PDA

Ver Versão Completa : Carnaval Canastra - Caminho

Jimmy Offroad
08/02/2015, 01:30
Galera vou para a Serra da Canastra no carnaval e estou em dúvida qual caminho vou seguir. E a minha primeira vez.

Dá para ir por estrada de terra de São João Batista do Gloria até São José do Barreiro ou melhor ir por asfalto passando por Capitólio, Piumhi e Vargem Bonita. Só para ter uma idéia.

https://www.google.com.br/maps/dir/+S+20%C2%BA+18'+40%22+W+46%C2%BA+32'+10%22/S%C3%A3o+Jo%C3%A3o+Batista+do+Gl%C3%B3ria,+Minas+G erais/@-20.3827301,-46.6914578,32327m/data=!3m1!1e3!4m12!4m11!1m3!2m2!1d-46.5361111!2d-20.3111111!1m5!1m1!1s0x94b6b0ca88a4af33:0x591c2262 8fc6fea6!2m2!1d-46.5054905!2d-20.635088!3e0.

https://www.google.com.br/maps/dir/+S+20%C2%BA+18'+40%22+W+46%C2%BA+32'+10%22/-20.8862495,-46.402815/@-20.5563688,-46.1229529,11z/data=!4m7!4m6!1m3!2m2!1d-46.5361111!2d-20.3111111!1m0!3e0

São cerca de 70km a menos, mas tem um trecho que me parece complicado. Vou com a TR4 pneus BF Mud. Eu a patroa e as princesas.

Valeu Pessoal.

Eduardo Velo
08/02/2015, 10:00
Por Piumhi vai pegar estrada de terra só de Vargem a Barreiro ...
Indo por Gloria vai pegar trecho muito longo de terra ...

Se tiver com tempo sobrando , ir por Gloria é mais divertido ... rsrs
Como vai ser no carnaval , vai encontrar muitas vtrs pelo caminho ...

abs ...

Jimmy Offroad
08/02/2015, 23:25
Eduardo.

Se não chover, vou por Glória. Gosto de diversão, rsrs.

Obrigado, Abs,

Jimmy

Jimmy Offroad
09/02/2015, 00:23
Eduardo.

O caminho entre Glória e São José do Barreiro passa pela Babilônia e Serra Branca?

Mais uma vez, Obrigado.

Abs,

Eduardo Velo
09/02/2015, 08:18
Eduardo.
O caminho entre Glória e São José do Barreiro passa pela Babilônia e Serra Branca?
Mais uma vez, Obrigado.
Abs,

Isso mesmo , sobe a Serra Branca e atravessa a Babilonia , sempre vamos por Piumhi e Vargem pra poder chegar sem problemas , depois rodamos pela Babilonia um dia e o parque no outro dia , e voltamos pela Serra Sul , pegamos essa estrada http://goo.gl/maps/R1IdK e seguimos pro Sul até atravessar uma ponte de concreto , depois seguimos ou pra Gloria á dir. pela cach. dos Quilombos ou pra MG050 á esq.

abs e boa estadia ma Canastra ...

Alexandre Mello
12/02/2015, 17:52
Também estarei por lá no Carnaval. Amanhã sairei de São Paulo às 15h, com previsão de chegada em São José do Barreiro às 22h. Irei por Piumhi e Vargem Bonita devido ao horário de saída. Percorrer o Vale e a Serra da Babilônia à noite não vale a pena, pois perde-se todo o visual.

Domingo sairei de São José do Barreiro juntamente com outro camarada, com destino ao Vale da Babilônia, para encontrarmos um terceiro camarada que estará hospedado por lá. Na Babilônia vale a pena almoçar na Vanda, que fica aos pés da Serra Branca, ou então, na Pousada Babilônia, que fica próxima à Cachoeira do Quilombo.

Tem muitos lugares bacanas pela Canastra. Apenas 5 dias é suficiente para conhecer em torno de 20% da região.

Se estiver com Rádio VHF de Radioamadorismo, estaremos sintonizados na Frequência de 147.170 MHz.

Boa viagem e muita diversão pela Canastra.

Jimmy Offroad
13/02/2015, 14:25
Eduardo.

Obrigado e bom feriado.

Abs, Jimmy

Jimmy Offroad
13/02/2015, 14:28
Alexandre.

