Ver Versão Completa : Freio do Troller - Pedal ineficiente e o carro não para!
Amigos, antes de postar este tópico procurei e não achei nada a respeito do problema de freio do Troller 2006 (3.0) mencionado abaixo:
O que acontece:
Tenho um Troller 2006 (3.0) e do nada começou com problema de freio. Ao acionar o pedal de freio o pedal desce mas não dá fim de curso e na metade do curso do pedal ele fica com muita resistência e o carro não para. Está extremamente perigoso andar com ele, por isso ele está parado a mais de 30 dias.
A pressão de óleo que está chegando nas pinças traseiras está muito baixa.
Já troquei as seguintes peças:
- Cilindro mestre
- Hidrovácuo
- Usei outra bomba que vai no hidrovácuo (aquela que fica na frente do motor), mas não resolveu
- Eliminei a válvula proporcionadora para saber se era ela, também sem sucesso
- Sangrei diversas vezes e sempre a pressão da roda traseira e baixa. Com a maquina de sangrar a pressão aumenta
- Troquei as pastilhas de freio dianteira e traseira
- Verifiquei todos os flexíveis e não encontrei entupimento
Perguntas:
- Vocês saberiam me dizer o que mais eu posso testar?
- Não tem nenhum vazamento de óleo nas pinças e os pistões delas estão retornando na pinça com certa facilidade, mesmo assim vocês acham que pode ser que exista alguma borra de óleo existentes nos pistões (lado interno das pinças), que impede o correto movimento do pistão dentro da pinça?
Obs.: Este carro ficou parado por uns 6 meses.
Obs.: Quando eu ando com o carro, na primeira freada o freio é ruim, mas na segunda pisada no pedal de freio o carro reage como não tivesse nenhum freio.
Ao andar com o carro somente os discos dianteiro ficam com temperatura maior do que os traseiros. Sem que os discos do freios traseiros nem esquentam.
Só faltou trocar a tubulação de freio que sai do cilindro mestre em direção as rodas.
Agradeço por qualquer dica, pois já não sei mais o que fazer. Enquanto isso o carro continua parado.
Abraço,
Rubens
jipeiroMT
08/02/2015, 00:24
Amigos, antes de postar este tópico procurei e não achei nada a respeito do problema de freio do Troller 2006 (3.0) mencionado abaixo:
O que acontece:
Tenho um Troller 2006 (3.0) e do nada começou com problema de freio. Ao acionar o pedal de freio o pedal desce mas não dá fim de curso e na metade do curso do pedal ele fica com muita resistência e o carro não para. Está extremamente perigoso andar com ele, por isso ele está parado a mais de 30 dias.
A pressão de óleo que está chegando nas pinças traseiras está muito baixa.
Já troquei as seguintes peças:
- Cilindro mestre
- Hidrovácuo
- Usei outra bomba que vai no hidrovácuo (aquela que fica na frente do motor), mas não resolveu
- Eliminei a válvula proporcionadora para saber se era ela, também sem sucesso
- Sangrei diversas vezes e sempre a pressão da roda traseira e baixa. Com a maquina de sangrar a pressão aumenta
- Troquei as pastilhas de freio dianteira e traseira
- Verifiquei todos os flexíveis e não encontrei entupimento
Perguntas:
- Vocês saberiam me dizer o que mais eu posso testar?
- Não tem nenhum vazamento de óleo nas pinças e os pistões delas estão retornando na pinça com certa facilidade, mesmo assim vocês acham que pode ser que exista alguma borra de óleo existentes nos pistões (lado interno das pinças), que impede o correto movimento do pistão dentro da pinça?
Obs.: Este carro ficou parado por uns 6 meses.
Obs.: Quando eu ando com o carro, na primeira freada o freio é ruim, mas na segunda pisada no pedal de freio o carro reage como não tivesse nenhum freio.
Ao andar com o carro somente os discos dianteiro ficam com temperatura maior do que os traseiros. Sem que os discos do freios traseiros nem esquentam.
