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Ver Versão Completa : Melhora do consumo do Troller 2015 pós reprogramação



abreu
09/02/2015, 17:50
Pessoal, não abri esse tópico para falar de ganho de potência, nem de preparador X ou Y.

Esse tópico é apenas para informar aos interessados a fantástica melhora no consumo do Troller 2015 após a remoção da valvula EGR e filtro DPF assim como o abafador de escape.
Para esse tipo de remoção se faz necessário a reprogramação da central de injeção, para que a mesma ignore os sensores presente no cano de escape e na válvula EGR.

Independente de querer ou não mais potência para o motor, eu recomendo a reprogramação do mesmo, uma vez que o benefício da confiabilidade e economia de combustível valem a pena por si só.

Bem, eu passei de ruins 6,8km/l na cidade para bons 8,1km/l no mesmo percurso, andando da mesma forma.
Na estrada, a caminho da praia, trecho de 180km ida e volta, passei de 7,9km/l para excelentes 10,6km/l.

É uma diferença absurda, eu sei. No primeiro momento achei que alguma coisa estava marcando errado. Mas depois confirmei que essas eram as médias reais do carro.

Enfim, eu já tinha notado que o sistema de regeneração do DPF, que utiliza diesel para queimar a fuligem presa nele, aumentava bastante o consumo do carro quanto ativo (meu scaner avisa sempre que o sistema está em modo de regeneração). Eu só não tinha ideia de quão absurdo era a quantidade de combustível que esse sistema utilizava, a ponto de melhorar mais de 1km/l em algumas situações.

A regeneração do Troller se dá de forma automática mais ou menos uma vez cada 150~200km na cidade e uma vez a cada 200~300km na estrada e dura entre 10 e 20 minutos por vez.

Independente do preparador escolhido, eu recomendo a todos a reprogramação da central do motor.

http://i62.tinypic.com/293gei0.jpg

http://i58.tinypic.com/21d33f7.jpg

http://i57.tinypic.com/2yudj46.jpg



Abraços.

abreu
09/02/2015, 20:30
Notei também que pela maior força do motor em baixa rotação, tenho andado normalmente em rotações bem mais baixas que antes. Isso também está contribuindo para economia de combustível.

Abraços.

MARCELO PINHEIRO
10/02/2015, 15:23
Notei também que pela maior força do motor em baixa rotação, tenho andado normalmente em rotações bem mais baixas que antes. Isso também está contribuindo para economia de combustível.

Abraços.

olá Abreu,

Você reprogramou/removeu o DPF e o abafador, aqui em Fortaleza?

Obrigado

Walter da Camper
10/02/2015, 15:41
Qual o modelo do scanner que esta utilizando?

abreu
10/02/2015, 18:51
olá Abreu,

Você reprogramou/removeu o DPF e o abafador, aqui em Fortaleza?

Obrigado

Não, fiz aqui em Natal mesmo.
Mas ai em Fortaleza também tem quem faça.
Se quiser uma indicação, procure o Nestor Augusto, que faz esse trabalho muito bem feito.

Abraços.

MARCELO PINHEIRO
10/02/2015, 21:32
Não, fiz aqui em Natal mesmo.
Mas ai em Fortaleza também tem quem faça.
Se quiser uma indicação, procure o Nestor Augusto, que faz esse trabalho muito bem feito.

Abraços.
Obrigado pela dica Abreu, o Nestor Augusto é da Reiko né?. Falei com o leo da nordeste 4x4, ele me falou que a potência subia pra algo em torno de 280 cv, mas não tiraria o silenciador. amanhã ele ficou de me ligar pra me dar mais detalhes,

Abs

JAIME
11/02/2015, 08:50
Voces não tem inspeção veicular ai em suas cidades? Acho que aqui no Rio e em São Paulo com estas modificações não passaria.

Fabio_Roberto
11/02/2015, 10:18
Voces não tem inspeção veicular ai em suas cidades? Acho que aqui no Rio e em São Paulo com estas modificações não passaria.

SP não tem mais inspeção, por enquanto, mas com certeza não passa na inspeção.

abreu
11/02/2015, 11:41
Na inspeção o valor máximo permitido de "poluição" varia de acordo com o ano de fabricação do veículo?

Pergunto isso pelo seguinte, mesmo reprogramado sem os filtros, não tem como esse motor poluir mais do que o MWM Sprint 2.8 por exemplo. Mesmo com toda remoção, ainda é um carro com common rail, com 1800bar de pressão de injeção, contra algo em torno de 300bar dos motores mecânicos.

