PDA

Ver Versão Completa : Pajero Sport 3.5 v6 FLEX ou HPE 2.5 DIESEL?

Leonardo Vásquez
06/02/2015, 19:18
Boa noite galera, estou com uma dúvida cruel! Não sei qual seria a melhor escolha para mim! Após fazer uma breve pesquisa, estou atualmente optando por uma sport v6 FLEX, pretendo colocar GNV 5 nela pois o consumo é forte. A minha maior duvida entre a diesel e a FLEX é a questão da manutenção. O pouco que li e ouvi sobre a diesel, é que se o carro não estiver em excelentes cuidados mecânicos estarei perdido. Como não li realmente grandes vantagens do DIESEL alem do consumo ser relativamente menor do que a flex, a durabilidade do motor é praticamente a mesma e o seguro do veiculo a DIESEL é extremamente mais caro. Caros colegas, por favor deem suas opiniões e experiências do caso!!

Estou optando por esse veiculo porque tenho ido muito para o interior do RJ, mas não costumo carregar peso. E tenho ouvido muito bem da durabilidade do carro, se bem cuidado, dura uma vida inteira!

Grato, abraços!

SergioMedeiros
06/02/2015, 19:48
Seguro quase não tem mais diferença e a diferença no consumo não é o valor por litro de combustível, e sim a diferença de autonomia do motor Diesel em relação a Gasolina.

Mas se quer uma a gasolina, agora é a hora, pois com o preço que foi o litro tá bem difícil vender um carro que faz menos de 6 na cidade.

Leonardo Vásquez
06/02/2015, 20:29
Seguro quase não tem mais diferença e a diferença no consumo não é o valor por litro de combustível, e sim a diferença de autonomia do motor Diesel em relação a Gasolina.

Mas se quer uma a gasolina, agora é a hora, pois com o preço que foi o litro tá bem difícil vender um carro que faz menos de 6 na cidade.

Verdade, mas Sergio quais serião essas diferenças? e a manutenção? Eu sou leigo em diesel.
Obrigado!

SergioMedeiros
06/02/2015, 22:21
Leonardo, as duas são boas... tudo vai do seu uso e gosto. Carro Diesel requer mais cuidados com a manutenção preventiva... tirando uma coisinha ou outra, as manutenções são as mesmas. Só não pode pecar com as datas... no Diesel tem que ser rigoroso quanto a manutenção por Km ou tempo mesmo.
Particularmente gosto de motores Diesel... mas gosto pessoal.
Economicamente falando tem que rodar muito para compensar a diferença de preço... então vai de gosto mesmo.
Complicado mesmo é parar em um posto, colocar mais de R$200 e saber que vai rodar no máximo uns 300Km... kkkk Não gosto de GNV e não teria novamente, mas dependendo do caso é a única solução.

Abs

Amatinho
07/02/2015, 01:25
Opa ... Como quase não há diferença do preço do seguro?

acho que vale a pena pesquisar com um corretor para o seu perfil , pois na minha a gasolina, pago menos da metade do que um amigo que tem o mesmo carro a Diesel , um ano mais nova e perfil parecido. Dá para pagar uma boa parcela do GNV, não sou muito a favor , mas isso é um assunto bem polêmico, talvez mais ainda do que ser a Diesel ou Flex

A Flex , Revenda realmente é mais difícil , mas tem muito menos itens para para uma manutenção , por exemplo turbina e Bomba Injetora que se dão problema é de sentar e chorar.

Particularmente , não gosto dos barulhentos carros a Diesel ( isso é pessoal) Na Gasolina vc anda devagar por escolha, no Diesel, anda devagar por falta de escolha. Mas a autonomia é realmente menor, desde que a Diesel esteja um relojinho , caso contrário , vai gastar quase igual se for Automática. As 2011 já vem com tanque de 90 litros e autonomia na Estrada não é tão diferente Mas vale dar uma passeio nos dois carros, pois tem desempenho bem diferente, o torque é praticamente o mesmo, mas o carro movido a Diesel ele está no máximo a 2500 gírus , enquanto no Flex, o motor precisa estar mais "cheio" com 3500 Giros para ele chegar ao máximo . Motor a gasolina tem só 50 cavalos a mais

Tem uma coisa interessante que vc disse, os motores, aguentam quase a mesma coisa. Quando estiver pesquisando, vai ver que a quilometragem dos carros a Diesel é infinitamente maior e como a revenda dos carros a gasolina é mais difícil , fica mais fácil encontrar carros em melhor estado e a chance de fazer um bom negócio é maior.Lembre-se , os motores aguentam , mas e todo o resto, como câmbio , suspensao , interior?

carioca4x4
07/02/2015, 09:15
Caro Leonardo Vásquez,

Vou te ajudar e você decide. Tenho uma Pajero Sport 3.5 v6 flex 4x4 automatica 205cv e estive neste mesmo dilema. Depois de rodar com os dois, o modelo a gasolina e a diesel, me senti mais confortável com a serenidade do motor v6. O consumo é alto, alto não, muito alto: 3,5l no alcool e 4.5 na gasolina na cidade. Por isto, instalei um GNV 5. No gnv faz na cidade 5,5 a 6,0 km/m3 que equivale a um carro a gasolina fazendo quase 11km/l. Para carros a GNV este consumo de GNV também é alto, mas é o preço para se andar com um jipão show destes. Na estrada 8,0 km/l na gasolina e 10 km/m3 no GNV. Porém, no Rio de Janeio, com desconto de 75% no ipva, a taxa anual cai de 3.000,00 para 750,00/ano o caso do meu 2009/2010. Valor ridículo pelo carrão que é. Preço de ipva de carro popular velho. Muita diferença. O carro no GNV 5 anda perfeito e nem se nota a diferença para a gasolina. Instalei o 18m3 landirenzo e fica perfeito e a mala cabe o carrinho de neném sem desmontar e bolsas de viagem. O carro parece um vagão de trem. Eu sou grande e com o banco do motorista todo para trás, atrás do motorista quase dá para se esticar as pernas. Sem igual e sem duvida o melhor carro que tive até hoje. Posso falar tranquilo de conforto pois tive 2 bmw zero, uma 320i e uma X1, nem se comparam, o Pajero ganha das duas juntas. Além de espaçoso é muito forte e confortável no dia a dia.

O GNV só tem 1 problema, a baixa autonomia, mas como na estrada a gasolina fica em uma média razoável e o gnv também, você pode usar os dois e na verdade ter uma autonomia ampliada: A maioria das Pajeros tem tanque de 75l, mas a flex 2010>, que é o meu caso, são 90l de gasolina a 8km/l(estrada) perfazem 720km + 18m3 de gnv a 10km/m3 são mais 180 km. O total passa a ser uma autonomia de 900 km sem parar para abastecer, se maneirar o pé, quem sabe até 1.000km. Um jumbo viajando sem escala e ainda de primeira classe. A minha tem até TV, só não tem hidromassagem, mas já vi e cabe na mala (brincadeira). Todas as referencias de consumo que te passei são com o ar ligado, pois nunca desligo o ar condicionado por nada, nem no frio. Porém a baixa autonomia do gnv na cidade impõe uma certa rotina, pois a autonomia de 5,5km/m3 a 18m3 dão no máximo 100km. Se o instalador te falar que vai fazer mais está mentindo e se você instalar e fizer mais me indica o seu instalador para eu ir regular o meu. Se pegar muito engarrafamento a autonomia cai para 85/90km na cidade. Eu como rodo 30 km/dia, abasteço a cada dois ou três dias. No inicio achava chato, mas agora já me habituei. A autonomia na estrada é muito boa, você que é do Rio vai entender, se sair do rio de Janeiro, pela vialagos, para Buzios seu GNV acaba em São Pedro d´Aldeia, perto de Cabo Frio. Se for tranquilo chega até a ponte do canal Palmer em CF.