Só faltou trocar a tubulação de freio que sai do cilindro mestre em direção as rodas.
Agradeço por qualquer dica, pois já não sei mais o que fazer. Enquanto isso o carro continua parado.
Abraço,
Rubens
Frustrante trocar tantas peças e o problema persistir. Sinceramente, Rubens, com freio não se brinca. Se for pra trocar tudo, troque. Mas, acredito que você tenha se equivocado na ordem das trocas. Eu teria começado justamente checando minuciosamente pinças e tubulação, antes de partir pro hidrovácuo, válvula e cilindro mestre que são bem menos suscetíveis a falhas, na minha opinião.
Amigo, o óleo que sai das pinças traseiras, no momento da sangria está muito fraca. Com a maquina de sangrar a pressão da sangria fica melhor. Como as pinças não estão travando, não há vazamentos, me levou a este desencontrado diagnóstico. Foi por isso que comecei nesta ordem. Concordo plenamente com os seus comentários, deveria ter iniciado pelas pinças tubulações etc... Meu próximo passo será isso. Vou desmontar as pinças e ver o estado que elas se encontram, e nas traseiras, vou aproveitar e trocar o reparo e testar novamente.
Caso eu descubra o defeito antes de qualquer outra ajuda, postarei os resultados.
Abraço e obrigado pelo retorno.
Rubens
Pablo.pinto2007
08/02/2015, 23:37
Existe uma válvula que se chama levantadora... que não acredito nem tão pouco observei seu funcionamento... dizem que aumenta a pressão no sistema a qual está conectada, geralmente é instalada na saída do cilindro mestre. Eu instalei no meu willys buscando aumentar a eficiencia do freio traseiro e não adiantou de nada.
O problema crônico do freio do troller são as pinças traseiras, às vezes dá a impressão da pinça está normal e na verdade está meia boca. Essa pressão que vc diz ser pouca na traseira é no sangrador da pinça? Comprovada através da máquina que faz a sangria? Eu faria o seguinte, isolaria cada roda traseira e veria, senão as duas... caso o freio ficasse igual, comportamento do pedal, o problema está no cilindro mestre. Montado o reparo errado, ou algo do tipo. Não é pra vc ter problema com as peças que já trocou, mas se está acontecendo... tem alguém ou deixando passar o problema na vista ou então fazendo "cagada"!
Pablo
Pablo, bom dia!
O pressão é baixa no sangrador. Parece que o cilindro da pinça não cria pressão ou existe alguma tubulação entupida. O carro já está na oficina especializada em Troller para esta verificação. A tubulação de freio inclusive os flexíveis foram checados, passamos ar comprimido e o ar flui normalmente.
Eu acredito que sejam as pinças traseiras com problema, embora aparentemente não há problemas que externamente sejam visíveis, tais como: vazamento, pistão da pinça preso, algo quebrado, pino de articulação do cavalete da pinça preso...
Vamos ficar em contato, assim que for identificado e corrigido eu informarei o que estava acontecendo.
Abraço,
Rubens
Troller-a-vista
09/02/2015, 10:09
pode ser inclusive uma borracha estrangulada ou que esta inchando quando se aperta o freio, ai ela nao funciona perfeitamente e prejudica as demais.
mas pra mim isso aí ta parecendo cilindro mestre ou fluido contaminado ou bolhas no sistema.
Pablo.pinto2007
10/02/2015, 11:12
pode ser inclusive uma borracha estrangulada ou que esta inchando quando se aperta o freio, ai ela nao funciona perfeitamente e prejudica as demais.
mas pra mim isso aí ta parecendo cilindro mestre ou fluido contaminado ou bolhas no sistema.
Não quis falar explicitamente que a oficina errou ao sangrar, mas pedal não firme, é sinal de água ou ar no sistema... existe até uma linha que diz que o cilindro mestre deve ser sangrado também... olha o bizu... eu nunca observei ar nos cilindros que instalei...
