ele mostra diversas informações no painel que não tem na XL e XLS.

No mais vale a pena, paguei R$70,00 com frete incluso e de brinde veio o software para instalar no android ou no computador. Se tiver um notebook com Bluetooth deve mostrar melhor e mais coisas.

No Iphone ele não funciona, tem que ser o da versão Wifi.

Imperador!
23/06/2015, 06:39
P0238 e P0113 estão ligados.
O primeiro é o sensor T-MAP que deve estar com problema no chicote. Arrumado ele, apague a memória da ECU que o problema está resolvido.

Coophamat
17/07/2015, 23:02
Ola pessoal, vou dar uma atualizada no tópico, pois, a novela nas ultimas semanas foi grande.

Para quem não viu os primeiros capitulos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/94287-topico-da-ranger-3-0-electronic-post2293292.html#post2293292

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/94287-topico-da-ranger-3-0-electronic-post2293811.html#post2293811

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/94287-topico-da-ranger-3-0-electronic-post2294218.html#post2294218

A Ranger ficou seis dias em uma oficina, como não obteve nenhuma solução, resolvi levar em outra aqui da cidade bem conhecida que mexe com caminhonetes e carros importados.

Chegou na quinta da semana passada na parte da manha, chegou funcionando, mas se desligasse ela não iria pegar mais, então deixei ela por lá e fui embora. Na sexta o mecânico me liga dizendo que apos passa o scanner, ele acusou o sensor de rotação como ja havia mencionado anteriormentes e o sensor MAP.

Ele abriu o chicote e viu que um dos fios do MAP estava rompido, no sensor de rotação pediu para eu comprar outro e levar para ele, pois bem, após montar tudo, nada da ranger pegar.

Na segunda o mecânico pegou cedo em cima dela, foi o dia todo revisando o chicote, tirou ele todo da ranger e revisou fio a fio, fez teste de ponto a ponto com multímetro e verificou todos o sensores.

Nada dela pegar, na quarta, ele pegou outra ranger igualzinha a minha e trocou a central, o painel, a chave e a antena da chave, mesmo assim a minha não pegou. Para tirar a prova ele colocou as peças da minha na outra e deu partida normal. Descartou-se assim problemas com central, chave e painel. Para terminar ele pegou aquela caixa de fusível que fica no pé do passageiro da outra e colocou na minha, também não teve resultado.

Ele falou que ja tinha revisado quase tudo, só faltava conferir o ponto e a roda fônica, que são os dentes que fica no voltante do motor e o sensor de rotação faz a leitura. Ele serve para o central saber a posição exata do virabrequim e poder saber em qual cilindro o bico deve injetar, se um dente quebrar ele não faz a leitura correta e o motor não pega.

Então na quinta ele conferiu o ponto e estava ok, restou apenas a roda fônica, mas como ela fica no volante para conferir somente tirando o volante fora ou com uma micro câmera que insere no orifício do sensor de rotação. Ele conseguiu uma câmera tipo aquela de endoscopia e na quinta a noite ele conferiu a roda. O primeiro dente da roda estava quebrado.

507493

Hoje cedo retiraram o cambio, embreagem, plato, escapamento e o volante, na imagem da pra ver o dente quebrado, ele levou em um torneiro e ele refez o dente. Depois do almoço montaram tudo novamente, colocaram tudo no lugar e deram a partida. Pegou na primeira, problema resolvido.

A embreagem da Ranger está novinha, depois de montar, ela ficou muito macia, bem mais do que antes, o cambio está engatando mais suave também e o principal, com o concerto do MAP, ela agora reconhece a pressão do turbo e está andando muito, pessoal, fiquei impressionado com a diferença, a turbina enche com gosto, de 2500 rpm pra frente a gente cola no banco, tanto em segunda como em terceira.

Fiquei bem feliz com o resultado, foram 14 dias de oficina, cabelos brancos, indas e vinda, testes, mas no final deu tudo certo.

O mecânico disse que provavelmente quando mexi no arranque a uns 20 dias, na hora de montar pode ter acontecido uma trinca no dente, com o uso ele se quebrou. Foi justamente no dia que eu ouvi um barulho metálico e parei pensando que algo estava arrastando no chão que ela não quis pegar mais, o pedacinho quebrado estava lá no alojamento do volante.