Obrigado pelas dicas. Também vou ficar em Barreiro. Já anotei a frequência, vou conversar com a Patroa.

Boa Viagem e até logo.

Abs,

Alexandre Mello
17/02/2015, 22:17
Por pura coincidência, sem nenhum tipo de comunicação ou planejamento prévio, Eu e o JotaN encontramos o "Jimmy OffRoad" e Família, hospedados na Pousada Dois Irmãos, mesma Pousada onde havia feito reserva com 2 semanas de antecedência do Carnaval.

Infelizmente, não conseguimos realizar nenhum Passeio juntos, mas "proseamos" bastante no Domingo e na Segunda-Feira de Carnaval.

Muito bacana a simpatia, atenção e cordialidade dos proprietários da pousada para conosco. Café da Manhã e Jantar típicos da Região da Canastra. Sem dúvida, por experiências anteriores, o melhor da Serra da Canastra encontra-se justamente nas Pousadas Rurais.

Eu e JotaN, infelizmente, tivemos de retornar a SP e RJ, respectivamente, mas o "Jimmy OffRoad" permaneceu pela Pousada Dois Irmãos e Distrito de São José do Barreiro, no intuito de conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra, cuja Portaria 1, em São Roque de Minas encontra-se fechada... Esta história fica para o "Relato da Expedição".... Abrirei Tópico para contar os "Causos" desta Expedição em detalhes...

Marco Dente e seu Comboio de 5 Veículos 4x4, onde nos juntamos e formamos 7 Veículos 4x4 no Parnacanastra, na Portaria 4 em São João Batista da Serra da Canastra, após contornar um longo trecho por fora... Resumindo... Foi muito bacana as 5 Horas de Off Road Noturno, onde saímos pela Portaria 4 às 21h... 290 Km rodados no Domingo... Aventura cansativa, mas inesquecível

Igor Santana, camarada que se alojou no Vale da Babilônia, que não conseguimos encontra-lo no Sábado, nem hoje (Terça-Feira), que infelizmente fiquei sabendo apenas hoje que teve seu Troller T4 3.0 com avaria mecânica logo no primeiro dia (Sábado), durante um passeio pelo "Vale do Céu" em Delfinópolis, fato que me deixou bastante chateado, pois vínhamos combinando esta Expedição Canastra juntos há tempos... Fora isto, nenhum contratempo mais grave.

Após descansar, abrirei Tópico relatando as experiências pessoais e coletivas desta belíssima Expedição Canastra.

No geral, um grande abraço a todos, incluindo "Patroas" e a "Criançada"!

Marcos_sc
17/02/2015, 23:14
No aguardo do tópico ...

Alexandre Mello
18/02/2015, 14:09
Fiz meu Relato Pessoal da "Expedição Carnastra 2015" na Seção Relatos de Viagem aqui no Fórum 4x4 Brasil.

Segue o link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/147422-relato-de-viagem-da-expedicao-carnastra-2015-de-13-17-de-fevereiro-de-2015-a.html

Estou organizando as pouquíssimas fotos que tirei, pois já fui bastante para canastra e acabo não tirando muitas fotos, pois existem centenas delas no meu Facebook.

JotaN
19/02/2015, 00:03
Fiz meu Relato Pessoal da "Expedição Carnastra 2015" na Seção Relatos de Viagem aqui no Fórum 4x4 Brasil.

Segue o link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/147422-relato-de-viagem-da-expedicao-carnastra-2015-de-13-17-de-fevereiro-de-2015-a.html

Estou organizando as pouquíssimas fotos que tirei, pois já fui bastante para canastra e acabo não tirando muitas fotos, pois existem centenas delas no meu Facebook.

Alexandre, muito bom o vídeo do meu 3.2 descendo em direção a Portaria 1. No seu no seu Tópico Relato de Viagem da Expedição-Carnastra 2015, explico o motivo de ainda não ter compartilhado as fotos e os vídeos do pe´riodo que estivemos na região da Canastra.

rogerr.sje
19/02/2015, 15:03
Pô galera, vendo o relato de vocês me bate até uma tristeza. Minha família é de Passos e há anos tenho vontade de fazer esse caminho. Esse ano como comprei minha VTR fui louco pra fazer a trilha via Babilônia e Serra Branca. Tava tudo certo, íamos meu primo que tbm tem uma TR4 e eu. Mas por conta de um maldito posto entre Casa Branca e Mocóca, onde parei pra completar o tanque, fui batizado e isso danificou a bomba de combustível.