Jamais deixe passar ar ou água na tubulação de óleo de freio, a água é o diluente do óleo de freio, e caso crie um bolsão dentro de alguma tubulação por rebaixamento, vc terá sérios problemas com freio, tudo vai oxidar e nunca mais terá saúde. E ar pode conter umidade...
Caso tudo esteja nos conformes, peça para testar com pinças emprestadas primeiro e se confirmar, compre, pois não são nada baratas... já pensou comprar e não ser? Não esqueça de ver se o cilindro mestre está sangrado, ou se alguém o desmontou se o reparo foi reposto de forma correta.
PAblo
Pablo,
O problema foi encontrado e solucionado. O defeito estava na bomba de vacuo que fica na frente do motor e que puxa o ar do hidrovacuo, Foi substituída a bomba e o freio voltou ao normal.
Obrigado a todos os amigos pela ajuda!
Rubens
Kleytoonnnn
19/04/2015, 23:14
Rub,
Tenho o mesmo problema no meu Troller 2008, e tambem constatamos que a bomba de vácuo esta muito fraca! sendo que medimos o vácuo de uma frontier e foi uns 900 no medidor na lenta, e a minha dava quase 200 na lenta e no max 600 em 3mil rpm!
Eu gostaria muito de saber como ficou teu freio, pois estamos querendo tirar essa bomba de vácuo que vai na frente do motor e colocar aquela bomba de vácuo que é junto com o alternador, é usado em algumas Hilux e L200 por exemplo. E acredito que seja muito mais eficiente!
Assim que eu fizer isso retorno aqui e conto como ficou!
Abraço!
Daniel Yoshida
13/07/2015, 09:46
Bom dia pessoal.
To pegando carona aqui no tópico.
Meu troller, quando freio forte, bruscamente, ele puxa para a esquerda. Freando normalmente, não puxa..
Ja verifiquei pastilhas e discos, tudo ok
Já troquei o fluido tbm.
Alguem tem ideia do que pode ser?
abraços
Rub,
Tenho o mesmo problema no meu Troller 2008, e tambem constatamos que a bomba de vácuo esta muito fraca! sendo que medimos o vácuo de uma frontier e foi uns 900 no medidor na lenta, e a minha dava quase 200 na lenta e no max 600 em 3mil rpm!
Eu gostaria muito de saber como ficou teu freio, pois estamos querendo tirar essa bomba de vácuo que vai na frente do motor e colocar aquela bomba de vácuo que é junto com o alternador, é usado em algumas Hilux e L200 por exemplo. E acredito que seja muito mais eficiente!
Assim que eu fizer isso retorno aqui e conto como ficou!
Abraço!
Amigo,
Após resolver o problema da bomba de vácuo o Troller melhorou porém não resolveu. O que eu fiz para sanar o problema:
Troquei as pinças e discos dianteiros dianteiros que são da Zafira pelos da Toyota Bandeirantes, tive que usar um suporte adaptado (feita por uma empresa no Sul) para as pinças da Band e também tive que desbastar um pouco a pinça para ajustar na roda original do Troller.
Agora tem freio!!!
Abraço,
Rubens
Bom dia pessoal.
To pegando carona aqui no tópico.
Meu troller, quando freio forte, bruscamente, ele puxa para a esquerda. Freando normalmente, não puxa..
Ja verifiquei pastilhas e discos, tudo ok
Já troquei o fluido tbm.
Alguem tem ideia do que pode ser?
abraços
Daniel, boa tarde!
São vários fatores que podem ocasionar esse efeito. Segue abaixo algumas dicas:
- Você já verificou folga nos terminais de direção?
Aconteceu isso comigo, quando eu usava os terminais originais do Troller. Após mudar para o do MB 608 acabou esse efeito.
- Também veja a folga do rolamento de roda e os pivôs.
- Como está o mecanismo das pinças? Se estiverem com muita sujeita, elas travam e pode acontecer isso em uma freada mais forte.
Abraço e espero ter ajudado,
Rubens
Daniel Yoshida
13/07/2015, 14:12
Boa Rubens, vou verificar tudo isso!