Ponto de atenção, todo mitsubishi esquenta. Fiquei 2 anos procurando o problema. Vejo relatos de todos procurando o motivo deste aquecimento. Basta procurar aqui no fórum do 4x4brasil e outros e vai encontrar muita gente falando a mesma coisa. Vasculham o carro todo e não encontram. Não adianta levar para a concessionária, pois vão fazer você trocar um monte de peças desnecessárias e não vai resolver o problema. O motivo é simples e tem solução. O radiador deste carro é enorme, assim, como os motores MIT e este em especial, e só tem um eletro ventilador no radiador posicionado deslocado a direita, que arma junto com o compressor do ar ou pelo sensor de temperatura. Ele é pequeno, lento e insuficiente. O sistema de arrefecimento trabalha com a pressão muito alta e, por isto, quando estás em um engarrafamento o carro esquenta, o ar é desligado pelo pressostato e você fica no trânsito com o carro fervendo sem ar condicionado. Perfeito para acabar com o humor de qualquer cidadão. Por isto, instalei um segundo eletro ventilador a esquerda e acabou o problema de temperatura. O ar condicionado dobrou a eficiência e já estou pensando em transformá-lo em uma maquina de gelo (brincadeira), mas é fato. Gela um absurdo. Usei a ventoinha do astra-GM. No fórum do link abaixo, a partir da pagina 9 a pag 12 ( post #100 ao #133), esclareço isto. Portanto, já conte em instalar e esquecer este problema. Vale para todas as Pajeros gasolina e diesel que esquentam, L200s e Pajeros. Dificilmente esquenta andando. As ocasiões em que aquecem são de esforço ou parado no trânsito ou lento por 40 minutos. Se desligar o ar a situação regulariza e o carro esfria. Desistam de ficar procurando problema no ar, no radiador, em bomba d´agua, valvulas termostatica e etc. Este carro tem um problema de projeto que pode ser comprovado nas leituras dos posts que indiquei acima e apresentada prova no post #130. A solução é muito, muito simples.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/133567-pajero-sport-v6-3-5-esquentando-me-ajudem-9.html#post2238461

carioca4x4
07/02/2015, 09:22
Só para fazer uma conta simples sobre o preço do GNV, com dois descontos de IPVA se paga o GNV. Inclusive agora tem um programa para financiamento em 24 vezes pela CEG e outras companhias de gás. Ou seja, se paga dentro do prazo de utilização só com o desconto do ipva. Segue abaixo link sobre o financiamento feito em 24x pela CEG , companhia estadual de gás, em que vem no boleto mensal da fatura de gás residencial. Sendo assim o diferencial de consumo e o desconto nos próximos ipvas ficam de bônus. Os dois primeiros ipvas ficam por conta do pagamento da instalação do sistema GNV.

http://www.folhadomotorista.com.br/index.php/rio-de-janeiro-b/1339-ceg-facilita-aquisicao-do-kit-mais-moderno-de-gnv-em-24-vezes

SergioMedeiros
07/02/2015, 19:11
Já que estamos falando dos benefícios para o colega, tem que falar dos problemas do GNV também... Não é todo posto que tem GNV, pelo contrário, a minoria. O pistão trabalha no seco.... coisa que o o geração 5 deu uma melhorada, mas ainda não é o ideal. Desgaste prematuro das peças. E, o pior, as vistorias anuais. Pqp isso foi o que fez eu arrancar o que tive e nunca mais querer saber de GNV. Os caras fazem de tudo pra você não passar... ficam achando problemas que nem o melhor mecanico consegue encontrar... e para veículos que se deseja um apelo mais offroad, fazendo um body lift e/ou colocando um pneu mud por exemplo, é um prato cheio pros caras não te deixarem passar na vistoria.
Guincho na frente então? Nem pensar!

Outra questão que não dá pra deixar de pensar... com o preço da gasolina subindo absurdamente, vamos ter mais e mais carros "adaptados" no GNV por aí... e quando digo adaptados, seria adaptado mesmo, em fundo de quintal. Voce pode garantir que seu kit está bem instalado, cilindro dentro da validade, sempre revisado... mas na hora de parar pra abastecer, quem garante que o carro do teu lado tem o mesmo cuidado que voce??? Ali todo tipo de carro se encontra pra abastecer.
Uma simples pesquisa no google com os termos "explosao" "posto" "GNV" é de assustar qualquer um.

SergioMedeiros
07/02/2015, 19:19
Opa ... Como quase não há diferença do preço do seguro?

acho que vale a pena pesquisar com um corretor para o seu perfil , pois na minha a gasolina, pago menos da metade do que um amigo que tem o mesmo carro a Diesel , um ano mais nova e perfil parecido. Dá para pagar uma boa parcela do GNV, não sou muito a favor , mas isso é um assunto bem polêmico, talvez mais ainda do que ser a Diesel ou Flex

A Flex , Revenda realmente é mais difícil , mas tem muito menos itens para para uma manutenção , por exemplo turbina e Bomba Injetora que se dão problema é de sentar e chorar.

Particularmente , não gosto dos barulhentos carros a Diesel ( isso é pessoal) Na Gasolina vc anda devagar por escolha, no Diesel, anda devagar por falta de escolha. Mas a autonomia é realmente menor, desde que a Diesel esteja um relojinho , caso contrário , vai gastar quase igual se for Automática. As 2011 já vem com tanque de 90 litros e autonomia na Estrada não é tão diferente Mas vale dar uma passeio nos dois carros, pois tem desempenho bem diferente, o torque é praticamente o mesmo, mas o carro movido a Diesel ele está no máximo a 2500 gírus , enquanto no Flex, o motor precisa estar mais "cheio" com 3500 Giros para ele chegar ao máximo . Motor a gasolina tem só 50 cavalos a mais

Tem uma coisa interessante que vc disse, os motores, aguentam quase a mesma coisa. Quando estiver pesquisando, vai ver que a quilometragem dos carros a Diesel é infinitamente maior e como a revenda dos carros a gasolina é mais difícil , fica mais fácil encontrar carros em melhor estado e a chance de fazer um bom negócio é maior.Lembre-se , os motores aguentam , mas e todo o resto, como câmbio , suspensao , interior?

Sim, os seguros já não são diferentes por se tratar de motor a Diesel, e sim pelo preço de tabela ser maior. Antigamente o valor do seguro de um carro a Diesel era mais do que o dobro de um a gasolina, mesmo se a tabela deles fosse a mesma. Hoje em dia não existe mais isso... o que conta é que carros a Diesel são mais caros... natural o seguro ser mais alto, proporcionalmente.

Quanto ao consumo... motores a Diesel não são iguais a gasolina, onde uma vela ruim altera totalmente o consumo... eles foram feitos para funcionar, independente do seu estado. Um motor em final de vida vai queimar óleo, mas vai manter seu consumo da mesma forma quando era 0Km. Não temos vela, onde uma faisca fraca vai mudar todo o desempenho do carro. O que pode ocorrer é a turbina ficar ruim... mas voce vai sentir na hora a perda de potencia do carro.

carioca4x4
07/02/2015, 19:27
SergioMedeiros, esse risco você corre até passando de bicicleta pelo posto. Que eu saiba o gás e menos comburente que a gasolina. O risco está no abastecimento quando se pressuriza o sistema e os instalados em fundo de quintal usam botijão de GLP, que não são feitos para pressão como o GNV. Pneus mud e guicho se tem problemas até na vistoria normal no Detran, não precisa ser a especifica de GNV. Não sou defensor do GNV, por mim os carros seriam todos elétricos. A minha ideia foi passar uma visão geral sobre o carro, que dificilmente se encontra de forma resumida. Sobre o pistão trabalhar seco o 5 geração resolveu. A gasolina anda tão suja que as impurezas se depositam e carbonizam o pistão e a camara, coisa que não ocorre com o GNV. Jogam tanta coisa dentro da nossa gasolina que nem dá mais para chamar aquilo de gasolina. Na Europa muitos carros já saem de fabrica com o sistema instalado.