No domingo tudo ainda estava normal e cheguei a ir até o Vale do Céu. Fiquei com água na boca de ver aquela estrada pela frente e não poder seguir a diante. Mas se Deus quiser terão outras oportunidades.

Alexandre Mello
19/02/2015, 16:40
Roger,

Revoltante essa situação que você relatou. Além de pagarmos caro na Gasolina, ainda "batizam" a mesma para render mais e terem mais lucro. Em meu Tópico com o Relato de Viagem em outra Seção, indiquei os preços absurdos que cobram pela Gasolina entre o Interior de SP e o Interior de MG.

Complexo de Cachoeiras do Vale do Céu fica logo na Entrada do Vale da Babilônia. Ainda tinha muito chão pela frente...

Um amigo que ficou no Vale da Babilônia, em um Sítio próximo à Pousada Babilônia, também teve problemas no primeiro dia. Foi se aventurar com seu Troller T4 3.0 na travessia de um riacho e as pás que refrigeram radiador entortaram, rasgando algumas colmeias do radiador e interrompendo a viagem.

Seu caso foi mais frustante, pois "Gasolina Batizada" e com preço elevado é muita sacanagem.

rogerr.sje
19/02/2015, 16:57
Roger,

Revoltante essa situação que você relatou. Além de pagarmos caro na Gasolina, ainda "batizam" a mesma para render mais e terem mais lucro. Em meu Tópico com o Relato de Viagem em outra Seção, indiquei os preços absurdos que cobram pela Gasolina entre o Interior de SP e o Interior de MG.

Complexo de Cachoeiras do Vale do Céu fica logo na Entrada do Vale da Babilônia. Ainda tinha muito chão pela frente...

Um amigo que ficou no Vale da Babilônia, em um Sítio próximo à Pousada Babilônia, também teve problemas no primeiro dia. Foi se aventurar com seu Troller T4 3.0 na travessia de um riacho e as pás que refrigeram radiador entortaram, rasgando algumas colmeias do radiador e interrompendo a viagem.

Seu caso foi mais frustante, pois "Gasolina Batizada" e com preço elevado é muita sacanagem.

Demais Alexandre! Você não faz ideia o quanto eu fiquei P.. da vida... até minha namorada que é esquentada resolveu tentar me acalmar... Mas como diria minha mãe, vão os anéis e ficam os dedos...

Pelo menos no fim pude encontrar um mecânico gente boa que além de ter feito um serviço bacana é trilheiro e já me convidou pra ir com a turma deles também.. eles saem todos os FDS de passos em direção da serra...

Mas meu sonho ainda não acabou..hehe.. ainda vou fazer essa trilha esse ano, se Deus quiser!

Jimmy Offroad
19/02/2015, 23:50
Sacanagem Roger.

Mas as oportunidades não vão faltar. Sempre tive vontade de conhecer a Canastra. Eh um lugar sensacional uma beleza ímpar e um povo simpático e hospitaleiro. Conheci este "cadinho" de Minas e me apaixonei.

Jimmy Offroad
20/02/2015, 00:25
Quero agradecer ao Alexandre e o JotaN pelas dicas e pela conversa. Foi um prazer imenso em conhece-los pessoalmente.

Na ida fiz o roteiro por SJB do Glória, Babilônia, Serra Branca e SJ do Barreiro no sábado. Até Glória 100% asfalto.

https://www.google.com/maps/d/edit?mid=z1EmEJRQWl18.kAhIFgeO53SI

Depois de glória tempo firme um pouco de poeira, estrada boa, alguns trechos com ondulações sem necessidade da tração. Subi a serra calçada e sai no vale da babilônia com a vista do Chapadão da Babilônia de olho na Serra Branca. Até aqui tudo em tranquilo qqr carro chegaria.

A vista no pé da Serra Branca impressiona, mas apesar da preocupação, passei sem enrosco. Dali até a pousada tudo tranquilo só curtindo o visual.

Alexandre Mello
20/02/2015, 06:04
Quero agradecer ao Alexandre e o JotaN pelas dicas e pela conversa. Foi um prazer imenso em conhece-los pessoalmente.