Valeu
Daniel Yoshida
22/07/2015, 13:52
Somente para reportar o ocorrido.
Não era os retentores nem pistão do freio.
Meu mecânico desconfiou do disco e pastilha apesar de estarem bons ainda, ele já tinha visto casos de estar empenado, e não vibrar no volante, somente puxar para um dos lados.
Para ter certeza antes de mexer nisso, invertemos os discos e pastilhas de lado.
Começou a puxar para o outro lado.
Apos a certeza, troquei discos e pastilhas.
Problema resolvido.
Abraços
Carlos_bass
26/08/2015, 00:47
Pessoal, tenho um problema parecido. Meu 3.0 qndo freio o pedal desce muito, freia bem mas sinto que se usar em uma longa descida o pedal encosta no final e o freio acaba. Comprei faz pouco tempo sera que é normal?
Fabio_Roberto
26/08/2015, 10:35
Pessoal, tenho um problema parecido. Meu 3.0 qndo freio o pedal desce muito, freia bem mas sinto que se usar em uma longa descida o pedal encosta no final e o freio acaba. Comprei faz pouco tempo sera que é normal?
Normal, o freio do troller não é bom,mas se o seu freia bem vc tem sorte..
O que melhora muito esse sintoma é a troca do fluido de freio, o fluido velho pega umidade e acontece isso.. abraço
Carlos_bass
26/08/2015, 12:39
Normal, o freio do troller não é bom,mas se o seu freia bem vc tem sorte..
O que melhora muito esse sintoma é a troca do fluido de freio, o fluido velho pega umidade e acontece isso.. abraço
Obrigado Fábio.
Farei a troca do fluido, vou aproveitar pra trocar da embreagem TB. Já havia desconfiado do fluido pois achei meio escuro.
Abs.
jipeiroMT
26/08/2015, 18:55
Obrigado Fábio.
Farei a troca do fluido, vou aproveitar pra trocar da embreagem TB. Já havia desconfiado do fluido pois achei meio escuro.
Abs.
Vai na dica do Fabio mesmo, mas no seu lugar eu já compraria um cilindro de freio e/ou de embreagem de reserva. Uma vez que o fluido absorveu umidade e ficou assim por tempo prolongado, a chance de estourar o cilindro na hora de bombear os pedais na troca pode ser grande. Já vi acontecer isso algumas vezes. As vezes, vale mais a pena trocar logo os cilindros mesmo e de preferência colocar DOT 5.1.
Atenção: DOT 5.1 é diferente do DOT 5. O Troller pode usar DOT 3, DOT 4 ou DOT 5.1. O 5.1 é mais eficiente.
Se achar que os cilindros estão bons, vai só na troca dos fluidos mesmo.
Carlos_bass
27/08/2015, 07:38
Valeu pessoal, vou fazer no sábado e posto o resultado.
Valeu pessoal, vou fazer no sábado e posto o resultado.
Meu caro, sinto muito mas seu freio esta com problemas e você não vai resolver com a troca do fluido. Em absoluto pode ser normal apertar o pedal e ele aos poucos ir baixando até encostar na tábua. O freio do Troller não é eficiente mas, o seu caso não é ineficiência e sim defeito. O meu freio mandei trocar todos os discos, pastilhas e retifiquei as pinças traseiras. O freio está bom, sem defeitos, porém é ineficiente, isto é uma característica do projeto e não defeito que possa ser corrigido mantendo o mesmo projeto. No seu caso pode ter certeza que há defeito no sistema, possivelmente vazamento.