SergioMedeiros
07/02/2015, 19:52
Exato. Eu não abasteço em postos Diesel que do outro lado tem GNV. O problema realmente é a pressão do sistema, aliado a cilindros vencidos e até mesmo P13 adaptado (absurdo). Exatamente por isso não comentei que o problema é andando na rua e nem em colisões... o problema está justamente na hora do abastecimento... com a sua família dentro do carro e o cara do lado abastecendo e se achando o espertão! Sabemos que no Brasil "espertões" é o que mais tem por aí.
Vistoria do Detran se dá em transferências e alguma possível alteração nas características originais do carro, caso voce queira documenta-la. Já a vistoria anual do GNV ninguém escapa. Se não fizer não recebe documento. E não adianta pensar "vou fazer com despachante". Não tem jeito.
Com relação a gasolina... está coberto de razão. A nossa é uma das piores do mundo... tanto pelo Etanol que é adicionado quanto pelos donos de alguns postos... que visam somente o lucro. Nem sei porque ainda existe gasolina aditivada, e mais cara. Já temos tanto aditivo na gasolina que se colocar mais, o que menos teremos no tanque é gasolina.

Esse é um ponto a mais para o Diesel... se voce abastece somente em postos com alta rotatividade de caminhões, sempre terá um combustível bom e limpo no tanque. Diesel não se mistura fácil com outros aditivos... o problema dele é a água que pode condensar nos tanques... mas novamente, se o posto tem rotatividade, isso não será problema. E dono de posto não vai arriscar perder uma quantidade imensa de caminhões parando por besteira.

carioca4x4
07/02/2015, 20:11
Sergio, você é de Curitiba, ai deve ser assim como disse, pois no Rio de Janeiro precisamos fazer a vistoria todo ano normalmente, mesmo sem GNV e checam tudo, extintor, luzes, estado pneus, itens obrigatórios, itens fora de norma, gases do escapamento e até se o esguicho do para-brisa funciona. Por isso para quem é do Rio isso não é um problema adicional. Até a do GNV achei bem light perto da anual para retirada do documento DUT. De fato, se já tem a facilidade de não fazer vistoria nenhuma, acrescentar esta é um trabalho. Mas não é só nisso que temos de pior em relação a vocês. O nosso ipva é o dobro do de Curitiba.

diogov8
07/02/2015, 21:05
Os benefícios e e malefícios do motor V6 já foram muito bem exemplificados aqui. Porém eu que já tive uma L200 Sport HPE Automática 2004 posso falar a respeito desse motor. Podemos contar em uma das mãos apenas, carros equipados com o mesmo, aqui neste fórum que conseguiram rodar 200mil km sem problemas. São motores "sensíveis", não toleram manutenção meia boca e, apesar do custa de reparo baixo para um diesel, dão problema. Comprar um carro usado equipado com o mesmo é uma loteria. Portanto eu, no lugar do amigo optaria por um carro de outra marca ou uma DAKAR. V6 hoje só como segundo carro. Infelizmente.

Amatinho
07/02/2015, 22:30
Sim, os seguros já não são diferentes por se tratar de motor a Diesel, e sim pelo preço de tabela ser maior. Antigamente o valor do seguro de um carro a Diesel era mais do que o dobro de um a gasolina, mesmo se a tabela deles fosse a mesma. Hoje em dia não existe mais isso... o que conta é que carros a Diesel são mais caros... natural o seguro ser mais alto, proporcionalmente.

Quanto ao consumo... motores a Diesel não são iguais a gasolina, onde uma vela ruim altera totalmente o consumo... eles foram feitos para funcionar, independente do seu estado. Um motor em final de vida vai queimar óleo, mas vai manter seu consumo da mesma forma quando era 0Km. Não temos vela, onde uma faisca fraca vai mudar todo o desempenho do carro. O que pode ocorrer é a turbina ficar ruim... mas voce vai sentir na hora a perda de potencia do carro.

Estou ou falando de uma diferença de mais de 3000,00. Eu pago 2000,00 para seguro de um carro 2009 e meu camarada pagou 5000,00 no seguro de um carro 2010 a diesel . Pelo que vc disse , meu carro que vale uns 50 mil , pelo valor de seguro , o carro do meu amigo vale uns 125 mil ?????

Desculpa , mas carro a diesel é mais visada sim e o seguro é bem mais alto.

Tem outro fator que é a vistoria do controle de gases que TINHA aqui em São Paulo. Meu carro a Gasolina NUNCA foi reprovado enquanto que os a Diesel , era loteria. Tinha que passar antes no mecânico e fazer uma baita revisão no motor, fechar a bomba e rezar.

Meu irmão que tem uma Defender ( que os proprietários batem o pé que não quebra nunca mas vive no mecânico ) fazia malabarismos para ter o carro aprovado

Mas concordo com o camarada que disse para ir na DAKAR. Ai sim , motor Diesel 3.2 ,e a zero tem câmbio de 5 marchas.

SergioMedeiros
08/02/2015, 10:41
Sergio, você é de Curitiba, ai deve ser assim como disse, pois no Rio de Janeiro precisamos fazer a vistoria todo ano normalmente, mesmo sem GNV e checam tudo, extintor, luzes, estado pneus, itens obrigatórios, itens fora de norma, gases do escapamento e até se o esguicho do para-brisa funciona. Por isso para quem é do Rio isso não é um problema adicional. Até a do GNV achei bem light perto da anual para retirada do documento DUT. De fato, se já tem a facilidade de não fazer vistoria nenhuma, acrescentar esta é um trabalho. Mas não é só nisso que temos de pior em relação a vocês. O nosso ipva é o dobro do de Curitiba.

Realmente... voces tem revisões anuais mesmo. Mas mesmo assim a do GNV é mais uma... sair do trabalho, perder uma manha... foda!
Qual porcentagem de IPVA do RJ? Aumentou esse ano aqui.. estamos com 3,5%.

Abs

SergioMedeiros
08/02/2015, 10:44
Estou ou falando de uma diferença de mais de 3000,00. Eu pago 2000,00 para seguro de um carro 2009 e meu camarada pagou 5000,00 no seguro de um carro 2010 a diesel . Pelo que vc disse , meu carro que vale uns 50 mil , pelo valor de seguro , o carro do meu amigo vale uns 125 mil ?????

Desculpa , mas carro a diesel é mais visada sim e o seguro é bem mais alto.

Tem outro fator que é a vistoria do controle de gases que TINHA aqui em São Paulo. Meu carro a Gasolina NUNCA foi reprovado enquanto que os a Diesel , era loteria. Tinha que passar antes no mecânico e fazer uma baita revisão no motor, fechar a bomba e rezar.

Meu irmão que tem uma Defender ( que os proprietários batem o pé que não quebra nunca mas vive no mecânico ) fazia malabarismos para ter o carro aprovado

Mas concordo com o camarada que disse para ir na DAKAR. Ai sim , motor Diesel 3.2 ,e a zero tem câmbio de 5 marchas.

Ok então... seu amigo deve estar com um corretor bem legal.