Na ida fiz o roteiro por SJB do Glória, Babilônia, Serra Branca e SJ do Barreiro no sábado. Até Glória 100% asfalto.

https://www.google.com/maps/d/edit?mid=z1EmEJRQWl18.kAhIFgeO53SI

Depois de glória tempo firme um pouco de poeira, estrada boa, alguns trechos com ondulações sem necessidade da tração. Subi a serra calçada e sai no vale da babilônia com a vista do Chapadão da Babilônia de olho na Serra Branca. Até aqui tudo em tranquilo qqr carro chegaria.

A vista no pé da Serra Branca impressiona, mas apesar da preocupação, passei sem enrosco. Dali até a pousada tudo tranquilo só curtindo o visual.

No retorno para casa você saiu novamente pelo mesmo caminho? Sai pela Babilônia e estava muito liso e escorregadio até a Cachoeira do Quilombo. As chuvas e os carros passando deixaram as estrada muito lisas.

Parei na Cachoeira do Taboão pelo caminho. Valeu pela dica. Cachoeira muito bacana.

Foi até o Parnanacanastra via São João Batista da Serra da Canastra ou desistiu de fazer toda aquela volta?

Valeu pelas "prosas" agradáveis que tivemos na Pousada.

Alexandre Mello
20/02/2015, 06:09
Demais Alexandre! Você não faz ideia o quanto eu fiquei P.. da vida... até minha namorada que é esquentada resolveu tentar me acalmar... Mas como diria minha mãe, vão os anéis e ficam os dedos...

Pelo menos no fim pude encontrar um mecânico gente boa que além de ter feito um serviço bacana é trilheiro e já me convidou pra ir com a turma deles também.. eles saem todos os FDS de passos em direção da serra...

Mas meu sonho ainda não acabou..hehe.. ainda vou fazer essa trilha esse ano, se Deus quiser!

O ano ainda está no início... Em Abril teremos outro Feriado Prolongado de 4 dias... Tempo mínimo para curtir a região é esse... Menos de 4 dias nem vale a pena sair de São Paulo ou Região Metropolitana, pois fica distante para nós.

Jimmy Offroad
20/02/2015, 14:33
Fiz o retorno por asfalto, choveu a noite inteira achei prudente não ir pela terra. Parei em Capitólio para almoçar, dei uma volta por Escarpas do Lago e vi como Furnas esta vazia.

Estava em S. Roque e o gps desconfigurou e não consegui mais achar o caminho e como não tinha posto no caminho resolvi voltar. A TR tem autonomia de 250km na terra, então tava no limite qqr bobeira poderia ficar sem gás.

As meninas adoraram o Taboão, principalmente os lambaris.

Eu que agradeço, abraços.

Jimmy Offroad
20/02/2015, 14:48
Fotos.

1. Cachoeira do Taboão e as filhotas tentando pegar lambari.
2. Chapadão da Babilônia com vista para Casca Dantas. Estrada do Rolador
3. Estrada da portaria 01. Logo acima estava o funcionário do ICMBIO impedindo a subida.
4. Estrada para SJ do Barreiro.
5. Casca Danta

Alexandre Mello
20/02/2015, 15:59
Fiz o retorno por asfalto, choveu a noite inteira achei prudente não ir pela terra. Parei em Capitólio para almoçar, dei uma volta por Escarpas do Lago e vi como Furnas esta vazia.

Estava em S. Roque e o gps desconfigurou e não consegui mais achar o caminho e como não tinha posto no caminho resolvi voltar. A TR tem autonomia de 250km na terra, então tava no limite qqr bobeira poderia ficar sem gás.

As meninas adoraram o Taboão, principalmente os lambaris.

Eu que agradeço, abraços.

Tem Postos de Combustível em Piumhi. Para quem volta por Asfalto é passagem obrigatória. Abasteci por lá na ida até a Pousada Dois Irmãos.

Foi o Melhor Preço que encontrei na Gasolina Comum em toda a Região da Canastra. R$ 3,40/L no Posto ALE no Centro de Piumhi. Em São Roque de Minas os EXORBITANTES R$ 3,70/L no Posto BR na entrada da cidade.

