Ver Versão Completa : Dúvida no câmbio AT Hilux SRV 2009
davibianchi
11/02/2015, 13:57
Boa tarde turma,
O que rola é o seguinte.. em set/2014 peguei uma Hilux AT SRV 2009 em um negócio, e como estava afim de ter uma caminhonete novamente, acabei segurando. Como tinha 174 mkm, a primeira coisa que fiz foi uma geral na mecânica.. troquei pastilhas de freio, discos de freio, fluidos, correia dentada, rolamento tensor, etc. já que ela não estava um filé.
Utilizei ela normalmente, até jan/2015, quando percebi que o câmbio começou a apresentar alguma anomalia. O primeiro sintoma foi na aceleração, ela ganhou rotação e perdeu, ganhou rotação e perdeu.. tipo girado em falso, algo assim, e não passou a marcha seguinte, só quando pisei bem fundo, ela desfez a marcha e fez novamente.
Depois dessa situação, percebi que o comportamento do câmbio mudou, como se tivesse alterado o escalonamento das marchas. Hoje, quando pego a estrada, em 60 km/h ela faz a quarta marcha e fica apanhando, ao invés de manter na terceira. Quando reduzo em uma esquina, por exemplo, ou atrás de um carro mais lento, sem frear totalmente, ela não volta as marchas, e sai engasgada.
Quanto ao comportamento do resto, tudo certinho. Está com 183 mkm, sem fumaça, fazendo 10,5km/l no meu trajeto cotidiano, estrada/cidade.
Eu já tive no passado outra Hilux, uma SRV 2006 AT, mas não lembro do câmbio ter esse tipo de comportamento.
Não sei se alguém já teve essa experiência, mas aqui fica meu pedido de ajuda.
Grande abraço
ivancgbsb
11/02/2015, 14:13
Eu voto pela necessidade de troca do óleo do câmbio.
davibianchi
11/02/2015, 16:03
Então Ivan, estou com a mesma idéia.
Att.
Davi
PauloTupã
11/02/2015, 16:40
Mesma opinião dos amigos. Óleo do câmbio.
Já que o tópico é sobre câmbio, vou no embalo. A minha, que também é AT, mas 2008 , dá um leve tranco quando passo do N para o D ou mesmo para R. Isso é normal? Tanto que, para evitar esse tranco, eu passo com o veículo freado, que assim não dá esse pequeno tranco. Conversei com o proprietário anterior e ele disse que isso sempre aconteceu, desde quando ele comprou, mas tô na dúvida...
Os óleos de câmbio e diferencial foram todos trocados em css há 10 mil km. E até agora (toc toc toc na madeira....rs...) as mudanças de marcha são suaves, quase imperceptíveis.
Se alguém puder dar uma luz, agradeço
Eduardo AC
11/02/2015, 17:37
Este tranquinho é normal nos câmbios AT. Tanto de N para D quanto para R.
davibianchi, sugiro parar logo numa concessionária Toyota para averiguar o câmbio. Pode ser só o nível do óleo baixo. Rodar assim pode piorar a situação.
Abç
PauloTupã
11/02/2015, 18:05
Abç
Grato pela informação.
Abraços
davibianchi
12/02/2015, 11:19
davibianchi, sugiro parar logo numa concessionária Toyota para averiguar o câmbio. Pode ser só o nível do óleo baixo. Rodar assim pode piorar a situação.
Abç
Agradeço a todos pela cooperação.
Quanto ao tranco, acontece na minha também.
Quanto ao óleo, vou verificar o nível e se necessário efetuar a troca.
Att.
Emerson Höpner
12/02/2015, 12:28
Para verificar o nível deixe o motor ligado e o câmbio no "P". Senão não há circulação de óleo na caixa e pode ler o nível de forma incorreta!
ecoperegrino
14/02/2015, 16:59
verifique o nivel de oleo quando quente
Mesma opinião dos amigos. Óleo do câmbio.
Já que o tópico é sobre câmbio, vou no embalo. A minha, que também é AT, mas 2008 , dá um leve tranco quando passo do N para o D ou mesmo para R. Isso é normal? Tanto que, para evitar esse tranco, eu passo com o veículo freado, que assim não dá esse pequeno tranco. Conversei com o proprietário anterior e ele disse que isso sempre aconteceu, desde quando ele comprou, mas tô na dúvida...
Os óleos de câmbio e diferencial foram todos trocados em css há 10 mil km. E até agora (toc toc toc na madeira....rs...) as mudanças de marcha são suaves, quase imperceptíveis.
Se alguém puder dar uma luz, agradeço
Ja tive uma aut 2008, além de outros carros aut. Para mudar de N para D ou R o carro deve estar parado e com pedal de freio acionado.
Em alguns veiculos o cambio nem muda de posição se não pisar no pedal de freio. Dê uma conferida no manual do carro quanto a utilização do cambio.
A pick-up está com os pneus nas medidas originais de fábrica? Digo isto pois se foi alterado, a relação de marchas também se altera e o comportamento do câmbio automático tende a ficar diferente.
olá galera.
tenho uma hilux 2009 at, está com 205milkm e até hj nao me deu problema nenhum.
sobre o cambio at.......no manual fala que não há necessidade de troca do óleo, apenas verificação. nos modelos 2008 ou anteriores a troca do óleo do cambio era feita aos 80milkm.
mas recentemente fui em uma oficina especializada em toyota e o mecanico insistiu para eu trocar o óleo do cambio........oq vcs acham??? troco ou não??? o funcionamento está perfeito. só há o tranco quando passo de n para d, mas nada mt forte e que tem desde nova.
dúvida tb sobre o óleo da caixa de transferencia.....tb é trocado???
Óleo tem prazo de validade, mas se no manual diz pra verificar apenas, fica a dúvida :semideia
PauloTupã
18/02/2015, 11:56
Na dúvida, prefiro trocar. Se bem que certas informações nem mesmo as css se encontram. Tinha um Newcivic automático e no manual mandava trocar a cada 80k. Só que os câmbios começaram a dar pau e parece que a honda reduziu o intervalo de troca para 40k, junto com a kilometragem da regulagem das válvulas.
Qdo completou 40k fui cotar a revisão e a css de Marília me passou um orçamento salgado (troca de óleo de câmbio e regulagem de válvulas), daí cotei em Assis, que ficou um preço bem melhor. Já tinha agendado a revisão quando acendeu uma luz: no preço tá incluída a troca do óleo de câmbio? Não. Segundo eles, o manual recomenda troca com 80k.
Esse relato pra que? Não há necessidade de troca, apenas de verificação do nível e complemento caso necessário? Ok. Lá na frente, se você descobrir da pior maneira possível que teria sido melhor trocar o óleo de câmbio à mera verificação, quem paga a conta do reparo? Nós consumidores, né?
Salvo expressa proibição contida no manual, prefiro trocar mesmo. Acho que não há como sustentar que um óleo com 200 k tenha as mesmas propriedades lubrificantes que um óleo novo.
Abraços a todos.
davibianchi
23/02/2015, 10:33
A pick-up está com os pneus nas medidas originais de fábrica? Digo isto pois se foi alterado, a relação de marchas também se altera e o comportamento do câmbio automático tende a ficar diferente.
Tá com pneus 265/70 R16, comprei ela com esses pneus e o ex proprietário tinha recém trocado.