Disse ele que é muito comum acontecer isso em Ranger e Troller 3.0, se ela tivesse chegado lá sem funcionar ele ja tinha ido direto na roda fanico, mas como ela pegava de vez em quando ele suspeitou que pudesse ser na parte da central, chicote ou sensor.

O imperador no tópico da Ranger 3.0 alertou que pudesse ser chicote, sensor ou os dentes do virabrequim, ele acertou mais uma vez.

É isso pessoal, todo serviço me custou R$1000,00 de mão de obra e mais R$299,00 do sensor de rotação, espero que possa ajudar aguem que tenha problema parecido.

Na segunda tenho que voltar na oficina, o sensor de pressão do óleo não está funcionando, deve ter ficado desligado.

JRoberto
18/07/2015, 12:03
Ótimo relato!
Bom saber que tudo foi resolvido, boa sorte agora!

Coophamat
20/07/2015, 20:32
Pessoal, pensa em uma caminhonete que as coisas acontecem diferente das demais é a ranger.

Pois bem, a viatura voltou da oficina e eu percebi que a luz do óleo de motor não estava acendendo. Voltei hoje a oficina para o mecânico ver. Pensando que fosse o fio da cebolinha achei que seria rápido. Mas não, testa daqui, testa dali, confere fiação e nada da luz acender. O mecânico falou: só pode ser o led do painel. Não e que ele estava certo. Ele desmontou e testou os leds e além do da luz de óleo, o da ECU também está queimada.

O cara rodou vários locais e ninguém quis trocar os leds. Ta lá, parada porque o painel ta desmontado e não achou que concerte a placa do painel.

Que frustração gente...

Coophamat
09/10/2015, 21:37
Ola pessoal, hoje foi dia de troca de óleo.

Faço a troca de óleo a cada 5 mil km e a troca de filtros a cada 10 mil km, então hoje foi dia de trocar óleo e filtros. Comprei os filtros na autorizada MWM daqui de Campo Grande, a Rocket, mas confesso que fiquei abismado com o preço. A minha Ranger troca somente o refil tanto do diesel como do lubrificante e o preço foi de R$75,00 e R$65,00 respectivamente, uma verdadeira facada.

Aproveitei e coloquei um Bardahl B12 turbo, minha experiencia com esse aditivo sempre foi positiva, porem no mille EX que tivemos usamos desde a primeira troca de óleo, rodamos até 350 mil km com ele e nem baixar óleo se quer baixava, vendemos ele ano passado.

513897

O custo da troca foi:

- Filtro de diesel: R$75,00
- Filtro de lubrificante: R$65,00
- Bardahl B12 Turbo 1 litro: R$74,00
- Mão de obra do mecanico: R$30,00

O óleo eu peguei do meu pai que comprou um balde para trocar da caminhonete dele, aproveitei e usei para trocar da minha.

Agora venho pedir ajuda de vocês, recentemente percebi que a Ranger é mais baixa 1,5 cm do lado do passageiro, fui olhar o parafuso da barra de torção e vi que ele está quebrado, do jeito que ele quebrou vai ser bem difícil de tirar.

513898

Alguém tem alguma dica de como tirar esse parafuso?

Foxtrot
17/10/2015, 11:22
Ola pessoal, hoje foi dia de troca de óleo.

Faço a troca de óleo a cada 5 mil km e a troca de filtros a cada 10 mil km, então hoje foi dia de trocar óleo e filtros. Comprei os filtros na autorizada MWM daqui de Campo Grande, a Rocket, mas confesso que fiquei abismado com o preço. A minha Ranger troca somente o refil tanto do diesel como do lubrificante e o preço foi de R$75,00 e R$65,00 respectivamente, uma verdadeira facada.

Aproveitei e coloquei um Bardahl B12 turbo, minha experiencia com esse aditivo sempre foi positiva, porem no mille EX que tivemos usamos desde a primeira troca de óleo, rodamos até 350 mil km com ele e nem baixar óleo se quer baixava, vendemos ele ano passado.

513897

O custo da troca foi:

- Filtro de diesel: R$75,00
- Filtro de lubrificante: R$65,00
- Bardahl B12 Turbo 1 litro: R$74,00
- Mão de obra do mecanico: R$30,00

O óleo eu peguei do meu pai que comprou um balde para trocar da caminhonete dele, aproveitei e usei para trocar da minha.