Com Autonomia tão Baixa, o jeito é andar com um daqueles Galões Metálicos de 20L. Sempre carrego um em Expedições por precaução. Na Canastra não chego a utilizar. Tracker faz uns 450 Km com 4x4 na Terra. Tanque de 70L.

Jimmy Offroad
22/02/2015, 01:13
Acabei abastecendo em Itau de Minas. Paguei R$3,60 na comum. Aqui em SCL abasteço por R$ 3,25. R$ 3,70 em Vargem eh soda. Tenho dois galões de 20l. Um importado com certificação européia mas não eh aceito aqui, pois não tem selo inmetro, http://www.armazem4x4.com.br/gal-o-de-polietileno-de-alta-densidade-combustivel.html e outro com selo http://www.armazem4x4.com.br/gal-o-para-combustivel-com-selo-do-inmetro-20l.html. O problema foi falta de espaço.

rogerr.sje
02/04/2015, 09:22
Galera bom dia!

Alguém sabe se a portaria de São Roque de Minas ainda tá interditada?

Tava pensado em ir pra Passos no feriado do dia 21 rever os parentes e passar pela serra, só que queria ir na parte alta que ainda não fui.

Vlw!

Rogério

Alexandre Mello
02/04/2015, 11:59
Roger,

O estrago causado pelas chuvas no acesso a Portaria 1 em São Roque de Minas foi tão grande que nem Motocicletas estavam passando. Com muita insistência, deixaram alguns hóspedes que estavam hospedados na mesma Pousada que Eu, JotaN e Jimmy Off Road, irem a pé até a Nascente do Rio São Francisco.

Para acesso ao Parque, contornamos por fora de São Roque de Minas, via Bambuí, seguindo sentido Araxá, entrando pela Portaria 4, em São João Batista da Serra da Canastra. Trajeto extremamente longo, pois foram quase 300 Km entre ida e volta, saindo da Pousada em São José do Barreiro.

Caminho espetacular, pois consegue-se visualizar 6 Cachoeiras e suas respectivas quedas nos Paredões do Parnacanastra.

Dentro do Parque as condições das estradas estão desafiadoras. Pela primeira vez em 45 Mil Km com os Pneus Yokohama Geolandar A/T-S G012 um deles furou dentro do Parnacanastra. Pedras, Erosões e Grandes Poças de Lama foram os Cenários da Aventura no Carnaval.

Se estiver de Veículo 4x4 100% original, recomendo não ir sozinho. Caso a viatura esteja com alguma preparação e com mecânica confiável, consegue percorrer todos os roteiros tranquilamente.

rogerr.sje
02/04/2015, 12:43
Nossa cara!

E tudo isso por conta de uma "obra de melhoria". Pra mim não compensa rodar todo esse trajeto via São João Batista da Canastra, apesar de todos me dizerem o mesmo que disse, cenário espetacular.

Acho que vou fazer o caminho pela Babilônia até a parte baixa da Casca D´anta e retorno pelos Canteiros.

Nos outros dias faço alguns passeios em cachoeiras próximas ali no Glória.

Minha VTR tá original, então seguindo se conselho fica pra próxima. Uma pena pois em 32 anos visitando aquela região nunca consegui ir até a nascente do Velho Chico nem a parte alta da Casca D´anta.

Valeu mesmo pela informação!

Barros
30/05/2015, 02:38
O estrago causado pelas chuvas no acesso a Portaria 1 em São Roque de Minas foi tão grande que nem Motocicletas estavam passando.
A Portaria 1 do Parque da Serra da Canastra continua interditada ou já foi liberada?

Alexandre Mello
01/06/2015, 05:42
A Portaria 1 do Parque da Serra da Canastra continua interditada ou já foi liberada?

Barro, o colega Falvio KS respondeu que esteve lá em Abril e a Portaria 1 em São Roque de Minas já está liberado o acesso.

O Post do colega está em outro Tópico no link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/passeios/146392-estrada-de-castelhanos-em-ilhabela-sp-novamente-trafegavel-apenas-por-veiculos-4x4-post2282196.html#post2282196

Boa incursão pela Serra da Canastra. Aquela região é fantástica. Fiz 4 Expedições por lá e ainda pretendo voltar mais vezes.

Abraços!

