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Ver Versão Completa : Nível da água do reservatório subindo



Sidnei
12/02/2015, 11:32
Pessoal,

Reparei hoje que o nível de água do reservatório do meu Troller (2011) aumentou. Já vi muitos relatos da água estar desaparecendo ou diminuíndo mas nunca aumentando!
Tenho esse jipe há dois anos e o nível sempre ficou estável na marca Max. do reservatório.
O que pode ser? Já verifiquei o nível com o motor frio e com o motor quente e ele continua alto (quase no limite da tampa).

Jose Carlos banhi
12/02/2015, 13:43
Parece ser valvula termostatica travada.

abreu
12/02/2015, 14:05
Quando li "Nível de água do reservatório subindo" por um instante eu achei que estava chovendo ai em São Paulo!

Quanto ao tópico, faça uma limpeza no sistema e cheque o estado da válvula termostática. Se possível, aproveite para checar o estado das pás da bomba d'água, para fazer o serviço completo!

Abraços.

Martin427
12/02/2015, 16:35
O meu varia 2 dedos entre frio e quente, normal.

Antes de desmontar coisas, faça o seguinte teste:

Com o motor frio, abra a tampa e aperte com a mão algumas vezes a mangueira que entra no radiador do lado do motorista, em cima. Podem sair algumas bolhas no reservatório, normal.

Na sequencia, ainda com a tampa aberta, ligue o motor e acione o ar quente no máximo, juntamente com o ventilador. Mantenha a rotação em 2.000 rpm, sem bombear o acelerador, por 2 minutos ou 3 no máximo. Assim que o ar que sai pela ventilação se aquecer um pouco, está ótimo.

O nível de agua no reservatório deverá permanecer estável ou descer um pouco. Se subir mais de 2 ou 3 mm ou se transbordar, leve em um mecânico e siga a sugestão do Abreu. Se não, complete a água caso necessário, feche a tampa e ande com o carro para avaliar novamente.

Abraço,
Martin

Sidnei
12/02/2015, 17:44
Valeu pessoal pelas dicas.....
Também estou achando que pode ser a válvula termostática, mas teoricamente se ela estivesse travada a temperatura do motor não deveria subir? O ponteiro está em 90º como sempre. Depois de andar um bom tempo abri o capô e verifiquei todas as mangueiras do radiador e elas estavam quentes (normal) e maleáveis, isto é, eu consigo apertá-la um pouco, sinal que não está com muita pressão.
Com o motor frio eu já tinha feito um dos testes que o Martin427 de apertar a mangueira de entrada do radiador e percebí que faz uma certa onda dentro do reservatório (sinal que a passagem de água está normal). Vou fazer os outros testes e caso alguém tenha mais alguma sugestão, não se acanhe! rs

Sidnei
12/02/2015, 17:46
Quando li "Nível de água do reservatório subindo" por um instante eu achei que estava chovendo ai em São Paulo!



Quem dera!!!! rs

homerohermida
12/02/2015, 17:49
Valeu pessoal pelas dicas.....
Também estou achando que pode ser a válvula termostática, mas teoricamente se ela estivesse travada a temperatura do motor não deveria subir? O ponteiro está em 90º como sempre. Depois de andar um bom tempo abri o capô e verifiquei todas as mangueiras do radiador e elas estavam quentes (normal) e maleáveis, isto é, eu consigo apertá-la um pouco, sinal que não está com muita pressão.
Com o motor frio eu já tinha feito um dos testes que o Martin427 de apertar a mangueira de entrada do radiador e percebí que faz uma certa onda dentro do reservatório (sinal que a passagem de água está normal). Vou fazer os outros testes e caso alguém tenha mais alguma sugestão, não se acanhe! rs
Eu apenas trocaria a tampa por uma nova.

Sidnei
12/02/2015, 18:04
Eu apenas trocaria a tampa por uma nova.

Homero,
Foi a primeira coisa que pensei, mas o estranho é que eu deixei o motor esfriar com a tampa aberta e o nível não baixou.
Se estivesse expandindo devido a falha na vedação da tampa, acredito que o nível teria que voltar ao normal quando esfriasse, correto?

Martin427
12/02/2015, 18:08
Homero,
Foi a primeira coisa que pensei, mas o estranho é que eu deixei o motor esfriar com a tampa aberta e o nível não baixou.
Se estivesse expandindo devido a falha na vedação da tampa, acredito que o nível teria que voltar ao normal quando esfriasse, correto?

Não necessariamente. Se a água vaporiza, as bolhas podem ficar presas em pontos do sistema de onde não consegue sair sem impulsão da bomba d'agua. Mas isso em geral faria o carro ferver.

Sem querer colocar pânico, mas já colocando, você já deixou o motor ferver e/ou andou muito tempo com a luz espia de temperatura acesa? Já andou sem água por qualquer razão? Pergunto, pois a próxima possibilidade é a junta do cabeçote estar queimada e deixando passar compressão para o arrefecimento. Mas isso é bem difícil, até hoje só vi 3.0 com junta queimada por andar sem água, nunca por ter fervido.

Abraço,

Martin

Sidnei
12/02/2015, 18:14
Não necessariamente. Se a água vaporiza, as bolhas podem ficar presas em pontos do sistema de onde não consegue sair sem impulsão da bomba d'agua. Mas isso em geral faria o carro ferver.