Carlos_bass
27/08/2015, 09:01
Jaime, o pedal não chega ao final, apenas acho que desce mais que o normal. Chequei todo o sistema e não tem vazamentos, pastilhas e disco são novos. Já peguei o veiculo assim e não conheço o comportamento esperado dos freios do Troller. Kkkk. Sou ex F75 OHC turbo álcool. Vou levar em uma oficina de freios pra ouvir o que dizem.
homerohermida
27/08/2015, 09:36
Jaime, o pedal não chega ao final, apenas acho que desce mais que o normal. Chequei todo o sistema e não tem vazamentos, pastilhas e disco são novos. Já peguei o veiculo assim e não conheço o comportamento esperado dos freios do Troller. Kkkk. Sou ex F75 OHC turbo álcool. Vou levar em uma oficina de freios pra ouvir o que dizem.
"Acho" é pouco neste teste. Aperte o freio e aguarde. Se o pedal baixar lentamente e não há vazamentos, troque o cilindro mestre. E não precisa de muita força. Basta apertar e aguardar algus segundos.
Carlos_bass
28/08/2015, 08:14
"Acho" é pouco neste teste. Aperte o freio e aguarde. Se o pedal baixar lentamente e não há vazamentos, troque o cilindro mestre. E não precisa de muita força. Basta apertar e aguardar algus segundos.
Está abaixando, não chega encostar mas está perdendo pressão. Vou trocar o cilindro mestre.
Prezado,
O comportamento esperado do freio do Troller é uma m....da. De qualquer modo não é defeito é um projeto ruim. O seu está com defeito e, a meu ver, o Homero tem razão. Numa primeira avaliação trocar o cilindro mestre parece a solução. Vai ficar com um freio ruim, como todo Troller, mas que não baixa quando pressionado.
Carlos_bass
28/08/2015, 13:36
Comprei o cilindro mestre na www.calpen.com.br. Aproveitei pra comprar os 2 da embreagem tb. As vezes ela falha.
Quando trocar posto o resultado.
Eai Carlos resolveu ?
Estou com um 2010 mesma coisa pedal mole e desce muito, ja foi trocado cilindro e nao adiantou... amanha vai pro meca revisar e lubrificar pinças freios
Carlos_bass
16/12/2015, 00:11
JG, troquei o cilindro, as pastilhas são novas, as pinças estão normais. Melhorou mas ainda acho que tem algo errado, estou desconfiando do trava carneiro que ele tem. Foi feito um desvio pra passar pela trava, acho que está afetando. Você tem trava carneiro no seu?
JG, troquei o cilindro, as pastilhas são novas, as pinças estão normais. Melhorou mas ainda acho que tem algo errado, estou desconfiando do trava carneiro que ele tem. Foi feito um desvio pra passar pela trava, acho que está afetando. Você tem trava carneiro no seu?
Em minha opinião não tem relação alguma com a Trava Carneiro. Em 100% dos meus carros instalo Trava Carneiro. Foi assim com minhas Bandeirantes e foi assim com meu Troller 2010. Não muda nada o freio. Da Bandeirante era bom, continuou bom. Do Troller era ruim, continuou ruim do mesmo jeito, não mudou nada. O freio é xoxo mesmo. Acho que só adaptação para resolver. No meu verifiquei tudo em oficina especializada Troller e continua um freio ruim.
As vezes fico me perguntando se não há algum problema com os flexiveis do sistema de freio que podem dilatar quando pressionados e causar este efeito de pedal elástico. Não é possivel que se troque tudo como vários amigos já fizerem e continua uma m... Outro fato que me causa certa estranheza é que não aparece nenhuma oficina ou mecanico da área com uma solução desenvolvida de adaptação, especialmente na região de São Paulo. Só vejo soluções caseiras.
Fabio_Roberto
16/12/2015, 09:58
JG, troquei o cilindro, as pastilhas são novas, as pinças estão normais. Melhorou mas ainda acho que tem algo errado, estou desconfiando do trava carneiro que ele tem. Foi feito um desvio pra passar pela trava, acho que está afetando. Você tem trava carneiro no seu?
O freio do Troller é ruim, ele para mas é ruim... dificil a trava interferir..
amonluna
16/12/2015, 10:40
O meu 2003 freia muito bem, acho q é tudo original, pra um carro com essa altura, quase 2 toneladas e entre eixo tão curto acho bem razoável, várias vezes as rodas travaram no asfalto, o ruim é q cada hora uma roda diferente q trava, dai tem q tá esperto pra aliviar o pé compensar a guinada q dá pro lado q travou, mas também não ando a milhão na cidade, raramente dou essas freadas bruscas.