Barros
01/06/2015, 14:00
Obrigado, Alexandre, pelo esclarecimento. Ainda não tinha visto a resposta do Flávio. Minha idéia é entrar pela portaria 3 (Sacramento), atravessar o parque (visitando a nascente do Rio São Francisco no caminho) e sair pela portaria 1 (São Roque). Daí minha preocupação com a interdição da portaria 1. A propósito, já que vc conhece bem aquela região, que outros passeios vc recomenda na Serra da Canastra? Abraço!

Alexandre Mello
01/06/2015, 16:53
Obrigado, Alexandre, pelo esclarecimento. Ainda não tinha visto a resposta do Flávio. Minha idéia é entrar pela portaria 3 (Sacramento), atravessar o parque (visitando a nascente do Rio São Francisco no caminho) e sair pela portaria 1 (São Roque). Daí minha preocupação com a interdição da portaria 1. A propósito, já que vc conhece bem aquela região, que outros passeios vc recomenda na Serra da Canastra? Abraço!

Barros,

Passei uma única vez pela Portaria 3, seguindo até o Centro de Sacramento, onde pernoitei e retornei a SP Capital via Franca e Ribeirão Preto. Nunca mais quis fazer este roteiro, pois da Portaria 3 até Sacramento, não existem atrações, apenas grandes plantações de cooperativas e muita, muita estrada de terra, onde circulam caminhões articulados e dá-lhe poeira. Não vale a pena entrar ou sair pela Portaria 3 quem sai aqui de São Paulo - SP.

Melhor roteiro é ficar em São José do Barreiro, Distrito de São Roque de Minas, pois assim você consegue explorar tanto a Área Regularizada (Parnacanastra) via Portaria 1 em São Roque de Minas, como também a Portaria 2 (Casca D'Anta Parte Baixa) e vale uma visitação a Portaria 4 (São João Batista da Serra da Canastra) via Portaria 1.

Consegue explorar também as atrações da Área Não Regularizada em Delfinópolis, com destaque para o Vale da Babilônia.

São José do Barreiro possui algumas Cachoeiras muito pouco conhecidas, como a do Sileno e a Pedro Belém. A Cachoeira do Taboão também é pouco visitada, além da Cachoeira que fica na propriedade do Sr. Rafael, no Vão dos Cândidos.

Caso vá para lá, recomendo que se hospede na Pousada Dois Irmãos, em São José do Barreiro, que fica a 1 Km da entrada da Portaria 2. Só procurar pelo Dener e pela Gislaine e dizer que fui eu quem indicou. Pessoal gente finíssima. Hospedagem com Café da Manhã e Jantar incluso. Fora de feriados não cobram caro. Dener tem um Pick-Up Toyota Hylux e conhece bem as atrações da região, podendo indicar a você bons roteiros.

Sugestão de Roteiro:

Adentrar via São João Batista do Glória pela manhã, no máximo até às 10h, atravessando o Vale da Babilônia. Parar na Pousada Babilônia, no meio do Vale da Babilônia, para almoço típico. Domingo Globo Rural exibiu uma reportagem sobre a Canastra e se hospedaram novamente nesta pousada. O proprietário, Sr. Reinaldo e o "Violeiro Vavá" são pessoas muito simpáticas, vale a pena o almoço e "uma prosa" por lá.

Em seguida seguir até a "Casa da Vanda", ao pé da Serra Branca, parando para tomar algo antes de iniciar a subida. Apreciar a vista do alto da Serra da Babilônia, onde você irá iniciar a descida sentido São José do Barreiro, chegando por lá já ao anoitecer. Chegando próximo a "Igrejinha", parada obrigatória para apreciar o paredão em forma de "Baú" que é de onde origina o nome "Serra da Canastra". Se você gosta de pássaros, ótimo lugar para se observar aves diversas.

Caso queira indicações de outras pousadas, conheço algumas em que já fiquei por lá.

Estamos aqui para ajudar no quer for possível.

P.S.: Canastra com chuva = Muita lama e excesso de emoção. Canastra sem chuva = Muita poeira e pouca emoção.

Barros
01/06/2015, 19:29
Puxa, meu caro, muito obrigado mesmo por esse verdadeiro guia turístico da Serra da Canastra! :)
Tava pensando em ir pra lá em julho, mas acho que vou deixar pro final do ano pra ter mais emoção, hehe.
Ou, melhor ainda, acho que vou na seca e na chuva; afinal, opções de passeio é o que não falta naquela região.

flavio ks
02/06/2015, 00:26
Barro, o colega Falvio KS respondeu que esteve lá em Abril e a Portaria 1 em São Roque de Minas já está liberado o acesso.