Me explica o motivo então de um carro a Diesel eletronico ser mais visado atualmente? Gostaria de saber.... pois carros a Diesel eram mais visados antigamente quando seus motores podiam ser usados em geradores. Como hoje isso não é mais possível, e todas as peças do carro são iguais (fora o motor), por que um carro a Diesel é mais visado? Obs. A resposta "Levar para o Paraguai" não vale ok?

carioca4x4
08/02/2015, 11:45
Realmente... voces tem revisões anuais mesmo. Mas mesmo assim a do GNV é mais uma... sair do trabalho, perder uma manha... foda!
Qual porcentagem de IPVA do RJ? Aumentou esse ano aqui.. estamos com 3,5%.

Abs
Sergio, aqui no Rio o ipva é 4% e com GNV tem desconto de 75% e cai para 1%.

SergioMedeiros
08/02/2015, 12:12
Sergio, aqui no Rio o ipva é 4% e com GNV tem desconto de 75% e cai para 1%.

Valor de utilitário... muito bom!
Eu tive GNV em uma cabine simples... aí não fez diferença....

Abs

Leonardo Vásquez
08/02/2015, 21:48
Amigos, esta discussão me ajudou muito! Claro que ainda não decidi pois ainda não comprei a viatura, mas estou bem inclinado a comprar uma FLEX. Entendo os pontos dos 2 amigos SergioMedeiros e Carioca4x4, mas realmente eu não vejo vantagem em uma a diesel para o MEU perfil, pois não rodo tanto para tal e sou mais urbano do que offroad! O colega Carioca4x4 expos muito bem por sua experiencia, e é exatamente isso que estou pensando, o gnv obviamente nao é o ideal mas seria uma boa fuga para o meu caso, conseguiria agregar tudo que tenho em mente! Então quando penso no seguro DIESEL que realmente é mais caro, mesmo que seja baixa a diferença, uma FLEX com um GNV instalado em uma oficina de confiança, eu consigo superar o consumo da DIESEL. E obviamente como o carro bebe DEMAIS, consigo achar varias FLEX em ótimo estado e baixa km, enquanto as a DIESEL que tenho visto, realmente ja foram bem rodadas. Bom galera obrigado por tudo, e se tiverem algo a acrescentar será muito bem vindo!! Estarei realizando a compra após o carnaval e ainda estou pesquisando bastante parar não ter surpresas!!
Muito obrigado!

Amatinho
08/02/2015, 22:07
Ok então... seu amigo deve estar com um corretor bem legal.

Me explica o motivo então de um carro a Diesel eletronico ser mais visado atualmente? Gostaria de saber.... pois carros a Diesel eram mais visados antigamente quando seus motores podiam ser usados em geradores. Como hoje isso não é mais possível, e todas as peças do carro são iguais (fora o motor), por que um carro a Diesel é mais visado? Obs. A resposta "Levar para o Paraguai" não vale ok?

Por que é mais visado?

Nao sei, talvez mercado de peças usadas.

Eu tinha dois amigos que tinham Pajero Sport 2010, uma foi embora , furtada. O outro ainda tem o carro , 2010 com 160 mil Km e é justamente esse que está pagando 5000,00 de seguro.

Um outro amigo TINHA uma Savana 3.2 e ficou apenas 6 meses com o carro. Vendeu logo após uma tentativa de assalto. Quando os meliantes tentaram assaltar , foram presos em flagrante , já eram procurados e o carro dele estava "encomendado" por 10 mil reais para retirarem o motor.

Amatinho
08/02/2015, 22:10
Amigos, esta discussão me ajudou muito! Claro que ainda não decidi pois ainda não comprei a viatura, mas estou bem inclinado a comprar uma FLEX. Entendo os pontos dos 2 amigos SergioMedeiros e Carioca4x4, mas realmente eu não vejo vantagem em uma a diesel para o MEU perfil, pois não rodo tanto para tal e sou mais urbano do que offroad! O colega Carioca4x4 expos muito bem por sua experiencia, e é exatamente isso que estou pensando, o gnv obviamente nao é o ideal mas seria uma boa fuga para o meu caso, conseguiria agregar tudo que tenho em mente! Então quando penso no seguro DIESEL que realmente é mais caro, mesmo que seja baixa a diferença, uma FLEX com um GNV instalado em uma oficina de confiança, eu consigo superar o consumo da DIESEL. E obviamente como o carro bebe DEMAIS, consigo achar varias FLEX em ótimo estado e baixa km, enquanto as a DIESEL que tenho visto, realmente ja foram bem rodadas. Bom galera obrigado por tudo, e se tiverem algo a acrescentar será muito bem vindo!! Estarei realizando a compra após o carnaval e ainda estou pesquisando bastante parar não ter surpresas!!
Muito obrigado!

Independente de Diesel ou Flex , boa sorte na procura

A respeito de GNV, a anos atrás ouvia coisas ruins, mas confesso que ultimamente , começo a ficar tentado, pois aos poucos vejo que se bem instalado e os mais novos , podem ser interessantes

SergioMedeiros
08/02/2015, 22:17
Por que é mais visado?

Nao sei, talvez mercado de peças usadas.

Eu tinha dois amigos que tinham Pajero Sport 2010, uma foi embora , furtada. O outro ainda tem o carro , 2010 com 160 mil Km e é justamente esse que está pagando 5000,00 de seguro.

Um outro amigo TINHA uma Savana 3.2 e ficou apenas 6 meses com o carro. Vendeu logo após uma tentativa de assalto. Quando os meliantes tentaram assaltar , foram presos em flagrante , já eram procurados e o carro dele estava "encomendado" por 10 mil reais para retirarem o motor.

Amatinho, aí que está. Não tem como usar o motor em outro carro. Claro, algumas peças sim, mas o bloco inteiro não, pela numeração. E como falei, as peças do carro são iguais tirando o motor, o que tornaria os dois modelos visados de forma igual.
Mas enfim, aqui em Curitiba pelo menos não temos mais diferença significativa entre o carro ser a Diesel ou não... o que vale é o valor do carro mesmo.

Leonardo Vásquez
08/02/2015, 22:44
Caro Leonardo Vásquez,

Vou te ajudar e você decide. Tenho uma Pajero Sport 3.5 v6 flex 4x4 automatica 205cv e estive neste mesmo dilema. Depois de rodar com os dois, o modelo a gasolina e a diesel, me senti mais confortável com a serenidade do motor v6. O consumo é alto, alto não, muito alto: 3,5l no alcool e 4.5 na gasolina na cidade. Por isto, instalei um GNV 5. No gnv faz na cidade 5,5 a 6,0 km/m3 que equivale a um carro a gasolina fazendo quase 11km/l. Para carros a GNV este consumo de GNV também é alto, mas é o preço para se andar com um jipão show destes. Na estrada 8,0 km/l na gasolina e 10 km/m3 no GNV. Porém, no Rio de Janeio, com desconto de 75% no ipva, a taxa anual cai de 3.000,00 para 750,00/ano o caso do meu 2009/2010. Valor ridículo pelo carrão que é. Preço de ipva de carro popular velho. Muita diferença. O carro no GNV 5 anda perfeito e nem se nota a diferença para a gasolina. Instalei o 18m3 landirenzo e fica perfeito e a mala cabe o carrinho de neném sem desmontar e bolsas de viagem. O carro parece um vagão de trem. Eu sou grande e com o banco do motorista todo para trás, atrás do motorista quase dá para se esticar as pernas. Sem igual e sem duvida o melhor carro que tive até hoje. Posso falar tranquilo de conforto pois tive 2 bmw zero, uma 320i e uma X1, nem se comparam, o Pajero ganha das duas juntas. Além de espaçoso é muito forte e confortável no dia a dia.

