Ver Versão Completa : Willys mais economico ? OHC Original.
Igor Lollato
10/02/2015, 21:22
Olá, gostaria de saber o que pode ser feito para o cj5 não gastar tanto, usarei ele no dia a dia, tenho outro carro mas pretendo usar ele o máximo que puder xD, porém com esse governo sacana fica difícil abastece-lo.
O que pode ser feito no original 4cc e/ou no 6cc para rodar uns 8Km/L de etanol ou 10Km/m³ de GNV ??
Se nada pode ser feito no motor original, é possível trocar parcialmente o motor ? Qual compensa mais, s10 ou o 2.0 de astra/zafira ?
Agradeço desde já.
Willian Del Piero Rocha
10/02/2015, 22:37
Se não for fazer trilha ,um motor AP com cx de chevette vai te dar uma certa economia com gasolina ,,mas no álcool não sei ... Só te adianto que o 4 cil . e o 6 cil. originais não vai conseguir 8km/l no álcool .Mas 10km/m³ no GNV acho possível no 4 cil.
Coloque todos os valores na ponta do lápis ,se for trocar o motor ,,,valor do motor ,valor das flanges ,valor da cx de marchas ,valor da mão de obra ,documentação etc , , será que vai compensar .Geralmente para compensar a troca ,só quando o motor dá pau ,aí em vez de retificar ,troca-se o motor.
Igor Lollato
16/02/2015, 17:13
Se não for fazer trilha ,um motor AP com cx de chevette vai te dar uma certa economia com gasolina ,,mas no álcool não sei ... Só te adianto que o 4 cil . e o 6 cil. originais não vai conseguir 8km/l no álcool .Mas 10km/m³ no GNV acho possível no 4 cil.
Coloque todos os valores na ponta do lápis ,se for trocar o motor ,,,valor do motor ,valor das flanges ,valor da cx de marchas ,valor da mão de obra ,documentação etc , , será que vai compensar .Geralmente para compensar a troca ,só quando o motor dá pau ,aí em vez de retificar ,troca-se o motor.
Willian você sabe quantos Km/L faz o original 6cc a gasolina ?
Willian Del Piero Rocha
17/02/2015, 16:24
Igor ,o meu é 6 cilindros original e cx de marchas original de 3 marchas ,nunca fiz uma medição exata ,tanque a tanque , , ,mas te adianto que ele deve fazer em torno de 6 km/litros. Isso sem exigir do motor ,se ficar esticando as marchas ,arrancando um pouco mais forte ,ele deve ficar nos 5 km/litros.
Paulo Leit
17/02/2015, 18:13
Olá Igor,
Meu jipe é OHC a álcool com câmbio do chevette 5m ,a 4 meses atrás fiz uma viajem com ele , andei 200 KM fui abastecer foi 31 litros de álcool , média de 6,4 lt/km, só que andei uns 50 km de descida de serra , eu acredito que 6 km/lt faz.
Quando era câmbio 4 m original medi várias vezes era em 5km/lt ,há diferencial 9/44 ,para um jipe tá razoável , pode ser que com motor opala 4cc com câmbio do chevette seja melhor ainda.
Vai a dica , Abraço..
Para ajudar a ilustrar a questão, meu jipe é 82 original 4 cilindros gasolina com 4 marchas, carburador simples, na estrada de asfalto, em viagem mais longa, se andar até 80/90 faz 9 por litro. Mas isso é top do top no consumo do meu até agora. Ta com pneu 265/75-R16 que deixa ele um pouquinho mais longo de relação.
eliasFerreira
18/02/2015, 13:14
Meu jeep com motor 6cc, câmbio de 3 marchas, e pneus militar 6.50-16, já fêz 8,6 km/l em rodovia, porém a velocidade de cruzeiro dele fica em torno dos 45 km/h. Mas... pisou, bebeu.
O jeep tem que estar muito bem regulado.
Na cidade a coisa fica feia, cai pra uns 4 km/l, mas pode subir um pouco se a cidade for plana, e infelizmente não é o meu caso.
Acredito que o 4cc bem regulado tenha um consumo melhor.
Marcos ET
20/02/2015, 13:32
Amigo, a alguns anos atrás falamos sobre este motor... uma opção seria trocar só o cabeçote pelo da Ranger 2.3 (que é o mesmo motor). Quem sabe aquele de 8 velas não melhora seu consumo? Grande abraço.
Igor Lollato
21/02/2015, 20:51
Agradeço muito à quem está me ajudando com todas as informações !!
Eu perguntei pois estou acostumado a fazer 10Km na cidade e 13Km na estrada por litro de Diesel com a Band(OM-364)
OU
8Km na cidade e 9Km na estrada por litro de Diesel com o Defender(300Tdi)
E como estou vendo de fechar negócio em um cj5(1970) com o original 6cc, queria saber se no bolso pesaria mais, por mes ando por volta de 1000Km entre ir na faculdade, serviço e etc, acho que um Willys fazendo 7 ou 8 com litro de Etanol(que está mais barato) acaba saindo a mesma coisa, ou uns 10 com gasolina para compensar, até pensei em colocar o kit GNV para fazer uns 12Km por metro cubico de gás que é muuuuito mais barato, e para fazer trilha poderia fazer 4Km por litro de gasolina para usar potencia total mesmo.
O que acham? o GNV compensa ? ou sem o GNV nem vai pesar tanto no bolso ?
Agradeço desde já a grande ajuda de vocês !
Rogério Barthy
23/02/2015, 15:42
Com GNV ele fará por volta de 11 Km/m³, com ignição eletrõnica e distribuidor eletrônico com bobinas plasticas e
variador de avanço programavel. Faça uma planilha com os custos da gasolina 7 Km/l; alcool 5 km/l e gnv 10 km/m³,
100o km por mês , consumo, preço do combustível e custo para instalação e veja em quanto tempo se paga.
Na minha viatura a instalação de GNV se pagou em três anos.