Se o parâmetro for um só para todos os carros, é capaz de mesmo reprogramado ele passar no teste, já que nessa programação mantém-se o catalizador de gases (remove-se apenas o DPF, EGR e abafador)e a quantidade de fumaça emitida pelo escape é mínima.

Abraços.

Willian Del Piero Rocha
11/02/2015, 13:21
Não está atualizado ,mas dá para ter uma noção..
http://www.controlar.com.br/AInspecao_LimitesEmissao.aspx#/Emissao-de-Gases
http://www.controlar.com.br/Atendimento_FaleConosco.aspx

Se o catalizador é original do ano do veiculo ,será exigido ..

Heitoor
12/02/2015, 10:05
EU tenho que fazer a revisão dos 5mil KM ainda.
Será que se eu fizer isso nem da nada?
Ou melhor esperar pelo menos a primeira revisão?

Martin427
12/02/2015, 13:57
Na inspeção o valor máximo permitido de "poluição" varia de acordo com o ano de fabricação do veículo?

Pergunto isso pelo seguinte, mesmo reprogramado sem os filtros, não tem como esse motor poluir mais do que o MWM Sprint 2.8 por exemplo. Mesmo com toda remoção, ainda é um carro com common rail, com 1800bar de pressão de injeção, contra algo em torno de 300bar dos motores mecânicos.

Se o parâmetro for um só para todos os carros, é capaz de mesmo reprogramado ele passar no teste, já que nessa programação mantém-se o catalizador de gases (remove-se apenas o DPF, EGR e abafador)e a quantidade de fumaça emitida pelo escape é mínima.

Abraços.

Abreu,

O limite é dado para cada classe de motor Diesel (Euro 4, 5, etc.) e, especificamente, para cada motor. Os parâmetros são informados pela montadora.

Se você olhar o 3.0 contra o 3.2 (antigo), por exemplo, nota que a quantidade de material particulado/nível de opacidade toleradas no 3.0 são muito maiores que no 3.2 (1.15 no 3.0 contra 0.5 no 3.2, mais que o dobro)

Mesmo assim, 3.0 chipado não costuma (costumava, estamos sem Controlar em SP por eqto) passar na inspeção. O reprogramador que fez meu carro disse que as vezes passa com aditivo XP3 e/ou com um pouco de querosone, mas o mais comum era ter que colocar uma central original de volta.

Os motores com filtro de partículas não passam no teste em hipótese alguma, do mesmo jeito que carro que tem catalisador original tbm não passa. Já vi uma cena ridícula de um amigo meu com uma Parati turbo tendo que colocar de volta o módico catalisador de AP 1.6 de volta para passar no teste com um 2.0 de 500 cv e escape de 3 polegadas. A cara do funcionário foi cômica ao olhar em baixo do carro e ver aquela manilha de esgoto com uma caixa cruzada de 1,5 no final e um catalisador que parecia que cabia dentro do cano na frente.

Quanto ao nível de ruído: inspeção é feita por amostragem e/ou suspeita, então se o funcionário for cuzão, ele vai passar o decibelímetro, e carro com escape aberto (entenda por aberto: sem caixa cruzada) nao passa de jeito nenhum tbm.

abraço,
Martin

MARCELO PINHEIRO
30/03/2015, 11:13
Ola a todos,

reprogramei meu carro na sexta feira como Nestor da reiko, ele ficou com cerca de 270 cv e 75 kgf de torque. ele botou uma abafador no lugar do DPF, o serviço ficou MUITO bom, o carro ficou cerca de 20% mais economico, e agora o motor consegue empurrar os pneus 35" com folga. já fiz uma trilha no sábado com o carro, a tocada com certeza é outra. Recomendo á todos

RUBINEI
14/04/2015, 20:57
Pessoal desculpe ai minha ignorância ,,,,acabei de comprar um T4 2015

Minha duvida é: Posso usar Rodas aro 15 e Pneus 33 ou 35 mud no lugar das 17 atuais,,,,,,pergunto pois aqui para mim é bem mais fácil e tenho uma gama de opções nas rodas e pneus aro 15,,,,,, quais os pôs e os contras ,,,,

Agradesço desde já pela ajuda
abcs

fkururu
11/05/2015, 11:50
Abreu,

Boa tarde. Gostaria de saber com quem você fez a reprogramação da central do troller e também a retirada do escapamento? Quanto em média se gasta para fazer tudo isso?

Obrigado.

wsdanado
09/08/2015, 12:58
Abreu,

Boa tarde. Gostaria de saber com quem você fez a reprogramação da central do troller e também a retirada do escapamento? Quanto em média se gasta para fazer tudo isso?

Obrigado.

Tambem quero saber!!!