O GNV só tem 1 problema, a baixa autonomia, mas como na estrada a gasolina fica em uma média razoável e o gnv também, você pode usar os dois e na verdade ter uma autonomia ampliada: A maioria das Pajeros tem tanque de 75l, mas a flex 2010>, que é o meu caso, são 90l de gasolina a 8km/l(estrada) perfazem 720km + 18m3 de gnv a 10km/m3 são mais 180 km. O total passa a ser uma autonomia de 900 km sem parar para abastecer, se maneirar o pé, quem sabe até 1.000km. Um jumbo viajando sem escala e ainda de primeira classe. A minha tem até TV, só não tem hidromassagem, mas já vi e cabe na mala (brincadeira). Todas as referencias de consumo que te passei são com o ar ligado, pois nunca desligo o ar condicionado por nada, nem no frio. Porém a baixa autonomia do gnv na cidade impõe uma certa rotina, pois a autonomia de 5,5km/m3 a 18m3 dão no máximo 100km. Se o instalador te falar que vai fazer mais está mentindo e se você instalar e fizer mais me indica o seu instalador para eu ir regular o meu. Se pegar muito engarrafamento a autonomia cai para 85/90km na cidade. Eu como rodo 30 km/dia, abasteço a cada dois ou três dias. No inicio achava chato, mas agora já me habituei. A autonomia na estrada é muito boa, você que é do Rio vai entender, se sair do rio de Janeiro, pela vialagos, para Buzios seu GNV acaba em São Pedro d´Aldeia, perto de Cabo Frio. Se for tranquilo chega até a ponte do canal Palmer em CF.

Ponto de atenção, todo mitsubishi esquenta. Fiquei 2 anos procurando o problema. Vejo relatos de todos procurando o motivo deste aquecimento. Basta procurar aqui no fórum do 4x4brasil e outros e vai encontrar muita gente falando a mesma coisa. Vasculham o carro todo e não encontram. Não adianta levar para a concessionária, pois vão fazer você trocar um monte de peças desnecessárias e não vai resolver o problema. O motivo é simples e tem solução. O radiador deste carro é enorme, assim, como os motores MIT e este em especial, e só tem um eletro ventilador no radiador posicionado deslocado a direita, que arma junto com o compressor do ar ou pelo sensor de temperatura. Ele é pequeno, lento e insuficiente. O sistema de arrefecimento trabalha com a pressão muito alta e, por isto, quando estás em um engarrafamento o carro esquenta, o ar é desligado pelo pressostato e você fica no trânsito com o carro fervendo sem ar condicionado. Perfeito para acabar com o humor de qualquer cidadão. Por isto, instalei um segundo eletro ventilador a esquerda e acabou o problema de temperatura. O ar condicionado dobrou a eficiência e já estou pensando em transformá-lo em uma maquina de gelo (brincadeira), mas é fato. Gela um absurdo. Usei a ventoinha do astra-GM. No fórum do link abaixo, a partir da pagina 9 a pag 12 ( post #100 ao #133), esclareço isto. Portanto, já conte em instalar e esquecer este problema. Vale para todas as Pajeros gasolina e diesel que esquentam, L200s e Pajeros. Dificilmente esquenta andando. As ocasiões em que aquecem são de esforço ou parado no trânsito ou lento por 40 minutos. Se desligar o ar a situação regulariza e o carro esfria. Desistam de ficar procurando problema no ar, no radiador, em bomba d´agua, valvulas termostatica e etc. Este carro tem um problema de projeto que pode ser comprovado nas leituras dos posts que indiquei acima e apresentada prova no post #130. A solução é muito, muito simples.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/133567-pajero-sport-v6-3-5-esquentando-me-ajudem-9.html#post2238461

Carioca tava lendo esse post sobre a ventoinha, sensacional cara! Vi que o mecanico é de madureira, bem proximo para mim. Caso eu venha a ter problemas com aquecimento, vou direto na ventoinha, so para confirmar, essa remoção da ventoinha original e a instalação de DUAS do "astra", resolveram seu problema definitivamente? Agora já deve ter um tempo de uso deve ter uma posição melhor, abraço!!

carioca4x4
08/02/2015, 23:14
Leonardo, a inclusão da segunda ventoinha já tinha resolvido. A substituição da original foi apenas por eu ser muito detalhista e querer estar preparado para situações extremas.

viniciusl
09/02/2015, 10:26
Amigo, não li as respostas dos colegas... mas tenho uma Diesel automática 2010, e iria na flex sem pensar. Essa mecânica é muito subdimensionada para o carro, falta motor e o câmbio não ajuda. Também não é econômica.

carioca4x4
09/02/2015, 15:36
viniciusl, com a Pajero sport 3.5 v6, certa vez testei num retão e fui a 180km/h na estrada. Parece um jumbo em viagem de cruzeiro. Não troco pela diesel.

Amatinho
09/02/2015, 22:27
viniciusl, com a Pajero sport 3.5 v6, certa vez testei num retão e fui a 180km/h na estrada. Parece um jumbo em viagem de cruzeiro. Não troco pela diesel.

Sou sou da mesma opinião

viniciusl
10/02/2015, 13:04
A minha é casamento (blindada). No dia que o motor pedir as contas, coloco um V6 no lugar.

Portug@
15/02/2015, 15:53
A minha é casamento (blindada). No dia que o motor pedir as contas, coloco um V6 no lugar.

Hum então se puder passa algumas infos.

To pensando em comprar outro basicamente pra patroa com as crianças e talvez viajar as vezes, pela insegurança tb penso em pegar um blindado usado, tenho pesquisado as Pajero Sport 3.5 hpe e as full 3.8 hpe de 2005 a 2007

Imagino que aumente um pouco a manutenção e têm tb a manutenção da blindagem, se puder de umas dicas, com o que devo me preocupar em verificar no carro antes da compra e outras infos que entenda importante.

Obrigado

Abs

viniciusl
20/02/2015, 16:09
Hum então se puder passa algumas infos.

To pensando em comprar outro basicamente pra patroa com as crianças e talvez viajar as vezes, pela insegurança tb penso em pegar um blindado usado, tenho pesquisado as Pajero Sport 3.5 hpe e as full 3.8 hpe de 2005 a 2007

Imagino que aumente um pouco a manutenção e têm tb a manutenção da blindagem, se puder de umas dicas, com o que devo me preocupar em verificar no carro antes da compra e outras infos que entenda importante.

Obrigado

Abs

A minha tem hoje 94 mil km. Manutenção periódica, troquei pastilhas duas vezes, pneus apenas uma (os originais duraram 75k), amortecedores ainda são originais e estão bons. Manutenção da blindagem, só gastei até agora com o amortecedor do porta malas.

Como você quer um blindado, eu iria na mais nova possível, entre Sport e Full. O mais importante é você se preocupar com os vidros, que são a parte mais cara da blindagem. Na minha ainda não apareceram delaminações nos vidros, porém é algo que com o tempo é inevitável. Como as Sport são mais baratas, é possível que você encontre uma mais nova com os vidros ainda em garantia (a minha tem 7 anos de garantia nos vidros).

Qualquer coisa é só perguntar, se souber, eu ajudo.

abs

Portug@
20/02/2015, 19:54
A minha tem hoje 94 mil km. Manutenção periódica, troquei pastilhas duas vezes, pneus apenas uma (os originais duraram 75k), amortecedores ainda são originais e estão bons. Manutenção da blindagem, só gastei até agora com o amortecedor do porta malas.