Agora venho pedir ajuda de vocês, recentemente percebi que a Ranger é mais baixa 1,5 cm do lado do passageiro, fui olhar o parafuso da barra de torção e vi que ele está quebrado, do jeito que ele quebrou vai ser bem difícil de tirar.

513898

Alguém tem alguma dica de como tirar esse parafuso?

Amigo, pra cada troca de óleo vai um litro desse bardhal turbo?

Coophamat
17/10/2015, 12:27
Isso mesmo, 1 litro para até 8 litros de lubrificante.

Coophamat
14/05/2016, 14:54
Ola, mais uma vez fiz a troca do lubrificante do motor, dessa vez troquei também o óleo do cambio, já que não sabia da procedência.

Os itens trocados foram:

- Lubrificante do motor (top turbo 15w40);
- Filtro de lubrificante do motor;
- Filtro de ar;
- Lubrificante do cambio (Petronas Dexron III).

Comprei a marca petronas tutela pois onde troco o óleo tinha acabado o da Lubrax, então fui a uma auto peças perto e comprei esse (R$70,00 por 3 litros). O óleo velho estava com um aspecto bem feio, os engates da minha Ranger são ruins, principalmente primeira e segunda marcha, após a troca notei que os engates ficaram mais suaves, ambas as marchas entram um pouco melhor, posso dizer que melhorou uns 30%, o que indica que deve haver um desgaste nas engrenagens e sincronizados.

Senti uma melhora na caminhonete, parece andar mais solta, não sei se isso deve a troca de óleo e filtro do motor ou do cambio ou de ambos, mas percebi que algo melhorou.

Ainda continuo com o problema da bandeja do lado direito, ontem ao entrar por baixo vi que a suspensão do lado direito está um pouco comprometida, um dos batentes sofreu muito e está esfarelando. Ainda não encontrei alguém para tentar tirar o parafuso quebrado e poder regular a altura corretamente.

Outra problema é o das correntes de comando, a minha está batendo muito, antes quando batia após o motor sair da lenta ela parava, agora ela bate até uns 1300 rpm e depois para, tenho que providenciar a troca do conjunto, mas o preço anda bem salgado, a crise ta brava por aqui e já falaram que o paralelo não "cai" bem nesse motor.

Em um outro tópico relatei que a pressão da minha Ranger não passa de 1,38 bar, mesmo forçando bem na rodovia e com rotação a cima de 3500 rpm. Nosso colega Imperador falou para apertar o parafuso da WestGate, mas confesso que até agora não sei como fazer isso, não entendi se tem que encompridar a haste ou se tem que encurtar.

Coophamat
12/06/2016, 15:41
Ontem eu resolvi substituir os tensores da minha ranger que são mwm por outros tensores que ganhei de um amigo que também são mwm porem são originais de fábrica.

A substituição é simples, utilizei uma chave combinada nº 32, retirei o filtro de ar e o suporte que fica a baixo do filtro. Eles estavam bem apertados, mas nada que um pouco a mais de força não soltasse. O de cima utilizei o lado estrela da chave, retirei o parafuso, fiz a substituição e recoloquei o parafuso.

No de baixo utilizei o lado de boca da chave, com mais cuidado para não ofender o parafuso, deu bastante trabalho, pois, quase não sobra espaço para manusear a chave. Após tirar o parafuso, coloquei o dedo para tentar puxar o tensor, quando encostei o dedo nele, percebi que algo estava errado ali, após algum tempo o tensor desceu sozinho, ai eu vi que ele tinha sido montado invertido, isso mesmo, estava invertido. Até tirei uma foto para mostrar como a "cabeça" do tensor ficou marcada do parafuso.

530372

Por final, coloquei o outro tensor inferior e remontei tudo, dei a partida e ele carregou os tensores e deu uma leve mudada no barulho do motor, porem, ele ainda faz o barulho da corrente batendo lá pelos 1300 rpm, antes não faz e após ele sessa o barulho.

Creio que pelo fato do tensor inferior ter ficado invertido, ele não dava a pressão correta na corrente e isso deve ter afetado algo, talvez um desgaste prematuro.

Agora é acompanhar para ver se melhora algo ou então providenciar a troca do kit.

Coophamat
25/06/2016, 15:24
Hoje foi dia de aproveitar o sábado e trocar o reservatório de expansão. O antigo estava rachado em cima, já tinha tampado com durepox, porem continuou vazando, com o tempo foi aumentado, por sorte o meu é do modelo antigo, igual o da 2.5 e 2.8. Comprei na Mille aqui em Campo Grande, aproveitei também e troquei a tampa, em tudo paguei R$85,00.