Sem querer colocar pânico, mas já colocando, você já deixou o motor ferver e/ou andou muito tempo com a luz espia de temperatura acesa? Já andou sem água por qualquer razão? Pergunto, pois a próxima possibilidade é a junta do cabeçote estar queimada e deixando passar compressão para o arrefecimento. Mas isso é bem difícil, até hoje só vi 3.0 com junta queimada por andar sem água, nunca por ter fervido.

Abraço,

Martin

Martin,

Meu Troller nunca ferveu ou sequer acendeu a luz da temperatura. Para voce ter uma idéia, desde a revisão de 20 mil km nunca abaixou 1mm o nível. Hoje está com 37 mil km. Também verifiquei a vareta de óleo e tudo ok.
Já troquei 1 vez a bomba dágua quando da troca da vedação da caixa de distribuição por precaução uma vez que já estava desmontado, mas sequer a bomba estava travada ou algo do gênero.

homerohermida
12/02/2015, 19:49
Homero,
Foi a primeira coisa que pensei, mas o estranho é que eu deixei o motor esfriar com a tampa aberta e o nível não baixou.
Se estivesse expandindo devido a falha na vedação da tampa, acredito que o nível teria que voltar ao normal quando esfriasse, correto?
Está estranho mesmo… Mas como a tampa é baratinha, acho que dá pra arriscar.

Sidnei
13/02/2015, 07:13
Está estranho mesmo… Mas como a tampa é baratinha, acho que dá pra arriscar.

Homero e Martin,

Acho que pode ser a tampa mesmo.
Esta noite eu deixei a tampa desrosqueada e hoje de manhã o nivel tinha voltado ao normal.
Vou trocá-la e veremos se estabiliza.
Em tempo: a tampa/reservatório do troller a partir de 2009 é de algum outro carro?

Martin427
13/02/2015, 10:18
Homero e Martin,

Acho que pode ser a tampa mesmo.
Esta noite eu deixei a tampa desrosqueada e hoje de manhã o nivel tinha voltado ao normal.
Vou trocá-la e veremos se estabiliza.
Em tempo: a tampa/reservatório do troller a partir de 2009 é de algum outro carro?

A partir de 2009 é o Ford já né?

O reservatório de água e tampa são da Courier com motor Zetec. Custa por volta de 140 reais sem tampa na Ford, mais uns 50 da tampa.
Se você mora perto de uma CCS Troller, não deixe de cotar lá também. O meu comprei na Troller por 75 reais + 30 da tampa.

Abraço,

Martin

homerohermida
13/02/2015, 11:54
A partir de 2009 é o Ford já né?

O reservatório de água e tampa são da Courier com motor Zetec. Custa por volta de 140 reais sem tampa na Ford, mais uns 50 da tampa.
Se você mora perto de uma CCS Troller, não deixe de cotar lá também. O meu comprei na Troller por 75 reais + 30 da tampa.

Abraço,

Martin
2008 em diante é esta tampa citada acima. Dei mais sorte! pois comprei a minha na Ford por 20 pratas!

Cannguru
29/03/2017, 14:37
Valeu pessoal pelas dicas.....
Também estou achando que pode ser a válvula termostática, mas teoricamente se ela estivesse travada a temperatura do motor não deveria subir? O ponteiro está em 90º como sempre. Depois de andar um bom tempo abri o capô e verifiquei todas as mangueiras do radiador e elas estavam quentes (normal) e maleáveis, isto é, eu consigo apertá-la um pouco, sinal que não está com muita pressão.
Com o motor frio eu já tinha feito um dos testes que o Martin427 de apertar a mangueira de entrada do radiador e percebí que faz uma certa onda dentro do reservatório (sinal que a passagem de água está normal). Vou fazer os outros testes e caso alguém tenha mais alguma sugestão, não se acanhe! rs

Opabom?
tenho uma ranger 3.0 2011 também, ela ata com problema igual seu troler, nao sei qq pode ser,
na sua investigação qq vc descobriu??

grato pela atenção

GRocha
22/09/2017, 20:19
Boa noite pessoal.
O que aconteceu com o troller do Sidnei está acontecendo com o meu.... aumentando o nível da água do reservatório. Alguns colegas falam que pode ser válvula termostática, outros dizem que pode ser a bomba d'água. Ora até aonde entendo de motor, se estiver errado, alguém me corrija, se fosse VT ou bomba d'água o motor fervia e no caso em questão o motor não ferve. Acredito que deve ser a tampa do reservatório que não está vedando direito.
Algum colega discorda??
Agradeço.


GRocha
Troller 2011.

Dieison Calgaro
23/03/2019, 15:33
Boa noite pessoal.
O que aconteceu com o troller do Sidnei está acontecendo com o meu.... aumentando o nível da água do reservatório. Alguns colegas falam que pode ser válvula termostática, outros dizem que pode ser a bomba d'água. Ora até aonde entendo de motor, se estiver errado, alguém me corrija, se fosse VT ou bomba d'água o motor fervia e no caso em questão o motor não ferve. Acredito que deve ser a tampa do reservatório que não está vedando direito.
Algum colega discorda??
Agradeço.


GRocha
Troller 2011.

Pessoal, estou com o mesmo problema em uma Cherokee WJ diesel. Detalhe, fiz o motor a pouco... E troquei a tampa por que antiga tava judiada. Também desconfio dela.... Ela aparentemente não fica pressionada ao encaixar. Como foram resolvidos os casos acima?
Abraço