Como você quer um blindado, eu iria na mais nova possível, entre Sport e Full. O mais importante é você se preocupar com os vidros, que são a parte mais cara da blindagem. Na minha ainda não apareceram delaminações nos vidros, porém é algo que com o tempo é inevitável. Como as Sport são mais baratas, é possível que você encontre uma mais nova com os vidros ainda em garantia (a minha tem 7 anos de garantia nos vidros).

Qualquer coisa é só perguntar, se souber, eu ajudo.

abs

7 anos.... Qual a blindadora?

Obrigado, muito valioso seu depoimento.

Agora to olhando tb o airtrek

Abs

PSalles
21/02/2015, 19:48
Boa noite, eu também estava com essa dúvida e acabei comprando uma Sport V6 automática, ano 2008 com 80.000km depois de avaliar vários carros. Estou plenamente satisfeito até agora.
Rodei de Belo Horizonte a São José dos Campos via BR381 até Pouso Alegre e depois passei por dentro de Conceição dos Ouros e desci a serra via Monteiro Lobato com bastante transito. O carro fez a viagem com um tanque de gasolina (61 litros para ser exato), o que resulta em 8,6 km/l. Eu estava sozinho no carro mas com ar condicionado ligado, pensei que fosse conseguir uns 9,5km/l mas não chegou a tanto... Já tinha trocado o filtro de ar antes da viagem mas acho que se trocar as velas e filtro de gasolina o consumo pode chegar perto dos 9,5km/l.

O conforto e sensação de segurança que o carro proporciona mais do que compensam o consumo.

tiagosapucaia
21/02/2015, 19:49
Depois de um bom tempo afastado aqui do fórum, retomo as atividades...
Hoje não tenho mais minha ps robusta prateada, infelizmente... estou à cata de uma nova viatura 4x4...

Bom ver as opiniões dos esclarecidícimos anmigos Sérgio e Amatinho por aqui... bateu uma lembrança de quando eu estava à cata de minha camioneta e infernizava a vida dos dois com um monte de dúvidas (risos)

Mas bueno, como sempre, tomo a liberdade de dar meu pitaco, como ex proprietário de uma PS 2.5 diesel, similar a que o amigo citou no título da postagem. E eu dou o braço a torcer para o que o Amatinho me disse certa vez...

HOJE, se eu fosse comprar uma PS novamente, consideraria FORTEMENTE uma V6. Sim, o preço da gasolina está um absurdo, mas acho que vale a pena o amigo fazer as contas - que é o X da discussão, justamente.

A 2.5 é muito legal, ótima, confiável e robusta mas para mim, mas acho que os 143 CV para os mais de 2000 kg me parecem que ficaram devendo. Para ultrapassar caminhões no asfalto, ou algo do gênero, passei por alguns momentos meio tensos.

Difícil decidir. Vai muito da necessidade e estilo de condução de quem vai comprar e do quanto está disposto a ga$tar no posto...

Amatinho
22/02/2015, 09:48
O Diesel e Gasolina , formam vertentes bem diferentes de proprietários, cada um defendendo o seu.

Confesso que tem doído no bolso quando paro no posto, até diminui a kilometragem que ando por mês , de 750 para 500 Km. Não é carro para andar muito no trânsito e pede mais uma opção na garagem ou de transporte. Tenho moto, pq em São Paulo, o trânsito torna inviável andar só de carro, ainda mais um Grande. Mas na estrada, é maravilha. Tenho pensado muito em colocar um Cruise Control da Dalgas no meu para aumentar a economia na estrada e até o GNV se precisar usar mais o carro na cidade.

Acho a MIT não acertou com o 2.5, criou uma lacuna muito grande olhamos o desempenho desses carros, 60cv de diferença e um pouco mais torque no motor gasolina Gasolina , ainda mais para um consumo não tão diferente. Tem também o fator desse motor a diesel ser bem sensível a manutenção periódica, se passa uma, desempenho e consumo podem mudar drasticamente. Me parece que nos últimos modelos, deram um UP no desempenho, me perece que o motor saiu dos 140cv e chegou aos 150 vc

Hoje , L200 e Dakar, apesar de usarem o mesmo 3.5 Gasolina da Sport, e câmbio 4marchas , quando se fala no Diesel, deram salto, Passaram para o 3.2. Aí a diferença ficou muito melhor e ainda na Dakar Diesel colocaram um câmbio 5Marchas. Para quem está disposto a comprar carro novo, a Dakar Diesel , 5 Lugares , 3.2l, 5 Marchas e interior mais simples, pela tabela , está custando o MESMO que a FLEX HPE

Leonardo Vásquez
25/02/2015, 18:02
Boa noite pessoal! Estou na fase de compras! Atualmente vi dois carros, queria tirar uma duvida pois achei bem estranho. Durante o teste drive, notei o voltando "folgado", conforme o carro passava por irregularidades ele tremia de uma maneira como se tivesse uma folga, achei bem estranho.. O dono falou que é normal pois é um carro grande etc. Estou bastante relutante devido a isso. E o segundo achado, quando engatei a 4x4 a luz verde ficou piscando e demorou para estabilizar no painel, provavelmente é assim mesmo, mas por via das duvidas, é normal? ou ela deveria simplesmente acender e o carro automaticamente entrar na tração? Nunca tive veiculo desse tipo por isso das duvidas, obrigado a todos!

SergioMedeiros
25/02/2015, 19:18
Nenhuma das duas situações é normal.
O volante realmente oscila um pouco mais pelo tamanho dos pneus em relação a um carro normal, mas nada que de pra sentir de forma tão evidente.
E a luz da tração, quando engatada, não fica piscando se estiver tudo ok.

marcio affonso
25/02/2015, 20:39
Bom o folgado no volante eh normal mas perai um pouco. Nada de férias de europa ou volta ao mundo. E sim 3 graus pra direita e 3 pra esquerda.
A luz do 4x4 conforme manual. ... Ao engatar com ele parado e ao andar a luz tem que estabilizar no momento seguinte. Nada esperar anos luzes.

Eu fiz uma tabelinha pro meu perfil e postei em outro tópico exatamente a diferença do diesel e a gasolina mas sem direito de comentários sobre quem anda mais ou menos.

Comprei uma 3.5 estou feliz e contente sei que gasta mas vale cada centavo. E se puder ajudar que tem kit gnv de 5 geracao para fazermos a tabela anual de gastos com GNV.

Segue o tópico que fiz a tabela.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/128571-pajero-sport-v6-gnv-5-geracao-ou-pajero-sport-2-5-hpe-2.html

viniciusl
26/02/2015, 17:28
Boa noite pessoal! Estou na fase de compras! Atualmente vi dois carros, queria tirar uma duvida pois achei bem estranho. Durante o teste drive, notei o voltando "folgado", conforme o carro passava por irregularidades ele tremia de uma maneira como se tivesse uma folga, achei bem estranho.. O dono falou que é normal pois é um carro grande etc. Estou bastante relutante devido a isso. E o segundo achado, quando engatei a 4x4 a luz verde ficou piscando e demorou para estabilizar no painel, provavelmente é assim mesmo, mas por via das duvidas, é normal? ou ela deveria simplesmente acender e o carro automaticamente entrar na tração? Nunca tive veiculo desse tipo por isso das duvidas, obrigado a todos!

Quanto a isso, creio que seja normal e salvo engano até previsto no manual. Coloca a ré, move um pouco, e depois volta pro D que resolve rapidinho.

DIDIL LACERDA
26/02/2015, 19:37
É gente, depois de pesquisar por 1 mes, quase todos os dias, em inúmeros foruns, sobre gas-dis ,estou muito feliz pelas informações esclarecedoras desse e de outros tópicos. E finalmente, na segunda-feira, comprei meu primeiro off-road. Se bem que meu MARAJO da chevrolet, que tinha a 10 anos atraz eu jogava em tudo "conté" lugar...kkk.
Mas então..Tomei a decisão de comprar uma DAKAR HPE FLEX 15/15. Sei q ela bebe um pouco, mas pelo conforto e 7 lugares ( gosto de carro grande ) acho q vou gostar. Não vejo a hora de pegar ela e pegar a estrada...