Após tirar o antigo constatei que ele estava bem rachado, tampando os bocais das mangueiras e assoprando pela tampa, ele não segurava nada de pressão.

Novo reservatório instalado:

531445

Infelizmente a embreagem viscosa está travada e ligada direto, isso tira um pouco da potencia e aumenta o consumo, fui ver a nova aqui e achei por R$400,00. Mas vou deixar pra trocar um pouco mais pra frente, ainda tem muita coisa pra mexer na Ranger e não sobra dinheiro.

Estava observando o coletor de escape e vi que em um dos cilindros parece haver um pequeno vazamento:

531446

Será que é problema na junta ou pode ser algum problema no cilindro?

Coophamat
10/07/2016, 12:18
Ola, sexta feira eu recebi um tanque de captura de óleo do respiro, o intuito era colocar para coletar o óleo que é expelido por ele e evitar sujar o admissão, turbina e intercooler.

532245
532246

Esse tanque tem capacidade para armazenar até 600 ml de óleo, o bocal de entrada é 11/16, ele é feito em alumínio e na parte superior possui uma espuma que funciona como filtro, alguns tem um filtro que parece um filtro esportivo, creio que deve funcionar melhor do que esse, também tem um modelo que tem um bocal de entrada e um bocal de saída.

Para instalar foi complicado achar um lugar que ele coubesse, pois, o cofre da ranger é bem apertado. O único lugar que achei foi esse:

532247

532248

Para tampar o cano do filtro de ar, eu usei uma borrachinha que poe em pés de cadeira de área, ela entrou bem justa no local e vedou bem.

532249

Após tudo montado eu dei a partida, mas não deu muito certo, ele pode até reter o óleo que sai, mas a fumaça que sai é muito grande.

532250

Isso mesmo, a foto não está embaçada, é fumaça que sai, então nesse caso não deu muito certo, talvez o que tem entrada e saída teria sido melhor. Vou procurar um local melhor para instalar isso, talvez em baixo da caminhonete, por hora voltarei ao jeito que estava e depois penso um local melhor para por.

Imperador!
11/07/2016, 09:20
Esse filtro aí pode ser bom pra veículos a gasolina ou diesel antigos de baixa compressão, mas nos motores common rail que tem taxas de compressão superiores a 16:1, dificilmente não irá fumaçar.

Uma alterantiva que você poderia testar seria instalar uma vávula de retenção de suspiro (a mesma do VW AP) e observar o resultado, lembrando que isso também aumenta levemente a taxa de compressão...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707857654-antichama-respiro-de-oleo-vw-gol-motor-1000-turbo-_JM

Essa válvula elimina a fumaça e faz a condensação do óleo, permitindo que ele escorra até o reservatório, tendo um filtro interno. O problema é que ele vai trabalhar 1000x mais que num motor a gasolina. Recomendo trocar ele a cada 20.000km no máximo, A vantagem é que ele custa apenas R$ 20

Coophamat
14/08/2016, 23:13
Tentei adiar ao máximo a troca do kit de distribuição, já que é um serviço caro, mas o ruido já estava alto, porem na semana passada ele ficou muito intenso a ponto de ficar com medo de usar a Ranger, deixei ela na garagem até o dia do mecânico poder mexer nela.

Quem executou o serviço foi o mesmo mecânico que arrumou a roda fônica. Para quem não viu essa saga, está a algumas páginas atras.

Deixei na oficina segunda cedo, tive que ir rodando pois, não consegui falar com o rapaz do guincho que conheço, resolvi arriscar, já que não conhecia outro.

Na segunda de manhã ele desmontou a frente do motor e logo constatou o porque do ruido em excesso.

534373

Essa guia é a fixa inferior, deveria fazer tempo que ela estava quebrada, e deve ter terminado de quebrar quando o ruido aumentou.

O kit antigo:
534374

O alojamento do kit:

534375

Infelizmente não pude comprar o kit original, não encontrei em nenhum lugar com preço acessível, mas acabei comprando um da marca Mecdiesel que é vendido em uma distribuidora da MWM, o vendedor me garantiu que tem vendido bastante desse e nenhum teve reclamação, o preço é de 1/3 do original.