Esses dias viajei com uma Hilux com 4 mil km rodados e achei o freio bem pior q do bugão.
Abraços
Troller-a-vista
16/12/2015, 11:26
troca por freio de f250 ou por logo um freio a ar que resolve isso... freio bom é freio grande pois evita de travar a roda mas ao mesmo tempo para em seguranca e rapidamente, qto menor o frei omais suscetivel a travamentos e aquecimentos que fazem o carro nao parar.
Jaime, o meu é assim também! Pedal baixo, xoxo, mas para, se meter o pé no freio chega a arrastar as rodas dianteiras!
Discos novos, pastilhas novas, cilindro e hidrovácuo ok. Também desconfio dos flexíveis (no meu caso, os dianteiros, velhos, já que os traseiros são novos!), dilatando. Alguém mais??
AZEITONAA
16/12/2015, 13:24
troca por freio de f250 ou por logo um freio a ar que resolve isso... freio bom é freio grande pois evita de travar a roda mas ao mesmo tempo para em seguranca e rapidamente, qto menor o frei omais suscetivel a travamentos e aquecimentos que fazem o carro nao parar.
será que algum corajoso já instalou o sistema completo da brembo? O máximo que eu vi pessoalmente foi a simples troca estética da capinha do freio huehuehue
Sandrãobh
16/12/2015, 20:17
Os meus discos e pinças dianteiros são da Band, com cilindro mestre da F-250 !!! Freia muito, se meter o pé trava os 35'' de boa...
abç.
Os meus discos e pinças dianteiros são da Band, com cilindro mestre da F-250 !!! Freia muito, se meter o pé trava os 35'' de boa...abç.Sandrao, e o seu freio é xoxo ou não? E pra colocar o cilindro da f250 tem adaptação ou é plug and play?
amonluna
16/12/2015, 21:38
tinha esquecido desse detalhe, o meu freia bem porq o pneu é pequeno, uso 31', mas aumentou pneu tem q aumentar o freio junto.
Sandrãobh
23/12/2015, 12:40
Sandrao, e o seu freio é xoxo ou não? E pra colocar o cilindro da f250 tem adaptação ou é plug and play?
O meu não tá xoxo não... Só notava o quanto ''faltava'' freio quando dirigia outro carro e na primeira freada quase arrancava o pescoço...Mas agora ficou muito bom!!!
Um dos problemas do Troller (de motor diesel) é o vácuo, ou a falta dele, que endurece o pedal após duas pisadas no pedal !
O cilindro mestre da f-250 são dois modelos, um é plug & play (segundo um amigo que tem no dele) e o outro é mais robusto não entra dentro do hidro vácuo, mas dá para adaptar... O meu é o parrudo, tive de mandar fazer a conexão da parte dianteira no cilindro , pois é diferente, nada que um torneiro não faça fácil. As entradas para conexões são do outro lado , então tem que alongar os conduítes também...
Dizem que o hidrobooster é que é o bicho...
abç.
O meu Troller não tinha problema de freio, mas depois de uma competição off road em Nova Friburgo, o carro pegou muito barro e mesmo dando uma super lavada, os freios não são os mesmo de antes.
Tive vários problemas com o freio do Troller, troquei várias peças, quase todas as comentadas acima, mas nunca ficava bom. O primeiro sintoma do problema ocorreu com o freio de mão, que não freava nada, depois o pedal que afundava até o piso do veículo. O problema foi resolvido quando meu mecânico resolveu abrir as pinças e descobriu que os êmbolos não retornavam após frear. Trocou um por um novo e conseguiu consertar outro., ambos traseiros. Agora o freio está muito bom !!! Eu ainda continuo freando antes do necessário por costume.....kkkkkk, mas está muito bom.
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