DIDIL LACERDA
26/02/2015, 20:54
Pajero dakar flex hpe 0km 2015/2015

Amatinho
26/02/2015, 21:31

Folga , como disse o amigo, não pode ser "férias na Europa" tuas uma leve, é permitido.

A luz do 4x4 piscando, quer dizer que a mudança que vc fez não aconteceu. Não quer dizer que o sistema esteja com defeito, às vezes o carro está numa situação que não é a certa para haver essa mudança, pode estar em curva fechada, ou câmbio engatado de forma errada. No meu carro , por exemplo, não Desengata se estiver em decida usando "freio motor" . Pode ficar alguns segundos piscando, mas TEM que parar de piscar, caso contrário é defeito sim

Amatinho
26/02/2015, 21:34
É gente, depois de pesquisar por 1 mes, quase todos os dias, em inúmeros foruns, sobre gas-dis ,estou muito feliz pelas informações esclarecedoras desse e de outros tópicos. E finalmente, na segunda-feira, comprei meu primeiro off-road. Se bem que meu MARAJO da chevrolet, que tinha a 10 anos atraz eu jogava em tudo "conté" lugar...kkk.
Mas então..Tomei a decisão de comprar uma DAKAR HPE FLEX 15/15. Sei q ela bebe um pouco, mas pelo conforto e 7 lugares ( gosto de carro grande ) acho q vou gostar. Não vejo a hora de pegar ela e pegar a estrada...

carro de Patrão, kkkkkk
otimo carro, parabéns

Leonardo Vásquez
04/03/2015, 13:05
Estive pesquisando, a luz do 4x4 piscando junto com abs ligado, pode ser o selenoide, precisa limpar o contato, os tubos ou trocar as duas peças. Agora o carro possui multimidia, qnd engata a ré, pede um código para liberar a imagem na tela, a dona diz que só na mitsubishi que consigo esse código, pois precisou pintar os parachoque e dedesconectaram a camera errado. Alguém conhece ou indica alguma oficina ou mecânico aqui no rj? Na mit estão me cobrando 450 só pelo diagnóstico

guto tattoodasul
04/03/2015, 21:54
eu também peguei a minha pajero dakar flex hpe prata, 2015 7 lugares estou muito feliz pois tenho 3 filhos e todos vão com muito conforto, o consumo desta nave é só o passaporte para alegria compensa cada centavos

marcio affonso
14/03/2015, 21:04
Parabéns as compras do ano. O carro eh muito incrível . meu próximo passo se Deus permitir.

Mas quem tem GNV 5 no veiculo para compartilhar as experiencias?

elmestizo
19/09/2015, 11:01
ressucitando o topico.

onde vcs instalaram o cilindro de gnv?

ADILSON LACERDA
25/10/2015, 22:48
Como eu comprei 0km, não instalei GNV, mas pensar na possibilidade.
Mas só vou colocar se der para colocar embaixo. e sem atrapalhar na trilha.

pirata666
26/10/2015, 01:24
vou refazer uma discussão aqui rsrsrs
estou querendo pegar uma sport 3.5 v6 2007 com 120.000 km , porem estou com uma duvida em relação em manutenções , e valor de seguro , hoje tenho uma Airtrek 2007 com 100.000km consumo medio de 7.5km/l seguro de $1500 manutenções só preventivas.
vai ter muita diferença?

Eustaquiovidigal
03/05/2016, 09:19
Olá CARIOCA4X4. Percebi que você tem um bom conhecimento sobre a Pajero sport flex. Eu tive uma cherokee sport e me apaixonei pelo carro, tive que vender, agora estou procurando outro 4x4 para viagens longas e trilhas de média dificuldade. Me apaixonei pela Pajero sport flex, pesquisei muito e até ontem era o carro que iria comprar, mas ontem mesmo, na minha incansável pesquisa sobre o carro me deparei em um forum com alguns proprietários falando sobre um problema que não tem solução, que seria a da partida, vários relatos falando que estão com dificuldade em dar partida no carro, tentam várias vezes para consegui, um até queimou o motor de partida nas tentativas. Isso procede? Ai desanimei um pouco e comecei a procurar a cherokee sport 2011 (a quadradona), mais hoje lendo seu post me animei novamente com a pajero.

dojao campeao
03/05/2016, 11:49
Eustáquio, possui 2 tritons flex cujo motor é o mesmo da pajero sport flex, uma 2010 era péssima de pegar quando abastecida c gasolina, apesar de fora da garantia a CCS local conseguiu com a Mit um módulo de injeção novo como cortesia e por reconhecer que era um defeito, e nem assim resolveu! Quando abastecida só com etanol pegava de primeira! Esse carro passou por três colegas off-roaders daqui e nunca teve jeito! Foi entregue recentemente numa troca por um carro novo na CSS por R$ 45.000,00! A outra, uma 2012, completamente diferente neste aspecto, abastecida com etanol ou qualquer mijolina pegava de primeira e nunca apresentou o menor problema, passei-a para outro off-roader que rodou tranquilo muito com ela, vendeu-a recentemente para gente de outro Estado por R$ 55.000,00.

Claudio Assis
12/06/2016, 10:23
Bom dia, Carioca4x4
Sou novo por aqui e terei minha primeira experiência com uma Pajero em breve.
Mas tenho algumas dúvidas, talvez muitas...rs, mas gostaria de citar apenas as principais.
Li seu post e tenho acompanhado as conversas por aqui. Vi que são muito esclarecedoras.

Minha primeira questão é compreender o seguinte:
1. Estou vendo uma Pajero 2.5 HPE Autom / Diesel 2011 - R$ 63.000
E encontrei algumas 3.5 autom / Flex 2011 - por 49.000.
Só a 2.5 é diesel? Flex seriam somente as 3.5? essa é a primeira dúvida...
Sei dos benefícios do motor diesel, mas não sou expert e já está com 120.000km. Temo pela procedência...

2. Andarei somente na cidade (engarrafamento todo o tempo), poucas viagens. Pretendo colocar o kit gás, e vi algumas já com kit gás geração 5 já instalado.... Tendo a seguir por essa linha e pretendo pegar uma Flex.
Estão em média com 60.000km. Pode me dar alguma dica em relação às minhas alternativas?
Obrigado

Amatinho
13/06/2016, 07:40
Só a 2.5 é diesel? Flex seriam somente as 3.5?
Exatamente isso, Pajero 2.5 é Diesel . A 3.5 é Flex e a um pouco mais antiga, a Gasolina e é o mesmo motor que está na Dakar e L200, Triton V6. Se falarem qualquer coisa de 2.5, 2.8 e 3.2( mais novos) é tudo Diesel.

Sei dos benefícios do motor diesel, mas não sou expert e já está com 120.000km. Temo pela procedência...
eu também temeria, esse motor bem cuidado, dura muito. Mas se foi abusado, vira bomba relógio

2. Andarei somente na cidade (engarrafamento todo o tempo), poucas viagens. Pretendo colocar o kit gás, e vi algumas já com kit gás geração 5 já instalado.... Tendo a seguir por essa linha e pretendo pegar uma Flex.
Estão em média com 60.000km. Pode me dar alguma dica em relação às minhas alternativas?
Da uma olhada nesse link, os caras esclarecem muita coisa e apesar de ser Triton, é o mesmo motor que o da Pajero Sport. Só não instalei na minha Pajero Sport, pq rodo média de 750 Km/ mês e para mim não vale a pena. Como vai rodar só em cidade, eu, no seu lugar, junto com GNV, instalaria uma ventoinha extra.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/104709-l200-triton-3-5-gasolina-2009-gnv-5-geracao-primeiras-impressoes.html

esse é sobre a ventoinha extra
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/133567-pajero-sport-v6-3-5-esquentando-me-ajudem-12.html

Claudio Assis
13/06/2016, 18:41
Amigos, obrigado pelas dicas...
Estou lendo e realmente acho que o GNV vai me beneficiar mais que prejudicar.