534376
534377

Aproveitei e troquei os parafusos que seguram as guias, pois, segundo o mecânico, eles apresentavam sinal de desgaste ja que foram desmontados algumas vezes, então comprei na mesma loja que comprei o kit, esse sim original ao preço de R$9,00 cada um.

534378

Acabei esquecendo de tirar foto da montagem, na tampa o mecânico usou silicone de alta temperatura, pois, a junta que vai ali custa R$80,00 e é apenas um pedaço de papel.

Após o termino ele conferiu o ponto.

Pude acompanhar a primeira partida e o ruido foi zero, o motor girou e pegou e não fez nenhum ruido, nem mesmo o barulho que fazia de manhã até apagar a luz do óleo.

Desde então não teve nenhum ruido, está funcionando ok e sem barulho. Vamos acompanhar agora a durabilidade do kit e se não vai começar a ter ruido em pouco tempo, descobri que o kit antigo era da marca Takao auto parts, esse sim, não recomendo a ninguém, nunca deixou de fazer barulho.

Imperador!
15/08/2016, 15:29
Por curiosidade... quanto foi o kit?

Richard Gobate
08/09/2016, 09:55
Bom dia, li seu tópico e está bem parecido com minha Ranger, também adquiri a minha de leilão e acompanhando o fórum percebi na minha que não usavam aditivo de radiador e também a caminhonete ficou muito tempo parada com agua suja parada no sistema causando a corrosão da caixa de distribuição vi que pagou um bom preço na sua já que achei nova aqui sem bomba dagua por 3.000,00 vou precisar trocar o kit de corrente e válvula termostática mais as juntas o reservatório de agua com a tampa.
Sempre vejo anúncios de Rangers e as locadoras de veículos tem anunciado bastante e nas fotos do motor se nota o reservatório de agua com o liquido bem vermelho seria bom se todos proprietários tivessem esse cuidado.
Se puder me ajudar vê o preço de uma caixa pra mim ai hoje depois dessa me pegou de calça curta sem grana em meio a crise estou inclinado em vender a ranger minha vontade éra de fazer o serviço com tudo original novo e ficar com éla uns par de anos. se puder meu watts é (19) 984275135

Coophamat
02/10/2016, 17:51
Bom dia, li seu tópico e está bem parecido com minha Ranger, também adquiri a minha de leilão e acompanhando o fórum percebi na minha que não usavam aditivo de radiador e também a caminhonete ficou muito tempo parada com agua suja parada no sistema causando a corrosão da caixa de distribuição vi que pagou um bom preço na sua já que achei nova aqui sem bomba dagua por 3.000,00 vou precisar trocar o kit de corrente e válvula termostática mais as juntas o reservatório de agua com a tampa.
Sempre vejo anúncios de Rangers e as locadoras de veículos tem anunciado bastante e nas fotos do motor se nota o reservatório de agua com o liquido bem vermelho seria bom se todos proprietários tivessem esse cuidado.
Se puder me ajudar vê o preço de uma caixa pra mim ai hoje depois dessa me pegou de calça curta sem grana em meio a crise estou inclinado em vender a ranger minha vontade éra de fazer o serviço com tudo original novo e ficar com éla uns par de anos. se puder meu watts é (19) 984275135

Richard, desculpe a demora, eu vou olhar o preço para você aqui, mas já adianto que subiu bem o preço pelo que fiquei sabendo, comentei com um lojista esses dias e ele disse que o preço que paguei hoje é o de custo, já existe essa peça paralela, mas como essa Ranger é sistemática, peça paralela não serve para ela.

Coophamat
02/10/2016, 17:58
Sempre tive vontade de colocar um escapamento na Ranger, mas nunca sobrava verba, fiz umas economias e consegui realizar esse serviço.

O procedimento foi simples, da emenda para traz, foi retirado o silencioso e no local posto um cano de 4" apontado para baixo.

Inicio do procedimento:

536802

O escape fora:

536803

O resultado:

536804

O barulho ficou legal, diferente dos demais motores a diesel, lembra um pouco o de motores ciclo otto, mas quando passa dos 2500 rpm fica bem interessante.

Fiz alguns videos com celular, mas não ficaram bom, vou arrumar uma câmera e gravar.