O Post do colega está em outro Tópico no link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/passeios/146392-estrada-de-castelhanos-em-ilhabela-sp-novamente-trafegavel-apenas-por-veiculos-4x4-post2282196.html#post2282196

Boa incursão pela Serra da Canastra. Aquela região é fantástica. Fiz 4 Expedições por lá e ainda pretendo voltar mais vezes.

Abraços!

Caro Alexandre Mello, havia esquecido de mencionar e lhe agradecer, pois estive na Canastra em abril, hospedado na pousada dois irmãos, seguindo suas sugestões postadas aqui. Excelente dica tanto da pousada qto da localização. Inclusive mencionei vc como responsável pela indicação, Hehe . Gislaine e Dener são nota dez!!
Gde abraço

Alexandre Mello
02/06/2015, 05:54
Caro Alexandre Mello, havia esquecido de mencionar e lhe agradecer, pois estive na Canastra em abril, hospedado na pousada dois irmãos, seguindo suas sugestões postadas aqui. Excelente dica tanto da pousada qto da localização. Inclusive mencionei vc como responsável pela indicação, Hehe . Gislaine e Dener são nota dez!!
Gde abraço

Bacana Flávio. O pessoal por lá é muito simpático mesmo. Carnaval 2015 foi a 1ª vez que ficamos na Pousada Dois Irmãos: Eu, JotaN e Jorge (Jimmy Off Road).

Carnaval 2014 fiquei no Vilarejo de São José do Barreiro na Pousada e Chalé Flor da Serra, pessoal também muito simpático, mas de infraestrutura inferior a Pousada Dois Irmãos. Fiquei por lá por estar conduzindo um Comboio de 10 Veículos, não cabendo todos onde fiquei este ano.

Fórum 4x4 Brasil é uma excelente ferramenta de compartilhamento e troca de informações. Ao contrário de alguns que gostam de "monopolizar" roteiros e informações, faço parte da turma que faz questão de compartilhar.

Fiquei contente que tenha gostado. Canastra é apaixonante. Sempre fica aquele gosto de quero mais.

Alexandre Mello
02/06/2015, 06:07
Puxa, meu caro, muito obrigado mesmo por esse verdadeiro guia turístico da Serra da Canastra! :)
Tava pensando em ir pra lá em julho, mas acho que vou deixar pro final do ano pra ter mais emoção, hehe.
Ou, melhor ainda, acho que vou na seca e na chuva; afinal, opções de passeio é o que não falta naquela região.

Do Centro de Sacramento até a Portaria 3 do Parnacanastra você perderia metade do dia por Estradas de Terra fora do Parque. Após adentrar pela Portaria 3, você conseguiria apreciar no máximo a Casca D'Anta Parte Alta e o Por do Sol na Garagem de Pedras, percorrendo um longo trecho a noite para sair pela Portaria 1 em São Roque de Minas, perdendo todo o visual fantástico de mais da metade do Parnacanastra, trafegando em velocidade muito reduzida, devido as condições daquelas estradas, mais o fator noite.

Teria de retornar mais 2 dias pela Portaria 1 para conhecer o restante das atrações que deixou para trás.

Independente do tipo de combustível do seu veículo, se prepare para pagar caro por lá. No Carnaval a Gasolina em São Roque de Minas e Vargem Bonita estava custando R$ 3,70 o Litro.

Expedição Curta, boa de se apreciar em família ou com bons amigos.

P.S.: Relato das Atividades durante o Carnaval 2015 e Descrição de Algumas Despesas indiquei em outra Área aqui do 4x4 Brasil:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/147422-relato-de-viagem-da-expedicao-carnastra-2015-de-13-17-de-fevereiro-de-2015-a.html

PJR SPORT 08
07/06/2015, 10:35
Também pretendo ir a Canastra, não sei se esse ano consigo ainda.
Estou bolando um projeto de 12 dias, aproveitar 15 dias de ferias para meter o pé na estrada.

Mas com certeza esta nos meus planos...

Já tinha lido aquele seu relato de viagem Alexandre Mello, obrigado por compartilhar conosco, bastante informação legal!

Abraços