Quanto a ventoinha dupla, farei isso.
Pelo que entendi é necessário mesmo, certo? O aquecimento é inevitável?
Podem me dizer o custo, mais ou menos, desse serviço e um local para realização?
O procedimento em si, é simples de realizar?
Obrigado

Amatinho
15/06/2016, 08:07
Amigos, obrigado pelas dicas...
Estou lendo e realmente acho que o GNV vai me beneficiar mais que prejudicar.

Quanto a ventoinha dupla, farei isso.
Pelo que entendi é necessário mesmo, certo? O aquecimento é inevitável?
Podem me dizer o custo, mais ou menos, desse serviço e um local para realização?
O procedimento em si, é simples de realizar?
Obrigado

Sobre o aquecimento, é difícil dizer, vai depender da região onde mora e temperatura que chega no verão. A minha não tem GNV, não tem ventoinha extra , eventualmente pego muito trânsito e o motor não esquenta. O ponteiro parece colado no centro do mostrador, mas em dias muito quentes, o que sofre é o ar-condicionado que parece perder eficiência e com a ventoinha extra, esse problema iria desaparecer.
Me parece que com GNV o motor trabalha um pouco mais quente por natureza. Mas custos dessa instalação, talvez fosse melhor você ver direto naquele link, os caras podem falar melhor sobre isso. Não é muito difícil instalar, pois existe espaço para isso e seria interessante ter um bom eletricista, para tentar instalar de uma forma que ela ligue só quando necessário.

Boa sorte

Claudio Assis
16/06/2016, 00:29
Obrigado pela resposta, Amatinho!
Fechei o negócio e peguei uma Pajero Sport Flex 2011, com GNV.
Vou sondar sobre isso logo, pois o verão no RJ promete e pego engarrafamento constantemente....
Fiquei preocupado com o seguro. Não estou conseguindo nada mais barato que R$ 5.400,00.
Acho que terá de ser nesse valor mesmo.
abs e obrigado

Paulo Vicente
16/06/2016, 15:18
Obrigado pela resposta, Amatinho!
Fechei o negócio e peguei uma Pajero Sport Flex 2011, com GNV.
Vou sondar sobre isso logo, pois o verão no RJ promete e pego engarrafamento constantemente....
Fiquei preocupado com o seguro. Não estou conseguindo nada mais barato que R$ 5.400,00.
Acho que terá de ser nesse valor mesmo.
abs e obrigado

Tenho PAJERO SPORT COM gnv 2010, e o seguro pelo Bradesco, saiu por 2200,oo

Claudio Assis
16/06/2016, 23:32

Oi, Paulo Vicente
Você tem esse seguro a muito tempo?
O que ouvi, foi que em uma renovação pode baratear...
O seu baixou ao renovar ou sempre foi mais barato?
Amanhã cedo tentarei a Bradesco.
Obrigado pela dica...

Amatinho
17/06/2016, 08:02

Parabéns e boa sorte com a caranga

RJ tem desconto no IPVA para carros com GNV e isso é ótimo, aqui em SP acho que não temos e me deixa mais ainda na dúvida de instalar. Com GNV ela fica mais econômica( menos dispendiosa) do que diesel.
A minha é uma 08/09 3.5 só Gasolina , não tem GNV e o seguro é 2200 também, mas já devo estar num bônus alto devido à renovações e perfil.

JBarcelos
18/09/2016, 16:33
Boa tarde Pessoal, estou com problemas semelhantes aos relatados acima com a minha PAJERO SPORT FLEX 3.5 V6 24V 2010/2011.
Quando passa o diagnostico não apresenta nenhum problema, não acusa nenhuma anomalia (como se o carro estive em perfeito estado eletrônico), fica a suspeita de ser um problema mecânico, porém não estou conseguindo desvendar qual o problema (algum sensor, regulador de pressão, bomba de combustível, módulo de injeção etc....)
Não tem essa questão de motor quente e motor frio, antes ela funcionava as vezes rápido quando dava a partida, e em outro momento, quando eu parava o carro, e ia ligar novamente demorava um pouco, mas sempre ligava. Agora, ELA SÓ LIGA SE EU RETIRAR A MANGUEIRA QUE VEM DO FILTRO DE AR DO MOTOR E BORRIFAR NA ENTRADA DO CORPO DE BORBOLETA UM CAR 80 NA HORA DE DAR PARTIDA, aí ela pega e as vezes com dificuldade, depois que funcionar o motor não falha de jeito nenhum, sem barulhos, sem oscilações de rotação, e quando pisa ela rompe bem, mostrar muita força e potência, o problema é só pra dar partida.
POR FAVOR SE TIVEREM ALGUM PROBLEMA PARECIDO E CONSEGUIRAM SOLUCIONAR ME AJUDEM !?!?

Jyba01
19/09/2016, 23:54
ola amigos sou novo no site
Comprei uma Pajero HPE V6 3.5 2007
preciso trocar as correias e estou em duvida, correias só as originais ou existe alguma outra marca que é tão boa qto as originais.
quem são os fabricantes das correias originais, tem como importar e baixar os custos
grato

kalebe lazarini
19/11/2017, 23:56
ola!pessoal tenho uma pajero 3.5 2010 v6 flex e to com um problema que esta me desanimando
tem hora que ela pega normal mais tem hora que tem que fica segurando na partida e não pega
meu mecânico já testou bomba de combustível conferiu ponto e esta tudo normal já lipo bico e tudo mais
se alguém que já passou por isso me ajuda por favor
obrigado!

mbm4x4
20/11/2017, 10:23
Da uma olhada no sensor de rotação.
Se tiver muito afastado, ja nao faz a leitura e o carro nao pega.
[]s
Mateus

kalebe lazarini
20/11/2017, 21:59
eu ja vi o sensor e ele esta bem perto ja troquei pre filtro e nada e nao sei mais oque fazer ja estou ficando sem esperança

Da uma olhada no sensor de rotação.
Se tiver muito afastado, ja nao faz a leitura e o carro nao pega.
[]s
Mateus

diogov8
21/11/2017, 04:26
eu ja vi o sensor e ele esta bem perto ja troquei pre filtro e nada e nao sei mais oque fazer ja estou ficando sem esperança

Tenta trocar o mecânico. Leve em outro passe scanner, revise o que foi feito. As vezes um simples fio com mal contato pode provocar esse tipo de dor de cabeça.

kalebe lazarini
21/11/2017, 09:23
ja levei em tres mecanico e nada

rick66
23/11/2017, 09:39
sensor de rotacao...

MARLLON TAVARES
29/10/2018, 13:42
Conseguiu resolver seu problema amigo?

MARLLON TAVARES
29/10/2018, 13:42
[QUOTE=kalebe lazarini;2454698]eu ja vi o sensor e ele esta bem perto ja troquei pre filtro e nada e nao sei mais oque fazer ja estou ficando sem esperança

e AI AMIGO, RESOLVEU?

mbm4x4
29/10/2018, 16:25
Amigo.
O sensor tem que estar quase encostando, tipo passar um fio de cabelo. Já viu isso?