Sylkerranger05
02/01/2017, 14:21
Richard, desculpe a demora, eu vou olhar o preço para você aqui, mas já adianto que subiu bem o preço pelo que fiquei sabendo, comentei com um lojista esses dias e ele disse que o preço que paguei hoje é o de custo, já existe essa peça paralela, mas como essa Ranger é sistemática, peça paralela não serve para ela.

Boa tarde amigos...a cerca de um ano comprei minha nave...Ranger 3.0 Powerstroke 4x4 XL 2005. E apos arrumar alguns pequenos defeitos do visto pelo mecânico que a mesma se encontrava sem a VT então hoje coloquei a mesma. E após andar uma hora tudo dentro do normal. E ao chegar em Ksa...Notei que comecou a pingar água (fato antes nunca acontecido). Será que ao colocar a VT e o motor trabalhando na temperatura ideal. Aumentou a pressão do motor fazendo com que pudesse aparecer algum vazamento? Se puderem ajudar ... Agradeço

Coophamat
03/01/2017, 13:10
Sylker, eu creio que não, a válvula abre quando atingir a temperatura ideal, e isso não faz com que a pressão do sistema seja maior do que ele comporta.

Pode ter ficado ar no sistema, ou então colocou muita água no reservatório ou então alguma mangueira ficou mau apertada.

O primeiro passo é identificar de onde está vindo esse vazamento.

Chiquinho-XLS
07/01/2017, 13:58
Boa tarde amigos...a cerca de um ano comprei minha nave...Ranger 3.0 Powerstroke 4x4 XL 2005. E apos arrumar alguns pequenos defeitos do visto pelo mecânico que a mesma se encontrava sem a VT então hoje coloquei a mesma. E após andar uma hora tudo dentro do normal. E ao chegar em Ksa...Notei que comecou a pingar água (fato antes nunca acontecido). Será que ao colocar a VT e o motor trabalhando na temperatura ideal. Aumentou a pressão do motor fazendo com que pudesse aparecer algum vazamento? Se puderem ajudar ... Agradeço

Amigo acho que o vazamento pode ser pelas mangueiras, as vezes ao desmontar e montar pode ficar alguma folga... Estou com problema como o seu, tambem descobri a falta da VT na minha viatura.... Depois de um ano só vi agora..
Alguem pode informar se nao vendem a valvula sem a carcaça? Achei caro a carcaça inteira com VT e tudo.

Coophamat
07/01/2017, 23:12
Só vendem ela completa.

Coophamat
22/03/2017, 15:26
Ola pessoal,

vamos aos fatos, semana passada estava em viagem com a família pelo interior de SP, um dia, tinha estacionado a Ranger em uma rua muito ingrime com a roda esterçada na guia para que ela não descesse já que está sem freio de estacionamento. Quando fui sair, a caminhonete parecia ter ficado enroscada no feio fio, então tive que forçar um pouco para sair. Para piorar a situação, um sujeito parou o carro muito perto na frente, então precisei fazer algumas manobras para sair. Após isso, notei que a caminhonete tinha ficado um pouco desalinhada, porem voltei para casa. No dia seguinte estava programada a nossa volta, ia sair no inicio da manhã, porem na mesma noite resolvemos sair a noite para fazer um lanche na cidade, na volta quando estava entrando na garagem escutei um estralo forte e para minha surpresa a roda do lado do passageiro estava sem ação, ficou lá virada, olhei e vi que o terminal de direção estava solto. Com a mão mesmo eu deixei a roda alinhada e consegui entrar na garagem.

Olha o resultado:

545226
545227

O terminal de direção simplesmente quebrou, creio que na hora que ela estava no meio fio, ao forçar ela deve ter começado a partir e na hora de subir a guia para entrar na garagem ela terminou de quebrar. Felizmente quebrou na hora de entrar na garagem, se tivesse quebrado na estrada com certeza ia causar um grave acidente comigo e minha família.

Na manhã seguinte fui até uma auto peças que eu deixo aqui minha recomendação por serem muito atencioso, tanto o setor de venda de peças como o pessoal da oficina, Ravi auto peças no município de Santo Anastácio SP.

Aproveitando que o mecânico foi lá para trocar o terminal, já mostrei para ele o parafuso de regulagem da torção que estava quebrado e não tinha um cidadão em Campo Grande disposto a fazer o serviço então ele pediu para encostar la na oficina que ele ia dar um jeito.

545228

Então ele soltou o amortecedor, depois o pivô da bandeja superior, com isso liberou a pressão sobre a barra e ele pode tirar aquela porca quadrada com o parafuso. Depois ele tirou o parafuso da porca soldando uma outra porca no parafuso.

545229

Por fim ele montou tudo já com o novo parafuso que comprei em uma loja de ferragens na cidade na medida M12x1,75x65 que é muito próximo ao original, porem é um parafuso 8.8 e ele recomendou que pelo esforço que o parafuso sofre seria melhor que fosse um 12.9, após montado fizemos a regulagem da altura, deixando ambos lados iguais, depois fez o alinhamento e conferiu a cambagem.

Mas ele alertou que é preciso fazer uma revisão na suspensão, trocar as duas bandejas superiores, os dois pivôs inferiores e o terminal de direção do lado do motorista, os dois primeiros por apresentarem folga e o terceiro por precaução.

545230

Antes de montar o parafuso ele torneou a ponta para ficar exatamente igual ao parafuso original, por isso dou o crédito a oficina, alem de fazer o serviço muito bem feito, ele não gastou nem 30 minutos para fazer tudo isso, notem que existe uma contra porca, ele optou por colocar ela pelo fato de no parafuso original existir uma trava química e nesse não.

Ganhei um dia a mais na cidade, mas valeu a pena, pelo fato do parafuso ter quebrado entrando na garagem e não na rodovia como poderia ter acontecido e também por ter executado um serviço que a tempos eu queria fazer.

JRoberto
23/03/2017, 08:20
545228[/ATTACH]

545230

Coophamat você tirou a proteção que cobre a barra e o parafuso para poder fotografar ou você não tem ela montada?

Coophamat
23/03/2017, 15:09
Jroberto, não tem essa proteção, na verdade nem sabia que tinha.

JRoberto
24/03/2017, 10:49
Jroberto, não tem essa proteção, na verdade nem sabia que tinha.

Tava vendo aqui agora e nas 4x2 não vem essa proteção, mas acredito que deve montar sem problema. Segue a ilustração, caso queira colocar. Ajuda a melhorar a proteção dos parafusos.

545372

Coophamat
25/03/2017, 19:17
Obrigado jroberto, tem uma ranger em um desmanche aqui que está quase completa, vou passar nela e ver se tem essa proteção. O problema é que peça em desmanche os vendedores pedem mais caro que novo.

Aragano
07/07/2017, 18:05
Coophamat

Troquei o kit de distribuição também mês passado. Estava quebrado igualzinho o seu. Como ficou o barulho deste kit paralelo? Até agora sem problemas?

Coophamat
07/07/2017, 23:44
Até agora tá tranquilo, vez ou outra faz um barulhinho na partida, mas é bem raro, acontece mais logo após a troca do óleo, creio que deve ser pela maior viscosidade do óleo mais novo. Acho que esse motor por possuir tensores hidráulicos, deveria usar óleo mais fino, tipo um 10w40 ou 5w30.

Marcelo de Assis
15/10/2017, 14:42
Olá nobres colegas, peço licença para entrar no tópico e aproveito para agradecer aos demais por tanta informação útil que tenho lido aqui no fórum, comprei minha Ranger(Ano 2010, 4x4 power Stroke) a 3 anos, e desde então é só alegria, com algumas peças substituídas e alguns obstáculos, fora isso me atende pro trabalho e lazer!!! :safari-rig: abraço a todos!!!

reni ferreira
15/10/2017, 15:46
galera, sou novo no grupo, mas adquiri uma ranger 2010/2011. A minha viatura ta com com vazamento de água e já gastei 4 mil reias e não solucionei o problema. o mecânico achou que era na junta do cabeçote, porem não era. Depois achou que era na válvula termostática, mas não é. Alguém aí já passou por isso aí. A água ta saindo no pé da válvula termostática. Não sei mais o que fazer.

Coophamat
15/10/2017, 21:50
galera, sou novo no grupo, mas adquiri uma ranger 2010/2011. A minha viatura ta com com vazamento de água e já gastei 4 mil reias e não solucionei o problema. o mecânico achou que era na junta do cabeçote, porem não era. Depois achou que era na válvula termostática, mas não é. Alguém aí já passou por isso aí. A água ta saindo no pé da válvula termostática. Não sei mais o que fazer.

Pode ser pelo selo que existe atrás da VT, no bloco ou pela própria carcaça de distribuição.

No início desse tópico tem detalhes sobre essas peças e o serviço que precisa ser feito.

gilsonhs
23/02/2018, 20:20
Boa noite amigos, minha Ranger é 06/07 estou com o mesmo problema, eu mesmo desmontei a termostática e troquei anéis de vedação, continua a vazar, e como eu já li todo o problema do amigo Coophamat, pesquisei outros tópicos , assisti vídeos no YouTube etc... Tem um vídeo no YouTube q eu acredito que seja o serviço do Coophamat q o mecânico postou, posso estar errado. Ele diz que não tem como tirar a tampa de distribuição sem tirar o motor fora. Eu vou fazer o seguinte...
Vou limpar o que der o sistema de arrefecimento, depois vou desmontar a válvula, colocar água por aquele furo de onde vem o vazamento pra limpar tbm, depois com uma seringa é uma mangueira pequena vou puxar a água empoçada na tampa, logo depois vou injetar aditivo anticorrosivo lá, vou tapar esse buraco e montar a válvula termostática, aí vou por o aditivo em todo sistema de arrefecimento. Eu estou sem condições financeiras para abrir esse motor e trocar a tampa de distribuição, se eu for abrir eu troco tudo q tá meio boca, até corrente de comando, mas agora não posso, estou pagando preço alto pela porquice do antigo dono. Se a tampa vier a furar (o que é muito difícil usando aditivo) aí eu tiro motor fora , troco o que tem q trocar, de qualquer forma vai ter q abrir, então vou adiar pra poder entrar uma grana. A INTERNATIONAL deveria saber que nem todos seguem o manual a risca, poderiam ter facilitado um pouco a troca desse selo, é pra acabar mesmo kkkk
Um abraço a todos

Coophamat
24/02/2018, 12:35
Gilsonhs, aquela vídeo eu acredito ser do colega Carlosbsb aqui do fórum também. Eu acho que aditivo nesse caso pode agravar o problema já que ele acaba removendo a ferrugem podendo aparecer furos. Se o problema está no selo e o vazamento é pequeno vai completando até vc ter condição de fazer a manutenção. Eu rodei muito tempo assim, mas o vazamento da minha era na carcaça.

gilsonhs
25/02/2018, 11:52
Estava vazando muito, da última vez eu andei 7 km e quase não tinha água no reservatório.

gilsonhs
26/02/2018, 20:12
Existe algum grupo do WhatsApp das Ford Ranger 3.0?

Danilo Garcia
27/08/2018, 22:01
Foi nada! A minha é 2009 e deu problema tanto no selo qto na caixa! Abri pra tocar o selo, e to abrindo de novo pra mexer na caixa em menos de 2 meses. Acho que devia rolar uma açao conjunta contra a International, isso sim!

aaronfarias
27/09/2018, 14:46
Prezados, preciso de uma ajuda.

Comprei uma Ranger 2006/2007 e aspo uns meses de uso, ela apresentou esse problema de vazamento na caixa de distribuição.
Pesquisei muito, decidi pelo reparo da caixa e o serviço ficou muito bom.
Apos a caixa de distribuição ficar pronta, levei para o mecânico e o mesmo fez a montagem. agora que começa a "treta".
(Antes, ainda quando estava desmontando, o mecânico danificou uma das engrenagens e um esticador de corrente daquele plastico. Comprei esses esticadores em uma loja de semi-novos em muito bom estado.)

Apos o tudo montado, o motor não da a partida aparentando estar fora do ponto. aí que vem a questão.
O mecânico me falou que apos pesquisa, verificou que era necessário trocar também todo o Kit de Distribuição(engrenagem correntes e esticadores)uma vez que, apos a retirada, o sensor nao reconheceria mais devido a folga normal que o sistema adquiri apos tempo de uso. Sou leigo no assunto, mas isso nao me convenceu, ja que o problema no meu veiculo era somente o vazamento, e as correntes e engrenagens funcionavam perfeitamente.

Alguem pode me ajudar??

minha ranger é a limited 3.0 2006/07 com 185000km rodados.

Coophamat
29/09/2018, 12:15
Se funcionava antes, tem que funcionar agora. O que deve estar ocorrendo é que o mecânico não está conseguindo por ela no ponto. Ele deveria usar um scanner para identificar o erro, se ele não tem, deve procurar outro mecânico que tenha.